O sepulcro vazio de Jesus

Último post da série. Amanhã, um texto meu: “Aleluia, Sócrates!!!“. Esse texto de hoje já não é mais uma tradução de Stenger, mas é baseado no tópico “The Jesus prophecies” (p. 176):

sepulcro-vazio-de-jesus1

Os evangelistas não se entendem sobre o descobrimento do sepulcro vazio de Jesus:

No relato de Marcos (16:1-8), 3 mulheres encontram a pedra do sepulcro já removida e veem lá 1 anjo. No de Mateus (28:1-8), são 2 mulheres e não 3, e a pedra é removida por 1 anjo após um grande terremoto. Lucas (24:1-7) não sabe quais foram as mulheres que encontraram o sepulcro já aberto e para as quais apareceram 2 anjos e não apenas 1. João (20:1-18) relata que apenas 1 mulher encontrou o sepulcro já aberto, voltando em seguida com mais 2 homens, tendo avistado lá 2 anjos e, de bônus, o próprio Jesus.

Das duas uma: ou cada um dos evangelistas tirou da sua própria cabeça o que se passou no achado do túmulo vazio, ou Maria Madalena (que provavelmente é — fora 1 dos anjos e a pedra do sepulcro — o único elemento que aparece nas quatro narrativas) contou uma história diferente para cada um. Claro que nem se está cogitando aqui a hipótese mais provável: a de que o corpo foi furtado, removido para outro lugar para parecer justamente o que pareceu, pelo menos ao povo da época: que Jesus havia ressuscitado.

No livro God: The Failed Hypothesis, em seu capítulo 6: As Falhas da Revelação, o autor apresenta argumentos que deveriam deixar o mais devoto dos crentes, pelo menos, pensativo, sem mesmo precisar aceitar a conclusão proposta de que todas essas histórias das escrituras foram devidamente forjadas.

Por exemplo, o fato de que os pais da Igreja Cristã, Justin Martyr, Tertuliano e Irineu terem que, nos séculos II e III, no alvorecer da cristandade, responder a críticas dos povos pagãos de que toda a história do nascimento, da vida e da morte de Jesus era apenas copiada de outros tantos mitos religiosos muito mais antigos. A resposta deles a essas críticas pode ser considerada bastante tola para os padrões atuais de credulidade: segundo os pais da Igreja, essa semelhança era obra do próprio Diabo que copiou — do futuro — a história de Jesus Cristo, de forma que aqueles povos souberam dela antes mesmo que ela acontecesse. Logo, a história dos evangelhos era autêntica; os mitos semelhantes das religiões pagãs do passado, sim, é que eram as cópias!

O autor mostra, ainda, que todas as profecias que aparecem na Bíblia não ocorreram. No máximo, foram fraudadas, como, por exemplo, pelo expediente de um texto “profético” ser escrito numa data bem posterior à do acontecimento profetizado. Mas o autor reconhece que sempre o crente pode inventar uma série interminável de explicações para contornar esses problemas e continuar acreditando. Como a invenção absurda do mito do Judeu Errante, que agrediu Jesus na “via crucis” e foi condenado a viver até o dia do Juízo Final, só para que não fosse tornada inválida a profecia feita pelo próprio Jesus de que retornaria com o seu reino dentro de uma geração, antes que aqueles que o ouviam morressem. (Mateus 16:28, 23:36, 24:34; Marcos 9:1, 13:30; e Lucas 9:27).

A fé em Deus pode ser sólida e válida nas mentes daqueles que resolveram simplesmente acreditar. Mas não passa de um castelo de cartas, uma corrente interminável de fantasias onde cada absurdo, para não ser visto como tal, precisa ser corroborado por um absurdo ainda maior.

About these ads

36 Respostas

  1. Bom, eu chamo de mitologia. Judaica.
    De fato, a corroboração da fé é uma bola de neve cheia de absurdos. E a Bíblia por si só é uma colcha de retalhos a serviço de líderes religiosos – e às vezes políticos também. Na verdade admiro muito alguns líderes religiosos por conseguirem convencer algumas pessoas já bem grandinhas de tanta baboseira junta! (Esses dias descobri finalmente o que vem a ser o Cientificismo, ainda estou em estado de choque.)

  2. A maior prova que Jesus ressuscitou é que não existe nenhum Jesus morto, mas ele não poderia simplesmente não ter existido ?
    as pessoas realmente acreditam que alguém pode voltar da morte ?
    como o diabo viaja pelo tempo ?

    Os caras deveriam ter feito uma reunião antes para decidir qual versão da historinha do sepulcro eles iam colocar nos diários deles

    Nos vemos no inferno cristão

  3. O pior crente é aquele que não pensa. ; )

    Muito interessante o blog, favoritado.

  4. tendo avistado lá 2 anjos e,” de bônus, o próprio Jesus”. KKKKKK Eu sei pq isso ocorreu essa confusão; é que na época não existia o word e eles não podiam editar o que escreviam ai deu-se essa confusão. Tem CUlpa Bill Gates?

  5. Uma tremenda confusão!! Imagine se Deus existisse!!! Apagaria a versão…ou colocaria uma melhor….exemplo..Jesus poderia não ter morrido!!! podria ter subido ao céu…rs…rs…continuo a ficar estonteado com estas histórias mentirosas….E que muita gente segue como sendo verdadeira…..Só faltou contar que chegando lá nada encontraram só um defunto….morto, mortinho…
    abração..parabéns Cris…

  6. Lucas: concordo com você. Uma reuniãozinha rápida teria resolvido muita coisa. rsrs

    Cris: seja muito bem-vinda.

    Luiz: os motivos para a confusão devem ter sido muitos, mas tudo isso porque eles estavam criando uma história separadamente; não poderia, obviamente, dar certo.

    Saracura: esse final para a história que você mencionou teria sido o mais chocante, mais impactante, mais belo até. Só que não teria começado uma igreja.

  7. Não me lembro nunca de ler Jesus dizendo : Doutrinai as pessoas até a exaustão! inventai tradições arbitrárias e sem sentido! Ameaçai com o fogo do inferno aqueles que não se renderem à vossa “caridade” ! Aliás,alguém mais aqui acha completamente esquisito uma Igreja que fala de “Amor” , “caridade” e “doação” inclusive do próprio Deus, fazer terrorismo com os fiéis , dizendo que se estes não “baterem cartão” na Missa aos domingos, esse mesmo Deus que deu a vida por eles e que ensinou a humildade, a paciência, a mansidão e o perdão os vai esmagar com sua espada justiceira e os condenará ao Inferno, onde “haverá choro e ranger de dentes” por toda a eternidade” ???

  8. Prof. Soares: eu acho!!! rsrsrs Espero que leia a próxima série que estou escrevendo: “Deus, Alice e a Matrix”.

  9. Grande Barros, virei seu fã após visitar teu blog, parabéns, cara!

    Minha hipótese é que os profetas mateus, marcos, lucas e joão, relataram tal fato guiando-se por uma pintura não muito clara, onde haviam quatro pessoas (naquele tempo com cabelo grande e vestidas de branco) então cada um deles interpretou a mesma pintura do jeito que cada um a compreendia… assim não dava pra definir bem, se eram mulheres anjos ou Jesuses…

    3 mulheres e 1 anjo= 4 pessoas

    2 mulheres e 1 anjo=3 pessoas(talvez a quarta pessoa estava distante e não foi percebida)

    1 mulher 2 anjos= 3 pessoas (pode ter acontecido idem)

    1 mulher, 2 homens, 2 anjos e Jesus= 5 ( Jesus vc disse que era bonus, então não vou contar)

    isso ficou complicado, não sirvo pra ser teólogo!

    Saúde e Paz!

  10. Obrigado, bob! Continue acompanhando, meu nobre. E desista da carreira de teólogo!! ahahahahah

  11. Oque muitos dizem hoje , nem sempre pensarão amanhã !
    Um dia você entenderá oque eu estou dizendo !
    Um Grande Beijo , e Adeus !

  12. eu axo uma pena q alguns de vcs ñ acreditam na existencia e no amor de Deus….mas ele acredita e ama a cada um de vcs …e outra coisa …a nossa inteligencia e limitada…logo ñ adianta ligar fé com razão…e outra coisa ñ escrevi para fazer intriga ou coisa parecida….so escrevi para q vcs saibam q Deus exisate ñ atraves de provas cientìficas…mas atraves de testemunhos de vidas!!!!!!

  13. Deus exisate ñ atraves de provas cientìficas…mas atraves de testemunhos de vidas!!!!!!

    Uma vizinha me disse uma vez que o marido de uma prima dela jura de pé junto que matou um lobisomem.

  14. ¬¬º

    Tantas criticas pra Jesus ele te salvou

    e o mesmo de ter raiva da sua mae por ter nascido

  15. Cristao Com Orgulho,

    Salvou de quê? Nós nem éramos nascidos!

    Se ele pensou que morrendo, salvaria alguém, morreu em vão…porque hoje sou ateu..quer dizer que não adiantou..deus matou um filho para nada!

    Não entendo, isso…nada tenho a haver com a insanidade de um deus qualquer..que mata um filho e bota a culpa nos homens….e ainda não faz efeito…

  16. Ter raiva da mâe? E deus é pai de ninguém..ele não transou com a mÂe de ninguém daqui…com a minha, não…eu perguntei…

  17. Saracura,

    Tu não me surpreende mais!
    Eu queria ter dado essa resposta!

  18. se nao fosse ele vc nem teria nascido

    a q se foda morra

  19. Que Deus tenha misericórdia de vossa ignorância!

    Como pode existir pessoas que não acreditam que só Senhor salva?
    Pessoas que inventam teorias para difamarem o nome de Deus, Jesus morreu na cruz por amor de mim e de vcs, para perdoar todos nossos pecados, mas infelizmente existem pessoas que não reconhecem o amor de Deus pela humanidade… A morte de Jesus não foi em vão, pois muitos foram salvos e muitos conhecem a Deus graças àquele homem que morreu na cruz.

    E para a sua informação prof. Barros a igreja prega o amor, a caridade, a doação e muitas coisas boas para aqueles que servem a Deus, mas como diz na própria bíblia, todo aquele que ouvir a palavra de Deus e não der ouvidos certamente perecerá e todo aquele que seguir ao Senhor será abençoado em todo lugar onde for (leia Deuteronômios 30:16-20), portanto a igreja só nos mostra a realidade, nos mostra o caminho e cabe a nós escolher o caminho do bem ou do mal, benção ou maldição, escolhe pois a vida, amando ao senhor Deus e dando ouvidos a sua voz e te achegando a Ele.

    Enfim a falta de fé é triste e só Deus na causa!
    Confesso que fiquei chocada ao ver tanta heresia num lugar só isso é ridículo.

    Fazendo uma análise sobre essa situação pode-se concluir que vcs devem sentir um vazio dentro do coração, um sentimento de solidão, ou a sensação de que falta algo para sua felicidade ser completa…
    Sabe o que é isso a falta de Deus! Quando as pessoas não tem Deus no coração ela agem assim como vcs: duvidando, insultando, agredindo, procurando de tudo para sufocar esse vazio de dentro do peito, mas infelizmente isso não irá passar, sabe por quê? Porque vc não quer, a verdade está na sua frente e vc não quer enxergar.
    Jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por Ele, e NÃO HÁ FELICIDADE LONGE DELE!
    Pense nisso dever ser horrível está sozinho!
    Jesus está de braços abertos a te esperar.

    NÃO CALUNIE A FÉ DOS OUTROS!

  20. Amém amada sabias palavras…

    Que Deus continui sempre te abençoadnOO ..
    fique com Deus …

    Barros …… deixe de ser orgulhoso..
    e ele que te faz ser tão increduloo..
    e ele que te faz pensar que não existe um Deus tão maravilhoso…
    não consegue imaginar que Existe um Ser supremo, uma ser masi inteligente e mais sabio que o homem, homem um ser falho e com tanta ignorancia
    Que Deus tenha misericorda de sua ALMA..
    Bjim…

  21. Essas teorias “a-teias” (veja que nem há como negar a Deus sem primeiro chamá-lo) até que são interessantes. Mas não passam de teorias. Os ateus precisam primeiro resolver em que campo querem gastar seus esforços: se no campo da razão, da ciência ou da teologia. Dão tiros para tudo o que é lado. Estão mais perdidos que cusco em tiroteio.

    Deus ainda está por aí arrazando corações e vidas.
    Cadê Nietzche?

    Daqui a pouco se perguntará: cadê barros? Virou pó, bateu as botas, sem esperança.

    É duro, mas é a real, quer se queira ou não.

    E, se for verdade?

  22. Porque precisa ser o seu deus ?
    Só porque acredita nele acha que ele é o único hahaha.
    Não esqueça todos os outros que habitam o mundinho da imaginação(parece nome de escolinha infantil hahaha) hehehe.
    Lobo Mal também anda por aê comendo velhinhas e fazendo a festa de Caçadores.

  23. 2k100706,
    Acabo de aceder a este blog, a partir, penso que, do blog http://lamediahostia.blogspot.com/ que por sua vez …, até que chegei aqui.
    Pretendo figurar na v/ listagem de emails-news.
    Gosto imenso de ler “THE FOUR HORSEMEN”, assim como de acompanhar todos os debates em que eles participam. Por outro lado quase todos este blogs, sofrem a boa influência destes novos combatentes pela liberdade.
    As minhas desculpas, porque possivelmente não é este o local para comunicar o meu pedido.
    Thanks, vmanuel

  24. Quem fica com um ovo na mão , procurando um pelo nele, nunca vera sua gema…

  25. “Quem fica com um ovo na mão , procurando um pelo nele, nunca vera sua gema…”
    ??? Isso significa o que?

    Pensamentos por pensamentos, esse é mais significativo:

    “A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o servete cai da casquinha”

  26. “Dizer que um crente é mais feliz do que um cético é como dizer que um bêbado é mais feliz que um sóbrio”.
    George Bernard Shaw.

  27. Quero compartilhar uma frase aqui também, hahaha. Ela é ainda melhor pela inocência, é uma carta de uma garotinha para Jesus:

    “Querido Jesus, por que o senhor não cria animais novos? Toda vez que vou no zoológico, são sempre os mesmos.”

  28. [...] O sepulcro vazio de Jesus [...]

  29. Quem se ilude, contra as coisas de Deus, tem por deus o nome deste Síte-Blógue deus ILUSÃO !

  30. Quem se ilude, com coisas contra Deus, e com as coisas, e Doutrinas Relativas Á Deus, tem por si co
    mo deus a própria ilusão, ou seja o deus com o mesmo nome deste Síte-Blóg, quem fica se iludin
    do contra as coisas de Deus é que vive iludido, tem por deus o deus ilusão ! Pois quem DESILU–
    DE DE VERDADE É DEUS !

  31. Sr. Christian Ronaldo Pontes. o Sr. disse o seguinte :

    Quem se ilude, com coisas contra Deus, e com as coisas, e Doutrinas Relativas Á Deus, tem por si co
    mo deus a própria ilusão, ou seja o deus com o mesmo nome deste Síte-Blóg, quem fica se iludin
    do contra as coisas de Deus é que vive iludido, tem por deus o deus ilusão

    Não se esqueça se gente como Martin lutero e muitos outros tiveram a caroagem de se insurgirem -se contra o que se achava a mais pura verdade ; quer dizer pensaram um pouquinho (não que que concorde com o modod de pensar deles)

    Agora se o Deus qeu o Sr. crê depender do Sr. para buscar a verdade ele ta F…

  32. Desculpe – me pelos erros gráficos escrevi na correria

  33. A quantidade de pessoas não interessa, o q vale é q ele ressussitou, e isto basta! Esta é a revelação, o ponto chave do evangelho, o certo é q ele muda vidas, lares e até opiniões particulares iguais a sua. Não importa a sua grandeza de coração, no tempo certo o próprio Jesus vai abate-la até o pó. Este teu espirito de revolta não é teu, vc é apenas um marionte na mão do príncipe deste século. Estarei orando por vc a partir de hoje, deus te abençoe em nome de JESUS.

  34. [...] O sepulcro vazio de Jesus [...]

  35. Novamente, pergunto humildemente: por acaso a análise histórica é regida pela leis da não contradição. Se alguns relatos sobre os acontecimentos divergem, ainda que em pormenores, então nenhum deles é verdadeiro? Não. Não é assim que a coisa funciona.

    Veja-se que, muito claramente, os relatos não divergem na questão central: sepulcro estava vazio. A pergunta a fazer é: «As testemunhas contam todas a mesma história, apesar de divergirem nos pormenores?» E a resposta é (surpresa): SIM!

  36. AS testemmunhas:
    MAria Madalena, – que naquela epoca a palavra de mulheres nao valia nada, ninguem dava a minima atençao para o testemunho de mulheres; que incrivel? apenas neste caso.
    anjos, pedra e talvez um homem.
    isso num tribunal daria o que falar.
    esses dias a bosta da tv Record fez uma reportagem com o sepulcro de Jesus! afirmando categoricamente que o lugar mostrado era a cova SAnta!
    1 – na propria biblia todos os apostolos se contradizem
    2- os testemunhos sao otimos, esses ai acima.
    3 – 2000 mil anos atras, nao sao 20, nem 200, sao 2013 na verdade.
    4 – Jerusalem antiga estava debaixo da areia, encontraram um buraco na pedra em algum lugar e pronto!!! Achamos o Sepulcro.
    5 – nemhuma prova cientifica: objeto, pano, dna, manuscrito dizendo o local, osso, milagre que acontece neste local (com qualquer pessoa), NADA!!! apenas a vontade dos crentes de que seja ali o local
    6 – O ser humano nao mente, nunca mentiu e jamais vai mentir —— esse ultimo item derruba todas as contradiçoes. “do Barros”.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 282 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: