Aborto: a batalha entre fé, moral e razão (parte 2)

.

.

Tudo leva a crer que a grande polêmica sobre o aborto reside no fato de que nos é moralmente inaceitável tirar a vida de um ser humano, mais ainda quando ele está  tão indefeso quanto um bebê no útero materno. Mas, para se tirar a vida de um ser humano, é preciso, antes, que exista um ser humano.

Na Roma antiga, o aborto em qualquer estágio da gravidez era moralmente aceitável, porque o bebê  só era visto como um indivíduo, um cidadão, após o nascimento. Platão, que defendia o “aborto obrigatório” para mulheres que engravidassem após os 40 anos, acreditava que a “alma” só entrava no corpo no momento do parto. Já para Aristóteles, a vida intrauterina se iniciava com o primeiro movimento do feto, que acontecia por volta de 40 dias depois da fecundação, para o sexo masculino, ou 90 dias, para o feminino, pois, sendo seres inferiores, as mulheres se desenvolviam mais lentamente.

Essa concepção aristotélica da origem da vida foi chancelada por figurões da Igreja, como Tomás de Aquino e Agostinho, tornando-se a visão oficial do catolicismo até o século 16, quando o papa Sixto V proibiu a interrupção da gravidez sob pena de excomunhão, que é quando o papa assina um documento obrigando Deus a enviar uma pessoa para o Inferno. Entretanto, o sucessor de Sixto V, o papa Gregório IX, após uma reunião com o Criador, revogou essa lei e ficou tudo como estava antes, até o século 19, quando o papa Pio IX conseguiu convencer Deus de que, realmente, a vida humana se inicia quando o espermatozoide entra no óvulo.

Estamos esperando, com muita fé, uma nova audiência do papa Bento XVI com Deus, para acertar algumas arestas com o Todo-Poderoso, uma vez que se for para considerar um óvulo fecundado como sendo uma pessoa, Deus vai ter sua reputação de projetista inteligente terrivelmente abalada, porque 50% desses óvulos não conseguem se fixar na parede do útero, sendo expelidos naturalmente na menstruação. Logo, por incompetência, Deus estaria cometendo mais abortos do que qualquer doutorzinho de clínica clandestina. E outra, como querer considerar que o ser humano se origina no encontro do óvulo com o espermatozoide, se, até 15 dias após a fecundação, o embrião pode se dividir em 2 ou 3 embriões, originando seres humanos distintos?

Essas perguntas Deus não pode deixar de responder. Enquanto não responde, por tradição, a Igreja Católica permanece com sua posição de dois séculos atrás, mostrando como Deus é meio lentinho para tomar decisões importantes.

.

<< Parte 1

.

About these ads

37 Respostas

  1. [...] CONTINUAÇÃO:  Parte 2  –  Parte 3  –  Parte 4 [...]

  2. Dei uma rápida olhada nessa série sobre aborto, e fiquei com muita vontade de ler mais detalhadamente. Voltarei em breve para fazer isso! Ah, e pode deixar que vou divulgar o novo domínio lá no twitter, ok?

    Um abraço!

  3. Um ovo não é igual a uma galinha
    Uma semente não é igual uma árvore
    Um óvulo não é igual um ser humano desenvolvido

    Porque ninguem entende essa lógica ._.

  4. Acho graça como os crentes que freqüentam esse blog não comentam os textos. tAlvez porque não tenham como rebater nenhum argumento em pauta. É hábito deles pelo que tenho observado e lido, apenas contar vantagem e se vangloriarem de coisas que não tem nada a ver com a fé.

  5. “Na Roma antiga, o aborto em qualquer estágio da gravidez era moralmente aceitável, porque o bebê só era visto como um indivíduo, um cidadão, após o nascimento. ”

    Corrigindo, eles abandonavam os deficiêntes físicos e mentais nos portões da cidade (lixão, onde era queimado o lixo e onde os mendingos se alimentavam com os restos orgânicos ali depositados) para tentarem a própria sorte.

    Com o advento do cristianismo, os mendingos e deficientes eram acolhidos pela igreja.

  6. Nathália,disse:

    ” É hábito deles pelo que tenho observado e lido, apenas contar vantagem e se vangloriarem de coisas que não tem nada a ver com a fé ”

    Observaste mal. Acontece que quando os ateus são questionados sobre a existência de Deus, o que encontramos são vestígios de cinza de um altar que um dia ardia em chamas que, por alguma razão, apareceu um ou mais indivíduos e jogaram baldes de água, ou caminhão pipa, como desejar. As pessoas, Nathália, podem nos decepcionar e nos frustrar mas Cristo Jamais.

    Ele morreu por nós e faria isso novamente se necessário fosse. Entretanto, ainda que não percebas, Ele continua guardando seus passos, provendo-te do ar que respiras e da disposição para tocar sua vida em frente. Salmos 30. 1-12 diz:

    “Eu te exaltarei, Senhor, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa.
    Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste.

    Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.
    Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.
    Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.

    Quando me senti seguro, disse: “Jamais serei abalado! ”

    Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado.

    A ti, Senhor, clamei, ao Senhor pedi misericórdia:

    “Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade?

    Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio”.

    Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
    para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre. ”

    Deus não permitirá que seus inimigos riam de tí, Ele te dará firmeza e estabilidade, jamais serás abalada. Mudarás seu pranto em dança, seu lamento em alegria, para que o seu coração cante louvores a Ele para sempre.

    Perdi minha prima semana passada. Ela sofria de paralisia infantil, era corcunda, andava de muletas e não conseguia realizar seus sonhos. Morreu com aproximadamente 39 anos de idade. Nunca namorou, sofria de perda de memória e quase não tinha amigos.

    Mas Deus a recolheu em paz e preparou para ela um noivo muito especial: seu Filho Jesus. Por conta de seu pai que era muito ignorante consernente à fé cristã, não podemos trazê-la à casa do Senhor, mas sempre que podíamos, falávamos de Jesus para ela. O interessante é que ela não nos reconhecia, dizia: “quem são vocês. O que fazem aqui”. Mas de Jesus ela nunca se esquecia. Sempre que falávamos Dele para ela, ela se alegrava.

    Jesus veio salvar o que se havia perdido, veio para os desprezados e esquecidos pela sociedade.

    Deus tem cuidado de você e se importa com sua vida. Jamais se esqueça Dele. Coloque-o em primeiro lugar em todos os seus projetos, Ele jamais te abandonará.

    Fica com Deus.

  7. Oi, Nat. Menina, não mexe com esse povo… KKKKkkkkkkkk

  8. Ué Ton e as curas e os milagres?! 1000 cairão ao teu lado 10.000 a tua direita e tu não seras atingido?! e toda semana morre crente atropelado ; assasinado etc
    E porque ele não curou esta tua prima ai?

  9. ADAMANTDOG, disse:

    1000 cairão ao teu lado 10.000 a tua direita e tu não serás atingido?! E toda semana morre crente atropelado; assassinado etc.

    RESPOSTA:
    Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Eclesiastes 3:2
    __________________________

    Onde na Bíblia diz: que iremos morrer só de enfarto instantâneo, sem dor, só morrendo na paz?
    Um exemplo:
    Paulo foi apedrejado, chicoteado e morreu degolado!

    Cristão não tem moleza!
    Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apocalipse 2.10

  10. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Lucas 13:4

  11. Adamant,

    Você citou Salmos 91.7, faltou o versículo 8 que também faz parte do contexto:

    “Somente com seus olhos verás a recompensa dos ímpios.”

    Não diz aqui, não diz agora.

    Diz também que, “assim como morre o justo, morre também o ímpio. (Eclesiastes 3.19,0 e 21)

    Deus é justo que faz com que manda o sol e a chuva para justos e injustos.

    Então vereis a diferença do que serve à Deus e do que não serve. (Malaquias 3,18)

    As pessoas querem tudo para o agora, mas as maiores riquezas serão desfrutadas na eternidade: “o que o olho não viu, nemchegou ao coração são as coisas que Deus preparou para os que o amam.(1Coríntios 2.9)

    “Onde a traça ou a ferrugem não corroem, onde o ladrão não mina.(Mateus 6.20)

    Deus muitas vêzes não nos livra da enfermidade ou do problema, mas na enfermidade e no problema.

    Ele nos dá força para suportar e fé para prosseguir até o fim.

    Eu já lhe respondi sobre isso Adamant, mas parece que você tem memória curta pois faz sempre as mesmas perguntas.

    Fica com Deus.

  12. Tom, de acordo! veja mais aqui:

    O tempo de morrer havia chegado para o rei Ezequias, porém Deus ouviu a oração Dele e o deu mais 15 anos de vida…

    • E acrescentarei aos teus dias quinze anos, (2 Reis 20:5-6).

    O tempo de morrer havia chegado para Jesus, e Ele questionou a Deus se não havia outra possibilidade de nos salvar, sem ser torturado e sofrer morte de cruz…

    • E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.(Mateus 26:39)

    O tempo de morrer havia chegado para o Apóstolo Paulo, e Ele soube disso…

    Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
    (2 Timóteo 4: 6,7)

  13. Interessante Hagnus e Ton dão-se duas opções e duas escolhas; assim não tem como errar não é mesmo?!

    Filinho vc tem preto e branco vc pode escolher duas cores ao mesmo tempo e tem duas chaces qual vc escolhe?

    Preto e branco mamãe

    Acertoooooooouuuuuuuu menino inteligente!!

  14. Explicando melhor se Deus livrar usa o salmo e se não livrar usa o eclesiates (bem comodo para este deus dos crentes)

  15. Outra coisa que me vem a mente e o seguinte ou uma lei vale e funciona ou não?
    Se vc tem algo falando de um jeito e depois outro contradizendo fica uma lei nula (ta parecendo ajustiça Brasileira)

    Comprovado!!! Pelas leis de Deus ele realmente é Brasileiro.

    Na duvida assistam o testemunho da esposa do Kaká

  16. Adam,

    resumindo… é o tempo de Deus!

  17. esse vídeo da esposa de Kaká foi bagunçado pelo autor do vídeo..

    só deboche!

    tem um vídeo serio ai?

  18. Ah então a doutrina espirita esta certissima a respeito disto se é o tempo de Deus não é como os crentes dizem mas sim como os espritas dizem ( obs não sou espirita)

    O Deus dos crentes resolve tudo livra de tudo etc

  19. O tempo de morrer havia chegado para Jesus, e Ele questionou a Deus se não havia outra possibilidade de nos salvar, sem ser torturado e sofrer morte de cruz…

    Isso é uma grande bobagem, senão a maior delas.
    Deus determinou o castigo, não faz sentido enviar seu filho (ou enviar-se, sei lá, até hoje não compreendí direito se Jesus é deus, parte de deus ou filho de deus) para ser trucidado como condição de salvação, fora que ele como onisciente saberia o que a humanidade pensa e quer. Bastava apenas decidir o que fazer.
    Só faria sentido se Jesus fosse um outro deus menor(e mais bondoso) questionando a punição que seria imposta pelo deus maior e querendo dar outra chance à humanidade viria como humano para tentar convencer a humanidade a tomar jeito.
    Como ele foi trucidado a punição deveria acontecer.
    Mas também a questão da onisciência deveria tornar isso tudo desnecessário.
    É muito surreal.

  20. Já pensou se Maria tivesse abortado Jesus? Qual teria sido o rumo da humanidade…?

  21. Marcio ja assistiu “O poder do mito” ? creio qeu vc vai gostar eu achei um site onde vc pode baixar toda a série é muito bom.
    Concordo com vc até teólogos que estudaram a fundo os pergaminhos biblicos dizem qeu houve muito arranjo para as estórias baterem mas pleo jeito o tiro saiu pela culatra.

  22. Olá, Beth Amorim. Obrigado pela divulgação do site para os seus seguidores no Twitter.

  23. Rodrigo, on 22/09/2011 at 19:31 said:
    Já pensou se Maria tivesse abortado Jesus? Qual teria sido o rumo da humanidade…?

    Não seria muito diferente de hoje, apenas não haveria o cristianismo, outra religião tomaria o seu lugar.
    Lembre-se que 2/3 da humanidade não adotou o cristianismo como religião.

  24. Marcio ja assistiu “O poder do mito” ? creio qeu vc vai gostar eu achei um site onde vc pode baixar toda a série é muito bom.
    Concordo com vc até teólogos que estudaram a fundo os pergaminhos biblicos dizem qeu houve muito arranjo para as estórias baterem mas pleo jeito o tiro saiu pela culatra.

    Ainda não assisti ”O poder do mito” e gostaria muito. Poderia passar o link para este site?
    Imagino o tanto que foi arranjado e costurado para a estória bíblica se tornar coerente, e sequer conseguiram.

    Grato!

  25. Adamant disse:

    “Interessante Hagnus e Ton dão-se duas opções e duas escolhas; assim não tem como errar não é mesmo?!

    Filinho vc tem preto e branco vc pode escolher duas cores ao mesmo tempo e tem duas chaces qual vc escolhe?

    Preto e branco mamãe

    Acertoooooooouuuuuuuu menino inteligente!!”

    Pois é Adamant, Deus realmente é muito bom, mas no quesito escolha, existem apenas duas e Deus realmente facilita.

    No concusro público de Deus para o céu, o exame contêm apenas duas alternativas: ( A ) ou ( B ), e Deus ainda diz:-”escolhe a ( A ).

    Deutronômio 30. 14,15 e 19, diz:

    “Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.

    Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal

    Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, ”

    É simples assim: crer e ser batizado para herdar o reino dos céus. As demais coisas Ele realizará em nossas vidas.

    Faça uma boa escolha!

  26. Mais é exatamente assim que funciona para os crente.
    Se por acaso eles tem um crente doente e este crente venha a morrer, eles correm e pegam uma palavra para justificar a morte prematura do crente, e as aquelas palavras que diz de vida ficam excluidas, mais se ele vive eles correm e pegam palavras que justifique ele ter vivido e saem gritando aleluia.
    Funciona como um vicio, se morrer eles pegam sei la uma palavra la do genesis e pronto esta justificada a morte, e se ele vive eles correm e pegam uma palavra talvez sei la de salmos e pronto esta justificado.
    Mais isto não é tão simples ,e quando eles agem assim eles só tem dado provas do deficit intelectual que eles possuem.

  27. No concusro público de Deus para o céu, o exame contêm apenas duas alternativas: ( A ) ou ( B ), e Deus ainda diz:-”escolhe a ( A ).

    “Cocurso público?”

    Isso tá mais pra uma gincana do tipo FAÇA O QUE O MESTRE MANDAR, MESMO QUE SEJA UMA COISA MUITO IMBECIL E CRUEL, COMO MATAR SEU PRÓPRIO FILHO.

  28. Márcio disse:

    “Isso é uma grande bobagem, senão a maior delas.
    Deus determinou o castigo, não faz sentido enviar seu filho (ou enviar-se, sei lá, até hoje não compreendí direito se Jesus é deus, parte de deus ou filho de deus) para ser trucidado como condição de salvação, fora que ele como onisciente saberia o que a humanidade pensa e quer. Bastava apenas decidir o que fazer.”

    É Márcio, o que você chama de “grande bobagem”, Deus chama de amor.

    Agora, quanto à divindade de Cristo, podemos encontrá-la descrita em todo o Novo Testamento, inclusive no Antigo.

    Como homem Jesus dormiu no barco mas como Deus disse ao mar:
    - cala-te; e ao vento: – aquieta-te;

    Como homem chorou, mas como Deus, ressuscitou a Lázaro;

    Como homem teve sede e fome, mas como Deus, multiplicou 5 pães e dois peixinhos e alimentou uma multidão de quase 5 mil homens, além das crianças e as mulheres e ainda sobrou 12 cestos. Mateus 5.

    Mas Ele fez a escolha de vir ao mundo como homem e como homem morreu, mas como Deus ressuscitou ao terceiro dia e vive eternamente à destra do Pais todo poderoso.

    Se um rei pagar a dívida de seu servo, seu servo não entenderá a dimensão deste perdão, a não ser que veja, para poder pagar a dívida de seu servo, o rei tenha que abrir mão de toda a sua riqueza, bem como sua realeza e, juntamente com a rainha, vestidos de trapos, tenha que juntar latinhas para poder sobreviver.

    Jesus veio ao mundo para pagar uma dívida que para nós seria impossível tal pagamento. Mas ele abriu mão de sua glória com o Pai para habitar em um corpo humano, padecer escárnios, afrontas, chibatadas e morte de cruz, para que podéssemos ter acesso à Deus através de seu sacrifício.

    Não sejamos como o primeiro ladrão da cruz que esus: “se tú és verdadeiramente o Filho de Deus, desça desta cuz, salva-te a tí mesmo e também a nós.”

    Mas sejamos como o segundo ladrão e digamos a Cisto em alto e bom som: “mestre, lembra-te de mim quando entrares no teu reino”.

    Fica com Deus amigão e pense a respeito.

  29. Engraçado Ton estamos falando desta dicotomia contraditória da biblia ai vc vem com pregação e não justifica nada?! pelo menos o Hagnus tentou dar uma resposta.
    Repara só estamos falando de café por ex!!!
    Voce diz é vai chover!!!
    Incorra dentro do assunto Ton e explique as contradições (sem pregação rrssss)
    Le ali em cima o que; Eu o Barros e o Alexandre falamos e explique.

  30. Amigo Ton:

    Deus em tese poderia fazer qualquer coisa já que lhe atribuem onipotência. O deus da bíblia fica limitado por um amor humano, isso é, ele toma decisões baseadas nas ações de pobres criaturas limitadas, pelo suposto amor que quer delas e/ou quer dar à elas.
    Não passa de um reflexo do pai ”ideal” humano com todas as suas limitações e que tenta a todo custo colocar seus filhos no caminho certo, extrapolaram a figura desse pai e criou-se tal deus.
    Um amor absoluto é incondicional também, pois se ama e não se quer nada em troca por isso, não obstante, quem tem amor absoluto tenta proteger o objeto amado da forma menos traumática possível.
    Um ser onipotente com amor absoluto poderia resolver essa situação de ”n” maneiras sem precisar tanto melodrama. Inclusive poderia violar o tal (mal explicado) livre arbítrio em prol do bem estar das criaturas teimosas.
    Então um ser onipotente com amor absoluto inventa um circo surreal desses apenas para deixar claro que ama as criaturas teimosas?
    Pobre deus limitado esse que fica preso às ações humanas.

    Fora o fato de que essa estorinha é incompatível com a onisciência.

    Abraços!

  31. acho que nunca vou conseguir me acostumar com isso…

    onde se prova a divindade de cristo? está escrito no novo testamento…. hehehe

    é pa acabaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  32. Deixando mais claro não foi questionado o qeu Deus quer para min; mas sim as contradições dos versiculos biblicos e sua praticidade e eficiencia.

    Entendeu Ton?

  33. Mas Ele fez a escolha de vir ao mundo como homem e como homem morreu, mas como Deus ressuscitou ao terceiro dia e vive eternamente à destra do Pais todo poderoso.

    Ton isso não faz sentido pra mim, Ele(deus) escolheu vir ao mundo como homem e morreu ressuscitando no terceiro dia pra viver eternamente ao lado dele mesmo (pai todo poderoso).
    Ressuscitar significa voltar a viver e se refere ao corpo de carne e osso.
    Quer dizer que deus se fez carne e osso (uma parte dele eu suponho), morreu na terra e ressuscitou para ficar ao lado dele mesmo?
    Surreal!

  34. Outra coisa Márcio

    Os crentes falam que deus fez o sacrifício supremo pela humanidade… isso seria correto se mandasse seu filho ao inferno por exemplo, para sofrer uma eternidade… agora ele matou o filho e ressucitou ele 3 dias depois, e ainda o levou ao céu para viver ao seu lado e ser o maior herói da humanidade.. que raio de sacrifício é esse????????? Ah, ele sacrificou seu corpo terreno… convenhamos que para um deus isso não é nada…

    dorgas mano, dorgas…

    Abraço
    Cristiano

  35. religião é que nem m… quanto mais mexe mais fede….

  36. Cristiano, pensas como o primeiro ladrão!

  37. [...] batalha entre fé, mo…Aborto: a batalha en… em Aborto: a batalha entre fé, mo…Aborto: a batalha en… em Aborto: a batalha entre fé, mo…Aborto: a batalha en… em Aborto: a batalha entre [...]

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

Você está comentando usando sua conta WordPress.com. Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando usando sua conta Twitter. Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando usando sua conta Facebook. Sair / Mudar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 223 outros seguidores

%d bloggers like this: