No primeiro dia, o Homem criou Deus…

A religiosidade nos acompanha desde o nosso nascimento como espécie. Quando os primeiros da nossa estirpe vagavam em bandos nas planícies do que hoje conhecemos como África, quando ainda não dominavam o fogo nem tinham qualquer ferramenta, o dia lhes trazia calor, lhes trazia luz; permitia que identificassem, de longe, as feras e fugissem a tempo. Já a noite lhes trazia o frio e a escuridão; lhes deixava vulneráveis; gélidos de medo das sombras, de onde poderia surgir, a qualquer instante, a morte.

Nada mais óbvio do que imaginar como aqueles seres passaram a venerar o dia e a temer a noite. Daí a raiz da religiosidade: o culto à Luz e o medo da Escuridão. A noção primitiva do Bem e do Mal.

Para que a religião efetivamente nascesse, faltava ainda juntar a esse culto uma característica exclusivamente nossa, os animais ditos “superiores”: a personificação.

A seleção natural favoreceu aqueles que tinham o cérebro mais propenso a ver algo, ou alguém, naquilo que não estava totalmente definido. Os hominídeos que confundiam uma sombra qualquer tomando-a por um predador, saiam correndo para salvarem suas vidas. Se estivessem errados, isso só lhes teria custado energia e tempo. Mas eles mantinham-se vivos e passavam adiante essa característica para as gerações futuras. Já aqueles que confundiam um predador qualquer tomando-o por uma sombra, eram devorados e foram extintos.

Milhões de anos (e um cérebro três vez maior) depois, o homem aperfeiçoou essa habilidade. Nascia assim a figura da “divindade”: a personificação de algo que explicava o que não se podia entender.

Estamos a mais de quatro milhões de anos de distância daqueles primeiros hominídeos, mas ainda trazemos conosco o medo do escuro e a necessidade de nos sentirmos protegidos, quando não especiais. Ao homem moderno foi dada a opção de entender a origem do mundo e dele próprio como sendo resultado de um processo evolutivo. Mas essa ideia é altamente prejudicial aos nossos interesses: o ”processo” não ouve nossas preces, não nos protege de perigos; o “processo” não tem um plano para nossas vidas, não nos conforta em situações difíceis, não nos acena com uma outra vida muito melhor do que a que temos. O “processo” nos deixa entregues à nossa própria competência e aos nossos próprios recursos; o “processo” não se importa conosco.

Por isso é tão tentadora a ideia de um ser supremo, todo poderoso, que é convenientemente chamado de pai… porque essa necessidade de proteção vem justamente do que há de mais infantil em nós. O que passa sempre despercebido pela mente religiosa, é que o fato dessa ideia ser confortadora não a torna real. Deus é apenas uma ilusão. Uma poderosa ilusão.

Anúncios

43 Respostas

  1. Engraçado! Se eu encontrasse um Deus eu perguntaria pra ele: Por quê criou a “barata”, dinossauros, escorpião milhões de anos antes do homem? E os homens da cavernas? o homem moderno tem só um milhão de anos….O que ele fazia antes de fazer o mundo? ria, chorava, balançava numa rede? naturalmente não existia mundo…
    Ele sabe de tudo? porque permite? Ele está em todo lugar, inclusive nos motéis, vendo o povo “fazer amor”? incrível….
    Por quê ele mandou um tsunami? e o temporal pra matar os seus crentes dos EUA (New Orleans)
    Por quÊ ele não mata o satanás? (a fonte de todo o mal) Ele gosta dele?
    Por quê não faz crescer uma perna nova nos seus crentes que perderam a perna?
    Por quê deixou seu filho(dizem) morrer numa cruz?
    ele (jesus) não acreditava ” Deus por que me abandonaste?” falou pela última vez…

    por quÊ sou contra Deus e nem mesmo assim tenho vontade de matar ninguém e o povo de Deus nem sequer terra tem (israel)….?
    abraço respondam

  2. Caracas! Imaginem só a criatividade desse tal homem, capaz de inventar algo tão grande quanto um Deus improvável mas quem sabe possível? Um homem com tal criatividade só pode ter sido criado por algum Deus.

  3. Alcimar Fernandes Pereira: discordo da sua conclusão, pois ela é infundada.

  4. Discordo do Alcimar Fernandes Pereira, porque a criação virtual de Deus é cheia de controvérsias, imagine, se criamos algo tão superior, então somos nós mesmos o Deus de tudo? A criatividade e liberdade de pensar não encontra guarida na religião, temos que pensar como bobos pra entender a existência divina!

  5. […] No princípio, o Homem criou Deus  […]

  6. Na verdade acreditar só pra dizer que estará assim se “safando” do inferno, não vale. Porque teríamos assim a dúvida cruel e inevitável: Qual deus estará certo?

    se escolhermos Alá ou Vixnu ou o deus “sol”, estaríamos indo pro inferno do deus cristão….e assim teríamos uns milhões de infernos de cuja distância desejaríamos…….só porque fomos catequizados aqui, não prova qual deus é o maior….

    não adianta, todos vamos pros “infernos”, basta escolher qual….eu, que sou ateu irei pra todos….rs

  7. deus= homem, ou um grupo de homens.
    um deus ,sobrenatural, não existe, disso nós sabemos, porque não estamos sonhando.Então é claro como o sol que , deus nada mais é um projeto de poder e dominio sobre os acefálos.

    Uma vez veio um cara cheio dos versinhos de Deus pra cima de mim, daí,disse:”MARINA, versiculo -136 :14 Digno aquele que tem sua opnião, Lider aquele que a passa para outros. E infeliz aquele que tenta, mas obtém fracasso !!!
    RSRSRS….
    O beato, nem sabia o que me dizer !

  8. Que legal, Marina. Você parece que está lendo os meus textos mais antigos. Sinto-me honrado. E aí? Está gostando????

  9. Sim, vou lendo .. aos poucos, JÁ antes muito antes, agora prestando mais atenção!
    Sim gosto,mas o mais cômico, certamente é a consequencia da ”sua produção” !

  10. 123…

  11. É bem engraçado dizer que Deus não existe e julgar aqueles que acreditam em sua existência…
    Em vista de tais coisas,gostaria de algumas explicações como por exemplo, se Deus de fato não existe de onde viemos? qual o princípio de nossa existência? ah ta alguém vai dizer viemos do macaco,nossos parentes mais próximos,que foi um processo evolutivo e tudo mais…mas se evoluímos do macaco,porque hoje em dia eles não evoluem então e se transformam em homens neandertal também? Como é possível os planetas o sol a lua e as estrelas estarem em órbita no espaço e não despencarem? ah ta a gravidade sei…mas quem criou a gravidade pra dar sustentabilidade a tudo isso? Se Deus de fato não existe como pode todos os vegetais vivos em um sistema muito complexo transformar gás carbônico em oxigênio pra que a humanidade não morra sem ar? Alguém por favor me explique como é formado uma criança no ventre de uma mulher desde dos órgãos internos até a pele, já que Deus não existe.
    Alguém com certeza vai questionar dizendo ” SeDeus existe porque ele permite tantos males acontecerem? Então se ele existe Ele é mau”
    Certa vez um professor de Einstein fez esta afirmação,porém foi interpelado por Einstein as seguintes questões: O frio existe? O professor afirmou que sim que o frio existia,seu aluno no entanto disse que ele estava enganado por que segundo leis da física o que nós consideramos frio é na verdade ausência de calor,ele perguntou então ao professor se a escuridão existia,o professor afirmou que sim,no entanto Einstein lhe disse que a escuridão não existia,pois a mesma na verdade trata-se apenas da ausência de luz,a luz disse Einstein nós podemos estudar, a escuridão não;
    Então Einstein afirmou,que na verdade Deus não era mau,por que o mal não existia,mas que o mal era o resultado do que acontecia quando os homens não tem o amor de Deus presente em seu coração.

  12. edo,

    Mesmo que não saibamos todas as resposta, nem por isso mostra que deus existe, apenas prova que há dúvidas científicas e só…não significa que, se eu não souber responder então foi deus..

    Nós não viemos de macacos..ledo engano…viemos de ancestrais comum, que é diferente.

    Um grande erro é achar que o universo foi feito para o homem, quando na verdade o homem é quem se adaptou a ele….Se os astros estão desta forma é porque aguentamos desta forma..senão estaríamos mortos.

    As questões naturais não estão nem aí pra humanidade…já houve inundações, terremotos, extinção de espécies, matarm muitos..

    Somos originários de evolução de seres mais simples ao longo de bilhões de anos, assim como os mamíferos em geral.

    Sabia que em algum tempo não existia humanidade?

    Poderia fazer a pergunta, quem criou deus? mas sei a resposta: o homem…deus é bem novo…ele não existe sem o homem…então o homem o criou e nao o contrário..imagina um deus só com animais, plantas..quem iria adorá-lo?

    Sobre sermos bons apenas se tivermos deuses…uma grande mentira! a ética não depende disso…existe um relativismo nisto…mas acreditarmos num deus não nos faz bons..

    Deus, como contado na bíblia não seria um representante muito correto da bondade…ele é turrão invejoso, preconceituoso, carente, assassino, irresponsável, infanticida….e ppor aí vai..

    bem..sem fôlego…mas poderia dizer mais..

  13. Sr. edo da uma olhadinha no canto ali a direita deste site uma lista de sites ai voce clica no – bom herege – la tem um post que diz porque ainda existem macacos é muito bom vai responder tua pergunta.

  14. Edo sabia que você tem mamilos porque todos os fetos são femininos por exemplo e você tem o cóccix pois todos os fetos tem cauda ?
    E nós viemos do hominídeos não dos macacos e os mesmos macacos de hoje também não são os de antigamente ? E sobre os neandertais http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2010/05/07/humanos-tiveram-filhos-com-neandertais.jhtm
    A Terra não gira em torno do sol com 100% de certeza não são exatamente 365 perfeitos.
    E existem certas bactérias que morrem em contato com oxigênio e são as algas no mar que mais produzem oxigênio .

    Isaías 45

    7 – Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.


    Se o próprio admite que faz o mal fica difícil defende-lo certo ?

  15. Obrigado a todos pelas respostas,é uma pena que como eu já previa são as mesmas respostas vagas de sempre e sem fundamentos,mas enfim a questão é: de fato Deus existe e não vai deixar de existir só por que três ou quatro não acreditam na sua existncia e soberania sobre todas as coisas.
    É bom de fato sermos questionadores a respeito de tudo que não entendemos,mas quem algum dia se lembrou parar e procurar a Deus e tirar satisfação desses questionamentos??
    A sim.critica-lo,condena-lo e acusa-lo é muito mais fácil do que procura-lo.
    Ah eu esqueci ningúem que procurar que não existe…não existe por que não posso vê-lo ou toca-lo,por que pra eu levar em conta que ele realmente existe eu preciso ver.
    Pergunto,alguém pode ver o vento??? não mas nem por isso ele deixa de existir
    O amor alguém consegue ver? não mas todos acreditam em sua existência.

    Sei que alguém vai se levantar e dizer: “Peraí,não vemos o vento mas sentimos,não vemos o amor mas sentimos”

    Deus não pode ser visto ou tocado,mas pode ser sentido,mas a pergunta é:
    Estamos sensíveis pra isso?
    Ah claro que não estamos estamos ganhando muito mais criticando ele e quem quer que acredite em sua existência.

    Algumas respostas diretas.

    saracura,sua citação:

    “Sobre sermos bons apenas se tivermos deuses…uma grande mentira! a ética não depende disso…”

    A boa e velha ética,sou ético porque não roubo ninguém,não cometo crimes,trabalho pago minhas contas,etc.. mas em muitos casos,sou um péssimo marido sou um pai ausente,traio minha esposa acho que não tem nada demais dar uma pulada de cerca,não tem nada demais eu faltar o trabalho porque não quero ir e arrumar um atestado com um conhecido pra eu não ser descontado,posse mentir pra quem precisa de ajuda dizendo que não posso ajudar.
    É nossa bela ética de vida aplicada de um lado e negligêciada de outro.

    Leonardo,sua citação:

    “Isaías 45

    7 – Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.”

    Rege uma regra em uma materia chamada hermêutica,estudada em qualquer curso de teologia do país até em faculdades sem nenhum vinculo evangélico,que um texto bíblico em si,não
    tem como ser imterpretado de forma isolada,tem de ser imterpretado de acordo com seu contexto que pode vir antes ou depois do texto em questão.
    Como se isso ainda não bastasse,diz o dito poupular o seguinte “um texto,sem contexo é pretesto”

    Tenho certeza que todos vão querer responder a tudo quanto coloquei aqui,mas digo-lhes não se incomodem em fazê-lo,porque não quero continuar com discussões vãs onde na verdade ninguém ganha,nem eu tentando convencer da existência de Deus,nem vocês tentando me provar a inexistência dele.
    Eu de fato não posso convêncer ninguém e nada,mas creio em um Deus que é amor,poder e misericórdia e é a ele que vou orar pra que faça a obra em suas vidas.
    Um grande abraço a todos.

    Apocalipse 3.20 “Eis que estou a porta e bato,se alguém ouvir minha voz e abrir a porta,
    entrarei em sua casa,cearei com ele e ele comigo”

  16. edo,

    Quanto a procurar deus.Já procuramos e nunca encontramos, afinal já fui teísta, mas de tanto não “sentir”,não “ver”, não vislumbrar seus atos, nunca,,nunca o vimos. Podemos dizer que ele é que não se mostra, com sua existência e atitudes. Nada, até agora mostrou que deuses existem.

    Sobre a questão do vento existir..ele pode ser medido..pode ser avaliado e deus? pode? quando pesa, quanto é o campo magnético de deus? qual sua reação? tem força? como age? mora onde? gosta de doce de goiaba?

    O amor? É relativo, depende do que considera amor. O amor pode ser muita coisa e aquilo que chamamos amor, ocorre como trocas elétricas, químicas no cérebro, que efetivamente pode ocorrer, e fazemos alusão a isto com real, mas que o amor não é igual pra todos, mas pode ter uma existência. Deus não..deus é criação da mente do homem que crê. só existe na cabeças destas pessoas porque assim o acham.

    Eu gostaria que alguém um dia me mostrasse que deus existe, mas estes argumentos repetitvos não denotam nada. Por eles posso dizer que deuses são apenas bosta de achorro pra nada servem, na verdade, a merda de cachorro pelo menos tem forma física.

    Será que ainda nao entendeu que os homens quem criaram os deuses do mundo?
    abração

    Que oxóssi seja o seu rei….rsrsrs

  17. Hahaha sabemos até que o ar tem “peso” e o amor no fim das contas é apenas uma reação química. Já ouviu falar em placebo e nocebo ? .
    Edo não faça um discurso grande sem conteúdo seja direto.
    Será que precisa de hermenêutica quando ele cria o homem 2 vezes no Gênesis ? Sim pois ele cria o homem e a mulher no 6 dia depois de consagrar tudo e descansar ele cria apenas o homem e depois a mulher hehehe.

  18. Alcimar Fernandes Pereira: “Um homem com tal criatividade só pode ter sido criado por algum Deus”. Venus? Apolo? Talvez Persephone? Você é politeísta? O que criatividade tem a ver com Deus(es)? Acho que você não pegou o sarcasmo da mensagem. Você acha o Universo uma obra-de-arte? Artisticamente falando, eu não acho que tenha talento algum. É sem graça e decepcionante. Nem se compara com o Universo de Star Wars, Star Trek, Solaris, e nenhum livro ou filme de ficção científica que conheça. Por outro lado, é bem mais criativo que o Universo de Space Invaders, do Atari.

    Saracura: “se criamos algo tão superior”. Porque “superior”? Isso é relativo, assim como seres “imperfeitos” – seres humanos – ser presunçoso e ingênuo a ponto te definir qualquer argumento sobre “Perfeição”. Todas as religiões e supertições partem de hipóteses, sem nenhuma razão lógica para serem mais que isso.

    Nádia Jung: Eu nunca entendi porque esse teorema é chamado de “aposta”, por não tem nenhuma semelhança com nada parecido. Deveria ser “A conveniência de Pascal”. Você acha interessante, eu acho engraçado. “Acreditando, ele não perde nada, e talvez ganhe”, se há um Deus nos termos religiosos, não vejo como alguém poderia “passar a perna” nele. E a tal da “rifa” chega a ser um embarasso. Deus é como uma rifa? Deus julga na base do sorteio? O que “você ganha”? Então o caminho mais curto para o paraíso é ser malandro e ambicioso?

    Fé = Crença = Dúvida. Não se escolhe uma dúvida, ela é imposta como fato para crianças, e infelizmente a grande maioria continua na mesma quando cresce.

    “Qual deus estará certo?” Imagino que se refira ao Diabo, que não é um Deus, ao menos em nenhuma religião cristã.

    Adorei sua última frase! Ir para não um, mas todos os infernos de todas as religiões. :)

    Marina: “deus= homem, ou um grupo de homens.” e “deus nada mais é um projeto de poder e dominio sobre os acefálos.” Não exclua as mulheres, elas já sofreram demais por causa das religiões. A Bíblia é provavelmente o maior acúmulo de extremismo machista que existe. As vezes penso se Cristãs já leram a Bíblia, ou como se sente como uma “super-costela” que expulsou o Homem do Paraíso por má-conduta, que “menstrua” (sangra) para que nunca se esqueça disso, que foram queimadas aos milhares pela Santa Inquisição como uma forma de associar a mulher ao “mal” e assim fazer com que os padres aceitem os votos por trauma.

    edo: Quantos anos você tem? Ou quantos neurônios? Darwin nunca disse que viemos do macaco, porque se fosse o caso, seríamos uma evolução e macacos não existiriam. Pense na relação “mamute” e “elefante”, por exemplo. Nos existimos por somos sujeitos ao tempo. Pra você Deus “existe” e criou o “tempo/espaço”? A questão não é seu direito de crença, mas os argumentos que usou. Deus, no caso, “é”.

    Eu não sou ateu e acho ateísmo uma idéia fajuta. Os que “acreditam” em Deus partem de uma hipótese abstrata, já os ateus, “sabem” que Deus não existe usando hipóteses semelhantes ou até pior. Eu acho esse debate sobre Deus irrelevante, porque a ciência pode explicar a maioria das coisas sem falar em Deus. Além disso, os argumentos de que Deus é absento e indiferente sobre tudo que existe, incluindo fiéis e não fiéis, para mim são imensos e inquestionáveis.

    O que você falou sobre “Deus não existe só porque existe o mal” é sensata e concordo com você. Agora que Einstein falou que “…mal era o resultado do que acontecia quando os homens não tem o amor de Deus presente em seu coração” é uma mentira idiota e arrogante sobre a inteligência dele.

  19. Strattford, concordo com muita coisa do que você escreveu. Mas nem tudo. Primeiro, que ateísmo não é uma ideia fajuta. Na verdade, ateísmo nem mesmo é uma ideia. Você pega uma trena e mede sua algura: 1m78cm. Aí você pensa:

    “Ih!, eu tenho um metro e setenta e oito centímetros… é… concordo com isso… interessante… vou considerar isso como sendo a minha altura. ‘Vou abraçar a causa’!”

    Um ateu é tão somente alguém que não acredita na existência de deuses, assim como um “afadeu” seria quem não acreditasse na existência de fadas, um “aduendeu”, quem não acreditasse em duendes, um “avampireu, quem não acreditasse em vampiros, etc.

    Ninguém se vê, de repente, com a “ideia” de NÃO acreditar em vampiros.

    Segundo, talvez você achasse esse debate sobre Deus mais relevante se você estivesse trancado sozinho num calabouço úmido, numa madrugada chuvosa, esperando a hora de ser queimado vivo numa fogueira montada por todos os outros que acreditam em Deus e não permitem que sejam feitos debates sobre ele…

  20. Barros: Seu último parágrafo foi bizarro! :)
    Eu ri quando li, e quando li de novo, fiquei em dúvida se você estava falando sério ou zoando. Se eu estiver errado, por favor, me diga.

    “ateísmo nem mesmo é uma ideia.”
    Bem, se eu usei um termo errado, porque você só disse que era errado e não disse qual é o certo.

    IDEIA – Dicionário:

    1.
    perspectiva, apreciação, probabilidade
    2.
    pensamento, conhecimento, mente, discernimento
    3.
    conceito, julgamento, princípio, critério
    4.
    avaliação, noção, opinião

    Por definição, acho que “idéia” é compatível com ateísmo, mesmo que haja termos mais acurados.

    “vou considerar isso como sendo a minha altura. Vou abraçar a causa‘”

    Essa comparação foi horrível. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Sua altura é um fato, A não ser que ainda esteja na fase de crescimento, se for medir sua altura daqui a dez anos vai dar no mesmo.

    Por outro lado, em “causa”, presume-se mudança. Hmm, não sei se expliquei bem (cansaço) mas se não fizer sentido e quiser que elabore melhor é só falar.

    “Um ateu é tão somente alguém que não acredita na existência de deuses”

    Baseado em que você acredita? Em hipóteses, que assim como religião? E esse “acreditar”? Como você pode falar de Deus usando os preceitos dos cristãos, que acreditam em algo e você diz que eles estão errados em acreditar em algo que você não acredita…

    “Primeiro, que ateísmo não é uma ideia fajuta”

    Ateísmo é um conceito difícil, e que hoje em dia parece mais com: a abstinência de evidências de um Deus e a abstinência de intervenção divina que possa ser comprovado. Mas estou especulando, o que imagino que seja (já você parece não ter dúvidas nenhuma sobre nada, porque você acha que está certo).

    Enfim, como disse, ninguém acredita em vampiros, duendes e fadas. Concordo e acho que você usou um argumento que me serve melhor que o meu. Acho que, exceto duendes, ninguém acredita porque é óbvio que não existe. Ninguém fala que é um “A-duende” ou “A-vampiro”, porque isso não importa.

    Deus não significa nada para mim. Deus não é relevante na minha vida. Por isso não me considero ateu. Acho que, mesmo que haja um Deus, não vejo nada que indique isso e que possa ser comprovado.

  21. […] No primeiro dia, o Homem criou Deus […]

  22. […] quiser saber por que diabos eu ainda continuo escrevendo o que escrevo, desde o Primeiro Texto, então leia a explicação que dei em Efeito […]

  23. Aos que comentaram contra o texto peço-lhes que leiam a biblia e atentamente observem o absurdo basta ler em genesis para ver falhas grotescas… ex: como caim arrumou uma mulher se existia apenas adão eva caim e abel… sou ateista nao quero atacar religiao alguma mais essa biblia de Vocês está no minimo incompleta… e a. respeito do comentario do sararacura nao venham falar que deus deu o livre arbitrio pq esde livre arbitrio é outra farsa…esse deus de vocês é o proprio demonio da biblia…

  24. Quase tudo que conhecemos sobre deus está escrito em um livro cheio de contradições que são necessários malabarismos para conseguirmos interpretá-lo. Além disso, este livro é fonte de toda a moral e toda a bondade que existe no universo , apesar dele permitir o estupro, a escravidão, a abominação e a exclusão. E neste livro se fala de um deus onisciente que já foi traido, já se arrependeu, já voltou atrás, já mudou de idéia varias vezes ao longo da vida, já se decepcionou bastante também e seus conceitos de moral, de comportamento, de castigo e recompensa batem exatamente com o comportamento dos senhores de escravos da antiguidade e se equipara com o sistema de relacionamentos com seus servos, o que ele espera de seus servos, e o direito que ele tem de puni-los conforme seus ideais. É meio esquisito para uma divindade acima do bem e do mal e onibenevolente, isso em si é contraditório. Ele é tão bom que se desobedecê-lo é passivel de punição com morte, assim como faziam com os escravos desobedientes.Ele poderia ter deixado tudo escrito de forma clara, objetiva e direta, mas ele preferiu escrever em parábolas, metáforas e contos, sabendo que iriam existir diversas interpretações diferentes e muita gente iria morrer, guerrear e ser tortutada por causa dessas interpretações! É muito interessante que o pensamento desse deus bíblico bata exatamente com o pensamento dos escravocratas , sádicos, homofóbicos, segregacionistas, machistas e opressores da época, que buscavam de alguma forma manter sua manipulação e seus negócios sobre controle! Deus,é um reflexo do homem que o criou!

  25. Quase tudo que conhecemos sobre deus está escrito em um livro…

    Vocês ateus estão tão acostumados e discutir com fanáticos religiosos que passam a usar os mesmos argumentos ridículos que eles usam.

    Quem disse que a Bíblia é o único livro que fala de Deus? Quem disse que o cristianismo é a única religião que existe? Em menos de 10 anos teremos mais islamitas que cristãos no mundo e como vocês vão conseguir sustentar seus argumentos se só saber atacar a Bíblia?

    Aliás, nem precisa tanto, mesmo entre aqueles que são cristãos MAS não interpretam a Bíblia da forma bitolada como se ensinam as igrejas pega-trouxa seus argumentos são inúteis.

  26. Você, muito ignorantemente, como era de se esperar, está enxergando Deus e Alá como sendo a mesma divindade.

    Não são.

    Deus estuprou uma virgem, e desceu à Terra com uma missão suicida idiota que foi um fracasso total.

    Alá é solteiro e nunca teve filhos.

    É verdade que os dois deuses têm a mesma origem, os textos israelitas que deram origem ao judaísmo e ao cristianismo também.

    Mas, imaginar Deus e Alá como sendo a mesma coisa, é imaginar um universo em que sua mãe pariu você e, ao mesmo tempo, não pariu você.

    Aliás, nem precisa tanto, mesmo entre aqueles que são cristãos MAS não interpretam a Bíblia da forma bitolada como se ensinam as igrejas pega-trouxa seus argumentos são inúteis.

    Traduzindo: Não interpretam a Bíblia da forma correta, ou seja, da mesma forma que você interpreta.

    Outro comediante.

  27. Como você é inteligente! Vou ali no banheiro soltar um barro enquanto se exibe pros seus amiguinhos, pois vocês ateus só conseguem mostrar sua grande inteligência quando estão em grupinhos mesmo, depois eu penso se vou ou não me sentir ofendido com sua tããããooo devastadora resposta.

  28. Minha resposta foi tão devastadora que te deu dor de barriga.

    Mas é isso mesmo. É claro como água. Quando um crente de programa, como você, me diz que os outros crentes não interpretam a Bíblia da maneira correta, eu só posso supor que ele acha que a interpretação dele é que é a correta.

    Que lógica teria um crente dizer que os outros crentes — assim como ele próprio — não interpretam a Bíblia da forma correta? Nunca vi isso. Todo crente está sempre com a razão, quando o assunto é a palavra de Deus, que, na visão dele, só ele entendeu direito.

    Por causa disso é que tem tanta boca de culto pipocando nas esquinas, mais e mais a cada semana que passa.

  29. Cara, nada me faz rir mais do que um ateu que se diz tão racionalista, livre-pensador e escambau de bico usar tantas falácias, principalmente as mais chula como ad hominem.

    Como diz Luther King: Se um cachorro late pra você, e você late de volta pro cachorro, então você não é melhor quer o cachorro. Você usa EXATAMENTE o mesmo tipo de argumento que os fanáticos religiosos usam, logo você não é melhor que um Edir Macedo ou um Malafaia da vida.

    Pergunte para o Edir Macedo se o Deus dos cristãos é o mesmo que o Deus dos islamitas e ele dará uma resposta igualzinha à sua. Pergunte o um idiota do Taliban e ele também dará uma resposta igual a sua. Então o que diferencia vocês três?

    Já o próprio Papa Francisco já reconhece que o Deus dos cristão é sim o mesmo Deus dos islamitas. Portanto até a igreja católica evoluiu, mas você ainda está parado lá no século 20 ou mais pra trás. É igual aqueles velhos rabugentos que reclamam “no meu tempo as coisas não eram assim”.

    É patético. Você só abre a boca pra falar “sou melhor que vocês porque eu sou ateu”. Qual diferença de você e uma testemunha de Jeová que pensa que é melhor só pq é crente?

    Foi só alguém discordar de você e ficou sem argumentos racionais rapidinho, partindo para ataques emocionais, mostrando que nem ateu você presta pra ser.

    Pode me chamar de idiota o quanto quiser, quem é racionalista só aceita afirmação que pode ser medida, e a única forma de você provar que é muito mais inteligente que eu é fazendo testes de QI. Acredita mesmo que seu resultado, se chegar de fato a ser maior que o meu, ia me superar em mais de 2 ou 3 pontos?

    Só pagando pra ver, não é? Caso contrário é mera opinião.

    Tadinho, como vocês são despreparados para argumentar contra quem não é fanático. O que vai fazer para abalar minhas convicções então? Sendo macroecumênico vai ser difícil pra você né?

    Vai atacar as igrejas? Seria é um favor. Nenhum ateu é capaz de fazer mais estrago ao cristianismo que a ICAR fez. O próprio Nietzsche demonstra bem isto no seu livro “O Anti-Cristão”. Este com certeza vai chegar no céu antes de muito Papa.

    Vai falar mal dos religiosos? Se fizer só estará concordando com o que eu já falei. Quanto mais exemplo você der de religiosos que são cretinos e não fazem o que pregam, mais você estará mostrando que o que pregam é melhor do que o que fazem.

    Atacar dogmas e livros sagrados também é inútil, pois eu mesmo já deixei claro que eles não são perfeitos, estão não há nenhum argumento emocional que você use que seja capaz de sequer arranhar meu humor. E argumentos lógicos você não será capaz de usar mesmo.

    Seria capaz de dar um único exemplo de como você conseguiria ser mais justo que Deus, caso fosse-lhe dado poder infinito, sem usar a reencarnação?

    Portanto você não tem nada além de opinião pessoal para jogar em cima de mim, e quanto mais bobagem você falar, só me deixará mais convencido que você não tem nada melhor do que um Edir Macedo para oferecer.

    Mas já que nós dois temos em comum pelo menos o gosto de falar mal dos fanáticos, uma sugestão de tema pro seu site: enumere as vantagens que você vê em ser ateu, tudo que lhe faz acreditar que é melhor que os crentes, de preferência vai ponto numerado, tipo:

    1-Não preciso dar dízimo
    2-Posso encher a cara e ouvir funk sem medo de ir pro inferno
    3-Posso defender um estado laico
    4-Posso dar a bunda sem medo de ir pro inferno….

    Seria interessante ver quantos itens você conseguiria encontrar, e olha que se brincar, posso descobrir que sou até mais ateu que você.

    Beijo na bunda e até segunda.

  30. Já o próprio Papa Francisco já reconhece que o Deus dos cristãos é sim o mesmo Deus dos islamitas.

    KKKKkkkkk Que coisa mais patética!!!!

    Então se “o próprio” papa acha isso, é porque deve ser mesmo, né??

    Tudo bem, a gente finge que não tem muito problema Deus ter enviado a si mesmo pra falar que nem o Mestre dos Magos pra um povo extremamente atrasado e supersticioso, aqui embaixo, enquanto Alá não fez nada disso.

    Mas “o próprio” papa considera os dois o mesmo Deus, né? Quem somos nós pra discordar. Afinal, quem ousaria discordar de um velhinho que usa um vestido branco e um chapéu engraçado?

  31. Foi só alguém discordar de você e ficou sem argumentos racionais rapidinho,

    Rapaz, é que eu fiquei paralisado com o seu argumento racional de que a gente tem que se guiar pelo que “o próprio” papa diz…

    Sério. Sem palavras.

  32. Barros

    Se não me engano, o papa diz que não há um deus católico, mas umDeus. Isso significa que aquela bicharada dos indianos e as coisas cheias de braços, o Alá iracundo dos islâmicos, o três-em-um dos católicos e o Jesus dos evangélicos, além da aparição dos mórmons (e deve ter mais uma pá de versões por aí) é o mesmo e único. Até aí eu entendi. Agora só falta o papa explicar por que esse um Deus decidiu se manifestar em tantas versões assim. E avisar para os crentes das outras religiões que o Deus é o mesmo.

  33. Eu não iria nem por esse caminho, Shirley.

    Eu iria pedir a ele pra explicar por que o Deus bíblico é tão ciumento com relação ao povo dele querer adorar outros deuses!! Se tudo é farinha do mesmo saco, por que a preocupação??

    Mas os crentes de programa não atentam pra esses detalhes.

  34. Mas Barros, você está se esquecendo da interpretação. Tem que interpretar as partes em que parece que o Deus bíblico está proibindo o povo dele de adorar outros deuses, porque só parece, entende? Na verdade ele está dizendo que daquela parte a uns dois mil e tantos anos depois, quando algum chato de galocha fosse ficar implicando com esses detalhes de somenos, que era para o papa avisar que não importa qual a versão do deus. Bem verdade que ele não mencionou o papa, mas estava implícito, ou ele não seria onicoisente, não é?

  35. Pois só se for!!!!

    É por isso que vem o outro aí dizer que, se o papa falou tá falado!

    Quem tem argumentos contra uma coisa dessas??? kkkk

    Eu não tenho.

  36. É engraçado ver como o “ser humano” se ilude e acredita no que roda pelo mundo, acreditar que santo,deus,diabo,inferno,céu,sorte,azar,macumba, extraterreste,…enfim que toda essa baboseira realmente existe, só pode ser coisa de idiota mesmo.
    O que eu irei dizer a baixo eu não tenho certeza se realmente existe ou não assim como o povo acredita que deus existe sem nunca ter visto porém é uma OPINIÃO minha e cada um interpreta da maneira que quiser, só respeite minhas escolhas.
    O ser humano provavelmente deve ter surgido de uma mutação genética de macacos (o que mais se assemelha hoje em dia com ser humano) e foi se desenvolvendo até chegarmos hoje em dia.
    Dizer que o responsável por tudo isso que vemos hoje foi deus é uma enorme idiotice, pare e pense, hoje em dia todo mundo tem capacidade de inventar algo, partindo deste principio tudo que foi inventado hoje em dia foi por força de vontade, inteligência e muitos testes/pesquisas…
    Agora referente a fenomenos naturais do planeta, o tempo foi responsável por desgastar rochas e fazer com que elas trincassem e caissem dos montes e montanhas para que aquela “paísagem fosse feita” e por algum motivo a água e a terra surgiram de algum fenomeno natural do mundo que não me interessa saber pois eu vivo o presente e carrego sempre comigo: Acredito somente no que vejo!

  37. sem essa de macaquisses

  38. o pior erro de sua vida, e nao acreditar na existencia do pai celestial soberano acima de qualquer coisa que existe ou possa existir, que pena amigo, seu blog nunca vai me convencer ;)

  39. Agora fiquei a pensar se devo ou não acreditar num ser superior. Parabéns pelo blog

  40. Sim pode acreditar eu existo!

  41. Seres inferiores tbem existem, pode crer kkk Brasília tem exemplos q não me deixam mentir

  42. Façam projeção astral e descobram por si mesmo se DEUS existe ou não

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: