No que você acredita?

Abaixo, minha tradução do artigo EVERYONE’S A SKEPTIC – ABOUT OTHER RELIGIONS. James A. Haught. In: EVERYTHING YOU KNOW ABOUT GOD IS WRONG. Russ Kick (org.). Disinformation, New York : 2007. p. 16-18.

Todo mundo é cético — quando se trata da religião dos outros

Religião é um assunto extremamente delicado. Membros de igrejas frequentemente ficam irritados se alguém questiona seus dogmas sobrenaturais. (Bertrand Russell dizia que isso é porque eles, de forma inconsciente, percebem que suas crenças são irracionais.) Assim, eu tento evitar confrontos que possam machucar sentimentos. Quase todo mundo quer ser cortês.

Mas algumas vezes disputas não podem ser evitadas. Se você acha que o reino espiritual é imaginário, e se a honestidade te faz dizer isso, você pode se descobrir sob ataque. Isso aconteceu a muitos descrentes. Thomas Jefferson foi chamado de “ateu uivante”. Leo Tolstoy foi rotulado de “ímpio infiel”.

Bem, se você acabar em um debate, meu conselho é: Tente ser educado. Não se exalte, se você puder. Apele para a inteligência do seu acusador.

Eu estive chocando algumas perguntas que você pode achar úteis. Elas foram elaboradas para mostrar que membros de igrejas, mesmo os mais ardentes devotos, são céticos também – porque eles duvidam de cada sistema mágico que não seja o deles próprios. Se um clérigo repreender você, talvez você possa responder assim:

“Você é um descrente, assim como eu. Você duvida de muitos dogmas sagrados. Deixe-me mostrar a você:

“Milhões de hindus rezam sobre o pênis da estátua de Shiva. Você acha que existe um Shiva invisível que quer que as pessoas rezem sobre o seu pênis, ou é cético?

“Os mórmons dizem que Jesus veio para os Estados Unidos depois da sua ressurreição. Você concorda, ou duvida?

“Praticantes do candomblé sacrificam cachorros, cabras, galinhas, etc., e jogam os corpos em rios. Você acredita que os deuses da macumba querem animais mortos, ou você é cético a respeito?

“É dito aos homens-bomba muçulmanos que, ao se explodirem, se tornarão ‘mártires’, e serão instantaneamente enviados a um paraíso repleto de adoráveis ninfetas. Você acredita que os homens-bomba estão no paraíso com as ninfetas ou não?

“Os membros da Igreja da Unificação acham que Jesus visitou o reverendo Sun Myung Moon e disse a ele para converter as pessoas em “Moonies”. Você acredita nesse dogma sagrado da Igreja da Unificação?

“As Testemunhas de Jeová dizem que, a qualquer dia, exatamente 144.000 deles serão fisicamente arrebatados para o paraíso, onde eles reinarão com Jesus Cristo. Você acredita nesse ensinamento solene da igreja deles?

“Os Astecas esfolavam virgens e arrancavam corações humanos para oferecê-los a uma divindade em foram de serpente emplumada. O que você acha de serpentes emplumadas invisíveis? Ahá! Exatamente como eu suspeitava: você não acredita.

“É ensinado aos católicos que a hóstia e o vinho da Comunhão magicamente se tornam o corpo e o sangue de Jesus, literalmente, durante os cânticos e toques de sinos. Você acredita ou é um descrente?

“O curandeiro Ernest Angley diz que ele tem o poder, descrito na Bíblia, de distinguir espíritos, o que permite a ele ver demônios dentro de pessoas doentes e anjos flutuando nos seus cultos. Você acredita nessa afirmação?

“A Bíblia diz que pessoas que trabalham no sábado devem ser mortas (Êxodo, 31:15). Devemos executar trabalhadores de fim-de-semana ou você duvida dessa escritura?

“Num templo dourado da Virgínia do Oeste, adoradores em roupões alaranjados acham que se tornarão um só com Lord Krishna se cantarem ‘Hare Krishna’ muitas e muitas vezes. Você concorda, ou duvida?

“Membros da comunidade Portão do Paraíso diziam que podiam se livrar de seus ‘contêineres’ (quer dizer, seus corpos) e serem transportados para um disco voador que viajava atrás do cometa Hale-Bopp. Você acredita que eles estão agora naquela nave espacial ou você é cético a respeito?

“Durante a caça às bruxas, padres inquisidores torturaram milhares de mulheres para que confessassem que elas arruinavam as colheitas, faziam sexo com Satanás, etc., e, então, as executaram por isso. Você acha que a Igreja estava certa em fazer cumprir o que diz a Bíblia, “Não deixarás viver a feiticeira” (Êxodo, 22:18), ou você duvida dessa escritura?

“Membros de igrejas Espíritas dizem que podem conversar com os mortos durante seus serviços de adoração. Você realmente acha que eles de fato se comunicam com espíritos de pessoas falecidas?

“Milhões de Pentecostais americanos falam ‘línguas desconhecidas’, um espontâneo jorrar de sons. Eles dizem que é o Espírito Santo, a terceira parte da Trindade, falando através deles. Você acredita nesse dogma, para muitos americanos sagrado?

“Scientologistas dizem que cada ser humano tem algo semelhante a uma alma, que é um ‘Thetan’ que vem de um outro planeta. Você acredita na doutrina deles ou duvida?

“Os gregos antigos achavam que a grande variedade de deuses vivia no Monte Olympo, e alguns dos Novos Agers de hoje acham que Lemurians invisíveis vivem dentro do Monte Shasta. Qual sua posição quanto a deuses da montanha: crente ou descrente?

“Nas montanhas da Virgínia do Oeste, algumas pessoas obedecem ao ensinamento de Cristo de que verdadeiros crentes podem lidar com serpentes (Marcos, 16:18). Eles seguram cascavéis nos cultos. Você acredita nessa escritura ou não?

“Os Thugs indianos acreditavam que a multiarmada deusa Kali queria que eles estrangulassem pessoas em sacrifício. Você acha que há uma deusa invisível que deseja que pessoas sejam estranguladas, ou você é um descrente?

“Os budistas do Tibete dizem que quando um velho Lama morre, seu espírito entra em um bebê que acaba de nascer em algum lugar. Então eles permanecem sem líder por uns doze anos ou mais, até que encontrem o garoto que deve ter conhecimento sobre a vida privada do antigo Lama, e eles o ungem como o novo Lama (na verdade o mesmo Lama só que em um novo corpo). Você acredita que Lamas à beira da morte voam para dentro de novos bebês ou não?

“Na China dos meados de 1800, um cristão convertido disse que Deus apareceu a ele e lhe revelou que ele era o irmão mais novo de Jesus, e ordenou que ele destruísse demônios. Ele levantou um exército de crentes e travou a Rebelião Taiping que matou cerca de 20 milhões de pessoas. Você acredita que ele era o irmão de Jesus, ou não?”

Etc., etc., etc. Você entendeu o que quero dizer…

Eu aposto que não há um membro de igreja, seja onde for, que não pense que todas essas crenças sobrenaturais são baboseiras – exceto a única na qual ele acredita.

Pois bem: através de um sem número de teologias, eu acho que você pode estabelecer que o cristão médio duvida de 99% dos dogmas sagrados do mundo. Mas o 1% em que ele acredita não é mesmo em nada diferente do resto. É um sistema de alegações miraculosas sem qualquer evidência confiável que as suporte.

Então, se nós podemos mostrar às pessoas que algumas “verdades” sagradas são malucas, talvez a lógica subconsciente se infiltre, e elas percebam que, se algumas crenças mágicas são irracionais, todas podem ser.

 

 

clique para ler o texto original

 

Anúncios

18 Respostas

  1. Ficou um pouco longo o post,mas td bem. Veleu.

  2. Ok. Grato pela crítica. É que esse foi meu 2º post, e ainda estou aprendendo a ser blogueiro. Na verdade ainda nem divulguei o Blog, pois ainda estou fazendo alguns ajustes finos. Estou fazendo as postagens para que, quando começarem a chegar os leitores, SE chegarem, eles já possam ter alguma opção de leitura.

    Aproveito e peço que, se você achar que vale a pena, divulgue para os seus contatos.

    Abraço.

  3. Acho que Haught conhece pouco de teologia católica. Pode haver transubstanciação mesmo sem cânticos e sinos. Bastam as palavras “isto é o meu corpo” e “isto é o meu sangue”. Não precisam ser ditas sequer em voz alta pelo sacerdote. Obrigado por colocar o link do Tubo de Ensaio no seu blog!

  4. Resumindo toda essa baboseira sobrenatural sobre Deus vem da invencionice humana diante da fragilidade da vida…Seria preciso criar um ser “paternal” pra cuidar do povo. Somos nada no universo, mas o homem com arrogância criou deuses pra preencher este suposto vazio….mas nada mudou….Todas as pessoas ateus ou não vão morrer, e nunca voltarão….nunca soube de alguém ressuscitar nem acredito na bíblia com suas mentiras e maldades…
    abraço

  5. Acho genuinamente que religião é um veneno, que enfeitiça e já enfeitiçou a humanidade por tempo demais, impede o pensamento crítico, e atrasa o progresso e a ciência.Nós somos melhores que isso. Não deveríamos mais precisar de religiões. Infelizmente, muitos ainda precisam, quer para evitar cair em desespero, quer para serem mantidos na linha, e não cometerem os piores tipos de crimes.Mas tenho esperança que em pouco tempo, um dia quem sabe, podemos deixar essa infantilidade para trás, como mais uma das épocas negras pela qual a humanidade passou, e superou.

  6. Nossa adorei o texto, muito bacana, vou mudar minha argumentacão toda ao discutir com um crente, usarei esse caminho..

    Namaste!

  7. Os membros da Igreja /Os budistas do Tibete /O curandeiro Ernest Angley/Os Thugs indianos/As Testemunhas de Jeová/Os mórmons/…

    *é sempre fonte de bom humor,após um dia estafante de trabalho!

  8. […] No que você acredita? […]

  9. Faz bastante tempo que acompanho este site, assiduamente por sinal, mas é a primeira vez que comento. Nao resisti à tentação (desculpem o trocadilho). Barros, o post é otimo e me deu uma nova perspectiva para tantas e tantas discussões que já tive com crentes e xiitas. Com certeza estarei comentando aqui com frequencia.
    Cansei de ficar quieto diante da absurda ignorancia a que as pessoas se sujeitam em nome de uma crença.

  10. Jlemos, seja bem-vindo ao clube! rsrrsrs

    Volto com meus textos a partir do dia 2/nov. Abraço a todos.

  11. […] da realidade do mundo em que elas viviam, assim como, ainda hoje, pessoas acreditam nas coisas mais idiotas possíveis — do nosso ponto de vista, claro, porque, do deles próprios, nós é que somos os idiotas da […]

  12. […] No que você acredita? […]

  13. Meu professor de filosofia, na primeira aula do ano, disse que depois que a igreja perdeu o poder sobre os filósofos, eles puderam abrir novos caminhos e produzirem mais. Eu acredito que o ser humano, por não conseguir explicar os mistérios do mundo, criou a religião, para se confortar e poder se apegar em algo. Por isso algumas pessoas, não querem desacreditar em deus, eles tem medo da condenação, de não ter nada em que se segurar, mentes fracas que foram ensinadas por seus pais, avós, etc a acreditarem em um ser misericordioso que teria piedade dos seus atos e que julgaria o que ser certo ou errado. Deus foi criado numa tentativa desesperada da humanidade de explicar ou resolver os problemas do mundo, assim como tentam resolver e entender a morte, achando que existe reencarnação, inferno, paraíso etc. Ainda bem que os filosofos se rebelaram contra a igreja e puderam pensar com sua própria razão e através de fatos e experiências, agora seremos capazes de explicar um pouco da imensidão que há para ser descoberto.

  14. Nossa, q saudades ler esses comentários de 2009 kkk foi entre 2009 e 2012 a época mais feliz da m vida, época q trabalhei a noite numa enorme fabrica de biscoitos, a famosa Kraft, de Piracicaba, foi mt divertido e fiz mts amigos e paqueras. Ói eu fazendo confidencias pessoais num site religioso kkk é q foi maravilhoso demais :D

  15. Gostei da humildade do Barros no comentário do saudoso dia 01/01/2009 : “…quando vierem os leitores, SE vierem…”. É, Barros, viemos e estamos aki, cada qual defendendo o ponto de vista dele(a) .

  16. Todos são livres para escolher a quem seguir.

  17. CRIATURO 2

    [[[[a época mais feliz da m vida, época q trabalhei a noite numa enorme fabrica de biscoitos,]]]]

    É por isso que tu gosta tanto de BISCOITOS?

  18. Obrigado pela homenagem, sr Kraft kkk eu gosto muito de biscoito, comi tanto mas tanto biscoito q tou achando que 1+1=8 kkk

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: