A Vida Eterna

vida-eterna

.

A lembrança mais forte que tenho do período em que estava sendo doutrinado para me plugar à Matrix é a da representação artística do Paraíso impressa na capa de uma revista chamada A Sentinela, mantida e publicada pela religião denominada Testemunhas de Jeová. Era um desenho em preto e branco muito bonitinho que mostrava uma paisagem com montanhas ao fundo e com um terreno levemente ondulado em primeiro plano, gramado, cheio de árvores e de flores, com dois casais, um de adultos e o outro de idosos, sorrindo enquanto olhavam duas criancinhas afagando a juba de um enorme leão.

Não lembro quem me explicou que aquilo era o Paraíso, mas lembro que me disse que era um lugar muito bonito, onde sempre era dia, com um clima eterno de primavera; onde as pessoas estariam sempre sorrindo, sempre felizes; onde não haveria nenhum sentimento ruim, nem dor, nem morte, e até mesmo onde as feras seriam como bichinhos de estimação.

O meu cerebrozinho infantil ficou fascinado com aquilo. Claro que ficou. Os religiosos usam, mais ou menos, as mesmas técnicas que os pedófilos para seduzirem as crianças, só que o abuso que eles cometem, geralmente, se restringe ao nível mental.

Mas o caso é que a ilusão da Vida Eterna é algo muito próximo daquela cena do chá do livro As Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Alguém apresenta um tipo de situação que só faz o mínimo de sentido se você considerar apenas aquele momento, como quando eu olhei o desenho a primeira vez, sem se preocupar com passado e futuro, com causa e efeito, e, mais importante de tudo, sem fazer perguntas.

A ideia da Vida Eterna desmorona por completo ao som de frases que terminam com um ponto de interrogação.

Talvez por isso mesmo que eu posso quase apostar que o crente comum não conseguirá lembrar de ninguém discutindo o assunto; como não conseguirá lembrar de nenhum livro, nenhum filme, nenhum sermão, nenhuma comunidade no Orkut falando sobre a Eternidade, sobre a Vida Eterna. Sou capaz de apostar que ele nunca se pegou pensando nisso, nunca parou para racionalizar o que seria viver para sempre; nunca tentou se imaginar vivendo no Paraíso, no lugar que espera ter como prêmio o direito de morar depois de morto, e pelo que pauta toda sua vida.

Não é algo um tanto quanto estranho? Viver uma vida toda sob regras rígidas para alcançar a graça, o direito, a recompensa de ir para um determinado lugar sobre o qual nunca se pensou a respeito, tendo-se, no máximo, uma ideia estática do que seja esse lugar, como uma visão de um desenho numa revista? Você passaria 10 anos que fosse da sua vida trabalhando de sol a sol para conseguir economizar dinheiro para comprar um apartamento do qual você não sabe nada, nem nunca procurou saber, e do qual só viu um desenho em preto e branco? Provavelmente não. Mas os crentes agem assim. Eles querem morar no Paraíso, mesmo nunca tendo parado para pensar sobre o assunto, sobre como será viver lá. Claro que eles não estão com nenhuma pressa e, se são acometidos de alguma doença que pode se complicar e levá-los à morte, e, portanto, mais rapidamente para o Céu, eles, como todos nós, tratam de adiar essa viagem.

Se eu pudesse voltar no tempo para encontrar de novo aquela pessoa que me explicou o que era o Paraíso, eu gostaria muito de pedir para ela responder umas poucas perguntas que aquele mesmo cérebro que ela estava, então, seduzindo, acabou por formular depois que se tornou imune às investidas desses abusadores infantis. Serão esses questionamentos que eu vou passar a expor aqui a partir de amanhã.

Eu vou fazer algo que, se não fosse surtir justamente o efeito contrário por atiçar a curiosidade das pessoas, o papa faria questão de proibir:

Eu vou racionalizar a Eternidade.

.

Anúncios

51 Respostas

  1. Bom pra começar pra mim PARAÍSO não é um lugar e sim como eu me sinto, cada um de nós faz seu proprio paraíso. se ele é bonito, agradavel … foi eu que escolhi. Não precisa morrer ,passar para uma outra ” dimensao ” para desfrutar de um . Aproveite enquanto vivo, pois o tal paraíso estar dentro de você é so saber procurar . Nao sei o que virá depois da morte, so sei que o que fiz aqui é que valeu tanto pra mim, como pra quem ficou. Paraiso é apenas uma palavra abstrata você nao ver so poderar sentir se estiver bem com você mesmo. Fique em paz !!!

  2. A vida ela é eterna enquanto durar, por isso aproveite ao máximo cada momento como se fosse o ultimo.

  3. Cleia: interessante essa sua definição do Paraíso; até poderia concordar com ela sob certos aspectos, mas ela não se encaixa na definição que uma grande parte da população global tem dele, por terem tido uma doutrinação religiosa. Para a Religião, praticamente todas, Paraíso é um lugar sim para onde se vai depois de morto. Uma fantasia a meu ver, uma estorinha infantil na qual, mesmo depois de crescidas, as pessoas continuam a acreditar.

  4. Parabens pelo blog esta de parabens, vou passar sempre agora. abraços

  5. Nem li,mas parabéns pelo site!
    O mundo esta precisando de gente que nem você,para mostrar que deus não existe!

  6. Diego: seja bem-vindo. Obrigado pela força e espero que divulgue também…rsrs

    Camila: obrigado; mas espero que possa voltar com mais calma pra dar uma lidinhas… beijão.

  7. Bom, sempre que eu pensava numa vida num mesmo lugar, por mais bonito que fosse, sempre todo dia igual, com os mesmos sentimentos, as mesmas coisas, as mesmas pessoas, já começava a ficar de saco cheio.
    Mas isso só acontecia nas aulas de ensino religioso (estudei em escola católica, mas minha família é espírita kardecista)

  8. […] a viagem prometida, gostaria de aproveitar e deixar essa dica de leitura: os meus textos desde “A Vida Eterna” até o último “Racionalizando a Eternidade”. Eles farão você pensar a […]

  9. […] abrir, selecionei uma série, num total de 9 textos, começando com este aqui: A VIDA ETERNA, seguido por 8 posts com o título “Racionalizando a Eternidade”. Nessa série, eu […]

  10. Sabe qual é o problema amigo as pessoas idolatram o biblia e esquecem que ela tem falhas! pricipalmente o velho testamento ( o novo tb mas tem menos) eu creio em Deus.
    Devo citar o caso do diluvio por ex!! não foi no mundo inteiro como diz o autor da biblia.
    Se assim fosse de onde viriam os indios os japas os negros os brancos.(porque se só ficaram eles tiveram que casar entre si ai misturou tudo e de onde vieram então estas raças citadas?)

  11. Tiago diz:
    Eu pareço estar neutro ? Estou aqui defendendo uma posição firme, me parece que tu não está sabendo interpretar meus argumentos, se mesmo depois de tudo oq te enviei tu ainda acha q sou neutro então começo a me preocupar com a tua capacidade de interpretação das coisas, capacidade essa que faz tu pensar em ser ateu.

    Tu viu os vídeos do santo sudário ?

    A fé cristã não se baseia exclusivamente em Deus, e sim na ressurreição de cristo, o santo sudário é uma prova dessa ressureição, se é q tu viu o vídeo.

    O Santo sudário é uma prova concreta e não uma teoria, é uma resposta.

    e mais:
    realmente existe a probabilidade de Deus não existir, concordo contigo, porém ninguém pode provar com certeza absoluta nem q ele exista e nem q não exista.

    O que eu ganho não sendo ateu: Participo em movimentos da Igreja católica, ajudo como posso as pessoas que estão ao meu redor e até as que não estão, tenho uma vida justa e correta seguindo as palavras de Jesus, que foi a pessoa que mais fez bem ao mundo, isso é inegável, e se Deus realmente existe como acredito, quando eu morrer terei a chance de ganhar a vida eterna.

    Se não existir, pelo menos terei feito coisas boas no mundo por ter acreditado nele.

    Desvantagem de ser ateu: Se Deus existe, quando eu morrer certamente não terei chance alguma de ganhar a vida eterna.

    pergunto eu, perco alguma coisa sendo cristão ? Tu ganhará alguma coisa sendo ateu ?

    ps: eu ja dei todas as respostas cabiveis,mas ele nao lê.Nádia

  12. Tiago

    Creio que não leu alguns “post” anteriores onde isto que fala ja foi explicado…..esclarece sobre ressurreição, de mentiras e mitos…tudo bem,,vc falou

    “pergunto eu, perco alguma coisa sendo cristão ? Tu ganhará alguma coisa sendo ateu ?

    Sim….você perderá se for cristão..muito….imagine se o seu deus, que é só mais um dentre milhões, não for o correto???? você irá pro inferno de Alá, de Vixnu, de Shiva….de Ganesh….seja lá o que for….

    não se trata de perder….nem ganhar…não somos interesseiros……..ser ateu e´ conseqUência da impossibilidade da existência de um deus, qualquer deus…..não importa…..isso chegamos fazendo perguntas….e sendo racional……seria a mesma pergunta: porque vc não acredita em duende? porque não existe nenhuma prova, nem a mínima chance destes mitos existirem….pra deus é a mesma pergunta…..

    Devo relembrar, que já foi dito antes, que não tememos inferno, nem castigo do seu deus…afinal os deuses iriam brigar entre si pra nos levar pros seus infernos…….qual está certo?

    ser ateu não é ficar com medo de castigos, ou ser interesseiro nas graças……é simplesmente pensar……perguntar…..até o momento não existe a mínima possibilidade da existência de deuses….nem qual é o maior deus….se o seu o o da índa…..ou do afeganistão…..

    pelo que vi até agora, até na discovery, só como exemplo, o santo sudário nada mais é uma fraude….pelo que sei…….não houve nenhuma prova da existência deste deus cristão……a bíblia é um livro absurdo….cheio de contradições…..e crimes….só…

    então ser ateu não é bom nem ruim é simplesmente o resultado das incongruências das provas da existência de deuses…….pra quem não sabe, o ônus da prova cabe a quem acusa, dita, relata, ou afirma…

    Se diz que existe, então mostre a prova!! até agora, não apareceu…só não pode usar a fé…..nem o tempo..porque existem religiões bem mais antigas que a sua, que diz que deus é o Sol……também não adianta dizer que o “cara”escreveu a bíblia…..que é um livro de mentiras e mitos……

    Sempre digo que não desejo converter ninguém ao ateísmo, porque é estado de espírito elevado…..não existe isso….apenas respondo às perguntas com clareza, porque nunca senti deuses…nunca vi…nunca medi….não sei sua força….não medi seu campo elétrico..nem magnético….não calculei sua entalpia…entropia…..nem os efeitos de “deuses” na sua pele…..e por aí…

  13. ” Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. …haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” llTimóteo cap. 3 vers.16-17 e cap. 4 ves. 3 e 4.

  14. ……….. mais Crtl+C Ctrl+V……. Simone, já esperimentou pensar por conta própria? Vamos lá faça uma força… não é assim tão difícil.

  15. g

  16. Deus sem vcs e´´e Deus… Vcs sem Deus… ainda verao

  17. […] será que ela leu minha série intitulada Racionalizando a Eternidade? Porque eu teria interesse em perguntar pra ela o que nenhum crente me respondeu até hoje: vais […]

  18. Desculpe me intrometer neste blog, mas ao ver alguns posts, não consegui resistir.

    Um paraiso onde sempre é primavera, com uma temperatura agradavel e um inferno envolto em chamas aonde as criaturas vão arder pela eternidade é algo impossivel.

    Sensações de frio e calor são percebidas apenas por terminais nervosos em nossa pele e transmitidos ao nosso cerebro que as interpreta..
    Ora, quando se morre, a carne se decompõe.e com ela se vão os terminais e o cerebro (que já estava morto) e por conta disso, não tem como sentir sensação de frio ou calor.
    Caso existisse uma alma, ou seja lá como queiram chamar, não teria tais sensações e por não possuir um corpo físico, seria “inqueimavel” (essa palavra existe ?).

    Ai, poderiam vir os crestes e dizer; “mas o fogo, não é o fogo como conhecemos, é um fogo etéreo.”

    Etéreo, assim como o saci, mula sem cabeça, assombração, fantasmas, demonios, etc…

    Ou seja, tudo é fruto da imaginação.

  19. Opsss. Me desculpem….

    Não havia lido ainda o artigo do Barro sobre o inferno.

    Concordo em genero, numero e grau.

  20. Asmodeus,

    seja bem-vindo..veja os melhores post, nas aletas no alto à direita…pode ver tb

    https://deusilusao.wordpress.com/2009/12/02/cordel-divino-desabafo-de-deus-no-deusilusao/ara rir um pouco:

  21. “DIZ O NÉSCIO EM SEU CORAÇÃO: NÃO HÁ DEUS”(sAL)
    Deus há de julgar os vivos e os mortos. Creia nEle enquanto é tempo. não fique fazendo constetações, que não chegam a lugar nenhum. Só Deus é Soberano. as coissas q vc não entende, nãocompreende, não cabe a vc nem a mim explicar, porque há coisas q xistem, e q estão na Bíblia, q não ficou para nenhum de nós entender, porque nós somos limitados, mas Deus, NÃO,
    “AS COISAS QUE ESTÃO OCULTAS PERTENCE A DEUS

  22. Blá blá blá …

  23. Renivaldo,

    Já tem nome de crente! Coisas ocultas? pensei que era do candomblé..Sem explicação, não dá! Não dá pra acreditar num deus “bufão”….

  24. Renivaldo,

    Se você se conforma com sua limitação intelectual,
    é problema seu e não nosso!

  25. Vou usar esse comentário do Renivaldo para ilustrar minha próxima série de textos.

    Valeu, Renivaldo!

    PS – Minha inspiração vem dos crentes. rsrsrs

  26. Olá. Estou solicitando contato via MSN.

  27. tinha esquecido de colocar o E-mail.

  28. Dá lhe Reni!

    kkkk

  29. A nossa descendência dos primatas também era oculta até a ciência nos provar isso e várias outras coisas aê Jeová foi ficando oculto até sumir da minha imaginação hehehe.

  30. Eu estava pesquisando no Google sobre vida eterna para a minha monografia de conclusão da minha graduação em Teologia e encontrei esse site. Achei que fosse em princípio um site evangélico, mas mal comecei a ler vi que era de um ateu, pois todas as informações alusões e raciocínios sobre a vida eterna são completamente equivocados. eu não queria dizer isso, mas o anonimato me permite ser completamente honesto, ateus não tem nada a oferecer, além de suas próprias frustrações.

  31. *O MACHADO JÁ ESTÁ POSTO AO LADO DAS ÁRVORES.

  32. Nossa não acredito em Papai-Noel nem em Jeová isso me faz frustrado ? Hum… acho que não, isso me faz realista.

  33. @Anônimo

    Só assim para o sr ser honesto?! Imagino como deve ser sua vida….

  34. Nem pega o diploma que não vai te servir em nada!
    Como quer fazer Teologia (ou enrolação e prestidigitação de textos – falácia) com esse argumentozinho bobo?
    Eu se fosse você teria vergonha em falar que faço algo que não entendo…

  35. Eu sempre desconfiei que ateus fossem mesmo intolerantes e arrogantes, mas não queria ter preconceito, mas estou vendo que vocês são mesmo intolerantes e arrogantes, mas não passam de um bando de desocupados agressivos e frustrados com a vida. Se vocês não tem nada de proveitoso pra oferecer a sociedade como um geral, porque não ficam na de vocês e deixam as pessoas professarem a sua fé? E se vocês não tem esperança, não tem Deus, não tem esperança da vida eterna, porque então vocês não se matam logo?

  36. Sr. Anônimo eles não se matam porque tem amor a vida que eles tem e procuram vive-la bem dentro da ética social vigente ; e nunca vão deixar ninguem lhes ditar o que fazer!! podem ouvir – te e mudar o rumo ;mas para isto tem que ter argumentos autenticos e convicentes..
    Porque nas costas deles ninguem vai subir ; pra pegar os carrões ; jatinhos particulares ; emissoras de tv e as putas.

  37. Ada, muito bom comentário.

    Tocou em um assunto que é interessante, tu como uma pessoa que crê, qual o argumento mais forte em pró de uma religião para ti?

  38. É como a Bíblia diz: NÃO ATIREIS PÉROLAS AOS PORCOS! Eu de hoje em diante vou tratar ateus e atéias como devem ser tratados, como seres humanos incompletos e frustrados que só tem palavras vãs e um monte de vontade de aparecer! Agora entendo porque Deus permite a existência do Inferno.

  39. Ainda bem que eu vou para o Inferno, lá vamos ter a companhia de Carl Sagan e outros grandes gênios.

    No céu pelo que temos visto, vai ser a morada de gente medrosa , preconceituosa e intolerante.

  40. Ei, intelectuais, só me explique uma coisa, voces já viram por aí algum site de religião implicando com os ateus? Não, então porque os ateus implicam com as religiões? Resposta- porque eles tem no coração um vazio do tamanho de Deus. Como é triste vocês disperdiçarem tanta inteligência vendo o mundo de uma forma absolutamente errada! Leiam a Bíblia, as respostas pelas quais vocês procuram estão lá esperando por voces.

  41. Que respostas ? Temer um deus que nem poder provar que existe vocês podem e fazem ameaças vazias por isso ?
    É fácil falar de inferno e paraíso difícil é provar, pelo menos nós temos certeza que evoluímos as provas estão aê pelo mundo todo a crença em divindades só sobrevive na cabeça de vocês.

  42. Icarus eu tenho quase certeza que você comento no Ceticismo também não sei por que ? e olha aqui aqui as desculpas religiosas como atirar pérolas aos porcos hahaha http://ceticismo.net/religiao/tipicas-justificativas-religiosas/

    76ª JUSTIFICATIVA: USAR A FRASE PRONTA “NÃO DÊ PEROLAS AOS PORCOS”

    Quando o religioso em uma discussão disser isso, pode ter certeza que na verdade ele quer dizer: Eu não tenho argumentos bons para poder te refutar, e seu eu tentar refuta-lo com a Bíblia não conseguirei respostas e verei que a Bíblia tem falhas, mas o meu orgulho me impede dar o braço a torcer, se eu fizer isso e adimitir a minha derrota serei taxado como incopetente perante os membros da minha igreja, e estarei dando a vitória para Satanás (que na verdade é o argumentador).

    Isso é muito comum nas comunidades religiosos pois não aguentam a humilhação causada por pessoas que pensam e sabem que a ciência desmente a Bíblia totalmente.

    =============

    13ª JUSTIFICATIVA: SE FAZER DE VÍTIMA CRISTÃ

    Quando não conseguem vencer os argumentos, então caem no “estou sendo perseguido como Cristo e os primeiros cristãos foram”. Entre outros blá blá blá.

    É a tentativa do apelo e chantagem emocional estilo “se vocês continuarem falando isso, eu vou chorar”. Falácia do apelo à misericórdia, seguida do apelo à multidão.

    Normalmente, isso vêm quando a pessoa tem de encarar as falhas de seus argumentos (se é que se podem se chamar as palavras sem nexo de “argumentos”) e/ou têm de enfrentar que não possui uma base tão elaborada assim como acreditava anteriormente. Algo chocante, não é mesmo? Dependendo do nível de argumentação, a pessoa vai apelar para isso no começo, meio ou fim da discussão (ou nos 3 tempos, o que é mais provável), dizendo para si própria “estou sofrendo como Cristo sofreu pelo que acredito”. Complexo de martírio cristão.

    Mas, como todas as outras justificativas anteriores também não invalida as falhas que existem no próprio texto da Bíblia.

    A verdade é que nada disso invalidará as falhas apontadas, porque elas simplesmente existem e estão lá. Choradeira com certeza não fará com que deixem de existir. Trata-se de um modo do religioso convencer mais a si mesmo que tem razão, do que o cético que o pegou pelo pé em cada tentativa de argumentação religiosa.

    A melhor resposta para esse tipo de choradeira (no melhor estilo: mãe, ó o cético feio, ó!) é o famoso: Solo de Violinos, que mostra que o religioso apenas está atuando num melodrama água-com-açúcar, mas não está comovendo ninguém (a não ser outro religioso metido a mártir).

    ————————-

    Aqui só alguns dos exemplos dos argumentos que eu vi acima hehehe.

  43. Eu acho graça de como é assustador para um crente encontrar um ateu ou um cético e aceitar que ele é mais feliz aproveita mais a vida e etc, pois ele vive com os 2 pés no chão e com a cabeça na lógica e na razão e tem provas do tal mas o crente só tem fé e todas as ameaças dele de céu e inferno nem podem ser provadas por ele , se for assim já estive em Marte e ninguém pode achar que não hahaha.

  44. Leonardo,

    Eu comento sim no ceticismo.net.

    O André tem uma personalidade forte, mas eu aprendo muita coisa com ele. Gosto também dos outros bloggers de lá como o Abbadon, a Fátima…

    Eu tenho alguns artigos publicados lá, depois dá uma lida.
    http://ceticismo.net/2009/09/29/nasa-em-como-fazer-um-planeta/

    Eu sou apaixonado por astronomia. :-)

  45. Opa é bom ter certeza que mais alguém aqui tem um gosto científico apurado hahaha. Eu não tenho “capacidade” de ser um “cientista” mas como praticamente tudo é ciência é bom saber como o nosso universo realmente funciona não é mesmo ?

  46. Leonardo,

    Eu só tive certeza que a bíblia estava errada estudando Cosmologia.

    Eu me senti o Neo saindo da Matrix hehehe, tá bom não nego que eu já fui uma ovelinha fanática hahahaha

  47. Hahaha lembra da Revista Dinossauros http://comprar.todaoferta.uol.com.br/colecao-revista-dinossauros-ECXYNMXWDZ#rmcl ? Foi o meu 1° contato com a ciência. Depois na escola por pressão tinha uma mulher que passava lá umas 2 vezes por semana para empurrar a Bíblia para gente aê por uns 5 anos da minha vida eu acreditei na Bíblia. Aê como eu já tinha uma base tosca mas uma base comecei a questionar a Bíblia e como quase como todo mundo que acredita em “fadas” tentei me apegar a outra crença a Wicca , uma mega zona né ? Hahaha . Mas eu estava mentindo para mim mesmo ainda , aê lembrei de toda a “base científica” que eu tinha e realmente lá achei a minha “realidade” a Terra não mente sobre a sua real história e a história da Terra e do Universo nega totalmente a existência de divindades.

  48. Coitada da Julia, fica tão enfiada em sua matrix, que não sabe de nada que ocorre. O que uma pesquisa de 10 segundos não faz? Se ela fizesse isso antes de comentar não iria falar isso, se fazendo de coitadinha.
    Aff

  49. “As respostas pelas quais voces procuram estão na Bíblia?” Huashuashuahshua!!!!………………

    Júlia melhor ter ficado quietinha na sua. Do que falar uma bobagem dessas

  50. Vcs são rídiculos! Deus é tudo seu otário! Um dia vc vai saber!
    Que Deus tenha piedade de vc.

  51. Lu, eu não acho você ridícula; você só está drogada de Deus. E não culpo você por isso, pois foram seus pais que injetaram Deus no seu cérebro desde você criança. Você está sonhando um sonho, esse sim, ridículo, onde existe um ser supremo todo-poderoso, que criou tudo o que existe, que é todo bondade, mas que vai me mandar pra um lugar de tortura eterna se eu não babar o saco dele.

    Seu Deus é uma obra de ficção execrável. Eu prefiro a lenda de Zeus.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: