Bíblia: “a palavra” de um Deus confuso

biblia2

_________________________

Até o século IV, a Igreja Católica usou a versão da Bíblia conhecida como Septuaginta (palavra latina que significa 70) ou “Versão dos Setenta”, pois tal tradução, para o grego, foi feita por 72 rabinos, diretamente dos textos em hebraico (no caso do Antigo Testamento, já que o Novo foi escrito originalmente em grego mesmo).

No século IV, o papa Dâmaso I incumbiu São Jerônimo (que na época ainda não era santo, obviamente) de fazer a tradução do Antigo Testamento do hebraico para o latim, e de selecionar e revisar os livros do Novo Testamento da Vetus Latina (= latim antigo), que era a versão corrente, em latim, traduzida do grego. São Jerônimo recebeu ordens para traduzir os livros de uma forma mais exata e de mais fácil compreensão do que as da Septuaginta e a da Vetus Latina, e para usar, na tradução, o latim do cotidiano, vulgar, em oposição ao latim clássico presente nas outras, donde essa versão da Bíblia passou a ser conhecida como Vulgata, originada da frase “versio vulgata” (=versão vulgar, ou comum).

Ou seria “a versão do povo”? Cogita-se que o papa talvez estivesse pensando já em tornar a Bíblia mais acessível para os que não pertenciam ao Clero como forma de “popularizar” o cristianismo que se expandia. A Vulgata serviu de base para praticamente todas as traduções da Bíblia desde então.

A Igreja Católica parece ter dado tanta importância às traduções e à difusão do seu livro sagrado que acabou por esquecer de suprimir as inúmeras aberrações históricas, contradições grotescas e relatos conflitantes com que ele é recheado.

Ou isso, ou apenas perceberam que, se adotassem tal procedimento, Deus ficaria sem ter muito o que dizer.

________________________

A partir de amanhã: Contradições Bíblicas.

Anúncios

55 Respostas

  1. VOOOCÊÊÊ!, VOCÊ, VOCÊ… Todos vocês não acreditam praticamennnnte na palavra do Homem lá de cima. Então não acreditam no inferno e praticamennnnnte em satanás pq vocês seus seres imundos ficam o dia todo no orkut e assistindo o BBB. Então fica aqui A PRAGA DO DIIIIIIIA! Que o computador de vocês praticamennnnte se transforme em um 486 DX2 com 32mega de RAM e o HD tenha só 200 mega de espço, quando vocês entrarem em um site herege deste tipo. E que vocês mulheres vão lavar roupa e fazer a comida ao invés praticamennnnte de dar opinião aqui que só sai besteira praticamennnnte.

  2. Fudeo, Fudeo. Fudeo, praticamennte eu me fodí pq eu errei e apareceu foi o meu nome ,ao invés do nome zé do caixão. Foi a praga do diiiia praticamente.

  3. Figura XD

    Ah, mas se vc pensar, é meio raro achar um religioso que tenha lido a Bíblia por completo. Geralmente o mais comum acho que é ler as partes direcionadas (recomendadas)
    E sempre há como achar alguma desculpa até para erros gritantes como considerar morcegos como aves.

  4. Zé do Caixão: bem que eu estava desconfiando que isso só poderia vir de você mesmo…

    Larissa: essa desculpa dos morcegos eu já ouvi: “Era o conhecimento que se tinha na época…”. Mas eu vou tocar nesse ponto logo logo. E concordo com você; agora veja: se o povo sequer lê, que dirá interpretar!!

  5. […] Bíblia: a palavra de um Deus confuso […]

  6. oiiiiiiiiiiiiii

  7. […] uma mensagem divina, mesmo que releve o fato de que a Bíblia tenha precisado, ainda, de uma intervenção humana (talvez nem tão divinamente inspirada) que apontasse quais relatos deveriam fazer parte dela e […]

  8. O problema, garoto, é que filmes e sessões de cinema são coisas criadas pelo ser humano para divertir e como forma de expressão e arte. Não é nada verdade e é feito pelo homem. A BÍBLIA vem de Deus.

  9. Elizabeth,

    Qual a parte da bíblia que vem de deus? A parte dos incestos, assassinatos das pragas? Afinal, temos muitas coisas “mundanas” da época…

    Se deus existisse, imagino que a bíblia seria condenada, caso fosse ele um bom deus!

  10. ei amigo vc querendo ou nao Deus e Deus, e vc o que é,
    Deus deu ao homem o maior dom, o da Escolha, onde o homem pode escolher o seu caminho.

    quando Caim foi matar o seu irmao Abel por puro ciume
    Deus nao disse a ele o que fazer, mais o advertiu que a ele e somente a ele cabia a escolha e conseguentemente as consequencias.

    ainda que eu nao veja,
    eu sei que Deus existe
    agora cabe a mim decidir que caminho trilhar.
    e a vc tambem..

    fique na paz, Há e a proposito a PAZ depende de mim e de vc, independente de Crer ou nao na existencia de Deus.
    que ele exite, Há existe sim, independente de vc crer ou nao.

    se vc decidir que Deus e Deus ele e Deus
    se nao ele continua sendo Deus do Mesmo jeito.

  11. nao acreditar em Deus e uma escolha sua, tudo bem vamos raciocinar um pouco nos termos de um Ateu que so acredita na logica, nao cre em Cristo, vomos conversar e nesta conversa eu lhe dou a vantagem de cinquenta por cento de razão. Nao existe nada alem do presente, e quando voce morrer acabou tudo.
    Mais vc tambem tem que me dar cinquenta por cento de razão, isto e : o ceu existe e é um lugar real e Deus e uma pessoa real. assim estamos jogando correto um com o outro, certo? afinal de contas se eu nao posso provar no laboratorio que Deus e o Céu sao reais, você nao pode provar o contrário. usando o mesmo metodo, nao e verdade? chegamos entao a concordar que nem eu nem você podemos provar nossas posiçoes em um tobo de ensaio.
    tanto eu quanto você, temos o mesmo percentual de razao.
    imagine que começamos a viver os nossos setenta anos, e quando chegarmos no fian, descobrimos que você tinha razâo: Não ha Deus nem Céu. ambos morremos, somos enterrados no mesmo cemiterio. Bem eu nao perdi nada.
    Mais suponhamos que, no final de nossas vidas, descobrimos que sim, existe Deus. Cristo é real e tem para nós uma vida eterna maravilhosa. E você O rejeitou, nao quis acreditar. Bem, você tera perdido tudo, pois o que e esta vida comparada com a eternidade? è uma questao de lógica, você nao acha?

    Aceite a Jesus em teu coração. ele te ama ainda que digas que não cré nele, afinal ele sabe como foi a tua vida ate hoje.

  12. @ALEX. MARABA. PARA,

    Mais um com aquela velha ladainha da Aposta de Pascal…
    é vergonhoso essa linha de pensamento…

  13. ALEX. MARABÁ. PARÁ. escreveu:

    Mais vc tambem tem que me dar cinquenta por cento de razão, isto e : o ceu existe e é um lugar real e Deus e uma pessoa real.

    Meu jovem, as coisas não funcionam assim. Coisas que “não se pode provar” não têm 50% de chance de serem reais.

    Você pode provar que a Mula-Sem-Cabeça não existe? Não, não pode. Então há 50% de chance dela existir?

    Eu creio no deus Pichilingu, que é, segundo a minha religião secreta, o pai de todos os deuses que existem, inclusive o Deus cristão. Você não pode provar que Pichilingu não existe, certo? Então você também admite que as chances do deus pai de todos os deuses existir é de 50% ?

    E quanto a “crer” para se dar bem se, no final, for tudo mesmo verdade… faço coro com o meu amigo aí…

    É vergonhoso. Ridiculamente vergonhoso. Covardemente vergonhoso. Estupidamente vergonhoso.

  14. Hahaha você é livre para escolher apenas um caminho né Alex hahaha belo livre arbítrio.
    Tipo assim pode ir por ali , mas se ir eu te dou um tiro hahaha.
    E Aposta de Pascal ?
    Jogando dados com o nada que coisa.

  15. olha, ñ quero me meter em confusao, mas criticar a religião de outros, e debochar do livro sagrado de uma religião é contra a Lei Brasileira que permite livre culto. Se vc estão difamando a Bíblia, estão passíveis de serem processados por quem se dispuser a perder tempo com isso. Mas se aparecesse alguém, vc vao ter problemas, pois estão cometendo um crime.

  16. sabe o que e bacana em um ateu,

    sempre que leva um tombo, a primeira coisa que faz
    e gritari

    ai meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!
    tenho amigos desse jeito,
    e geralmente o cara se torma ateu
    por magoa, simplesmente por que perdeu algo
    mais tudo que se perde pode ser encontrado.

    Jesus te ama

  17. Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama!
    Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama!
    Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama!
    Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama!
    Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama!
    Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama!

  18. Tenham todos uma boa noite e ate amanha

    Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama! Jesus te ama!

  19. srs…

  20. Perdi o quê ?
    Imagino que até hoje então você acredita no Papai Noel então.
    Divindades me fazem tanta falta como fadas para você hehehe.
    Ué a bíblia questiona todas as outras crenças como falsas ela fere o direito dos outros então hahaha.

  21. Nina,

    Santa ignorância. Todos têm o direito de opinião. O espaço é aberto para ouvirmos e discutirmos! Ninguém pode ser processado porque esculhambou um ser mitológico, “deuses” de qualquer espécie..Eu digo o deus judaico cristão não existe! Prove! Se ele existir é um deus nojento, assassino, ciumento, “turrão”, invejoso, inescrupuloso, escravocrata,ignorante, irascível, imundo, ginecofóbico, desastroso, impossível!

    Imagina, alguém criticar o deus Thor e ser processado. Não adianta estas ameaças de uma infantilidade só..

    ALEX,

    Desistiu da pregação e partiu para a chateação

  22. Nina

    Procure se informar sobre as leis que regem o país antes de vir aqui tentar “intimidar” alguém com essa asneira de processos e etc…

    Até o pq deus não poderia ir ao tribunal para se defender…^^

    ALEX. MARABA. PARA
    Se toda pessoa que tivesse uma desilusão na vida virasse ateu, não existiriam mais religiosos…

  23. Stranger_Land,

    Quando o Pastor da Universal chutou a Santa, a Santa foi até o tribunal para se defender?

    O Pastor foi pra cadeia, sabe disso?
    __________________________________

    Você também me parece fraco no conhecimento das leis.

    Vai ficar mesmo alienado lendo blogs de ateus?
    Onde O QUE FOR CERTO ou ERRADO todos concordam para o bem do falido ateismo? kkkk

    Assim vai te deixar com cabrestos nos olhos e quando se deparar com concurso público vai levar fero em prova de CONHECIMENTOS GERAIS.

  24. Hagnus, o pastor foi pra cadeia? Isso foi antes ou depois dele ter se convertido ao catolicismo?

    Sim, porque no mesmo lugar onde você leu que ele foi “preso” deve ter lhe informado também que ele passou a sentir fortes dores na mesma perna com a qual havia chutado a santa, que as dores eram terríveis e inexplicáveis, que nenhum dos vários médicos que ele consultou conseguiu curá-lo, até o dia em que ele VIU Nossa Senhora Aparecida ao seu lado, na forma de uma enfermeira, que o curou, por fim.

    Seu paradeiro sempre foi um mistério, desde que foi condenado a dois anos e meio de prisão pelo juiz Ruy Alberto Leme Cavalheiro em 1997. A pena acabou reduzida. Um dos crimes imputados a von Helde, o vilipêndio, prescreveu. “A punição foi convertida em uma multa que hoje seria de uns R$ 2.000”, calcula, em entrevista a Ooops!, o juiz Cavalheiro, 58, hoje virtual desembargador no TJ-SP.

    fonte: http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2009/06/15/ult2548u744.jhtm

  25. Nina, sua Bíblia é um LIXO! Uma coleção de mitos imbecis, nojentos, asquerosos, ridículos.

    Me processe.

  26. Hagnus

    “cabrestos nos olhos”?!?!?!?!

    O mesmo que os religiosos utilizam pra poder crer que sua crença em divindades é verdadeira?!

  27. Barros,

    Kkkkkkkkk

    Até o Senhor que é uns dos mentores do site Deusilusão, pagando mico assim?

    O Pastor Sérgio von Helder após ser solto, foi enviado para os EUA, até que a poeira baixasse.

    Parabéns Barros, seu site é bem humorado! Lança afirmações sem confrimar se são verídicas é dose.

  28. Os católicos que inventaram essa farsa são verdadeiros caras-de paus mesmo

    Kkkk

    Pastor Sérgio von Helder tá de boa!

    Edir Macedo teve que manda-lo para o exterior e assim continuar ganhando os católicos do Brasil sem nenhuma barreira.

    http://www.paideamor.com.br/artigos/art_123.htm

    http://www.lagoinhagv.com.br/print2.php?codigo=1517

  29. E depois o cara se desligou da igreja né ?
    Deve estar fazendo igual o Silas sabe ? Pastor sozinho ganha muito mais enganando o povo hehehe.

  30. Agnaldo agora me diga o que é fato ou mentira:

    aguá+sujeira=Homem
    Ou
    Evolução+ Seleção Natural=Homem

    Agora seja sincero qual é provado e qual depende de fé ?

    Só pra te lembrar http://ciencia.hsw.uol.com.br/atavismo.htm só um exemplo, nem vou comentar que o genoma do chimpanzé só tem 1% de diferença do nosso.

  31. Hagnus, eu deixei aí um link de um site de notícias que diz que a pena do pastor prescreveu e que ele apenas pagou uma multa.

    Você diz que eu estou pagando mico e me manda dois links: O Pai de Amor, e o Núcleo da Fé… Será que você não teria aí, por acaso, um link de uma outra agência de notícias que diga que o pastor foi realmente preso para, só depois, dizer que eu paguei mico?

    Corporativismo religioso não funciona com ateus. Nós sabemos muito bem que a ilusão de vocês só funciona se vocês se ajudarem mutuamente. Com ateu não rola.

  32. Ainda me deve o vídeo com os crentes da sua igreja “vendo” fogo espiritual hehehe.

  33. Hagnus escreveu:

    Parabéns Barros, seu site é bem humorado! Lança afirmações sem confrimar se são verídicas é dose.

    Olha só quem fala!!!! KKKKKKKKkkkkkkk

    Melhor ler isso aí acima do que ser analfabeto!

    Como você “confirmaria a veracidade” disso aqui?:

    “No princípio, criou Deus os céus e a terra”.

  34. É Barros, mas a bíblia diz que Morcego é pássaro imundo então…

  35. Pedir para Ateu usar a Aposta de Pascal é tão inutil quanto pedir pra Teista usar o raciocínio…

  36. 1° Veja um link neutro sobre o Pastor Sérgio Von Helder.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Von_Helder

    2º Não faltando com respeito, mas não to nem ai para o Bispo Macedo!
    Ele é maior de idade e sabe muito bem que tudo que Ele plantar vão colher.

    Não to aqui para defender pastores da Universal apenas achei um absurdo postar aquela mentira tosca criada por alguns católicos.
    _______________

    Tenho algumas criticas contra a IURD, postadas no álbum: A TEORIA QUE SE CONVERTE NA LÓGICA.

    Isto postei a 2 semanas atrás.
    Considero-me Imparcial.

  37. Barros

    “No princípio, criou Deus os céus e a terra”.

    É para quem acredita!

    É um registro de um livro religioso, de uma constituição religiosa.

    Não é mico afirmar que isto consta na Bíblia, que é verídico.

  38. Hagnus:

    Não é mico afirmar que isto consta na Bíblia, que é verídico.

    KKKKKKKKkkkkk

    Eu ri muito dessa!

  39. Hehehe os caras atravessam(supostamente) o Mar de Junco e falam que é o Vermelho muita verdade nisso hahaha.

  40. http://www.bibliadocetico.net/ciencia.html a ciência da Bíblia hahaha de lebres ruminantes, passando por a Terra é fixa.

  41. e amigos, parece que a coisa ta esquentando, ja que o site e de humor vou contar uma

    um certo banqueiro entra em um banco e ve aguardando na file um senhor com a biblia na mao, e diz ao seu companheiro.
    _Vou ja fazer vergonha ao crente.
    chega perto dele e pergunta
    _e ai amigo voce sabia que a ciencia provou que o homem descende do macaco. O que voce me diz sabendo que é parente do macaco.
    O crente pergunta para uma senhora que esta a sua frente.
    _ A senhor e parente de macaco.
    Ao que Ela responde.
    _Eu Nao.
    Vira para um Senhor que esta atras na fila e faz a mesma pergunta, a qual o homem responde da mesma forma
    _Eu Nao.
    O crente vira para o banqueiro e diz:
    _ Senhor parece que é só Vc que e parente deste bicho.

  42. Mais falando sério, para falar da evolução como ponto de partida para a existencia de via da na terra, temos que falar da esplosao cosmica que houve antes certo.

    me explica uma coisa por que aquelas duas cidades japoses nao sao uma beleza de evolução. ja que a explosao la foi catastrofica.

  43. ALEX,

    Santa ignorÂncia. Está falando de quê? O que tem a haver evolução de milhões de anos com as duas cidades japonesas? VocÊ fez o primeiro grau?

  44. FALANDO SERIO.
    sabe amigos acreditar ou nao na existencia de Deus e problema de cada um certo, eu particularmente acredito.

    mais independente de crer ou nao crer, eis a questao.
    e muito simples, sei que cada um tem boas intençoes, e por que nao colocarmos estas intençoes naquilo que realmente importa.
    O ser Humana, a pessoa que esta dentro de vc.
    vem as catastrofes e claro que vem, mais se somos racionais e sabemos distinguir o certo do errado, vamos usar isto a nosso favor.
    Sei que do seu lado existe pessoas que precisam de atenção para viver um pouquinho melhor
    visite os hospitais e veja a necessidade de cada ser humano presente nestas instituiçoes.
    visite os abrigos para menores e veja que eles tambem sao seres humanos.
    afinal nao estou aqui para covencer voce de que Deus existe, pois ele existe independente do meu credo.

    Estou aqui antes para lembrar a cada um de nós somos seres humanos e podemos estender as maos uns aos outros independente do que pensamos.

    as muitas guerras que ja se passaram em nossa Historia foi justamente porque sempre exite aquele que deseja provar que esta com a razao.

    Paz e algo que depende unicamente de mim e você

    fique na paz.

  45. Alex:

    “sabe amigos acreditar ou nao na existencia de Deus e problema de cada um certo, eu particularmente acredito”

    Duas coisas:

    1-O que vc quer acreditar é problema seu, agora quando as pessoas brecam projetos de lei como a legalização da união homoafetiva (vulgarmente conhecida como Casamento Gay) por causa de uma entidade imaginária descrita em um livrinho vagabundo, as crenças individuais atrapalham e muito.

    2-Se você quer acreditar em seres imaginários, beleza, mas esteja preparado para aguentar as consequencias… Afinal, dizer que deus existe e é problema meu é o equivalente de dizer “Elvis existe, esta vivo, não podemos ve-lo, mas ele existe e atua no mundo, e isso é apenas uma opinião particular”… AH, agora mudou de figura, ne?

    “as muitas guerras que ja se passaram em nossa Historia foi justamente porque sempre exite aquele que deseja provar que esta com a razao”

    Impressionante como os judaico-islamico-critãos estão sempre envolvidos com o sangue derramado… Ou se usa um deus no discurso antes da guerra…

    “Estou aqui antes para lembrar a cada um de nós somos seres humanos e podemos estender as maos uns aos outros independente do que pensamos.”

    Ótimo, estenda a sua mão para mandar um email para a bancada evangelica e peça pra eles pararem de fazer lobby contra homossexuais… Quero ver…

  46. ALEX,

    Santa ignorÂncia. Está falando de quê? O que tem a haver evolução de milhões de anos com as duas cidades japonesas? VocÊ fez o primeiro grau?[2]

  47. ALEX. MARABÁ. PARÁ., espero que você não decida ganhar a vida contando piadas, porque você vai passar fome.

    E quanto ao homem descender do macaco… meu nobre… só posso dizer que isso é tudo o que grande parte dos crentes “ACHA” que sabe sobre a Teoria da Evolução. Isso porque TUDO o que eles conhecem dela é aquela foto idiota do macaco seguido por hominídeos até chegar no homem.

  48. ALEX,
    Santa ignorÂncia. Está falando de quê? O que tem a haver evolução de milhões de anos com as duas cidades japonesas? VocÊ fez o primeiro grau?[3]

    porque a crentalhada insiste em dizer essa história do macaco-ploft-virou-gente???

    cara não custa nada estudar um pouquinho antes de fazer um coment desses… você não passaria a impressão de ser tão ignorante sobre o assunto.

    deixa um pouquinho o seu pastor de lado e vai ler um pouquinho sobre evolução e sobre esses tópicos que o seu mediador mequetrefe não quer te dizer (ou tem medo de dizer ou não sabe absolutamente nada e apenas repete o que recebe em correntes feitas no powerpoint… aahhhh o macaquinho do zoológico não tá virando gente… pq??? meldels???)… garanto que aqui mesmo no deusILUSÃO você vai ter ótimas fontes e sugestões dos leitores, fikdik.

    o crente acredita que o homem veio do barro, que a mulher veio da costela, que as plantas apareceram antes do sol, que uma cobra falava, que uma maçã abriu os olhos para o bem e o mal, que deus se sacrificou para ele mesmo poder mudar as regras que ele mesmo (redundante eu sei) havia criado, então…PORQUE VOCÊS SE TREMEM AO ESCUTAR A PALAVRA “EVOLUÇÃO”????

  49. anjo z

    nao sou contra os homossexuais, so nao acredito que seja normal pessoa que nasce com orgao sexual masculino, passando algun tempo ele dizer que e mulher

    ou nasce com orgao femenino e dizer que é homem.

    ha quando me referi as duas cidades japonesas, quis deixar claro que uma explosao nao poderia criar vida e sim destruição, como poderia entao uma explosao cosmica cousar alguma coisa boa.

    Jesus antes de expirar, disse sabiamente

    Pai Perdoa porque eles nao sabem o que fazem.

  50. http://ciencia.hsw.uol.com.br/selecao-natural.htm vamos lá é só estudar um pouco http://ciencia.hsw.uol.com.br/big-bang.htm depois nós conversamos.

  51. Ohhh e o “Senhor” também disse que morcegos são pássaros imundos, me admira um ser criador não saber a diferença de uma ave para um mamífero.

  52. ALEX, você já leu a Bíblia toda?

  53. Tá procurando mitologia de qualidade? Leia a mitologia grega. A mitologia cristã é de um mau gosto absurdo!

    São necessários anos de doutrinamento infantil (lavagem cerebral) para que um ser humano passe a ver esse lixo, esse excremento literário como algo interessante, bonito, útil e sagrado.

  54. […] uma coleção de textos de vários autores, sobre vários assuntos, compilados dentre muitos por um homem igual a mim, que teve seus motivos, ou suas ordens, para escolher uns e rejeitar […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: