O andar de baixo

Você  lembra da primeira vez que ficou sabendo da existência do Diabo? Eu lembro. Parcialmente. Foi num desenho animado. Só não sei dizer se do Pato Donald, ou do Perna Longa. O Diabo saltou para a superfície através de uma rachadura no chão. Minha cabecinha infantil fez de imediato uma associação que eu considero, hoje, bem perspicaz para um garoto bobinho e sem instrução como eu era:

Se Deus é bonzinho e mora no Céu… láááááá em cima, bem acima das nuvens, esse outro deus feio e malvado deveria (e só poderia) morar mesmo num lugar que fosse diametralmente oposto.

Bom, eu, na verdade, não pensei exatamente com essas palavras, mas o sentido foi esse.

Suponho que aqueles hominídeos dos quais descendemos, quando sob o rigoroso inverno africano, tenham ficado fascinados com os trovões e relâmpagos, com aquele aguaceiro que caía sobre suas cabeças ao relento, e atribuído tal coisa a uma criatura muito poderosa que deveria habitar algum lugar lá em cima, que era de onde vinham todas aquelas coisas. Se, algum dia, alguém fosse inventar um “negativo” desse ser, nada mais esperado que ele habitasse um lugar a 180 graus de defasagem.

Na mitologia grega, as almas das pessoas eram encaminhadas a um lugar embaixo da terra, bem longe da superfície, chamado Hades, que era governado pelo irmão mais velho de Zeus, que também se chamava Hades (Plutão, na mitologia romana). Esse reino subterrâneo contava com, digamos assim, duas divisões. A primeira, o Tártaro, para onde iam as almas das pessoas más para serem eternamente torturadas (até hoje eu não faço ideia de como uma alma possa ser torturada). A segunda, o Elísio, um lugar semelhante ao Paraíso cristão, destinado aos heróis, poetas, sacerdotes e santos, e frequentado por deuses, ninfas e musas. Se você chegasse no Hades não tendo levado uma vida de crimes, mas sem o crachá de herói, por exemplo, você nem iria para o Tártaro, nem para o Elísio. Ficaria perambulando lá por baixo mesmo, eternamente, e ninguém mexeria com você.

Pois bem. O garoto bobinho e sem instrução que eu fui conseguiu entender o que os gregos imaginaram vários milênios antes e que os cristãos reformularam muito tempo depois. (No Antigo Testamento, o Inferno ainda não existia, pois era corrente a ideia do Hades, com o Elísio sendo chamado de “Seio de Abraão”.) Mas eu era uma criança e, assim como os gregos daquele tempo, não tinha como saber que não havia nada daquilo sob os meus pés.

Será  que, hoje, como sabemos que nada disso existe embaixo da Terra, com todo o conhecimento que temos, fica, ainda, muito difícil de perceber que, diametralmente falando, o “andar de cima” também não existe? Que foi, também, inventado?

Ah, mas pra tudo dá-se um jeito! É só esquecer a estória velha, mudar alguns nomes, algumas nomenclaturas, alguns procedimentos e… pluft! Você me aparece com uma estória novinha e tem a chance de dizer que o Hades era apenas um mito, mas o “seu” Inferno é real. Por que é real? Porque não faz parte do mito grego, ora!

O “seu” Inferno, assim como o “seu” Céu, não ficam embaixo da Terra, mas num mundo espiritual. O “seu” Diabo não é parente de um deus inventado: ele é um anjo que se rebelou contra o Criador e foi expulso do Céu junto com uma tropa de anjos rebeldes, que não gostaram da companhia de Deus, ou apenas acharam o Céu muito chato. E o “seu” Paraíso não é um lugar destinado apenas às almas de heróis e poetas, mas para onde irão as almas dos que seguirem uma certa cartilha, que, por acaso, foi onde você ficou sabendo da existência de todas essas coisas.

Viu só? Nenhum Olimpo. Portanto: tudo real!

 

Anúncios

21 Respostas

  1. O mai difícil é se desvencilhar destes conceitos religiosos que foram implantados na infância com a tortura e pressão dos castigos. Então, fica armazenada na memória das crianças esta manipulação traumatizante, da qual só conseguimos nos separar pelo razão e inteligência.
    O estrago foi feito ao longo da existência humana, houve certa supressão do progresso da ciência.

    Digo aos meus filhos que “matem” seus mitos, sejam coerentes, coloquem deus, diabo, inferno, espíritos nos seus devidos lugares, que são da ficção e mitologia para melhor compreensão da vida.! Nada de terrorismo e horror, nem manipulação!

  2. Saracura, pra ser bem sincera, não entendo por que ainda se insiste em mentir às crianças, mesmo em coisas bobas como Papai Noel e Coelhinho da Páscoa.

  3. Larissa,
    Tenho um filho adolescente e não vou mentir pra ele.
    Todas estas prssões são de cunho financeiro, capitalista, afinal tudo são invenções:
    1 – comemorar o aniversário com presentes, festas;
    2 – Gastas com festa junina, páscoa;
    3 – Natal, Reveillon, Carnaval
    4- Dia dos namorados, tem que ter presente
    Penso que são todos motivados a comemorar, então a sociedade fica presa a isto. Não podemos deixar de comemorar, é uma pressão dos costumes…
    dizendo vamos gastar, não importa se não gostamos, rsrsrs…
    temos que comemorar o natal em família.
    Vejo por aí…

  4. Haha, verdade. E o pior, não só temos que comemorar o Natal em família, como também o Natal é o feriado mais hipócrita que existe, naminha opinião. Pessoas que nunca foram com a cara uma da outra se abraçando, todo mundo subitamente tendo dó de crianças de rua (que nos outros 364 ou 365 dias do ano, passam madrugadas geladas numa calçada e passam sem nem olhar, com medo), todas as fofoquinhas e boatos do serviço são perdoados,…

    Páscoa é um feriado idiota, mas pelo menos sobra muito chocolate bom em promoção nas lojas grandes depois XD

    Revellion, pelo menos, tem um propósito, comemorar a virada do ano. Daí a fazer um monte de simpatias e ter cor específica de roupa e bla bla bla já são outros 500

    Carnaval eu prefiro nem comentar.

    Dia dos namorados nem feriado é, e é idiota como a Páscoa, sem as vantagens da Páscoa.

    Festa junina é só pras escolinhas e igrejas de bairro fazerem festinha sem graça com um monte de gente estereotipando a vida no campo de maneira caricata.

    Aniversário também é justificado, mas festa, presente, essas coisas, não. Eu gosto de passar o dia com pessoas importantes, mas pensando bem não preciso dessa desculpa pra fazer isso! =P

    Hahaha nossa, acho que falei demais, e ficou totalmente off topic, desculpa Barros >.<

  5. É por estas e outras coisas que tem gente que ainda vai assistir à Paixão de Cristo. É muito mais fácil acreditar numa fantasia do que na realidade de que estamos aqui para viver por nossa conta e risco.

  6. […] O andar de baixo […]

  7. Barros

    Falas do inferno
    e falando assim de Deus
    la vais ser tua casa

  8. Cristao Com Orgulho,

    Imagine se existisse inferno, hein? Seria a melhor coisa do mundo, a ter que ficar com este deus injusto, carente, peconceituoso, perverso….rsrs

    prefiro o diabo, o monstro criado por deus para atazanar a vida de todos os ateus…

  9. Saracura,
    Não se preocupe o inferno existe…
    Já que vc escolheu servi o diabo, acho que ele não se importa em levar mais um pra sua casa….

  10. @Simonemoura,

    me prove você que o inferno existe.

    me prove que o capiroto existe.

    você consegue provar? ou fica só na ameaça?

    porque você tem tanto medo de uma coisa que nem sequer pode comprovar, medir, testar, sentir…???

    eu não estou tentando ridicularizar nenhuma afirmação sua, nem estou sendo hostil… só quero entender o que você ganhará ameaçando as pessoas e condenando-as ao seu suposto inferno… se o seu próprio livro, guia você a não julgar pois só haverá um Juiz…

    minha cara não se esqueça que a arrogância e o achismo-de-que-sabe-tudo leva geralmente a pessoa a intolerância…

    nós aqui não estamos tentando humilhar vocês teístas, nós não somos adoradores do diabo (se deus não existe, adivinha o que acontece com o diabo…), nós só não compactuamos com a arrogância sempre presente nos discursos teístas de que: acredite no MEU deus senão você tá lascado… porque necessariamente o SEU deus existe e o de TODOS os outros não??? quem te garante que você está seguindo o deus certo??? e quem te garante que existe realmente um ser vigilante, que nada faz???

  11. É Saracura…como diz aquela canção clássica do Grim Reaper: ” See you in hell my friend.”

    @Simonemoura
    Deus…diabo…é tudo farinha do mesmo saco.
    Dois inúteis que estão duelando a milênios pra ver quem é o bonzão do universo.

  12. Doug,

    porque necessariamente o SEU deus existe e o de TODOS os outros não??? quem te garante que você está seguindo o deus certo??? e quem te garante que existe realmente um ser vigilante, que nada faz???

    Em …… Deus: aprecie com modração tem sua resposta a respeito da existencia do meu Criador…

  13. @Simonemoura,

    me prove você que o inferno existe.
    MT 10,28.
    O céu e o inferno MT13 ,44:50
    me prove que o capiroto existe.
    Leia o apocalipse capítulo 20 todinho.
    você consegue provar? ou fica só na ameaça?
    Provei, se não consegue acreditar ou não quer, ai já é com você!

    Agora lhes dou o capítulo 21 e 22 de apocalipse, não apenas para @simonemoura, mas para todos meditarem na palavra verdadeira… porque não saiu de homens, mas sim de Deus…

    porque você tem tanto medo de uma coisa que nem sequer pode comprovar, medir, testar, sentir…???
    Não tenho medo de satanás, nem de medo algum. Temo somente ao meu Deus. Porque esse pode me matar eternamente.
    A humanidade comprovou, ele veio ao mundo, morreu, ressuscitou e vive para sempre…
    Agora todos nós temos o livre arbítrio de segui-lo, não acreditar em seu poder e em sua verdade ou odiá-lo!
    Escolham uma das tres e que seja a escolha certa!
    A paz e o amor estejam com todos!
    Assim seja!

  14. Hahaha o mesmo livro que disse que essas coisas brevemente aconteceriam hahaha só pra lembrar o 666 significa Nero que perseguia os cristãos e marca já era usada na época , o povo hoje em dia vive inventando desculpa pra manter esse mito morto vivo.

  15. você quer me provar com a bíblia???

    e você acha mesmo que eu nunca li???

    você acreditam que a bíblia é a verdade porque……ELA diz que é a verdade… isso não seria um ciclo meio infantil?

    tente de novo.

  16. O 666 significa muita coisa ok!
    Tipo!
    FOX = 666
    XXX = é igual a 666 !
    Curiosidade: Esta tambem nos filmes porn! X significa morte! Caveira e osso em X !
    Na Europa tem muito disso em cemiterio…
    Eu disse com a Bíblia, se não acreditas tudo bem! Continue acreditando no que acha melhor pra você!

    Quanto ao 666 isso está para acontecer, e pelas profecias que já aconteceram, creio que será breve!
    Meio infantil é eu não acreditar em nada! Ser um cético. Que não consegue ver alem daqueles míseros centímetros dos seus olhos… Sei que lê! Mas tenho certeza que não a interpreta direito…muito menos a intende! Ela não passa de um livro comum como os outros nas mãos de vocês!
    Já provei! Não tenho nada pra falar mais, porque não vale apena discutir com pessoas que dizem não! E sempre é não! Mesmo que seja o sim!
    Fiquem com Deus…

  17. Hahaha só porque eu sei que a lenda do Dilúvio é inspirada nessa http://pt.wikipedia.org/wiki/Epopeia_de_Gilgamesh eu sou infantil ? hahaha.

  18. […] O ANDAR DE BAIXO […]

  19. Impressionante!Sempre tem um cristão querendo nos evangelizar.Oh povinho chato!!!Me irrita quando essa gente resolve mencionar a bíblia como prova de algo,ou quando acham que agente não sabe do que se trata!Sendo que os verdadeiros ateus sabem a bíblia de cor e salteado!Na verdade,muitos virarão ateus depois de ler a bíblia!Como eu!!!
    “As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e que elas vão para o céu de certa forma me deixam feliz por não estarmos indo para o mesmo lugar.”Martin Terman .kkkkk
    Se realmente houver um inferno,com certeza é pra lá que eu quero ir!

  20. Barros

    Encontrando pérolas no purgatório.

    Oops o ambiente aqui está bem melhor e o papo gostoso de se levar, alto nível. Acho que vou retroceder e ler seus textos, este aqui em 2009 tão bom como seus outros como muito argumento de grande valor, como sempre hein Barros?

    Eu também não faço ideia de como uma alma possa ser torturada.

  21. Eu gosto muito dessa série sobre o Inferno. E aquela outra sobre a Vida Eterna.

    Por isso que vez em quando eu republico meus textos: acho alguns bem interessantes e gosto de ler de novo.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: