Inimigo meu


mosaico século VI

mosaico século VI

Você  nunca viu um anjo. Nem nunca viu um demônio. Por isso, se eu perguntar a você como você imagina que seja um anjo, ou um demônio, muito provavelmente, você irá buscar na memória algumas imagens desses seres que você guardou vendo filmes, desenhos, estátuas, pinturas, ou no que leu a respeito deles. O interessante é que as pessoas que fizeram essas coisas, esses livros, estátuas, etc., de onde você tiraria sua ideia de anjo ou demônio, também não viram nem um nem outro. Eles eram artistas fazendo a representação física de uma ideia, não eram videntes ou sensitivos.

Eu andei vendo algumas fotos dessas criaturas e descobri um padrão. Geralmente, os anjos têm asas branquinhas feitas de penas, que lembram as asas de um pombo; os demônios, assim como o próprio Satã, têm asas negras feitas de pele, como as dos morcegos. Outra coisa é que os anjos sempre aparecem enfrentando os demônios com algum tipo de arma: uma espada, uma lança, um cavalo (que também é arma de guerra). Os demônios aparecem desarmados: nada além de um par de chifres. Uma luta bem desleal.

Quanto às armas, não posso falar nada, mas acho que aqueles artistas nunca tenham sido perguntados sobre como os demônios adquiriram suas asas de morcego, uma vez que eles eram, originalmente, anjos com asinhas de pombo.

Encontrei a imagem acima na revista BBC História n° 5 — Cristianismo: a verdade sobre a vida de Jesus e os mais turbulentos capítulos da história cristã. É um mosaico bizantino do século seis que mostra Satanás como um anjo azul (à direita na foto) ao lado de Cristo. A obra é uma representação simbólica do Juízo Final: Jesus está sendo ajudado a separar alguns cabritos do meio de umas tantas ovelhas. Obviamente, uma alusão ao dia em que os que forem salvos serão apartados dos ímpios.

Essa função de “dedo duro” (Diabo vem do grego ‘diabolus‘, “acusador”) está bem longe da de um monstro que toma conta de um local de tortura.

A revista explica por que a visão que temos, hoje, de Satanás é tão diferente, uma vez que ele é apontado como o “principal instigador de toda sorte de perversidade — inclusive o apetite sexual”. Os motivos são bem interessantes.

No ano de 1047, por exemplo, o Sínodo de Roma exigiu o celibato clerical. Isso significava que os padres se privariam de levar a vida de um homem normal que eram e, ainda, teriam que fingir que estava tudo bem. Quando descobria-se que um padre estava tendo relações sexuais com alguma mulher, o sacerdote podia atribuir o ocorrido aos poderes satânicos da infeliz que o seduziu. Ele saía ileso do caso e a beldade era queimada viva como bruxa. Não se falava em pedofilia, mas como, ainda hoje, a igreja Católica acoberta seus criminosos, não é difícil de imaginar que não fizesse o mesmo naquela época em que ela era muito mais poderosa e imune a críticas.

Um outro motivo é comparado ao que ocorreu com os Estados Unidos depois dos ataques às torres gêmeas: “qualquer campanha para fortalecer a coesão de um povo pode se beneficiar da noção de que existe uma ampla conspiração contrária”. No caso da Europa Ocidental do século dez, séculos depois daquela arte bizantina que abriu esse texto, essa conspiração era representada pelos exércitos invasores de povos não cristãos, que a haviam assolado por quase um milênio. Os cristãos europeus passaram a se sentir mais fortalecidos porque acreditavam que estavam todos combatendo um mesmo mal, um inimigo comum: o Inimigo.

A Igreja percebeu que essa visão surtiu um efeito bastante positivo e, desde então, com o seu patrocínio, a figura de Satanás passou a ser muito mais comum nas artes, sendo representada de várias e várias formas, mas nunca mais ninguém se lembrou de pintá-lo como um anjo azul.

BBC História 5

Anúncios

20 Respostas

  1. Barros seu ridículo n tem nada disso na BÍBLIA. Vc tá bebendo agua da privada é?

  2. Anônimo,

    A bíblia é um livro de “idiotices” bizarras…Machista…prega a intolerância…se ler em provérbios falando da milher!!!! vai ver….

    e alguém se baseia na Bíblia, ou é louco ou acredita em bobagens, contraditórias. Deus mata, esfola, assassina crianças, manda praga, aceita passivamente a existência do satanás….muita coisa

    Se você lesse a bíblia veria as incongruências que existem…..que os pastores sempre acabam modificando a compreensão pra te enganar!

  3. e barros e a primeira ves citada na biblia foi sathan que quer diser adversario

  4. Ei, michel henriq, você saberia dizer o livro, capítulo e versículo? Eu queria guardar essa informação, porque é importante. Eu havia esquecido de procurar essa “primeira aparição”. Valeu pela lembrança.

  5. n sei direito
    mais, mais informação
    http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL779402-9982,00-DEMONIO+COMECOU+CARREIRA+COMO+AGENTE+SECRETO+DE+DEUS+DIZ+PESQUISADOR.html

  6. se for em Jó que começa é no Jó 1:6

  7. mais que eu vi a primera ves citada a palavra sathan foi em
    Números 22:22

  8. Achei interessante, principalmente a prte da metamorfose das asas… realmente, nunca havia parado para pensar em tal coisa.

  9. Gente, obrigado pelos comentários e pelas dicas. Vou checar sim.

    E Fernanda, não tô bebendo água da privada não, bem. E pode se identificar: eu sei quando é você… KKKKkkkkk

  10. Aí me vem o pensamento de que nas religiões onde santos são cultuados, a existência de Deus é cada vez mais dismistificada, porquê se tivessemos um Deus, para quê criar-se santos e seus dias comemorativos. Nunca ouvi de qualquer religião que hoje é feriado pelo dia de DEUS, pois só existem feriados para os santos. Seria os santos mais importantes do que Deus, ou seria uma forma de vender a religião para os fiéis se tornarem clientes fidelizados. Ou seja, as próprias igrejas se esquecem de comermorar o dia daquele a quem tentam provar sua existência como ser supremo, dando mais evidencia para os santos que elas mesmas criaram. Nunca assisti nenhum cerimonial de entrega do certificado de santo, onde Deus estivesse presente para aprovar a santificação.

  11. É, rapaz… tudo balela. O que não entendo é como as pessoas não veem isso. Aliás: entendo sim. É que elas não pensam a respeito…

  12. […] Inimigo meu   […]

  13. […] esqueça disso também, porque vai ser muito importante. E, se você leu meus textos iniciais sobre esse assunto, deve estar se perguntando, até hoje, como é que os demônios ganharam asas de morcego e ficaram […]

  14. seu viadinhos, eu estou avisando só pra que voces já comece a perder o sono dagora por diante por que o meu pastor disse que vai entrar em contato com um pastor que ele conhece em S. Paulo para levar ao conhecimento do pastor Valdomiro essas estupidez que voces escrevem aqui e que estao difamando o nome dele pastor Valdomiro e da minha Igreja e estão atentando contra do direito sagrado de se ter religião no Brasil. Meu pastor disse que voces serao intimados a responder por isso judicialmente e poderão até ser presos por isso. Como eu diss antes pode começar a se preocupar

  15. Atenção.

    Poxa, que legal….eu tb conheço um kra que tem um tio, onde o sobrinho dele que mora em SP disse que esse é um país LAICO!
    Procure pesquisar a respeito…bons sonhos!!

  16. Hahaha se for assim eu mando prender os Mormons por não respeitar a minha “falta de religião” que batem na minha porta , e todo crente com panfleto que tenta me empurrar Jesus.

  17. UÉ SR.ATENÇÃO

    Me responda uma coisa : Voces crentes não vivem falando que Deus faz e acontece que é isto e aquilo e agora vem ameaçar com processo ?! cade seu deus pitbull que voce manda pegar ele pega?
    Não precisa processar não manda teu deus se defender sozinho ! to quase acreditando nos ateus que Deus é coisa da nossa mente mesm o.
    Se Deus precisa ser defendido num tribunal de homens eu falo desde já teu pastor Valdomiro é uma farsa e teu deus tb.

  18. Olha, o meu pai tem um parente que é amigo de um soldado que mora em frente à casa de um vereador, portanto, eu tenho as costas quentes… Pode me processar que eu me safo.

    E o pior que pode acontecer é eu ficar famoso!!! KKKKkkkk Isso eu não quero!!

  19. […] esqueça disso também, porque vai ser muito importante. E, se você leu meus textos iniciais sobre esse assunto, deve estar se perguntando, até hoje, como é que os demônios ganharam asas de morcego e ficaram […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: