Quando os deuses se cansam – parte 1

As pessoas acreditam em Deus porque querem achar que há um plano, um propósito para as suas vidas, traçado por um ser divino que as protege de possíveis perigos, que as direciona, incentiva e inspira, de forma que possam cumprir o tal plano. As pessoas acreditam em Deus pelo conforto que lhes proporciona a ideia de que ele atende seus pedidos de ajuda para problemas, e de socorro para ameaças (agendadas ou iminentes, reais ou imaginárias); e, principalmente, acho eu, porque não querem admitir que, após a morte (em termos de “consciência), voltarão para o mesmo lugar de onde vieram: o nada.

A ideia de Deus, ou de um determinado deus, atende a esses anseios “divinamente” bem na cabeça das pessoas; por isso, sendo esses motivos para crer presumivelmente compartilhados por todo ser humano, essa ideia sempre esteve vinculada a toda e qualquer sociedade que existe, ou que já existiu, em todos os lugares da Terra. Muitos teístas chamam a isso de evidência, como se o fato de todas as sociedades acreditarem em deuses, fosse prova mais que suficiente de que haja, realmente, um deus.

Mas demos à questão a reflexão que merece:

Se isso, realmente, for tido como uma “prova”, há de se querer saber: “Qual deus existe?” E aí, cada sociedade vai responder: “O meu”. Há quem se saia dessa dizendo que Deus é um só, com seus vários nomes e formas para cada diferente sociedade. Será? Não pareceria, então, infundado todo o ciúme de outros deuses que o Deus cristão sempre deixou claro na Bíblia? E se houvesse mesmo tantos deuses quanto as sociedades querem crer, seria possível ir para o Inferno de um e para o Céu de outro ao mesmo tempo?

Vê-se, assim, que essa “evidência” não é prova de que Deus existe. No máximo, consegue provar que existe uma necessidade humana de acreditar em um.


Parte 2Parte 3Parte 4Parte 5Parte final


Anúncios

9 Respostas

  1. Mais Barros, raciocina querido, se vc mesmo diz q isso prova q existe a necessidade humana de acreditar em Deus é pq Deus existe, senão as pessoas não acreditariam nele.

    Affffffff

  2. Menina, faz de conta que eu tenho 6 anos de idade e me explica de novo.

  3. Anônimo

    Quero entender o que quer dizer também..

    A necessidade de acreditar? quem disse? existe porque imputaram uma necessidade? As pessoas acreditam nele, então deus existe? Então se eu acredito que a Terra é quadrada, então ela o é?

    tá ficando complicado isso!!!

  4. Gente, não podemos acreditar em uma coisa simplesmente por que todos acreditam. Mas de outro modo, ela passa a existir se acreditarmos nela. “Deuses são como sonhos, eles desaparecem quando deixamos de acreditar neles”.

  5. Filosophia,

    gostei da clareza com que trata o tema. Simples, esclarecedor, de fácil compreensão. Se existem pessoas que desejam continuar na “manada” das idiotices, que fiquem. Mas não provem o que não podem!

  6. ”NECESSIDADE HUMANA” …
    APENAS ISSO. E NÃO QUANDO ISSO, OUTRO TIPO DE NECESSIDADE MAIS GRAVE E PROVAVELMENTE , ANTI ÉTICA!

  7. ”Castelos do Subconsciente”
    Se tu saires, eles irão Construir !!!
    …VIAJANDO ATRAVES DO CONSCIENTE COLETIVO.

  8. VC É´LINDO

  9. […] Quando os deuses se cansam […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: