O Deus que não estava lá – parte 1

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também.”

(Salmos, 139: 7, 8)

paisagem

Deus é onipresente: está, o tempo todo, em toda parte. Ele deve, então, estar na foto acima. Obrigatoriamente. Olhe de novo. Com calma.

Você não me disse onde Deus está na foto, mas eu sei que você o vê. Talvez você só tenha se ofendido com a minha brincadeira do “Onde está Wally?”. Talvez você não tenha achado conveniente o teste que propus; talvez não queira colaborar com um ateu que parece estar querendo caçoar da sua fé. Ou talvez você só não saiba expressar em palavras que o vê, nem consiga explicar como o vê, nem por quê. Eu entendo. Mas acho que poderia ser algo assim:

“Eu vejo Deus em cada pixel dessa foto digital. Deus não só está em cada coisa, como Ele “é” cada coisa. Deus está na nuvem branca, na grama verde, na terra marrom-avermelhado, no céu azul… Veja essa beleza. Veja essa perfeição. Esse equilíbrio. Essas cores. O mundo parece uma pintura feita por mãos habilidosas. Sem Deus nada disso nem mesmo existiria. Você me pergunta onde Ele está? Eu te respondo: Ele está em tudo.”

Você concordaria comigo que, se viesse de um crente, essa seria uma resposta, pelo menos, aceitável? Provavelmente, não é? Mas dizer que Deus está em tudo é apenas retórica; não tem nada a ver com a realidade. O Deus onipresente não aparece na foto porque ele não está mesmo lá. Dizer o contrário não muda isso.

Sim, mas os átomos de nitrogênio também não aparecem na foto e, ainda assim, estão lá.” É mesmo. Só que os átomos de nitrogênio não escreveram um livro dizendo que se parecem comigo (ou, antes, que eu me pareço com eles), nem que fizeram todo o universo em 6 dias, nem que podem interferir na minha vida, ou me recompensando ou punindo. Eu não estou interessado nos átomos de nitrogênio. Eu estou interessado em ver um Deus que as pessoas dizem que está em todos os lugares, mas que é como se não estivesse.

E ele não está lá porque é uma ilusão, como as cores. Uma nuvem não é branca. A grama não é verde. O céu não é azul. Assim como as cores não existem, Deus não existe. É preciso um cérebro para interpretar diferentes comprimentos de ondas de luz como sendo cores diferentes; mas as cores mesmo não fazem parte das coisas. Mas se, ao longo da sua vida, para onde você olha, você vê cores, isso lhe “imprime” no cérebro a ilusão de que as cores existem, e você vai acabar se convencendo de que o céu “é” azul, quando não é. Até mesmo o próprio céu, que se nos apresenta como “algo”, na verdade, não é absolutamente nada. O nosso cérebro é facilmente iludido pelos nossos olhos e, muitas vezes, vê o que nós pensamos que vemos ou queremos ver.

É preciso um cérebro humano para “ver” Deus. É por isso que ele é onipresente: ele vai estar sempre onde você estiver; você vai vê-lo onde quer que olhe, mas não porque ele esteja lá, e sim porque você está.

Deus está por trás dos seus olhos, dentro da sua cabeça. Por isso ele não aparece na foto.


Parte 2 –  Parte final

Anúncios

18 Respostas

  1. É ;quem postou anteriormente com desdém não esperava por essa. Foi um tapa com luva de pelica.

  2. Barros, não me leve a mal mais uma vez, mas cada vez que o leio a escrever sobre Deus e religião, vejo muita incongruência, perdoa-me mas eu não consigo resistir ao facto de comentar, se porém era esse o objectivo, garanto que tem sucesso!

    1 – Deus não está limitado no tempo nem no espaço, ele nem existe no tempo e espaço, por isso, dizer que está o tempo todo em toda a parte é só uma maneira humana de expressar Deus, que nos transcende.

    2 – A resposta de Deus estar em tudo o que existe não é verdadeira segundo a Bíblia, essa visão deriva das religiões panteístas. Nós Cristãos não acreditamos que Deus esteja em tudo, Ele criou tudo e é transcendente a tudo.

    3 – O facto de sermos à semelhança de Deus não significa que Deus tenha corpo e que esse corpo seja como o nosso. A nossa semelhança em relação a Deus deriva muito mais do nosso interior.

    4 – A Bíblia diz que Deus é Espírito(João 4:24), e também que nunca ninguém viu a Deus(1 João 4:12). Por isso a minha brincadeira do fotógrafo. Nós só vemos os efeitos de Deus e se olhar para a minha vida poderá ver alguns, e, lhe garanto que olhando para si eu também vejo alguns (e bons!).

    5 – Se quer ver Deus terá de ver Jesus Cristo, a Bíblia diz que Jesus revela Deus. E como podemos ver Jesus uma vez que ele já ressuscitou? olhe para o seu corpo que é a Igreja cheia de falhas e erros mas nela é revelada a graça de Deus, é a única maneira de ver Deus enquanto humano.
    Não, não se vê a olhar para uma paisagem, mas se tentar olhar alguns cristãos que tenham experimentado a graça de Jesus você pode ter um vislumbre de Deus que o elvará a exercitar os seus “olhos espirituais”

    6 – Ah, meu colega, se por acaso pensares que te quero converter ao Cristianismo, isso é simplesmente aparente, só quero dar-te uma visão mais clara naquilo que eu puder ajudar, tudo o resto são decisões pessoais.

  3. Mas, Catarrov, eu espero que as pessoas não pensem isso, pois dar tapa com luva de pelica era o costume para quando se desafiava alguém para um duelo. Eu não pretendo duelar com ninguém: eu iria ser vencido pelo cansaço.

    Natenine: como você deve ter notado, essa foi só a parte 1: vem mais por aí. Mas, por ora:

    1) o Deus cristão é entendido como sendo onisciente, onipotente e onipresente. Se a Bíblia não diz exatamente isso, não é culpa minha, mas é assim que seus servos o entendem.

    2) Gênesis, 1:26, “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Idem ao anterior: o crente comum não entende exatamente como você. Para ele, o homem é “fisicamente” semelhante a Deus. Basta ver a arte religiosa; há inúmeras pinturas retratando Deus como um velhinho barbudo e bem nutrido.

    2) a Bíblia diz que Deus não pode ser visto? Que estranho:

    Gênesis 18:1 Deus apareceu a Abraão.
    Gênesis 32:24-30 Jacó (Israel) viu e lutou com Deus.
    Êxodo 24:9-11 Moisés e 73 anciãos viram Deus.
    Êxodo 33:11 Deus falou com Moisés cara a cara.
    Êxodo 33:22-23 Deus permitiu que Moisés visse suas “partes de trás”.
    Deuteronômio 34:10 Deus falou com Moisés cara a cara.
    Isaías 6:1-13 Isaías postou-se diante de Deus e o viu.
    Ezequiel 1:27-28 Ezequiel descreve Deus em detalhes.
    Amós 7:7 Amós viu Deus.

  4. Com certeza esperarei pelas outras.

    1 e 2, a quantidade de pessoas certas ou erradas nada tem a ver com a verdade. Depois os desenhos religiosos remontam à tradição católica, note que eu sou um filho da reforma protestante. De facto a Bíblia dá a entender todos esses conceitos de “omni” devem porem ser entendidos, no meu blog já falei algo acerca deles.

    3 – A Bíblia diz isso mesmo e ninguém jamais viu Deus realmente como Ele é, Deus:

    Génesis 18:1 (leia também o 2) fala de três homens, foi uma forma de Deus aparecer mas como se pode perceber essa não é a sua forma. Portanto Abraão não viu Deus como Ele é (e o como Ele é não é um escape, é a esperança dos Cristãos – 1Jo 3:2)

    Gênesis 32:24 – leia atentamente (lutou com um varão) não Deus na sua forma, pensa-se inclusivamente que este varão era o próprio Jesus.

    Moisés – Êxodo 33:20 – “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.” Deus disse a Moisés que não poderia ver a sua face, mais uma vez, como Deus é na sua plenitude ninguém o pode ver.

    Isaías teve um visão (mas não teve na presença real de Deus, Ele realmente viu o Senhor, mas reitero, não como Ele é, ele teve uma visão (esta é a minha concepção posso até estar errado)

    Ezequiel 1:28 – “Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor” a semelhança, mais uma vez não Deus na sua plenitude. Ainda, Ezequiel teve uma visão não a visão directa de Deus.

    Amós também esteve diante de uma visão.

    E explico que visão é diferente de ver na realidade, se ler com atenção a visão de ezequiel vai ler de quatro criaturas semelhantes a homem com cabeça de animal que se moviam juntos, a de Isaías viu Deus assentado no trono, amós viu o senhor sobre um muro com um fio de prumo na mão.

    Espero ter esclarecido algo

  5. Caramba, interessante como conseguem espremer uma laranja e conseguir uma limonada.

  6. Deus é invisível ao olho humano, Barros, se Ele quisesse Se mostrar Ele Se mostraria. Se as pessoas não O vêem é que Ele quer assim. Se nós O víssemos não precisariamos ter fé Nele pois Ele já estaria lá pra todos mundo verem. Nós só O percebemos pelas Suas ações, pelas interseções na nossa vida quando pedimos em oração para que Ele seja por nós. Mas para isso é preciso crer Nele primeiro e segui-Lo na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

  7. deus é uma espécie de mágico, que não aparece, nem faz nada, só na mente dos crentes….um fantasma que pode arrancar tua pele, barros, segundo os crentes! Agora, não vai dizer quando, nem se sabe se fará….talvez leve um bilhão de anos….e quando morrer, deus….ele é meio zangado, ruim…

    Se você levar uma “topada”,pronto foi deus….Se você ganhar na loteria sozinho, ele permitiu….mas experimenta ganhar, sem preencher o cartão da loteria, que nunca vai ganhar…ele só faz milagre com a mão humana….ele não sabe usar a força..

    resumindo:. deus só existe pra quem acredita!!!

    nem precisa temer, afinal, nunca vi ninguém morrer de causas “divinas”, ou subir aos céus em carro de fogo! essas coisas ridículas vêm de um livro de historinhas escrito por uns caras, ninguem sabe, que contou umas lendas…..

  8. […] maio último, eu escrevi uma série de três textos com esse mesmo título: O Deus que não estava lá. Nos comentários, o leitor Spy disponibilizou um link para se fazer o download desse documentário […]

  9. […] eu mencionei em  O Deus que não estava lá, a barbárie que me inspirou a escrever aquela série de textos se repetiu. E  me inspirou, […]

  10. […] Onde está Deus? (ninguém viu Deus, diga-se de passagem) não continuaram a leitura da série em O Deus que não estava lá, na qual eu dou a resposta. Daí, resolvi fazer essa […]

  11. ” Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” lucas23:34

  12. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12

  13. E ele também ensinou que doenças são demônios , para não amar muito os seus pais , e disse que voltava em uma geração.Jesus não tem muita moral aqui não rapaz, talvez quando ele foi Horus hehehe.

  14. Volto a dizer, a Bíblia diz: “Sem Fé é impossível agradar a Deus”.
    Não há evidências concretas de que Deus não existe, não há evidências concretas (exceto para quem tem Fé) de que Deus exista, apenas pensamentos, sabedorias tolas e tudo o mais.
    Eu sei que Deus existe, em minha vida Ele é real tanto quanto o resto que meus olhos vêem.

    Volto a dizer, as profecias bíblicas revelam a veracidade da palavra de Deus, vocês querem que Deus se revele pelos princípios de VOCES (ateus), mas Deus tem os princípios dEle e portanto se voces querem que Ele se mostre, se revele, tentem pelos princípios dEle ou vão ficar a vida toda discutindo nesse blog e perdendo o que tem de melhor na vida, encontrar Jesus e viver com Ele.

    Em defesa da Fé e com amor,
    Guilherme

  15. Guilherme,

    O crente usa a fé apenas por não poder provar nada sem esta forma enganadora!

    Se me propõe acreditar em algo pela “fé”, isto pressupõe que os usuários de “LSD”, estão corretos em afirmar que têm visões. Os usuários do “santo Daime”, vão pra outro mundo espiritual. Pela fé simples, os espíritas recebem “entidades” do outro mundo.

    A fé leva à ignorância absoluta!Até o momento não se tem nenhuma evidência da existência de um ser todo poderoso que comande o universo…este apenas está aqui livre de interferências “divinas”, sejam estas do seu deus, ou dos milhões de outros que criaram

    Pela fé dos indianos Ganesh é poderoso. Vixnu é o máximo e Shiva tem poder! Em Qual dessa “fé” devo crer ???? Afinal não parece ser a mesma sua.

  16. Hahaha não existem provas ?
    Conhece algo chamado petróleo ?
    Sabe do que ele é feito né ?
    Hahaha agora me explique como isso é possivel em 6000 anos ?
    Você é cristão certo ?
    Então é essa a idade do mundo pela sua fé, mas existem religiões que alegam ter 10 mil anos hahaha.

  17. Aqui mais falsas profecias bíblicas http://www.bibliadocetico.net/profeci1.html .

  18. […] O Deus que não estava lá […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: