Deus é uma droga

Minha tradução do artigo de Richard Dawkins que abre o livro “Everything you know about God is wrong”:

Richard Dawkins

Richard Dawkins

GERIN OIL (ou Geriniol*, seu nome científico) é uma droga poderosa que atua diretamente no sistema nervoso central e produz uma gama de sintomas, frequentemente de natureza antissocial e de autoflagelo. Pode modificar permanentemente o cérebro da criança para produzir desordens no indivíduo, quando adulto, incluindo perigosos delírios, que são difíceis de tratar. Os quatro voos condenados de 11 de setembro foram efeitos do Gerin Oil: todos os 19 sequestradores estavam completamente drogados. Historicamente, o Gerinoilismo foi o responsável por atrocidades como a caça às bruxas de Salem e os massacres dos povos nativos da América do Sul pelos conquistadores. O Gerin Oil foi o causador da maioria das guerras europeias na Idade Média e, mais recentemente, da carnificina que reina entre membros do subcontinente Indiano e, também, na Irlanda.

Intoxicação com Gerin Oil pode levar indivíduos, previamente sãos, a fugir de uma vida plenamente normal e realizada para se inserir em comunidades fechadas de drogados assumidos. Essas comunidades são, usualmente, restritas a um dos sexos e vigorosamente, quando não obssessivamente, proíbem atividade sexual. De fato, essa tendência à proibição sexual emerge como um tema sombriamente comum na colorida variedade da sintomatologia do Gerin Oil, que não reduz a libido por si só, mas frequentemente leva à preocupação em reduzir o prazer sexual nos outros. Um exemplo atual é a lascívia com que muitos “usuários” condenam o homossexualismo.

Como acontece com outras drogas, Gerin Oil refinado e em baixas doses é bem inócuo e pode servir até como lubrificante em ocasiões sociais como casamentos, funerais e cerimônias de Estado. Especialistas divergem sobre se tal uso, embora não prejudicial, seria ou não um fator de risco, visto que pode levar as pessoas a aumentar seu consumo ou partir para formas mais viciantes da droga.

Doses moderadas de Gerin Oil, embora não perigosas por si, podem distorcer a percepção da realidade. Crenças sem nenhuma fundamentação ficam — através do efeito da droga no sistema nervoso central — imunes a evidências do mundo real. Os drogados podem ser ouvidos falando com o vento ou murmurando coisas para eles mesmos, aparentemente convencidos de que os seus desejos, quando assim expressos, tornar-se-ão reais, mesmo à custa do bem-estar de outras pessoas e de leve violação das leis da física. Essa desordem de falar para si vem sempre acompanhada de tiques estranhos e gestos de mãos, movimentação frenética (tal como a de balançar a cabeça repetidamente em frente a um muro), ou “Síndrome Obssessiva Compulsiva de Orientação” (SOCO: se virar para o leste cinco vezes ao dia).

Gerin Oil em doses elevadas se torna um alucinógeno. Os mais viciados podem ouvir vozes dentro de suas cabeças ou experimentar ilusões visuais que lhes parecem tão reais que eles frequentemente conseguem persuadir outros de que elas são mesmo verdadeiras. Um indivíduo que reporte ilusões de alto grau de forma convincente acaba sendo venerado, até mesmo seguido, como um líder, por outros que não obtiveram tanto êxito. Essa patologia de “seguidor” pode durar até mesmo após a morte do líder e se expandir para uma bizarrice psicodélica, tal como fantasias canibalísticas de “beber o sangue e comer a carne” dele.

Abuso crônico de Geriniol pode levar a péssimas “viagens” em que o usuário pode sofrer ilusões terríveis, incluindo o medo de ser torturado, não no mundo real, mas num mundo fantasioso após a morte. Essas “viagens” estão intimamente ligadas a uma cultura mórbida de punição, que é uma característica dessa droga, bem como o excessivo medo da sexualidade já notado. A cultura de punição fomentada pelo Gerin Oil vai do autoflagelo ao apedrejamento (especialmente adúlteras e vítimas de estupro), amputação de uma mão, até à sinistra punição de terceiros, ou crucificação, em que se executa um indivíduo pelos pecados de outros.

Você poderia pensar que uma substância tão potencialmente perigosa e viciante assim iria encabeçar a lista de drogas proibidas, com punições exemplares para coibir seu uso. Mas não, ela é prontamente obtida em qualquer lugar do mundo, e você nem mesmo precisa de uma receita. Traficantes profissionais são numerosos e organizados em cartéis hierarquizados, negociando abertamente nas ruas e esquinas e em prédios construídos para esse fim. Alguns desses cartéis são adeptos de pegar dinheiro de pessoas pobres desesperadas por alimentar seu vício. “Padrinhos” ocupam posições influentes em altos postos, têm a atenção de reis, presidentes e primeiros-ministros. Os governantes não apenas fazem vista grossa para o negócio, como eles lhe garantem isenção de impostos. Pior, eles financiam escolas fundadas com o propósito específico de tornar crianças viciadas.

Eu fui levado a escrever esse artigo pelo rosto sorridente de um homem feliz em Bali. Ele estava saudando, estaticamente, sua sentença de morte pelo brutal assassinato de um grande número de pessoas inocentes que trabalhavam num feriado: pessoas que ele nunca havia visto antes e contra as quais não tinha nenhuma rixa pessoal. Alguns no tribunal ficaram chocados com essa falta de remorso. Muito longe de remorso, sua resposta foi de contentamento: ele socou o ar, delirante de júbilo com a ideia de que iria se tornar um “mártir”, para usar a expressão do seu grupo de viciados. Não se engane, aquele sorriso beato, aguardando com imensa alegria o esquadrão de fuzilamento, era o sorriso de um drogado. Aqui, temos o arquétipo do usuário extremo, drogado com Gerin Oil pesado, em estado bruto de pureza e de alta octanagem.

Qualquer que seja sua visão das teorias de vingança e intimidação sobre a pena de morte, deveria ser óbvio que esse caso é especial. O martírio é uma estranha vingança contra aqueles que o aplicam e, muito longe de desencorajá-lo, só recruta mais mártires do que consegue matar. O ponto importante é que o problema não surgiria em primeiro lugar se as crianças fossem protegidas de serem viciadas numa droga com esses péssimos prognósticos para as suas mentes adultas.

* “Gerin Oil” e “Geriniol” são anagramas de “religion” (religião), uma alusão à palavra inglesa “geraniol”, uma substância química presente em alguns óleos florais muito usada em perfumaria. [Essa nota não acompanha o texto original em inglês.]

clique para ler o texto original

Anúncios

33 Respostas

  1. Cara,
    curti pra caralho esse texto

  2. Crianças cuidado com o Gerin Oil, a nova droga no mercado, vendida como Religião…perigosíssima!

    divulguem

  3. Não é Deus que é uma droga !! mas sim a religião ! elas moldaram uma droga de deus.

  4. olhaa ‘Adamantina’ dando as caras. Fui uma vez pra esse vilarejo, e foi pra nunk mais voltar… Dizem que ‘Ada’ significa “ânus” em tupiguarani, e “mantina’ sigf “do mundo”, então já sabem o que significa o nome da cidade.

  5. VIRAM ISSO?? o Blog Pombo Sem Asa vai dar Iphone pros seus visitantes.. olhem ai no link pra saber como participar…

    Olhem aí: http://pombosemasa.wordpress.com/2009/08/10/promocao-concorra-a-um-iphone/#comment-2317

    Abraço galera

  6. O homem quando se afasta de Deus se sente uma droga. Deus sem o homem é Deus, mas o homem sem Deus não é nada.

  7. Preferi nem ler até o final,
    Não sou religioso, mas também não acho justo colocar a culpa de todos esses problemas em Deus,
    o real problema está na idealização da religião acima de tudo
    criado pelos próprios fiéis, passando por cima dos atos humanitários sem no minimo ter o “sentimento de culpa” que qualquer pessoa normal teria, pois, na mente dessas pessoas há a certeza de que sempre serão “salvos e perdoados” pelos atos em nome de seu Deus….
    Apesar de tudo, acredito que há um Deus que de alguma maneira tenta nos proteger da maneira que for possivel,
    os humanos é que são seres naturalmente idiotas mesmo…

    Que fique bem claro que essa é a minha opinião, vivemos numa democracia (mesmo que não pareça),
    então, podem criticar, desde que as criticas sejam construtivas!

    Obrigado

  8. Eder Brasil

    Bom colocar sua contribuição.É importante.

    Na verdade queremos algo que prove a existência de deus, coisa que não até agora….a existÊncia dele, quando diz que ajuda de alguma forma…..que forma? em que momento? como ajuda, se o que há é a mesma coisa, como se não existisse.

    O Barros mostrou que não existe justiça divina em post anteriores…mostrou que inferno é algo absurdo..provou que deus não pode existir sem ser injusto, inconsistente, desleixado…ausente…

    Até o momento deus está no mesmo nível da mula-sem-cabeça, saci, vixnu, alá, shiva, Zeus, hércules, homem-de-ferro, gnomos, duendes…e unicórnio azul….

    Portanto, queremos que coloquem sua contribuições, argumentações, provas, ou algo que mostre o contrário…..

    Agora, há pessoas que dizem: “bom deus existe e pronto, não tenho prova, não quero provar e pela minha fé, existe, na minha cabeça, mas não interfere em nada…”

    então eu posso criar meus deuses proprios e dizer a mesma coisa e ainda afirmar que o meu deus é maior que o seu….

    porque deuses é uma questão geografica, religião tb.

    eu assassainei deus há tempo e espero algo pra que ele ressurja.até o momento não existe razões nenhuma para a existência dele….estou esperando, algo…..

    também não vale dizer que ele não vai aparecer nem fazer nada porque não acredito…e que também não existirá na cabeça de quem não crê….

    neste sentido chegaremos a conclusão de que se não interfere, não mexe, não aparece, não influencia, nem tem medida, nem peso, nem campo elétrico, nem movimento, nem cara, nem coração, nem pode fazer nada = NÃO EXISTE É MELHOR

  9. iuribelandrino,

    Ia-me esquecendo, deus sem o homem não é nada!

    Imagine ele explicar para uma minhoca que ela vai arder no inferno…ela continuaria a ser a minhoca…

    imagine um mundo sem o homem! deus iria ficar p da vida por não fazer entender os seus infernos, suas ameaças, e regras absudas….

    o homem é sempre maior que deus…porque deus sem o homem nada é….e eu que não tenho deus sou homem do mesmo jeito com as mesma prerrogativas de todos….

  10. Saracura

    Não tenho como argumentar com você, mesmo pq de religioso não tenho nada…

    mas comparar a religião alhei com DROGAS?

    Sinceramente, acho que o nosso direito de se expressar vai até onde fere os direitos dos outros.

    Não to falando de censura nem nada do tipo, mas bem que deveria haver um aviso no titulo do post dizendo:
    Leia apenas se não for religioso!

    Penso assim, por que se algumas pessoas religiosas (ou hipócritas como eu) tiverem acesso à este post, talvez o argumento deles nao seja social assim…

  11. Éder Brasil

    Você começa o seu primeiro comentário com a frase “Preferi nem ler até o final”, para, logo em seguida, declarar que não é uma pessoa religiosa. Eu discordo, pois é uma característica bem peculiar do religioso fazer o que você fez, ou seja, defender Deus de todo e qualquer ataque, mesmo daqueles que não se conhece bem.

  12. Éder brasil,

    Não é necessário colocar cartazes dizendo pra ler senão for religioso…

    você começou com o argumento que toda religião, ou existÊncia de deus é o certo….os errados são os que são contra…

    Na verdade, tudo o que é escrito tem o fundamento necessário. Se este argumento vai destruir alguma religião ou deus, que o faça..

    recebemos os contra-argumentos mostrando o contrário…Se não existir coerÊncia então coloque a incoerencia..

    agora posso dizer que isso aqui é pra adultos. pessoas que podem ler, pensar, discutir.

    mas reitero que até agora a figura de deus não encontra guarida na mente que pensa…e eu lamento que não existam razões, até agora, para que ele exista! se isto destrói a alegria da ignorancia, pena..mas nós aqui não convivemos muito com a incoerÊncia..

  13. Saracura

    Acho que vc interpretou erroneamente meu comentário,
    Pois não disse que a existência de Deus é a correta,
    Apenas disse que ter uma religião não é ruim, ruim mesmo são aqueles que a levam ao extremo

    E se fiz um pedido pra deixarem um aviso acima do tópico, foi apenas pra evitar que pessoas “alegremente ignorantes” comecem uma “guerra religiosa” nesse site

    Barros
    Se acreditar (ou ter fé, como quiser) em um Deus que possivelmente está acima de todo esse mundo caótico é ser considerado religioso, sim então eu sou!
    Enfim, só quero dizer que é melhor deixar uma pessoa resguardada em seus sonhos, do que lhes acordar pra uma vida totalmente diferente…
    Pense: Quantas pessoas estão preparadas pra saber que seu tão amado e aclamado Deus não existe?

    Bom pessoal, foi muito bom trocar ideias com vocês, pena que o assunto em questão não é o meu forte…
    Mesmo assim, obrigado por serem adultos o bastante pra não me xingar =D

  14. Eder Brasil

    Entendo o que disse..mas aqui é pra dismistificar tudo. Um ignorante que queira ler deve aprender a entrar na discussão..Não deveria haver uma guerra quando as pessoas souberem argumentar. O que na verdade há – e isto prefiro ser rígido – é que dizem que não querem pensar, nem procurar entender, pela fé fazem tudo..

    Aí sim chegamos a ignorÂncia imutável..invulnerável. Para estas pessoas não si dereciona nada, nem o conhecimento, nem a compreensão de coisas simples da vida.

    realmente pra estes poderia haver uma guerra, mas uma hostilidade infantil.pode até ser desprezada!

  15. saiu errado é desmistificar

  16. Eu ainda acho que vão matar o Dawkins :D

    Infelizmente é isso que ocorre, eu ainda não tenho posição definitiva acerca da religiosidade leve-moderada, não é prejudicial diretamente mas indiretamente causa diversos efeitos negativos, o mais comum é comodismo.

    O mais impressionante é que com esse escândalo todo da Universal o povo ainda está fiel. Fé é a adesão irracional à algo ou alguém.

  17. Matheus
    Sobre a Universal e o tal Bispo Macedo, sempre soube que havia corrupção, isso é inegavel.
    Mas o fato da “Globo” estar explorando ininterruptamente esse fato, é que a Record realmente está incomodando o seu “monopólio” da informação televisiva.

    No fim, os dois lados são corruptos e estão lavando roupa suja na frente de todo o país, como se isso fosse aumentar a credibilidade deles… –‘

  18. Sim sim, a IURD é o bode expiatório da vez, tenho certeza de que não é a única.

    O que eu diria é que a Record com esse dinheiro está promovendo concorrência desleal :D afinal é uma baita grana, e livre de impostos. A globo tá usando o que tem, audiência ;-)

    O que me leva a cada vez mais consolidar minha suspeita de que a religião faz mais mal do que bem são esses exemplos como da IURD e o cúmulo da Renascer, os caras são DESCARADAMENTE FDPs e ainda assim os fiéis lembem os pés deles.

    Deve ser assim que O Estagirita se sentia em relação aos sofistas em seu tempo. Revoltante de fato.

  19. Ateu noob.

  20. Dawkins também é uma droga. Pior… e ainda se acha o cara kkkkk

  21. Carlos Odair – Maninho,

    Já que colocou opinião pessoal, apenas por dizer, não acho dawkins uma droga. De forma simples ele manda o recado firme, sóbrio, elegante e fácil compreensão.

    Eu passei a admirá-lo, por isso. Admiro a coragem de enfrentar os dogmas empurrados “á força” pelas religiões sem que haja uma contrapartida com sentido.

    Achei interessante, porque mesmo nunca tendo contato com o próprio, tive idéias semelhantes. Ficava pensando nisto, se eu estava errado, mas pelo jeito, vejo que não há explicação para acreditar nos mitos impostos a mim nestes anos de vivÊncia.

    Imaginem, um cara como dawkins se achar! E o papa,s e acha também? aí é que entra os pesos diferentes, quandos e trata de religião, nada se pode dizer, estão certos por natureza. é assim mesmo

  22. …”Traficantes profissionais são numerosos e organizados em cartéis hierarquizados, negociando abertamente nas ruas e esquinas e em prédios construídos para esse fim. ”………

    Bem, isso é A REALIDADE DO INICIO DO SÉCULO 21,PARA PIOR.
    Independente das opiniões alheias que se seguiram, SE É JUSTO FAZER ou não a ‘ PONTE ENTRE DROGASXRELIGIAO,DROGASXPODER,DROGASXVICIO” … Essa é a realidade que se mostra: OS ACONTECIMENTOS, em questão, e não custa atentar para eles, ao invés de ficar só associando ao que culpados terão a nova versão, de que origem e destino, segundo algumas opiniões.
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

  23. Essa disputa da RECORDxGLOBO!

    Nada mais que BABAQUICE!
    Não se justifica uma errata com outro.
    ”O macaco nunca olha pro rabo … ”
    Sendo assim falta em ambos os lados que divergem em todo e qualquer circunstancia uma só idéia, de que não se prevalece do erro, e não se aponta, e sim se faz correto de acordo com seu principio, o seu acreditar,…preferencialmente para o melhor.
    No caso são midias, nada contra, é jornalismo, mas livro-me do julgamento que são totais idôneas ou não.
    E nesse caso,especifico, fracasso não é a midia exposta com seus crimes, e sim, o telespectador, tão em falta de iniciativa que busca dar ibope a ela, quando muitas vezes não há uma fagulha de programação inteligente, educacional e informativa em um pouco mais de 4 horas exceto os noticiarios!
    ok assim? ……………

  24. Concordo com Éder Brasil pq penso da mesma forma que ele, embora tenha crenças e valores diferente. O Éder só é uma pessoa crítica que respeita as crenças dos cristãos tanto como as crenças dos ateus.

    “Éder Brasil

    Você começa o seu primeiro comentário com a frase “Preferi nem ler até o final”, para, logo em seguida, declarar que não é uma pessoa religiosa. Eu discordo, pois é uma característica bem peculiar do religioso fazer o que você fez, ou seja, defender Deus de todo e qualquer ataque, mesmo daqueles que não se conhece bem.”

    A defesa de Éder não faz dele um religioso, mas faz dele uma pessoa educada, simples assim.

  25. CARA SIMONE, O CASO DE ”EDER” NAO TER TERMINADO DE LER, É UM CASO NÃO RARO.

    LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE, SE TRATA DE UM BLOG DE DISCUSSÃO, QUE SE BASEIA NA PALAVRA, A PALAVRA É LIDA,NÃO PODE SER ‘MASTIGADINHA’ E ENGOLIDA SENÃO ATRAVÉS DOS OLHOS, OU SEJA DA LEITURA…

    EU SEMPRE DIGO, A ABASE , O PROBLEMA É A FALTA DE LEITURA, AS PESSOAS NÃO QUEREM LER. ENTÃO NÃO QUEREM O QUE? APRENDER.

    VOCÊ APRENDE,COMO? LENDO.
    NÃO SE PULA PARTES PARA SE DEPOIS SE CONSTRUIR UMA OPINIÃO.
    A PALAVRA MUITAS VEZES É TAMBÉM ‘SENTIDA’ , CONVÉM DISTRIBUIR BEM OS PRÓS E CONTRAS QUANDO SE LÊ!

    É ISSO SIMONE, GOSTO DO SEU PENSAR, A ATITUDE EM SI, PARECE SER DE UMA PROPOSTA SENSATA,MAS HÁ DE LEMBRAR QUE ESSE ”MEIO” DE COMUNICAÇÃO A ÚNICA FORMA DE SE ESTABELECER É MESMO ”LENDO”

  26. Ativistas do IDiotismo.

  27. parem com isso se Deus não existe então como voçêis me explicariam o milagre de vida nos não saimos do nada sempre tem que existir uma respostas para nossas soluções e essa resposta é Deus

  28. […] Deus é uma droga […]

  29. […] “Deus é uma droga” é o nome de um texto de Richard Dawkins que eu traduzi, e que explica bem essa comparação. Você não poderá concordar com ele pelo mesmo motivo que um bebum não pode concordar que a bebida alcoólica lhe é danosa, enquanto estiver curtindo a felicidade artificial que o álcool produz no cérebro. A diferença entre um religioso e um pinguço é que o pinguço viveria bem menos se, como o crente, conseguisse ficar o tempo todo de porre. […]

  30. Barros, está escrito errado, não é “homossexualismo”, é “homossexualidade”. De tanto criticar os religiosos, vc passou a adotar o vocabulário deles?

  31. Meu caro Anônimo,

    Segundo o conceituadíssimo dicionário HOUAISS, homossexualismo é sinônimo de homossexualidade. São palavras intercambiáveis, eu posso usar tanto uma como a outra, etc.

  32. […] “Deus é uma droga” é o nome de um texto de Richard Dawkins que eu traduzi, e que explica bem essa comparação. Você não poderá concordar com ele pelo mesmo motivo que um bebum não pode concordar que a bebida alcoólica lhe é danosa, enquanto estiver curtindo a felicidade artificial que o álcool produz no cérebro. A diferença entre um religioso e um pinguço é que o pinguço viveria bem menos se, como o crente, conseguisse ficar o tempo todo de porre. […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: