A Teologia dos Filósofos Gregos e a Teologia Cristã

Capitulo 1

  1. A palavra “teologia” significa pensamento a respeito de Deus. Em grego, logos de theos. O termo carrega em si a contradição fundamental de tratar logicamente o deus que, em princípio, não cabe na lógica. Por outro lado, nem sempre se pensou em deus ou nos deuses de maneira lógica. Os responsáveis pelo encerramento do pensamento a respeito da divindade em termos lógicos foram os filósofos gregos. E, em última análise, foi a metafísica que se fez teológica fazendo ao mesmo tempo que a teologia, conseqüentemente, se fizesse metafísica. Assim, metafísica e teologia fazem parte da mesma loucura da razão.
  2. Desde que se tem notícia da existência humana, sabe-se também que há pensamento. Mas nem sempre houve filosofia ou metafísica. O pensamento humano parte, obviamente, do humano. É o homem que se pensa a si mesmo antes de qualquer outra coisa. E começa a pensar como se fosse criança, inventando histórias, dançando e cantando enquanto se refletia e se interpretava na poesia. Como criança, também se maravilhava ao se dar conta de que existia sem saber porquê. E, mais ainda, não conseguia dar as razões do brilho das estrelas, do movimento das coisas nem das genealogias. E assim nasceu o mito. Aristóteles dizia que “o mito se compõe de maravilhas” (Metafísica, I, 2, 982 b).
  3. Dizem os historiadores que os gregos conheciam as civilizações orientais por meio do intercâmbio comercial. Teriam aprendido com os caldeus, egípcios e fenícios ciências como a geometria, a aritmética e a astronomia. Também se deixaram influenciar por seus mitos e poemas. Heródoto conta que os gregos aprenderam com os babilônios o uso do quadrante solar. A contribuição dos gregos ao pensamento antigo foi a lógica, em sua forma científica. Não quero dizer com isso que os pensadores mais antigos não tivessem percebido a necessidade de certas generalizações e da formulação de conceitos. Mas seu pensamento preferia as formas míticas às científicas ( no sentido atual do conceito). Segundo Rodolfo Mondolfo, os orientais estabeleceram certo programa para o futuro desenvolvimento do pensamento grego. Vieram deles as seguintes idéias: (1) unidade universal, baseada na idéia de unidade divina; (2) cosmogonia, representando a passagem do uno universal para a distinção dos seres; (3) o processo cosmogônico destinado a explicar a origem e desenvolvimento dos seres; (4) sentido de harmonia na natureza responsável pela união de todos os seres; (5) necessidade da lei capaz de governar todas as coisas e, (6) dualismo entre corpo e alma. (cf. O pensamento antigo, v. 1, p. 11).
  4. O pensamento humano começou a se estruturar por meio do mito. O mito narrava as experiências humanas a partir do relacionamento do corpo com a natureza. Oscilava entre o que se passava dentro do corpo e fora dele. Nossos primeiros ancestrais expressavam-se por meio da arte. A arte, pois, antecede o mito. É provável que as primeiras manifestações culturais tenham sido o canto e a dança. Canto e dança são fundamentalmente expressões do corpo. Daí, passa-se ao desenho e às pinturas. O corpo que dança no espaço livre também desenha e pinta. E o faz utilizando referenciais humanos.
Anúncios

7 Respostas

  1. ADAMANTDOG, gostei aí da estrutura. Tá parecendo uma monografia. Posso roubar algumas coisas pra usar, futuramente, na minha? rsrsrs

  2. Parabens Adamantdog, otimo texto :D

  3. Parabens Adamantdog, otimo texto :D [2]

  4. Sr. Barros devo dizer que pode utilizar o que quiser , mas tenho que ser sincero que isto ai é ctrl + c e crtl v

    rrrrrrrrrsssssss

    E obrigado Bruno e Fabenrik pelo incentivo.

    Espero qeu os teístas leiam

  5. Parabéns grande Adamantdog!!!!!

  6. interessantísima explanação…eu sabia apenas que num primeiro momento os mitos eram as explicações, depois vieram as teorias que melhor resolvessem….assim chega-se `a possibilidade do melhor esclarecimento..

  7. ”ADA” ,
    UM BEIJO QUERIDO!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: