As pérolas, os porcos, e a 5ª edição do Universo.

O Sabino é português, autor do blog A Lógica do Sabino. Um conterrâneo dele, o Mats, autor do blog Darwinismo, discutindo comigo sobre moral, argumentou certa vez que, se não fosse pelo Deus cristão, os seres humanos poderiam até torturar bebês, que ninguém veria problema algum, pois não haveria um padrão absoluto de moral que nos dissesse que torturar bebês seria certo ou errado. Aproveitei o tema e escrevi alguns textos sobre o assunto: A Moral de Deus?, A Moral Flutuante de Deus, e A Sociedade Torturadora de Bebês.

Pedi ao Sabino para me explicar o que ele chama de moral absoluta de Deus, mas ele achou melhor tecer comentários sobre a minha pouca inteligência, e lançar o argumento duvidoso de que o Velho Testamento talvez não seja tão sagrado assim, visto que o cristão baseia sua vida pela Nova Aliança com Jesus Cristo. Duvido que esse argumento “pegue”, pois os crentes, via de regra, consideram toda a Bíblia como sendo a palavra viva do seu Deus. Não bastasse isso, eles são rebanhos conduzidos por pastores que precisam de muito dinheiro para guiá-los até o Céu, e o versículo que fala sobre o dízimo está no livro de Malaquias, o último do Velho Testamento.

O Mats é um crente que quer explicar ao mundo o absurdo que é a teoria de Darwin sobre a evolução das espécies. O blog do Mats, Darwinismo, preocupa-se quase que exclusivamente em lançar dúvida sobre a veracidade do Evolucionismo. Talvez ele tenha achado mais fácil fazer isso do que encontrar coisas que provem a veracidade do Criacionismo.

Sendo um assunto recorrente, o Sabino me lançou de novo a questão da moral há poucos dias, reafirmando que a moral humana vem de Deus. Ateus seriam, então, seres humanos desprovidos de moral e, segundo o Mats, poderiam até torturar bebês.

Diante disso, pedi ao Sabino para me explicar a moral de um Deus que, num momento, tem uma determinada atitude e, uns mil anos depois, muda de ideia e até se contradiz. Se a moral humana muda e ela vem de Deus, então a moral de Deus muda? Se, hoje, somos contra a escravatura e já fomos a favor é porque, antes, Deus era a favor e, agora, é contra? Se determinados povos cristãos são contra a pena de morte e outros são a favor, é porque Deus está indeciso? Se seguimos um padrão absoluto de moral, e esse padrão vem de Deus, que padrão é esse? Qual a moral de Deus?

Ninguém apareceu com a resposta e, confesso, eu iria passar algumas noites sem dormir se tivesse aparecido. Não porque eu tenha feito perguntas inteligentíssimas, difíceis de serem respondidas, mas porque são perguntas primárias, às quais se poderia responder com dois ou três períodos compostos por coordenação, se houvesse resposta. Se. Mas não há.

Qual é a moral de Deus, que serve de padrão absoluto de moral para toda a humanidade? O Sabino, um crente inteligentíssimo, versado nos livros santos, não me respondeu. E quando um crente não dá uma resposta, geralmente, é porque ele considera que quem pergunta é insignificante demais para merecer uma, ou porque é intelectualmente incapaz de compreendê-la. É a velha desculpa das pérolas jogadas aos porcos.

Para continuarem a enxergar Deus num universo onde não há deus algum, depois da fé, é justamente a isso que eles mais recorrem para continuarem sonhando: desculpas.



********************************

A seguir, respostas minhas a comentários dos leitores (em azul):

“Ateus como ele e como o Barros nem sequer conhecem aquilo que atacam. Eles usam aquilo que o Judaísmo crê para refutar o Cristianismo.”

Será que alguém se importaria em me explicar por que os Judeus não torturam seus bebês?

“Só  o Barros e companhia é que ainda não perceberam que os seus argumentos-palha não afectam o Cristianismo em nada.”

Eu jamais pensaria algo tão tolo. Eu pretendo afetar apenas as pessoas ao meu alcance na esperança de que pelo menos uma delas, que também concorde comigo, afete alguém ao seu alcance e assim, um dia, as pessoas nasçam num mundo onde a religião vai ser apenas mais um clube social, não um passaporte para uma vida numa outra dimensão.

“Ateus pensantes por aqui é raro.”

Mas uma pessoa ateia se tornou ateia porque, em algum momento da sua vida, rompeu com o sistema infundado de crenças no qual foi criada, e isso só aconteceu porque ela se dispôs a fazer o que os dogmas religiosos, por definição, não permitem que o crente faça: pensar. “Ateu pensante” não é raridade, é pleonasmo.

“No “principio” Deus criou todas as coisas e deu directrizes ao homem para viver de uma forma espectacular,”

A Lei Mosaica dava diretrizes ao homem para viver de uma forma espetacular?!!! Matando a pedradas quem descumprisse um sem-número de ordens imbecis como ficar imóvel num dia da semana?

“A Lei Deus deu-a a Moisés para conduzir o povo numa conduta correcta que permitisse a sobrevivência do povo (tanto entre si como entre outros povos),”

Vê que exemplo irretocável de conduta correta e de diplomacia:

“Olha, quem trair o marido, quem for desobediente aos pais, quem não guardar o sábado, quem não me amar mais do que tudo, quem amar alguém do mesmo sexo… que seja apedrejado até à morte!!! E onde houver uma nação da qual eu não seja o Deus único, pode entrar lá e matar todo mundo. Menos as virgens…”

“Ora se a altura certa era só no ano 0, diga-se assim, até lá  Deus preparou um povo para receber o salvador, o povo de Israel,”

Deus criou o Céu e 33,33% dos anjos se rebelaram; criou o Éden e aí já foram 100% os dissidentes; criou a Terra e teve que inundar tudo, recomeçando quase do zero; não deu certo, de novo, e ele desceu aqui para ver se conseguia arrumar as coisas pessoalmente, apresentando-se como o Salvador para o seu povo escolhido. O povo escolhido, entretanto, não comprou a ideia e, aparentemente, esculhambou um trabalho que levou milênios…

Deus, o Todo-Poderoso, Eterno e Perfeito, parece que precisa de uma consultoria do SEBRAE, porque, como Criador e Administrador Supremo do Universo, ele não acerta uma!

“Podemos resumir toda a história do universo em 4 palavras: Criação, Queda, Redenção e Restauração. Algures entre a queda e a redenção teve de aparecer a lei, mas o objectivo não era a lei, era a redenção e futuramente a restauração. Espero ter sido claro…”

Sim, você foi claro, meu amigo:

Deus vai tentar de novo!


Anúncios

31 Respostas

  1. Nem um mestre/narrador de RPG administrando seu mundo de faz de conta onde ele tbm é absoluto como um deus comete tantos erros. Eu q o diga!!!!!

    fabenrik, ateu e a toa

  2. As últimas três respostas mataram a pau rs

    Obs: Mats tem um outro blog sobre o mesmo tema, http://genesiscontradarwin.blogspot.com e incrivelmente ele atualiza diariamente. Parece ficar por conta. Critica o evolucionismo de forma tão inocente e amadora que não tem nem como tentar levar a sério.

  3. @Despindo mitos vamos fazer uma troca de banners nos nossos blogs?

  4. @Barros
    Me passa um button seu para colocar lá no meu blog amigo!

  5. Apesar de o Sabino e a Natenine serem pessoas cultas, tentam argumentar para crianças, tentando fugir da pergunta, não respondendo apenas criando novas lacunas mais esdrúxulas que a anterior.

    Este é o método do crente. Não estão interessados em reponder claramente, por que não tem a resposta, então procuram esar metodos de “Schopenhauer,” para não perder a briga, engane, enrole, seja fantasioso, desonesto, inventivo, despreze e menospreze o seu competidor.

    Não adianta “sair pela esquerda”, as explicações ainda não foram dadas para essa doença da mente de deus..

  6. BArros, deixe au lhe explicar como as coisas realmente são: se vc não acredita, então Deus não existe, mas não existe só para vc. Entendeu? Quando vc morrer, pronto, cabou! Mas para vc, porque vc não acreditou. Para quem acreditou e seguiu a doutrina cristã, será salvo e herdará a Terra. Não consigo entender como uma pessoa tão inteligente como vc não consegue ver isso como uma verdade simples que é. É fato. O inferno não existe, mas o Paraíso sim, mas só para os que seguiram a Cristo Jesus. E se vc tem essa rixa com religião, pense nas inúmeros coisas boas que ela sempre ofertou a toda a humanidade, coisas que sem ela não teriamos chegado a lugar nenhum, talvez até já tivéssemos nos exterminado. foi e é a Religião católica que nos mantém firmes e unidos como humanidade. Sem ela, já teríamos ido pelos ares. Se vc quiser, eu posso publicar no seu blog uns textos de minha autoria que vao lhe esclarescer várias de suas questões sobre a Palavra de Deus e sobre a vida e legado de seu Filho, Nosso Senhor. O que acha?

  7. E vc disse que ninguém respondeu vc. Então vê só: a moral de Deus é a moral do amor pelo próximo. Amar ao próximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas. Só isso. Não é difícil é? Toda a moral divina deriva dessa premissa de que Deus é a fonte inesgotável de amor e compaixão pela sua obra. É amor a Deus e ao próximo, de acordo com a Palavra do Salvador. Se quizer, faça uma lista de perguntas e eu responderei a todas as suas dúvidas. Ou a dos seus leitores.

  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Por isso que eu sempre preferi os deuses da mitologia grega, eles não tinham a que carregar a responsa de serem infalíveis e perfeitos, pelo menos eles admitiam isso.

    E Anônimo, are you fucking kidding me?

  10. o_O”

    lendo o comentário do Sr. Anônimo acima eu tive que olhar pro link no topo da página pra conferir se eu estava no blog correto…. parecia blog de comédia…

    foi e é a Religião católica que nos mantém firmes e unidos como humanidade

    ????????? realmente a ICAR quer todos unidos, os que não são é só tacar na fogueira… é muita prepotência achar que todos os seres humanos que não são católicos estão errados… baseado no que você afirma uma coisa dessas? na bíblia? um livro abominável que deveria vir com nota do Ministério da Saúde alertando os riscos de alienação que mentes não acostumadas a pensar podem sofrer.

    O inferno não existe, mas o Paraíso sim, mas só para os que seguiram a Cristo Jesus.

    então está me dizendo que todos os mulçumanos, budistas, xintoístas, hindús, candomblistas, todos os outros “istas” não terão chance de desfrutar desse “seu” paraíso???

    Para quem acreditou e seguiu a doutrina cristã, será salvo e herdará a Terra.

    pera, pera, pera!!!!!!! vai ser salvo da terra para então herdar a terra…??? ficou meio confuso isso, não?

    a grande maioria dos católicos que eu conheço são dessa mesma arrogância que você apresenta meu caro… acham que são os donos da verdade e que apenas eles são responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade como ela é hoje. Mentira. Fato. ai vem um papa nazista dizer que só quem pode interpretar a bíblia é a ICAR… santa arrogância e prepotência Batman !!!

    diminua esse seu tom de eu-sou-o-dono-da-verdade e venha debater como homem e não como um maricas que se esconde atrás de um livrinho para mascarar seus preconceitos. use sua inteligência e venha debater com suas próprias palavras que só assim todos aqui o respeitarão!

    Um Abraço a todos. (e desculpem o tom do Faroeste Caboclo… eu tô meio tonto e enjoado…)

  11. Sr. Anônimo, não tenho interesse em publicar seus textos aqui no blog. A amostra que você me deu acima foi suficiente. Eu até poderia responder ao seu comentário de uma forma mais completa, mas tenho algo mais importante a fazer: a barba.

  12. Caro Anônimo…

    “foi e é a Religião católica que nos mantém firmes e unidos como humanidade”?????

    Não da pra levar a sério uma pessoa com essa…

  13. A pouco tempo teve um post dedicado a isto…vejam o e-mail que recebi abaixo…

    CARTA DE SATANAS

    Ontem eu te vi quando começava o seu dia. Acordou e nem sequer orou ao seu Deus. Ou melhor, durante todo o dia você não orou, e nem lembrou de abençoar sua comida. Você é muito ingrato para com o seu Deus, e isso em você me agrada muito. Eu também gosto da enorme fraqueza que sempre demonstra no que diz respeito ao seu crescimento espiritual, em ser um cristão.

    Raramente lê a Bíblia e quando faz está cansado. Não medita no que lê, ora quase nada, além disso, muitas vezes diz palavras que não analisa. Por qualquer pretexto chega tarde ou falta ao seu culto de ensino. E o que falar de suas murmurações? Temos assistido muitos filmes juntos, sem falar nas vezes que fomos juntos ao teatro. Lembra daquele dia da tua fraqueza com aquela linda pessoa? Oh como foi bom!

    Mas o mais me agrada é que você não se arrepende. E que sabe que é jovem e tem que aproveitar a vida, pensa só na carne e acredita que precisa ser salvo para a eternidade. Não há duvida você é um dos meus.

    Amo as piadas vergonhosas que você conta e que também escuta. Você ri delas, eu também rio de ver um filho de Deus participando disto. O fato é que nos sentimos bem. A musica vulgar e de duplo sentido que você escuta me agrada demais. Como você sabe quais são os grupos que eu gosto de escutar? Também adoro quando murmura e se revolta contra o seu Deus.

    Sinto-me feliz quando vejo você dançando e fazendo estes movimentos sensuais, eles me fascinam. Como isso me agrada!!! Você quer se encontrar comigo qualquer dia destes???

    Certamente quando você está se divertindo saudavelmente, fico triste, mas sem problema, sempre haverá outra oportunidade. Tem vezes que me faz coisas incríveis, quando da mal exemplo as crianças ou quando os autoriza para perderem a sua inocência através da televisão, musicas ou coisas do gênero. Eles são tão espertos que imitam facilmente tudo o vêem. Muito obrigado.
    O que mais me agrada é que poucas vezes tenho que te tentar, quase sempre cai por conta própria. Você busca os melhores momentos, se expõe as situações perigosas, me dando lugar!

    Se tivesse cabeça mudaria de ambiente e de companhias; buscaria a palavra de Deus e entregaria realmente a tua vida aquele que você chama de Deus e, ainda mais, viveria o resto de seus anos sob a orientação do Espírito Santo.

    Não tenho costume de enviar este tipo de mensagem, mas você é tão acomodado espiritualmente que não acredito que vá mudar nada.

    Não me entenda mal, eu te odeio e não te dou a mínima. Se eu te busco é porque você me satisfaz com as tuas atitudes e faz cair em ridículo a Jesus Cristo.

    Assinado Teu inimigo que te odeia: Satanás

    ou como queira me chamar

    P.S. Se realmente me amas,
    não mostre à ninguém mais esta carta.

    Nossa, intrigante não?!?!……não!!!!!!!

  14. O que me intriga é: capeta ouve funk?

  15. “Sr. Anônimo, não tenho interesse em publicar seus textos aqui no blog. A amostra que você me deu acima foi suficiente. Eu até poderia responder ao seu comentário de uma forma mais completa, mas tenho algo mais importante a fazer: a barba.”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. Oi amigos agora apareci aqui para fazer um comercialzinho!!!
    Tem vários posts novos lá no http://ateueatoa.blogspot.com/
    Inclusive tres novos posts de Autoria do nosso amigo Bruno!!!!

  17. Olá Barros,

    “Pedi ao Sabino para me explicar o que ele chama de moral absoluta de Deus, mas ele achou melhor tecer comentários sobre a minha pouca inteligência”

    Eu respondi, mas duvido que tenhas prestado atenção. Não se pode esperar outra coisa de alguém que continua a usar argumentos-palha para supostamente atacar uma crença que eu não defendo. Indo ao outro post vemos a resposta:

    “Os cristãos acreditam que Deus é o padrão absoluto de moral, uma vez que foi Ele quem nos criou. Somos propriedade dele. É Ele que dita as regras e é Ele que sabe o melhor para o seu povo e para o mundo. Portanto, o que Ele diz é soberano.”

    “e lançar o argumento duvidoso de que o Velho Testamento talvez não seja tão sagrado assim, visto que o cristão baseia sua vida pela Nova Aliança com Jesus Cristo.”

    Nunca me ouviste dizer que o VT não é “tão sagrado assim”. Acho que não seria pedir se não pusesses coisas na minha boca que eu não disse. Já atacas um cristianismo de palha. Não querias começar a atacar também um sabino de palha :)

    Ah… e cometeste uma non-sequitur (sem seguimento). O facto de o crente estar na tempo da graça não significa que o VT deixa de ser sagrado. Continua a ser a palavra de Deus, com relatos históricos do povo de Israel e dos patriarcas, etc.

    “Talvez ele tenha achado mais fácil fazer isso do que encontrar coisas que provem a veracidade do Criacionismo. “

    O Mats não se limita a atacar o evolucionismo, como tu afirmas, mas também menciona o porquê da proposta criacionistas estar de acordo com as observações científicas (sublinho, observações! Não especulações). De resto, não estava à espere que soubesses mesmo o que o Mats faz no blogue dele. Também não sabes o que defende um cristão.

    “Ateus seriam, então, seres humanos desprovidos de moral e, segundo o Mats, poderiam até torturar bebês.”

    Não. O argumento não é que o ateu não pode ter bons comportamentos morais

    “Se seguimos um padrão absoluto de moral, e esse padrão vem de Deus, que padrão é esse? Qual a moral de Deus?”

    Para não perder tempo, repito o que disse em cima: “Os cristãos acreditam que Deus é o padrão absoluto de moral, uma vez que foi Ele quem nos criou. Somos propriedade dele. É Ele que dita as regras e é Ele que sabe o melhor para o seu povo e para o mundo. Portanto, o que Ele diz é soberano”

    Deus sempre disse que matar, de forma premeditada, outra pessoa é errado. O facto de Deus enviar o seu povo destruir outras nações devia-se ao julgamento que Deus conduzia a esse povo. Os povos eliminados praticavam coisas abomináveis aos olhos de Deus como, por exemplo, oferta de crianças em sacrifício, depravação sexual, etc. Uma das características de Deus é ser juíz.

    “O Sabino, um crente inteligentíssimo, versado nos livros santos, não me respondeu.”

    Contando que continuas a perguntar por que razão eu não atiro pedras a uma pessoa que esteja a trabalhar ao sábado, mesmo depois de to ter explicado várias vezes, é de pensar que se calhar também te respondi a essa questão.

    “Ninguém apareceu com a resposta e, confesso, eu iria passar algumas noites sem dormir se tivesse aparecido.”

    É interessante, de facto,… porque também ainda não ouvi resposta tua ao facto de que, se a moral é relativa à sociedade ou ao indivíduo, não podemos julgar as atitudes morais dos outros, porque estaremos a agir como se a moral fosse absoluta.

    Mas eu pensei que esta série de posts tinha esse obejectivo…!? Pelos vistos ainda é uma questão que te vai deixar muitas noites sem dormir ;)

    Caro Barros, não pretendo estar sempre a bater nas mesmas teclas e a ter de apontar, vezes sem conta, as tuas falhas de lógica, de desconhecimento bíblico, de consistência com a tua cosmovisão. É que é um bocado chato quando tu argumentas com alguém que nem sequer sabe bem aquilo que está atacar. O teu tipo de argumentos é mais indicado para os judeus, que ainda estão debaixo da lei. Aconselho-te a ires às comunidades do Judaísmo no Orkut e lançares os teus fortes argumentos.

    Até lá, não esperes que eu esteja sempre aqui a repetir as mesmas coisas.

    Abraço fraterno a ti e a todos

  18. Sabino Você é um perfeito IDIOTA em gênero , número e grau!

  19. Repito o que eu disse: você não me explicou qual a moral de Deus!

    O que ele diz é soberano? Deus diz ora uma coisa, ora outra. É pra seguir o que, exatamente? E quanto a:

    Os povos eliminados praticavam coisas abomináveis aos olhos de Deus como, por exemplo, oferta de crianças em sacrifício,”

    acho que você se esqueceu que foi Deus que mandou Abraão sacrificar seu filho Isaac.

    Quanto às minhas falhas de lógica, eu as assumo. Não sou mesmo uma pessoa muito inteligente, nem culta. Minha lógica é presumivelmente falha. Mas é um esboço de lógica. Algo muito superior à crença, à fé em que um livro milenar seja o que se espera que seja.

    Prefiro minha lógica falha a alinhavar meus argumentos à vontade pura e simples de estar certo.

  20. Ná, quando convém, eu publico meus textos em séries. Quando não convém, publico tudo num só post. Se há quem não tenha tempo para lê-los, ou se há quem seja preguiçoso o suficiente para achá-lo “grande demais”, paciência. Não tenho interesse mesmo em gente apressada, nem preguiçosa.

  21. Que ridiculos!

  22. Barros crie uma sessão de perguntas no seu blog sobre a Bíblia que eu vou sempre respondê-las. Qualquer coisa que você ou seus leitores tenham eu posso responder em nome do ESPIRITO SANTO.

  23. Anônimo,

    Tá danado! AGora tem o relações públicas do espírito santo!

    Aqui vai a primeira pergunta: Por quÊ o espírito santo engravidou uma moça sem tocá-la? Ele não gosta da fruta? Ele tem medo de mulher? Ele não tem pinto? É gay?

  24. Anonimo vc errou em tocar no nome
    ESPIRITO SANTO para ATEUS.

    Vc sabe muito bem que eles nao acreditam em nada na biblia e em Deus.

    Você desse jeito nao estar evangelizando e sim fazendo com que eles percam o direito da salvação.

    Ja ouviu falar do unico pecado imperdoavel?

  25. Anônimo,

    Não respondeu minha pergunta. Iria ser engraçado!

    Nego e espírito santo, e o mando tomar naquele lugar: O bar do Jesus! Lá tem uma codorna frita, show!

    Só que ele não vai. Ele vai engravidar alguma donzela com o pensamento.

  26. Anonimo,

    Ce voce responder, irei entender que não é realmente leitor da biblia e sim estudantes dessas frescurinhas, livrinho de auto ajuda onde a esperiencia vivida pelo autor nao servirá para vc.

    Somos diferentes!

    A palavra foi deixada para vc prosperar nela.

    Na minha interpretação a biblia te impede de continuar evangelizando o Saracura.
    Ele é um caso inrevecivel

  27. Portugal , durante séculos, torturou e matou hereges em nome de deus. Naquela época era a ética possível e o comportamento moral que vinha dela estava mais próximo do demônio do que de um deus bondoso. Como explicar ue santíssima inquisção torturou e matou inclusive crianças. E em nome de deus?

    Aí deus deu um aviso o “terramocto” de Lisboa.

  28. Barros, o mundo seria definitivamente mais chato sem a turma que carrega o saquinho de pérolas…

    Abraço
    Cristiano

  29. Nossa…. muito interessante… parabéns!!!

  30. Obrigado, ANUBIS.

  31. Cristiano, eu discordo!!!! KKKkkkkkkkkkk

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: