E SE ALGUÉM ACENDER A LUZ?

Desconfio de uma grande tolice. A da religião ao acreditar que as pessoas sejam fiéis aos preceitos por ela legitimados. Os crentes, suspeito, apenas usam os dogmas. Usam como um artifício de proteção. As crenças oficiais apenas justificam a vida dos crentes. São todos, na verdade, rebeldes. Com as luzes apagadas.

Explico. Nós, evangélicos, afirmamos ser a Bíblia nossa regra de fé e prática. Declaramos a quem reivindicar nossos pressupostos de fé que o texto sagrado é infalível e sua inerrância nossa garantia por excelência. Sem gaguejar, confessamos nossa confiança no que diz a Bíblia como sendo tudo o que de Deus foi-nos revelado. Cada palavra é a exata expressão do que Deus queria dizer, pregamos com paixão. Não dá para negar. Essa é uma expressão de fé reconfortante. Pena não corresponder ao mundo vivido dos crentes.

Na prática, desconfiamos do texto canonizado. Cada um de nós canoniza seus próprios textos. A regra, silenciosa e hábil, é a da plausibilidade. Acolhemos com devoção e folguedo os textos cuja prática fazem todo sentido. Apagamos com distração e cinismo aqueles que se mostram toscos e inverossímeis. Praticamos sistematicamente, ao menos pretensiosamente, os conselhos paulinos da promoção da alegria e rejeição da ansiedade, aos Filipenses, mas sequer nos incomodamos com a dedicação paulina à Satanás do voluptuoso que praticou incesto, com o fim de purificar sua alma, aos Coríntios.

Fazemos conviver em nosso mundo, ambiguamente, duas crenças. Aquela que nos acomoda e conforta e a outra que permeia nossa vivência. Uma, promete-nos uma vida segura, porque correta e piedosa, e a outra, convence-nos do que faz sentido. Uma, falante e retórica. Outra, silente e real. Eis a vida do religioso e sua esquizofrenia de sobrevivência. Afirma sua fé como sem dúvida. Vive a sua vida como sem fé. Na fé pronunciada, esquece-se do que vive. Na prática escamoteada, esquece-se do que confessa. Não o culpo. Ou é crente e não se suicida. Ou é honesto e relativiza seus dogmas.

Sugira a um crente evangélico que o texto bíblico é tão contingente quanto sua vida e você será tratado como uma ameaça a sua segurança. Uma bactéria herética a ser combatida com doses de antibióticos escrupulosos. Você pode lidar com a Bíblia e toda e qualquer crença como verdades contingentes, contanto que não admita. Crenças contingentes só com a luz apagada.

Verdades contingentes são aquelas crenças que podem ser verdade lá, mas podem deixar de ser aqui. Que podem ser plausíveis quando Paulo ensina aos escravos cristãos a serem bom escravos, mas não ser em nossos dias, em que a consciência dos direitos humanos expurgou a prática da escravidão. Você pode aconselhar brasileiros vitimados pelo trabalho escravo a denunciarem seus patrões como criminosos, mas ao ler a Carta a Filemon, faz de conta que “servo” não é o mesmo que “escravo”. Ao ler o milagre realizado por Jesus de transformar água em muito e no melhor vinho, faz de conta que era suco de uva e continua a apregoar seu ascetismo.

Anúncios

7 Respostas

  1. Foi por esse motivo q eu resolvi fazer meu blog, ao meu ver são todos ateus ao menos em alguma porcentagem e sendo ateu em alguma porcentagem filho jah tah fudido com deus, pq se quebra uma das suas 613 regras se ferrou!

    fabenrik
    ateu e a toa

  2. ADAM

    Texto sensacional!

    Essa dualidade, ambigüidade apenas denota a impossibilidade de a escrita estar correta, sincera!

    A fé apaga a “mente” dos crentes, levando-os à nada vislumbrar, desde o mais óbvio.

    Não é mais a palavra de deus que importa, neste momento, e sim a simulação da verdade. A enganação e ignorância prevalecem.

    Afinal, deus é ignorante? Não sabe iluminar para seu próprio livro divino?

    Os crentes têm de fazer malabarismo para explicar o inexplicável. Foi assim quando eu pergutntei a um irmão por que deus não cura amputados.
    Um deles simplesmente disse que deus não gosta de fazer “peça de reposição”, talvez ficasse com preguiça de fabricar, não sei!…….sei que ri demais…

  3. Putz Saracura matou a pau

    Não é mais a palavra de deus que importa, neste momento, e sim a simulação da verdade. A enganação e ignorância prevalecem.

    Cara vc tem uma agudez mental incrivel para comentários.

  4. Sr. Fabenrik eu te vi no orkut

    Quem é aquela criança? seu filho?

  5. @Adamantdog
    Minha sobrinha, e pq não me adicionou?
    Hein?

  6. ADAM

    obrigado..Quem dera” Seu texto ficou na medida certa!

    fabenrik, Doug, Spy ADAM,abraço a todos!

  7. Gostei da franqueza do texto, infelizmente a realidade é assim,mas devemos tentar agir com exatidão conform a bíblia manda pq Deus é hiper mega exigente e severo. VAMOS ANDAR NA LINHA, GENTE, PRA NÃO TOMAR SUSTO NO JUÍZO FINAL. Amém…

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: