Porque é preciso ter medo

01h50min pelo horário brasileiro de verão. Acabei de chegar do cinema, onde fui ver Atividade Paranormal e estou escrevendo o post dessa terça-feira para ser publicado sem revisão. Os erros não serão corrigidos.

Não estou escrevendo cansado e com sono para dizer se o filme é bom ou ruim, se vale ou não o ingresso. Não sou crítico de cinema. E também não aconselho ninguém a ir ou a deixar de ir ver um filme por conta das críticas que os críticos de cinema escrevem.

Eu estou escrevendo cansado e com sono apenas para dizer que eu senti medo. Mas somente porque foi justamente para isso que eu fui ao cinema: para sentir medo. Se eu não estivesse a fim de me apavorar com os registros em vídeo caseiro de uma assombração, eu teria ficado aqui mesmo. Se eu fui, e se fui para sentir medo, precisei entrar no jogo.

E o jogo é relativamente fácil de se jogar. Basta acreditar que existem demônios, forças sobrenaturais, outras dimensões, tudo aquilo com que a minha doutrinação católica impregnou meu cérebro durante a minha infância. Essa parte continua comigo e ativá-la não é muito difícil: é só fechar os olhos à realidade. E tendo feito isso, o filme se encarregou do resto.

Felizmente, eu posso dizer que a minha condição normal é a de olhos abertos. Um ateu é um “buda”, alguém que está “desperto”. Não fosse isso, eu estaria em maus lençóis, porque, atualmente (e temporariamente), estou dormindo num prédio isolado, velho e sombrio, cheio de escadas, sem mais ninguém no mesmo andar, e sem ninguém no andar de baixo, e sem ninguém no andar de cima. Um lugar perfeito para fantasmas e demônios. Mas… desde que me descobri ateu, nunca mais vi esse tipo de coisa. Nada de sombras, nada de vultos, nem barulhos estranhos, nem ninguém para puxar meu pé no escuro…

Apreciar um filme como Atividade Paranormal é pra mim uma experiência religiosa, porque eu sinto, de novo, o que significa “acreditar”, o que significa “crer”. E, assim, passo a entender mais e melhor os crentes cristãos e os religiosos como um todo, pois eles vivem uma vida inteira dentro de um filme de terror, assombrados por demônios, fantasmas, castigos, pecados e punição. Uma vida amaldiçoada, que eles não veem a hora de deixar para entrarem numa outra.

Eu, ateu; eu, desperto; eu, que rejeito o Deus cristão; eu, que não aceito Jesus Cristo como meu salvador; eu, que renego o Espírito Santo e que cometo o único pecado que não é passível de perdão; eu vivo uma vida maravilhosa, sem medo, sem demônios, sem fantasmas e sem infernos.

Morram de inveja!

Anúncios

36 Respostas

  1. Caramba…estou louco pra assistir esse filme, mas aqui na minha cidade, por ser pequena, demora uma eternidade pra passar aqui…

    Para crêr, basta acreditar que algo exista.
    Isso me faz lembrar um filme chamado A CHAVE MESTRA, filme que fala sobre voodoo…onde, resumindo, fazem a protagonista do filme crer em um ritual no qual a salvaria, mas que na realidade, ela teria que crer naquilo para que tivesse o efeito inverso.

    Ou seja, para ter medo, basta crer que seja realidade.

    Abraço pessoal.

  2. Esse filme é realmente muito bom, o legal é a tentativa de realismo q ele tenta te passar, e te traz de volta aquela criança que vc era, altamente recomendável!
    Assim como o Barros eu quando vi o filme corri para postar…
    rsrsrs
    quem quiser ver dá um pulinho lá no ateu e a toa…
    http://www.ateueatoa.com/2009/12/medo-do-escuro-x-maturidade.html

    @ Barros o blog tá com mais de 350 visitas por dia depois q segui algumas dicas suas… muito obrigado, é muito gratificante ver algo q criamos criar asas e muito obrigado amigo…

  3. Fabenrik.

    Já que touco em visitas.

    Tentei incluir recurso de marcador de visitas em meu blog.

    Conhece algum programa desses em português que seja facil de se instalar?

    Por favor nao me diga:
    Além do favor ele ainda quer mastigado.

    srsr….

  4. * Tocou.

  5. Você quer q apareça no seu blog para vc e todo mundo ver ou só para vc ter o controle de quem visita seu blog?

    ateu e a toa

  6. Stranger_Land

    Voce disse:
    Ou seja, para ter medo, basta crer que seja realidade.

    _____________
    Na lógica sendo real COM CERTEZA haverá temor!

    Prefiro ficar com a frase que sempre ouvir na infancia de uma simples venhinha:

    “Durma tranquilo menino, devemos temer os vivos e não os mortos”

    ehehe….

    Como complicar o q já é logico e simples?

    Hiuuupe! Hiuupe!

  7. Fabenrik

    Desejo obter apenas o controle de numero de visitas.

    Obs. Eu utilizo o http://www.blogspot.com

  8. digita no google analytcs
    e adiciona na sua conta q é um serviço do próprio google
    é todo em português e vc tem como ver qual a matéria q estão acessando mais, pode ver de onde vem suas visitas, qual dos seus parceiros te dão mais visitas… é realmente muito bom

    fabenrik
    ateu e a toa

  9. Barros,

    Embora desperte um certo temor oriundo da infância, não consigo gostar de assistir tais filmes, não por medo, mas por entender que estas coisas não existem….pra mim são meio maçantes…

    De qualquer forma, aquilo que vem impregnado na infância é sempre recorrente!

    No dia-a-dia posso dizer que estou livre destas atribulações, o único medo é da violência..causadas pelo homem…e do “azar”, que é o acaso ruim…rsrsrs

  10. O autor desse texto nada mais é do que um canalha que não respeita as religiões dos outros num país que respeita as religiões de todos. Minha filha estava lendo esse excremento em forma de blog e eu vou proibi-la de ver esse tipo de imoralidade, mas só porque são coisas ditas sem nenhum fundamento por um anormal que certamente sofre de algum desvio psicológico e que, fatalmente, vai pagar muito caro pelas imbecilidades que vem escrevendo.

    Um dia você vai prestar contas. Todo irão. E aí eu ia querer ver sua cara quando esse Dia chegar.

    Passar bem!

  11. E segue aí meu e-mail caso você tenha coragem de me responder. Mas você é um muleque que não merece atenção.

  12. Se acha mais homem do q os outros meu caro, pq acredita em um ser imaginário? se as pessoas no país tem a liberdade de crer também temos a liberdade de não crer. Ou vai falar q vc é puro e não crítica a crença de ninguém? No mínimo é um crente q tem nojo de “macumba” q é nada mais do q um outro tipo de crença e vc deveria de querer achar q não temos o direito de discutir o q queremos mas temos sim. Do mesmo jeito q nos critica está tentando enfiar essa sua crença em algo q não viu e não sente e foi algo q te enfiaram goela abaixo, fizeram-lhe um estupro mental, tens a se preocupar com sua filha em outros aspectos q realmente desviariam seu destino drasticamente como acontence em muitas familias q creem em seu deus e não as protege de nenhum infortúnio. Todos os “muleques” aqui são na sua maioria próximos ou acima dos 30, tem ou teve família e conhece muito bem do q se está discutindo aqui, não é dono da verdade e não sabe mais q os outros. Aliás não sabe nada! E deixe sua filha escolher a crença ou descrença q ela desejar e quebre essa corrente de ilusão q lhes prende. Certamente será feliz, pq todos aqui somos e não depositamos nosso futuro nas mãos de nenhum ser imaginário. Se não gostou e não tem capacidade de refutar o q discutimos não venha mais aqui mas se pode volte sempre pois vai abrir seus olhos.

    P.S. Mande-me tbm esse e-mail “terrível” de homem q vc mandou… gostaria muito de saber o q tens a dizer acerca disso, apesar de já saber o q esperar…

    Fabenrik
    japanhere@hotmail.com (orkut e msn)
    @ateueatoa @fabenrik (twitter)
    site: ateueatoa.com (visite lá!)

  13. P.S.2 – Aqui temos visitantes de tudo quanto é tipo de crença, aqui não fazemos nenhum apartheid (seleção) de pessoas com as quais vamos falar ou não, nossa única limitação é o querer nos escutar ou não. O que me parece que é do costume de pessoas com o tipo de raciocínio q assola sua mente não escutar as pessoas e muito menos falar com as que pensam diferente.

  14. kkk

    Ho mo paie!

    Tenho notado um ódio feroz entre alguns crentes e ateus.

    Eu não posso odiar um ateu só pó que ele não crer em Deus,
    Um ateu não pode me odiar só por que eu creio em Deus.

    Isto é a DEMOCARIA, Artigo 5º da constituição brasileira.
    Qualquer um é livre para pensar.

    _______________________________

    Provérbios 15:1
    A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

    Provérbios 15:2
    A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia.

  15. Concordo com vc em Gênero, Número e Grau HAGNUS, tirando os provérbios, lógico.

    Mas a intolerância realmente é intolerável! ahuahauhauahuaha
    Gostei dessa!

    fabenrik
    ateu e a toa

  16. Antônio A. soares,

    Amigo, você quer nos culpar por sua filha ter lido algo interessante? Sabia que qualquer tem o direito a opinião? Se não concorda conosco, então fale os motivos, mas temos nosso direito de expressarmos nossas idéias, por sermos um país livre, e laico!

    Agora vem criticar o blog, porque sua filha leu! Não se acha prepotente o suficiente para querer apenas que falem positivamente das suas idéias?

    Você está sendo intolerante demais pra querer dar as ordens aqui! Parece mais o dono do mundo! Até parece que vai fechar loja de calcinha sexy, só porque sua filha viu!!! Vai proibir sua filha de ver novela porque tem apologia gay!!

    fabenrik,
    belo comentário! É cada um que aparece!!!! Parece mais o dono do mundo, o cara!

  17. Antônio A. soares,

    Ia-me esquecendo! Você perdeu totalmente a razão quando chamou o dono do Blog de “canalha”, “muleque” (sic)..

    Quer ser o Ditador dos blog, fechando-os só porque não atendeu às suas idéias!!! Você é um Aiatolá? Você pode proibir sua filha de ver, mas nós não tem nenhum direito de proibir nossas idéias….

  18. Que prepotencia!
    Po… me ferveu o sangue… dei uma de amorim, soltei o verbo mesmo… falei o q podia e não podia… não quis nem saber… ele é o típo q eu menos gosto…
    pessoa q se acha dono do mundo, protegendo sua prole… Só quero que o Barros faça um post especial com a cartinha do homem mais homem q os outros, crente e dono da moral e dos bons costumes…

    fabenrik
    ateu e a toa

  19. Não vou nem me alongar pq se eu desse toda a minha opinião a respeito… realmente a coisa ia feder bastante… mas é característica pura de trollagem…
    escudo do computador…

  20. Saracura,

    Tá vendo o que a biblia faz com as pessoas. Um livro violento transforma cidadãos comuns em seres hostis!
    Acho que ele quebrou o PC pra mocinha não ler mais coisa interessantes! rsrsrsrs
    mas essa atitude só irá afasta-la dele.
    Quem sabe algum dia ela se tornará uma pensadora.

    Abraço Saracura!

    Antônio, se não merece atenção porque disponibilizou o e-mail??????

  21. Amorim,

    Rapaz! Você diz muitas verdades! É sempre bom ter pessoas da sua natureza e inteligência! valeu amigo!

  22. E aí eu ia querer ver sua cara quando esse Dia chegar.

    Seu Antônio, esse “Dia” aí, com D maiúsculo, a que o senhor se refere seria o Dia do Juízo Final, do qual fala o seu livro mágico?

    O senhor vai querer ver minha cara enquanto a gente estiver numa fila e enquanto Deus, lá na frente, vai separando os condenados dos salvos?

    — Esse vai pro Inferno, esse pro Céu; esse vai pro Inferno, esse pro Céu; esse vai pro Inferno, esse pro Céu; esse vai pro…

    — Oi, Deus! Eu sou o Barros. Lembra de mim? Eita! Aquele cara na minha frente se fudeu! Foi pro Inferno… o que foi que ele fez, hein?

    — Não posso conversar agora, filho; passa pro Céu. Esse vai pro Inferno, esse pro Céu; esse pro Inferno, esse pro Céu…

  23. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  24. Tu não muda kkkkkkkkk

  25. – Oi, Deus! Eu sou o Barros. Lembra de mim? Eita! Aquele cara na minha frente se fudeu! Foi pro Inferno… o que foi que ele fez, hein?
    – Não posso conversar agora, filho; passa pro Céu. Esse vai pro Inferno, esse pro Céu; esse pro Inferno, esse pro Céu…

    AUSHUAHSUHAHUARUHAURHASHARRAHUSAHA

    Barros (fanfarrão), quase que eu me lasco agora…… minha chefa evangélica tava pertinho de mim e eu soltei uma gargalhada que automaticamente virou uma tosse instantânea e mágica pra não ser flagrado vendo um site de ateus…..

    rsrsrsrsrrssrsrrs

  26. O autor desse texto nada mais é do que um canalha que não respeita as religiões dos outros num país que respeita as religiões de todos.

    O país respeita a religião de todos, isso está previsto e garantido na Constituição do Brasil… mas VOCÊ respeita as outras religiões que não a sua???

    e eu vou proibi-la de ver esse tipo de imoralidade,

    dá pra ver como você trata as pessoas que pensam diferente de você…

    Um dia você vai prestar contas. Todo irão. E aí eu ia querer ver sua cara quando esse Dia chegar.

    você acha que vai para o céu com toda essa demonstração de “amor cristão”……….. é talvez vá mesmo…. é esse tipo de atitude que Jeová gosta…

    Diálogo entre um diadinho e o capiroto:
    – e aí chefe, como que você quer que eu faça o espeto do Antônio A. soares???
    .
    .
    .
    .
    .
    .o capiroto responde:

    Passar bem!

  27. “Eu, ateu; eu, desperto; eu, que rejeito o Deus cristão; eu, que não aceito Jesus Cristo como meu salvador; eu, que renego o Espírito Santo e que cometo o único pecado que não é passível de perdão; eu vivo uma vida maravilhosa, sem medo, sem demônios, sem fantasmas e sem infernos.
    Morram de inveja!”

  28. Ok Fabenrik,

    Galera!

    O antonio talvez nem mais volte por aki.

    Mas vi tanto bombardeio sobre o toííím.. kkk

  29. Ok Fabenrik,

    Galera!

    O antonio talvez nem mais volte por aki.

    Mas vi tanto bombardeio sobre o toííím.. kkk

  30. Ok Fabenrik,

    Galera!

    O antonio talvez nem mais volte por aki.

    Mas vi tanto bombardeio sobre o toííím.. kkk

  31. Foi erro de sistema, kk

  32. Amorim,
    Desculpe velhinho eu nao achei a sua resposta.

    Voce assistiu o filme: TRATAMENTO DE CHOQUE?

  33. Esse Barros merece uma comunidade no orkut!

  34. “Eu, ateu; eu, desperto; eu, que rejeito o Deus cristão; eu, que não aceito Jesus Cristo como meu salvador; eu, que renego o Espírito Santo e que cometo o único pecado que não é passível de perdão; eu vivo uma vida maravilhosa, sem medo, sem demônios, sem fantasmas e sem infernos.
    Morram de inveja!”

    Cara…isso é um pai nosso dos ateus..Amém..rsrs!

  35. Barros !!
    Simplesmente adorei o que seu cérebro cansado e sonífero pode fazer…
    relatar!
    ”E o jogo é relativamente fácil de se jogar.”
    Sim é mesmo…de acordo com o criador da Psicologia Analítica, o suiço Carl Jung que investigou a psique e interesses relacionados, ele afirma que essa imagem ”Dei ” na infância continua a influenciar nossa vida,ainda que quando adultos,digamos que deixamos de acreditar em deus. Diz Jung que mesmo um ateu ou um agnóstico usará essa imagem como ponto de referência,mesmo que não seja para crer nela. O ”Imago Dei ” continuara firme e forte como uma marca idelével em sua psique* essa influência esta sempre ali como pano de fundo …
    daí você,caro utilizou-se dela para assistir o filme não?
    Sentir medo até que é bom…rsrsr…

  36. Barros, me disseram que o filme é bom. O que isso prova, na minha opinião, é que o sobrenatural e mundos paralelos são ótima ficção. Não? Bem como filmes de abdução em massa, invasão extraterrestre, etc.
    _________
    PS: Peguei o link pro teu blog em uma comunidade do Orkut, onde estava divulgando o meu novo http://index.opsblog.org/. Gostei bastante disso aqui, acabei de assinar o feed e te lincar no Index; voltarei mais vezes. Te convido a conhecer o Index qualquer hora dessas. Começa pra valer no próximo ano, mas já fui obrigado a fazer uns posts. Se mais pra frente você gostar e quiser trocar selos como fiz com o pessoal do Humor Ateu e do Bule Voador, é só me dar um toque, terei prazer. Abs.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: