Análise de Texto (parte 3)

“Dentro do ateísmo, todos os comportamentos morais têm o mesmo valor. Se Deus não existe, não há Ponto de Referência Absoluto para a moral. Todos os comportamentos morais são igualmente válidos.”

Ora, se Deus é o ponto de referência absoluto para a moral, como quer o Mats, Deus seria o “padrão” de moral da humanidade. Quando se diz que alguma coisa serve como padrão, significa que usamos esse padrão para fazermos comparações e para facilitar o nosso entendimento do mundo e a comunicação entre nós mesmos.

Se eu digo que a distância entre a minha casa e a padaria é de apenas 60 metros, você só tem ideia da distância porque sabe quanto mede 1 metro. Se um E.T. ligasse para o seu celular e dissesse que a distância entre a casa dele e a padaria do bairro dele é de 15 gurlonks, isso seria o mesmo que não dizer nada, pois ninguém na Terra  saberia a distância que corresponde a 1 gurlonk. Assim, o padrão “metro” nos é útil, enquanto o padrão “gurlonk” não é.

Se as garotas brasileiras considerassem, por exemplo, o ator Rodrigo Santoro como a perfeição da beleza masculina, elas poderiam eleger, dentre dez rapazes, qual deles seria o mais bonito: o que estivesse mais “próximo” da beleza padrão do ator. A gradação no quesito “beleza” é feita pela comparação com o padrão, atribuindo-se valores aos elementos analisados.

Se padrões são usados para fazer comparações, como comparar nossa moral com a moral de Deus? Qual diabos seria, afinal, a moral dele?

Usando o seu padrão de moral cristão, como você poderia afirmar, por exemplo, que eu sou menos justo que Deus?

Isso admitindo-se que Deus acha “justo” sacrificar uma pessoa para eximir outras tantas de uma suposta culpa; que Deus acha justo que alguém queime a própria filha como um gesto de agradecimento por ter vencido uma guerra; que Deus acha justo punir várias gerações de pessoas por conta de algum “pecado” dos seus antepassados; que Deus acha justo que alguém passe toda uma vida cometendo crimes e atrocidades e ainda assim vá para o Céu, desde que se arrependa dos seus atos…

Felizmente para todos nós, uma parte muito grande dos que se dizem cristãos não tem Deus como padrão de moral. Até porque nem mesmo sabem qual a moral de sua divindade.

Anúncios

6 Respostas

  1. Foi exatamente isso que eu comentei, mas ninguém me deu atenção… :(
    rsrsrs
    Eu falei isso tudo.
    Ele acha que essa moral é Absoluta, tadinho.
    Ele quer muito que seja, do fundo de seu coraçãozinho.

  2. O Mats é o pior tipo de cria, desonesto e falacioso, deturpa todas as notícias científicas e insiste em citar a pseudociência cria dourando a pílula.

    Não tenho nada contra a pessoa Mats, mas sim contra a existência de um enclave mental tão alheio a seu redor e cristalizado hoje em dia. Chega a ser triste.

  3. Penso que o Mats tenha medo da verdade e toda hora fica reiventando coisas para se adaptar à existÊncia divina. A moral de deus segundo ele, é perfeita é tudo é o máximo, mas não nos diz como deus mostra isso.

    Se ele é invisível e nada fala como vamos saber qual a moral? Por quÊ seria ela absoluta? Se já mudamos tanto desde antiguidade!

  4. Muitos ataques pessoais mas nenhuma refutação à falta de uma Referência Absoluta para a moralidade.

    Todas as vezes que catalogam o meu comportamento de desonesto, vocês assumem que a moralidade que voces escolheram se aplica a mim.

    Infelizmente, nenhum ateu me disse o porquê.

  5. Boas,

    Mats vou-te dizer o mesmo que disse no outro post.

    Moral da religião = moral feita pelo Homem

    Ateus = Homem

    logo

    Moral tua = moral nossa

    que queres que te diga mais?

    Cumps,
    JustUnderMe @ http://www.maisciencia.com

  6. Dissemos sim Mats, você só não quis aceitar. Tanto que não teceu um comentário se quer a respeito do que apontamos como referência para nossa moral. A unica coisa que fez foi fugir de responder e ficar repetindo que nossa moral não tem referência.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: