Então é Natal

Gosto do Natal. Toda essa tradição, enfeites, pinheirinhos, presentes, musicas típicas, papai noel pra todo lado, neve. Acho bonito. Completamente non-sense para um país tropical como o Brasil, mas bonito.

Todos aqui sabem o que se comemora, ou supostamente deveria-se comemorar, no Natal. Mas o fato é que atualmente o nosso Natal, brasileiro, está muito mais para uma espécie de Dia de Ação de Graças, que não existe aqui oficialmente, do que para um Natal. No Dia de Ação de Graças dos americanos, as famílias se reúnem, comem peru e festejam a amizade e a família, mais ou menos como fazemos aqui no nosso Natal. No Natal americano a coisa não é lá tão diferente, mas acredito que a religiosidade deles seja um pouco maior nessa data que a nossa.

O Natal do brasileiro, além de uma celebração à família e à amizade, é principalmente uma data comercial. Todo o encanto do Natal está voltado exclusivamente aos presentes. O suposto aniversário de Jesus, fica em segundo plano.

No entanto, é este, o suposto aniversário de Jesus, a verdadeira razão para o Natal. Sendo assim, que sentido faz o Natal para nós ateus? Mantém o carater comercial e de reunião familiar? Se torna um Dia de Ação de Graças sem conotação religiosa? Ou deve ser visto como um dia normal, um feriado não autêntico, sem nada a ser celebrado?

Claro que quem promove o Natal não dá a mínima para o que a minoria ateísta, ou de outras religiões, viria a pensar. Um exemplo disso são os flocos de neve que a WordPress colocou neste blog muito provavelmente sem nem mesmo nos comunicar.

Acredito que este ano será o primeiro em que o Natal passará completamente em branco pra mim. Não comprarei presentes a ninguém, não sentirei nada a se comemorar, e nem mesmo vejo mais sentido em se desejar Feliz Natal a alguém. Claro que minha família teísta ainda fará o pernil assado que já nos é tradicional. Talvez eu beba um gole de vinho, ou visite a casa de uns amigos. Mas este ano pela primeira vez me sinto realmente livre do Natal.

Feliz Ano Novo a Todos!

http://despindomitos.blogspot.com

Anúncios

32 Respostas

  1. Bem… digamos que natal não passa da comemoração do solsticio de inverno (: que é comemorada a 9 mil anos antes de cristo.

  2. Boas,

    Para mim o natal o natal é muito mais do que a trocas de prendas ou o aniversário de jesus (que supostamente nem nasceu perto desta data xD ) mas sim um EPOCA (para mim o natal não é um dia mas a maior parte de Dezembro) onde todos nós podemos partilhar uns com os outros, comemorar o amor ao proximo e a união.

    Este ano também estou a passar o natal sozinho xD Parece um dia normal. O natal parece hoje em dia a unica epoca onde toda uma familia e amigos se conseguem juntar para celebrar o amor e a amizade entre si =D

    Cumps,
    JustUnderMe @ http://www.maisciencia.com

  3. Só uma correção no meu post a cima, 7 mil antes de cristo e 9 mil de agora.

    Uma boa chegada do solsticio de inverno para todos ^^

  4. Bem lembrado Paulo. Havia me esquecido que o cristianismo plageou a data de ritos pagãos.

  5. Eu odeio festas de fim de ano, principalmente o natal. Sinceramente eu não me encaixo nesse status onde a hipocrisia das pessoas parecem crescer exponencialmente. Para mim, esse é um dos feriados que se deixasse de existir não iria sentir falta alguma. Sim, eu sou um anti-social inveterado.

    É um feriado religioso

    Por ser um feriado religioso já odeio de ante-mão. Essa data é baseada numa mentira, como das muitas criadas pela Igreja Católica, e simplesmente não representa nada para mim. Só para esclarecer, a verdadeira data do nascimento de Jesus(se é que ele mesmo existiu) se deu por volta de março. A data de 25 de dezembro foi roubada pela Igreja, pois ela já existia em outros mitos. Quer saber mais? Assista Zeitgeist.

  6. as pessoas passam o ano todo te escrachando e fazendo porcaria e quando chega no fim do ano todos viram santos e vêm abraçar e desejar felicidades e prosperidade quando em todos os outros dias você nem sequer existia… eu acho muito triste essa época do ano… hipocrisia demais…

  7. Sabe Barros,não se precisa esquecer completamente do Natal só pq vc é ateu.Veja bem,eu sou atéia e não ligo de comemorar a data com minha familia.Eu nem lembro o que a data oficialmente significa,pra mim vale estar com minha familia e dar e receber(claro!)presentes.
    Sabe,vale o feriado e as festas,até os proprios cristãos esquecem o o significado religioso real.

  8. É isso ai pessoal,

    O dia da hipocrisia está chegando!
    Mesmo eu com 12 ou 13 anos me isolava desse povo nos finais de ano. Familiares que nunca vi na vida e outros que eu não gostava, vinham me abraçar como se fôssemos irmãos.
    Não gosto de festas, as pessoas parecem querer mostrar que são felizes e que são boas, mas não são nem uma coisa nem outra, elas estão felizes e ninguém é bom quando o que lhe interessa está escorrendo pelos seus dedos, nós estamos sempre correndo atrás do que nos interessa!
    Os conflitos vêm disso!
    Vou prum hotel fazenda!

    Abraço a todos!

  9. Assino embaixo Amorim!!! ahhh e essa foto de bebê???

    Um Abraço.

    Roberta,

    Sabe,vale o feriado e as festas,até os proprios cristãos esquecem o o significado religioso real.

    eehhhhh eles acham que a festa é de um tal de Papai Noel….. vá entender….. a melhor parte é receber (dar é meio dispendioso) os presentes e rasgar a barriga de comida !!!! esse ano eu não vou pra casa de minha avó… lá só é lasanha todos os anos ( em todas as festas… páscoa, finados, aniversários, feriados municipais, estaduais nacionais…)

    =*

    Fui!

  10. Doug,

    A foto é do meu filhote, hoje ele tem 49 dias, mas a foto que eu vejo no meu PC é a minha quando tinha 3 anos, que esquisito!

    Abraço!

  11. agora mudou…eu acho que elas mudam de acordo com o e-mail que você coloca nos coments…

  12. O pessoal ateu quer eleger o dia 25 de dezembro o dia do ORGULHO ATEU! Achei interessante esta data!

    Então comemoraríamos o pernil assado, peru, lasanha e nos relembraríamos das melhores piadas de “crentes” do ano! Que tal?

  13. Este anônimo acima sou eu SARACURA!

  14. Doug,

    Engraçado, eu uso sempre o mesmo email!
    No meu PC está a minha foto, no do meu sobrinho está a foto do Sálvio (a proli) no mesmo comentário!
    Como eu não sei o que foi… então foi deus kkkkk

    ABRAÇO!

    Saracura,

    Grande idéia!
    Vamos iniciar o movimento!! rsrs

    ABRAÇO!

  15. Como eu não sei o que foi… então foi deus kkkkk

    lol

  16. Calma gente, só estava ironizando as respostas fáceis dos crentes rsrsrsrsrsr

  17. Para o Doug tudo é festa, qualquer zoeira que a gente puxa ele sempre ajuda!
    ahuhauahauhau
    Podes crer!

    Doug Rulez! (como diria o próprio)

  18. Fabenrik,

    Tudo bem amigo?

    Cara, tenho mais uma histórinha.

    A esposa de um pastor que foi… foooiiii meu amigo de infância, é tida como um exemplo de mulher, por ser evangélica, honesta esposa, seguidora da biblia, conta os homossexuais e contra a traição entre marido e mulher.

    Um dia, ela mandou um bilhetinho apaixonado para um rapazinho conhecido nosso, o menino comenta com outros meninos da localidade e a conversa vai se espalhando, até chegar ao ouvido da esposa do pastor, que fica uma “arara” e vai tirar satisfação com o garoto na frente de todos, pra mostrar que ela é uma mulher de deus e honrada e que era o demônio que estava na pele do guri. Tinha mais de 10 crentes em frente a casa do moleque inclusive o pastor, quando o menino viu que o bicho ia pegar pro lado dele, se lembrou do bilhetinho, foi até seu quarto e pegou a prova do crime, começou a lê-lo em voz alta, enquanto lia os crentes, incredulos corriam pra casa, a mulher do pastor foi chorando embora com vergonha, se é que ela tem isso, o pastor na frente sem falar nada também se foi.

    Eles continuam juntos e agem como se nada tivesse acontecido.

    Ele me disse que o tal bilhetinho valeu mais que dinheiro para ele. rsrsrs

    Mas não me disse se tinha “pegado” a mulher.

  19. ” enquanto lia os crentes”

    Faltou uma virgula depois do lia

    Ele não estava lendo os crentes rsrsrsr

  20. Amorim,

    Cada história interessante! Bom saber que desta vez o ateu se deu bem…rsrs

  21. Que história foda!!!!
    Isso aí é prova incontestável da tal Referência de Moral Absoluta do cristão que o tal do Mats prega por aí. Absoluta para ele. Eu também posso usar como referência de moral absoluta a dos punks-nazistas-com-tendencias-grunge-sem-moicano-meio-pagodeiros para mim, só para mim. Esses doidos xiitas querem empurrar essa merda de conduta hipócrita e escrota para nós. Haveriam formas bem melhores de viverem felizes os dois, sem hipocrisia e sem precisar a se agarrar a uma coisa que não tem presença e por tanto não tem força alguma. A presença mais forte de deus estaria no Superego das pessoas que temem algum castigo, e vou dizer, na maioria temem castigos em vida. E não o inferno.
    Obrigado pelo comentário lá no ateu e à-toa amigo, semana que vem coloco mais uma música sua, quase toda semana vai ter um post seu lá, brother.

    Fabenrik
    ateu e atoa
    PS desculpem se faltaram algumas vírgulas.

  22. Valeu amigo!

  23. Roberta, não fui eu que escrevi esse texto. Foi o Despindo Mitos, um colaborador.

    Eu adoro a época de Natal! Sério! Pena que aqui não tem neve… rsrs

  24. Adorei a reflexão do seu texto caro ”Despindo Mitos”
    assim é nosso sentimento ao ler:de libertação!

  25. brandaolucia,

    Bom ver seus comentários…legal….tb acho que sou livre…

  26. UiUIui!
    Libertem-se ”libélulas”

  27. Apesar de seu tom preconceituoso, anonimus.gay, seu comentário é bem pertinente.

    De fato o preconceito que os ateus sofrem ao se assumirem como ateus é bastante análogo ao preconceito que sofrem os homossexuais ao se assumirem como tal.

  28. Boas,

    Tens muita razão despindomitos. Aqui em Portugal se disse-se que sou ateu ou acabava no hospital ou numa cova xD

    Se alguem me perguntar digo sem medo mas não vou andar a publicitar xD

    Cumps,
    JustUnderMe @ http://www.maisciencia.com

  29. È verdade! Mas aos poucos os gays, lésbicas estão lutando contra injustiças à sua escolha…da mesma forma, ateus têm que lutar pela liberdade da escolha..

    Por isso contribuo neste blog e em outros….abração
    ATeus,uni-vos

  30. Boas,

    Para alem disso os ateus tem que começar a fazer como os homossexuais e começar a sair do armario =D

    Nos ultimos 3 anos (se não me engano) os ateus americanos subiram de 10% da população americana para 15% e isso porque as pessoas começaram a perder o medo.

    Mas muitos continuam escondidos a dizer que são teístas.

    Cumps,
    JustUnderMe @ http://www.maisciencia.com

  31. Aqui no Brasil ainda temos o problema de o IBGE ser parcial em relação ao posicionamento religioso dos brasileiros.

    No último senso completo, 2000, os dados não distinguiam ateus, agnósticos ou quem tinha um lado espiritual independente de religiões, embora detalhasse até os subtipos dos subtipos dos subtipos das religiões derivadas do protestantismo.

    Sem contar que quando a pesquisa é feita, nem sempre os ateus da casa, normalmente minoria, estão presentes para se declararem ateus à pesquisa, e não há como acessar o site depois e corrigir alguma informação passada erroneamente.

    Lamentável

  32. A promoçao do natalina não coloca ,como nunc acolocou em jogo a questao filosofica, é puramente comercial!

    Imagine dentro de 10 o que mudara?

    Só no marketing!

    Para os que não entram na jogada, estão salvos desse ”redemoinho” mas para a maioria que movimenta$$$$$?

    Ah……Desde que o mundo é mundo , sempre foi assim, com relaçaio a isso se deixa d elado, os bobos tem$$$, podem gastar como quiserem com, ou sem justificativa natalina…
    só data comercial.
    O que não dá pra aturar são os acontecimentos todos os dias, com ou sem data, mas todos os dias …

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: