ÉPOCA: 7 mitos sobre Deus (parte 1)

A revista Época dessa semana trás essa matéria de capa sobre o livro The Case for God, da escritora inglesa e ex-freira católica Karen Armstrong, que tem previsão para ser publicado no Brasil no fim do ano que vem.

Segundo o autor da matéria, o livro faz parte de uma nova onda que “tenta revidar os ataques do grupo de pensadores conhecido como ‘os novos ateus’” (referindo-se a Dawkins,  Hitchens e outros) e “faz o melhor contra-ataque às teses do grupo”:

“Como os fundamentalistas religiosos, eles [os ateus] infantilmente concebem Deus como um ser poderoso que os homens não conseguem enxergar.”

Essa citação é um exemplo mais do que contundente da desonestidade por trás da mente religiosa e essa ex-freira certamente vai tratar o assunto desse modo ao logo do livro: ela simples e descaradamente —  como se ninguém fosse notar — quer vender a ideia de que ateus “concebem Deus como um ser”. Se eu concebesse Deus como um ser, eu não seria ateu.

Mais à frente, o autor da reportagem parafraseia outro trecho do livro:

“Mas o avanço da ciência, a partir do Iluminismo, cerceou nossa mente e restringiu seu alcance a fatos empiricamente comprováveis.”

Nisso eu sou obrigado a concordar com a autora do livro. Uma mente inserida num universo onde existem bruxas, fantasmas, demônios, anjos, milagres e deuses, é uma mente que tem consciência de um universo bem maior do que aquele que a minha própria mente pode conceber. Isso é fato.

Eu não temo demônios, por exemplo, porque, no meu universo, eles não me afetam nem se mostram, logo, eu não tomo conhecimento deles. Mas, se há quem os tema por percebê-los, é óbvio que essa pessoa vive num universo um pouco mais abrangente do que o meu.

Felizmente, entretanto, as “criaturas” que habitam esse universo mais amplo parecem não ter livre acesso ao universo ateu, mais restrito. E isso, segundo a autora, tem um motivo, ou, antes, uma culpada: a ciência.

“A ciência suprimiu um dos ingredientes mais relevantes da fé: o mito, a capacidade humana de, por assim dizer, vislumbrar o inconcebível.”

Não sei se a tradução foi feita corretamente, mas a palavra “mito” parece ser um ligeiro deslize de honestidade no meio da argumentação desonesta da autora. Isso poria o deus cristão no mesmo nível do deus nórdico Odin e, certamente, não seria essa a intenção dela. E “vislumbrar o inconcebível” poderia ser facilmente entendido como “delirar”.


Anúncios

30 Respostas

  1. o erro de muitos é pensar que Deus pensa ou age como nós..que tenha os mesmo sentimentos que nos temos ai que esta o grande erro.

  2. Boas,

    Erro porque? Não fomos “criados a imagem dele”?

    Cumps,
    JustUnderMe @ http://www.maisciencia.com

  3. e o erro de outros e pensar q deus pensa!!

  4. pow cara na moral mais tú é boçal ao dizer que Deus não pensa…me limito apenas a dizer isso ..encerro aqui a minha participação nesse post

  5. Agressão verbal 10, argumento 0. Bom cristão você é Eduardo.

  6. o erro de muitos é pensar que Deus pensa ou age como nós..que tenha os mesmo sentimentos que nos temos ai que esta o grande erro.

    Não pensamos isso de Deus, eduardo. Deus para nós não é mais que um personagem mitológico, logo tudo que podemos dizer dele é aquilo que decorre de tal mitologia.

  7. eduardo,

    Comentou pouquinho e fugiu das respostas diante da impossibilidade da defesa divina. É sempre assim, quando não se pode refutar nada, foge-se!

    despindomistos, fabenrik

    Os seus comentários são sempre profícuos. As vezes fico nervoso com a ignorÂncia dos teístas, portanto gosto de ver seus sóbrios comentários, podes crer..

    Barros,

    Quando percebem que suas religiõese seus deuses não fazem o menor sentido, partem para o ataque, sem escrúpulo, desonestidade, inverdades e enganações aos incautos. O segredo é não deixar os ignorantes órfãos

    Isso faz com que os “alienados”, diante do desamparo divino, elejam líderes e se espelhem neles para perpetuar os “mitos” entre crianças e o povo.

  8. Barros, a matéria da Época é requentada da Foreign Policy. E os “sete mitos” da Karen já foram desmontados faz tempo pelo Pharyngula. Confira comigo no replay: http://index.opsblog.org/12/2009/novo-ateismo-epoca/

    Abraço e ótimo 2010 pra você.

  9. Valeu, saracura… você com os seus comentários sempre me faz procurar um dicionário… rsrsrs
    Esse rapaz chamado Eduardo trabalha comigo, o cara acredita em alienígena sendo cristão. É um cara muito legal mas esse lado religioso dele eu nem tenho comentários para fazer pois não pode ser sério.

  10. fabenrik,

    valeu amigo..rindo do comentário..sempre legal. Você é INEFÁVEL, amigo, não tenho como designar! rsrsrsrsrsrsrsrsr

    Coitado do seu amigo.As vezes tem gente até boa nesse “mundo da lua”, e o vírus da mente implantado na infÂncia, agindo..

  11. Saracura
    Podes crer,
    Lá vou eu procurar novamente o meu amigo tradutor de sua palavra estridente.

    Fiz um comentário direcionamento a ti amigo no tópico https://deusilusao.wordpress.com/2009/12/18/o-sacrificio/#comment-5609

  12. Outro gay: deficientis vocabularis gay!!!
    Elogia meu filho,elogia…

  13. Barros que texto bom!

    a Veja publicou nessa semana sobre a biblia e agora vem a epoca e faz essa materia.

    Acho que eles tão vendo q o ramo é polemico , dá IBOPE!
    O Silas duas vezes rendeu 6 pontos no CANAL LIVRE DA BAND ( desafiou a ciencia! )

    A Som Livre descobriu a musica gospel!

    É estamos avançando! Mesmo que eles queira apenas com a polemica lucrar, vender a revista.

  14. O silas malafaia desafiou a ciencia? grandes merdas? um otário que só sabe falar de um livro mitológico e de mundos encantados tem mais que desafiar a ciencia mesmo, pq ciencia trata de assuntos desse mundo e odeia mitos.

    E a sua igreja do $ está crescendo mesmo pq cada vez mais aparece mais e mais espertos que estão descobrindo como é fácil ganhar dinheiro de gente burra que nem vc!! Eles abrem mais e mais igrejas e angariam mais e mais fieis, por isso o crescimento que vc fala.

  15. Anônimo,

    Não se precipite!

    Varias vezes ele chegou a dizer:

    Hô! E ainda nem cheguei à Bíblia!

    Ou seja! Silas chamou os cientistas para o desafio dentro da própria ciência!
    Observe! Durante varias vezes ele não fez uso da Bíblia.

    Nas duas vezes que rendeu 6 pontos de audiência no Canal Livre da Band, foi também um desafio fora de Bíblia.

    Deseja que eu lhe envie o link de acesso ao vídeo? Kkk

    “É MAIS GOSTOSO VENCER O ADVERSÁRIO NO CAMPO DELES”

    É isto que o Silas gosta de fazer para que alguém não diga que ele vive alienado na Bíblia.
    Ce ta nervosinho? Ce não é o Amorim camuflado não?

    NA LÓGICA GENTE BURRA NAO É GENTE CIVILIZADA, MAS VC NAO POSSUI O PODER DE ENXERGAR ESSA DIFÍCIL LÓGICA. ehehe…

  16. Amorim,

    Liga não. Eu vi o vídeo e o pastor apenas deu sua opinião pessoal, naquele estilo, “enrola besta”, em tom eloqüente, para afirmar que não pode isso, aquilo, ou seja, ilações da cabeça dele.

    sobre o aborto ele quis dizer que a mulher está decidindo a vida de outro, mas esqueceu que o filho depende dela…e ficou enrolando, saindo do foco, por que os jornalistas não queriam polêmcia….

    O cara usa a dialética, a “enrolética” e o povo bobão, como o hagnus cai nela…no fim são apenas prepotentes, que querem impor idéias para angariar mais recursos..

    Eu vi aqui um “plano de vôo” de um avião com Silas Malafaia, um Golfstream IV, jatinho executivo, que ele anda pelo país enganando o povo a doar dinheiro pra ele e a igreja e sua família..

    A mulher dele é dona de uma parte, a filha da gravadora, o filho da editora…etc

  17. o avião é um GULFSTREAM……errei…..corrigindo!

  18. Saracura,

    O anônimo não sou eu não,
    claro que um acefalo religioso NUNCA vai desafiar nada, no máximo vai pagar um mico, muito menos desafiar a ciência que é o único caminho para o conhecimento de tudo, e o que não puder ser desvendado por ela, nada poderá, seria ingênuo demais acreditar que outra coisa podesse fazê-lo!

    Ele só quer impressionar os seus pobres fiéis alienados.

    Anônimo essa foi boa, um pastor burro e bandido desafiannnnnnnndo a CIÊNCIA. kkkkkkkkkkkkk

    O mais engraçado é que ele SEMPRE recorre a própria CIÊNCIA, quando precisa de uma vacina, de uma viajem, de bens materiais, de dinheiro. Ele nunca irá pra igreja pedir isso pra deus!

    Abraço a todos!

  19. Saracura,

    A band solicitou a volta dele ao programa.
    A Band abriu espaço para ele em mais horarios até por preço mais em conta.

    A Band obteve atraves dele 6 pontos de audiencia
    ( A Band é a 4ª maior do Brasil e vem perdendo espaço para a antiga TV MANCHETE, a RedeTV)

    Puxa!

  20. Amorim,

    Como ce é um cara do tipo:

    “EU TIRO PARA TODOS OS LADOS” e

    “Não preciso de provas, fontes, FATOS”
    __________________________________

    Então é perder tempo argumentar com voce!

    O Portugues usado pelo Silas foi uma Gramatica clara! Até Analfabeto entendeu oq ele quis dizer.

    Ele disse: convoco a qualquer um a fazer o experimento, acompanhar e ser livre para opitar por conta propria!
    ELES NAO QUEREM PERDER O MONOPOLIO É ISSO.

  21. Nois quiss diz z Opinar.

  22. A Biblia nao é contra a ciencia!

    Leia sobre varios versos biblicos que falam de ciencia!

    Apenas Deus concede a ciencia limite.

  23. Deus só dá entendimento claro sobre ELe, apenas aos eleitos.

    A ciência sem Deus não tem resposta pra tudo, como pós-morte ou sobre o que seria justo ou injusto, ou mesmo o que originou todas as coisas.

  24. Amorim, kd vc meu fí!

    KASSAB FECHOU A SEDE DA IGREJA MUNDIAL EM SP.

    Apareça para observar isso! Vai perder é?

    Uma dica: Diga ai!
    Pastor Ladrão, Safado, pedófilo, mercenário, astronalta, extra terreste SE FERROU!

  25. GEORGE,

    deus é um contrasenso, uma enganção, um engodo, uma fraude, contradição, paradoxo..

    deus não dá nada porque nao tem existência..

    O universo sempre existiu e sempre existirá..deus não tem sentido.como criador

  26. o universo sempre existiu? o.O

    Não houve início..não houve big-bang?

    Saracura…

    vc simplismente diz sua opnião e… .-. …não significa nada pq não há nem um fundamento certo…simplismente diz como se quisesse me ofender e ignorar, mas não diz nada com nada.

    talvez eu esteja perdendo meu tempo… =/

  27. saracura..

    vc falou um monte de coisas com intenção de ofender Deus, mas não prova nenhuma das acusações então…

    é ridículo.

    .-.

    é como eu dizer que vc é um gordo que ama fritura, não consegue ficar em pé, é preguiçoso e ama novela…

    8-)

  28. DEUS É UM VIADO QUE FICA SECANDO CACETE NA VILA MIMOSA A 5 CENTAVOS A BOCADA!

  29. “vc simplismente diz sua opnião e… .-. …não significa nada pq não há nem um fundamento certo…simplismente diz como se quisesse me ofender e ignorar, mas não diz nada com nada.

    talvez eu esteja perdendo meu tempo… =/”
    Possivelmente está mesmo…

    Aconselho a aproveitar melhor seu tempo estudando portugues … Simplesmente, não simplismete, entre outras coisas!!!

    Depois que voce melhorar na interpretação de textos, aproveite e pesquise sobre “inversão do onûs da prova”. mas não aconselho voce ver isso agora pois possivelmente escapará a sua compreenção.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: