Julgamentos Morais? ou Imorais? ? ? ?

A grande frequência com que se tenta corroborar ou refutar o ateísmo através de julgamentos e valores morais apenas demonstra uma lamentável leviandade (ex: “ateus também fazem caridades” ou “muitos ateus são criminosos”).

É claro que, se desejarem, alguns ateus podem ser bondosos, compassivos, solidários etc. Talvez devido ao fato de a maioria dos religiosos se identificar com esse tipo de moral sua típica ojeriza à palavra ateu possa ser um pouco amenizada; todavia, pretender que a bondade tenha, em si mesma, algum valor, que ofereça qualquer verossimilhança à posição, é, no mínimo, um absurdo.

O mais “dogmático” dos ateísmos ainda não passa de uma mera negação (“Deus não existe”, afirmativamente). Sendo assim, assumir um posicionamento ateísta remete-nos a um plano muito mais fundamental, muito mais abrangente.

Em outras palavras, além de ser independente da moral, o ateísmo a precede em profundidade filosófica; ou seja, na melhor das hipóteses, somente será possível deduzir, individualmente, valores a partir do ateísmo, mas nunca o ateísmo a partir dos valores. Daí a impossibilidade de a bondade, por exemplo, servir de respaldo a ele; e o mesmo vale para objeções ao ateísmo baseadas em delitos cometidos por indivíduos ateus.

Há também uma grande tendência de se querer vincular a responsabilidade das ações à visão de mundo do indivíduo, e tal tendência está ligada à ideia de que esta vem sempre carregada de valores e deveres; nesse caso, também vinculada ao mal-entendido de que o ateísmo é uma crença positiva.

Por exemplo, se um cristão faz caridade em nome de Deus e usa a Bíblia para justificar tal feito, então se pode dizer que o cristianismo é, em certo grau, responsável por tal ação. Isso porque toda religião tem seus dogmas, suas verdades, seus princípios superiores, em suma, seu tu deves. Portanto, ela define o que é o bem e o que é o mal, o que é certo e o que é errado, e assim por diante. Diferentemente, o ateísmo encontra-se alheio a todo esse rebuliço de valores que os humanos cultivam. Se um ateu faz algo bom ou mau, isso não se deve ao ateísmo, pois o ateísmo não diz coisa alguma a respeito do que devemos ou não fazer. O ateísmo não diz o que é o bem nem o que é o mal, muito menos o que é certo ou errado. Ele não arrasta consigo nenhuma espécie de valor, e é por isso que não se pode atribuir-lhe qualquer tipo de culpa ou responsabilidade. Tudo recai tão-somente sobre os ombros do arbítrio individual, não sendo possível qualquer espécie de generalização da causa de seu ato que venha a abarcar o ateísmo.

Por isso, todo ateu que defende valores morais específicos – mesmo se forem de benevolência e de caridade – sem deixar claro que isso não tem qualquer relação com sua descrença, estará, sem perceber, prestando um grande desserviço aos ateus. Talvez a intenção seja boa, isto é, pense que com isso está revertendo o estereótipo negativo que tipicamente se tem dos ateus – de que são todos pervertidos, frustrados, imorais, insensíveis, criminosos. O problema, naturalmente, reside no fato de que esse contra-ataque pressupõe a falsa ideia de que o ateísmo deve se defender de acusações morais, e isso só termina por gerar mais confusão ainda. A personalidade dos ateus não tem qualquer relação direta com o ateísmo. Todos esses estereótipos sociais sobre como os ateus são não passam de preconceito, fantasia, pois, o ateísmo não é capaz de justificar nada disso. O fato de algum ateu ser altruísta ou egoísta, bondoso ou maldoso, compassivo ou cruel é apenas reflexo de seu temperamento e dos valores adotados pelo indivíduo em particular.                                                                        Não delinear essa distinção entre o ateísmo e a moral faz com que as pessoas pouco aprofundadas no assunto se acostumem a encarar os padrões comportamentais dos indivíduos descrentes como uma consequência de seu ateísmo; ou seja, do mesmo modo que os ateus caridosos darão uma boa imagem ao ateísmo, os ateus criminosos irão macular e infamar sua imagem.

Além de isso dar luz a diversos e indesejáveis estereótipos, estes ainda ocultam a verdadeira face do ateísmo, a neutralidade.

Anúncios

32 Respostas

  1. Ná, você publicou 2 vezes o mesmo post, daí eu apaguei um, OK?

    Estou de férias e um pouco preguiçoso para escrever, inda mais que tô fazendo pequenas viagens pelo interior do Estado e fico sem sinal 3G. Troquei o CLARO QUE NÃO PRESTA, pelo VIVO DANDO PAU, mas só pra ter raiva.

    Quando voltar, pretendo iniciar uma nova série de textos.

  2. Tudo bem, Barros?

    Eu li alguns tópicos do seu blog, e me interessou bastante esse sobre o “não-julgamento” do ateísmo pelo ateu. Contudo vejo que, da mesma forma que você diz que a atitutde do ateu não deveria servir para julgar o ateísmo, você mesmo julga, em muitos dos seus comentários, algumas religiões pelas atitudes de indivíduos delas, como quando você diz que a religião muçulmana é perigosa (tudo bem não é bem com essas palavras, e eu também não tenho interesse em jogo de palavras), ou que o cristianismo matou milhões ao longo da história. Você não acha que atitudes de indivíduos levaram outros a atitudes do tipo, e que estes atos são julgados tanto quanto o são os ateus conforme suas atitudes pessoais?
    Só pra deixar claro, sou teísta, mas acredito que deva existir liberdade de pensamento, e que a “lavagem cerebral” feita por várias religiões é mesmo prejudicial ao ser humano… mas se você afirma conscientemente que a atitude do cristão, do muçulmano ou do hinduísta que mata e destrói definirem o cristianismo, o islã ou o hinduísmo, então não vejo lógica na sua defesa da neutralidade ateísta.

    Parabéns pela iniciativa! Abraço!

  3. Guria,

    Quando a “bondade” atéia, “filantropia” atéia..O que penso é que quando evoluimos e percebemos que o homem é maior que tudo, passamos a ser mais “humanistas”, então penso que, em virtude de se livrar dos dogmas ultrapassados, pode-se direcionar o pensamenteo ateu neste sentido..

    sentido do homem, pelo homem, para o homem!

    A droga da benevoência teísta é absurda porque se realiza numa “pressão” pelo medo, um deus hostil, que faz o homem interesseiro….

  4. Vollet Filho

    O texto é da guria, Nádia, não do Barros…mas dá no mesmo, polêmica total..rsrsrss….abração

  5. Nunca vi em lugar nenhum uma associação beneficiente Ateia.

    Mas existe, eu sei que existe, eu creio!

    Há mas nao precisa existir, cada um voluntariamente contribui da forma que quizer…

    Enroleicho…

    ATITUDE É TUDO, APENAS PALAVRAS É UMA FRIA.

  6. hahaha;
    só faltava essa agora … se, ”HÁ então, NÃO PRECISARIA EXISTIR,
    MAS ASSIM MESMO ATITUDE SIM QUE É PREVISTO!(?)

    Porque são as ”ATITUDES QUE FALAM MAIS DO QUE PALAVRAS SÓ FAZEM (falar)?”

    Mas ao mesmo tempo as atitudes podem, sofrer criticas?
    Podas?
    Oxê!!

    (…)

    ”Exijo um Sol de sangue, um Sol que me prive do frio
    Gélido do vosso comportamento de rebanho dócil!”
    (…)

    ”Não sou quem suporte a domesticação do seu
    Pretenso mal. Grito! E grito! Grito até que me não
    Apeteça! Grito o ódio à vossa imbecil Humanidade!

    Antes, me faça ser um caranguejo, com bom senso,
    Alisando areais enlouquecidos pela fúria do vento.”

  7. Rolando Lero…

    Não mais Arnaldo Jabor.

  8. Rolando lero…

    Não mais Arnaldo Jabor.

  9. =-(

  10. Sra. Nájung

    O Hagnus como sempre não entendeu nada do qeu a Sra disse imagine se ele iria entender a indereta do pema?!

    As vezes eu penso isto a respeito dos crentes ; afinal não questionam nada.

    Exijo um Sol de sangue, um Sol que me prive do frio
    Gélido do vosso comportamento de rebanho dócil!”

  11. Escrevi na correria ai em cima lea-se indireta do poema

  12. eheh…

    Ser ou não ser, eis a questão!

  13. O Bonequinho dançante dela foi meu grande entendimento. Tanto que manipulei ele para dar uma faturadinha básica no meu perfil de kukut Imóveis. srs…
    ____________________________
    O SARACURA FAIZ, O HAGNUS VÉNDÍO!
    ____________________________

    ORKUT compresuacasa2009@hotmail.com

    GUINA AB+

  14. BLOG: 4ª Legião da fé, em Janeiro 8th, 2010 às 16:26 Diz:

    Rolando Lero…

    Não mais Arnaldo Jabor.

    Si ! Si me has esforzado por lograr el éxito en el campo de la literatura, la oratoria o las publicaciones,…

    Tal vez debas firmar el estado de ánimo y la motivación, …
    o la oportunidad de obtenerlo, puede aparecer al alcance…

  15. Ada…Ada…
    Bueno!

  16. Acredito que , a neutralidade é o caminho, o aprendizado para o equilibrio, vendo tudo, pensando tudo e sentindo tudo … Imparcialidade é ruim e bom, mas pode alcançar outro grau de desenvolvimento* humano, direçao de comportamentos …
    Aproveitando a vida, assumindo as posturas …

    Gostei Ná.

  17. ”Exijo um Sol de sangue, um Sol que me prive do frio
    Gélido do vosso comportamento de rebanho dócil!”

    MUITO BOM …

  18. Se! Caso você tenha se esforçado para alcançar o sucesso no campo da literatura, oratória ou de publicações, …

    Talvez você deve assinar o humor e motivação …
    ou a oportunidade de obtê-lo, pode aparecer ao seu alcance …

    http://www.translate.google.com.br

    rsrs..

  19. NaoJULG

    O que você andou lendo na infância en?…

    Indique-me ai uns livrosinhos básicos e ricos em literatura, que não tenha aquele conteúdo cansado.

    A sua dicção é boa!

    Confesso q vim do meio do mato, e lá o povo costuma chama borboleta de baubuleta.
    Fale ai para que eu possa comprar os livros.
    Obs. já tenho técnicas de redação, eu me refiro à literatura, filosofia e etc..

    Inclusive vou estudar e assistir vídeos do deus do FABERICK, o deus Charles Bronson Darwin.

  20. Ateus são meramente ateus. A única coisa que ateus tem em comum é a ausência de fé em uma deidade. Se uma teu comete um crime ou não, certamente não é por causa do seu ateísmo. Se um cristão comete um crime (e isso acontece a cada segundo no nosso país), ninguém diz que é por que ele é cristão.

    A religião as vezes faz com que pessoas executem ações criminosas, como matar alguém que sai de uma clínica de abortamento. Nunca ouvi falar de um ateu que matou alguém, tão somente por que as atitudes desta outra pessoa ia de encontro ao seu ateísmo.

  21. EXTRA! EXTRA! EDIR MACEDO NAO PRESTA!

    Evangélicos são piores que o TALIBAN e a UNIBAN!

    Palavras deixadas do do nosso grande amigo sociólogo Victor.

  22. “Blog e Orkut: 4ª Legião da fé, em Janeiro 8th, 2010 às 14:00 Diz:
    Nunca vi em lugar nenhum uma associação beneficiente Ateia.

    Mas existe, eu sei que existe, eu creio!”

    Lógico que existe! O Bill Gates é ateu e já doou cerca de 30 bilhões de dólares para caridade!

    “Em 2000, junto com sua esposa Melinda, Gates criou a Fundação Bill e Melinda Gates, uma organização filantrópica que tem por principais objetivos promover a pesquisa sobre a AIDS e outras doenças que atingem, em maior parte, os países em desenvolvimento.”

  23. Affonso,

    Por lei todo grande empresário é obrigado a fazer obras sociais ou o senhor não sabia disso?

    A Veracel Celulose nos deu um parque ecológico, ruas asfaltadas e praças…
    Você acha que os sócios da Veracel são uns amores?

    A Igreja contribui de forma voluntaria, sem exigir nada em troca.

    Já vi matéria onde Bill Gates só contribuía depois que os concorrentes da fortuna contribuíssem também.
    Bill Gates não queria sair do topo do Ranking, em 2009 ele perdeu a 1ª posição e depois recuperou.

    BIBLIA> “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” …

    Ou seja, o Bill não ama as pessoas e sim status! O dinheiro!

  24. Affonso,

    Por lei todo grande empresário é obrigado a fazer obras sociais ou o senhor não sabia disso?

    A Veracel Celulose nos deu um parque ecológico, ruas asfaltadas e praças…
    Você acha que os sócios da Veracel são uns amores?

    A Igreja contribui de forma voluntaria, sem exigir nada em troca.

    Já vi matéria onde Bill Gates só contribuía depois que os concorrentes da fortuna contribuíssem também.
    Bill Gates não queria sair do topo do Ranking, em 2009 ele perdeu a 1ª posição e depois recuperou.

    BIBLIA> “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” …

    Ou seja, o Bill não ama as pessoas e sim status! O dinheiro!

  25. A Igreja contribui de forma voluntaria, sem exigir nada em troca.

    e onde entra o tal do Malaquias???

  26. kkk
    Eu me refiro à oferta.
    Dízimo significa 10% e realmente é obrigatório.

    Mas cá pra nós!
    Estou pagando a energia, água, limpeza, aluguel e assistência social da Igreja!

    Antes no “Arraiá do caga fácil” e “Micareta” eu pipocava mais que 10% gastando dissolutamente com cervejas, caipí, mocreias e jogatina.

  27. Dízimo significa 10% e realmente é obrigatório.

    ahhh é que eu não entendia como algo é obrigatório e voluntário ao mesmo tempo…..

  28. “Antes no “Arraiá do caga fácil” e “Micareta” eu pipocava mais que 10% gastando dissolutamente com cervejas, caipí, mocreias e jogatina.”

    não é querer falar não..
    mas eu, com certeza prefiro gastar o dinheiro com essas coisas ai do que dá 10% do meu salário pra um pastor ficar rico!
    HIEeaeEHIeaeaEAaiheaHIEAHIEA

  29. Oferta nao existe procentagem certa!
    pode ser 1 real ou 100000.

    Dízimo é obrigatorio. 10%
    Uma coisa é certa! quanto mais eu dizimo e oferto as portas se abrem para mim.
    Ou seja mesmo que Deus nao existisse eu iria continuar nessa visão.
    Não especialmente por desejo de ficar rico mas por ver a palavra chegando na amazonia, sertão e africa..
    ____________________________________

    Affonso,

    Singifica que vc vai beber, trepar, fumar,jogar!…
    E o mundo que se dane!
    A AFRICA QUE SE DANE!
    O SERTÃO QUE SE DANE!

  30. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Affonso,
    Deixa o hagnus morrer de inveja,
    ele é infeliz!
    O mundo não está nem aí pra ele e nem pra nós
    vamos viver e deixe ele
    SOFRER!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  31. ihaehiAEIHEAihaEi
    o cara estressou!
    eu não to falando q eu não dou dinheiro pra caridade, nem ajudo os outros. eu faço isso regularmente…
    mas eu só axo o seguinte, se vc quer ajudar a África, dê um jeito de ajudar a África.. ajude alguém diretamente, ou alguma instiuição.
    axo q vc está mto enganado q o dinheiro q vc dá para o seu pastor vá para caridade realmente… (se bem q você deve ser o pastor! por isso apoia tanto o dízimo! aihehiaeiae)

    “Uma coisa é certa! quanto mais eu dizimo e oferto as portas se abrem para mim.”
    só vai cuidar pra não ficar muito rico hein… pq, vc como cristão, sabe muito bem que “É mais fácil um camelo passar pelo furo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”.

    =P

  32. Na verdade concordo bastante com o argumento do texto, o ateísmo é apenas a constatação de um fato, a inexistência de divindades, pronto, isso e tão somente isto, é engraçado como vejo em alguns sites uma falsa idéia de uma moral ateísta, um tipo de movimento fundindo com outros movimentos, não é assim, o ateísmo não é uma outra forma de religião, o ateísmo é fato, simples.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: