NEUROSE CRISTÃ INDUZIDA: PARTE1

Há atualmente um número substancial de cristãos que se acham presos a uma luta frenética e neurótica a fim de conseguirem se apropriar plenamente da graça e do poder de Deus para suas vidas. Estes indivíduos tentam exaustivamente “entregar suas vidas”, “mortificar a carne” e “dar o controle total a Cristo”. Não questionando a sinceridade da fé destes crentes, pode-se observar que estes cristãos freqüentemente ficam paralisados e imobilizados em sua luta pragmática a fim de “morrer para que Cristo viva”. Cada decisão na vida real os lança numa dúvida infindável para saber se estão dando voz a seus próprios desejos e tendências humanos. A ansiedade que acompanha cada decisão pode ser medida em proporções clínicas. Os ministros que são inundados por pedidos de conselho, por parte destas pessoas, geralmente se sentem frustrados em seus esforços para reduzir o conflito apresentado.

Este fenômeno não dever ser desconhecido para a maioria dos cristãos. Quase todos os adeptos de uma fé evangélica experimentam esta luta até certo ponto e conhecem outros que parecem se encontrar aprisionados nesta situação, e sem esperança. Freqüentemente há uma tendência para se julgar os cristãos que se encontram nesta situação como inerentemente “nervosos”, “instáveis”ou, de alguma forma, “desequilibrados”. A proposição é que estes cristãos neuróticos são simplesmente indivíduos neuróticos que calham de ser cristãos. A tendência da Igreja é encorajar estas pessoas a orar mais, estudar mais as Escrituras, ou confiar na direção divina como meio de resolver seus conflitos. Este conselho, entretanto, pode servir para aumentar a ansiedade e a frustração destes crentes, desde que muitos deles já estão envolvidos nesta questão, e a extremos neuróticos.

Uma das explicações que expõe a etiologia desta condição da personalidade e da formação biológica do crente é ver esta síndrome como resultado da exposição a certos conceitos e crenças teológicas, que realmente induzem a este estado sintomático. A partir desta perspectiva pode-se discutir (argumentar) que estes cristãos neuróticos são neuróticos, antes em virtude de uma neurose induzida, do que por uma disposição inerente para a instabilidade emocional. Este artigo propõe que a indução a este estado neurótico pode ocorrer como resultado da clássica situação de “duplo vínculo”, que é criada quando certas crenças teológicas se combinam dentro do contexto da vida ou morte eternas em relação a Deus. Uma cuidadosa descrição da situação a que chamamos de “duplo vínculo” será feita, para que se possa estabelecer uma base teórica a fim de que se possa entender a “neurose cristã induzida”.

NEUROSE INDUZIDA

A indução de uma condição “neurótica”em uma pessoa normal foi descrita primeiramente por Pavlov (1932). Pavlov condicionou um cão a diferenciar entre um círculo e uma elipse. Ele começou apresentando ao animal o estímulo do círculo e imediatamente o alimentando. Quando esta resposta estava bem estabelecida, Pavlov apresentou o segundo estímulo, que consistia numa elipse com semi-eixos, na proporção de 2:1. A apresentação da elipse não era seguida por nenhum reforço; de forma que o cão aprendeu rapidamente a diferenciar entre os dois estímulos. Pavlov começou, então, a alterar a forma da elipse, de maneira a torná-la progressivamente mais circular (a proporção dos semi-eixos foi aumentada para 3:2, 4:3 e assim por diante). Quando a proporção chegou finalmente a 9:8, o cão começou a ter extrema dificuldade em fazer a distinção correta. O mais significativo nesta fase da experimentação, entretanto, era a mudança de comportamento que acompanhava a inabilidade do cão em responder corretamente.

O cão, até então, quieto, começou a ladrar, mexia-se sem parar, mordeu e dilacerou os instrumentos para a estimulação mecânica da pele, e avançou nos canos que faziam a ligação entre o quarto do animal e o lugar do observador – um comportamento não observado antes. Tendo sido levado para dentro do quarto de experiência o cão latia violentamente. (Pavlov, 1927 – págs. 290-291).

Pavlov usou o termo “neurose experimental” para descrever o comportamento que ele próprio induzira. Este importantíssimo estudo demonstra dramaticamente que uma condição neurótica pode ser estabelecida numa pessoa “normal”, quando essa pessoa é colocada numa situação altamente ambígua, na qual a descriminação apropriada se torna impossível. A neurose experimental foi realmente uma resposta aprendida e, como tal, sugeriu uma explicação alternativa à teoria psicanalítica da neurose, que precedeu a pesquisa de Pavlov.

Desde este estudo inicial, muitos pesquisadores demonstraram que as neuroses podem ser produzidas artificialmente, em animais ou seres humanos, por procedimentos experimentais. Russell (1950) apresentou uma revisão detalhada destes estudos e Wolpe (1952) deu continuidade à discussão de algumas conseqüências das neuroses induzidas experimentalmente. Do0is pontos chaves emergem do conjunto de pesquisas que são essenciais ao propósito deste artigo: (a) É claro que uma condição neurótica ou padrão de comportamento podem ser induzidos num ser normal através da manipulação ambiental; e (b) uma das maneiras pelas quais uma neurose experimental pode ser induzida é colocar o paciente numa situação tão ambígua que a discriminação de uma resposta correta ou apropriada se torna impossível. O cão de Pavlov imobilizou-se por sua inabilidade em responder corretamente, baseado num conceito ambiental altamente confuso. Os seres humanos não são imunes a um padrão de ansiedade semelhante e quando são expostos a situações de igual ambigüidade e opções impossíveis para responder.

Anúncios

34 Respostas

  1. Caro Adamantdog,

    O que tu falou sobre os cristãos demonstra que tens um alto grau ignorância a respeito da vida cristã.

    Primeiro, assim como temos políticos corruptos, policiais bandidos e médicos negligentes, temos falsos cristãos, os falsos profetas. E nem por isso deixamos de ligar para o 190 quando algo acontece, não deixamos de votar e exigir que seja respeita a nossa democracia (nem que seja um mínimo, porque está difícil) e nem deixamos de ir fazer nossos exames, certo?

    Qualquer um consegue ser neurótico! Principalmente os que não são crente, os que não são cristãos. Tu deve estar acostumado com a visão de crente que a TV (Globo) passa, que os ateus escrevem, mas ser sinceramente crítico, imparcial que é bom, nada, não é?

    A esmagadora maioria dos cristãos não são neuróticos, e digo mais! Na sua maioria são pessoas tranqüilas, mais paciente, menos ansiosos, mais seguros de si mesmo, se impõem melhor que muitos diante de situações difíceis etc.

    Na boca de quem não presta, quem é bom não vale nada não é?

    Pelo que tu tanto prega, um crente é tão burro, tão ignorante, tão débil mental, sem o menor senso crítico, contra a sociedade secular, contra ciência… será mesmo? Abra os olhos caro amigo, há crentes em todos os lados. Já se perguntou se o teu professor é cristão?

    O mundo é maior do que tu consegue enxergar.

    Conhece o Centro Apologético Cristão de Pesquisas (http://www.cacp.org.br/index.html).

    Experimenta, abra a tua mente, tire a sujeira dos teus olhos.

    Qualquer coisa, entre em contato comigo, terei o maior prazer em te ajudar a entender o “miraculoso”, “misterioso”, “Infundado”, “doido” mundo cristão.

    Que Deus te abençoe, sinceramente, de coração.
    Em nome de Jesus.

  2. Sr. Israel fico feliz de que o Sr. tenha comentado e pelo qeu me parece o Sr. não se encaixa nos cristãos neuroticos.
    Mas quero dizer para o Sr. que isto não é preconceito não isto é um estudo serio feito por gente séria ; que estuda a pisicologia seriamente.

    Este pessoal aqui:

    Um exame dos Paradoxos Pragmáticos e da fé cristã
    Induced Christian neurosis- An examination of pragmatic paradoxes and the Christian faith.
    By: Watson, P.J.; Cohen, E.J.; Folbrecht, J.

  3. Sera que o Hagnus leu isto?! ou é muito grande o texto?
    ou é muito pra cabeça dele?

  4. PS: QUERIDO , SÓ UM OBSERVAÇÃO, ESSE TEXTO É BOM MAS ESTA EM LETRAS TÃO MIÚDAS , TIVE QUE PEGAR UM ALUPA!

  5. A águia voa sozinha, os corvos voam em bando, o tolo tem necessidade de companhia, e o sábio necessidade de solidão.o. (Friedrich Rückert)

  6. Outra coisa Sr. Israel cansei de ver isto acontecer nas igrejas que eu passei.
    E um ultimo exemplo minha ex- vizinha ; tadinha dava dó Sr. Israel !!

    Tres vezes por dia na igreja e a vida indo de mal a pior e os pastores com sempre fazendo-a pensar qeu o mais importante é o mundo vindouro pra não se preocupar com este.
    Resultado meia noite corria batendo o pé e falando tudo enrolado não me deixava dormir ; qdo não era hinos altissimos até tarde da noite.
    Vida miseravel Sr. Israel ela tinha!! saiu daqui corrida por causa de dividas.
    O marido nunca tinha uam comida quentinha ; sou teísta tb Sr. Israel mas não posso me calar diante destas coisas.
    E olha que são milhares neuróticos assim.

  7. Sra. Marina da´um (control +) segura a tecla control e aperta mais vai ficar bem legal o texto.

  8. Sr. Barros na hora que eu fui editar este texto não achei lugar nenhum para aumentar a fonte!!
    Como eu faço?

  9. Há Sra Marina não precisa selecionar não!! pode segurar control e apertar a tecla +

  10. Amantdog,

    Infelizmente, como eu disse, tem os falsos cristãos. Tem os que são enganados e vivem uma vida desesperadora, sem um mínimo de orientação. E o pior é que algumas igrejas que se declaram evangélicas fazem coisas horríveis e absurdas com seus fiéis.

    Um exemplo é a Universal: declaram que tem que dar tudo! Todo dia tem que dar mais e mais. Triste isso, muito triste. Usando a Palavra para extorquir.

    E pior ainda, dá um péssimo testemunho. Não é a toa que muitos ateus são ex-fiéis da Universal… e de outras igrejas imundas por aí.

    Deus não é religião.

  11. Engraçado deus não vem e fala parem com esses outras igrejas em meu nome.Estranho né ? Eles até podem continuar desde que não “roubem” o seu rebanho é quase uma máfia.Fique desse lado da cidade e eu desse e ninguém se machuca, nunca vi igrejas se unindo mas já duas na mesma rua disputando fieis.Porque o mesmo deus em um igreja é ruim e na outra não ? É tudo um jogo pra ver quem domina mais os outros, sempre foi assim desde surgiram As Religões LTDA.

  12. Leonardo,

    Cada um sabe o que deve ou não fazer. Temos o livre arbítrio, cada um escolhe fazer o que bem entende, e ninguém, ninguém mesmo, tem o direito de dizer que tu não deve fazer.

    Mas certamente, assim como o tempo passa, o vento sopra, todos daremos conta de tudo que fizemos e falamos.

  13. Tipo assim:

    Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, …

  14. A Biblia diz que PERDEREI A SALVAÇÃO caso eu negue um perdão a alguem, quanto mais roubar a Igreja.
    ____________________________________________
    Analise esse video, o Pastor se disculpa com Deus mas não se conciliou com a esposa.
    ______________________________________________________________
    Marcos 11:25 E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

  15. Acredite eu conheço crentes que dizem que deus fala e dá ordens bem claras para eles.Como a biblia diz que homem não pode ter cabelo comprido mas toda imagem de jesus tem hahaha !!!

  16. Leonardo,
    O senhor se refere a:

    1 Coríntios 11:14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?

    Realmente o Apóstolo Paulo disse isso na Bíblia.

    Os desenhos são apenas para ilustrar a historia,
    A imagem ajuda entender melhor um fato histórico.
    _______________________________

    Os Testemunhas de Jeovás figura Jesus de cabelos curtos por causa do verso acima.
    _______________________________
    Nos cremos que Jesus foi pendurado em uma cruz, mas os Testemunhas de Jeová acredita que ele foi pendurado no madeiro apenas.
    _______________________________
    Na verdade o verso acima exige muito estudo em grupo para que possamos chegar a uma conclusão.

  17. Por isso não dá para levar a religião à sério nem quem a segue concorda com certos fatos.E digo não seria mais fácil o próprio deus falar por si ? O mesmo deus que aparece para um católico diz que os evangélicos estão errados e vice-versa.Como eu disse cada um cria o seu deus na sua cabeça ele nunca sabe mais do que você, se você não sabe um fato histórico ou como funciona alguma máquina por exemplo ele não sabe explicar.

  18. Leonardo,
    Deus aparecer para católicos?

    CE nunca ouviu dizer que os crentes têm tal de visão e revelação?

    Nunca ouvir católicos dizerem isso.

    Sobre a interpretação da Bíblia, a palavra é o livro mais enigmático do mundo.
    Em outra pagina postei um vídeo que fala da interpretação da grande prostituta.
    A própria bíblia diz que não é fácil interpretá-la.
    A Bíblia também diz que certas pessoas DE FORA compreende até mesmo certos versos simples, versos que não foram codificados.

    2 Pedro 3:16
    Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

    João 12:40
    Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não os vejam com olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.

    Atos 8
    30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
    31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou um Filipe que subisse e com ele se assentasse.
    ________________________________________

  19. Saracura,

    Lembra daquele pessoal que oferece um milhão para quem mostrar um milagre de Deus?

    kkk

    Hoje estava dando uma olhada na Biblia e achei um verso na medida pru ce sô, veja sô que versinho deliciooooso…. mastiga ele Saracura! tem sabor de mel.
    ____________________________________
    20 Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
    ____________________________________

    Opa! Essa doeu na con ci ença sô! kkkk
    Parece que o verso foi feito somente para essas pessoas que oferece o dinheirim.

  20. Ops! o verso pertence a Atos 8

    kkk Que delicia mo deuzum.

  21. O Hagnus !! e videozinho furado heim ?! nem o diabo ta sofrendo ainda no inferno e as pessoas ja estão?
    E tem mais inferno não existe converse com um adventista ou testemunha de Jeová e eles vão te explicar.

  22. Repito se deus é um só , não teriamos tantas igrejas e religões no nome dele, afinal de contas como os cristãos dizem depois do diluvio só existia a família de Noé. Eles viram o “poder divino” mas não passaram adiante porque ? Só pode ter sido deles que surgiram todas essas RELIGIÕES LTDA.

  23. E leia a lista telefonica ela é mais atualizada que a biblia e tem bem mais respostas hahaha !!!

  24. ADAMANTDOG,

    O problema é que já peguei os ADVENTOS e TJS de Bíblia, mas eles apenas gaguejaram.

    Então eu disse;
    TRAGA-ME SEU MESTRE ENTÃO!

    Isto não significa exaltação de minha parte e sim tentar provar os meus conhecimentos.

    Exemplo: Considero-me fera no Jogo de dama, regra AFC.
    Eu já me encontrava no nível avançado, porém só me deparava com adversários fracos e alguns penetras amadores.

    Até que um dia topei com um fera da Regra AFC, resultado! Só queria jogar contra esse cara.
    Então! Ta difícil topar com feras de Bíblia! Quem sabe agora na Faculdade eu não topo com alguns feras.

  25. Leonardo,

    srs…
    ce gosta de zoar né negão?

  26. Hagnus não sou de nenhuma destas religiões !!mas apergunta é sera que vc ganhou mesmo dos TJS E ADVENTISTAS ou fez igual faz aqui?!
    Grita e depois tapa os ouvidos?!

  27. Ada, legal seu texto …mas vc podia melhorar comum detalhe:
    dispensar o Hagnus!!!

    SHIFT+ DEL

  28. Eu gosto de ser realista.

  29. ADAMANTDOG,

    Debater com TJs, Adventos, Católicos e Mórmons é diferente de debater com Ateus, Gnósticos ou Deis tas.
    Debater com religiosos é bem mais fácil.

    Os TJs são habilidosos nos livretos Sentinela da Editora Torre de Vigia, mas se perdem quanto se trata de Bíblia abertamente.
    Os Adventistas são habilidosos no VELHO TESTAMENTO da Bíblia, em estudos sobre guardar o Sábado, mas se perdem quanto se trata de Bíblia abertamente.

  30. Só para se ter uma idéia!
    Debater com Ateus um crente deve estudar além da Bíblia:
    FILOSOFIA, HISTORIA, BIOLOGIA, SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, CIENCIA EM GERAL…..

  31. http://merendinhahipocrita.megabyet.net/

    dá uma lida nesse blog, tem coisa muito esclarecedora

  32. Sou ex: cristão e de Igreja rigida.
    O que tenho a declarar é que a biblia fala de coisas que realmente emociona mesmo, mas por outros lados deixa duvida e muita confuzão, tanto é que a propria Biblia diz, o que não podemos saber deixamos para Deus. Muitos cristão não sabendo responder, enrolam suas conversas com umas brechas erradas contidas na Biblia e por ai vai.
    Um exemplo de coisa não explicada na Biblia, é o principio da criação. Deus culpou o homem pelos seus pecados mas foi ele quem deu origem a tudo, tal como, corpo alma e espirito.
    E foi Deus que fez o homem imperfeito na sua trindade e o colocou diante de uma tentação que foi aquela arvore maldita que não deveria estar lá, ou tal qual Deus fez com a outra arvore da vida, cuidou pra que eles não aproximasse dela.
    Alem do mais o jardim que era pra eles viverem uma vida feliz, mas ja havia um demonio encarnado em uma cobra para derruba-los. entendo as coisas por ai o pecado teve origem no proprio Deus.
    Alguns falam, haa mas Deus deu livre arbitrio para o homem por que seriam como robôs, peraí…
    A biblia fala que os fieis aqui na terra serão incorruptiveis la no céu, por que o homem não poderia ser incorruptiveis aqui na terra tbm?
    Quer dizer que as almas la no céu vão ser como robôs então, da licença e desculpe o portugues.

  33. Boa Juvenil boa

    Ai que ta !! o Barros tem um texto que ja falou sobre isto não me lembro qual.

    La no céu não vamos ser nós mesmos , se for tirar o mal vamos ser uns zumbis bonzinhos.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: