Deus: aprecie com moderação [3]

.
O cristão tem sempre a resposta certa pra tudo. Pelo menos é o que ele acha. E, então, ele “se acha”.

Quando o assunto é a Bíblia, ele sabe quando um versículo tem que ser tomado ao pé da letra e quando tem que ser reinterpretado; sabe quando um texto bíblico ainda está válido para os nossos dias ou se só serviu para a época em que foi escrito; sabe quando um trecho contém a exata palavra de Deus e quando foi indevidamente misturado às idiossincrasias do autor terreno que o escreveu, ou às peculiaridades e influências do seu próprio tempo; sabe quando “a Palavra” está mesmo escrita no texto e quando está só nas entrelinhas; sabe diferenciar um relato bíblico “real” de um “alegórico”; sabe até quando Deus mandou escrever uma coisa e quis dizer outra.

Quando o assunto é Deus, ele sabe o que Deus quer, o que não quer, do que gosta, do que não gosta, o que vai fazer, o que não vai fazer, o que fez e o que queria ter feito. Ele sabe mais sobre Deus, suas intenções, desejos e planos, do que sobre qualquer outra pessoa que more com ele debaixo do mesmo teto.

E quando o assunto é manter Deus vivo e “se bulindo”, ele se supera, pois é dono de um legado de milênios de prática. Para isso, entretanto, ele precisa assinar antes um atestado que diz que ele não é um completo imbecil, nem um doente mental, mas apenas uma pessoa intelectualmente desonesta.

A coisa toda funciona assim: o que calhar, atribui-se a Deus; o que não calhar, atribui-se ao Diabo e ao livre-arbítrio da humanidade.

Ah! o livre-arbítrio!

É essa a “desculpa-mor”; a mais fácil de dar, a mais eficaz para convencer quem quer ser convencido e a mais econômica em termos de massa cinzenta, porque, para acreditar em Deus, você precisa se acostumar a não dar muito trabalho para essa parte do seu cérebro.

No caso Alanis, por exemplo, o crente salva a pele de Deus apenas com a desculpa perfunctória de que o estuprador tinha o livre-arbítrio para fazer o que bem lhe desse na telha: Deus não se meteria. Isso responde tudo, né não? Entretanto, a aparente resposta perfeita depõe fortemente contra um suposto Deus que atende a orações, uma vez que, para atender às súplicas de toda uma comunidade para que a menina fosse encontrada sã e salva, Deus teria que interferir no livre-arbítrio do marginal que a sequestrou no intuito de estuprá-la e matá-la.

No fim das contas, o crente quer convencer todo mundo de que Deus não pode ser responsabilizado pelo mal praticado pelo ser humano, pois ele mesmo autorizou a cada um de nós fazer o que bem quiser.

Mas o crente não deixa de atribuir a Deus algo de bom que acontece, quando as chances eram de acontecer algo muito ruim. Por exemplo, se dois policiais tivessem interceptado o assassino de Alanis enquanto ele ainda a carregava nos braços em direção ao matagal onde ela foi encontrada morta, o crente daria graças ao seu Deus pelo ocorrido, talvez com a justificativa de que ele teria mantido a regra de não interferir no livre-arbítrio do criminoso, tendo apenas dado um jeitinho dos dois policiais estarem no lugar certo e na hora certa para evitar o crime, o que transformaria todos nós em peões, cavalos e bispos de um enorme jogo de xadrez.

E aí  ficamos com isso: se Alanis tivesse sido salva pelos policiais, Deus seria aclamado como sendo o Deus bonzinho e misericordioso que atende a preces; como não foi o caso, Deus, então, é o Deus que não interfere no livre-arbítrio do ser humano.

E um leitor me escreveu um comentário num dos textos dessa série que serve excepcionalmente bem para exemplificar a extensão do dano que o consumo prolongado da droga Deus causa ao cérebro do crente:

Se creio que Ele é quem permite todas as coisas, devo confiar n’Ele que tudo que acontece é justo. E como Ele é perfeito e eu não, certamente tentar julgar o que Deus deveria ou não [fazer] é, no mínimo, burrice da minha parte.”

O que eu acho que seja não burrice, mas a quintessência da imbecilidade é abdicar da própria inteligência e capacidade de discernimento, menosprezar os próprios valores morais e parâmetros de julgamento, ignorar os mais inequívocos pilares do bom-senso, rejeitar o que pode haver de mais belo e poderoso na mente humana, aquilo que nos trouxe até aqui e que nos levará ainda mais longe, que é a sua capacidade de raciocinar, apenas para poder continuar fingindo que um personagem de um livro é real.

 

Anúncios

51 Respostas

  1. Sabe, Barros, dessa série ,esse é o texto que mais mexeu com minhas ” entranhas”, me revoltou com esse episódio eminentimente agora!!!
    Esse parágrafo :

    ”No caso Alanis, por exemplo, o crente salva a pele de Deus…”

    Me diz, que as pessoas realmente NÃO PENSAM quando falam.
    São pessoas indiscutíveis de manter uma linha de diálogo, pois elas,” NÃO PENSAM , ACREDITAM NESSE DEUS CRIADO” , como mesmo tu disseste no anterior parágrfo; um deus conhecido por dentro e por fora, onde mantem ate telepatia com esses crentes, porque de tudo sabem …
    rsrs..
    é INACEITÁVEL uma coisa assim!
    E quanto à finalização deste texto é COMPLETA E DIZ TUDO*
    ”se deixa de raciocinar” PARA NÃO SE TER TRABALHO, PARA NÃO SOFRER, PARA MANTER-SE INERTE,ILUDIDO, e tudo o mais…

  2. eu quis dizer, Iminentimente*

  3. Algumas pessoas se aproveitam de hipóteses para formular cenários futuros, ou mesmo filosofias de vida para lá de duvidosas …
    COMO DIZ , Waltécio :
    ”O planeta Terra pertence às bactérias, nós somos apenas passageiros efêmeros por aqui.”
    O que somos? Apenas “contadores de histórias”. Se não servimos para conservar e preservar o planeta … agregar …

    E se há um deus para esses crentes e cristãos , só fica no desejo …

  4. Estou sumido mas sempre acompanho. Esse texto está genial Barros, sua linha argumentativa está amadurecendo e, aliado a sua percepção perspeicaz, espero ver textos cada vez melhores.

    Assisti a um filme muito bom que acaba abordando o assunto religião, chama-se A invenção da mentira. É ficção mas faz uma boa metáfora da metira religiosa, recomendo.

  5. É tb concordo que esse texto está melhor que os outros …
    Pobre menininha.
    E cade deus? CADE?!

    É Irracionalidade GARANTIDA. O mundo não percebe , que não vivemos ”numa bolha cristo vai nos salvar” , não percebem que não somos nada, e não somos donos da verdade, e o que até um cego é capaz de enxergar!
    Logo o cego não dos olhos!

  6. Todo ateu é uma ameaça a sociedade no geral pq são pessoas q não se guiam por nenhum valor moral, não tem medo das conseqüências dos seus atos, não temem nenhuma punição para uma outra vida, nem tem respeito pela vida de ninguém já q os seus atos podem ficar impunes se escaparem da prisão aqui humana. O q me dá vergonha é viver num país q se considera o mais mais católicos do mundo e ainda permitir uma afronta dessas a nossa Religião Católica. Eu ainda tenho esperança de q apareça alguém q possa levar à alguém de poder esse tipo de propaganda satânica para q se possa tomar alguma providência legal à respeito. Eu espero q todos os religiosos q lerem essa minha mensagem procurem alguma autoridade religiosa q possa nos ajudar à combater essa afronta demoníaca levando isso ao poder do Estado q punindo rigorosamente os autores de tal propaganda satânica.

  7. Tsunamis! Maremoto?…

    PENA DOS MORADORES DA ILHA DE SUMATRA, IDONÉSIA?

    Hum..
    Vejam o que eles fazem com os missionários Evangélicos! Eles cortam a cabeça como se estivesse depenando uma galinha!
    Já aqui no Brasil eles possuem liberdade de culto…

    Clique e veja 3 fotos montagens no álbum Orkut 4ª Legião da Fé ! VISUALIZAÇÃO GRATUITA!

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=16354437669073771308&pid=1264360317235&aid=1253875513$pid=1264360317235

    Lucas
    13:34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?
    ______________________________
    A foto dos macacos postada pelo Barros dará uma ótima montagem, após eu ler o texto sugerido pelo Adamantdog.

  8. Importante!

    A Indonésia é o país mais mulçumano do mundo!

    Mata crente brincando!

    MINHA ANÁLISE, acho infalivel.

    Sodoma e Gomorra caiu no fogo né?
    Indonésia caiu no maremoto.
    A africa da bruxaria caiu na miseria , fome e atraso

    O sertão brasileiro é a região mais idolatra e salvador tá cheia de macumba.
    nordeste é a região mais seca, pobre do brasil

  9. DESAFIO INVENCÍVEL

    Alguem aki me apresenta um pais , (não precisa ser maioria evangélica nao, basta ter 50% ou 47% de crentes) Que viva na pendenga! Me apresente agora!

    kkkkkkkkkkk

  10. Anônimo,

    Você, por não conhecer as leis do país, deveria procurar entender que há a total liberdade de pensamento, ainda mais neste blog, que é justamente para discutir ateísmo, irracionalidade, argumentações em relação aos mitos da religião

    Não acha muita prepotência da sua parte, tolher nossa liberdade de expressão, ainda achando que isto ilegal? Nunca vimos deuses, nunca sentimos espíritos,coisas absrudas criadas para atormentar o povo.

    Continuo repetindo que o seu deus, a quem acusamos inexistência, não passa no menos rigoroso teste infantil de inteligência. Quando questionamos as dificuldades de existÊncia dele, é porque estas assertivas acima revelam a impossibilidade divina.

    Pode chamar o papa, pároco, bispo, arcebispo e afins para tirar-nos a faculdade de pensar e sermos honestos….Eles nunca retirarão nossa inteligência, se é isso que deseja, querendo se apossar dos direitos civis constituídos do Estado brasileiro.

    Não basta os anos de iniqüidades, ignorância, guerras e tragédias proporcionados pela igreja católica, megalomaníaca, sedenta de sangue, através das Cruzadas, Santa inquisição, venda de indulgências, pedofilia…

    Então, antes de pedir ajuda de quem deseja, analise seu pedido, se tem fundamento legal!

    Que deus não mate mais gente no Haiti, EUA, África e planeta TErra..

  11. Anônimo,

    Outra: Não somos demônios, eu sou humanista, filantropo e tenho ética. Não sou bandido, assassino ou desonesto. Pago meus impostos, faço doação, sem ser interesseiro para pedir nada em troca, como os crentes. Não podemos ir para a prisão, por sermos ateus!

    Não fazemos propagando satânica, porque o diabo para nós não existe! Não somos contra catolicismo, proprieamente, mas somos contra a crença sem nexo, em deuses, no plural, afinal existem muitos!

    Deuses, gnomos, sacis, duendes não existem na nossa mente e nem podem ser provados na realidade! São frutos da mente humano, que os criou e não o contrário!

  12. Barros, excelente texto, como sempre.

    Quanto mais vejo os comentários dos crentes aqui, mais fico feliz por ter me “libertado” dessa alienação.

    Blog e Orkut : 4ª Legião da fé,

    todos os lugares que você citou acima, eu posso apostar que possuem mais de 50% de crentes(pessas que possem alguma crença), como você escreveu no seu “desafio invencível” não precisa ser evangélico, basta ser crente.

    Que viva o amor cristão!!!!

  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    CRENTES, POBRES IGNORANTES!
    NUNCA ESTUDARAM GEOPOLÍTICA!

  14. Luiz Henrique Caldeira,

    Traga as fontes?

    Quero saber de onde vc vai tirar pois o IBGE e a WIKIÉDIA não mente.

  15. Luiz Henrique Caldeira,

    Eu disse Evangélicos, protestantes.

    Catolicos não!

    Nada de ECUMENISMO.

  16. E NEM DEUS MENTE! KKKKKKKK

  17. Fabenrik, ce teve coragem de posta em seu blog isso abaixo?

    PAISES MENOS RELIGIOSOS NO MUNDO.
    1.Suécia
    2.Vietnã
    3.Dinamarca
    4.Noruega
    5.Japão
    6.República Tcheca
    7.Finlândia
    8.França
    9.Coréia do Sul
    10.Estônia
    11.Alemanha
    12.Rússia
    13.Hungria
    14.Holanda
    15.Inglaterra
    _____________________________________
    O resto da lista está lá na Fonte: MDIG

    Agora mesmo ví um gráfico no blog do Despindo Mitos falando de religião no mundo.

    Fabenrik, consulte a WIKIPÉDIA, é seria!

    Essa tal de MDIG nunca ouvir falar. kkk

    Cuidado para não pagar mico e o seu blog perder a credibilidade!

  18. Blog e Orkut : 4ª Legião da fé

    Não, você não disse protestantes, você disse crentes.
    Crentes como citei acima, são pessoas que possuem alguma crença.
    É como alguns evangélicos dizem:
    Até o diabo é crente.

  19. Anônimo,

    Antes mencionei evangélicos!

    Mas assim como protestantes faz lembrar de nós, também no Brasil quando se diz crente faz lembrar de evangélicos.

    O povo brasileiro nos batizou de crentes! kk

    Queira isso ou não! Só não vai ter ciúmes!
    Adamantdog,
    Acehi os vídeos no you tube,
    Cosmos – Uma Voz na Sinfonia Cósmica – Parte 1 de 7 – (Dublado em Portugues)

    são sete vídeos! É isso?

  20. É isto ai Hagnus assiste la.

  21. • • . .. . . . . . . . . . . ,.-‘”. . . . . . . . . .“~.,
    . . . . . . . .. . . . . .,.-”. . . . . . . . . . . . . . . . . .“-.,
    . . . . .. . . . . . ..,/. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ”:,
    . . . . . . . .. .,?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .\,
    . . . . . . . . . /. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,}
    . . . . . . . . ./. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,:`^`.}
    . . . . . . . ./. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,:”. . . ./
    . . . . . . .?. . . __. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . :`. . . ./
    . . . . . . . /__.(. . .“~-,_. . . . . . . . . . . . . . ,:`. . . .. ./
    . . . . . . /(_. . ”~,_. . . ..“~,_. . . . . . . . . .,:`. . . . _/
    . . . .. .{.._$;_. . .”=,_. . . .“-,_. . . ,.-~-,}, .~”; /. .. .}
    . . .. . .((. . .*~_. . . .”=-._. . .“;,,./`. . /” . . . ./. .. ../
    . . . .. . .\`~,. . ..“~.,. . . . . . . . . ..`. . .}. . . . . . ../
    . . . . . .(. ..`=-,,. . . .`. . . . . . . . . . . ..(. . . ;_,,-”
    . . . . . ../.`~,. . ..`-.. . . . . . . . . . . . . . ..\. . /\
    . . . . . . \`~.*-,. . . . . . . . . . . . . . . . . ..|,./…..\,__
    ,,_. . . . . }.>-._\. . . . . . . . . . . . . . . . . .|. . . . . . ..`=~-,
    . .. `=~-,_\_. . . `\,. . . . . . . . . . . . . . . . .\
    . . . . . . . . . .`=~-,,.\,. . . . . . . . . . . . . . . .\
    . . . . . . . . . . . . . . . . `:,, . . . . . . . . . . . . . `\. . . . . . ..__
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . .`=-,. . . . . . . . . .,%`>–==“
    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . _\. . . . . ._,-%. . . ..`\.
    PAI, ME DÊ PACIÊNCIA…….

  22. Sr. anonimo HI HITLER.

  23. Sr. anonimo !!! porque quer calar a boca dos ateus a força?
    Deus não é sabio não esta acima de toda sabedoria humana?
    Coloque teus argumentos ai pra defender Deus se é capaz!!

    Sabe porque vc quer calar a boca dos ateus a força? é porque vc não tem argumentos pra responder as questões que os ateus levantam aqui.

    Ta apavorado com medo do espelho.

  24. olá a todos

  25. Olaaaaaaaa ……… kkkkkkkkkk
    bom diaaaaa

  26. ADAMANTDOG,

    Assitir os 7 videos.
    Interessante a explicação! A sopa cósmica.
    O bom é que tomei uma ótima aula sobre:
    Átomos, moléculas e DNA.
    Sobre como se formou o 1º ancestral do homem sapiens de Neanderhtal, notei que eles apenas possuem teorias diversas, nada mais que isso.

    AFIRMAMOS-NOS: Deus criou tudo!

    A CIÊNCIA AFIRMA: Temos 3 ou mais hipóteses sobre como foi criado o 1º ser vivente da terra.

    Resultado! A ciência dá rodeios! Mas não possuem ainda resposta.
    A explicação foi linda! Digna de cinema.

  27. Anônimo disse:

    Resultado! A ciência dá rodeios! Mas não possuem ainda resposta.
    A explicação foi linda! Digna de cinema.

    A ciência procura por respostas sempre! E ela mesma sabe que essas respostas não são definitivas, mas é o mais próximo da verdade, até vir outro cientista com algo novo e mudar aquela idéia, toda a comunidade cientifica vai comemorar isso inclusive o autor da idéia antiga, e assim por diante. Até chegar o dia em que a ciência responderá a todas as perguntas.

    A religião tem uma única resposta bizarra pra tudo. deus! Se alguém falar o contrário todos os padres e pastores se revoltam e te mandam pro inferno!
    kkkkkkk é deus a ferro e fogo!

    Acho que você, nunca foi ao hospital tomar vacina.
    Não deve ter energia elétrica em casa.
    Nem dvd.
    Nem HDTV.
    Nem carro.
    Nem tudo do que está a sua volta, e deve morar na floresta como índio rezando pra deus lhe dar o que precisa.

    Tudo o que conquistamos foi graças a ciência e o que ela não nos der, nada mais nos dará!

  28. Amorim diz:

    Tudo o que conquistamos foi graças a ciência e o que ela não nos der, nada mais nos dará!

    tudo que a ciência conquistou até hoje foi graças a Deus e o que Ele não deu nada nos dará!
    Assim ficou bem melhor,, que acha? kkkk

    E o homem com seu orgulho sempre tenta de varias forma achar uma explicação pra nossa existência…procura, procura e nenhum lugar chega …
    só vem com varias hipótese e nenhuma certeza.

  29. Amorim,

    Alguns cientistas afirmam ter descoberto q os homens descendem de primatas. Entretanto, precisamos aceitar o fato de q nem sempre a ciência está correta em suas conclusões:
    Anos atrás os cientistas diziam ter descoberto o ancestral do homem: o Homem de Nebraska. Após grande publicidade, por ter sido considerado como ancestral do homem, revelou-se mais tarde ser apenas um porco extinto. Toda “evidência” provinha originalmente de um único dente e, no entanto, reconstruções completas foram realizadas na época e circularam como capa de várias revistas científicas. Atitude bem pouco científica essa, não? De uma olhada nest vídeo http://alogicadosabino.wordpress.com/2008/07/28/o-meu-reino-por-um-dente-o-homem-de-nebraska/

    Em Isaías 40:18 e 26, Deus faz estas perguntas a todos os ateus que apesar das evidências não querer crer: “Com quem comparareis a Deus? Ou que cousa semelhante confrontareis com ele? Levantai os olhos e vede. Quem criou estas coisas?…” Ele continua: “Lembrai-vos das coisas passadas da antigüidade: eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus , e não há outro semelhante a mim…” Isaías 46:9.

    A maior das provas acerca da existência de Deus e Jesus seu filho amado. Não só a Bíblia como a historia e a arqueologia comprovam q Jesus existiu ; enquanto Ele esteve na terra, realizou muitos milagres, e inclusive ressuscitou mortos.
    Pergunto: Pelo poder de quem Ele fez isto? A única explicação é aquela dada por Ele mesmo: “Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito”. João 10:25. Sendo q Cristo passou por nosso mundo (conseguiu dividir a história), devemos acreditar nEle quando afirma existir Deus.

  30. A maior das provas acerca da existência de Deus e Jesus seu filho amado. Não só a Bíblia como a historia e a arqueologia comprovam q Jesus existiu

    ……………….. me desculpa mas aonde na arqueologia afirma que Jesus existiu??? como você pode ter certeza de que esses milagres foram feitos???

    você sabe deles porque você leu na bíblia ou o seu mediador ( leia pastor ou padre ou líder religioso etc e tal…) falou…. isso não necessariamente prova nada….

    você fala da bíblia como ela sendo infalível… mas esquece que o que você lê é apenas uma tradução, onde o tradutor colocou “acidentalmente” algumas interpretações dele mesmo………. aconselho a ter mais cuidado nas entrelinhas…….. muita confusão ocorreu quando traduziram “jovem moça” por virgem…… a confusão você já sabe qual foi.

  31. @olá
    olá!

  32. KKKKKKKKKK oLAAAAA
    FABENRIK

  33. hiiiii Doug não pega a doença do Rafael não!!
    ………. …………… …………

  34. @ Adamantdog,

    rsrsrsrs minhas reticências são diferentes das dele (apesar de ter usado um bom bocado no outro coment)

    :-p

    as dele separam tudo e a minha apenas dá uma pausa para respirar e mastigar o que eu tentei expressar!

    tão intelectual

    rrsrsrsrsrsrs

    Fui!

  35. Que Deus tenha piedade de vocês!

  36. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  37. Eu esperava uma resposta definitiva da ciência! SNIF!

    Agora, após assistir o s 7 videos to me sentido aquele coiote do vídeo do Fabenrik, todo deprimido!

    E agora! Já que descobrir a farsa da ciência?

    O que irei fazer da minha vida? Como estudar o adversário se o adversário se limita em apenas dizer:

    “Nois num sabi” nois credita que os bichins foram inteligentes e colocaram o pinto no lugar certo!
    Já pensou se os bichins ancestrais INTELIGENTES colocam o pinto no lugar do nariz? Vixe!

    Puxa, fiquei tão empolgado, achando q ia ver algo de interessante para aumentar no conhecimento!
    Puxa snif! Foi como aquela vez que dirigir o carro pela 1ª vez! Ficava tão empolgado no volante!
    Sentia-me em UMA SOPA CÓSMICA! Derrepente vem o tédio e não tenho mais prazer em dirigir.

    Fabenrik, peguei o PAPA LEGUAS! E agora? To na depressão!

    A explicação Bíblica é mais tragável!
    Imagine se os bichinhos inteligentes colocassem os nossos olhos sobre o nosso pintín?
    Nois num ia errar o buraco na hora do picote diário do casório e também ia termos q andar de zíper aberto para nois num lascar a canela na quina do centro da sala.

  38. Vou fazer tratamento anti depressão com o meu colega Coiote!

    A explicação da EVOLUÇÃO é uma bestagem.

    Até meus antigos chefes me diziam:

    Se não tem certeza….
    Cala-te!
    E nada de contar com:
    Eu acho! Ai é teoria…. num sei…
    ___________________

    Tá parecendo os Agnosticos!
    Num sabe se fede ou cheira bem!
    Aquí na Bahia se um baiano ouvir essa explicação da ciencia sabe oq o cientista vai ouvir?
    ” OU FODE OU SAI DE CIMA” Que significa decidir se é ou não é!

  39. Barros,

    Fico feliz em ver que contribuí para mais uma análise tua, sério, sem deboches. Isso é uma prova de que dá atenção aos teus leitores.

    O que eu tenho para comentar já comentei.

    Tu já leu sobre o que os cristãos falam sobre o Problema do Mal?

  40. Meu caro e prezado amigo, Hagnus.
    A evolução é exatamente isso, é um concurso de sobrevivência, partindo do seu exemplo do órgão sexual, na visão evolucionista, os que colocaram o órgão sexual no nariz do parceiro morreram e não deram continuidade a criaturas que se acasalavam dessa forma, os que enfiaram no lugar certo estão aí, falando com vc agora.

    Certamente não prestou atenção.

    Fabenrik
    ateu e atoa

  41. Não Fabenrik,

    É impossível um bichín, um átomo, uma molécula, um DNA serem dotados de inteligência capaz de lapidar um ser vivo com os seres que existem.

    Prove isso?

    Gostei! Vou esperar resposta dessa com ansiedade.

  42. [quote]DESAFIO INVENCÍVEL

    Alguem aki me apresenta um pais , (não precisa ser maioria evangélica nao, basta ter 50% ou 47% de crentes) Que viva na pendenga! Me apresente agora!

    kkkkkkkkkkk[/quote]

    …os países mais éticos e justos são a Suécia e a Dinamarca, que são países com baixíssima religiosidade (recentemente outra pesquisa mostrou que os dinamarqueses são as pessoas mais felizes e satisfeitas do mundo). Mostra algo que todos os ateus já sabiam e que somente os crentes ignorantes sobre o assunto alimentam com seu preconceito: é possível valorizar o bem, a justiça, o homem e a vida por si mesmos, sem precisar acreditar que Deus nos castigará se não o fizermos. Completa Zuckerman:…

    http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1421494

  43. […] o 8° pecado capital } Publicado em 29/01/2010 por Barros Aqui, comentando o post Deus: aprecie com moderação (parte 3), o leitor Hagnus postou o vídeo abaixo, […]

  44. Robson e Rogerio,

    Tá enganado sobre a Suécia e Dinamarca.

    Aliás! Tá mentindo.

    ehehe…

    A Suécia apenas é considerado o pais mais secularizado do mundo, nada mais!

    FONTE:
    http://www.portalbrasil.net/europa_suecia.htm

    DADOS PRINCIPAIS:
    Nome oficial: Reino da Suécia (Konungariket Sverige).
    Nacionalidade: sueca.
    Data nacional: 6 de junho (Dia da Bandeira).
    Capital: Estocolmo.
    Cidades principais: Estocolmo (736.113), Göteborg (459.593), Malmö (254.904), Uppsala (187.302), Lidköping (131.948) (1998).
    Idioma: sueco (oficial), finlandês, lapão.
    Religião: cristianismo 89% (Igreja da Suécia 86,1%, católicos 1,9%, pentecostais 1%), outras 11% (1995).

    JÁ REPAROU A CRUZ NA BANDEIRA DA SUÉCIA?

    A wikipédia também confirma esses dados acima.

  45. Religião – Embaixada da Dinamarca Brasil
    22 Jul 2008 … RELIGIÃO. A maior parte da população pertence à Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca. Em 2003, 85% do total da população pertencia …
    http://www.ambbrasilia.um.dk/br/menu/InfoDenmark/…/Religio/ – Similares

  46. Continuo com o desafio!

    nada de apresentar FONTES de BLOGS BRECHÓS!

  47. Religião: cristianismo 89% (Igreja da Suécia 86,1%, católicos 1,9%, pentecostais 1%), outras 11% (1995).

    Suécia – 87% são luteranos, porém isso não significa nada, pois a taxa vem declinando todos os anos e atualmente situa-se nos 76%. Uma razão para o elevado número de suecos associados ao luteranismo reside-se no fato de que as crianças nascidas são automaticamente computadas como membros da Igreja da Suécia. E dados recentes, divulgados pela mesma igreja, revelam que menos de 4% da população freqüentam a igreja uma vez por semana, e menos de 2% são membros assíduos. E levem em conta que a população da Suécia é de apenas 9 milhões de pessoas, e foram divulgados em várias pesquisas demográficas que as taxas de ateísmo na população sueca vem subindo a cada ano, e atualmente situam-se no patamar de 17%. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui.

    Dinamarca – 95% é dita como luterana, mas na realidade mais de 40% da população não acredita em nenhuma divindade. De acordo com Phil Zuckerman, cerca de 40 a 80% dos dinamarqueses não acreditam em Deus.

  48. […] 2 – Parte 3 – Parte 4 – Parte 5 – Parte […]

  49. […] Deus: aprecie com moderação (parte 3) […]

  50. […] já escrevi um resumo dando conta da perícia do crente em decifrar a palavra de […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: