Por que raios um ano tem 365,2422 dias?

Um dos argumentos mais usados pelos teístas para defender a necessidade de existência de um deus criador e mantenedor do universo é a suposta perfeição da Natureza. Tal perfeição não poderia surgir ao acaso.

Questões mais específicas como as aparições do chamado número de Deus, ou razão aurea, em diversas proporções da Natureza são vistas como evidências fortíssimas de um planejamento cósmico. Isso pra não falarmos da tão incompreendida, contradita e rejeitada evolução da vida na Terra.

Ao escrever o meu texto sobre um possível calendário laico, há algumas semanas, relembrei uma grotesca imperfeição da Natureza, que apesar de estar sempre presente em nossas vidas, se evidenciando no mínimo a cada 4 anos, já nos passa quase que despercebida.

Um ano da Terra tem, aproximadamente, 365,2422 dias. Por que raios o deus criador e mantenedor do universo não criou um ano com um número inteiro de dias? Apenas para nos dar trabalho ao elaborarmos nossos calendários?

Ah, claro. Desculpem. Me esqueci. Não se questiona os designos do Senhor. Foi mal.

Comentem!

http://despindomitos.blogspot.com

Anúncios

33 Respostas

  1. Obs: Postagem nova também no http://despindomitos.blogspot.com.

  2. Gostei muito, direto, um tapa na cara do cristão…
    tenho lá no AeA uma sessão de coisas que fogem dessa perfeição divina…
    É o Sacanagens de deus…
    E o Onde está deus…
    Coloca essa sua postagem lá no Atheist college tbm para divulgar, DM.

    Fabenrik
    ateu e atoa

  3. Me corrijam caso eu esteja errado depois de lêr isso http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_sangu%C3%ADneo e http://www.ufv.br/dbg/trab2002/GS/SIS002.htm bem se o mundo começou com 2 pessoas, Eva feita de Adão é de se pensar que ambos tinham o mesmo tipo sanguíneo. Então porque temos tantos tipos sanguíneos diferentes ? Isso do meu ponto de vista só reforça a evolução.Nos links tem uma tabela bem interessante.

  4. Deus deve ser um enrolado com matematica que nem eu.

  5. Deus, o tal relojoeiro, não percebia nada de relógios.

  6. […] Publicado em 10/03/2010 por despindomitos Há alguns dias o leitor Leonardo, através de um comentário, colocou uma questão […]

  7. A sabedoria de Deus é tão suprema e incontestável, que o homem não entente, e torna-se um idiota quando quer questioná-la. O que Deus quer que o homem saiba, Ele deixou claro, e o que não deixou, não é de nosso interesse.
    A questão de se contar os dias 365,2422, não significa q é assim, nem os próprios estudiosos teem certeza. Pode ser que seja um número exato, porém o homem não entende o plano de Deus e ainda não está capaz para interpretá-lo, por isso a difuculdade. Porém, se o homem não tivesse fugido dos propósitos de Deus, a vida seria bem mais fácil. Recomendo a vc a leitura da Biblía, não só a leitura, mas o estudo, não deixou nenhuma refêrncia porque é interessante que vc conheça por completo a palavra do Senhor, ai só depois vc decide se contesta ou não. As misericórdia de Jesus em sua vida!!!!!!!!!

  8. Bom dia Susy,

    Só para lhe esclarecer, esse número de fato não é exato, mas é preciso. É um numero com 4 digitos de precisão, calculado cientificamente. É com base nele que foi definido por exemplo que precisamos de um ano bissexto a cada quatro anos (dentre outras regras de correção do calendário). Como tudo que a ciência reconhece como fato, isso pode ser verificado e provado a quem desejar.

    Se lhe interessa saber, já li boa parte da Bíblia, e não vi nada de convicente ali. Apenas um conjunto de mitos, lendas e contos populares, a maioria absurdos por sinal, assim como pode-se encontrar em outros livros, religiosos ou não, tão ou mais antigos, como o Corão ou os Vedas por exemplo.

    Lhe recomendo alguns livros de física e matemática, além de história, geografia e biologia também. Não indico um em específico pois acredito que você precise ler muitos desses antes de perceber quem está de fato fazendo papel de idiota nessa história.

    Um abraço

  9. Despindo Mitos, não poderia haver uma resposta mais precisa nem mais cortês do que essa.

    Eu, entretanto, teria sugerido para a Susy ler, também, algo que parece que ela nunca leu: a Bíblia!

  10. Que bom que leu toda a bíblia.
    Eu vi matemática, biologia e finalmente a ciência criar a teoria da vida somente com a aceitação de vida anterior. Vi também que pela matemática, estatística, aceitando a um combinação perfeita de aminoaxido a cada segundo (suposição muito otimista) a terra precisaria ter muito mais do que os bilhões de anos que os cientistas calculam.
    Se você leu toda a bíblia e lia jornal na época em que houve a guerra do golvo, vai lembrar que no dia seguinte em que a Guerra foi declarada uma matéria na folha de São Paulo dizia que judeus acreditavam que a guerra era profética (está em Isaías) e dava com precisão de minutos o dia em que terminaria e nem havia começado ainda. E de fato a guerra terminou do dia anunciado. Não só o dia, mas as consequencias e tudo o mais. Também há outras profecias com comprovação histórica, mas não vivi naquela época, mas a guerra do golfo vivi. Então se estudou a bíblia deve ter encontrado muita coisa. A questão de dias, será que Deus fez assim, ou o homem escolheu esse caminho? Afinal, com você deve saber o segundo (tempo) por definição é é a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

  11. Oh assim como Jesus voltaria na mesma geração http://ceticismo.net/religiao/jesus-nao-voltara/ , sabe até o horóscopo acerta às vezes.

  12. Augusto, quota aí o trecho de Isaías. Fiquei curioso…

  13. O único legado que os ateus carregam sobre si , dia a dia, é tentar provar para si mesmos, o tempo todo, que DEUS não existe!Como isso não lhes é possível, daí a inquietude e constante busca deles. Acreditando ou não em Deus, os ateus estão envolvidos com Ele , o dia todo, todos os dias!Também advirto que Deus não se revelará aos que se consideram sábios aos seus próprios olhos! Eterna inquietude, constante conflito!

  14. Luciana Pereira,
    Cale a boca, minha filha arrogante e ignorante!
    Em Corintos está clara a ordem de deus para que as mulheres fiquem caladas e não tentem ensinarao homem! VERGONHA!!! Pecadora!!!

    Vá em paz e não peque mais…
    ou pelo menos tente ter um mínimo de inteligencia ao invés de subir no alto de sua arrogancia e desejar mal aos outros…

  15. A primeira providência verdadeiramente honesta dos ateus que abominam a teoria criacionista narrada em Gênesis, seria estudar os manuscritos bíblicos na língua originária para concluírem que a expressão “um dia” ali narrado não corresponde, como não poderia mesmo corresponder, “a um dia de 24 horas”! Quando se quer contestar qualquer documento ou escrito deve-se agir qual um verdadeiro cientista , estudioso e responsável com a sociedade . Quanto ao vulgo “samurai”, recuso-me a comentar escritos de baixo calão e levianos.Não comento escritos amebianos!

  16. Sra. Luciana !! sejamos sinceros a Sra. pensa assim ; mas os crentes na sua grande maioria interpretam a biblia literalmente.
    Graças a getne que pensam como os ateus que a Sra reformulou teu pensamento e viu qeu não tinha logica.

    Aqui vai mais duas questões para a Sra. pensar a respeito.

    Sairam 3 familias da arca apenas os 3 filhos de noé com suas respectivas esposas certo?
    Assim sendo os filhos deles casaram-se entre si misturando suas raças fossem elas qual fossem.
    De onde veio então os pretos puros e os japa puros com seus olhinhos rasgados?

    Segunda questão: Depois que Jesus morreu começou a valer a nova aliança certo?
    Salvação a todo aquele qeu cresse e fosse batizado
    Sendo ele um Deus todo poderoso todo amor !! porque ele não flutuou alguem aqui para a america trazer a mensagem da nova aliança? só depois de 1500 anos que os europeus chegaram na américa e qeu la vem a mensagem judaico -cristã?

    Pense Sra. Luciana

  17. Luciana,

    Eu já estudei na língua nativa, e não me lembro de ter visto nada que diga que o dia não corresponde a um dia normal. Você poderia explicar melhor?

  18. Sra. Luciana a Sra ja leu os posts aqui do site? tipo o deus que não estava la.?
    É só digitar ali am cima na pesquisa este titulo. vai la tenha coragem.
    Ou crente só é valente nos hinos?

  19. Para os curiosos consultem o vídeo abaixo, tenham coragem! rsrs


    abs! Honra e Louvores so Deus Eu Sou!!
    Tolos!

  20. Coitado de mim sou ateu e tento provar para mim que Zeus não existe búa.
    Hehehe.
    O mesmo que você sente sobre os outros deuses Luciana eu sinto sobre o seu.
    Ou você faz força para negar Afrodite ou Shiva ?
    E então quanto vale cada dia da criação pela bíblia ?

  21. https://deusilusao.wordpress.com/2010/08/13/10-argumentos-criacionistas/ que pena Luciana os seus argumentos do vídeo caem aqui hahaha.

  22. https://deusilusao.wordpress.com/2010/08/13/10-argumentos-criacionistas/ que pena os argumentos do seu vídeo caem diante desse hehehe.

  23. Ops mandei um comentário com link aqui do blog e não foi vou esperar que às vezes ele demora, caso apareça foi mal o “comentário dublo”.

  24. Luciana,

    Cala-te mulher, estas em pecado, não piore sua situação perante o deus biblico, pois ele é cruel, mesquinho e sanguinário, tá na biblia.

    Por sinal, conhecemos a biblia aqui muito mais que voce.

    Volte para a cozinha, que é o lugar de mulher de acordo com a biblia…

    Mas se voce deixar de fazer comentarios levianos, nos julgando (mais um pecado na sua lista) e quiser aprender algo, fique a vontade. Ao contrário do cristianismo, não somos misógenos.

  25. “Para os curiosos consultem o vídeo abaixo, tenham coragem! rsrs


    abs! Honra e Louvores so Deus Eu Sou!!
    Tolos!”
    Não temos o costume de assistir esses videozinhos cheios de falácias infantis…

    E voce está nos insultando! Que bonita demonstração de amor cristão!!

  26. Voce sabe o que é mais interessante Luciana?
    É que estes homens citados nos teus videos para os cristãos da época eram até tachados de ateus hereges (alguns até eram ateus).
    E agora graças a eles vc esta ai citando um monte de leis no teu video de gente que teve coragem de peitar a religião qeu é um lamaçal de imundicia principalmente a evangélica.
    Agora vc tb tenha coragem de ler sem preguiça os posts aqui do site.
    Quem sabe vc vai largar desta imundicia de religião e ficar só com Deus.

  27. Quando vi no vídeo aquela história da segunda lei da termodinâmica desisti. Esse pessoal não sabe nada de termodinâmica, nem sonha quem é Joule nem Lord Kelvin e quer desmerecer a teoria da evolução com argumentos pueris e ignorantes. Para não perder meu tempo, já que gente desse tipo vai ignorar as próprias falhas na argumentação, deixo aqui um brilhante texto de Isaac Asimov:

    http://str.com.br/Atheos/ameaca.htm

  28. Amavel Samurai
    sempre recebendo as pessoas com a espada na lingua, tão gentil comprensivel tolerante com os divergentes da verdade que elegeu para si mesmo.
    os seus comentarios só provam que os argumentos da Luciana são verdadeiro e atuais: “Eterna inquietude, constante conflito!”
    voces ateus são religiosos fanaticos já perceberam que se encontram equivocados, mas como o orgulho ´sobressai a razão estão em constante conflito moral, por isso essa revolta na verdade é um grito de socorro pedindo a Deus que mande uma luz maior do que a ignorancia que cega as suas almas, e Deus atende os seus pedidos, mas se por orgulho fecham os olhos assim permaneceram em conflitos morais e existenciais e este é o justo preço do orgulho acima de tudo.
    Mas por acaso foi que virei um psicólogo de ateus?

  29. Vanderlei…

    voces ateus são religiosos fanaticos já perceberam que se encontram equivocados, mas como o orgulho ´sobressai a razão estão em constante conflito moral, por isso essa revolta na verdade é um grito de socorro pedindo a Deus que mande uma luz maior do que a ignorancia que cega as suas almas, e Deus atende os seus pedidos, mas se por orgulho fecham os olhos assim permaneceram em conflitos morais e existenciais e este é o justo preço do orgulho acima de tudo.

    Por Odin, esse cara não vai aprender nunca…

  30. demorou para aparecer agora já pode fazer algum comentario!

  31. adam
    me explique no principio biblico era adão e eva caim matou abel e picou a mula para terra de node:
    1o alem do paraiso existia tambem a terra de node?
    2o com quem casou caim para procriar ?

  32. Vanderlei, combinemos uma coisa: deixemos os doutores ateus rodopiarem em torno de si mesmos até não suportarem e zomzeando , caiam! Deixemos esses “cientistas”(kkk) embrutecidos e loucos à procura da verdade ….sempre foi assim, se bobear eles nem comem por conta dessa busca espavorida ! Quero dizer que não sou consultora teológica( que leiam o texto bíblico em original, kkk) , ainda mais que pelo teor dos textos que li aqui , vejo que são ainda muito iniciantes na arte de contestar.Mas, para não dizerem que me esquivei das perguntas, deixo vídeos sérios (sim, assim como vcs amam vídeos ateus eu tb amo vídeos científcos cristãos também!) para que os senhores assistam até o fim, mas não morram de taquicardia, eu sei que a sensação será por ai. No mais, sigo pensando por que raios os ateus se julgam assim, tão pensantes e inteligentes e o RESTO da sociedade é por eles taxados de burros?? Ai, ai…. Se estão tão certos de seu ateísmo, então sosseguem, e deixem os “cristãos ignorantes” em paz.(rsrs) Mas para esses também deixo vídeos sérios, de ex -ateus que são cientistas, SIM, CIENTISTAS, e não um grupinho de tagarelas robotizados.Vão, baixem.
    Para finalizar, dou exemplos de mulheres na bíblia que foram juízas(Débora) , magistradas, professoras, rainhas(Ester), mestras( mulher de Gamaliel) mães, etc…. Deus não é machista “s a m u r a i” , Ele morre de rir da cara de vocês porque vocês leem os textos bíblicos sem fazer hermenêutica , vocês leem destoadamente da época cultural local ( tsst, tsss..) Samurai , vc se esconde atrás de pseudônimo nééé? ´Não se engane ” samurai” Deus é muito elegante e cortez e e Ele conhece as regras de português(rsrs).(???)

  33. eu axo que poque a tera gira entono da te ra

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: