Habeas Corpus

Já discutimos isso aqui antes, mas acho que esse caso merece ser destacado.

Documentário Habeas Corpus, produzido por Debora Diniz – UNB

“O documentário acompanha o sofrimento de Tatielle, uma jovem mulher de Morrinhos, interior de Goiás. Grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria ao parto, um habeas corpus apresentado por um padre que sequer a conhecia impediu Tatielle de interromper a gestação. Já sentindo as dores do parto, Tatielle foi mandada embora do hospital onde estava internada em Goiânia. De volta para Morrinhos, Tatielle agonizou cinco dias as dores de um parto proibido pela Religião e pela Justiça.”

Comentem!

http://despindomitos.blogspot.com

Anúncios

35 Respostas

  1. Mais uma vez a fé cega atrapalhando e atrasando a vida das pessoas, o padre nem para se explicar mandou impedir o aborto mas nem mostra a cara é só mais um covarde em “nome de deus” .

  2. É bom que se traga a realidade aqui, e PRINCIPALMENTE com devido destaque do dedo ”da representação divina” : um padre no minímo sem noção!!

    Me impressiona , o tipo de força que ainda esta a reger os dominios da Igreja.

    Como este conseguiu um ”habeas corpus”?????????????

  3. Bem, a questao do aborto eh polemica e complicada. Sou contra, nao porque a religiao diz que eh para ser contra, mas porque a vida tem que ser valoriz\ada em toda a sua essencia.

    Ha algumas questoes levantadas por ambos os lados que ssao respondidas ou que ficam sem resposta, mas eu faço essa pergunta a voce sem dogmatismo. Pense e reflita muito bem, sera boa para podermos iniciar uma discussao por aqui.

    Voce ama a sua vida? Entao, sera que voce gostaria que sua mãe tivesse te abortado?

  4. Olha se eu fosse morrer após o parto(como no caso de crianças anencéfalas), com certeza como no caso da menina que estava comprovado que ela não sobreviveria.
    Abortos podem ser expontâneos, podem acontecer naturalmente aê a culpa é de quem ?
    E em casos de estrupo ?
    Se a mãe e o pai que são responsáveis pelo ato decidem ser o melhor eu não os culpo.

  5. Renatim, a criança não sobreviveria após o parto. E a vida da mãe ainda estava em risco.

    Eu vou lhe perguntar então: Vale colocar em sofrimento e em risco de vida uma mãe saudável pela de um bebê condenado à morte nos primeiros segundos de vida?

    Sempre deve haver bom senso. Acredito que poucos sejam a favor de um aborto por motivo fútil, mas não era este o caso.

  6. Leonardo, existe um enorme abismo entre um aborto espontaneo, ou natural, e um aborto premeditado.

    Grande parte da problematica do aborto esta em uma questao somente: o bebe tem o direito de viver? Creio que sim.

    Agora, se tratando de estupro, eu vejo da seguinte maneira: tal bebe que a mulher estuprada esta esperando, futuramente pode dar uma grande contribuicao a humanidade, como fizeram grandes cientistas como Einstein, Newton, Darwin, Leibniz e outros. Logo, nao creio que a mae deve abortar nesse caso, primeiro porque eh uma vida, e segundo porque esta vida podera ser um grande potencial no futuro. O que se deve fazer nesse caso, eh a comunidade dar assistencia para a mae, para que ela possa superar seus traumas e nao olhar para seu filho com certo rancor.

    No caso de bebes semcerebro, vejo dificuldades dos dois lados. Por um lado, o bebe eh uma vida, ainda que esteja sem cerebro. Por um outro, o fato dele nascer sem cerebro implica em sua morte logo depois. Logo, creio que se deva estudar a questao com maior profundidade

    Ja no caso de risco e morte para a mae, o uso a probabilidade talvez nos ajude a decidir. Se a probabilidade da mae morrer for muito grande, deixa-se a escolha em poder da mae. Se a probabilidade for pequena, entao prossiga-se com a gestacao..

    P.S. – Perdoem-me a falta de acentos, meu teclado eh americano, rs

  7. Não vejo tanta preocupação em salvar certas pragas como ratos e lagartas afinal de contas são vidas certo ?
    Salvam a bactéria comedora de carne humana !!!
    Tá aê algo que nunca vou ver alguém defender.

  8. Renatim
    “Leonardo, existe um enorme abismo entre um aborto espontaneo, ou natural, e um aborto premeditado”
    ————–
    Mas acontecem do mesmo jeito muitos casais nunca tem filhos por isso.
    Eu posso encarar naturalmente o fato que abortos acontecem assim.Agora me diga isso acontece naturalmente ou tem algo por trás ? Explique o algo por trás.

    —————

    Não digo que devemos usar o aborto como anticoncepcional.Mas há casos em que ele é a única escolha como em caso de anencéfalos e estrupos se a mãe e a família decidir por mim não vejo problema.

  9. Sr. Renato tenho uma pergunta; por favor seje bem sincero:

    Em caso de estupro de sua mulher voce falaria pra ela abortar ou mandaria ela ter o filho?

  10. Particularmente sou a favor do aborto em alguns casos, como:

    Estupro:

    Gravidez indesejada, filho indesejado, ato forçado e violento, lembrança do fato no rosto da criança pelo resto da vida da mãe.

    Gêmeos siameses, deficiencia genética e outros:

    Provavelmente esses fetos não sobreviveriam por muito tempo, e os que sobrevivessem iriam viver uma vida miserável e seriam completamente dependentes de seus pais. Esses pais não teriam mais vida, não teriam mais diversão alguma, que sentido faria então tanto sofrimento de ambas as partes?

    Será que quem é contrario a essa idéia,
    queria estar na pele desses pais e desses filhos?

    Será que lhes ofereceriam ajuda todos os dias?

    Temos que nos colocar no lugar dessas pessoas.
    Ninguém quer ou gosta de sofrer!

    Sou a favor da vida,
    mas uma vida que tenha condições de viver.

  11. “Em caso de estupro de sua mulher voce falaria pra ela abortar ou mandaria ela ter o filho?”

    Humm, interessante a pergunta, Bem, se eu tivesse uma mulher (tenho vinte anos, sou solteiro, logo, tanto a pergunta como o adjetivo “sr.” nao se aplicam devidamente a mim no momento, rs, mas agradeço o respeito), e ela fosse estuprada, sinceramente,, eu mandava ela ter o filho. E eu, realmente tentaria cuidar dessa criança como se realmente fosse um filho meu. Porque? A mae nao tem culpa (a nao ser que se insinuou para tal estuprador)., a criança tambem nao tem culpa. Vou matar uma criança somente porque ela eh fllho de outro? Isso nao tem o minimo de cabimento logico.

    Tentaria ser o melhor pai do mundo para essa criança, assim como faria com meus filhos. .

  12. Não vejo tanta preocupação em salvar certas pragas como ratos e lagartas afinal de contas são vidas certo ?
    Salvam a bactéria comedora de carne humana !!!
    Tá aê algo que nunca vou ver alguém defender.

    ———–

    Bem, partindo de sua argumentacao em defender as pragas e pestes, entao voce esta igualando o valor da vida humana ah um simples inseto. Mas a vida de um beeb nao eh um simples inseto, muito menos algo descartavel. Se levarmos seu argumento as ultimas consequecias, ficara facil demais para qualquer um sair matando qualquer ser humano. Afinal, nao passa de um insignificante ser vivo como qualquer outra barata.

  13. Toda vida tem o mesmo valor se achar superior foi o que causou problemas ao ser humano em 1° lugar olha só a crença da vida após a morte só os humanos se salvam hehehe.Somos tão animais quanto uma barata.
    Temos que aprender a viver juntos em sociedade, se um casal decide fazer um aborto não vejo problema, mas se uma pessoa mata alguém que já nasceu com plenas chances de sobreviver isso é um assassinato.
    Quem precisa de algo como deus para não ser “mal” na sua essência continua “mal” mesmo assim.

  14. Eu acho que nem o seu deus ama tanto assim a vida.

  15. Em relacao ao video, a crença de que a moral so existe no mundo cristao eh totalmente falsa. Sabemos que infelizmente a grande maioria ds que se dizem cristaos hoje nao tem o minimo de moral para falar alguma coisa.

    Mas o video peca em querer deturpar as passagens ditas ali. Fiz uma analise, e exponho-a aqui nesse blog mesmo.

    —————————
    Afirmação I – Deus apoia o estupro das filhas de Lo.

    Resposta: De fato, Lo OFERECEU suas filhas para serem estupradas. Porem, em nenhum lugar esta escrito que os homens da cidade as estupraram, pelo contrario, os dois anjos que estavam hospedados com Lo, ajudaram a ele e suas filhas a sairem da cidade. E mesmo se Lo tivesse realmnente dado suas filhas para eles, de maneira nenhuma esta dizendo que Deus apoiou ou aprovou tal atitude. Esse eh um simples exemplo de que pegar versiculos e retira-los do seu contexto pode-se provar uma infinidade de pecados e atos imorais. Mas para o estudante serio, deve-se considerar o texto inteiro.

    ———————————–
    Afirmação II – Deus apoiou o incesto das filhas de Lo com o proprio Lo.

    Resposta: Nao consta nenhum relato da aprovação de Deus nesse caso, somente uma narração do fato ocorrido. O que nos leva ao segundo erro cometido pelos criticos da Biblia que eh o de acharem que a simples NARRACAO de um fato, significa que recebe aprovação de Deus.

    ———————————–
    Afirmaçao III – Jefte sacrificou sua filha em troca de vitoria na guerra

    Resposta: Tambem nao consta que Jefte matou sua filha.Quando se faal em holocausto, aqui esta falando se um sacrificio para a vida toda. O que podemos deduzir do texto eh que Jefte sacrificou o casamento de sua filha, ja que esta era virgem. O sacrificio foi para que ela continuasse virgem ate a morte. Por isso o choro dela por dois meses. O texto deixa claro que ela chorou por sua virgindade, que nunca seria perdida. Tenhamos em mente que paar o contexto do povo da epoca, ser virgem para o resto de sua vida significava um ato sacrificial extremo.

    ———————————
    Afirmacao IV – Deus manda espancar escravos.

    Resposta: Nada mais deturpado que essa aformacao. O versiculo em questao diz totalmente o contrario. O senhor que espancar seu escravo e ele morrer, o senhor eh quem seria castigado.
    “Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado.” Exodo 21:20

    ———————————–
    Afirmacao V – Deus manda raptar as mulheres que sobraram de uma guerra.

    Resposta: Nada mais irreal do que essa afirmação. O versiculo 10 do capitulo citado (Deut 20:10-13) mostra que primeiro deveria ser apregoada a paz. Se a naao nao qusesse paz, isso significava um confronto direto. Assim, como os homens era quem iria para a guerra, eles morreriam, deixando as mulheres e crianças orfaos. Logo, o pedido para se levar cativo nada mais seria do que uma demonstraçao de misericordia, porque de fato, morrendo os homens, o que sobrou nao teriam como sobreviver nesse mundo.

    ———————————–
    Afirmacao VI – Deus maltratou o cavalo…

    Resposta: Entao o que seria pisar numa barata, ou deixa-la virada de barriga para cima agoniando em um poço de veneno? No entanto, fazemos isso com todas as coitadas das baratinhas que tanto nos atormentam… Alem disso, era uma tatica de guerra, nao uma sessao de tortura descarada de animais.

    ———————————-
    Afirmacao VII – Deus manda matar inocentes.

    Resposta: As matanças sao resultado do juizo de Deus, por ele ser zeloso para com seu povo (mesmo assim, tambem nao deixava barato para os israelitas) e da misericordia divina. Julgamento porque os povos que foram exterminados faziam pior do que qualquer nação moderna. Sacrificavam seres humanos, poromoviam orgias e bebedeiras, matavam no mesmo ritmo em que respiravam, praticavam atos crueis com os povos de sua vizinhança etc. Sao fatos muito bem documentados pela Historia. Por isso o julgamento terrivel de Deus.

  16. Mas voltando a falar de aborto, eh engraçado a hipocrisia da ONU. Uma das Metas do Milenio, a de numero 4, eh justamente de reduzir a mortalidade infantil. Porem, o que se observa eh que aborto eh justamente isso: mortalidade infantil. Logo, as argumentacoes da ONU sao contraditorias em si.

  17. Esse é o problema da Biblia meu querido como deus não pode se manisfestar sobre ela cabe a você “tentar interpreta-la” nunca vi deus falar “parem com isso estão traduzindo errado”.
    Pra que serve um deus se ele não ensina o correto a seus filhos ?
    Age muitas vezes por impulso por exemplo:

    Exôdo 32

    7 – Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

    8 – e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.

    9 – Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado.

    10 – Agora, pois, deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.

    Deus pede para deixá-lo, de forma “que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma.”

    11 – Porém Moisés suplicou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

    12 – Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes e para destruí-los da face da terra? Torna-te da ira do teu furor e arrepende-te deste mal contra o teu povo.

    13 – Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa semente como as estrelas dos céus e darei à vossa semente toda esta terra, de que tenho dito, para que a possuam por herança eternamente.

    14 – Então, o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

    “Então, o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.” Mas como um Deus bom pode fazer mal ao seu povo? E como um Deus inalterável pode mudar de idéia?

    ================
    Hahaha deus tem os seus momentos “irracionais” que lindo né ?
    Sinto muito meu amigo mas pela Biblia não me pega.São tantos os defeitos de deus usa mentira, mata por matar hehehe de bondade divina não há nenhum exemplo muito bom não.

  18. Renatim

    “Mas voltando a falar de aborto, eh engraçado a hipocrisia da ONU. Uma das Metas do Milenio, a de numero 4, eh justamente de reduzir a mortalidade infantil. Porem, o que se observa eh que aborto eh justamente isso: mortalidade infantil. Logo, as argumentacoes da ONU sao contraditorias em si.”

    ———————————————
    Hahaha filhos queridos e desejados é melhor do que crianças sem chance de sobreviver ou fruto de estrupos.
    Você não tem noção disso ainda.
    Eu sou apenas 2 anos mais velho e já tenho um filho de 5.
    Agora uma menina de 10 anos grávida que pode morrer devido a gravidez gerada por um estrupo é normal para você.Parabéns não vive no mundo real.

  19. Um bom exemplo de como a Biblia é enrolação http://mundofox.com.br/br/videos/misterios-da-biblia/caim-e-abel/59582446001/ até sabemos como surgiu o Mito de Caim e Abel por exemplo isso sim é história.
    Jesus um mito baseado em outro o deus Horus http://www.ateueatoa.com/2010/02/horus-contestando-mitos-2.html .

  20. A suposta comparacao de Jesus e Horus com excessao da parte do nascimento de uma virgem eh falsa. Eh facil demais eu inventar por exemplo, uma comparacao entre Zeus e Buda, Poseidon e Odin, Rah e Baal, ou quaiquer outras divindades por ai. Mas o fato eh que negar o jesus historico eh o mesmo que negar a propriia historia. Vejam: Todos sabem que Sidartha Gautama, o Buda existiu em pessoa. Todos sabem que Platao, Socrates, Aristoteles e outros existiram empessoa. Prque somente quando se trata de jesus eh que ha certlo ceticismo? Voce teria que negar a Igreja Catolica e sua historia, geria que negar as proprias narrativas de varios pergaminhos extarbiblicos falando de jesus, teria que negar toda a influencia de Jesus na historia depois de sua morte, enfim, teria que no final, negar a propria historia!
    Alem disso, teria que parabenizar o cara que inventou tal historia, porque ele conseguiu o que nenhum escritor desse mundo conseguiu. Criar uma historia de um Deus que estava disposto a abrir mao de sua divindade, para vir habitar conosco e se fez parecer conosco e nos ensinar pessoalmente seu caminho. Eh isso que Deus fez em Jesus. Cansado de intepretacoes mediocres, Deus se fez homem para que pudesse ensinar aos homens atraves da ATITUDE.

  21. Como disse alguem:
    Se jesus nao tivesse existido, tinha que ser inventado!

  22. Um deus que morre e depois renasce em sua própria honra me soa inútil e egoista.
    Agora imagine se ele tivesse ensinado anatomia, ciência, higiene, formulas matemáticas e etc.
    Mas não, veio morrer em sua própria honra hahaha.
    Mas existe o Jesus histórico que não seria Jesus Cristo como é chamado pelo cristianismo.
    Pena que ninguém pode provar os milagres dele assim como de outras divindades aê está o problema , não existem fatos de milagres comprovados mas todas as religiões e crenças do mundo afirmam ter os seus.
    Sabemos mais sobre a Lua do que supostas “divindades” hehehe.
    Hehehe se não me engano Jesus passou a maior parte da vida pescando e rezando para ele mesmo só “trabalhou” por 3 anos pela lei dos Judeus.

  23. Agora me diga se na sua cidade não tem uma meninada atrás do Edward do Crepúsculo ?
    Outra história de ficção que manipula a mente das pessoas hehehe.
    Sabemos que é ficção mas dá um vontade de acreditar eu por exemplo tenho as minhas manias com histórias coisa de nerd, mas assumo que todas são fantasias.

  24. Engraçado né Renatim uma criança que é morta pela vontade de deus, que ainda é um bebê de colo é justo pois o seu povo é ruim e é contra ao povo de deus(incluindo os animais deles que pela biblia não tem direito ao céu mesmo sendo “vidas”) é normal para você, parabéns acabou de assumir que assassinato de crianças também é valido.Tsc Tsc Tsc.

  25. Leonardo,

    Esse povo vai sempre desculpar os seus deuses!
    Como seres irracionais devemos respeita-los por essa irracionalidade.

    renatim,
    como de fato jesus foi inventado!

  26. Esta musica gostaria de oferecer para um dos mais tradicionais participantes do site DeusnãoéILUSÃO.

    A partir de hoje batizo o cujo de “O CAÇA PECADOR”

    Aquele que respira crente dia e noite!
    Aquele que acorda, toma café, almoça, janta e vai dormir pensando no crente.
    (Ele nos ama)
    Aquele que esmiúça a internet e a TV Globo, na esperança de achar um Pastor desobedecendo as regras da Igreja e da Constituição Federal.

    Ele é! Ele é….

    O SARAPROCURA. “O CAÇA PECADOR II”

    Em Abril nos cinemas.

  27. Que legal Renato qeu voce sabe disto que a moral não se restringe aos religiosos porque não é o que o Matts pensa.
    E com relação as explicações que voce deu sobre a biblia achei muito legal tb me deu mais algumas interpretações mas só que ainda fica um monte de pontos obscuros.
    (Por ex: Voce ja não acha um erro Deus nem se manifestar contra a escravidão? e ainda dar leis injustas sobre ela?

    E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.

    Renato se voce puder ler o post do Despinto mitos (Como Deus trata as mulheres ) é so clicar ali em cima a esquerda no nome dele.
    E tb colocar ali na pesquisa e procurar o Deus que não estava la seria muito legal ver teus pontos de vista sobre estes assuntos.

  28. ADAMANTDOG

    Agradeço pela consideração. Nao me considero um religioso, porque a religiao em si nao leva a lugar nenhum, a nao ser a escravidao pessoal. Sou como Pascal e Einstein, vejo Deus e a Biblia de modo racional, sem no entanto negar alguns aspectos da fe onde a Ciencia ate agora nao conseguiu desvendar., porem sem religiosismos e/ou dogmas.

    Quanto ao post das mulheres, darei uma olhada sim.

    Quantos as explicacoes, nada mais sao do que a logica seguida do contexto, nao apenas meras interpretacoes. O cristianismo peca em extrair partes da Bibiia sem analisar o contexto devidamente, e esse video tambem fez isso. De uma olhada em cada versiculo apontado pelo video e leia o texto todo e compare com os meus comentarios. Nao se pode ler a Iliada de Homero, os ensaios de Platao, os metodos de Aristoteles sem saber a cultura grega como um todo. Nao se pode ler A Arte da Guerra de Sun Tzu, sem saber o contexto historico da China antiga e suas guerras internas.

  29. Se eu tivesse como jogar uma pedra nessa louca como ela sugere eu jogaria, pois eu não tenho pecado.

    Só mais uma oportunista ficando rica, cantando musicas bisonhas pra burros ouvirem.
    rsrsrsrsrs

  30. Oh então se eu entender o contexto do Holocausto causado por Hitler ele se torna “normal”.O ser humano pode errar , devemos aprender com esses erros e tentar evita-los mas usar um livro como guia moral e se achar “amparado” por uma força maior que apoia isso é um dos piores erros do ser humano.
    Esse é o problema Renatim a bíblia é um cardápio pode ser lida a gosto do frêgues, há boas pessoas que crêem em deus(deuses) mas a maioria é ignorante demais para entender isso, você mesmo deve pensar várias vezes que o seu deus é injusto às vezes.

  31. Claro, nao pretendo aqui ter resposta para tudo, mas a medida do possivelm tentarei responder as questoes levantadas. Sim, ainda se tem muitas brechas, muitas coisas obscuras, mas tentarei responder se for possivel. com explicacoes logicas ou cientificas.

  32. Isso é bom Renatim aprenda também com o mundo não se afogue na Biblia, você sabe tanto quanto eu que o fanátismo faz mal, eu também às vezes sou bem fanático hahaha.
    Pessoas racionais sabem quanto estão exagerando hehehe medem o tamanho dos seus atos sobre os outros.

  33. […] This post was mentioned on Twitter by Narcélio Filho, Bertoldo Fonseca. Bertoldo Fonseca said: RT @narcelio: Revoltante! Padre consegue foder com a vida de uma família em Morrinhos-GO: http://bit.ly/dhf1eC […]

  34. Obscurantismo total deste padre Lodi ou Lodo, se é que esse sujeito pode ser chamado de padre. Aliás, nunca gostei de padres ou pastores. Em determinados casou sou contra o aborto, mas neste caso mostrado no video eu sou a favor, para salvar a vida da jovem mãe e o sofrimento dela e da família. No caso da Justiça, ela apenas faz cumprir as leis, leis que são feitas por políticos que nós elegemos (veja a responsabilidade que temos ao votar!). Eu creio que o tal padre Lodi ou Lodo quis agradar a Deus e acabou agradando ao Diabo. Espero que se houver um inferno e vida após a morte, esse padre irresponsável e burro arda por lá. Observem o sofrimento da mãe no video, algo que poderia ser evitado se não fosse esse obscurantismo medieval das igrejas, católicas ou evangélicas. Às vezes é melhor ser ateu ou agnóstico…

  35. Absurdo católico . Dizem q valorizam a vida, mas pensem qtas vidas se perdem por causa de aids, principalmente na África, em razâo da Igreja Católica ser contra o uso de camisinha, sendo q na bíblia n tem nenhum trecho proíba contraceptivos.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: