Deus: Efeito Colateral da Evolução.

Baseado na teoria que Dawkins expôe em seu livro.

Do Leitor e Amigo Iori Bruno *

Fto BY NáJung

Diga o que quiser, mas saiba do que está falando.

Esta é uma premissa básica de uma discussão. Não se pode discutir ou defender o que não é, pelo menos parcialmente, conhecido. Por isso senti necessidade de esclarecer um fato e comentar sobre outro.

Uma das idéias mais erradas em relação à evolução é a de que ela é aleatória. Não é.

O que originou esse lamentável engano foi a concepção enganosa de que a evolução caminha através de “tentativas” e que, por isso, é cega e regida pelo acaso. Nada além de falta de conhecimento. A evolução acontece a partir de anomalias físicas ou comportamentais que são geradas por mutações no DNA. Anomalias estas que podem beneficiar ou não, a chance de sobrevivência de um animal, como um pescoço mais longo ou garras mais compridas. Se este animal sobreviver tempo suficiente para se acasalar, sua carga genética e sua mutação serão passadas adiante. Se não sobreviver até o acasalamento, essa mutação morre com ele. Significa que não deu certo. Não existe um talvez. É sim ou não. E desta forma, através de um processo simples, eficiente e inexorável, a vida se modifica e se aprimora. Só para se ter uma idéia de como o processo da evolução é natural, vamos imaginar uma bola. Porque ela é esférica? Parece uma pergunta estúpida, mas não é. Ela é esférica porque é a melhor forma de evitar o atrito e assim desempenhar com a maior eficiência possível sua função, no caso rolar. Se ela tiver lados e a rolarmos pelo chão vai ser uma tarefa difícil mas, com o tempo, se tornará cada vez mais esférica e, assim, lentamente facilitando o processo. A as forças que agem neste caso são a gravidade e o atrito. No caso dos animais, o ambiente e a competição são as força motrizes para o aperfeiçoamento. Tudo no universo caminha para a eficiência. Há um sentido na evolução. O acaso não existe aqui.

Bom, agora que o processo de evolução está resumidamente explicado, passemos para o próximo assunto: Deus.

Um dos fatos mais curiosos que existem na evolução são os subprodutos.

Para explicar melhor, deixe-me pegar outro exemplo.

As mariposas são insetos voadores noturnos e orientam-se pelas fontes naturais de luz que existem à noite: a lua e as estrelas. Esse sistema de navegação foi e continua sendo, um importante passo em sua evolução. Porém há um inconveniente. O homem.

Você já deve ter percebido sobre o que estou falando. Acenda uma fogueira ou observe uma lâmpada em seu quarto à noite e verá que elas (as mariposas) ficam hipnotizadas, mergulhando no fogo ou chocando-se incessantemente contra o bulbo da lâmpada. Elas não podem evitar. Confundem uma vela como sendo uma dessas fontes de luz e não percebem o perigo ao se aproximarem. Suicidam-se estupidamente. E esse comportamento é um subproduto de sua evolução. Assim como a religião.

Em nossa espécie, sempre tivemos que lidar com predadores melhores “equipados” e por isso sempre tivemos que evitá-los. Principalmente na infância quando estamos mais vulneráveis. Nesse contexto uma criança que ouve seus pais ou parentes avisando sobre o perigo de nadar num rio com crocodilos e mesmo assim não acredita, não dura muito. Mas as crianças que escutam e acreditam, sobrevivem, e se tornam adultos para passar seus genes adiante. Isso fez com que a evolução beneficiasse as crianças que eram predispostas a obedecer os mais velhos e acreditar no que eles estavam falando. Acontece que quando o que ouviam era mentira, elas acreditavam da mesma forma. Simplesmente consideravam como verdade porque já estavam (e estão) inclinadas, através de seus genes, a acreditar antes de pensar.

A fé é um efeito colateral. Um subproduto de um comportamento que nos foi muito útil no passado e continua sendo, mas que leva as pessoas a seguir na direção de uma chama imaginária, buscando orientação e, às vezes, as faz suicidarem-se com a convicção de que encontraram o caminho.

Projeto divino? Não somos melhores que mariposas.


Anúncios

26 Respostas

  1. Uma resposta ao ateismo por Mark Driscoll:

  2. Eu vejo pelo contrário só tenho uma vida ou faço bom proveito ou não faço nada, mas existem pessoas que só rezam esperam uma resposta e acabam não fazendo nada do mesmo jeito.
    A vida começa e acaba, agora querer uma vida eterna com as pessoas que você ama por egoismo de deixa-las isso sim é deprimente.
    Eu sei que terei que lidar com perdas , mas também farei novos vínculos afetivos.
    A felicidade de se sentir completo com deus pode se manifestar na vontade de se jogar com um avião em um prédio, realmente é muito mais saudável crer hehehe.

  3. Excelente texto, Nádia. Parabéns.

    Envie ao Mats, no http://genesiscontradarwin.blogspot.com ou no http://darwinismo.wordpress.com e você vai conseguir uma briga boa rs.

  4. Iori né?
    Realmente Excelente!!!

  5. Gostei do site Renatim

  6. muito boa escrita! Esta maneira de explicar a realidade da vida, de tão clara e bem elaborada, revelz-se acima do meu talento de escrever….claro, simples, esclarecedor…não consigo escrever neste nível…..

    valeu guria..

  7. Ah, não gostei, Nádia… Seu método de escrita é demasiado amador e sem vida! Vá ter umas alulas de redação…
    oO’

  8. kkk Alulas mesmo!!!

  9. Retificando:
    Texto do Leitor e ”Escritor” Iori Bruno!!!

  10. AGRADECIMENTOS A MIM ,NÃO!!!

    O TEXTO FOI ESCRITO POR IORI , GEEEEEEEEENTE!

    SÓ PUBLICAREI – OS AQUI , OS MELHORES DELE!!!(TODOS)

  11. Iori, escreve muito bem mesmo!!!

    Quero parabeniza-lo!

    Mais um escritor? Que delicia!!
    Valeu pelo toque,Ná…

    A foto também esta show, como sempre suas plásticas fazendo ”graça”, um verdadeiro vagalume!!!
    hehehe…

  12. Alguns meses atrás se falavam por aqui da musica Gospel,

    Lembro até das frases de chacota:

    GOSSPÍL, CÓSPIL..

    Foi quando eu afirmei:
    Vocês ainda vão ver esses musico dominarem a mídia brasileira.
    ___________________________________________
    Ainda dei exemplo da musica baiana.

    Disse que após a música baiana explodir com:

    BANDA MEL, SARAJANE, GERÔNIMO, ARMANDINHO DODÔ & OSMAR, CHICLETE, BANDA EVA, LUIS CALDAS E DANIELA MERCURY.

    Passou a se chamar o estilo, de AXE MUSIC e Daniela Mercury começou a fazer programas especiais para a Globo (Hoje perdeu o espaço para a Ivete).

  13. PROFECIA DANDO SINAL DE REALIDADE.

  14. Sem orgulho, por favor! Eles venceram a final de goleda.

  15. Mesmo meio morno ja estar entrando no Faustão.

  16. Este ser ainda está aqui??? oO’
    Oh, deus que não existe, livrai-nos de seus seguidores insuportáveis…. Ainda por cima é profeta! Eu profetizo então que responderá este comentário com algum versículo!

  17. E obrigado pelos elogios. Não ligo muito, mas sempre massageia o ego um pouco, né?

  18. Hahaha só prova que fé virou negócio , também com tanto crente comprando cd porque pastor manda, quem queria arrumar uma grana fácil achou negócio hahaha.

  19. Padre Marcelo Rossi também já deu o ar da graça Hagnus , no Brasil é assim moda vai moda vem…
    Hahaha.

  20. O Padre Marcelo passou Leonardo, assim como o Padre Zezinho que já teve o tempo Dele.

    Agora quer apostar comigo que nós não vamos passar?

    Não somos pressão.

  21. Aliás, O Padre Marcelo grava musicas de Evangelicos,

    Havia me esquecido desse detalhe.

  22. Hahaha Hagnus o brasileiro escuta música por escutar é só lembrar do que vira “moda” por aqui , enquanto dar dinheiro eles ficam por aê com música é assim depois irão juntar poeira nas prateleiras , no máximo vendem em lojas Gospel porque o pastor manda comprar hehehe.

  23. Nádia , queira por gentileza voltar logo a nos presentear com seus textos novamente?
    Meu paladar e o Glupt estão sêcos. Nem uma gotinha de nada… Qu’est-ce qui se passe mon amiiiiiii? Está faltando competência, lirismo, sarcasmo, inteligência, informação e tudo o mais nos teus textos … !!!

  24. É.

    Algumas pessoas dizem que existem estudos científicos sobre a existência de “certos fenômenos espirituais”. Então, penso que a atitude mais sensata seria aguardarmos até os ditos estudos serem plenamente aceitos pela comunidade científica como um todo e também divulgados amplamente pelas revistas especializadas mais importantes e pela mídia. É bom se abster de propagandear coisas em fase de estudos como sendo descobertas amplamente aceitas pela comunidade científica.

    É ou não é ?

  25. Concordo, K-roll. Mas aguardar também não acho muito efetivo já que esses estudos estão e ficarão pra sempre no papel ou na imaginação de quem os criou. Com tantos outros estão até hoje. Não se pode provar o que se experimenta através da necessidade de acreditar. Só peço uma coisa: Se você, que está lendo este comentário, possui uma dessas provas de existência do sobrenatural, não vá à comunidade científica. Vá primeiro a James Randi. Afinal, esse cético está oferecendo mais de um milhão de dólares desde os anos 80 a quem provar a existência de qualquer fenômeno sobrenatural. Será que ninguém quer ganhar dinheiro?

  26. Fique bem servida ”mon ami” com os textos de Iori, que são muito ,mas muito melhores!!

    Abraço a todos!!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: