Ouvir vozes

Parece estranho, ao deparar-se com alguém que ouve vozes, ainda hoje acredita-se que o infeliz é um mensageiro de Deus, dos anjos, dos espíritos… Porém, não é nada disso, é apenas mais um caso de esquizofrenia, uma doença mental. Em certas culturas e círculos o doente torna-se um “profeta”, quando deveria estar em tratamento.
Há algum tempo, o Pe. Quevedo entrevistou um possuído por Lúcifer. Perguntou-lhe se fora ele quem tentara Jesus e diante de uma resposta afirmativa começou a falar aramaico… O médium ficou calado, silente, mudo, mostrando que não incorporava ninguém, já que Jesus falava aramaico e a conversa de Jesus com o Diabo foi em aramaico e não em português. O médium é mais um louco a ter seguidores piores da cabeça do que ele.
E, se não bastasse, tem esquizofrênico que mesmo tomando remédio continua a ouvir as vozes imaginárias. Porém, surgiu um novo tratamento, o uso de campo magnético em uma pequena área do cérebro responsável pela alucinação auditiva. O tratamento é chamado de estimulação magnética transcranial (TMS). Outros pesquisadores já haviam detectado a utilidade do uso do magnetismo para controlar a depressão. A pesquisa é conduzida pelo pesquisador Dr. Ralph Hoffman do Instituto Psiquiátrico de Yale
Nem todo esquizofrênico ouve vozes, dos que ouvem, cerca de um quarto não conseguem resolver o problema tomando medicação. Dos pacientes em tratamento metade teve suas alucinações bastante reduzidas. Em um quarto pacientes as alucinações desapareceram. Esse efeito dura alguns dias.

O TMS difere da terapia eletroconvulsiva (ECT). A ECT utiliza-se de pulsos elétricos que são aplicados no cérebro do paciente que é anestesiado porque o choque produz ataques. No TMS utiliza-se uma pequena bobina
eletromagnética para gerar o campo magnético que é colocada no couro cabeludo atrás da orelha esquerda onde, segundo a teoria, as alucinações auditivas são geradas.
Há pouco efeito colateral no tratamento magnético, um pouco de dor de cabeça na maioria, mas ninguém sofreu alguma alteração na capacidade de entendimento da linguagem.
Para validar o experimento houve um grupo de pacientes que eram tratados como se estivessem recebendo o campo magnético, para avaliar o “efeito placebo”. Entre os que recebiam o tratamento, foram avaliadas diferentes dosagens para determinar o melhor tratamento.
Enquanto esse tipo de esquizofrenia tem mais um método para combater a doença, ainda teremos em abundância outro tipo talvez pior: a desilusão paranóica. Cerca de um terço dos esquizofrênicos sofrem dessa doença que faz o doente acreditar ser alvo de uma grande conspiração, dos “companheiros” por exemplo. E, o pior, são mais difíceis de tratar, já que não estão dispostos a tomar a medicação adequada.
Nos Estados Unidos da América são cerca de dois milhões de esquizofrênicos. Se mantivermos as mesmas proporções teremos cerca de oitocentos para cada cem mil habitantes. Destes oitocentos, aproximadamente 250 são paranóicos. Muitos “religiosos” para tornar nossa cidade cheia de salvadores, cristos, pastores, médiuns, líderes de grupo, etc.
Ao lermos o capítulo 24 de Mateus ficamos com a impressão que Cristo estudou Psiquiatria, o alerta ali contido é muito apropriado com a realidade das doenças mentais. Porém, os doentes “religiosos” não são tão perigosos quanto os doentes políticos. Você tem visto algum por aí? Eu tenho visto nos gabinetes políticos.



Anúncios

11 Respostas

  1. é Por isso que falar com deus não tem mal nenhum. Mau sinal é quando ele responde….

  2. kkkkkkkkkkk boa esta João

  3. Como diria Dr. Gregory House:
    “Se vc fala com Deus, vc é religioso. Se Deus fala com vc, vc é psicótico.”

  4. Os crentes pentecostais vivem em jejum e em vigilia. Mesmo não sendo esquizofrenicos, podem ouvir vozes pela falta de descanso e por fome.
    Uma vez fiquei sem dormir três dias seguidos e comecei a ouvir coisas… rs (mas é obvio que eram ecos dos ruidos ouvidos durante o periodo que fiquei sem dormir)

  5. kkkkkkkkkkk boa esta João 2

    Ada,
    meu filho você não vai mais a Igreja? Não reza?
    Seus textos cada vez mais lhe aproximam da lógico e do racional não?

    BEIJO, querido,Saudades!!

  6. Se esta foto for sua o Manoel ta com tudo heim Najung ?!
    Manda lembrança pra ele e fala pra ele cuidar!!

    Quem não da assistencia abre concorrencia

  7. deus e oniciente oniprezete onipotente mas quanto aus icredos a suas parte e no lago de fogo e enxofre

  8. Boa noite eu ando ouvindo vozes já tem uns quatro meses que estou assim,tenho alucinações,sou obrigado a sonhar todas as noites sem querer, e essa pessoa fica quererendo ser eu,e essa pessoa se diz trabalhar na rede Globo,e anda usando meu nome para falar pra tudo quanto é quanto do mundo por favor ,me ajude a se libertar da maldição da rede Globo Obrigado…

  9. EU QUERO TER SURTO E OUVIR AS VOZES E TTAMPAR OUVIDO

  10. O pastor que ouviu a galinha !
    Reenviando – Humor!

    Há pelo menos dois episódios na Bíblia que mostram animais falando com os humanos. O primeiro e mais conhecido é a cobra convencendo Eva a comer o fruto da ciência do bem e do mal. Esse fato ocorreu há mais ou menos 6 mil anos, a crer na contagem do tempo defendida pelos cristãos.

    O segundo aconteceu uns mil anos depois. A mula de Balaão, profeta de Deus, foi utilizada para avisar seu dono dos perigos que estava correndo desobedecendo as ordens divinas. Açoitada sem dó pelo mensageiro de Deus, retrucou revoltada: “Porque tá fazendo isso, cara? Não vê que estou lhe salvando a vida?” a linguagem não foi bem essa, principalmente porque ela não tinha intimidade para falar com o profeta nesse tom.

    Muito depois, já há cerca de 2 mil anos, um galo avisou o apóstolo Pedro que ele já havia negado o Mestre por 3 vezes. A diferença dos outros dois fatos é que o galo simplesmente cantou, o que é do seu ofício e gosto.

    Passado tanto tempo parece que ninguém esperava mais que Deus usasse os animais para mandar recados aos humanos. Eis que aqui no centro geodésico da América Latina, em pleno século XXI, um pastor evangélico teve o privilégio de ser escolhido para receber a mensagem através de uma galinha.

    Pois é isso que leio em um jornal local. O dito pastor, candidato a vice-prefeito da capital, mantém uma página eletrônica para venda de produtos religiosos, do tipo “compre djá”, onde relata esse fenômeno. Afirma ainda que como a galinha “falava em línguas”, um galo fazia a tradução instantânea.

    Conta ainda o político/pastor que foi curado de 7 cânceres, sendo um deles na bigórnia, que não sei onde fica, mas deve ser ignorância minha. Informa também que agora opera milagres, tais como criar dentes de ouro na boca dos fiéis e que conseguiu a proeza de fazer um anão crescer.

    Há tempo tenho defendido uma forma legal de livrar o povo dos danos que esse tipo de procedimento causa. Mas sei que é uma tarefa muito difícil interferir na seara das regiões, onde as pessoas que frequentam os templos vão ali por sua livre vontade e acabam acreditando nos supostos milagres.

    Não me preocuparia de escrever sobre esse assunto não fosse a decisão do pastor curandeiro de candidatar-se ao cargo de vice-prefeito. Seria constrangedor pra nossa cidade que começa a cultivar a modernidade, eleger um vice-prefeito que acredita e apregoa tais absurdos.

    Como estamos falando de política e região é bom lembrar que quando o PT foi fundado os evangélicos não chegavam a 10% da população brasileira. Ambos, PT e crentes, cresceram muito nesses últimos 25 anos e transformaram-se também. Um, o PT, ganhou o poder político e desvirtuou-se. Assimilou com gosto o que condenava nos adversários. Os outros, os evangélicos, mais que dobraram a participação percentual na população. Não fizeram isso impunemente. Perderam a pureza que apregoavam ter. Incorporaram rapidamente os vícios daqueles que combatiam.

    Temos o STF para julgar a ganância dos petistas como está fazendo agora com o “mensalão’, mas quem livrará a população dos que transformam dente em ouro e ouvem mensagens de galinhas interpretadas por galos em tradução instantânea?

    *RENATO DE PAIVA PEREIRA – empresário em Cuiabá

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: