Não gosto de crentes, embora seja um deles …

Eu amo Jesus. O que me deixa maluco são seus seguidores. Para ser sincero, não gosto de muitos cristãos. Note bem, eu não disse “alguns” cristãos; eu disse “muitos”. Não gosto deles — não gosto mesmo, nem um pouquinho. Por várias vezes, prefiro andar com gente doida, profana, incrédula e perdida do que com aqueles que se dizem cristãos, mas, na verdade, são fariseus de mente limitada e metidos a críticos.
Tenho um amigo que é pastor de uma grande igreja. Certa vez, durante uma entrevista, ele disse ao repórter que orava seis horas por dia. O jornalista, muito impressionado, perguntou por que ele orava tanto tempo. O pastor respondeu, com toda franqueza: “Minha igreja é muito grande, e odeio muitas pessoas que fazem parte de-la. Preciso orar seis horas por dia para que Deus me ajude a amá-las”.
Gostaria de amar todos os cristãos, mas não consigo. E vou enumerar algumas razões pelas quais isso acontece.
Não gosto de muitos cristãos pela capacidade que possuem de ser terrivelmente críticos. Eles assumem aquela pose do tipo sou-mais-santo-que-você e se consideram melhores do que todo mundo. Brigam e discutem pelos motivos mais ridículos.
• “Você está lendo a versão errada da Bíblia.”
• “O estilo de louvor de sua igreja é sem graça.”
• “O ensino sobre o Antigo Testamento é insuficiente.”
• “Por que não prega mais sermões expositivos?”
• “Sua igreja deveria realizar mais trabalhos evangelísticos.”
• “Você é por demais evangelista, devia se preocupar mais com o discipulado.”
Esses especialistas em igreja costumam ser os mesmos que não sabem dizer o nome do vizinho não-cristão.
Aaaarghhh! Fico doen-te com esse tipo de gente. E quando o tema da conversa ultrapassa as questões da igreja, a coisa é ainda pior:
• “Evangélicos só devem assistir a filmes cristãos, que não são violentos.” (Adorei ver a cara dessas pessoas quando A paixão de Cristo, de Mel Gibson, foi lançado.)
• “Quem ouve música do mundo vai para o inferno.”
• “Cristão não faz tatuagem.”
• “Os Teletubbies são coisa do Diabo.”
• “Cristão de verdade não vai à Disney.”
Não consigo imaginar Jesus escrevendo frases como essas no chão.

Outro tipo que faz meu estômago revirar é aquele pregador fu-rioso: “Se você não se converter, vai queimar no inferno, pecador!”. Por experiência, posso dizer que os pregadores nervosinhos em geral pecam tanto quanto (ou mais do que) as pessoas a quem costumam pregar.
Se o que você leu até agora ainda não é suficiente para convencê-lo, ainda há mais: certos cristãos são muito esquisitos. É só dar uma olhada nos programas evangélicos exibidos na televisão. Alguns deles complicam muito o meu trabalho. Em tese, remo no mesmo barco, mas confesso que fico tentado a fazer piada das muitas bobagens que vejo.
Não é de admirar que não-cristãos assistam a esses programas só para rir. Sei que há muitos ministérios cristãos sérios que ocupam espaços na grade de horários da televisão, e dou o maior apoio. Mas, sejamos sinceros, existe muita coisa bastante bizarra para ver.
Se você se sente ofendido com o que acabou de ler, peço que coloque a mão na consciência e seja franco: já reparou no jeito que muitos televangelistas se vestem? Junte-se a isso a maquiagem forte e o cabelo cheio de laquê das mulheres desses pastores-apresentadores. Parece até um cafetão acompanhado de uma perua — é possível até que um cafetão e uma perua de verdade se vistam e se maquiem melhor.

Isso sem falar no grande engodo que é o discurso antibíblico: “Deus quer que seus filhos sejam ricos, por isso posso andar por aí em carros de luxo”. Para completar, eles ainda pregam no melhor estilo vou-pegar-seu-dinheiro, finalizando todas as falas com aquele “amém?” constrangedor. “Jesus ressuscitou dentre os mortos, amém? E ele está pronto para perdoar seus pecados, amém? Clame pelo Senhor agora, amém?”. Isso me embrulha o estômago, amém?

O que é isso?
O pior de tudo, porém, é o potencial de certos evangélicos à hipocrisia mais nojenta. São capazes de dizer uma coisa e fazer outra completamente diferente. Isso não apenas macula o nome de Jesus, como também fornece mais munição para esse mundo incrédulo usar contra o corpo de Cristo. É como o sujeito que procurou certo pastor protestante e perguntou:
— Pastor, será que o senhor faria o funeral de meu cachorro?
— Não fazemos funerais de cachorros — o pastor respondeu.
— Que pena — disse o homem, aparentemente decepcionado, mas rindo por dentro. — Eu estava disposto a fazer uma oferta de 100 mil para a igreja. Pelo jeito, terei de procurar outra.
— Opa, espere um pouquinho — reagiu o pastor. — Por que você não disse antes que seu cachorro era protestante?

Essas são algumas das razões pelas quais não gosto de muitos cristãos. Para falar a verdade, muitos deles também não gostam de mim. Dizem que sou radical demais. Que minha teologia é rasa. Que sou bom mesmo é de marketing. E meu pecado imperdoável: sou pastor de uma “megaigreja” (o que, automaticamente, faz de mim um egocêntrico que só se preocupa com dinheiro).

Agora que meus motivos já estão expostos, podemos começar. Espero que cheguemos aonde Deus deseja: um lugar que, provavelmente, não é o que ocupo agora. De qualquer maneira, sinto-me melhor depois de desabafar. Obrigado pela atenção que me dispensou até agora.

O cristão de quem menos gosto
Se você acha que minha cisma é apenas com evangélicos de outras igrejas, está enganado. Quando olho para minha igreja, encontro muitas pessoas das quais também não gosto. Não tenho o menor interesse em saber o que querem e como vivem. Fico bastante perturbado com isso, doente mesmo.

Há um tipo de cristão que considero o pior de todos, disparado. É o que mais me aborrece. Tira meu sono. Embrulha meu estômago. O cristão que mais detesto… sou eu!

Não estou brincando. Detesto muitas coisas em mim. Detesto ser menos do que aquilo que Cristo deseja. Tenho nojo de mim quando digo coisas que não deveria e que são incoerentes com a Palavra de Deus.
Detesto quando, na condição de líder, tomo decisões que magoam as pessoas. Detesto quando minhas atitudes pecaminosas magoam os seguidores de Cristo e afugentam os não-cristãos. Detesto essas coisas que vejo em mim.

Extraído do livro confissões de um pastor. (Editora : Mundo cristão)

Anúncios

23 Respostas

  1. Meu querido amigo, adorei sua confissão de crente : eu amo Jesus!
    Claro que amas…
    Ainda não pode existir um ser humano que fosse REALmente PERFEITO*
    Jesus, um mito.
    Fácil amar,desejar,devotar … aquele que não somos, e ninguém o é.
    Não existe na face terrestre ”ser humano” , não existe ”perfeição” , ou algo semelhante, que tanto idealiza-se.
    Por isso ama-se …
    Fácil entender porque inventamos uma coisa cujo qual não existe e nem nunca existirá.Até então nunca apareceu …
    Tudo que queremos é ser uma espécie especial , ou ainda algo que nunca existiu!!!
    Pouco provável que exista então ficaremos por muito e muito mais tempo com esse jesus idealizado!

  2. O Adamantdog não se gosta….

    É como um negro se declarar racista, que odeia a sua pele escura.

  3. Se sua igreja for no Rio de Janeiro, eu vou!
    Com todas a honra!
    Não conheço nenhum outro cristão que tenha mais respeito que vc Adamant!
    É sério mesmo!
    Parabéns!

    Fabenrik
    ateu e atoa

  4. Hahaha os crentes já fazem isso a igreja do vizinho nunca é tão boa quanto a que você vai , por isso o movimento da fé cristã está tão fragmentado sem eira nem beira.
    Eu acho que a fé deveria unir mas faz justamente ao contrário , principalmente para quem faz parte de uma.

  5. Não sei onde fica a igreja do sr Craig Goeschel, mas parece ser uma pessoa interessante :)

    Alias… Só eu que li o comentário final?
    “Extraído do livro confissões de um pastor. (Editora : Mundo cristão)”

  6. /\
    ll
    ll
    ll
    FAIL

    Eu não li…
    Pensei que o Ada que fosse pastor…
    O que seria surpreendente tbm…

    hehehe

  7. /\
    ll
    ll
    WIN
    Pq rever, admitir que esta errado e mudar a opinião para se adequar à verdade dos fatos é uma atitude cética e saudável :)

  8. Vlw Anjo_Z

    Abraço

  9. eu ñ vou mais pra ingreja pq na ingreja tem cristãos q quer se mais q os outros eu detesto isu, sou falho mas deus conhéce o meu coração coisas , eu nunca mais na minha vida vou pra ingreja por causa de sértas coisas.msn .moisespjm@hotmail.com

  10. moises,

    Agora que você deixou de ir na igreja use o seu tempo para fazer um bom curso de português :-)

  11. Sr. Moisés ; a igreja instituição nunca foi do agrado de Deus ;mas legal qeu vc veio parar aqui. aproveite e leia bastante os posts antigos de uma boa explorada no site vc vai gostar.

    Bem vindo Moisés

  12. Não Gosto de Igrejas, todas as vezes que eu fui vi basicamente um desfile de moda. todas super arrumas maquiadas. uma querendo se aparecer mais doque a outra. afinal elas estao indo para que?
    Não concordo com muitas coisas que sao faladas e ninguem respeita a minha opniao. oque me revolta pois acho que nao precisa abraça a ideia mas tem a obrigação de respeita-la. Nao gosto como os pastores tem o carro do ano e pedem dinheiro em troca de uma graça divina. Jesus nao era rico e mesmo assim era santo Jesus nunca precisou de dinheiro e mesmo assim as igrejas pedem e pedem culto apos culto tudo bem eu concordo que é necessario manter as despesas da igreja e tudo mais mais realmente precisa de milhões ou vocês acham que o dizimo de cada integrante de cada culto arrecada quanto? Nao gosto como eles tentam impor suas ideias nem quando eles tocam minha campainha as 8:00 da manha de um domingo. Nao gosto da falta de respeito que eles tratam as outras igrejas e religiões. Nao gosto a forma que eles tratam sim com muita discriminação as pessoas que para eles “ nao seram salvos“ não você nao pode namorar ele é um menino do mundo nunca dará certo ele ira atrapalhar sua salvação pra mim quem sabe da minha Salvação e Jesus e Deus.

  13. Jessica parabéns é uma teísta pensante isso é bom, o Adamantdog que fica todo feliz quando aparece um crente assim por aqui.
    Todo fanatismo e busca por poder faz mal ao ser humano, não importa se ele é ateu ou teísta.

  14. Fico mesmo Léo é bom saber que ãlguns teísta estão começando a pensar por si próprios e não pela cabeça de outros.

    Bem vinda Jéssica e aproveite pra ler todos os posts destes site ; não tenha medo dos posts irá fazer vc pensar e evoluir como teísta e pessoa.
    UM versiculo para vc amiga:

    Conhecereis a internet ; e a internet te lilbertará

  15. jesus disse que o caminho e estreito ele nao eganou ninguem e so conseguiremos cumprir sua vontade si amar o nosso irmao eu te amo bençao em cristo jesus nao pensse que o amor de um irmao e te falar o que tu gostas de ouvir mas amar e falar a verdade

  16. virgulas, pelo amor de vishna!!!!

  17. Buda também disse a mesma coisa séculos antes…

  18. EU JA AMO MEU JESUS CRISTO PQ ELE MORREU NA CRUZ PARA NOS SALVAR E NAO E QUE OS CRENTE SAO “LOKOS” E QUE ELES SENTE O TANTO DO AMOR DE DEUS E DO ESPIRITO POR ISSO NAO IMPORTA OQUE OS QUE FALA MAS OQUE INPORTA E QUE JESUS NUNA NOS ESQUESERA E SERA SEMPRE FIEL PARA CUNPRIR TUDO QUE NOS PEDIMOSSSS TIAMOOOOOOOOOOOOOOOOO MEU JESUS NAO SEI OQUE SERIA DE MIM SEM VC MEU DEUS OS FALAM DE TI TIAMOOOOOO E NUNA CONSEGUIREI VIVE SEM VC <3

  19. Sr. NICOLIIMOTIM; tomou seu gardenal hoje?!

  20. ele descreve toda as sensações que eu sinto .

  21. neo ateus,respeitem a liberdade religiosa.como vocês querem ser respeitados,e viverem livremente.estudem!como “crente” falo Jesus quer salvar vocês.como cidadã de um Estado Democrático de Direito, a liberdade de expressão existe para todos.respeitem a Constituição.

  22. Simplesmente top… Falou lindo, concordo extremamente com você e creio que Deus também, porque não somos perfeitos e nem servimos ao homem, temos que “tentar” agir como Jesus agiria e não com vã religiosidade.

  23. Eu odeio ser crente! Foi a pior decisão que tomei! To loko pra arrumar uma irmã bem rabuda e descer a ripa nela! Nada que uma gozada no cuzinho dela não resolva, por enquanto.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: