Porque deus não é possível.

Por IORI BRUNO

Foto-montagem em photoshop CS3.

É interessante observar como pessoas religiosas tentam sustentar suas crenças de todas as formas que encontram, até com suposições puramente imaginativas e ilógicas. Algumas usam teorias ou argumentos da própria ciência de forma deturpada para confirmar a existência do sobrenatural. E outros usam de paradoxos como a regressão infinita, que explicaria como tudo precisa de algo que as tenha criado, sem explicar, é claro, quem criou o criador. A única coisa que faria sentido, eles não fazem: Usar simples e irrefutáveis evidências.

E por isso, gostaria de compartilhar com você, leitor, um engraçado paradoxo.

Assumindo que toda a informação disponível sobre o deus cristão/judaico/islâmico é proveniente de livros sagrados, informações como seus atributos e intenções devem ser retiradas deles e aceitas como verdadeiras, já que qualquer outra, mesmo que sua origem seja papal ou sacerdotal, não corresponde à verdade, novamente assumindo que os mesmos não têm outra fonte senão a primeiro citada.

De acordo com a bíblia, torá e corão, deus é onisciente, onipotente e onipresente.

Se você está ciente destas afirmações podemos prosseguir.

Também de acordo com a bíblia, deus pode interferir em nosso dia-a-dia através de milagres, fazendo juízos e perdoando pecados através de preces feitas a ele. E essas ações divinas não interferem no chamado livre-arbítrio, que é a escolha que o ser humano tem, de acreditar ou não em seu criador.

Bem, se deus faz essas interferências, ele tem um plano, que não o acaso, para nós, e sabe, com sua onisciência, qual será nosso futuro e tudo o que irá fazer durante sua própria existência que é infinita. Porém, digamos que ele mude de opinião e, por exemplo, decida não fazer o juízo final. Aqui chegamos a um impasse. Se ele mudar de opinião ― e ele pode fazer isso porque é onipotente― descobrirá que não estava ciente dessa mudança de opinião ou o que viria a partir dela porque não havia feito essa escolha. Portanto, deste ponto de vista, deus é onipotente mas não onisciente.

Analisemos a segunda opção, ainda mais desconcertante: Ele não mais deseja fazer o juízo final, mas ele, por ser onisciente, já viu o juízo final acontecendo e também suas conseqüências. E entendendo como onisciência, a capacidade de saber sobre tudo o que aconteceu ou o que acontecerá, se isso aconteceu é porque ele não mudou de opinião. Por isso não é capaz, mesmo que deseje, de alterar seu próprio futuro já estabelecido e acontecido. Portanto, deste ponto de vista, deus é onisciente, mas não onipotente.

Mesmo assim algumas pessoas gostam de acreditar no impossível, como é de praxe nas religiões. Então, para elas, deus é onisciente e onipotente. Sabe sobre tudo e pode tudo. Pois bem.

Temos, com isso, três situações possíveis:

1° Deus pode ter o poder de alterar o futuro à vontade, mas sem saber o que vai acontecer. Como se fizesse experiências.

2° Deus não tem o poder de alterar nem o próprio destino, quanto mais o nosso. Apenas observa sem poder fazer nada.

3° Deus sabe sobre tudo(passado, presente e futuro) e pode fazer qualquer coisa. Mas não o faz por algum motivo.

Se você gostou da terceira opção, vejamos.

Pense como se sentiria se deparasse com uma situação dessa: Um pai deixa uma criança fazer o que quiser em casa, com facas na cozinha, produtos químicos na varanda e remédios no armário. Ele sai e deixa apenas um bilhete alertando-a do perigo, mas o bilhete é confuso, contraditório e não diz o porquê do perigo. Mesmo sabendo que isso não vai terminar bem, ele não faz nada para impedir e deixa a criança sujeita a esses perigos apenas para prová-la. Um ser assim merece ser louvado ou preso?

Ele sabe sobre todas as angústias que uma pessoa passará em sua vida e que depois disso ela irá para o inferno por ter adorado o deus errado ou por ter trabalhado nos dias sagrados, e simplesmente a deixa nascer e viver para sofrer por uma escolha já feita. Feita, aliás, em circunstâncias diferentes como local de nascimento, origem familiar ou capacidade intelectual. Mesmo alguns tendo sido beneficiados por isso, o castigo é o mesmo pra todos. Isso é justiça? Não. Isso é maldade. Pura, gratuita e intencional. Feita de tal maneira que envergonharia até o injustamente difamado Satanás. E dizem por aí que deus é amor…

Isso nos leva a entender que um deus que tem os dois atributos não é um ser digno de admiração mas de repulsa. E se deus não é mau, pelo menos não de maneira dolosa, tem de ser onipotente ou onisciente, mas não os dois ao mesmo tempo. Ou seja, só pode existir da forma que se propaga se não for perfeito. Porém, ser perfeito é uma das condições para ser considerado divino! Isso faz com que o deus que é apresentado na bíblia só seja possível se violar as condições de sua própria existência e torna-se, dessa forma, um paradoxo que, por definição, é algo aparentemente verdadeiro que leva a uma contradição lógica. Tudo fica muito claro quando se assume que ele não existe. Aliás, estaríamos ajudando-o fazendo isso.

Quer fazer um favor a deus? Diga bem alto: Deus não é possível.

Anúncios

39 Respostas

  1. Olha, criança, pois estou é claro falando com uma criança imatura que talvez se quer tenha terminado o segundo grau, tal qual é o seu nível intelectual demonstrado nesse texto que eu achava que era do Barros mas, pelo visto ele, deve já ter desistido de falar mal de Deus. Agora é você NáJUNG que até o nome parece ser nome de demônio. Deus não é nenhum paradoxo querido, Ele é sim Onipotente, Oniciente, Onipresente e Perfeito. Ele é o Alfa e o Ômega, esqueceu? O Princípio e o Fim, não é um paradoxo, Ele é tudo. O fato de nós, miseros mortais não entendê-Lo não significa que Ele não existe? Quer dizer que só por que você não entende Física Quântica ela não existe? O Barros uma vez escreveu um texto pra mim nesse site que eu não consigo mais encontrar mas era só pra dizer pra ele como vocês tem argumentos bobinhos e infantis. Deviam ler mais a Bíblia pra pelo menos, entender do que estão com revolta! Nem isso vocês sabem.

  2. GOSTARIA QUE ALGUÉM SIMPLESMENTE ME RESPONDESSE A ESSA SIMPLES PERGUNTA: PORQUE ATEU NÃO CRER EM DEUS E CRER NAS COISAS QUE UM OUTRO HOMEM (CIENTISTA) DIZ QUE É VERDADE? POR ACASO VCS SÃO DOUTORES EM EVOLUÇÃO? NÃO!!!! MAS VCS CRÊEM COMPLETAMENTE NO QUE O DEUS DARWING DIZ EM SEU LIVRO DE ESTORINHAS. ENGRAÇADO VIU? ISSO SIM É Q É FÉ.

  3. Hum… Denise me corrija se eu estiver errado mas não era você que iria ignorar o blog ? Cuidado “somos do mundo” hahaha o seu deus não gosta nem que acene para nós.
    Não temos revolta com Jeová , ou Buda ou Tupã seria a mesma coisa de odiar um Pokémon , o problema é que existem pessoas que realmente sem poderem provar de forma absoluta que tais seres existem , os amam e os adoram acima de tudo e querem mudar o mundo de alguma forma que agrade tais figuras seguindo seus dogmas e regras.
    —————-
    E sobre o conselho de ler a bíblia só confirma o texto do Iori acima

    II Tessalonicenses 2

    11 – E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira,

    12 – para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniqüidade.

    ————————-
    Hahaha que legal isso né Jeová faz as pessoas acreditarem em mentiras , ele mesmo só para faze-las sofrer hehehe.

  4. Não fé é acreditar sem provas , nós temos fatos que comprovam as mudanças na Terra os registros fósseis , ou a deriva dos continentes que já foram um só a Pangéia e expansõ do Univerno que não “acaba” e com isso podemos medir a sua idade.
    Já reparou que o seu Deus só existiu no Oriente Médio ?
    Não há relatos mundiais dele.

  5. Ops e a expansão.

  6. O Sr. Anônimo, que não sabe escrever como gente normal na internet e precisa de atenção escrevendo em caixa alta… eu respondo a sua simples pergunta.

    O seu Deusinho não existiu, não existe e nem existirá. (ponto)

    Darwin, cientistas, a ciência, a evolução… tudo isso existe, e não é questão de fé e sim questão do óbvio.

    Adios Muchacho!!!

  7. @Denise…

    Concordo com vc…Deus é tudo…inclusive um bundão!!!

  8. Dentre poucos anos será raro encontrar ateus no Brasil.
    Será necessário transladar teus filhos para países como:
    FRANÇA, ESPANHA, RÚSSIA (Países com Cristianismo morto).
    Por que na medida em que o evangelho vai crescendo, na lógica aumenta a propagação da fé.
    Romanos 10:17
    De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

    Seus filhos serão alcançados pelo Evangelho

    Mesmo que ainda tente persuadi-los a serem incrédulos.
    __________
    1°A Globo fecha as portas para o evangelho Protestante:
    2° A Globo tenta de forma desesperada divulgar o Espiritismo para os 190 milhões de Brasileiros através de sua programação como:
    *O Filme Chico Xavier (Divulgado em massa).
    *Novela Alma Gêmea (foi um chá de Espiritismo).
    *Novela O outro (foi um chá de Espiritismo).
    *Série Força Tarefa (Um morto volta para falar com o soldado).
    Aliás, quase toda programação se encontra uma comunicação com o alem.
    __________
    Mas ainda assim com os resultados do IBGE, agora no fim de 2010, a Globo e demais contrários não vai ficar muito satisfeitos com a continuação do nosso avanço.
    Quem vai se condoer?
    Creio que:
    VATICANO ( Como o pais mais católico do mundo estar se convertendo?)
    GLOBO
    ATEUS
    E PESSOAS DE OUTRAS RELIGIÕES.

  9. Anote ai para não se esquecer.

    A verdade doi…

  10. Hahaha é moda Hagnus o povo que não sabe pensar por si só segue, só isso . E vai fazer o que com os não cristãos fogueiras ?

  11. Bom, tirando o fato de que nada do que o Haguns fala deve ser levado em consideração…chega a ser patética essa obsessão dele com a Globo…
    Manda um Curriculum pro SBT…vc se daria bem….

    Outra coisa, após o mundo todo ter se convertido para sua religião Hagnus, sabe o que acontecerá depois?!
    Deus faz o julgamento final, e pronto, acaba a única e verdadeira religião da Terra.
    Não é mais fácil o ser supremo fazer isso agora e já levar de uma vez os baba ovos dele, e mandar o restante para o tão famigerado inferno pra sofrermos logo todo tipo de sofrimento que os cristãos tanto gostam de nos ameçar?!

    Chega dessa lenga-lenga….

  12. Hahaha sorte ?
    Romanos 10:17
    De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
    ———–
    Jeová já deixou claro já escolheu quem quer salvar desde o início dos tempos ele não é onisciente ?
    Tsc Tsc Tsc.

  13. Efésios 1

    4 – como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,

    5 – e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

    11 – nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,

  14. Êeee gentinha ignorante. Tentar falar de Deus para eles é o mesmo que tentar ensinar um rinocerante a dançar. Deus tenha piedade.

  15. Oh essa mesma piedade né ?
    =======

    II Crônicas 15

    12 – E entraram no concerto de buscarem o SENHOR, Deus de seus pais, com todo o seu coração e com toda a sua alma,

    13 – e de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR, Deus de Israel, morresse, desde o menor até ao maior e desde o homem até à mulher.

    ——————-
    Isso inclui crianças certo ?

  16. Marcio

    Tentar “empurrar” o ser mitológico e mágico, deus, goela adentro é estupro mental..aí é tortura, enfiar uma idéia desastrosa sem fundamento..

  17. Empurrando? Quem tá empurrando alguma coisa são voces e suas histórinhas de big-bein, homem evoluindo do macaco, anti-matéria… Deus é uma realidade, se você não entende aí não me culpe. Vocês é que são os escravos da ignorância, eu não. Já ouviu esse:

    CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

  18. Fé? Você já viu uma partícula sub-atomica? Não! VOCE TEM QUE ACREDITAR NOS CIENTISTAS! isso é fé.

    É não vale a pena discutir com vocês! A Bíblia diz para não atirar pedras aos porcos.

  19. srs..

  20. Sem fundamento é acreditar que uma bactéria fez o um ser vivente com perfeição,
    Fez tanto na parte externa como interna.
    __________

    Como havia dito por aqui…

    Se bactéria inteligente deixasse o pênis no lugar do nariz, seria necessário os homens utilizarem a burca- coeca zorba.

    Os insanos são lúcidos.

  21. Hahaha doeu né ?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Part%C3%ADcula_subat%C3%B4mica

    —————
    Hahaha quem provou que elas existem ? A ciência ela pode demonstrar isso , você pode demonstrar o seu deus ?

  22. Hahaha perfeição Hagnus ? Vai colocar um bebê pra mamar em você depois nós conversamos hehehe.

  23. Êxodo 4

    11 – E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?

    —————
    Bem eu acho que ele foi bem generoso com elas então.Só pra deixar bem claro não é preconceito com as meninas viu.

  24. Elas sim são uma superação da vida , se não fosse pela ciência elas não teriam sobrevivido quando nasceram.

  25. @Márcio…

    Escravos da ignorância?!

    Que eu saiba são vcs religiosos que acreditam na primeira coisa que vos falam, sem nem ter a mínima vontade de procurar saber se aquilo é real ou não…apenas aceitam…simples assim…

    @Hagnus
    “Se bactéria inteligente deixasse o pênis no lugar do nariz, seria necessário os homens utilizarem a burca- coeca zorba.”

    Se sua bunda estivesse na cabeça, explicaria o tanto de merda que vc fala…

  26. É muito fácil dizer ‘Deus me fez perfeito” sem olhar ao seu redor .’Deus me dá tudo o que quero” sem olhar aquelas crianças no Haiti ou África , é realmente muito fácil pensar que o seu deus só funciona com você não é mesmo ? Então porque quando você reza para essas pessoas ele não faz nada ?
    Se você está vivo hoje é graças ao conhecimento humano, a ciência , estar vivo é ganhar na Loto. Olha só a sua mãe deveria estar ovulando (em casos naturais) e o seu pai deveria ter um certa quantidade de esperma para isso , milhões deles para apenas um óvulo e mesmo assim só um chega lá .Sem contar depois todos os nutrientes e vitaminas que a sua mãe teve que tomar para você não nascer com alguma deficiência de certa vitamina.
    Nem vou falar no número de vacinas e remédios que você provavelmente tomou a sua vida inteira.

  27. Né só pra lembrar o pênis é um clitóris super desenvolvido , afinal de contas todos os embriões são femininos no começo.

  28. http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2010/05/07/humanos-tiveram-filhos-com-neandertais.jhtm mais “mentiras” hahaha.É comprovado a Terra tem mais de 6 mil anos e não fomos sempre uma única espécie e isso não depende de fé.

  29. Márcio escreveu:

    Empurrando? Quem tá empurrando alguma coisa são voces e suas histórinhas de big-bein, homem evoluindo do macaco, anti-matéria… Deus é uma realidade, se você não entende aí não me culpe. Vocês é que são os escravos da ignorância, eu não. Já ouviu esse:
    CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

    E que “verdade” seria essa? A de que um ser eterno e absolutamente perfeito, exceto pelo fato de ser um completo doente mental, criou todo um universo para se divertir num joguinho com criaturas conscientes tipo um Big-Brother interativo?

    Qual é a verdade? Que os seres humanos surgiram de um homem feito de barro e de uma mulher feita com um osso do seu corpo? Que seremos eternamente torturados num lugar cheio de fogueira e fedendo a enxofre só porque não passaremos toda a nossa vida babando o ovo do Criador de todas as coisas?

    Que verdade? Se meu irmão fizer um trato com Deus e passar num concurso público para ganhar 12 mil reais por mês, deve queimar viva a sua filhinha para honrar o trato e agradar ao Deus que lhe atendeu a prece, tal como fez Jefté?

    Qual verdade? Que verdade? O que é “verdade”?

    Perguntas, muitas perguntas. E o crente só tem um livro preto e pesado cheito de histórias imbecis.

  30. Voces zombam da nossa fé, mas me parece ser preciso muito mais fé pra acreditar que o universo surgiu de uma explosao do que eu um ser mais poderoso que nós que criou tudo!!

    Alias, nas suas colocações, voces só veem a coisa por um lado!
    Anthony Flew escreveu:”Embora eu já tenha sido um ferrenho crítico do argumento do desígnio (que afirma a existência de um Criador), passei a ver que, quando corretamente formulado, ele constitui uma defesa persuasiva da existência de Deus.”

    “O que devemos perguntar é o que fez a natureza surgir do jeito que é. Essa, sem dúvida, é a pergunta que os cientistas, de Newton a Einstein e a Heisenberg, fizeram e para a qual encontraram a resposta. Essa resposta foi: a Mente de Deus.”

    Stephen Hawking escreveu:”E uma pergunta continua: por que o universo dá-se ao trabalho de existir? Se quiserem, vocês podem definir Deus como a resposta para essa pergunta.”

    Até então ateu, Flew concluiu que a existência de Deus é verdadeira.
    Hawking, que Deus é no mínimo uma resposta possível.

    Voces podem criticar nossas divisões denominacionais, mas cada um de voces tem pensamentos diversificados. Enquanto uns simplesmente usam a lógica pra criticar, outros usam a mesma lógica para dizer que nõs cristãos não somos de fato tão irracionais assim!

    DECIDAM-SE!

  31. Não precisamos de fé a história do ser humano e a trajetória da história da Terra já nega qualquer divindade.Temos vestígios das mudanças no planeta em todo lugar e de animais também tal qual o ser humano.E do deus judaico/cristão/islâmico um bando de escrituras de um povo ignorante e manipulável em apenas uma parte do mundo.
    Que deus bonzinho né ? Criou até o mal e os demônios certo ? Ele não criou tudo ?

  32. O Big-Bang não foi uma explosão hehehe .Tem certeza maior da obra do “acaso” bilhões de estrelas , milhões de planetas e só um com vida(talvez outro por aê quem sabe ?) ou Jeová gosta de brincar de fazer galáxias ou não tem competência para trazer vida a todo o resto do Universo.

  33. oquenosmove, meu filho, minha filha, a única coisa paupável que você tem do seu Deus é um livro feito por homens. E é justamente a Bíblia a única prova que existe sobre a existência de Deus. E essa prova é a de que Deus não pode existir.

    A Bíblia é uma coleção (feita por um papa) de contos bizarros escritos numa época de total ignorância. Você só acredita na Bíblia como sendo a palavra de Deus porque você não a lê.

    Leia mais sua Bíblia e chegue por si à conclusão de que Deus não existe.

  34. Hehehe esse vídeo que vi hoje resume bem https://deusilusao.wordpress.com/youtube/#comment-9547 como já coloquei ele nos vídeos vou deixar o link dele é mais prático.

  35. Para ver que ensinavam os primeiros cristãos acerca do livre arbítrio e predestinação na igreja primitiva visita. http://www.aigrejaprimitiva.com/dicionario/arbitrio.html

  36. DENISE:

    VC É simplesmente ridicula,fazendo essas afirmaçoes,vc so esta dizendo o q vc pensa,mas nao
    explica nada.

    Questionando a existência de deus

    1- Afirmar que “deus é tudo” seria similar dizer que deus é nada, pois além do INFINITO ser tão imensurável e incalculável quanto o ZERO, nenhum desses conceitos pode ser medido, assim como não se multiplica e não se divide por algum deles.
    Kalam questionou a existência de algum deus sem fim, sem início ou sem propósito.
    E mostrou que se deus for infinito, ele não poderia existir.
    2- Como o Universo seria o mesmo, quer o suposto deus dos judeus exista ou não. É mais lógico mais simples e mais verdadeiro acreditar que o deus dos hebreus não existe.
    3- Qual o propósito da suposta existência divina?
    4- Quem teria criado o deus dos hebreus?
    5- Como algo criaria a si próprio do nada?
    6-Como se passaria do nada ao que se é?
    7-Caso o deus dos hebreus tenha primeiro criado a si próprio, para depois criar o Universo… Onde deus estaria?
    8-O que Deus estaria fazendo antes de criar o Universo?
    9- Por que não seria um absurdo que o deus dos hebreus possa ter criado a si próprio do nada. E esteja ao mesmo tempo, em todas as épocas e todos os lugares?
    10- Como é possível que algo não tenha um início ou fim?
    11- Sempre tenha existido.
    12- Já tenha nascido adulto e sábio.
    13- Não fique adoeça.
    14- Não envelheça.
    15- Não morra.
    16- Possa ser ao mesmo tempo o “Pai”, o “Filho” e o “espírito santo”?
    17- Qual a prova de que o deus dos hebreus seria o verdadeiro deus, entre tantos outros que já teriam sido inventados?
    18- É possível acreditar num deus que paira sobre o Universo distribuindo sofrimentos e felicidades, sem prestar contas do que faria ou deixaria de fazer?
    Seja perfeito.
    Não precise de nada.
    Não fique mais sábio.
    Não aprenda com seus erros.
    Não se arrependa.
    E que já saberia como tudo iria acontecer…
    Mas que não consegue provar a sua existência ou fazer algum milagre como transformar um homem velho num homem jovem?
    19- A idéia de “Deus” é vazia, ridícula e ambígua, pois não se refere a uma única coisa
    Pergunte a um hindu o que é Deus?
    E ele lhe dirá algo completamente diverso do que diria um cristão…
    Pois não há dois “Deuses” exatamente iguais.
    Logo, Deus deve ser descartado, simplesmente por que ele não significa nada.
    È seria um logro lingüístico. Ou uma concepção particular.
    A ciência descarta a existência de algum Deus. Pois além de ser anticientífico acreditar em Deus. Deus não pode ser demonstrado.
    Já que é mais fácil provar a existência de algo do que provar a sua inexistência.
    Até por que, para provar que algo existe, basta mostrar algum fato…
    E para provar que algo não existe, é preciso vasculhar cada parte da realidade. Cabe aos teístas provar que Deus existe…
    Como os crentes não podem provar que deus existe…
    Fica provado que Deus não existe.
    Pois sem evidências = Sem Deus

  37. Me dê um exemplo de algo “impossível”, por favor. Os gospels foram escritos por pessoas (“imperfeitas”) que usavam linguística rudimentar (limitada, até mesmo para nós, “errantes” — procure por “paradoxos linguisticos”, semiotica, tem vários exemplos interessantes, inclusive alguns que funcionam literalmente em todas as linguas conhecidas e estudadas).

    Não leve a mal, concordo com 90% do que escreveu, mas como provar ou desprovar algo que, dentro de qualquer contexto, é intangível? Um cristão bem treinado usa a falácia “Deus escreve certo por linhas tortas”, medíocre, mas se você quiser debater Deus no contexto cristão, essa baboseira é tido como um argumento supremo.

  38. Leonardo: Seu texto me fez lembrar algo interessante. Na Bíblia, há algo mais ou menos assim: “Quando Jesus voltar, será visto por todos os que crêem.”

    Só que isso foi escrito quando “a Terra era plana”, hehehe. Se isso acontecer, só se for em Pay Per View, heheeh. :)

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: