Cara ou Coroa?

Você não tem poderes mágicos e, caso diga que tem, estará depondo seriamente contra sua sanidade mental. Uma pessoa que alegue ter poderes mágicos é, num certo nível, doida.

E se você quisesse me provar que tem seus poderes, eu poderia propor o seguinte teste para te desmascarar: jogaria uma moeda para cima e pediria para você fazer dar cara ou coroa, de acordo com a minha vontade. Oito vezes. Se os resultados fossem os que eu haveria previamente determinado antes de cada jogada, eu acreditaria em seus poderes mágicos, porque para isso acontecer ao acaso precisaria de muita, muita sorte.

Mas Richard Dawkins fez um experimento interessante com um grupo de alunos, em uma de suas “palestras de Natal” na Inglaterra, no início dos anos 90, em que conseguiu identificar, dentre eles, um que tinha poderes mágicos, justamente usando esse expediente de determinar o resultado de um cara e coroa.

Primeiro ele dividiu o auditório em duas metades, pediu para que todos ficassem de pé  e disse:

—  Aqueles que estão à direita do corredor central irão mentalizar fortemente para que o resultado seja “cara”, e os do lado esquerdo, “coroa”. Quando eu jogar a moeda, vocês, do lado direito, devem acompanhá-la com o olhar pensando algo como “Eu quero que dê ‘cara’”, e vocês do lado esquerdo fazem o mesmo só que para que dê ‘coroa’.

Com essa instrução, ele jogou a moeda e anunciou o resultado: coroa.

—  Muito bem. Todo o lado direito, por favor, sentem-se, pois, obviamente, o paranormal encontra-se no outro grupo. Agora, vocês aqui do meu lado esquerdo: quem estiver até a oitava fila, vai mentalizar para que dê “cara”; da nona fila para trás, “coroa”.

E lançou novamente a moeda e anunciou o resultado, pedindo ao grupo da nona fila até o fim do auditório para sentar, pois o novo resultado era “cara”. E assim foi, de divisão em divisão, até que sobraram apenas três garotos, lado a lado, na primeira fila.

Ele, então, orientou dois dos garotos a mentalizarem para que, no próximo lançamento da moeda, saísse “coroa”, e ao outro garoto para que mentalizasse para dar “cara”. Esse último perdeu e foi pedido que se sentasse, restando em pé, de toda a audiência e após 7 lançamentos de moeda, apenas dois garotos. Um deles, até ali, tinha feito valer a sua vontade, apenas com a força do seu pensamento, determinado o resultado do jogo, e seu poder sobrenatural estava para ser posto à prova mais uma vez.

Os dois garotos tiraram um “cara e coroa” simples entre si, e um deles foi, então, convidado a sentar-se, ficando de pé o paranormal, o que tinha poderes mágicos, a capacidade invejável de alterar o futuro, de interferir no movimento de objetos, ou seja lá o que fosse, mas o fato foi que ele conseguiu que a moeda caísse justamente do lado que havia determinado que ela caísse. Por oito vezes seguidas! Incrível!

É essa a conclusão a que chega a mente religiosa. É esse o seu raciocínio enviesado que sustenta a sua fé. É isso o que mantém Deus ainda vivo.

Achar que é mágica o resultado de um processo.


Anúncios

11 Respostas

  1. O milagre só acontece quando é provocado

    _______________________________

    Hebreus 11:1 A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

  2. Barros não entendi o cara era magico ou não rrsss

  3. não, adamantdog.
    foi o acaso, se pedissem pro “garoto mágico” fazer mais 8 vezes sua “mágica”, ele provavelmente não acertaria 100%.

  4. Probabilidade , não é sorte ou azar hehehe.

  5. Estranho não acontecer mais milagres de multiplicação hoje em dia já que quase todos nós temos celulares com câmeras hehehe.
    Só funcionam no boca a boca.Uma unha encravada hoje com o tempo se torna um milagre de câncer no pé curado hahaha.

  6. os paranormais de plantão que levantem minha mão!!!

    rsrsrsssrrr

  7. ADAMANTDOG, na experiência realizada, você teria, OBRIGATORIAMENTE, alguém que “acertaria” todos os 8 resultados. Nada a ver com poderes sobrenaturais, apenas com o processo montado.

  8. Um raio cai 8 vezes no mesmo lugar….

  9. Hahaha uma Igreja com 10.000 pessoas dentro uma tem a dor nas costas fica curada = “Milagre” hehehe.
    Vai saber se o infeliz não dorme em um colchão ou travesseiro ruim , aê joga o velho fora dorme bem acorda disposto e fala que é milagre hahaha.As pessoas não prestam atenção 100% nos seus atos quantas vezes você entrou em um cômodo na sua casa e esqueceu por que entrou lá ? Hehehe.

  10. Josué 1:8
    Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

    Oséias 4:6
    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

    Oséias 6:6
    Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
    João 5:39
    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
    Romanos 1:28
    E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

  11. desculpe, foi engano cair os versos acima nesta pagina.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: