Ser bom, sem religião. Parte1

Escrito em 1999, por Wellington L Moura

Evitando a dor da alma

Evitando a dor do corpo pelo atendimento a nossos desejo naturais é necessário evitar a dor da alma. E a maior dor da alma vem do medo. O medo da morte e o medo dos deuses. O medo é mau conselheiro e, segundo George Lukas, gera a ira e o ressentimento. O medo da morte nasce da nossa consciência que antecipa o futuro. Para os irracionais a morte é uma experiência única, mas nós, conscientes, antecipamos o futuro e isso consome nossa alma. Somos racionais e a mesma razão que nos prende pode nos libertar. Compreendamos que a morte não existe enquanto vivermos e, uma vez mortos, não existimos, então, não sentimos, exatamente como era antes de nascermos. Vivos não há morte, mortos já não somos. Não podemos ter medo do que ainda não existe e, quando existir, não estaremos lá. A dor será para os outros. Aceitar a própria morte não é fácil mas é essencial para uma vida tranqüila. Muitos embusteiros vivem do medo da morte. E a este medo ajuntam outro medo: o medo dos deuses.

O medo dos deuses é o medo do mal que nos atinge sem que saibamos a causa. A relação dos homens com os deuses sempre foi uma relação para evitar o mal. “Livrai-nos do mal” pede a maior das orações da cristandade. O mal é o raio que nos atinge. O mal é a fera que nos acua. O mal é a doença que nos infelicita. Porque isto acontece? Não entendemos. E aí surgem espertalhões com resposta para tudo. E na falta de respostas inventam ilusões como resposta. A maior ameaça de todas as religiões e misticismos é contra os que não crêem. Qualquer crime pode ser perdoado menos a falta de fé. Justamente porque sabem o quanto é difícil crer em ilusões. É o elo fraco da religião acreditar em coisas das quais não há qualquer evidência. Um cientista que faz uma descoberta sente prazer em mostrar como descobriu. Ele não se ofende se alguém pergunta, muito pelo contrário. Para o religioso cada pergunta, cada dúvida, é uma ofensa. É uma ofensa porque um mágico não revela como chegou ao resultado simplesmente porque o resultado é uma ilusão. Todo feiticeiro é um mágico. Ou um mago. Suas respostas vem da emoção, vem do medo irracional que sentimos desde a infância. Medo terrível do que não compreendemos. Os deuses são reverenciados pela humanidade como pai ou como mãe. Pai nosso. Mãe de Deus. “Serei um menino bonzinho”, parecem dizer os crentes, “para que você, Deus, não me faça mal”. Todo homem para viver bem tem que deixar de ser criança. E isso significa responsabilidade por sua própria vida. Significa deixar de atribuir a outros, sejam homens ou deuses, o poder de dirigir nosso destino. Um adulto responsabiliza-se por seus fracassos e por seus sucessos. Negocia honestamente seus interesses com as outras pessoas. Assumir a responsabilidade por nossas escolhas, livrar-nos de medos irracionais infantis é essencial para ausência de perturbação na alma.

Anúncios

5 Respostas

  1. Sensacional texto!

    Questionar para o crente é o mesmo que ofendê-lo. Para se manter no “mundo paralelo” onde não se consegue tirar regras factíveis e plausíveis, porque é apenas um absurdo.

    Muito bom o texto. Sempre que alguém me pergunta o que é a morte eu respondo, semelhante ao texto, que estar morto é estar fazendo algo a um milhão de anos atrás…ou seja, não existíamos, não sentíamos…então a morte não é sofrimento. sofrimento fica para os que sentem saudade….
    abração

  2. Saracura é isto que me angustía muito ; quem crê não questiona nada apenas aceita.
    Mas provas cientifícas que são colocadas aqui neste site impossivel!!
    e a pessoa nem sequer questiona se as estórias biblicas estão certas.
    Obrigado Léo sempre colocando provas cientificas pra nós.

    Aqui vai um obrigado de um teísta

  3. Hahaha tranquilo enquanto eu vou aprendendo eu vou tentando ensinar.
    E você pegou o jeito de usar o avatar hein já não é mais “rosinha” hahaha.

  4. – Infelizmente estamos vendo e vivenciando coisas que nos deixa pasmados e perplexo pela afronta dirigida pelo Diabo e seus anjos (homens).
    – Porém isso só nos serve de fortalecimento perante o quadro degenerativo espiritual e moral que vivemos nesse mundo e nos arredores de nossa sociedade , para poucos indivíduos esse quadro atual nos mostra que estamos trilhando em busca do alvo maior que é o caminho certo Jesus a única esperança.
    – Nesse mundo aflorado de interesses pessoais e destituído de Deus, nada nos deve pegar de supressa; Que a misericórdia do meu Senhor Jesus Cristo esteja com você e comigo agora e sempre.

  5. Lado Espiritual ?
    Essa é a maior desculpa do mundo para esconder as besteiras que você faz.
    Você agiu de forma ruim diz que está com “encosto” na sua casa por exemplo, joga a culpa em algo inexistente, estudou e passou em uma prova dá o crédito para Jesus de algo que você também fez hehehe.
    É fugir das suas ações pensar assim.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: