Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago, Nobel de Literatura em 1998

NOSSA HOMENAGEM AO GRANDE E CORAJOSO ESCRITOR QUE NUNCA TEVE MEDO DE EXPOR AS INCOERÊNCIAS DA RELIGIÃO E DE DEUS! 

Ateu e comunista, o escritor nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, uma aldeia ao sul de Portugal. Filho de agricultores sem terra que imigraram para Lisboa, abandonou a escola aos 12 anos para receber formação de serralheiro, um ofício que exerceria durante dois anos.

Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou ainda como mecânico, desenhista industrial e gerente de produção em uma editora.

Começou a atividade literária em 1947, com o romance Terra do Pecado. Voltou a publicar livro de poemas em 1966. Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no “Diário de Lisboa”. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal “Diário de Notícias”. A partir de 1976 passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.

Em 1980, alcança notoriedade com o livro Levantado do Chão, considerado por críticos como seu primeiro grande romance. Memorial do Convento confirmaria esse sucesso dois anos depois.

Em 1991, publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro censurado pelo governo português — o que leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, onde viveu até hoje.

Entre seus outros livros estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).

O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008 (veja mais ao lado).

A primeira biografia de Saramago, do escritor também português João Marques Lopes, foi lançada neste ano. A edição brasileira de “Saramago: uma Biografia” chegou às livrarias no mês passado, com uma tiragem de 20 mil exemplares pela editora LeYa.

Segundo o autor, Saramago chegou a pensar na hipótese de migrar para o Brasil na década de 1960.

“Em cartas a Jorge de Sena e a Nathaniel da Costa datadas de 1963, Saramago considera estes tempos em que escreveu e reuniu as poesias que fariam parte de ‘Os Poemas Possíveis’ como desgastantes em termos emocionais e chega mesmo a ponderar a hipótese de migrar para o Brasil. Esta informação surpreendeu-me bastante, pois não fazia a mínima ideia de que o escritor chegara a ponderar a hipótese de emigrar para o Brasil e por a mesma coincidir com o período da história brasileira em que esteve mais iminente uma transformação socialista do país”.

“Não se pode confiar em Deus”,
afirma escritor José Saramago

Após lançamento da biografia, Saramago classificou a obra como “um trabalho honesto, sério, sem especulações gratuitas”.

Nobel

Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em outubro de 1998, aos 75 anos.

Em comunicado à época, Real Academia Sueca assim justificou a premiação: “A arte romanesca multifacetada e obstinadamente criada por Saramago, confere-lhe um alto estatuto. Em toda a sua independência, Saramago invoca a tradição que, de algum modo, no contexto atual, pode ser classificada de radical. A sua obra literária apresenta-se como uma série de projetos onde um, mais ou menos, desaprova o outro, mas onde todos representam novas tentativas de se aproximarem da realidade fugidia”.

Vejam entrevista À Folha:

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/753130-relembre-a-participacao-de-saramago-na-sabatina-da-folha.shtml

Abraço a todos! Com sentimento de luto ao nosso querido escritor!

Saracura

Anúncios

23 Respostas

  1. Vejam a entrevista com altiva lucidez ao falar sobre deus e bíblia…

  2. Grande Saramago.

  3. RIP

  4. Sim,lamentavelmente.
    Já esperava essa póstuma homengem de ti,Saracura!!!

    Abraço!

  5. O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008 (veja mais ao lado).

    O livro é bom….Mas o filme, uma ” coisa”…

  6. Guria,
    Aproveitei o teu dia, já que não mais pôs texto. Eu admirava o Saramago, sua coragem….por ser famoso e inteligente, o alcance das suas idéias polêmicas foi grande e abriu a mente de muitos…
    abraço linda guria.

  7. Os melhores comentários sobre Saramago do @realMORTE no twitter:

    “Sim, sim, gente, levei José Saramago. Ele foi discutir o “Evangelho segundo Jesus Cristo” com o próprio.”

    “Chico Xavier deu sorte. Psicografar uma carta do Saramago sem ponto final, e cheia de diálogo entremeado, ia ia ser FODA!”

    #roleiderir :)

    Uma pena que mais uma figura vai e não temos outra para colocar no album… Cadê a reposição?

    []´s
    Anjo_Z

  8. UMA CONTRIBUIÇÃO:

    http://www.josesaramago.org/

    PARA QUEM QUER MAIS DE SARAMAGO.

    Um vídeo no YOUTUBE*

    PS:
    Aproveite o dia,Saracura, eu que agradeço a postagem desse dia!!
    Grata!!!

    Nájung

  9. […] sexta-feira recebi a triste notícia da morte do escritor José Saramago faleceu. Não vou escrever sobre ele aqui neste espaço por que acho que tenho muito pouco a […]

  10. “Deus é o silêncio do universo, e o ser humano o grito que dá sentido a esse silêncio”.

    Saramago.

  11. Adorei esta postagem!!!

  12. K-roll,

    É uma triste notícia, mas fica o registro. Obrigado

  13. JOSÉ SARA O MAGO?

    ‘Playboy’ portuguesa é fechada, após publicar Jesus com mulher nua na capa 9 de julho.

    A duração da versão portuguesa da revista foi curta.

    A intenção da “Playboy” portuguesa era causar polêmica com a capa ilustrada por Jesus Cristo e uma mulher nua, mas a repercussão foi longe demais. A Playboy Entertainment anunciou, nesta quinta-feira, que vai rescindir o contrato com a versão de Portugal por causa da edição que homenageia o livro “Evangelho segundo Jesus Cristo”, de José Saramago.

    “Não vimos nem aprovamos a capa e as fotografias do número de Julho da ‘Playboy’ Portugal. Trata-se de uma violação chocante das nossas normas e não teria sido permitida a publicação, se tivéssemos conhecimento antecipado”, declarou Theresa Hennessy, vice-presidente da Playboy, ao site Gawker.

    A duração da versão portuguesa da revista foi curta. O primeiro número saiu em março de 2009, com a cantora Mônica Sofia na capa

    Uiiiiii
    _______________________________

    Não só Seu José morreu, a Revista tb bateu as botas segundo a materia acima.

  14. E só agora você leu isso ?
    Hahaha tá meio atrasado hahaha.

  15. E o que tem a ver Saramago morrer com uma revista masculina ser “fechada” por causa de hipocrisia religiosa?

  16. Morreu e à essas horas deve de estar muitíssimo arrespendido de ter passado uma vida toda; de ter gasto uma vida toda falando merda e ter desperdiçado a inteligência q Deus lhe deu e não ter percebido a verdade. Mas agora o arrependimento já é tarde.

    Esse é o destino fatídico de todos vocês. Eu tenho até pena mas não posso fazer muita coisa.

  17. Saracura, voce deve ser uma pessoa muto revoltada com Deus, mas se sua vida está desmoronando, se vc se sente um derrotado, a culpa não é de Deus é sua!!! Ainda é tempo de transformar esse espaço virtual numa parcela da obra de Deus pra ajudar as pessoas a entender sua Obra!! Tente mudar sua vida, aceite a verdade e peça ajuda. Vc ainda pode salvar sua preciosa alma.

    Ou juntesse ao infeliz escritor Saramago.

    Saramago & Saracura no inferno. É isso q vc quer?

  18. Anônimo, se ele quiser algum exclarecimento sobre Deus e sobre a Bíblia e sobre a palavra e o que significa as coisas que ele não entende eu posso até ajudar. Ou posso pedir ajuda ao pastor daminha igreja q é expecialista na Bíblia. Mas ele é muito arrogante pra aceitar q está errrado.

    E é essa arrogancia q não vos permite enxergar a verdadeira face de Deus.

  19. Eis que das cinzas renasce o Cristiano.
    Você não se lembra o que aconteceu da última vez que você pediu ajuda pro seu pastor?! Ele fugiu com os rabinhos entre as pernas, e te aconselhou a fazer o mesmo…

  20. Ih tem tanto inferno atrás de nós hahaha.
    Sabia que o inferno esquino é frio ?
    Também não falta inferno para os crentes hehehe, cada cultura tem um.

  21. Ô, Cristiano, tu não se despediu e tudo do site aqui? Parece que disse que não voltava mais, que não se misturava, ou parece que disse que ia chamar o teu pastor pra arrasar cum nóis tudo e mandar todo mundo pro Inferno numa tacada só!! Que foi? Ele cobrou cachê? Ou mixê?

    E eu quero sim uns esclarecimentos sobre Deus e sobre a Bíblia, mas quem vai fazer isso, tu? O pastor da tua igreja? Eu passo. Manda Deus vir falar comigo. Ou me mandar um sinal… tipo fazer eu ganhar a Mega Sena da Virada sozinho… O cara só sabe fazer truque fuleiro! Não é onipotente, cacete, compra minha alma por uns 200 milhões de reais. E o dinheiro nem vai ser dele.

  22. Caraio, o Anônimo tem o mesmo endereço de IP do Cristiano!! KKKKkkkkkkkkkkkkkk

  23. Caraio, o Anônimo tem o mesmo endereço de IP do Cristiano!! KKKKkkkkkkkkkkkkkk

    Que coisa feia Cristiano, manda mensagem pra você próprio responder?!?! rsrsrsrsrs….

    FAIL ³!!!!!!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: