HISTÓRIA , ARTE E RELIGIÃO : TÚNEL DO TEMPO.

Abaixo sequência de litografias da história da moralidade sobre “Louis-Philippe” (c. 1835).

Achille Devéria: Pintor e litógrafo francês(Paris, 1800-1857). Famoso por sua produção litográfica, nos quais refletia os costumes da época.


O personagem do Diabo sempre foi associado aos impulsos da libido. Quando a Igreja Católica perde grande parte de seu poder, ao final do século XIX, os humoristas se permitem produzir sem limitações sátiras diretas sobre esse tema.
Muitas religiões têm suas origens em “revelações místicas”. Uma vez institucionalizadas, porém, elas proíbem seus seguidores de alcançarem o “conhecimento”, com o objetivo de preservar sua integridade e monopólio.O misticismo é um dos meios que podem desviar a libido da sexualidade. Não é por acaso que os místicos impõem a si mesmos a abstinência sexual, falando sobre um “êxtase místico”. Além disso, observam-se que as “crises místicas” são, por vezes, acompanhadas de ejaculações.
É interessante notar que, no caso da religião cristã, a Inquisição proibiu a ingestão de substâncias psicotrópicas (usadas freqüentemente por xamanistas para atingir outros “níveis de realidade”, bem como para exploração do “inconsciente”) e a interpretação de sonhos pois, se Deus se dirige apenas à Igreja, os sonhos poderiam advir somente de Satã.Não é também, portanto, por acaso que a sexualidade é uma obsessão religiosa fundamental, seja judia, cristã ou muçulmana. Nada nessas religiões é mais intolerável do que qualquer coisa que leve a sexualidade além dos limites da simples função reprodutiva (contracepção, masturbação, bi ou homossexualidade, etc).A religião Judaico-Cristã inventou o personagem do Diabo, encarnação da dor. Entretanto, ela o fez através da transformação do Deus grego Dioniso (Baco, para o romanos), deus dos festins, do vinho, do êxtase, um deus honrado com orgias (Bacanais). A iconografia medieval do Diabo o representa sob a forma do deus Pã ou de um Sátiro (com chifres e patas de bode). Os bacanais sobreviveram clandestinamente durante séculos sob a forma de “Sabás” (Missas Negras), perseguidas pela Inquisição.

Anúncios

13 Respostas

  1. Isso mesmo NáJUNG assim como roubaram o Inferno das culturas gregas e romana, o Hades e Tártaro.

  2. Pois é Leonardo … Um pouco de arte … (Como a televisão ainda não podia ser o veículo de informação e comunicação) , ficas a ”fotografia” dos autores :como pintores, filósofos, escritores … de sua época,como registro . Mentira ou não exagero ou não , é assim que também descreve uns dos livros da época a ” tal bíblia ”, não?

    Agora uma ”observaçãozinha” para os demais como Hagnus* que vou tolher sempre ”palpites” cretinos como o fiz com o dele abaixo desse post!
    Ou ele se educa para escrever aqui, pelo menos , abaixo dos meus registros, ou ele vai ter qualquer liberdade de sua expressão tolhida!Ok? Valeu.

  3. Hahaha o Agnaldo anda assim como ele não tem fatos(argumentos) ele apela para o pessoal hehehe.

  4. Pois é como o ser humano decepciona …

  5. Adoooooooooooorei guria!!! Sempre me mande os post por e-mail,sim?
    bjos

  6. Boa mistura prima:Arte&História!!
    Abraço.
    Boa Sorte*

  7. Muito legal o post, Guria! Homossexualismo feminino é muito bonito de se ver, mesmo em pintura…

  8. >testando<

  9. Isso não se trata de ”taradice” viu Sr.Barros?Ficou louco?!

  10. KKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Foi mal… rsrsrs

  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Queria saber de onde essas historias foram tiradas, tem gente que só chorará de medo após morrer.. Acredito principalmente, que ha um limite pra tudo, é melhor não brincar com que não conhece, ou acha que conhece.. Como saber, se está sendo enganado, ou enganando, falsos professores, atualismo, modismo… TUDO A MESMA M***a!! Ô,cegueira!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: