A Ira de Deus (Edward Paice) – Terremoto em Lisboa em 1755

 

Livro “Ira de Deus” (tradução de Marcio Ferrari): reportagem da VEJA  de 07 jul 2010-07-07

 

          Exatamente no dia 1º de novembro, Dia de todo os santos dos católicos, quando as igrejas estavam “lotadas” de cristãos, ocorreu o terrível terremoto, vitimando inúmeros fiéis. Imaginem o desespero dos tementes a deus neste ambiente religioso, no alvoroço do terror! E fanáticos a encontrar explicação para tamanho desastre!

          Alguns padres culparam a minoria protestante. Os protestantes atribuíram a desgraça, aos erros dos papas e da inquisição. Desastres naturais eram atributos dos deuses em ira, segundo a tradição, que lembra o Antigo Testamento. Nesta época era assim mesmo que compreendiam o mundo: imaginavam que as divindades eram irascíveis, vingativas, ainda não existindo tecnologia nem entendimento sobre Leis Físicas, Geografia, Movimentos tectônicos, sismologia, dentre outros, e seus desdobramentos.

          Entremeado a este pouco conhecimento científico, motivado por fins religiosos ( asneira incrustrada), é que começam a surgir explicações científicas, em oposição à “santa” idiotice dos religiosos.

          O filósofo Voltaire surge com crítica extremamente dura,  diante da inconveniência em atribuir a um deus a permissão de morte de crianças. Uma nova abordagem surge, racionalmente direcionada a explicação fria e dura sobre as causas da desgraça natural.

          A relevância desta catástrofe chegou a um nível de questionamento, por se tratar de efeitos absurdamente abrangentes e terrivelmente devastadores. A maior parte das edificações de Lisboa foi destruída, seguida de um tsunami que adentrou o rio Tejo, causando mais vítimas, dentre os que aguardavam para embarcar em navios.

          Então se falava em 100.000 mortos, metade da população. Pode ter havido imprecisão nesta contagem, talvez um pouco menos, 30.000 morreram, que ainda é um exagero! Sem Bombeiros, nem defesa Civil, nem recursos, nem treinamento, os cadáveres soterrados impregnavam o ambiente com podridão insuportável! Dá para imaginar a cena horrível!

          Atualmente, com o conhecimento científico que temos, já podemos refutar qualquer força “divina” agindo no planeta ou permitindo que desastres aconteçam. Naquela época, procuravam um causador sobrenatural para as ocorrências da vida diária, sendo ela um raio, um “azar”, ou algo surpreendentemente desastroso.

           O que mudou nos dias atuais? Sabemos que os religiosos sempre vão relacionar desgraças com o “divino”! Alguns dizem que qualquer alteração no mundo, por mais ínfima que seja,  é obra dos anseios do “senhor”. Outros já aceitaram a idéia de a ciência explicar de forma coerente, que o “deus” deles não está envolvido, mas em se tratando de acontecimentos “bons”, sempre atribuem aos poderes divinos.

          Aí repousa um verdadeiro paradoxo: em algum momento o “deus” deles é dono de tudo, dono da natureza, da ciência, do planeta, do universo, onipresente e onipotente sem que nada aconteça sem sua ditatorial permissão. Neste caso, “deus” é um assassino, psicopata, omisso, perverso. Quem deixaria seus filhos morrerem à míngua, sem nada fazer?

           Noutra hora, seu deus não se mete em assuntos naturais, não tendo capacidade de lidar com eles, ou por deixar a humanidade se “lascar”. Neste caso, ou  deus não tem poderes suficientes, ou prefere por a culpa no universo mesmo! Mais uma vez, a incapacidade divina, sendo por inutilidade, impropriedade, perversidade ou omissão revela-se em incoerência.

          Então, diante da natureza dura e fria dos processos naturais, ou quaisquer revezes possíveis da vida, de nada adianta “rezar”, “orar”, “ficar de quatro”, “suplicar” ao divino! Nenhuma oração salvou vítimas! Neste momento, a solidariedade humana tem muito mais poder: o homem, material, animal, racional,  faz muito mais que o deus sobrenatural. A ciência sempre fez mais que os “deuses”, mas aí vem um crente, metido a “esperto”, afirmando que “deus” é dono da ciência também! O grande problema desta afirmação é que a ciência nunca é dada por “graça”, sempre foi um exercício trabalhoso, que exaustivamente exploram a capacidade intelectual humana. Não existe, nenhum ser que nasça sabendo e promovendo descobertas científicas por dádiva de deus! Pelo menos até hoje todas as descobertas são do homem!

          O que é tácito observar é que, quanto mais nos afastamos dos “deuses” mais vemos as respostas, ou percebemos sua impropriedade de existência. Se orar nada causa, por quê faço oração? Se deus nada faz, por quê creio neste improvável? Se posso ajudar e ser solidário e amenizar os distúrbios mundanos, e isso satisfaz, para quê preciso de um ser mitológico? Se deus quer, mas não faz, por quê peço? Se não quer e nem liga, devo pedir? Se sua existência nunca foi provada, nem é necessária, por quê devo ser escravo dele? Qual a necessidade de um pai todo poderoso virtual, que nunca deu as caras? Encontramos algumas respostas na fragilidade, efemeridade da vida, impotência, fraqueza, que nos torna um simples animal mortal, fato não assimilado pelo crente.

          A cada catástrofe que aparece, mais vejo que não precisamos de deuses, precisamos de ciência, de solidariedade, de humanismo, amor ao próximo, não a deuses.

          Que os deuses voltem pro seu universo paralelo: o universo do imaginário, matrix,  conto de fadas, ou simplória revista em quadrinhos!

Anúncios

39 Respostas

  1. Hahaha belo texto.

  2. Valeu Leo, amigo! Que chame atenção dos crentes, e não apenas fiquem planfletando, sem respostas plausíveis!

    abração!

  3. CATASTROFES NATURAIS

    Dando uma de ignorante biblicamente?…
    Por que a Bíblia não foi deixada para ensino como também para respostas.

    Onde na Bíblia afirma que todos os cristãos teriam uma morte privilegiada como:
    *Enfarto instantâneo? (Morte Rápida e sem longa tortura).
    *Arrebatamento, translado? (Uma viaje ao céu sem passar pela morte física).

    Desde quando eu conheço a palavra sei que Ela diz o seguinte:

    Lucas 21:11 E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.

    Mateus 24
    7-Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

    SÓ É O COMEÇO!…

    8- Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

  4. Ué aqui afirma que terremotos são a ira divina http://www.bibliadocetico.net/ciencia.html , e Agnaldo esse desculpa não cola, quero ver uma estrela cair na Terra como diz a bíblia hahaha.

  5. Mas é claro que para aquele povo ignorante, estrelas eram apenas pequenos pontos no céu hahaha.

  6. Leonardo,

    Posta aí a passagem sobre a Estrela caindo na Terra.
    Acredito que vc tá comendo pansa mais uma vez.

  7. Qual seria a vantagem de ser servo de deuses, se não existe proteção nenhuma? Dizer que vai haver desgraças e ninguem está livre só reforça que os deuses não têm força ou ingerência nenhuma! Na verdade o fato de não agirem significa que não existem, o resto é enrolação crental para esconder a idiotice.

    Não importa o que uns ignorantes disseram, eu mesmo posso dizer, alguém vai morrer, haverá desgraças, pronto! O grande problema é como prever, com evitar,disto só a ciência é capaz, não deuses…

  8. Marcos 13

    25 – E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas.

    ————-
    Nossa achei que coisa hahaha.

  9. Mateus 24

    29 – E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.

    =========
    Ah só para lembrar isso era para ter acontecido em uma geração, palavras de Jesus.

  10. O Hagnus se atropela nas palavras idiotas da bíblia…não tem explicção. Fica pegando pedaços de citações sem sentido…

    Então, Leo, você consegue fazer o mesmo, muito melhor!

  11. Saracura POSTOU:
    Qual seria a vantagem de ser servo de deuses, se não existe proteção nenhuma?
    RESPOSTA: A vantagem (Que acredito que o senhor não irá obter) segue abaixo:

    PAULO, ANTES DE SER DEGOLADO:
    Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7
    __________________________________________
    Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
    __________________________________________
    Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10
    __________________________________________
    Enquanto a resposta do Leo…
    Foi mais uma por fora.
    Fiz uso do Português claro, efetuei a seguinte frase:
    <>
    __________________________________________
    Estude sobre conotação e denotação, alas! O verso apenas menciona que no período do Apocalipse as Estrelas cairão, mas não diz que cairão sobre a terra.
    Seja racional, apenas uma Estrela destrói a terra, imagine várias?

    O Apocalipse e Mateus 24 mencionam como será o fim.

  12. Hahaha é fácil achar algo sem sentido na bíblia.

  13. Quando a Bíblia diz: que o diabo arrastou a terça parta das estrelas, não quer dizer estrelas literalmente e sim a terça parte dos anjos caídos.

    Estude sobre conotação e denotação

  14. Hahaha Agnaldo doeu né ?
    Tá vendo como a bíblia não pode ser levada a sério ?
    Tem que ficar no ramo da fantasia hehehe.

  15. Dificil é ser dissimulado.

    Aí não tem conselho e orientação que dar jeito.

    é socos em ponta de faca…

  16. É realmente ter genes de primatas e negar é complicado hahaha.

    http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u56.jhtm

  17. A bíblia não pode ser levada a sério. Quando o Leo começou com a “brincadeira” de criança, da bíblia, então o hagnus, estila!!!! Quer mudar as palavras!

    É de matar de rir.

  18. Sr. Agnus,
    Suas afirmações são sem sentido…não podes afirmar algo que não te pertence…a paz do outro e nem fazer afirmaçoes que teras vantagens após a morte em relação a pessoas discrentes.
    Fico puta com esses crentes, que só porque entraram pra igreja se acham os melhores e pensam que com isso iram salvar o mundo, todos são realmente iguais…pensando que tudo é pecado.
    Abraços.

  19. Desculpe nem vi é Hagnus AB.

  20. Eu,

    O Hagnus é velho freguÊs aqui! Nunca explica nada e fica pondo versos da bíblia incoerentes com o texto e dizendo que o mundo vai virar crente! Até os muçulmanos e hindus vão ser evangélicos! ha!ha!ha!ha!

    É o nosso motivo pra piada! Não ligue muito pras bobagens dele!

  21. Quando a Bíblia diz: que o diabo arrastou a terça parta das estrelas, não quer dizer estrelas literalmente e sim a terça parte dos anjos caídos.

    Certo!Deste modo posso criar as mais esdrúxulas explicações: arrastar terça parte das estrelas era um jogo de criança, onde o melhor jogador (diabo) arrastava como ninguém as bolas de gude, que deixavam de queixo caídos os anjos..

    Pronto modelo Hagnus de explicar!

  22. O Agnaldo ele só posta os versos aleatórios que o interessam http://ceticismo.net/religiao/jesus-nao-voltara/ esses que afirmam que ele voltaria na mesma geração, que o apóstolos dizem até para as pessoas pararem de fazer planos para o futuro, pois o fim era eminente ele esquece.
    Mais aqui http://www.bibliadocetico.net/profeci2.html .

  23. Saracura, o mundo?
    kkk

    aí ce forçou com gosto.
    ____________

    Eu disse 50% do Brasil até 2020.

  24. Ué o Brasil já foi quase 100% cristão e nada mudou por isso hehehe.
    É aquilo ontem eu acreditava em fadas, hoje só em duendes, é pular de uma crendice para a outra.

  25. É Saracura forçou o próprio Jeová já admitiu que não tem capacidade de salvar o mundo hehehe.
    Se ele desse fatos ao invés de apenas fé seria diferente hahaha.

  26. Hagnus,

    quase 100% dos ignorantes do Brasil se tornarão crentes! É verdade!

  27. Leonardo,

    Raciocine de forma humana!

    Eu disse metade do Brasil Evangélico até 2020 e não 100% católico.

    A Católica não muda nada, a cultura, os costumes continuam os mesmos.
    eStamos passando o rodo.

  28. Hahaha Agnaldo é um pulo de uma crendice para outra hahaha só isso hehehe.
    Mas é aquilo será que dá tempo antes do breve fim do mundo ?

  29. Dá tempo sim, Mateus 24 e Apocalipse ainda não se cumpriu por completo.

  30. Se não foi cumprido com os apóstolos vivos como deveria ter sido, só deixa mais claro ainda que é conta de fadas hehehe.

  31. Parece que o ‘Deus’ que “criou” o Universo acreditava que o número 144.000 era um número ‘GRANDÃO’, de modo que tá todo mundo já no “inferno”; porque isso é pinto em uma cidade hoje, ainda mais se contar gerações.
    Pior o jeosus não tinha nada a ver com Arte; e o que se vê é que as crenças em espírito e em “Deus” faz gente feia à béça.
    Aliás, quando livros na atualidade só citaram que os fiéis (cristãos) acabaram com a Biblioteca de Alexandria (isto está no livro do Malba, hein!) são sumariamente desprezados (engraçado é que fazem a graça na internet , depois e saem correndo pra dizer que a informação no livro do Malba é “romance”; a gente sabe até como os bárbaros foram atiçados, e igualzinho a canalhice continua hoje; estão atiçando e recompensando a violência — se um calhorda esquartejar uma garota, depois ele pode virar sensação e usar a própria fama conseguida com a desgraça de uma vida pra ganhar muito dinheiro como pastor, sendo mo(n)strado ao povo como “milagre” do jersus; uma pergunta: porque o “Jeosusu” não acudiu a garota? E pior ainda, faz o canalha que a matou ganhar dinheiro em cima dela? E o bonitinho com vestidinho branco que usa sapatinho vermelho? Ganhou nada menos que 123 milhões (em ‘dóla’?) só em 2009! Parece que não podemos estudar a História mesmo, como ela foi e nem como ela é, e hoje estão tentando fazer a Sociedade engolir uma ‘nova’ Estória.
    Estamos todos cansados de saber que se o pastozinho laçar a mão no ombro do miserável e levar na mansãozinha dele, o infeliz, ou a infeliz, sai de lá disposto a esmagar até a cabeça da mãe na cama; e é essa escória que vai apontar o dedo na cara das pessoas com “otôridádi” de “mirnistru” do Deusu podreroso. E agora, pá acabá cum issaquí; os cheios du spítru e ‘moral’(tipo: sâmu arbençuádu, tu é fud*do) e ‘reispeitu’ (tipo; tu fica aí, eu sô ispecial, isculhido) … Hum!! Batem palmas, porque Deus é o vínculo da falsidade e hipocrisia dos covardes e traíras. São capazes de verem as pessoas caindo aos pedaços pelas ruas, com fome, e jogar a culpa toda nelas, enquanto sustentam parasitas que tornam a vida de todos nós em inferno, e até mesmo a deles chafurdados na desvairada ganância e sordidez, passam a vida envoltos em nos empurrar toda as suas mentiradas insanas.

  32. Shrek

    Não são apenas o 144 mil não vá na onda dos TJs.

  33. Shere,

    Isso mesmo!

    São capazes de verem as pessoas caindo aos pedaços pelas ruas, com fome, e jogar a culpa toda nelas, enquanto sustentam parasitas que tornam a vida de todos nós em inferno, e até mesmo a deles chafurdados na desvairada ganância e sordidez, passam a vida envoltos em nos empurrar toda as suas mentiradas insanas.

    Disse tudo!!

    A existência de “deuses” na cabeça do povo o torna desumano, indiferente à humanidade!

  34. É isto ai Shere sem contar que os versiculos da biblia que os incentivam a desapegar -se das coisas materias eles ignoram ;
    quer dizer : é um SELF – SERVICE em beneficio próprio.

  35. As pessoas sempre atribuirão a culpa a algum culpado, inevitavelmente…

  36. Guria, bem-vinda de volta! rs;…

  37. Pois é guriinho…Não é isso !!!
    é muito estudo…
    De vem em quando ”desopilo” aqui e ali…

  38. “A existência de “deuses” na cabeça do povo o torna desumano, indiferente à humanidade!”
    Talves vc queira ter dito “Deus”.
    A não crença num ser superior e criador é prova de falta de sabedoria.
    Não entendo porque os comentários aqui abordam tanto os comportamentos disvirtuados de religiosos, de mals exemplos e exageros principalmente no meio protestante.
    Pq as discussões aqui não são saudáveis? de que lado está a ignorância?
    Sejamos mais tolerantes e educados!

  39. A não crença num ser superior e criador é prova de falta de sabedoria.

    Uau!! Vou mandar gravarem isso na minha lápide…

    Ah, não! Acabei de lembrar que vou ser cremado…

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: