A religião é totalmente ruim?

Por Ábia Costa, do blog Ateu e à Toa.

Não me considero uma militante do ateísmo — ou pelo menos ainda não — tão pouco uma defensora da religião, apesar de ter passado boa parte da minha vida professando fé em uma.

Antes de qualquer coisa, quero dizer que sim, sou ateísta; o que muitos podem questionar devido a minha posição de não ter total repugnância à religião como os demais. Na verdade tenho repugnância a muitas coisas dentro da religião, o que acontece e a forma como ela manipula as pessoas as levando crer estarem ao lado da verdade e se sentirem superiores aos demais que não têm religião.

A minha grande pergunta é: o ateísmo é superior à religião? E se é, por quê?

Muitos vão me dizer que é porque somos mais racionais, que não nos deixamos ser levados por ilusões, etc. Concordo, mas também não acredito que TUDO na religião seja ruim.

Certo, antes de me apedrejarem, deixem-me explicar…

A religião nos ensina a sermos fanáticos, a entregarmos nossas vidas a um ser superior, que na verdade é o líder religioso, mas ela também nos ensina que o ser é maior que o ter, nos ensina a perdoar quando somos feridos, nos ensina a ter esperança quando tudo parece contrário.

Eu sei que muitas vezes o que vale na religião é o dinheiro, o número de fiéis quase sempre é convertido em cifras; mas não podemos simplesmente jogar tudo no mesmo saco e dizer que tudo seja ruim. Desta forma, estaríamos nos igualando a eles, que dizem que o ateísmo é ruim, que vamos para o Inferno, e blá, blá, blá… Coisas que certamente se você é ateísta já ouviu em algum momento, e o pior: nos acusam de muitas coisas, sem conhecimento de causa. Não estaríamos nós fazendo o mesmo?

O que quero enfatizar, é que existem pessoas boas religiosas, assim como existem pessoas fanáticas religiosas; existem aquelas que ao saber que você é ateísta simplesmente vão mudar de assunto para não haver conflito, assim como existem aquelas que irão querer impor suas verdades infundadas. Somos seres individuais, cada um com sua forma de agir, não podemos julgar a todos pela sua crença ou falta dela, não podemos dizer que uma pessoa é ruim porque segue Buda, ou Jesus, ou Xangô.

Existem crenças que são maléficas à sociedade? Sim, assim como existem crenças que de alguma forma beneficia alguém, e a melhora como pessoa.

A religião, com toda certeza, possui mais aspectos negativos do que positivos, mas negar que haja algo de benéfico nela é, no mínimo, falta de senso crítico.

Não defendo religião, ou a ideia de deus — longe de mim fazer isso — o que defendo é a individualidade humana, e o não pré-julgamento pela crença de outrem.


Ábia

Anúncios

46 Respostas

  1. Olha Ábia que moral hein !!! O 3° Blog(que eu saiba hahaha) que esse texto aparece mulher.

  2. Existem crenças que são maléficas à sociedade? Sim, o ateismo é uma delas.

  3. Vanderlei,

    Ateísmo não é crença. É puramente a afirmação da não existência de deus. Ponto final.

  4. “Não podemos jogar tudo no mesmo saco” … essa tb é uma frase teísta famosa.
    Uma coisa que inventa que “um ser brilhante apareceu” (notícia pulverizada na Internet via e-mail) para “pessoas soterradas no Egito” é capaz de qualquer coisa. É o desespero tomando conta das religiões; vão inventar uma novo surto de aparições e “anjos” vão abarrotar a mídia.
    A trapaça tem que continuar “não é tão ruim assim”; afinal quem tá confortável deitado à custa da mentira não vai dar a mínima pra desgraça dos outros. Muita bondade, tanta que chega doer.

  5. “Existem crenças que são maléficas à sociedade? Sim, o ateismo é uma delas.”

    ERRADO.
    Veja vanderlei, a religião matou milhões de pessoas ao longo da história, alem de fomentar o preconceito e a intolerancia.
    Voce fez uma acusação leviana sem apresentar evidencias, isso é falso testemunho. Isso seria um pecado entre os cristão, o que demonstra claramente como a religião tende a ser hipócrita tambem.

    Sociedades com maioria ateia ou agnostica, como a Suécia, Noruega, Holanda, tem os menores indices de criminalidade e maior indice de satisfação da sociedade e justiça social, sabia? É só pesquizar na internet.

  6. A religião ensina a se comportar como “cordeirinhos” até onde ela desejar….mas os cordeirinhos podem assassinar, fazer qualquer maldade, sendo de um “deus” ou religião, estará seguro, então as religiões se prestam a um maléfico papel..

    Sobre serem ensinados a perdoar, a fazer isso, aquilo, também não é uma forma de ser positivia a religião, porque as pessoas estariam sob o medo, o martelo de Thor, o olhar dos deuses, com isso praticariam o bem…

    Podemos perfeitamente praticar o bem sem a “pressão” divina…..podemos ser humanistas…podemos ser éticos…

    O grande problema é que a religião não aceita que podemos ser bons e inventa que existem religião boa…e por aí…

    Não se trata de existir religião que consiga moldar pessoas boas, trata-se de ser dispensável sua prática, dos métodos, dogmas da idade do bronze ou moderno, que se revelam acessórios, desnecessários diante da grandeza do ser humano

  7. Perfeito!!

  8. Saracura, às vezes vc quase q nem deixa se acrescentar mais nada de tão direto e incisivo que é.
    Mas tem uma conta ou um til pra acertar aqui com o Barros; porque afinal muitas pessoas legais divulgaram bastante o site devido à simpatia de vocês, então …
    Aqui rolou isso: (é para o Barros)
    Se tem consideração deixa aí, porque é pancada, mas é sincera …
    Ô manu, se vc tinha e tem como deletar comentários fica difícil saber porque desprezou toques muito bem dados por garotas e ficou tão prendido ao monte de babozeiras que uns anuviados botam aí (ñ percebeu que lotavam de bobice pra que um comentário bom ficasse perdido no meio do entulho de lixo?). Bicho, vc não viu isso? Sequestraram seu foco sem vc perceber, rapaz.
    Na boa, vc sentiu um tiquinho de popularidade e danou a sofrer de um exemplar surto da síndrome de jesus. Ou seja: Esculachou os que estavam vendo vc se ferrar e ficou todo necessitado da atenção da escória que zoa o site Deusilusão (pode ter certeza que perdeu muito mais visitas do que as desses míseros boçais que decalcam o ”paçocão de mentira” que talvez até sejam uns rejeitados lá no covil deles e vêm tentar uma conversão milagrosa pra se estufar lá).
    Isso ficou igualzinho à invenção tosca de deus: Meteu uma injustiça federal em cima de pessoas que não mereciam (rapaz, eu vi alguns e-mails sem razão nenhuma de ser), e abriu geral pra bajulação, virou alvo da escrotice.
    Algumas pessoas com cancha ainda colocaram firmeza em você, num momento difícil (até pra elas), e vc capengou bonito. Abriu margem para que esses mesmos espectros do azar até se gabem com coisas do tipo: “ateus se matam no site Deusilusão” (praticamente quase isso é o que foi parar na rede dos que são chegados num disse-que-disse, ficou ruim o negócio). Se vc é ateu por “raivinha” devido a uma desilusão amorosa reveja isso, porque não ter crença é uma ato de consciência; assim é válido; fora isso é só um prejuízo a uma postura civil cara aos que a defendem.
    Certo de sua ponderação e estima,
    Veron

  9. Um alcoólatra inveterado. Chegou a agredir a minha mãe, atirar em casa. Sempre foi ausente, nunca participou de nenhuma reunião na escola e durante bastante tempo nem sabia em qual série estava na escola. Teve vários negócios mal sucedidos. Como ficava acordado até de madrugada preocupado com as dívidas acabou assistindo a um dos programas da Universal. E aquelas promessas de glórias certas o conquistaram.
    Embora não bebesse há algum tempo, a igreja trouxe ao meu pai uma tentativa de aproximação comigo. Embora o casamento com minha mãe tenha acabado, traição dele, diga-se de passagem, ele se tornou muito mais presente.
    O grande problema é que meu pai caiu na história do Edir. “Ou dá ou desce!”, dizia Edir no vídeo que mostrei ao meu pai. Ele apenas afirmou que dava o dinheiro para Deus, o que faziam com ele não importava. Meu pai aprendeu a tentar a comprar Deus. Comprava todas as besteiras da IURD: sabonetes de arruda, água benta, cruzes com óleo, arcas da aliança etc. Agora deu uma maneirada e frequenta uma batista.
    Tem gente que não aprende com o bom senso, com argumentos. Tem gente que se revolta tanto com os descrentes porque acham que a falta de um vigia poderoso, um Big Brother ao extremo traria um niilismo desmedido e o caos total. Se esse tipo de gente precisa de Deus para que as coisas continuem como estão, que ele permaneça vivo. Não sei se esse é o caso do meu pai, só para deixar claro.

  10. Coitado do Vanderlei nem sabe o que é um ateu, nem mesmo o que é ateísmo.

  11. É pra coisas muito mais inquietantes que o site Deusilusão pode se ater; vejam por exemplo o descaramento das palavras “fiéis” que sucede agora em Portugal
    http://www.portalateu.com/2008/04/09/quando-as-comadres-se-zangam%e2%80%a6/
    Estamos num portal de transformação social e os parasitas das crenças perdem cada vez mais a noção de tudo na ânsia e agonia de enganar seus crentes.

  12. Adicionem no meu comentário: “Tomem como exemplo meu pai:”

  13. Estelionato psicológico terrível; não se sabe como um calhorda pode ser tão descarado para fazer uma coisa certo de ficar impune assim … o pior é que quando cismam de levar um comerciante à falência fazem os fiéis fazerem “prego” e começam a agorar o estabelecimento, e os que são “trabalhados” a “topar” a “jogada” ainda alardeiam que deus faz a ‘benção” ir parar na “mão’ do “fiel”. Religião é a arma mais desgraçada e mortífera e covarde que já fomos um dia capazes de inventar.
    http://ateusdobrasil.com.br/p/1853/#more-1853

  14. Em tudo há seu lado bom e ruim, tá certo que isso soa muito Descarte…mas oq eu defendo é que infelizmente nossa sociedade está estruturada em crenças, e temos q conviver com elas, não podemos revolucionar…tudo é um processo, e mesmo nós ateus acabamos trazendo coisas das religiões passadas para nossa vida (aqueles que tiveram uma). O ateísmo é a liberdade,mas no momento é a religião que detém o poder de se ensinar morais sociais…enfim. Ela só tem este poder pq ao longo da história foi-lhe dado

  15. Ah Leonardo, abafa…isso é culpa do Fabenrik, ele que fica espalhando meus textos,hahahah

  16. Veron, tenho pouca coisa a te responder:

    1) Vou excluir, sim, comentários de quem visita o site apenas para tumultuar. E vou bloquear, quando achar necessário. Nunca fiz isso até hoje, justamente por achar que poderia ficar bastante tentado a “deixar passar” apenas os comentários elogiosos, visto que, a julgar pelo número de pessoas que me consideram capaz de fazer isso, talvez eu fosse mesmo esse monstro. Mas o fato é que não sou. E o engraçado de tudo isso, é que as pessoas que me acusaram de ter esse tipo de caráter, estavam defendendo alguém que fez exatamente isso: deletou um comentário de um leitor, só porque foi acusada de plágio. Mas eu não quero mais falar sobre isso.

    2) Não me tornei ateu por causa de uma “raivinha”. E, já como esse seu comentário demonstra claramente que você não me conhece, nem ao site, nem nunca leu os textos meus que falam exatamente sobre isso, não acho que seja viável, nem é do meu interesse, te explicar tudo aqui.

    3) Quanto à minha suposta síndrome de Jesus, popularidade do site e tal…, só comprova uma coisa óbvia: se nós nos enganamos, às vezes, com relação às pessoas que achamos que conhecemos, que dirá quanto às que não conhecemos! Não senti “tiquinho de popularidade” nenhuma e, a bem da verdade, já faz um tempo que meus textos são destinados aos olhos de uma só pessoa. Se ela, sozinha, me der “ibope”, pode acreditar — já estarei recompensado…

    De qualquer forma, muito grato pelo seu comentário.

  17. Ábia,

    Não questiono a parte boa, ruim de alguma religião…eu penso que tem muuita coisa boa, canto gregoriano, os shows da igrejas, o grupo de amigos que se reúnem…mas o fato de ser bom, nem sempre é um ideal a seguir…

    Só acho isso dispensável e sabemos conviver com isto…eu mesmo sou capaz de ir a um culto espírita ou outro…

    A questão principal não é existir religião que faz bem...mas que o bem não vem dela!Vem d pessoa. A sociedade, a educação, a instrução podem substituir o medo imposto pelos dogmas

    O problema de seguir uma religião é o limite! té que ponto acreditar? Imagine ter que se acreditar nos dogmas ultrapassados e que em algum momento vai de encontro aos anseios da sociedade.Muitas vezes os crentes ultrapassam seus direitos em querer que o ESTADO seja menor ue religião deles…

    Pelo que você falou, parece romântico, aquele indivíduo só querer curtir sua religião e pronto, fica feliz e vai dormir… Não…a religião é perniciosa ao mínimo de conhecimento da ciência.Quer modificar o pensamento das pessoas, quer torná-los soldados de uma guerra idiota, inventada. Quer arregimentar mais fiéis, que dominar o Estado. Quer padronizar procedimentos, alienar sues componentes tudo isso em nome de um deus inexistente! Será que é assim? Lutamos contra um inimigo..o inimigo da razão..o inimigo do progresso: as religiões. Não adianta dizer que são coitadinhos que querem um clube para se divertirem com as músicas idiotas, que não e assim. Eu seria a favor se os crentes curtissem suas absurdidades nos seus templos e depois se calassem..mas não é assim

    Se trocássemos os templos, religiões por algo que fosse aberto, solidário e sem ritos idiotas, que não nos impusesse, nem invaidisse nosso lar com promessas mentirosas, então eu aceitaria..

  18. […] This post was mentioned on Twitter by Ábia Costa, DeusILUSÃO. DeusILUSÃO said: Ábia Costa pergunta: Religião é totalmente ruim? : https://deusilusao.wordpress.com/2010/09/02/a-religiao-e-totalmente%C2%A0ruim/ […]

  19. O problema todo é um só: As verdades das crenças foram criadas por mentirosos.
    Barros dê uma espetacular mostra de altruísmo e ensine aos cristãos e muçulmanos e espíritas (precisei que uma fosse simples e dissesse que havia “ferrado” alguém, mas esperei sentado até que eu mesmo peguei sobre a pele todo o fogo da contenda), etc, o que um ser humano consciente tem potencial de fazer. Seja simples, humano pro lado cordial, e retrate-se com a Ná, ou chame-a pra um café, ela faz falta aos leitores do blog (assim como há garotas que o admiram tb há caras que gostam da Ná), sempre os vi como um excelente time. Vou solicitar que um de minha equipe amanse a fera (a gatíssima Ná) — mulheres com raiva são terríveis. Sou apenas um leitor do blog, mas tenho agradecimentos sem conta ao que já li neste site; e aprendi a compartilhar mais minhas informações ao ver o despreendimento de vocês e a sinceridade que têm conosco que visitamos aqui.
    Por favor, sem essa de perdão, estou falando de consenso, recomposição de posições, boa convivência. Sou fã de vocês, acho que pode perceber. Vocês parecem os X-Men, e eu gosto de super-heróis, são melhores e mais eficazes e mais divertidos que deuses.

  20. Ms quando escrevem outras…

    Muito bem! Taí algo que gostei intensamente. Que relato…concordo plenamente, mesmo depois de tudo..
    Sou a favor do entendimento.Não somos xiitas religiosos, sempre tentamos procurar um saída…

    Solução só não se tem para a morte!

    Comentário muito conveniente e bonito! É assim que gostaria que fosse…
    abração

  21. Notem isso aqui … notem que para abafar a enchurrada podre de escândalos em entidades ligadas à crenças os pulhas engendraram o mais sórdido sistema de vigia na Sociedade Atual, notem que assim tivemos de 2000 a 2010 a Década da Desgraça, onde o monstro da crença juntou suas cabeças para tentar a qualquer custo afundar a Sociedade em escuridão, amordaçando e ‘dublando’ à força a Imprensa, e tentando esmagar a Ciência nas próprias instituições de pesquisas e universidades, sem falar no espanque de meninos e meninas nas escolas, que tentassem “ver” e dizer a adultos que tinham um mínimo de brio civil o que estava acontecendo. Infelizmente a horda nociva fincou-se na Pólítica, criou “conselhos sociais”, etc; e hoje estamos em estado de choque, com a canalha tentando manipular as pessoas com um terrível esquema mafioso de amancomunação de crenças.
    http://tvig.ig.com.br/288584/caso-de-pedofilia-em-portugal.htm

  22. Cara, muito grato pelas palavras.

    Eu comecei esse blog incentivado pelo Saracura — que também é autor — e por uma moça chamada Luciana, que eram os dois únicos contatos que respondiam aos meus e-mails com textos ateístas… Quem leu meus textos Quem pergunta quer saber e 2 perguntas, 3 respostas (é só usar a ferramenta de busca do blog) sabe que ele já está indo bem além da sua finalidade inicial… E é sempre uma surpresa prazerosa perceber como ele tem sido útil para algumas pessoas. E gostei muito disso:

    e eu gosto de super-heróis, são melhores e mais eficazes e mais divertidos que deuses.

    Mas as coisas ficam como estão. Grande abraço.

  23. O prenúncio do estertor dos parasitas está aqui … Notem como atualmente foram em cima das crianças e desarmaram os cidadãos e criaram uma covarde máfia de “firmas de segurança”. Michael colaborou para que este filme fosse produzido; e pagou caro, porque invadiram a sua casa e mentiram jogando sobre ele a deslavada ignomínia com que os parasitas reinam.

  24. Ateus são totalmentes ruins ?

  25. Ateu=sem deus , essa é a unica diferença todos nascemos assim.

  26. desde que me entendo por gente nunca cogitei a possibilidade da existencia divina, certas coisas a gente ja nasce sabendo

  27. Tem gente que nasce pensando isso, mas desde que nascemos somos bombardeados com isso, se um bebê espirra dizem “Deus te crie”, ou “Graças a Deus’ a lavagem começa cedo Vanderlei hahaha.
    Caso tivesse nascido em um país Islâmico ouviria desde pequeno Alláh Akbar.

  28. Errado de novo: o homem só é fruto do meio se sentir afinidade com esse meio, dai ateus em familias de crentes e vice versa.
    desde cedo sempre ouvi falar em diabo e sofri essa inflencia mas hoje não acredito em diabo eternos nem inferno eternos contrariando as formações religiosas sociais.

  29. Por que você escolheu o que mais te agrada, assim como cristão nem sempre apedrejam em certos países, mas em alguns a pena por adultério ainda é feita assim, religião é um cardápio olhe só o seu deus, foi roubado dos judeus por cristãos e muçulmanos e cada um escolheu como entende-lo.
    Até a doutrina espírita, se fundiu com o candomblé, esse em outros lugares é o vodu hahaha.
    Cada um só pega o que quer, e caso seja necessário mistura um pouco hehehe.

  30. Ops esse saiu muito errado hahaha.”Porque”, “assim como cristãos”.

  31. Não confunda cristão com fariseu e ateus, Jesus só ensinou o perdão ou essa parte voce esquece por conviniência :
    perdoe 70×7, misericordia quero,de a outra face
    livre-se do preconceito vai estudar a doutrina espirita e depois venha argumentar com conhecimento de causa.

  32. isto mesmo escolho o que mais me agrado pois não sou arrogante como o fabio me titulou não sendo pre conceituoso, sei reconhecer nos outros oque é bom seja na biblia,espiritismo e até em voces ateus.
    tch.

  33. Eu uso o perdão na minha vida e não sou de nenhuma religião, não faço isso por recompensas ou medo de castigo.
    E já disse Buda já tinha ensinado isso séculos antes de Jesus.
    A Doutrina Espírita é mais nova que a Independência do Brasil hahaha.

  34. Não é preconceituoso mas quer que todos antes de serem bons creiam no seu deus, hum que coisa.

  35. E antes que diga “eu não acredito em céu ou inferno”, mas você para de evoluir como espírito e volta por exemplo negro e pobre na África, se não continuar “bonzinho” não é mesmo ?

  36. Perdão com quem é cristão http://www.bibliadocetico.net/intole3.html aqui tem vários exemplos de como evitar as pessoas que não são do “seu clubinho”.

  37. Eu uso o perdão na minha vida e não sou de nenhuma religião, não faço isso por recompensas ou medo de castigo.
    R: e não disse que apreciava as coisas boas do ateus esta pode ser uma delas.
    o é preconceituoso mas quer que todos antes de serem bons creiam no seu deus, hum que coisa
    R:errado de novo!continue sendo bom mesmo sem crer ou fingindo que não crê pois fé e feita de acões e não de palavras filosóficas baseadas na teoria do achismo.

  38. mas você para de evoluir como espírito e volta por exemplo negro e pobre na África, se não continuar “bonzinho” não é mesmo ?

    R: Viu a verdade sempre aparece ironicamente voce acusa a biblia e o espiritismo de racista,
    e vem com este exemplo preconceituoso e muito racista insinuando que nascer negro e pobre é regredir , sendo até um castigo. Foi muito mal heim?
    Espero que este argumento e de que a maioria dos prisioneiros são crentes, voce reconheça que são fraquinhos e descarte-os de vez.
    grato

  39. Hahaha Vanderlei mas não é isso que está na doutrina ?
    Se você é mal volta para sofrer, pode ser como um negro ou branco pobre, ou como um deficiente ou um gay estou errado ?

    http://reevolucao.net/2009/12/11/allan-kardec-racista-e-mau-carater-falacias-do-espiritismo-i/

    Retirada ainda da Revista Espírita de 1859. Uma psicografia de um negro escravo americano:

    7. Que pensáveis dos Brancos, quando vivo? – R. Eram bons, mas orgulhosos de uma brancura da qual não eram a causa.

    8. Consideráveis a brancura como uma superioridade? – R. Sim, uma vez que eu era desprezado como negro.

    9. (A São Luís). A raça negra é verdadeiramente uma raça inferior? – R. A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa.

    10. (A Pai César). Dissestes que procuráveis o corpo pelo qual poderíeis avançar; escolhereis um corpo branco ou um corpo negro? – R. Um branco, porque o desprezo me faria mal.

    (…)

    12. (A São Luís). Os Brancos se reencarnam, algumas vezes, em corpos negros? – R. Sim, quando, por exemplo, um senhor maltratou um escravo, ele pode pedir para si, por expiação, viver num corpo de negro para sofrer, a seu turno, todos os sofrimentos que fez sentir e, por esse meio, avançar e alcançar o perdão de Deus.

  40. Não tente camuflar como o holocausto da filha de Jefté.
    Eu tenho sangue negro aliás todos temos viemos da África hehehe, ao invés de um jardim mágico com uma cobra falante…
    Mas sabe como é naquela época, não tinhamos como provar isso.

  41. Lembra dos vídeos Vanderlei ?
    Os que eu mandei falando da doutrina ou só escutou o que quis ?
    Como eu gosto de mostrar fontes eu mando novamente

    Não se faça de besta hein.

  42. “Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados” (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Ed. cit. p. 187.

    “O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso .Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados” (Allan Kardec, A Gênese, Ed. Lake, São Paulo, 1a edição, comemorativa do 100 aniversário dessa obra p. 187.

    Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado” (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu”est ce que le Spiritisme é de 1859).

  43. Resumindo qualquer raça que não a branca é inferior.

  44. ele não se refere nenhum momento a raça negra e sim a de antigos selvagens neste caso o auto preconceituoso é voce mesmo.
    alias obrigado pois Deus aproveitou a sua inteção de denegrir para divulgar a verdade que a doutrina espirita ensina a Justiça e não preconceito,pois isto é coisa de ateus:
    O branco que a si se engradece sendo um patrão que humilha e escraviza um negro se julgando-se mais importante , nascera como negro e escravo da sua própria maldade, a onde esta a injustiça nisto, planta em uma vida colhe na outra, é licito, é justo e faz sentido. Veja Jesus tambem era espirita: ” orgulhosos serão humilhados e os humildes serão elevados” isto te inomoda ? não? quanta humildade não? realmente não tem motivo nenhum para se preocupar pelo menos por enquanto . então continue difamando leviamente, sem ter certeza, mas se acha que tem certeza então o castigo do orgulhoso sera perceber que estava errado sua propria conciencia ficara humilhada com sua arrogancia e ignorancia.

  45. Ué a parte da raça branca ser mais evoluida e corpos negros e orientais não servirem como bons “instrumentos” você ignorou só tentou responder o que te parecia mais fácil hahaha.
    Não Jesus era parte de Jeová era filho e pai ao mesmo tempo, mas isso você não entende só lê o que te agrada.

  46. se continuar pensando como evangélico deixara de ser ateu e passara aser testemunha de jeova fica na paz de Deus irmão leo

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: