Mais uma de Amor

clique na imagem para o texto original

Amor – O Início

Você  perde o sono, a fome, sobe às nuvens e sente a vida virar de ponta-cabeça. Mas o que, afinal, faz com que uma pessoa se apaixone por outra?

por Jeanne Callegari


“Quer viver um grande amor? Pergunte-me como.” Parece uma promessa de charlatão – afinal, não existe nada mais imprevisível que a paixão, certo? Milhões de palavras foram gastas, ao longo dos séculos, para descrever os mistérios dela. Do matemático Blaise Pascal (“o coração tem razões que a própria razão desconhece”) ao físico Albert Einstein (“como a ciência poderia explicar um fenômeno tão importante como o amor?”), todas as maiores mentes da humanidade se declararam impotentes frente aos mistérios e caprichos da paixão. Elas estavam erradas. A ciência está começando a descobrir que existe, sim, lógica no amor. E, quem sabe, até uma fórmula. Matemáticos da Universidade de Genebra estudaram 1 074 casamentos, analisando diversas características dos cônjuges, e chegaram a uma fórmula do que seria o par ideal – com maior taxa de felicidade e menor risco de separação. A mulher deve ser 5 anos mais jovem e 27% mais inteligente do que o homem (o ideal é que ela tenha um diploma universitário, e ele não). E é preciso experimentar bastante antes de decidir: uma análise feita pelos estatísticos John Gilbert e Frederick Mosteller, da Universidade Harvard, apontou que, se você se relacionar com 100 pessoas durante a vida, suas chances de encontrar o par ideal só chegam ao auge na 38ª relação. Faça tudo isso e você será premiado com 57% mais chance de ser feliz. Mas, se você achou essas condições meio sem sentido, ou no mínimo difíceis de seguir, acertou. As conclusões são puramente estatísticas, ou seja, projetam um cenário ideal e não levam em conta as decisões que as pessoas realmente tomam: praticamente todos os casais estudados pelos cientistas suíços (para ser mais exato, 99,81%) não viviam seguindo à risca a fórmula. Afinal, as pessoas não são equações. São uma pilha de neurotransmissores, hormônios – e experiências.

Imagine que você está numa festa. Muita gente interessante, troca de olhares, azaração. Na dança do acasalamento humano, os homens dão mais valor à beleza e à juventude – e as mulheres estão mais preocupadas com o nível socioeconômico do parceiro (sim, isso inclui dinheiro). Você provavelmente já sabe disso. É universal. “Num levantamento que fizemos com 10 mil pessoas, em 37 países, essas diferenças sempre se mantiveram – independentemente de local, habitat, sistema cultural ou tipo de casamento”, afirma o psicólogo evolutivo David Buss, da Universidade do Texas, em seu livro A Evolução do Desejo. O que você não sabe é que essa diferença não é um clichê sexista – tem uma explicação cerebral. Quando o homem olha uma foto de sua mulher ou namorada, sua atividade cerebral se concentra nas áreas de processamento visual – como a área fusiforme, que processa as imagens de rostos. Já quando a mulher vê o homem, aciona circuitos relacionados a memória, atenção e motivação – como o corpo do núcleo caudato e do septo. Conclusão: para as mulheres, a beleza realmente não é o principal.

Ela é importante. Mas não é um objetivo em si; é um instrumento que a mulher usa para descobrir mais sobre o homem. Um estudo da Universidade de Michigan comprovou que, quando estão cogitando ficar ou ter um caso passageiro, as mulheres costumam preferir homens de traços bem marcados, masculinos. Mas, na hora de pensar numa relação séria, optam pelos que têm traços mais delicados. Isso acontece porque os homens de traços duros costumam ser saudáveis e passar genes de boa qualidade para os descendentes – e por isso são considerados instintivamente atraentes pela mulher. Mas eles também geralmente têm mais testosterona – hormônio que aumenta a propensão à violência e à infidelidade.

OS SEMELHANTES SE ATRAEM

Em 68% dos relacionamentos sérios (e 53% dos passageiros), as pessoas são apresentadas por um conhecido. Cerca de 60% dos romances surgem em ambientes semiprivados, como escola, trabalho ou uma festa – lugares onde a afinidade entre as pessoas é naturalmente maior. Só 10% dos romances se originam em bares e baladas.

COISA DE PELE

Homens e mulheres preferem o odor de pessoas cujo sistema imunológico seja complementar ao deles (o que ajuda a gerar descendentes saudáveis). Mas cuidado com a pílula anticoncepcional: ela pode distorcer essa comunicação olfativa, fazendo a mulher perder a capacidade de reconhecer o que a atrai.

PAIXÃO = AVENTURA

Quer fazer o romance engatar? Procure fazer coisas novas e/ou excitantes junto com a outra pessoa – como viajar ou andar de montanha- russa. É sério. Esse tipo de atividade eleva o nível de dopamina no cérebro, ativando os mecanismos relacionados à paixão.

Ou seja: os machões não são bons pares. E parecem estar saindo de moda. Pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia, apresentaram uma série de fotos de homens para 4 791 mulheres de 30 países, entre eles o Brasil. E descobriram o seguinte: quanto melhor o sistema de saúde de um país, mais as mulheres preferem homens com traços femininos. Isso acontece porque, existindo menos doenças, as mulheres não dependem tanto de genes superfortes (presentes nos machões) para gerar descendentes saudáveis. E passam a preferir homens com rosto delicado. Mas o Brasil, caso você esteja se perguntando, ficou em último lugar no estudo – nossas mulheres, junto com as mexicanas, são as que mais preferem homens com cara de machão (Bélgica e Suécia, por outro lado, são o paraíso para os homens delicados). “Homens muito atraentes costumam ir atrás da estratégia de reprodução mais conveniente para eles: as relações de curto prazo. Já os mais femininos tendem a ser melhores provedores”, afirmou a psicóloga Lise DeBruine, autora do estudo, ao jornal inglês Guardian.

Seja como for, um pouquinho de feiura pode até ajudar o homem. Um estudo feito em 2008 pela Universidade do Tennessee avaliou 82 casais e descobriu que, quando a mulher é linda e o homem apenas razoável, o casal se comporta de forma mais positiva, com mais harmonia e companheirismo. A tese é que, como o homem está recebendo algo que valoriza muito, a beleza, ele dá duro para manter o relacionamento – o que acaba melhorando seu convívio com a mulher.

CHEGUE MAIS PERTO

Vocês se olharam, se interessaram, alguém tomou a iniciativa de ir falar com o outro. Antes mesmo de abrirem a boca, seus corpos já começaram a se comunicar. Sabe quando as pessoas dizem que “bateu uma coisa de pele”? Isso realmente existe. E tem fundamento científico. Preferimos pessoas cujo sistema imunológico seja complementar ao nosso, com quem possamos gerar descendentes geneticamente mais variados, com maior capacidade de resistir a doenças. E, como ninguém tem placa na testa dizendo qual tipo de sistema imunológico tem, o jeito que o corpo inventou de perceber e comunicar isso foi o cheiro.

Ok, o cheiro combinou e vocês partiram para a conversa – que pode ou não dar certo. O que precisa acontecer para que ela não acabe num silêncio constrangedor depois de 10 minutos? Sua história pessoal, os valores da família, da comunidade, as relações que já viveu, tudo isso ajuda a moldar o que você espera das pessoas – principalmente aquelas com as quais pretende ter algum tipo de relacionamento amoroso. “Enquanto crescemos, vamos criando um conceito da pessoa por quem iremos nos apaixonar, baseado nos exemplos que encontramos por aí. E os parceiros que encontramos podem corresponder a essa expectativa ou não”, explica Semir Zeki, neurologista da University College London e autor de estudos sobre o cérebro das pessoas apaixonadas. Existem muitos testes que ajudam a descobrir qual é o seu tipo de personalidade e saber quais outros combinam com ele (em super.abril.com.br/revista/teste-do-amor você encontra um teste baseado nas conclusões da americana Helen Fisher, antropóloga da Universidade Rutgers e uma das maiores especialistas do mundo nas relações entre amor e cérebro).

Mas o que vai acontecer daqui para a frente no relacionamento tem mais a ver com a dança de hormônios dentro da sua cabeça. Ou você já viu alguém tomar racionalmente a decisão de se apaixonar? A natureza criou 3 mecanismos cerebrais que controlam o amor nos seres humanos: luxúria, paixão/romance e ligação. O mecanismo da luxúria (desejo sexual) está ligado à quantidade do hormônio testosterona – tanto em homens quanto em mulheres. Já o impulso da paixão e do romance é alimentado pela dopamina. E o terceiro sistema, da ligação e do companheirismo, é alimentado pela ocitocina (na mulher) e pela vasopressina (no homem). Os 3 sistemas são independentes. Ou seja: uma mulher pode amar o marido, estar apaixonada pelo vizinho e sentir atração pelo Johnny Depp, tudo ao mesmo tempo. Uma confusão só. “É como se houvesse uma reunião de comitê na sua cabeça”, brinca Helen Fisher. E, para complicar ainda mais as coisas, esses sistemas interferem uns com os outros. Uma coisa leva a outra, principalmente quando as pessoas vão para a cama. O sexo pode aumentar os níveis de dopamina – que provoca paixão e romance. E o orgasmo provoca a descarga de ocitocina e vasopressina – os hormônios da ligação. É por isso que, biologicamente, não existe sexo 100% sem compromisso. Você sempre corre o risco de acabar se apaixonando por alguém com quem não tinha intenção de se envolver.

E assim foi para vocês. A noite foi incrível, e parece que a paixão está começando a rolar. Como ter certeza? É fácil. Você vai ficar meio aéreo, passar a comer e dormir menos e ficar horas e horas pensando na pessoa amada – um comportamento compulsivo, similar ao dos viciados em drogas. É isso mesmo: o neurotransmissor da paixão, a dopamina, é o mesmo envolvido nos casos de dependência química. E mexe com uma parte muito profunda do cérebro: o núcleo accumbens, que controla o sistema de recompensa – mecanismo que faz o indivíduo buscar coisas prazerosas (como comida, sexo ou amor). Ele tem uma influência incrivelmente forte sobre nós. “O sistema de recompensa avisa o cérebro sempre que uma coisa boa está para acontecer. Ficamos altamente motivados, antecipando o prazer que virá”, diz Suzana Herculano-Houzel, neurologista da UFRJ e autora do livro Sexo, Drogas, Rock`n`roll… & Chocolate – O Cérebro e os Prazeres da Vida Cotidiana.

A partir de agora, sua felicidade depende da outra pessoa. Se ela telefona ou manda um e-mail, você vai ao paraíso. Quando ela some, você vive uma agonia lenta, desesperada. Se você está sentindo tudo isso, comemore. Está apaixonado.

CONTINUE LENDO:

Amor – O Meio

Amor – O Fim

Anúncios

51 Respostas

  1. Essa foi só pra complementar a série NADA A VER COM DEUS. Achei essa matéria no blog Tempestade de Ideias e não pude resistir à tentação de publicar, também, aqui, visto que tem muito a ver com os textos dessa série que publiquei.

    E é uma excelente leitura pro fim de semana.

    Abraço a todos.

  2. Eita, Barros, você sabe que eu também achei parecido com a série “Nada a ver com Deus”?? rsrsrs…

    Também recomendo a leitura, assim como fiz lá no meu blog!

    Lembrei agora do comentário que uma amiga minha deixou lá sobre esse texto…. Ela disse:

    “Particularmente não leio muito sobre amor. (…) Vivo do jeito que ele me permite viver, e assim estou bem feliz.”

    Com certeza, viver o amor é bem melhor do que “ler sobre ele”… Mas, não custa nada perder uns minutinhos, procurando “entendê-lo” um pouco mais!

    Um abraço, Barros!

    @Beth_Amorim

  3. Beth,

    Muito bem! Vamos viver o amor!

    abração

  4. Saracura, menino!!!

    Explique aí esse “vamos viver o amor”, porque se não o Vanderlei vai achar que você está me pedindo em casamento!!!!!

    kkkkkkkk….

    Abraço pra você também!!!

  5. Beth,

    É verdade…Alô Vanderlei, não é o que pensa! Pronto!.he!he!he.

    Obrigado amiga!

  6. bem, acho q esse artigo problematico pois toma comportamentos atuais como se fosse universais. ele diz:

    essas diferenças sempre se mantiveram – independentemente de local, habitat, sistema cultural ou tipo de casamento.

    mas sempre se mantiveram,tambem, durante toda a historia??? e a ciencia que fazemos não é influenciada por nossa sociedade atual e encarcera homens e mulheres e padrões fixos de “atração” e “expectativa”? dizer que determinado hormonio esta ligado a tal e tal reação ou sentimento não é simples demais??

  7. A Lógica e Deus são incontestáveis.

    Percebi que quando nos identificamos com uma mulher, vamos até Ela com um intuito sincero, puro e já imaginando casar, viver juntos, formar família e tal.
    Agora quando não se é o perfil desejado foi apenas tentando pra ver se o negocio pega, pra ver se dar certo. FOI APENAS PERCA DE TEMPO. Falta de maturidade.

    Dessa forma os sonhos não fluem e já vamos logo com o intuito de partir para os meios e fins!

    O AMOR É PACIENTE! Ou seja! Na lógica quem atropela as fases da vida não AMA.

    1 Coríntios 13
    4-O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    5-Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    6-Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    7-Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    __________________________________________

    “Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” II co 13 ; 8.

  8. 1 Coríntios 13:7-
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

  9. A Ná se foi, e ficou isso aí; é um desastre que uma pessoa esclarecida, diante do que a levou a cometer um equívoco, não arrede pé de sua posição; mas dá ainda, depois de tudo, asa a ridículos. Como é que podemos esperar que se num evento particular de nossas vidas não procedemos com lisura ao lidar com sentimento e a razão, vamos esperar que fiéis em crenças tenham cabeça para viver em concórdia na faixa de Gaza?
    Nos EUA um “filho de Eli”, um pastuto oportunista como o Dápena cisma de chamar o Alcorão de mentiroso e queimá-lo; então outros fiéis se fossem seguir a lógica de deus, gudunhariam o pescoço dos pastutos e padrófilos e os queimariam tambémc com seus livros poluentes e suas mentiras (que não são poucas). Agora, ainda pra atestar a completa sem-vergonhice na lata, depois de virarem décadas dizendo que lógica era coisa do Cão, inventam a “cientologia” e têm o descaramento de tentar passar pra garotos e garotas que essa desgraça de nome “deus” tá de boa intenção com a lógica.
    A pulhice é muita e desmedida já em extremo. Pra acabar de assinar a carteirinha de pulhas, agora inventam dizer que uma uma coisa horrível é “insofismável”. Ou seja: O sofisma que é a cara da putaria com que desdenham de coisas que prestam, passa a ser a ferramenta-mor do esgôto na mão dos tutores de crenças e seus amancomunados.
    Vamos ver isso …

  10. “A Lógica e Deus são incontestáveis.”
    Não é o que parece.
    Lógica é incontestável, mas deus , esse já foi contestado aqui inumeras vezes, e pela própria lógica….
    Se pelo menos algum forista religioso aqui conseguisse usar a lógica para “provar” deus! A discussão ficaria mais interessante, haveria algum argumento do lado religioso para contestar, e não aquela repetição interminável de falácias…

  11. No grego antigo, havia três palavras que significavam amor: “Eros”, “phileo” e “ágape”. Eles usavam a palavra de acordo com o tipo de amor a que estavam se referindo.

    __________________________________________

    A palavra “Eros”
    Referia-se ao amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento.
    __________________________________________

    A palavra “Phileo”
    Significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos. Este tipo de amor, que se desenvolve com o tempo, também deve existir no casamento.
    __________________________________________

    A palavra “Ágape”
    Que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou Deus. Em João 3:16 a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho…” Existe maior amor do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7. Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: “o amor nunca acaba”. Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos precisamos aprender a amar. Mas, para que um casamento seja feliz é necessário existir estes três tipos de amor.

  12. Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6
    ____________________

    Relaxa! Eu não sou de dar socos em ponta de faca, Eu deixo o Zé Ruela se ferrar!

    E NÃO SINTO PENA QUANDO SE JOGA A SELA NOS LOMBOS DELES E AINDA DÃO ESPORADAS.
    ___________________

    Apesar do verso acima estar no plural, não estou me referindo a todos.

    Vanderlei observe o verso acima! Veja que não se discute com uma pessoa desonesta.

  13. Samurai, o Senhor falou pouco, mas foi direto no assunto, porém o seu amigo acima falou muiiiito, porém só vi enroletion.

    R: Falácias são os argumentos Evolucionistas.
    Meu sobrinho de 8 anos quando assiste no you tube, cai na risada.

    SOPA CÓSMICA, SUPER -BACTÉRIA INTELIGENTE!

  14. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho…” Existe maior amor do que este?

    Que tal o AMOR de um pai superpoderoso que criasse um mundo sem dor, sem sofrimento, sem morte, sem violência, para os filhos amados dele poderem viver uma vida milenar de alegrias e de prazeres e de comunhão, sem ameaças, sem coações, sem Infernos e sem demônios…? Ia ser legal, né?

  15. Quando um crente cita a batida frase “não de perolas aos porcos” entre as citações daquele livrinho mitológico imoral e indecente significa que suas tentativas medíocres de refutação já se esgotaram….

    heheheh…. ficou claramente sem respostas….

  16. O Agnaldo roda roda e não sai do lugar hahaha é engraçado.

  17. Agora me diga Agnaldo de onde veio os seus genes de primata ?
    Foi do barro ?

  18. O Agnaldo é a maior figura ele não acredita que a Terra é antiga e nem que houve evolução, mas está fazendo a maior campanha para a Marina Silva por ela ser evangélica, mas nem ela nega que a Terra é antiga e evoluiu, é muito fácil gritar e tapar os ouvidos…

  19. Ora, Leonardo.

    Quem garante que a Marina “sabe” que o mundo só tem 6000 anos e está mentindo descaradamente para ganhar votos de quem não é tão “deficiente em conceitos científicos” (pra não dizer fanático religioso)

  20. Isso mostra a desonestidade deles Samurai, é como a Bíblia eles lêem o que interessa.

  21. Já que se tocou em política:
    _________________________________________

    Circula pela INTERNET algo que afirma:

    A – O Vice de Dilma, Michel Temer é um Sarcedote Satanista. Vixe! Se o nome Dele é Michel Temer, cuidado! Você pode TEMER com essa! srs…
    Continuando…
    As postagens afirmam que:

    B – Ele é pai de Daniel Mastral, que hoje é um Ex. Santanista que se tornou Evangélico e escreveu o livro: FILHO DO FOGO. Eita!…
    _________________________________
    C – E que Michel Temer chegou até dizer o que segue abaixo, vejam:
    >> O desabamento do teto da Igreja Renascer não foi erro de Engenharia e sim o início da profecia.
    Eu era apenas um mortal, mas Leviatã (Que significa Monstro) esta de volta e com ele assumirei o trono…
    A Dilma sendo afastada pela doença acaba se cumprindo o que ele disse…
    __________________________________________

    D – É Verdade que o Vice de Dilma é um Satanista e acredita em uma profecia Satanista que AFIRMA que a Dilma depois de eleita será afastada por motivos de doença?
    Ou será esta mais uma armação da concorrência, para que assim conseguir de alguma forma melar a candidatura da Dilma Rousseff?

    E- Imagine! Depois da Dilma eleita, o vice Michel Temer ficar fazendo figa!

    Tipo assim:
    _ ADOEÇA LOGO DILMA! ADOEÇA LOGO DILMA! QUERO A PRESIDÊNCIA!
    _________________________________

    Absurdo não é? Pesquisem melhor no Google, não to afirmando nada!

  22. mentindo descaradamente ?

    ehehehe…

    O bom não presta para o ruím

    ( Agnuma Foice de Assis)

    ótimo! vou postar essa lá nos kukuts.

  23. Circula pela INTERNET algo que afirma:
    A – O Vice de Dilma, Michel Temer é um Sarcedote Satanista. Vixe! Se o nome Dele é Michel Temer, cuidado! Você pode TEMER com essa! srs…
    Continuando…
    As postagens afirmam que:
    B – Ele é pai de Daniel Mastral, que hoje é um Ex. Santanista que se tornou Evangélico e escreveu o livro: FILHO DO FOGO. Eita!…
    C – E que Michel Temer chegou até dizer o que segue abaixo, vejam:
    >> O desabamento do teto da Igreja Renascer não foi erro de Engenharia e sim o início da profecia.
    Eu era apenas um mortal, mas Leviatã (Que significa Monstro) esta de volta e com ele assumirei o trono…
    A Dilma sendo afastada pela doença acaba se cumprindo o que ele disse…
    D – É Verdade que o Vice de Dilma é um Satanista e acredita em uma profecia Satanista que AFIRMA que a Dilma depois de eleita será afastada por motivos de doença?
    Ou será esta mais uma armação da concorrência, para que assim conseguir de alguma forma melar a candidatura da Dilma Rousseff?
    E- Imagine! Depois da Dilma eleita, o vice Michel Temer ficar fazendo figa!
    Tipo assim:
    _ ADOEÇA LOGO DILMA! ADOEÇA LOGO DILMA! QUERO A PRESIDÊNCIA!
    _________________________________
    Absurdo não é? Pesquisem melhor no Google, não to afirmando nada!

  24. BARROS postou:

    Que tal o AMOR de um pai superpoderoso que criasse um mundo sem dor, sem sofrimento, sem morte, sem violência, para os filhos amados dele poderem viver uma vida milenar de alegrias e de prazeres e de comunhão, sem ameaças, sem coações, sem Infernos e sem demônios…? Ia ser legal, né?

    RESPOSTA:

    E CRIOU!
    1º Para que os seres humanos não vivessem controlados como robôs, TVs e Automóvel, deu-lhes o livre Harbítrio para fazer o que quiser da vida!

    2º Advertiu o homem dos males.
    3º o Homem desobedeceu.
    4º Sofreu as conseqüências.
    ___________________________________
    A FAMÍLIA E OS MÉDICOS ADVERTIRAM O MEU PRIMO!
    _ Pare de beber que essa cirrose vai acabar te matando!
    ELE MAMOU! MAMOU! E HOJE SE ENCOTRA DEBAIXO DE 7 PALMOS DE TERRA, NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO.
    A LEI DA SEMEADURA,
    1º CE PLATA
    2º TARDA UM POUCO GERMINAR
    3º CE VAI CONHER.

  25. samurai : “Se pelo menos algum forista religioso aqui conseguisse usar a lógica para “provar” deus! ”
    Deus não é provado por causa da pequenes do teu calice,trabalhe por um calice maior .
    Deus não é provado mas sim apresentado, mas os pre conceituosos tentam se afastar dele deliberadamente, pois a onde a luz chega a escuridão termina. Mas os amantes da escuridão fogem da luz e vagam por vales sombrios da terra.

  26. um tolo e orgulhoso ser humano exige de DEUS UM MUNDO PERFEITO,de maneira agradar sua vaidade,arrogancia e tolices.
    Mas ironicamente a sua soberba supera e muito a sua pequenina capacidade e a sua limitação não lhe permite pelo menos tentar construir um mundinho parecido com o tolo paraiso que ele deseja.
    injusto clama por justiça
    avarento clama por farturas
    violento clama por paz
    planta desilusão e exige fé
    Não existe o deus que voce deseja
    Existe o Deus que voce precisa.

  27. o Hagnus voce tava indo bem mandando para o barros, mas disse :É Verdade que o Vice de Dilma é um Satanista , denegrir imagem dos outro é coisa de ateus.

  28. Vanderlei,

    Reveja lá.

    1º não afirmei, disse que circula pela net

    2º Segundo os internautas o filho Dele (DANIEL MASTRAL) lançou até o livro >FILHO DO FOGO.

    3º Prá mim não é difamação dizer que o Michel é um Satanista, o homem pode ser o que quiser!
    Espírita, Católico, Mulçumano, Budista, Satanista….
    O ponto chave não é o segmento religioso da vida Dele. Ele é livre para pensar, isso não nos interessa.

  29. Agnaldo jogando palavras ao vento…
    Oras Vanderlei se o seu deus é real, você deveria poder prova-lo sem precisar de fé.

  30. satanas representa tudo que é de mal assim como Deus tudo que é de bom.
    se voce insinua que alguem esta seguindo os exemplos de satanas é obvio que não o esta recomendando, nem o elogiando.
    olha eu já vi uma pessoa de nome renomado pela historia ser ao mesmo tempo :Ateu,rosa cruz,masom,espirtualista,crente,teista é claro que ele mesmo nunca disse isto pessoalmente.
    abraço!

  31. Ué Vanderlei qualquer outro deus que não é o seu é ruim esqueceu disso ?

  32. boa noite para voce tambem leonardo da vinte comentarios.
    é deus quem te prova e não o contrario, se pretende conhecelo mais de perto levante-se e vai procura-lo só uma dica, evite portas largas e ande pelos caminhos estreitos do sacrificio em favor do proximos não tem como errar o caminho é esse. Mas se prefere ficar ai sentado em frente do computador pedindo que Deus venha até voce , continue sentado.
    abraço

  33. Deus é unico criaturas são infinitas e cabeças tambem, alias algumas nem cabeças tem…her…he;;;he

  34. Ué o bicho é onipresente e onipotente e eu que tenho que procurar por ele ?
    Hahaha. Jura que eu procurar vou achar Odin e Prometeu também ?
    Você sabe que Prometeu também fez o homem inteligente ?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Prometeu

  35. Ops “jura que se eu procurar”.

  36. Leonardo POSTOU:

    Agnaldo jogando palavras ao vento…
    RESPOSTA: O bom é que isso me fez pensar:
    Quando falamos do Evangelho temos respaldo!
    A própria natureza contribui para que as nossas afirmações se cumpram.
    NÃO HÁ OUTRO CAMINHO! ROLO COMPRESSOR COM AUTORIDADE.

    … Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que…
    Is 58:8-13
    _____________________
    … Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade 2 Coríntios
    2 Coríntios 13:8.

  37. Somos MARINEIROS! Mesmo que o Mar nos dará apenas o 3º posto.
    É questão de poucos anos, breve a população Evangélica crescerá e será conscientizada.
    Talvez Deus permita que se levante um PODEROSO POLÍTICO RAMSES II.

    1º Este RAMSES II oprime os Cristãos
    __________________________________________
    2º Os Cristãos se conscientiza!
    __________________________________________
    3º Mesmo amarrados, SEM QUERER SAIR da terra de OPRESSÃO, achando até que a ruim tava boa,
    _Há! Como vamos trocar o certo pelo duvidoso? VAMOS MORRER NO DESERTO! PREFERIMOS CONTINUAR AQUÍ. AQUI TEMOS PÃO E ÁGUA.
    __________________________________________
    4º Mas a proposta é melhor! É TERRA QUE EMANA LEITE E MEL.
    __________________________________________
    5º CRENTE MASOQUISTA, KBÇA DURA SÓVAI MESMO LEVANDO PAU DE 4 QUINAS NOS LOMBOS.
    Eles vão acabar caindo fora do EGITO.

  38. Cadê o fogo verde ?

  39. Não misture crença com política Agnaldo, elas não se misturam, só para lembrar o George W. Bush é Metodista e deu no que deu…
    Vote em quem vai trazer melhorias e igualdade, só digo isso, se a Marina é capaz disso boa sorte a ela, mas não venha com:
    “Crente vota em crente”.

  40. Leonardo POSTOU:

    Não misture crença com política Agnaldo, elas não se misturam,

    REPOSTA: kkkkk
    BARROS:
    VEJA NO VIDEO ABAIXO COMO O HOMEM É BONZINHO, TÃO INGÊNUO! E DEUS TÃO MAUZÍN, HÔ QUE PENA DO INOFENSIVO HOMEM…. HÔ MO PAIE.

    INFATICÍDIO INDÍGINA
    O Brasil tem se manifestado contra a morte por apedrejamento da Iraniana
    Sakineh, porém até os dias de hoje não conseguiu acabar aqui em nosso País, com o INFANTICÍDIO indígena (Sacrifício de crianças indígenas que nascem gêmeas ou com defeitos físicos).

    “Nós vivemos sob uma ordem legal e a lei diz que o direito à vida é mais importante que a cultura”, afirma Maíra Barreto, doutoranda em direitos humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha), cuja tese é sobre infanticídio indígena.
    _________________________________________
    Google censura grito de socorro em favor de crianças indígenas
    O vídeo “Crianças indígenas enterradas vivas” depois de dois anos no Youtube através do Blog Julio Severo com um número de 180.295 visitas, foi rejeitado pelo Google como tendo conteúdo “impróprio”.

    Qual era esse conteúdo? Era apenas uma filmagem denunciando como crianças índias que nascem com qualquer problema físico são sentenciadas à morte pelos pajés (feiticeiros) de algumas tribos brasileiras.
    __________________________________________
    INFANTICÍDIO! CRIANÇAS SÃO SACRIFICADAS VIVAS NO BRASIL.

    1º “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.” …Pastor Martin Luther King.

    2º Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5:13

    3º Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19:40

    4º Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde.Ezequiel 12:2

    Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde.Ezequiel 12:2

  41. BARROS: Veja porque DEUS acaba sentando o pau de 4 quinas nos lombos de alguns povos desvirtuados.

    LEI DA SEMEADURA

  42. Se eu me lembro bem os “cristãos” também matam crianças

  43. Por isso lutamos por um mundo sem crendices Agnaldo seja qual for.

  44. sim Deus esta em tudo neste momento ele esta ai com voce pena que o teu orgulho,arrogancia,prepotencia,imaturidade,soberba formam uma barreira diante dos seus olhos, viu !

  45. Jesus conseguiu limpar alguns olhos, e foi recompensado com uma pesada cruz,humilhaçaõ e ainda hoje recebe a sua difamação, se algo te incomoda leo , procure por Jesus trabalhe e tenha fé e quando for merecedor ele te ouvirá.

  46. O Saci também está do seu lado agora Vanderlei, mas ele é malandro pode ficar pequeno e se esconder no seu bolso.
    Jesus limpou tanto os olhos que eles queimam crianças no nome dele lá no Congo não é mesmo ?
    Já disse Vanderlei se algo é real não precisa de fé ou um certo chá para se mostrar real.

  47. bom dia de novo
    eu não vivo em um sitio imaginario com personagens imaginarios, eu vivo num mundo “real”com pessoas reais e amo um Deus real.
    lembre-se que primeiro vem a inspiração, o imaginario a perseverança na fé, depois tudo isso se transforma na ciência real.
    Isto faz algun sentido para voce?

  48. A ciência real se baseia no método científico, divindades em fé que como eu não me canso de dizer é acreditar sem ter provas, aê fica difícil nos convencer não é mesmo ?

  49. mas a ciencia antes de ser real não tem que passar pelo imaginario da fé ?

  50. Por isso temos o método cientifíco, para testa-la caso se prove “mentira” nós deixamos bem claro isso e abandonamos essa idéia foi assim com o Lamarckismo por exemplo http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/lamarckismo.htm
    Lembre-se 1° vem a hipotese se ela “sobreviver” a vários testes ela se torna uma Teoria http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria .

  51. até que se prove que o imaginario é falso ele pode então ser possivel ?

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: