Partindo do deísmo

Por Despindo Mitos, do site de mesmo nome.


Durante a minha transição do cristianismo ao ateísmo, passei por um breve período como deísta.

Naquela época eu ainda não conseguia enxergar que Deus não passava de um mito, embora enxergasse bem as inconsistências da religião.

Durante meus últimos meses como teísta, como todo teísta sincero, conversava com Deus, mas cada vez mais percebia que não havia ninguém ouvindo meus pensamentos, ou se ouvia, os ignorava, e como naquela época eu era um teísta sincero, e uma boa pessoa, não via motivo algum para ser ignorado por Deus, o que me levou a concluir que se Deus de fato existia, não era capaz de me ouvir, ou de intervir em minha vida. Foi então que comecei a considerar a posição deísta, que naquela época eu nem sabia que tinha tal nomenclatura.

Passei a considerar que Deus havia criado o universo, programado as leis da física que regem toda a natureza, e então ou deixara de existir, ou não era mais capaz de intervir em nosso mundo.

Essa posição me deixou muito confortável, já que eu não ignorava a existência de Deus, o que na época eu não via com bons olhos, como todo bom teísta, e ainda me sentia livre para ignorar os absurdos pregados pelas religiões, podendo endossar a ciência sem confrontá-la com a religião.

Tal endosso é muito simples de se promover, e acho que deveria ser o caminho adotado por toda religião que quer coexistir dignamente com a ciência.

Assume-se que Deus criou a singularidade inicial, um aglomerado de energia/matéria, seja como for, dotado de características físicas tais que em um dado momento explodiu dando origem a todo o universo, no processo denominado por nossa ciência como Big Bang.

A partir daí, naturalmente, ou seja, através das interações entre as características físicas de cada átomo, molécula ou quaisquer outras estruturas formadas a partir do Big Bang, programado por Deus, a Terra adquiriu as condições necessárias para o surgimento da vida, conforme supõe a ciência, seguida da evolução dos seres vivos, inicialmente meros aglomerados orgânicos, dotados de metabolismo simples, partindo para seres cada vez mais complexos, seguindo diferentes caminhos evolutivos, até chegar às espécies de sucesso que existem hoje. Um processo totalmente natural, sem nenhuma interferência divina, já que Deus encerrara sua participação ao criar a singularidade inicial, dotando-a das características necessárias para evoluir por conta própria.

Essa visão não só convive em harmonia com a ciência, como dirime qualquer discrepância existente entre as diversas religiões, descartando o seu lado mitológico, sem descartar a sua unidade fundamental, o criador, mantendo ainda o seu caráter sociorregulador.

Anúncios

34 Respostas

  1. Pensei isso quando via os donos das crenças me roubando ano a ano, ano após ano. E quando disseram: “Se publicar nós o destruímos”. Aí eu vi o idiota que fui, tentando encontrar desculpas pra justificar as crenças. Até aquela salafra cantada dos que sentam em cargos em que começam a temer perder privilégios, a tal da ” tem de existir escravos pra fazer trabalhos ruins”. Enfim, nada hoje, nada há que um homem consciente possa dar oportunidade de crenças terem qualquer respaldo pra se tê-las na Sociedade. Sabe por quê, caro postador? Fique sentado por algum tempo sobre suas pernas. Tente se levantar. Elas adormercem, e dói quando vc tenta ficar de pé. É isso que as crenças fazem. E só têm como existir fazendo mentes atrofiadas. Alguns homens tiveram de dizer algumas coisas que fossem não muito fortes contra as crenças para que pelo menos tivessem chance de passar algo de útil no estudo que faziam. Mas o fato horrível é esse: As crenças foram e são feitas pra roubo, pra extorsão, pra covardes incompetentes imporem humilhação a seres humanos produtores. As crenças usurpam os conceitos vitais da Natureza para torná-los armas nas mãos de insanos, vagabundos, parasitas, e doentes fracassados como seres humanos, que se fazem de ‘capacitados’ à custa do roubo e opressão ao vizinho, ao filho, à mulher, ao simples, ao rico, e às nações. Isso, meu caro, não importa quanto se revire em ignomínia e intentos horrendos, há de acabar, mais cedo do que muitos imaginam. Porque o ser humano já viu a saída, e o pé que está atrás sente o solo desmoronando por causa disso tudo que deixamos que nós mesmos fizéssemos a nós; por falta de atitude, falta de coragem, falta de determinação, nas horas críticas do dia-a-dia de cada um. Mas o valor de nossa espécie se faz valer e nós sentimos o farfalhar do vento nas folhas. Estamos em um outro começo de nossa Civilização.

  2. não acredito muito nesse tal de carater sociomoderador da religião, viu???

    pra mim tá mais pra socioEmperrador, só dar uma olhada na situação das pesquisas com celulas tronco, a discriminalização do aborto, etc.

    sem contar que, mesmo com a religião, as pessoas continuam fazendo coisas horriveis e absurdas. muitas vezes, em nome da religião. :S

  3. É Verdade! O grnde problema das religiões, com seus deuses, as vezes se fazendo de bonzinho, é justamente o exagero tomado em nome dela. E o pior legitimando procedimentos inaceit´veis.

    E não pára por aí. Esse desejo de sempre crescer e invadir nossos lares, aumentar rebanho, influenciar politicamente, querer mandar até na vida sexual dos entes, simplesmente são despóticos, ditadores, acima do bem e do mal..

  4. A religiões sempre foram desenvolvidas POLITICAMENTE de modo a possibilitar manobras nas massas e colocar poder nas mãos dos criadores do mito, notem que o verdadeiro poder na europa durante séculos foi a igreja católica, ela coroava reis e rainhas, legitimava monarcas com seu aval. Discutir se deus interfere no mundo ou não é como discutir se chapeuzinho vermelho realmente usava um chapeu vermelho, ou seja, é pura besteira. Esses mitos foram inventados e desenvolvidos, existem não porque fazem sentido, mas porque foram patrocinados massivamente por aqueles no poder, porque essa era a fonte de seu poder, esconder o verdadeiro conhecimento e tratar as massas como gado. Notem que a religião hoje é uma piada de péssimo gosto, mas algo análogo se sucedeu nos últimos séculos, qual o atual poder por trás de governantes por todo o mundo? Quem elege governos e os derruba? Qual a grande farsa do século XXI? DEMOCRACIA. Eu digo que a mesma elite que ditava as regras séculos atrás ainda as dita, mas hoje contam com meios infinitamente mais maquiavélicos e sofisticados que religiões, meios deveras tecnológicos. É mais ou menos aquela história do “Admirável mundo novo” do Huxley ou “1984” do Orwell, esses caras não tiraram seus livros de sua imaginação, esses caras conheciam e sabiam a agenda dos globalistas. Eis o que se transformou os mitos religiosos, embriões de algo muito mais perverso, de meios de manipulação muito mais eficientes, só o fato de ainda existirem igrejas hoje, mesmo depois de provado que são charlatães assassinos que queimavam cientistas, já atesta que as massas gostam dessas manipulações, historinhas infantiloides envolvendo milagres e outros insultos. Ontem as massas escutavam as parabolas do pop star jesus cristo, hoje elas assistem todas as novelas e os jornais, mas não desconfiam nem por um segundo que estão sendo enganados.

  5. Religião é coisa de homens, nós fazemos as merdas, depois queremos por a culpa em Deus, hipocresia a vista.

    Despindo Mitos

    Veja Deus não nos abandona a própria sorte voce não é uma ilha, o que cega é o orgulho sim, eu só falo se for com o chefe, se ele não me receber ,se não me ouvir, se não me atender se eu for ateu, saio espalhando que ele morreu, se for deista direi que ele esta de férias e os ratos ja podem sair dos seus buracos para fazerem a festa.
    Sim meu amigo Deus fala com voce atraves dos outros, ele te da sabedoria atraves dos outros, ele te ajuda atraves dos outros, ele tambem te ama atraves dos outros , vai dizer que não esta recebendo nada disso?
    Tenha certeza que a unica coisa que impede a humanidade da auto-destruição é a sabedoria divina, mas esta escrito não tentaras o senhor teu Deus, por isso não abusem não que um dia a casa cai nas nossas cabeças.
    porque há:
    Ateus de nascença
    Ateus que os homens assim o fizeram
    Ateus que se fizeram ateus por suas próprias conviniências

  6. A mesma sabedoria que fez uma cobra falante hehehe.

  7. A dolorosa Prova de Que Deus Não Existe.

    Um Deus é tido, e declarado, como criador de mundo(s); e é tal que assim chama-se a si de todo-poderoso.
    Sendo assim, só é cabível a ele estar bem com a sua obra.
    Por conseguinte, um deus não faria uma obra pra se aborrecer. E nem mataria os próprios filhos,
    porque só foram nascidos pela vontade dele, e não poderiam arcar com sua crassa falha de educação.
    Um homem simples, e não são poucos, conseguem criar filhos tornando a vida a sua vida (e também a deles) gostosa.
    Então como um ser consciente vai pensar em dar a vida a um filho, já criando um inferno logo ali no fundo da casa?
    Então vamos lá, vamos conversar! Ou já se aborreceu e já passou o dedinho na cabeça dos seus “escolhidos” pra me matar?
    Ou você morre ou aprende a ser Deus, papai.
    Por que, uma vez crescidos, já seres feitos, vamos ter só por escolha ficar batendo palminhas pra você uma eternidade sem fim?
    Daí, que assim, como você é? Um aprisionador? Você me faz como você? Um fracassado, um aborrecido, um infeliz.
    Um homem consciente não vive disposto a ser um sentenciado, por estupidez e incompetência.
    Por conclusão, vejamos: Nem um, do pior homem ruim, se presta a fazer uma casa pra na hora do descanso ficar às voltas todo emburrado ameaçando em destruí-la.
    Qual é o problema, se é todo-poderoso, dá regras que não cumpre? Obriga a dobrar o joelho porque se
    está debaixo do seu teto, e a ficar debaixo de seu pé, porque rasurou uma vida com tormenta?
    O pior é que os “filhos” preferidos que você bota pra tomar conta de outros, são um bando de pervertidos, gananciosos, improdutivos, indolentes, e extremamente ruins.
    Tá aí; explica agora, você mesmo, como é que você, que diz que é Deus, existe?
    Outra coisa, você já tinha um filhinho preferido, desde sempre, não é? O resto então era só ferro e lenha no lombo? É isso? E por que que esses caras que você escolheu pra mandar nos outros não gostam de mulher, por que que eles estoporam e mandam a gente humilhar as mulheres?
    Seu próprio filhinho só gostava de você (“mulher, olha aí o teu filho” — isso é jeito de um filho falar com a mãe? — quer dizer que ela era só uma chocadeira?), ou afinal ele era você mesmo?
    Os tempos estão aí, tá na hora de você se explicar pra nós.
    Sabe por quê? Porque somos seus filhos, e temos assim nosso direito, não pretendemos viver como escravos e vigiados e amargurados e torturados por seus vigias.
    Não respondeu. Perdeu a fala.

  8. não a mesma sabedoria que fez um Leo falante..he..he
    mas voce não é a cobra do paraiso que incita os homens contra Deus ou é ? Bom então eu acho que isto realmente é possivel….sssssssssss!

  9. Você por acaso não seria a jumenta falante de Balaaõ ? Seria ?
    Hahaha.

  10. Coisa pra se pensar esta estória do Adeus ilusão.
    Muito legal faz a gente pensar um pouco.

  11. Eu gosto muito deste texto do Despindo mito.
    Me faz pensar que talves Deus seja uma tartaruga eterna onde põe seus ovos na praia e tchau nunca mais.
    As crias que se virem o resto da vida desde qeu nasce correndo pro mar.

  12. “nascem” errei na concordânci

  13. Deus não te abandona só o milagre de voce ainda esta vivo já confirma isso, mas não espere que ele faça o seu trabalho.

  14. Prezado amigo desconhecido adeus-ilusão
    Gostaria de estar dialogando com alguma referencia se voce puder se indentificar.
    Apesar de muito equivocado nos ensinamentos biblicos eu entendo os seus sentimentos e vejo sinceridade nas suas palavras deacordo com o seu entendimento divino.
    Voce tem toda razão para não acreditar neste deus que voce imaginou ou absorveu de outros homens tavez mais ignorantes do que voce mesmo, eu tambem nunca irei acreditar neste seu deus porque ele só existe na sua cabeça e no seu coração.
    o Deus que eu acredito esta muito acima das mesquinharias humanas, tudo que vem dele é amor mas só quem já aprendeu a reconhecer o verdadeiro amor consegue, ter noção do que é Deus. Pois querer entende-lo na integra seria muita pretenção pois estamos limitados pela materia e Deus esta muito alem dela, o homem esta para Deus, assim como um inseto esta para um homem, chegará o tempo que ambos falarão a mesma lingua, mas vai demorar alguns bilhões de anos que não são nada diante da eternidade que Deus da para suas crianças espirituais crescerem.
    É comprensivel que voce não consiga ter uma entendimento mais justo de Deus, pois o seu corpo torna o seu espirito incensivel para sentir coisas espirituais fora da materia, ele é como uma luva que inibi a sua sensibilidade para pegar certas coisas, com essa grosseira luva voce perde o tato espiritual, e se quizer recuperara-lo voce deverá trabalhar exaustivamente até desgastar esta luva recuperando sua sensibilidade espiritual.
    Ironico dizer que voce sendo um espirito, não consegue reconhecer a si próprio e insensatamente por não reconhecer Deus diz que ele não existe, bom se ele não existe o lógico seria voce tambem não existir, mas se voce existe e tem um proposito na sua vida, ele tambem existe e tambem tem um grande proposito na sua vida.
    Se voce se julga uma criação do nada, deveria ser um ser inlógico, com pernas de tamanhos diferentes e plantadas na sua cabeça, olhos debaixo dos seus pés,sentiria dor ao comer ,fazer sexo,defecar, falar espirrar, não dormiria, não teria sonhos estaria sempre infeliz, moraria num mundo sem luz, pouca comida , pouco ar,muito mais doenças que saude, não teria companhia de seres amistosos é amigão se voce tem mais que isso é porque Deus existe e te deu tudo isso e mais um pouco, então por favor : Seja um pouquinho mais grato e menos arrogante.
    “Cresça e Apareça” e saia do anonimato
    tudo de bom !

  15. se o anjo deu protegeu a jumenta é por que ela era mais digna de conhecer a Deus que o homem balaão, desta forma mais uma vez com grande pezar que eu informo que a profecia se cumprira ” Os ultimos serão os primeiros” mais que burrice! de novo, heim ? leo ?

  16. Hum agora acredita nesses contos de cobra e jumenta, mas eles não são da parte “má” da bíblia Vanderlei ?
    Não caia em contradição hahaha.

  17. bom dia
    ACREDITAR não mais quiz dizer que muitas vezes o homem se rebaixa a um nivel abaixo dos animais e isso é burrice, muitas vezes os animais fazem coisas bem acima do nivel humano, por isso essa profecia pode sim se cumprir.

  18. Somos todos animais Vanderlei, primatas muito espertos só isso hahaha.
    Essa é a graça saber disso.

  19. aonde esta a esperteza de furar a fila que leva ao nosso próprio sofrimento ? e auto-destruição humana?
    se voce se acha esperto continue assim então.

  20. Ué Vanderlei é a Seleção Natural como eu já disse os dinos duraram muito mais do nós e eles não rezavam para um pai invisível no céu hahaha.

  21. http://www.educacional.com.br/reportagens/biodiversidade/ várias espécies animais aparecem e desaparecem a bilhões de anos, uma hora será a nossa vez mais cedo ou mais tarde, nós podemos adiar mas evitar eu acho muito pouco provável.
    É muita arrogância e orgulho pensar que somos o propósito do universo.

  22. chegamos a um concenso eu concordo com voce
    então pare de pensar assim!
    porque eu não acho que somos os unicos ,nem os mais sabios , nem os melhores.

  23. vanderlei

    Mas a idéia religiosa até da existencia do deus é que o homem seja o centro de tudo, quando a verdade, não é assim…

    Ña história da vida, somos uma poerinha, nos 13,5 bilhões do universo e também muito pouco nos 3,5 bi da terra…..o homem moderno tem menos de 1 milhão de anos….

  24. o problema da ignorancia arrogante é querer fazer um deus igual a imagem semelhante do homem

  25. Ou se achar os filhos queridos dele entre bilhões de outros seres vivos, se achar o único a evoluir.

  26. se forem cegos que nem voce e tambem nao conseguirem ver os miklhoes de criaturas evoluindo ao lado deles ai eu concordo com voce.

  27. mas se voce acha que existe criaturas em evolução parabens de ateu para evangélico e agora para espirita é voce tem razão a evolução existe eu acredito tambem nisto

  28. Mas a unica motivação da evolução é passar os genes adiante, os nossos egoístas genes.

  29. o unico objetivo da evolução é passar o seu espirito adiante , mas ele deve ta preso por um imã no seu corpo, quando é arrancado pela morte na primeira chance voltsa pois é atraido pelas suas afinidades materiais passando de mestre da materia a um escravo da materia, assim como um viciado que respeita uma planta de maconha e despreza tudo inclusive a si mesmo.

  30. Então isso ocorre até com os vírus mesmo eles não sendo “seres vivos” hahaha.

  31. http://evolucionismo.org/profiles/blogs/charada-o-que-nao-vive-mas não estão vivos mas passam os genes hahaha.

  32. Isso é complicado né Vanderlei um deus esperar bilhões de anos, para depois se revelar a menos de 2 mil, oh preguiça.
    Cadê os espíritos dos dinos ?
    Por isso entraram em extinção ficaram espiritualmente perfeitos ?
    Os homens de neandertal também ascenderam a uma nova era de entendimento espiritual ?
    Quanta arrogância pensar que tudo isso foi feito para você não é mesmo ?

  33. até os seres inferiores, evoluem só fica na estagnação seres inteligentes usando seu livre arbitrio e voce?

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: