O Povo Adora Ser Enganado? Da “Salvação” Religiosa aos Espíritos, Super-Poderes e Falácias Sobrenaturais

Não sai da moda, as pseudociências e mentiras do imaginário popular. De tão impregnadas no dia-a-dia, não nos causa mais admiração, estupefação. Mitos, superstições, contos religiosos, folclore, todos frutos  férteis do imaginário,  que nos vem à tona irresponsavelmente sugeridos como sérios, confundindo mentes frágeis, despreparadas para diferenciar as fantasias impossíveis da realidade plausível.

Com qual das “falácias” vocês se afinam? Há tantas de tão variada natureza, porém com a mesma essência de portar os super-poderes ou mágicas além do alcance humano comum! Que tal novelas  filmes espíritas, mostrando um mundo etéreo em tom de branco e azul? Vida depois da morte? Curas espirituais? Operações do outro mundo? Vai querer um pouco de Esoterismo? Leituras de Auras, de mãos, videntes, força de cristais, energia de pirâmide? Então, vai de abdução ou sexo com ET?

Ah! E um tarô, cai bem?Búzios, cigana vidente? Acertei? Tem mais! Telepatia, levitação, astrologia, horóscopo, mau-olhado, rabdomancia, profecias de Nostradamus, quiromancia, numerologia. Já ouviram falar nestas bobagens? Suponho que sim para quase a totalidade!

Porque estas práticas estão no nosso dia-a-dia, nos jornais, revistas, novelas, filmes. Invadem nossa vida, puxando-nos para a imbecilidade! Vendo umas reportagens na revista Veja de 15/09/2010, sobre alusão ao espiritismo me fez constatar o quanto somos bombardeados por mitos medievais. Pelo menos tem um relato do James Randi, na mesma reportagem, sobre o fundo de U$ 1.000.000,00 para quem provar qualquer tese mirabolante sobrenatural.Até agora ninguém ganhou o prêmio. Um fato ocorrido em 1988, ocorreu-me, que traduz por si, o quanto as pessoas gostam de “magia” e poderes!

Em 1988, jornais revistas e estações de rádio e TV começaram a divulgar uma notícia:

CARLOS : Em Breve na Austrália!

Aqueles que o viram, jamais esquecerão. O jovem brilhante vai perdendo o pulso até a fronteira da morte. De repente, como uma explosão, o pulso acelera mais rápido e forte que antes! A força vital invade novamente seu corpo, mas a entidade no corpo não é mais o jovem José Luiz Alvarez, de 19 anos, ceramista que enfeita com sua arte, casa de milionários americanos. Seu corpo fora invadido por “Carlos”, uma alma antiga de conhecimento e inspiração. A canalização de outro espírito tornou-o um fenômeno, a figura dominante da Nova Era. segundo um crítico cético: “É o primeiro e único caso de um canalizador que mostra provas físicas tangíveis de mudança misteriosa na fisiologia humana”. Depois de 170 destas pequenas mortes, “Carlos” deu ordens para visitar a Austrália, “a antiga Terra nova”, para uma revelação especial. Carlos já previu que em 1988, muitas catástrofes assolarão o mundo, dois importante líderes morrerão, e no fim do ano, os australianos verão o nascimento de uma estrela que mudará os rumos da vida futura da Terra”

Então alardearam pelos meios de comunicação sobre a vida de José Alvarez. Um jovem que sofreu um acidente, om 17 anos, que depois de recuperado não era mais o mesmo. Dele saía uma voz diferente! Procurou um psiquiatra que  constatou que José estava “canalizando” uma entidade chamada Carlos, quando aquele entra em estado de quase morte. Descobriu que “Carlos” era um espírito desencarnado de 2.000 anos, que invadiu há tempo na Venezuela, em 1900 um corpo de outa pessoa que morreu precocemente aos 12 anos de queda de cavalo. Alvarez foi localizado por Carlos, por um cristal de poder e o confere poderes da sabedoria das eras.

Com estas apresentações, vinha uma propaganda das apresentações de José em Nova York, teatro na Broadway, entrevista á radio WOOP, para comprovar do suposto fenômeno americano da Nova Era.Um artigo de Jornal da Flórida dizia: “NOTA DE TEATRO: prorrogação da apesentação de “Carlos” por pedidos. De um trecho de guia de TV: ” A ENTIDADE CARLOS: Esse estudo revela os fatos por trás de uma das personalidades mais populares e controversas da atualidade”.

Nem precisa dizer que de cara já foi um sucesso. Chegaram a Sydney, José e seu empresário em primeira classe, limusine, ocupando as melhores suítes da cidade. José deu entrevista, vigoroso, dominador, instruído, trajado com um medalhão dourado. Todos os canais de TV queriam Alvarez.No Today show foram entrevistados pelo apresentador George Negrus, que fez algumas perguntas céticas e racionais, sensibilizando-os. Então eles lançaram maldições contra o inquiridor. O empresário encharcou-o com um copo d’água, fazendo a maior baixaria .No dia seguinte, manchete de primeira página: “Explosão na TV:Água contra Negrus”, gerando polêmica com comentários populares de que haveria maldições! Quando um cético demonstrou que a pulsação de Alvarez era um engodo, afinal, pode-se quase para-la colocando uma bola de borracha na axila apertando-a, ele simplesmente terminou a entrevista, ofendido! Veio uma apresentação no Teatro Dramátido da òpera de Sydney, que estava lotado. A multidão eufórica, extasiada esperando o show. Entrada franca para se afastar fraude, fez a demonstração de quase morte, pulso parado! Aparentemente perto da morte! Ruídos guturais, platéia emocionada, admirada, quando o corpo adquiriu a força novamente, radiante, altivo, mas fluindo humanismo, espiritualidade, era o “Carlos”. As pessoas entrevistadas após o show , confessaram comoção e encantamento.Um sucesso Total!

No dia seguinte, produtores do “Sixty Minutes” revelava que o caso “Carlos”, que fizera tanto sucesso, não passava de uma brincadeira do começo ao fim! Acharam interessante a idéia de criar um personagem, guru, curandeiro da fé, para enganar o público, convidando o criador, o famoso mágico e cético James Randi. Tudo foi ensaiado, a baixaria na TV, foi para atrair a mídia. O jovem Alvarez foi treinado. O mais incrível é que as pessoas não aceitaram que era realmente uma fraude pregada em peça. Diziam que o “Carlos” era verdadeiro e que sabia quase tudo do guru e que acreditavam nele! O mais engraçado é que James Randi inventou até a cidade onde ele nasceu, num estado que não tinha este distrito, era apenas uma maneira de provar a mentirinha! Tudo foi inventado, criado, forjado e o povo sem querer aceitar a verdade!

 

Este relato comprova que mentes são influenciadas. Como é fácil enganar o público. As pessoas são propensas a seguir algo, adoram o sobrenatural. Se este personagem permanecessem mais um pouco, poderia até trazer curas milagrosas como as que vemos nas sessões espíritas e nas igrejas. Ele venderia àgua benta, lágrimas santas engarrafadas, óleo sagrado, cristais de poder e se tornaria rico. Apareceriam vários depoimentos de “graças” alcançadas. Mesmo que ele apenas fizesse o seu “truque”, sem as curas, pessoas sentiriam-se melhor assistindo ao espetáculo, que é o efeito placebo provocado na quase totalidade dos que tem fé. Podem melhorar, se dizerem curadas, momentaneamente, mas não se curam definitivamente. A esperança pode até liberar substâncias, que efetivamente causem algum bem ao paciente, mas curar deliberadamente a todos, não é possível. O fato de funcionar para um, dentre milhões, não significa que o benefício da “aleatoriedade”, ou bem-estar irá funcionar como mágica!

Será que não existe um “Carlos” enganando você neste momento? Ou tem outro nome? Jesus, André Luiz, Xico Xavier? O homem do “Rá!”, do óleo do suvaco da cobra?

Anúncios

58 Respostas

  1. Fizeram até um versão nacional, a operação bola de cristal que não teve essa dimensão.

    Saracura, você já teve acesso ao vídeo? Já fiz uma verdadeira peregrinação e não achei nada! hahaha!

  2. Talvez essas coisas nunca deixem de existir porque a cada minuto nasce um tolo.

    O link do vídeo do James Randi falando sobre a fraude é esse:

    Tem legendas em português.

  3. A explicação para tanta atenção que se presta para todas essas histórias metafísicas delirantes é, na minha opinião, simples. Tentar entender a realidade sob uma ótica estritamente científica é MUITO mais difícil do que acreditar em mitos. Para se tornar um cientista deve-se dedicar muitos anos de estudo árduo, familiarizar-se com modelos matemáticos complexos a fim de descrever o comportamento do mundo físico, nenhum cientista leva em consideração deuses e espíritos em seus experimentos. No entanto, para se acreditar em mitos, qual o pré-requisito?? Ser estúpido e ignorante o suficiente para tanto, apenas isso. Por isso as igrejas estão sempre lotadas e qualquer seminário intelectual sempre vazio. Acreditar é mais fácil que pensar, eis o motivo de existir tantos crentes, como uma praga, e tão poucos pensadores.

  4. Dhiogo,
    Rapaz tenho muita curiosidade em vê-lo e comentá-lo, esta tolice imaginária!

    Fabio Paiva
    Será que o povo gosta de ser tolo? Assim se desvia de certas responsabilidades, como os problemas da humanidade!

    Vikernes,
    Imagino que a facilidade, a preguiça é um fator, também sugiro que carência afetiva e o sonho de ter um super-herói e para desviar dos problemas de nossa responsabilidade. È muito mais fácil dotar esses “deuses” e gurus para que eles resolvam os problemas, diante da fragilidade da vida…alguns usam por pura maldade em ser indiferente ao real, que é muito custoso à mente, exige sacrifícios.

  5. e o pior de tudo isso é q cobra não tem suvaco.

    e se vc , q passou 10 anos na faculdade de biologia pra saber disso, relembra esse fato para o crentes eles te chamam de ateu arrogante e “cientificista”.

    :D

  6. Tudo isso acontece porque a vivacidade do saber é embotada e somos espremidos e sufocados para a manutenção do conluio e nababo das fábricas de pederastas-parasitas da Sociedade. Quando se chega à 5a. série escolar a mentalidade de cada um de nós já está praticamente detonada, somos adestrados a afundar em fantasias desconexas estúpidas. Exemplo: Apareceu um desenho animado (acho que na década de 90) um tal de sapobobo; nesse desenho (o pior que já colocado na TV) o um sapo escroto olha pra árvore e tá lá uma televisão e já ligada ele só fica vendo; e assim sucessivamente. Exatamente como nós somos ‘ensinados’ a ‘esperar’ bençãos,milagres, etc. Onde está o gravíssimo problema? Na total falta de instrução sobre tempo pra fazer uma coisa, sobre sequencias de operações para conseguir um resultado, etc. Somos doutrinados a ser vagabundos, a pegar as coisas feitas, a tomar e usurpar o que não temos condições de fazer. Somos enfaixados como os bonitinhos mimados, e ao invés de evoluirmos psicologicamente sermos afundados da infância para o estado de ameba (desculpe ameba). Não somos instruídos sobre reciprocidade, e somos detonados para sermos interesseiros, e como “aprender a viver” nos é dado afinal de tudo, o “tocar o foda-se”.
    Por isso é que jogaram fora, caçoaram, nas próprias secretarias de educação, nas próprias universidades, quando foi apresentado o suporte-lógico mais simples da matemática. Mas os que nos formatam assim, viram o valor do que estava sendo apresentado. E o que fizeram? Meteram a mão na cara dura, se valendo dos cargos preenchidos pelos canalhas acoluinhados; e foram acabando com a sociedade mais rápido ainda, arrebentando a cabeça das pessoas sem se importar mais com escrúpulo algum. Ficaram pirados de vez. Estavam diante da realidade de que não tem mais jeito de continuar a farsa que mantêm corroendo nosso viver social. Por isso insisto, façam por seus amigos, os garotos e as garotas, presenteiem-nos exatamente com o que os pulhas não queriam que chegasse às mãos deles. O modo de gerenciarem conhecimentos para se tornarem eficazes produtores de benefícios civis. A dica já foi dada aqui, acho que essa é a quarta vez. Tá na quota já. Façam o que precisa ser feito, pois estamos em desvantagem séria; a canalhice espalha besteira à torto e à direita e em quantidade de avalanche; só temos o que fazer o que cada um de nós que tem consciência sabe. Dispor as ferramentas eficientes, aos que sabemos que vão aproveitar. Agradeço tudo que fizemos até aqui. Agora vou começar um outro empreendimento.

  7. Saracura,

    infelizmente, a educação científica é muito deficiente e isso contribui bastante. Na escolas, muitas vezes o professor ensina física, química, biologia, mas não explica talvez o mais importante: o que é ciência. O aluno muitas vezes sai da escola sem saber que ciência também é um modo de pensar. Como disse o físico americano Richard Feynman: “A ciência é um modo de são se deixar fazer de bobo”.

    Então vem a homeopatia, a astrologia, a porcaria da cura quântica e outras bobagens, usando palavreado com termos científicos, e encontra uma cabeça desarmada e preguiçosa, que não tem o costume de verificar a veracidade do que lhe dizem e aí, já era.

  8. Pelo menos, de vez em quando a mídia abre um espaçozinho pra alguém se pronunciar contra alguma besteira dessas, como o Dráuzio Varella.

  9. Você viu no Bule Voador falando sobre O Segredo ?

    o vídeo fala exatamente sobre isso, essa exploração usando momentos de fraqueza ou ganância.

  10. dipirona é uma planta ?

  11. Não é uma planta. Mas é obtida a partir de uma: o salgueiro.

  12. Com tanta idiotice nos jornais e revistas, estou até tendo dificuldade de mostrar ciência ao meu filho. Há sempre perguntas sobre este lixo sobrenatural que ele tem ouvido falar como sendo verdadeiro.

    a enganação ocorre em diferentes frentes. Estou pensando em mostrar mais realidade diária que nos engana, pela sanha da ganância capitalista. As vezes a enganação é institucional, aceita….

    Se no real é assim, imagine nos mitos imaginários, criados para arruinar as nossa conquistas científicas, nos levando ao pensar medieval, onde a ciência era ‘jovem’..

  13. Talvez essas coisas não deixem de existir porque uma inteligencia superior com uma visão no bem comum e universal, se manifeste na vida de alguem.
    Tenhão fé que um dia na hora certa da colheita , isto tambem acontecerá com voces, pois a lei do progresso é para todos soberana.

    Enquanto sua hora não chegar fique só com este testemunnho real e verdadeiro:
    de ATEU A ESPIRITA !
    Um amigo Japones( Takita) ateu e amante do deus da riqueza bebida e da boa vida.
    Um dia sua sobrinha real ( e não a que o deus ateu do Barros queria amputar seus pezinhos)….caiu de uma grande altura e morreu, sua mãe ficou inconsolada, e se culpava por achar que tinha descuidado da filha.
    Então convidou o meu amigo japones para ir até Uberaba pois acreditava que o médium Chico Xavier” pudesse lhe passar uma mensagem da sua filhinha.
    Bom conforme o depoimento do meu amigo ateu, ele considerava aquilo um grande “mico” de SP a MG atras de ilusões. Com vergonha não contaram a ninguem onde iam nem porque iam.
    Chegando la a noite, encontraram um enorme salão lotado de pessoas, então se dirigiram aos recepcionistas dizendo precisarem falar com Chico Xavier, Mas antes que pudessem mencionar o motivo pelo qual vieram, o homem disse:
    “Todas estas pessoas estão ai sentadas a horas querendo falar com o chico, não se interessando pelo caso particular deles, mandou que sentassem e aguardassem.
    Depois de horas de espera alguem disse tem uma mulher fulana de tal ai ? O meu amigo ateu ficou muito espantado ao ouvir o nome completo da sua irmã sendo pronuciado em alta vóz considerando que não tinham se apresentado e nem conversado com ninguem a respeito do que estavam fazendo ali na quele centro espirita.
    O chico disse a sua irmã sua filha fulana de tal estava la e encontra-se na companhia de uma vó fulana de tal, descrevendo seu complicados nome japones.
    Ela diz para que a senhora não se sinta culpada pela sua morte que foi um acidente que ela esta muito bem ao lado da sua querida vó fulana de tal.
    A mãe ficou muito emocionada e o meu amigo ateu, surpreso, tentando encontrar uma explicação atéia.
    Não conformado com a história ao retornar foi conferir com os mais velhos da familia se o pré supósto espirito da vó da menina ja tinho sido mesmo um real parente da familia, e ficou mais admirado quando foi informado, que sim isso era verdade, que aquela pessoa ja a muitos anos falecida era uma parente antepassada da sua sobrinha.
    Diante destes fatos reais, foi assim que o meu amigo deixou de ser um incrédulo ateu e passou a ser um crente espirita.
    E quem tiver ouvidos para ouvir isso , que ouça então!

    tudo de bom!

  14. Evidências anedóticas Vanderlei?

  15. Vanderley,

    Sua história infantil pode ser inventada, até com personagens que cospem fogo, ET, dragões, porque é só mais uma falácia envolvendo a mentira espiritual.

    Até a presente data todas as aparições foram mentiras. Ninguém voltou da morte em forma de voz, espírito.Mas você pode inventar uma porcaria qualquer e assim querer enganar os BOBÕES, esquizofrêncios, tapados, coitados, crentes, mas a nós é necessáiro um pouquinho mais que uma bobagem infantil clássica!

    Eu ri disto, como uma piada, depois entendi que você queria levar a sério a historinha…..perdoe-me…nem sempre estamos preparados para a idiotice nova!

  16. PREZADO ATEU SARACURA

    É a caracteristica moral de um crente ser sincero e verdadeiro, sem interesses em agradar quem quer que seja com mentiras e bajulações (vulgo babar ovos).
    Pois faz parte da nossa moral cristã, apresentarmos um Deus verdadeiro e não a nossa própria vontade, baseada em teorias do achismo pessoal.
    Por isso seguimos o mesmo exemplo de Jesus dando testemunho da verdade que voces por pré-conceitos enraizados e mera vaidades pessoais não aceitam essa verdade, que generosamente e graciosamente os libertaria da escravidão materialista, vejo que voces não tiveram ouvidos para verdade. Então pode ser que venhão a ter para os conselhos da dor apresentando a voces, sua amiga sabedoria.
    A historia é Real os personagem são reais, o sobrenome Takita é um real ex-ateu muito bom e muito meu amigo .
    Mas orgulho, narcisismo, prepotencia,arrogancia, babações de ovos, pré-conceitos enraizados numa opinião já formada, “criação do clube da verdade irônicamente chamado de “desilusão”, desrespeito as crenças aleias, difamação, disvirtuação tudo isso caracterizam a moral de ateus como voces.
    Então meu amigo quem planta descrença não colhe Fé, quem planta mentiras não pode colher verdades, pois pela justa lei, cada um colhe na vida aquilo que planta.
    Então continue plantando até o dia que suas sementes amadurecerem e estiverem prontas para colheitas, seus frutos serão a recompensa pelo seu trabalho e o que não for util e bom sera jogado no fogo da transformação para que não venha contaminar mais ninguem deixando de ser daninho passando então a ser util ao grande propósito do bem comum e universal, isto faz algum sentido para voce? ou voce só ficou sentido,com minhas sinceras palavras?

    tudo de bom!

  17. antes que eu me esqueça:
    Sim! perdoar 70×7 faz parte da nossa moral cristã, por isso voce esta perdoado, mas vai e não volte a pecar mais , para que males pior do que a ignorancia venhão te acontecer. ..he…he…he!
    Mas já que não esta preparado para idiotices novas, tem todo o direito e razão sufiiente para poder continuar acreditando nas suas idiotices antigas e ja tão tradicionais mesmo. Parabens por sua visão de vida tão sabia!

    tudo de bom de novo!

  18. Ei Doug!…. sou eu!
    A onde tá tu ? que não deu mais a cara?
    Assim os trolls crente vãos acabar morrendo de fome, ou terão que aprender a sobreviverem de piadas atéias…he..he..he!

  19. Vanderlei,

    A humanidade progrediu. Não mais se vê “almas” sem que se mostre as provas. Antigamente era assim, existiam demônios, bichos de duas cabeças, cobras que falavam, jumentas que pensavam. Hoje é diferente! Há pessoas, mesmo que m inoria que consegue perceber mentiras, quando inventadas..

    Sua historieta, não me convence…eu posso contar melhores, de gente que descobriu o charlantanismo dos que viam espiritos….ocorreu comigo mesmo….

    Mas é assim! Depois de embrenhados na lama da ignorância, não se deseja ter a dignidade de aceitar que foi idiota! Não..preferem convencer todos de que a idiotice é verdade, por achar que isso avilta, humilha!

    É o que vemos por aqui! Não se admite que tem algo podre nestes mitos, mesmo sabendo que de cara não existem provas desse bobeira!

  20. Vanderlei com os contatos certos você consegue qualquer informação sobre certas pessoas, é fácil não viu o exemplo da quebra do sigilo fiscal que aconteceu recentemente ?
    Olha o caso desse pastor ele usava o orkut hahaha, para o Chico deveria ser muito fácil pois as pessoas confiavam vários segredos a ele sobre parentes e amigos por exemplo.
    Olha só um exemplo pelo seu IP o endereço do seu computador podemos te achar, e informações sobre a sua familia e seria um milagre aleluia !!! Hahaha.

  21. É isso Leo…tinha visto..muito legal…ha!ha!

    dhiogo,
    o vídeo da operação bola de cristal..

  22. Vanderlei eu não entendo como você respeita os outros impondo o seu deus a força ?
    Nós aqui não vendemos o ateísmo, só deixamos claro que divindades são delírios hehehe.

  23. Saracura, essa série de matérias foi muito boa. Pena que o Fantástico está fazendo exatamente o contrário, aproveitando o filão de Chico Xavier.

    Vanderlei, complementando o que o Leonardo te falou dá uma olhada nesse vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=6ciw4eErxME

  24. Dhiogo,

    Sim, rapaz!O desmacaramento do Popoff…legal..tem o do james hydrick…..um bando de enganadores..

  25. Senhores voces estão confundindo sttive martin com chico xavier na parabola cinematografica “Fé de Mais cheira mal”
    eu to falando da vida real de pessoas reais mais voces não querem acreditar não é mesmo? Tudo bem pois ateu só crê em ateu, só visita blog ateu, só recebe babação de ovos de ateus, são alguns peixinhos dentro do aquario brigando pra ver quem é o maior, bom tem o dono do aquario, mas ele tambem resolveu morar dentro do aquario.
    sim voces se merecem mesmo.
    Ficaram cegos e resolveram seguir outros cegos ..então cada um tem o que faz por merecer.
    sds

  26. Vanderlei o mesmo Chico que disse que havia cidades e florestas em Marte ?
    Hahaha.

  27. Vanderlei eu não entendo como você respeita os outros impondo o seu deus a força ?
    que poder ou autoridade eu tenho para impor minha crença pessoal, quando o bom senso me manda ser humilde e pensar na possibilidade de estar equivocado.
    Assim como voces apenas defendo o meu ponto de vistas,mas deixo uma porta aberta para dulvidas e para novas idéias e raciocinios é dessa forma que minha opinião ja passou por varias fases, portanto o que penso hoje podera sofrer mundanças a amanhã pois acredito na evolução do ser.

  28. saracura
    Eu não sou um mentiroso, minha história é verdadeira os personagens são verdadeiros e voce?

  29. o chico esta certo mesmo existe vida em todo o universo mas é necessario ter olhos para se ver.
    joão batista:” Deus pode fazer de pedras novos filhos” eu acho que a milenios atras ele ja sabia o que significa dizer “evolução” mas ironicamente atualmente ainda tem gente que não sabe e não consegue entender e nem se preocupa com isso, por isso dizem sim eu sei que uma pedra é só um mineral, voce aprendeu isso sozinho ou foi algum brilhante ciêntista que te ensinou? Confiou na ciência materialista e ficou limitado por ela, é justo.

  30. Defina evolução, Vanderlei.

  31. “que poder ou autoridade eu tenho para impor minha crença pessoal, quando o bom senso me manda ser humilde e pensar na possibilidade de estar equivocado”
    Ai seu bom senso falha miseravelmente, evoce volta a ser arrogande, se recusando a encarar os fatos que vão contra seu desejo de acreditar em fantasias e se acreditando dono da verdade…

    Aí voce acha que só porque voce quer, os personagens de um livro primitivo, com mitologia plagiada de outros povos, passam a ser reais, mesmo não havendo evidencias historicas ou arqueológicas das merdas escritas lá.

    Mas existem muitas evidencias, postadas aqui e covardemente ignoradas por voce, que apontam para o plagio dos personagens da biblia a partir de mitos tomados de outros povos…

  32. Mas Vanderlei a vida a qual o Chico se refere é uma com florestas, mares e uma grande população de seres fisícos pois eles comem.
    http://www.espirito.org.br/portal/artigos/jose-coelho/vida-em-marte.html

    Os seres que habitam os diferentes mundos têm corpos semelhantes aos nossos?

    A que os Espíritos respondem:

    “Sem dúvida possuem corpo, porque é preciso que o Espírito esteja revestido de matéria para agir sobre a matéria. Porém, esse corpo é mais ou menos material, de acordo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos. E é isso que diferencia os mundos que devem percorrer; porque há muitas moradas na casa de nosso Pai e, portanto, muitos graus (…)”.

    =========

    Vanderlei por que então não defende outros deuses ?

  33. Mais um do James Randi

  34. Prestem muita atenção na parte 2 e 3.
    Na 3 por exemplo explica que só quem “acredita e aceita’ pode ser hipnotizado as pessoas realmente escolhem serem enganadas hahaha, só para lembrar “hipnose” é uma sugestão aceita.

  35. prezado Fabio

    entendo como evolução:
    a justa caminhada por mérito próprios do atomo ao anjo, sem falar das infinitas criações e criaturas ainda desconhecidas pela minha ignorância.
    sds

  36. Coitadas das esponjas marinhas http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI163889-17770,00-DESCOBERTO+O+FOSSIL+ANIMAL+MAIS+ANTIGO+DO+MUNDO.html 650 milhões de evolução e ainda não são anjos hahaha.
    Imagine nós então hahaha.

  37. Quer dizer que os anjos vieram dos átomos? Sei…

    O átomo é composto de partes menores (prótons, nêutrons, elétrons). Como elas entram nessa interpretação?

  38. Tudo tem origem na mesma coisa e caminham para um unico “GRANDE PROPÓSITO COMUM E UNIVERSAL”

    portanto não há injustiças tanto o Leo quanto a esponja ocupam o lugar na escala de evolução a qual ja trabalharam para atingir o Leo acima da esponja acima do elétron e milhões de criaturas desconhecidas muito acima dos dois.
    a grande justiça é que todos sairam do mesmo lugar e tambem chegaram no mesmo lugar, contudo primeiros serão os ultimos e ultimos sertão os primeiros pois:
    Orgulhosos serão rebaixados e humildes serão elevados.

    sds

  39. Tá vendo Fábio pela visão do Vanderlei os dinos ou viraram anjos ou foram “rebaixados” hahaha.

  40. ou evoluiram e reencarnaram como leonardo…he…he

  41. Oh falta de argumento é fogo hahaha.

  42. Vanderlei, e quanto às partes constituintes dos átomos? há evolução de uma para a outra?

    Próton vira elétron que vira nêutron ou é uma sequência diferente? Ou cada uma é um ponto de início de evolução?

  43. tudo é energia , materia espiritos

  44. Hahaha Fábio resumindo ele não sabe e só vai dizer isso tudo é energia hahaha.

  45. o dono da verdade é voce!

  46. Eu não sou o dono da verdade Vanderlei mas o que é enrolação não me afeta hahaha.

  47. POBRE ANIVERSARIANTE.

    Um dia, um homem se encontrava na noite de natal, em uma pequena cidade, quando viu uma casa ricamente enfeitada, toda iluminada, observando esta bela casa pela janela, ele viu que havia uma grande árvore muito bonita, toda enfeitada com milhares de lâmpadas; a árvore tinha em sua base muitos pacotes de presentes, em torno da mesma, muitas pessoas bebiam e comiam ao som de alegres músicas, todos estavam muito alegres e felizes. Do lado de fora desta mesma casa, havia um garoto sentado no primeiro degrau da escada que havia em frente à casa, pelo seus trajes se via que era muito pobre. O homem se aproxima do garoto, notou que ele estava muito triste, seu semblante era de alguém que fora abandonado, o homem se aproxima, senta-se a seu lado, pega em sua mão e diz.
    —Como está, filho? Você parece estar muito triste.
    —Sim estou muito triste! Porque toda essa tristeza? Tudo hoje é alegria, é dia de natal, hoje se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Nesta data, todos nós devemos estar alegres, outra coisa todos estão festejando, porque não foi também em alguma festa.
    —Bem que gostaria, mas não fui convidado por ninguém.
    —Menino, diga-me seu nome e te apresentarei ao dono desta casa, eu o conheço e você poderá participar desta bonita festa.
    –Não adianta dizer meu nome,
    –Porque não adianta dizer seu nome?
    –Porque todas as pessoas desta casa me conhecem a longo tempo e muito bem, sabem também que faço aniversario hoje, não só elas, mas todos desta cidade, todos deste estado, todos deste país e muitas outras pessoas deste planeta, até o senhor me conhece, o homem pensativo abaixa a cabeça, muito envergonhado, diz
    —Sim garoto! Acho que você tem razão não adianta mesmo dizer seu nome!

    Esta crônica foi extraída do livro, Crônicas, indagações e teorias. Autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.
    http://pauloluizmendonca.judblog.com

    NOITE DE NATAL

    Natal é noite feliz
    É o que todo mundo diz
    Nesta comemoração.
    Nem todos têm alegria
    Em alguns a tristeza estaria
    Ferindo seu coração.

    Quem tem amigos distantes
    Ou quem tem a vida errante
    No natal não tem tal calma
    Quando o sino bate a noite
    Recebe no ouvido um açoite
    Que fere dentro da alma.

    Eu que vivo assim sofrendo
    Com o coração remoendo
    Nas tristezas que vai e vem.
    Com o pensamento errante
    Procuro por Cristo distante
    Indo parar em Belém.

    RECORDAÇÃO DO NATAL

    Em uma triste noite fria
    Escuridão alucinante,
    Parei fiquei em silêncio
    Ouvindo o sino bater
    Em uma capela distante.

    O sino que repicava
    Enviando no ar um sinal.
    Fiquei triste neste momento
    Veio-me logo na mente
    Recordações do natal.

    Sozinho onde eu estava
    Bem longe dos entes queridos
    Nesta hora eu me encontrava
    Solitário neste mundo
    Todos já tinham partido.

    Estas poesias foram extraídas do livro Crônicas Indagações e Teorias, autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.

  48. Deus, o mistério.

    Existe em um lugar qualquer do nosso planeta, uma caixa hermeticamente fechada. Esta caixa esta imóvel não tem nenhum odor, não há nada que a identifique. Muitos humanos passaram a observar, andaram a sua volta, a examinaram, chegando até tocar com as mãos, mas nada puderam perceber, era impossível saber seu conteúdo era e é um grande mistério, mas algum esperto teve uma idéia maravilhosa e disse; Deus o nosso criador esta nesta caixa, após dizer isso passou a descrever como seria este Deus, ele é onipotente, bondoso e justo, nós somos a sua imagem, ele foi o criador do universo. Foi assim que começou a primeira religião monoteísta.
    Como o negocio foi ficando muito lucrativo, apareceram outros adotando a mesma idéia e assim foi proliferando todo tipo de crença. A caixa continua lá no mesmo lugar e muito bem fechada como sempre esteve. Aquele pseudo conhecimento de Deus foi se alastrando por todo planeta, cada um dando sua versão de acordo com seus interesses, mas até o dia de hoje a caixa não foi aberta tudo que se fala, sem nenhuma duvida são suposições, pois o mistério continua, ninguém pode dizer que já o desvendaram, acredito que nunca será desvendado, passam gerações e gerações, e o mistério continua a desafiar nossa imaginação Tudo que é pregado pelas religiões são somente suposições nada pode ser provado até hoje.
    Não pensem que sou ateu, nada disso apenas tenho um cérebro para pensar, para raciocinar. E qualquer explicação que não tenha coerência, não posso aceitar como verdade. Penso que deve haver um criador de todo este misterioso universo, mas este misterioso criador não precisa ser necessariamente divino pode ser um criador sem dotes celestiais, isso não lhe tiraria os méritos diante de tamanha construção.
    Sei muito bem que minhas palavras não irão mudar nada na humanidade, pois isso já esta enraizado na mente humana não há como mudar. Gostaria que pelo menos as pessoas usassem mais o potencial maravilhoso dos seus cérebros, refletissem com mais clareza, deixando com isso de ajudar muitos espertos a montarem verdadeiros impérios de poder em nome deste Deus que continua fechado na caixa misteriosa.

    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

  49. DE JESUS CRISTO AO COMPUTADOR>

    Voltando aos primórdios da era cristã, em uma simples estrebaria, nascia um menino de família muito pobre. Segundo as escrituras do velho testamento Deus iria enviar um messias o qual viria ao mundo com a missão de salvar a humanidade. A história tem muitas vertentes, mas se convencionou apontar este menino o qual recebera o nome de Jesus como sendo o salvador prometido. Depois de mais ou menos trinta anos, este mesmo menino reaparece agora já um homem e da inicio a uma peregrinação pela palestina.
    Jesus um homem muito inteligente, inteligência esta, a qual diferenciava muito das pessoas da época, Jesus tendo o dom da palavra, sendo bastante convincente iniciou arregimentando algumas pessoas para segui-lo, os quais passaram a ser posteriormente chamados de apóstolos. Jesus seguiu por uns anos a arrastar multidões as quais o ouviam atentamente. Suas parábolas mexiam muito com o sentimento do povo, para eles um homem falando em igualdade, em amar o próximo como a ti mesmo, para eles era novidade, pois naquele tempo se praticava a escravidão a qual era uma coisa normal. Ao mesmo tempo as quais suas parábolas agradavam alguns, desagradavam outros e assim começou a polêmica. O movimento relacionado a Jesus começou a se expandir, e o poder dominante da época via aquilo como uma afronta, um risco para eles.
    O poder dominante cometeu um erro levando o messias para o sacrifício acabou o transformando em um mártir, a partir daí o movimento que no inicio era bastante tímido acabou tomando um movimento gigantesco o qual continuou crescendo. O nome de Jesus e suas pregações foram bons, por um lado, mudou bastante o comportamento da humanidade, mas por outro lado abriu caminho para os aproveitadores que passaram a usar seu nome indevidamente. Em seu nome foram cometidas muitas atrocidades principalmente na idade média com a criação da santa inquisição, em seu nome foram proliferando vários seguimentos religiosos, em seu nome houve também muitas lutas e guerras sempre cada um puxando a brasa para sua sardinha. Na verdade transformando seu nome em um produto para ser comercializado.
    Os séculos foram passando, as coisas, acontecendo o progresso foi se expandindo até chegar a nossa era, ou seja, século vinte um, era do radio da televisão e do computador.
    Os aproveitadores os quais no passado não tinham meios de comunicação tão eficientes como hoje, tinham dificuldades de expandir seus negócios, mas hoje a coisa agigantou-se. Com o advento do radio e da televisão a coisa tomou proporções descomunais. A exploração do nome de Jesus está ás beiras da calamidade pública. Os aproveitadores conseguem através do radio e da televisão enganar tão bem os adeptos que não se pode pensar em tentar orientá-los para a compreensão do que é religião ou exploração, a lavagem cerebral é tão bem elaborada que as pessoas ficam completamente cegas.
    Diante desta cegueira não conseguem ver ou raciocinar de uma maneira clara, ficam completamente dominadas sem poder de reação, transformando-se em verdadeiros escravos.
    Com isso, os aproveitadores conseguem montar verdadeiros impérios de poder. Ganham dinheiro com tanta facilidade, chegam até a fazer inveja a muitas multinacionais. O pior de tudo e que no Brasil o qual é o país dos impostos, impostos estes todos exorbitantes, mas para as igrejas não há nenhum imposto a arrecadação e livre, tudo é lucro, sendo assim nem o governo consegue impedir esta espécie de comercio explicito. Pode parecer estranho o estado não se manifestar, mas não é nada estranho é que o governo é conivente porque estes movimentos religiosos transformam o povo em conformados e esperançosos, sendo assim este povo que espera as benesses das igrejas deixam o governo em paz.

    Paulo Luiz Mendonça autor do livro Crônicas, indagações e teorias.
    http://pauloluizmendonca.judblog.com

  50. JUSTIÇA A TODOS.
    Esta crônica não está de maneira nenhuma se relacionando pejorativamente a nenhuma entidade religiosa
    Ela somente terá a incumbência de abrir nossos olhos para as injustiças cometidas por nós seres humanos, principalmente nós cristãos.
    Em primeiro lugar, falamos de Jesus Cristo, um homem sábio, muito evoluído e audacioso para sua época. Seus feitos foram extraordinários, seus ensinamentos foram sem duvida muito significativo. Suas parábolas trouxeram mudanças profundas na nossa maneira de viver. Segundo relatos, foram feitos por ele centenas de milagres, isso ninguém discute são fatos reais os quais são relatados no novo testamento. Agora vamos fazer um paralelo, uma comparação entre Jesus e outros homens de grande talento que surgiram na terra. Por exemplo, enquanto Jesus fez centenas de milagres salvando pessoas as beiras da morte ou com grandes dificuldades. Alexandre Fleming salvou milhares, e milhares de seres humanos da morte certa com a descoberta da penicilina. Pessoas com infecções sem esperança de cura passaram a serem salvas, e a penicilina abriu caminho para outros antibióticos os quais continuam salvando seres por todo planeta terra. Podemos falar também de Luiz Pasteur, que através de suas pesquisas descobriu a vacina anti-rábica. Através desta descoberta, milhares e milhares de seres foram salvos da morte certa e muito dolorosa. Enquanto Jesus salvou centenas de paralíticos, Sabin descobriu a vacina contra a paralisia infantil, com isso salvou milhares e milhares de crianças a se tornarem paralíticas. Alem destes há também Osvaldo cruz, Vital Brasil, Robert Koch descobridor do bacilo da tuberculose e muitos outros médicos e cientistas pesquisadores os quais dedicaram suas vidas na luta contra as varias doenças que assolavam nosso planeta.
    Há também filósofos, educadores e muitos outros nomes importantes no desenvolvimento intelectual da espécie humana.
    Vamos agora, ao porque de toda essa explanação. Está no fato de o nome de Jesus ser amplamente divulgado, não só divulgado, mas vergonhosamente explorado, e estes outros grandes homens também super importantes, seus nomes caíram completamente no esquecimento.
    É fácil de entender a mídia não se preocupa em divulgar os nomes destes homens, porque esta divulgação não gera lucros e o capitalismo vive de lucros quanto mais lucro melhor.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.

  51. Jesus o nome mais explorado.
    Neste nosso mundo, principalmente no Brasil que estou mais familiarizado por ser meu país, a exploração corre solta em todos os setores. Exploram os pais as mães, os namorados, os avôs e as crianças. Todos eles têm o seu dia os quais foram criados pelo comercio consumista, deste consumismo ninguém escapa, todos nós entramos nessa onda não tem escapatória. Isso que foi dito é uma referência somente sobre nós seres humanos. Há também a exploração muito desumana dos animais nas grandes fazendas, Vi em uma reportagem na telinha da t.v. que uma vaca premiada deu em um só dia oitenta ou noventa litros de leite, vejam! Uma vaca para dar esta quantidade de leite em um dia, ela não é mais uma vaca comum é uma máquina de fazer leite isso a meu ver é desumanidade. Esta coitada come o dia todo as melhores rações, todas elas balanceadas e em grandes quantidades, seu úbere cresce tanto que ela mal pode andar. Todos sabem, somos inteligentes e os animais não, portanto eles nos pertencem, mas não vamos exagerar, vamos ser um pouco mais humanos, Nas granjas é a mesma coisa as galinhas poedeiras ficam em uma gaiola onde mal podem se virar vive ali só comendo e botando, isso também é desumanidade. Não é só vacas e galinhas, Há também outros animais submetidos a estes grandes e desumanos sofrimentos.
    Enumerei ai alguns seres submetidos a exploração, mas há um nome em especial, este sem nenhuma sombra de duvida é o mais explorado de todos. Os mais observadores já devem saber a quem estou me referindo. Este nome é Jesus, alguém discorda de mim? Creio que não, todos sabem que Jesus tem um nome muito querido e muito importante ele é usado em todo lugar onde alguém deseja explorar a boa fé do povo. Ele está sendo usado no natal para esquentar o comercio, dizem que as festas e presentes no natal são para comemorar o aniversario de Jesus, mas neste dia o aniversariante nem sequer é lembrado isso é pura exploração do comercio. Na páscoa é a mesma coisa, estamos comemorando a ressurreição de Jesus, balela! Estão é fazendo grandes festas e sempre consumindo muito chocolate. De Cristo ninguém se lembra. Falamos agora do lugar onde Jesus é ainda mais explorado, isto esta acontecendo em muitos templos religiosos. Deixo bem claro não é em todos os templos, existem sempre as raras e honrosas exceções, mas qualquer pessoa com um pouco de raciocínio lógico percebe logo quais estou me referindo. O nome de Jesus é muito poderoso, ele ajuda na formação de grandes impérios. Ajuda na formação de riquezas incalculáveis, enfim ajuda á qualquer ser humano inescrupuloso a se enriquecer a custa das pessoas com pouco discernimento. Estas pessoas levadas pela fé não conseguem distinguir o que é certo ou errado, não tendo esta facilidade de saber se estão sendo enganadas ou não fica difícil. Diante deste quadro os aproveitadores deitam e rolam.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas, indagações e teorias.
    http://pauloluizmendonca.judblog.co

  52. Prosperidade.

    Procurando prosperidade em igrejas evangélicas: Deixem disso, prosperidade tem que ser conseguida por nossos próprios esforços, temos que estudar com afinco, procurar aprender uma profissão, batalhar e, sobretudo levantar cedo, Pois Deus ajuda quem cedo madruga. Subornar Deus com dinheiro dado as igreja para ter prosperidade, isso é um absurdo, Acho que podemos até chamar isso de estelionato contra o criador, Ora deixemos Deus em paz cuidando dos incapacitados, das criancinhas indefesas, dos idosos abandonados, os fortes e cheios de saúde tem que se virar por si próprio, mãos a obra minha gente, mais uma vez digo deixem Deus em paz.

    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

  53. Hipocrisia dos falsos religiosos.

    Fico perplexo em ver as pessoas acharem que Deus não tem inteligência, porque penso isso. As pessoas são maldosas, egoístas, maledicentes e hipócritas. Não tratam seus semelhantes como a ti mesmo, nem sabem o que é isso. No entanto quando se encontram em dificuldades tanto financeira como com problemas de saúde, vão aos templos que oferecem milagres de baciada, e com a maior cara de pau tentam comprar com dinheiro dado as igrejas a atenção de Deus, para lhes socorrerem dos males que estão sofrendo. Ora Deus tem uma inteligência muito avançada e não irá ajudar quem não merece. Se Deus tiver que ajudar algum de seus filhos naturalmente ira ajudar aqueles que têm uma vida regrada, aqueles que são puros de coração os falsos não adianta irem com dinheiro comprar a salvação. Se desejarem salvação o caminho não é este, o caminho é mudar a conduta, o procedimento e a maneira de viver, ai sim Deus poderá pensar no assunto.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.
    http://pauloluizmendonca.judblog.com

    RETORNO DE JESUS.

    Existe uma crença cristã, segundo interpretação dos relatos da bíblia sagrada, que diz: Jesus Cristo retornará pela segunda vez aqui na terra. Sendo assim, baseados nestes relatos, todos cristãos, estarão esperando ansiosos pela sua volta. Eu tenho ouvido alguns evangélicos dizerem: “O divino mestre voltará ao nosso planeta em grande esplendor” segundo meu modo de pensar, se ele voltar da maneira como dizem, será muito fácil, até os religiosos não cristãos irão reconhecê-lo. Mas, eu acredito, quando ele voltar a terra será muito difícil seu reconhecimento. Porque quando isso acontecer, ele não voltará como alguém cheio de gloria e esplendor. Isto nunca acontecerá. Na minha concepção, Jesus aparecerá disfarçado, poderá ser de muitas formas. Eu tenho plena convicção, se ele aparecer como um líder religioso haverá uma grande ciumeira entre os outros lideres da mesma crença, eles o verão como um perigoso concorrente. Sendo assim, todos lideres irão atacá-lo com a maliciosa intenção de denegri-lo e destruir sua reputação, fazendo-o cair no esquecimento. Se ele retornar como um homem pobre, simples sem nenhuma expressão de destaque, ele não terá a oportunidade de divulgar as suas sagradas palavras e fatalmente cairá no ridículo e também no mais completo esquecimento. Digo mais: Talvez Jesus já tenha voltado em tempos passados e nós não o tenhamos reconhecido. Isto é bem possível já ter acontecido. Tenho esperança que: quando ele voltar, todos os cristãos com o espírito de humildade o reconheçam. Penso eu que será muito difícil porque nos seres humanos, somos muito egoístas para reconhecer valor em outro semelhante. Sendo assim, Jesus, poderá aparecer varias e varias vazes e ninguém reconhecê-lo, isto é bem possível acontecer. Se Jesus um dia no futuro voltar a terra, e ninguém reconhecê-lo, nós estaremos agindo da mesma maneira dos judeus que não o reconheceram como filho de Deus, porque naturalmente eles estavam esperando-o em berço de ouro e com grande esplendor. Para surpresa de todos, humildemente ele nasceu em uma simples estrebaria na região da palestina. Sendo assim, temos que observar com responsabilidade, atenção e muito cuidado com todos os nossos semelhantes ou Jesus passará em frente aos nossos olhos e nós não conseguiremos vê-lo, nem reconhecê-lo, desta maneira, nós estaremos esperando-o para sempre. Por isso não se iludam, os que pensam que ele voltará em esplendor. Se tomarmos por base sua grandiosa inteligência, ele voltará sim, mas com um surpreendente disfarce, ele só será reconhecido por aqueles que têm pureza de coração, e humildade, segundo meu ponto de vista será bem pouco.
    Esta crônica foi extraída do livro, Crônicas, indagações e teorias. Autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.

  54. Sr. Paulo,
    Obrigado pelas crônicas. Nós temos dúvidas sobre a existência histórica desse Jesus e seus milagres. Não cremos em “força superior”, nem que ela interfira na nossa vida sexual.

    O Natal inventado tanto o dia, quanto a felicidade imposta não é época de paz, nem alegria. É só um dia comemorado pelos religiosos, sem nada mudar.

    Entre Jesus e os cientistas listado acima, fico com estes que trouxeram a inovação e salvação pelas descobertas científicas.

  55. Se Deus existisse ,ele seria o cara mais falso e sonso do qual ja escutei comentarios,veja só,numa hora ele é catolico,outra evangelico e de vez enquanto tem umas saidas misteriosas com iemanja.

    As vezes vejo a busca do povo cristao por Jesus Cristo,como, uma falta de objetivo e uma limitaçao.Sao pessoas que nao questionam e sao muito conformadas.Todos os inventos da humanidade sao frutos do questionamento.

    Deus é uma caixa preta sem nenhuma gravaçao. Templo é dinheiro.

    O mais rentavel mesmo, é vender oleo de suvaco de cobra.

  56. 3. A FACE “CAPETALISTA” DO PROTESTANTISMO

    Apesar de muitos definirem o protestantismo, no Brasil, como alguma coisa messiânica ou uma profecia consumada, o pano de fundo dessa corrente religiosa esconde a voracidade do imperialismo ianque (Estados Unidos e Grã-Bretanha), em transculturar os povos de credos diferentes. Quanto mais esses dois países inculcarem nas demais nações o espírito protestante, maior será o número de “igualados” a se identificarem e absorverem a ideologia ianque. Noutras palavras: cada elemento que se “converte”, consciente ou inconscientemente, “é um esterco que está adubando a erva daninha semeada por esse império internacionalista”. E o pior: as criaturas manipuladas não se dão conta de que estão servindo de vetor de propagação para uma peste mundial. Durante a ditadura militar, entidades como o IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática) teriam recebido milhões de dólares para investir na manipulação da consciência nacional, tendo como principal agente as seitas oriundas dos Estados Unidos.
    Ao longo desse período totalitário, bastava surgir uma liderança popular, progressista, para que a mesma fosse enquadrada na Lei de Segurança Nacional. Se o trabalho de conscientização fosse pregado no campo, o crime seria tipificado de: “Incitação a camponeses”. Igual punição não era aplicada a padres e/ou pastores que usurpavam e encabrestavam seus sequazes. Óbvio, ao sistema opressor, é utilíssimo alguém que o ajude a controlar a massa subjugada, porém, é por demais pernicioso e ameaçador quem tentar retirar as amarras da mesma.
    Organicamente, a hierarquia dentro das facções evangélicas, embora informalmente, reproduz, de certo modo, a pirâmide verificada nos quartéis. Ou por que não dizer: a estrutura do estrato social. Numa corporação militar, o posto, o qual ninguém gostaria de exercê-lo, seria o de recruta. Entretanto, como pessoas pobres mal escoladas não têm muitas opções, a função de soldado acaba sendo atraída pela ralé, até por uma questão de sobrevivência desta. Uma vez constituída a base, de suas proporções suscitam as graduações verticalmente superiores. Exemplo: para cada efetivo de 100 praças, urge a
    necessidade de 8 cabos, 4 sargentos 2 tenentes e assim sucessivamente. Como sargento e tenente (acesso ao oficialato) já detêm cargo de mando, o ingresso a ambos não exige a via-crucis pela qual deve passar um recruta. A seleção dos dois é feita mais pela via intelectual do que pelo tirocínio penoso. Pois presume-se serem seus postulantes mais bem qualificados; perfil abundante nas classes sociais mais aquinhoadas.
    Assim sendo, por vezes, a vitória ou derrota de uma batalha depende mais da versão dada por aqueles que têm vez e voz – os graduados – e menos das baixas de um lado e outro. Apesar de ser o soldado o combatente que prova das agruras do front.
    Nas seitas protestantes, igualmente, à medida que a comunidade, inicialmente composta pela escória, incha, vai-se tornando uma clientela atrativa para as mais diversas corjas de exploradores (numa relação presa/predador): ícones da mídia, vendedores de motivos religiosos, cantores, escritores, políticos inescrupulosos etc. De tal modo que, investir numa comunidade cativa é um negócio, até então, seguro; graças à fidelidade imposta pelo pastor às suas ovelhas a tudo que diz respeito à doutrina apregoada. Só para ilustrar, um caso típico: alguém tentou a vida como “cantor mundano”, mas não logrou êxito. Então, ele se converte em um cantor evangélico. Suas probabilidades de sucesso passam a ser imensas, já que o mesmo vai vender sua pandorga (música chula) a uma clientela que considera divino tudo o que sai da boca daquele “canteiro”. Esse método de recrutar clientes, “isolando-os” do mundo (marketing fechado), é aplicado
    por empresas como a estadunidense AMWAY.
    A propósito, em período eleitoral, os candidatos investem maciçamente, aliciando os pastores, pois subentende-se que os templos evangélicos ainda são currais eleitorais, cujo cabresto está na mão do seu dirigente espiritual. E isso parece ter um fundo de verdade, porque se não houvesse o retorno esperado, o político não iria aplicar seu dinheiro em vão. E para reforçarem o “recado divino”, os reverendos ainda invocam Mateus 7:6 “Irmãos, não dêem vossas pérolas aos porcos; povo santo deve votar somente em candidatos revelados por Deus!” Tamanha incoerência peculiar aos hipócritas mais descarados! Percebendo se tratar de uma exploração politiqueira em nome de Deus, o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça-STJ, Nilson Naves, em entrevista, sugeriu que o parlamento criasse um instrumento legal capaz de frear a enxurrada de pastores ao poder político, em detrimento das outras lideranças da sociedade civil desprovidas de uma máquina de manipulação dessa ordem. -Ora, se creio em um Deus onipotente, por que eu tenho de recorrer a recursos mundanos (como dinheiro, política, medicamentos, guarda-costas) para solucionar os meus simplórios problemas existenciais?! É uma forma indireta de negar a fé professada. Isso seria como afirmar: eu resido em um conjunto de 4 unidades habitacionais – não moro na residência 1 nem na 2 nem na 4 – por exclusão habito na casa 3. Ou por inclusão direta: resido na moradia 3! O caso anterior de fé de araque é análoga à de um certo papa, quando encenou enfrentar a gripe espalhola:
    “Porque, para a maioria das pessoas, uma epidemia ou seja, o surto de uma doença infecciosa era um castigo divino, que vinha diretamente do céu ou, quem sabe, do inferno. Por isso, no auge da epidemia da peste, o papa Clemente VI conclamou os fiéis de toda parte a pedir clemência em Roma. Acredita-se que 1,2 milhão de peregrinos tenham atendido ao pedido, informa o epidemiologista Afonso Dinis Costa Passos, professor da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. Mas, no meio do caminho, nove em cada dez pessoas caíram mortos. Quem chegou em Roma, por sua vez, não viu o papa, que preferiu ficar encarcerado, com medo de se transformar em mais uma vítima.”
    A exemplo das casernas, a imagem próspera e positiva dos “convertidos” passa a ser publicamente impingida como algo comum ao rebanho inteiro. Por quê? Porque os membros que têm vez e voz de falar em nome da congregação são os privilegiados , os quais vivem de usurpar a “receita” arrancada da base majoritária e cega. Vale ressaltar que tais figuras notáveis são por demais bem vindas à comunidade e, muitas vezes, até mesmo cooptadas pelas lideranças. Haja vista que, se por uma lado elas sugam os seus pares, por outro, as mesmas servem de garotos-propaganda à seita. Há situações também, quando as ovelhas inferiores aparecem dando testemunhos, porém, não raramente, são pagas para isso.
    Atualmente, com a onda da Doutrina da Prosperidade (JE$U$ é REAL, Templo é Dinheiro, Pequenas Igrejas Grandes Negócios, JE$U$ com CIFRÃO), sempre que surge um segmento significativo dentro da sociedade, logo aparece um heresiarca (fundador de seita falsa) para criar uma igreja capaz de arrebanhar e explorar o filão de mercado representado por aqueles dizimistas, em potencial, ainda sem rebanho. Para alguns estudiosos, tal prática protestante seria uma herança da Igreja Católica; consta que São Benedito e Nossa Senhora Aparecida teriam sido “pintados” de preto para que a comunidade negra se sentisse representada dentro do catolicismo e assim se debandassem dos ritos candomblecistas/umbandistas. Os métodos para arrancar dízimos e ofertas dos cativos da fé são os mais diversos: carnês mensais, depósito em conta corrente, campanhas arrecadatórias para um determinado fim etc. Na maioria dessas igrejas, no ato de catar o dízimo, o pregador põe um cântico relaxante, deixando o ofertante em estado de entrega total. Em outros templos, o missionário submete os fiéis a constrangimento: “Apresente sua oferta ao Senhor Jesus, irmão!” E todos são obrigados a exibir à assembléia o valor do dízimo a ser ofertado. Essa tática tem como objetivo induzir uma competição entre os doadores; ninguém quer ser visto como um ofertante mesquinho, claro! A contrapartida: aquisição de terreno no céu, recebimento de uma graça especial, promessa de ficar milionário (somente àqueles que se despojarem de todos os seus bens em prol da igreja). O contra-censo: a venda de indulgências, por parte da igreja católica, foi um dos pretextos que levou Martinho Lutero a promover o racha contra o domínio papal ou Reforma, como ficou conhecida. Agora vimos as seitas de Lutero cometendo os mesmos erros. Então vem-nos a indagação: o cisma dos protestantes foi para moralizar ou para abocanhar o rico “mercado” outrora monopolizado pela igreja romana?
    Durante o 2º semestre de 2.005, a Câmara Federal esteve envolta por CPI’s, com fins de apurar casos de roubalheiras sem precedentes, na história da República, cujos protagonistas foram os próprios pares daquela Cada Legislativa que tinham como comparsas alguns empresários inescrupulosos. Aproveitando aquela “cortina de fumaça”, nos aeroportos, pastores-políticos também foram flagrados atravessando muitos malotes abarrotados de dinheiro, eventualmente, resultante da coleta de dízimo. O que entre os deputados ficou conhecido por MENSAMALÃO, à versão pastoral da aludida gatunagem deu-se o nome de DIZIMÃO DE GRUDE. Por ser o dízimo isento de comprovação de procedência, a cada dia crescem mais as suspeitas de que muitas seitas estariam servindo de lavanderia para as finanças do crime organizado.
    Em conversa reservada com um pregador membro da minha família, ele me confidenciou que nada melhor para incrementar a colheita de dízimo como uma profecia catastrófica. Se na noite anterior a mídia divulga uma matéria apocalíptica, nos dias seguintes, temendo serem atingidos pela praga prenunciada, os “irmãos” escancaram as suas carteiras e derramam grana abundantemente na sacolinha da coleta, talvez uma tentativa de comprar a custódia de Deus. Ele me falou, ainda, que soube tirar o máximo de proveito do BUG do milênio, pane que acometeria todos os computadores na virada do milênio. Eis que o meu parente de mente fértil deu uma significação satânica e escatológica à sigla BUG (Beast Undercover God) = Deus Disfarçado de Besta (fera), isso deixou seus asseclas em polvorosa. Nada a ver com o significado de bug em inglês: percevejo, inseto etc. Agora o meu familiar prodigioso está aterrorizando os seus lacaios, valendo-se do Verichip: um microcircuito digital que introduzido na região subcutânea, contendo dados da pessoa portadora, pode servir ao governo como controle logístico da população. “Sangue de Jesus, irmãos, isso já é própria Besta 666!” Alerta o pregoeiro espertalhão. Uma piada assim é tão ridícula quanto a explicação demonológica apresentada por um “bispo” da Igreja Universal, para o tsunami ou onda gigante que avassalou o sul da Ásia, em 26/12/2004, cujo número de mortos deve ter superado a casa dos 300.000. No dia seguinte à catástrofe, em um programa matutino da TV Difusora, profetizou o apóstolo iurdiano: “Meus irmãos, maremotos de tamanha magnitude são causados por um ‘encosto’ habitante das profundezas oceânicas!” -Santa manipulação! Cá pensei comigo: opa, o que tal nós, humanos, capturarmos esse monstro fortíssimo e utilizarmo-lo para mover as nossas turbinas, nas centrais hidrelétricas?! Seria o fim da crise energética mundial! Durante a programação, eram exibidos flashes de “obreiros”, sob o comando de um pastor, varrendo a escadaria da “catedral da fé” da Igreja Universal em São Luís-MA, uma imitação burlesca à lavagem das escadarias da catedral do Senhor do Bonfim em Salvador-BA. Na ocasião, o “bispo” fez questão de enfatizar que o banho utilizado pelos “obreiros” era composto de sete ingredientes, e que fora preparado por uma “ex-mãe-de-encostos” ou Mãe-Cida. O programa humorístico, Casseta e Planeta da Rede Globo, que se cuide!
    Por conta do crescente número de lésbicas e gays dentre as populações, surgem seitas da estirpe: Sinos de Belém, cujo dogma é o homossexualismo, já conta com 120 templos. E as igrejas: Adventistas Gays, Igreja Comunitária Metropolitana (fundada pelo pastor Luís Fernando Pereira Guarupe), Outras Ovelhas (do pastor homossexual, Victor Soto Orellana) a Gays de Cristo, Igreja Acalanto, Comunidade Cristã Nova Esperança e outras seitas antinomistas (sem ética cristã). Nesses picadeiros, truques conseguidos à base de hipnose e auto-segestão chegam a impressionar os incautos: é ação do Espírito Santo, segundo os taumaturgos (milagreiros de araque), expulsão de demônios etc.
    Aliás, recentemente, tivemos a oportunidade de assistir a um bizarro show de hipnose. A reportagem exibida pelo Fantástico da Rede Globo, mostrando a “façanha” do pastor, Marcos Pereira da Silva (da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, apóstata da legítima Assembléia de Deus), no Presídio de Benfinca-RJ, em 31/05/2.004. Aos olhos de um fanático, aquela patarata foi uma verdadeira Armagedon (as mãos do Espírito Santo agindo contra Satanás). Todavia, a uma pessoa racional, o acontecido ali nada mais foi que uma demonstração de hipnose coletiva; prática bastante explorada, em programas de TV, por padre Quevedo, Uri Gueller, pelo hipnólogo Fábio Fuentes etc. Meras emboscadas para arrancar dízimos de otários.
    No caso dos amotinados cariocas, o operador (o pastor) contou com um aliado poderoso: o fato de os presidiários estarem mais de 3 dias sem comer. É fato comprovado: a abstinência alimentar, por períodos longos (o famoso jejum como preparação para o fiel receber o “espírito santo”), constitui a receita básica das seitas, durante os trabalhos de lavagem cerebral em seus seguidores. Trata-se de um fenômeno humanamente explicável: quando estamos com muita fome, o nível de glicemia (açúcar) cai drasticamente, em nossa massa sangüínea. Carente de açúcar, o cérebro fica “desenergizado” e muito vulnerável a sugestões, alucinações, comandos externos etc. Ademais, na cadeia, os presos estão em um ambiente por demais hostil e assombrado: psicologicamante eles vivem em permanente estado crítico (borderline). Nessas ocasiões, a equipe de psicólogos prefere vestir as cores branca ou azul (por serem desaceleradoras). Os detentos drogados, em geral, resistem ao processo de hipnose, pois a droga (em sua maioria) é uma bloqueadora mental, dificultando a recepção das sugestões emitidas pelo hipnotizador.
    – Mas a hipnose só não ocorre quando o paciente ou sugestionável permite?!
    – Sim, isso é uma verdade. Porém, cumpre lembrar: pessoas acabrunhadas e fragilizadas não têm poder de escolha, não resistem; suas mentes estão quase sempre permissivas e desorganizadas, sobretudo, quando a chave ou engodo do processo persuasivo é o nome de Jesus (um socorro universalmente invocado em caso de desespero). Aliás, no seus jogos de sedução, as seitas proselitistas imitam muito bem os urubus: seus agentes procuram ludibriar as pessoas quando estas estão numa situação de “fundo-de-poço”, no auge da angústia, com poucas chances de reagir a uma cilada dos fariseus tentadores. Para um náufrago aflito, até uma galho de espinhos serve de tábua de salvação.
    Onde há facções rivais, num mesmo presídio, o sugestionador deve sugerir a todos um inimigo comum: o DIABO é um ótimo nome. Assim, na luta de todos contra “satã”, os desafetos encarcerados acabam se unindo em prol do mesmo objetivo: derrotar o “diabo”. “Quando a floresta pega fogo, coelho e onça buscam abrigo na mesma moita, e ninguém come ninguém”.
    * Conforme noticiou a imprensa carioca, outros negociadores, como: padres, psicólogos, sociólogos etc., já se haviam oferecido para intermediar o conflito. Mas o secretário da Segurança Pública do Rio de Janeiro e pastor, Anthony Gatinho, alegando “questões de segurança” vetou a todas as cortesias. Mais tarde, ligou ao pastor Marcos Pereira da Silva, que aceitou o convite. Garotinho sabia que, naquelas alturas, um êxito logrado pelo reverendo seria creditado a todo o segmento protestante, do qual ele é parte. Depois de toda a bravata descrita, o que se sabe sobre o pastor “miraculoso” é que a polícia o está investigando para tentar confirmar a suspeita de que o mesmo receberia dinheiro do crime organizado, em contrapartida, Marcos Pereira homiziara bandidos em uma fazenda pertencente a sua seita.
    Entretanto, para um povo que se autoproclama de “santo”, o mais difícil deve ser para explicar os contrastes a seguir:
    *Alemanha, quase 100% protestante. Segundo os ex-goleiro da seleção alemã, Schumacher, 90% dos jovens alemães usam drogas (inclusive os atletas). Ele teve que sair às pressas de sua pátria para não ser assassinado. Além de ser a nação onde se consome mais cerveja no planeta. Quem bebe essa cervejada toda? E em número de racistas e neonazistas só perde para os Estados Unidos! Quantos foram os judeus trucidados, durante a 2ª Guerra Mundial, pela Alemanha, berço do protestantismo?!
    *Holanda, com o mesmo percentual evangélico da vizinha Alemanha: país mais depravado do mundo, família lá é uma instituição extinta. A eutanásia e algumas drogas já foram legitimadas pelo governo, casamento entre homossexuais etc.
    *Estados Unidos, outra potência protestante, responde pelos primeiros lugares em: consumo de drogas, homossexualismo, alcoolismo (2º lugar; 1º Rússia), prostituição, satanismo, heresia, racismo e neonazismo. Além de ser o país que mais perpetra genocídio contra os outros povos para roubá-los e escravizá-los. É a nação que mais investe na produção de armas de destruição em massa.
    *Africa do Sul, 24% de evangélicos, descendentes de holandeses (böers) impuseram um regime segregacionista, crudelíssimo (apartheid), por muitos anos, contra a maioria negra (76%). Inclusive, o médico sul-africano, Wouter Basson, produziu, em laboratório, uma bactéria específica para matar só negros.
    *Inglaterra, outra nação assassina (vide história). A última pesquisa mundial acerca de fé, divulgada pela rede globo, 33% (1/3) da população confessou-se ser atéia. Recordista global.
    * Finlândia, 98% protestante, mas é o país que se destaca no 1º lugar em números de suicídios. E o alcoolismo entre os finlandeses inicia aos 15 anos de idade.

    Quanto ao esfacelamento das seitas, isto pode ser aquilatado sob três aspectos:

    a) A própria palavra seita já significa fragmentada, Reino Dividido, Mt. 12:25 e Lc 11:17, e o termo “satanás”, no hebraico, quer dizer opositor, contestador; e no grego, a palavra “diabo” encerra…”aquele que divide, divisor”.
    b) A saga pelo monopólio de todos os dividendos político-financeiros, por parte da cúpula, do tudo que o rebanho pode render.
    c) Neste estágio de superpolução, o ser humano vive uma profunda crise de identidade; a cada dia UM vai sendo eclipsado pelo anonimato. Em contrapartida, pertencendo a um grupo não muito grande, o sectarista vai sentir sua unicidade menos ofuscada ( talvez para tomar carona na esteira do atendimento personalizado, do kitnet ou noutra forma de auto-afirmação como ente único). Tal escolha do seguidor entra em choque com a gana das lideranças, as quais querem ver sua religião crescer e se expandir indefinidamente. Daí por que o freqüente troca-troca de doutrinas entre os adeptos.
    d) Trata-se da questão do constante “renovar”, na tentativa ilusória de não se tornar obsoleto. Indivíduos partidários desta tendência, em geral, são arrastados por modismos coletivos, em busca de uma Pasárgada (reino fictício de Manoel Bandeira). Eles são panurgistas ou panúrgicos: seguem seus líderes cegamente.
    Isso só nos leva a convir: O PROTESTANTISMO É A VERSÃO CONFESSIONAL DO CAPITALISMO!

  57. What’s up, I read your O Povo Adora Ser Enganado? Da “Salvação” Religiosa aos Espíritos, Super-Poderes e Falácias Sobrenaturais | DeusILUSÃO blog on a regular basis. Your story-telling style is witty, keep up the good work! Domino Qiu Qiu http://feraripoker.com/

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: