O livre-arbítrio (parte 2)

Jesus Cristo, a versão 2.0 do Deus cristão, em vez de esclarecer as coisas e resolver as panes da versão original, só complicou mais ainda com a sua síndrome de Mestre dos Magos. Por exemplo, ele não revogou a lei Mosaica e, ao mesmo tempo, “resumiu” as vontades divinas em dois mandamentos apenas:

1. Amar a Deus sobre todas as coisas;

2. Amar o próximo como a ti mesmo.

Ah, o Barros por lá numa hora dessas!, que eu tinha deixado o safado de saia justa:

— Ô, seu minino, e aquela história de que a lei antiga não vai perder nem um jota ou til antes que passem céus e terras? Como é que eu vou apedrejar uma pessoa sentindo amor por ela como sinto por mim mesmo, hein?

— Bárbaro, digo, Barros, lembre-se de que muitos serão chamados, mas poucos, os escolhidos; e o caminho certo é o caminho estreito, não o largo; e que meu reino não é deste mundo; o dono da casa não sabe a que hora virá o ladrão, nem o Filho sabe, só o Pai. Entendeu?

— Entendi, seu pilantra: tu deve ter fumado todo aquele incenso do Oriente achando que era maconha, não foi?

Mas vê só: mesmo você achando que tudo se resume a apenas essas duas regras básicas, nenhum cristão leva em conta um detalhezinho muito fofo sobre elas: são impossíveis de serem cumpridas.

Hein? Né engraçado? Eu acho. Tu entrou nesse jogo sem querer e agora, pra evitar ser torturado eternamente sem dó nem piedade, vai ter que cumprir duas regras impossíveis de serem cumpridas.

— Amar a Deus é uma tarefa impossível, Barros? Mas eu amo a Deus!

— Tá. E eu sou um vampiro de 400 anos de idade. Viu? Falar é fácil, depois que a gente aprende.

Você pode amar sua mãe, você pode amar sua filha, porque você é  geneticamente programado para isso, mas você não pode amar a Deus, nem se estivesse muito empenhado nisso, e nós dois sabemos que não está. O que você sente por Deus — se é que você sente alguma coisa por Deus — não tem nada a ver com amor. Pode ter a ver com medo, com coação, com babação de ovo, com fingimento, com hipocrisia, com Maria-vai-com-as-outras. Com amor, criança, não.

Você não ama Deus, nem nunca vai amar. Não importa por quanto tempo, por quantas vezes ou pra quantas pessoas você minta o contrário.

E o mandamento diz “sobre todas as coisas” (como se a primeira parte já não fosse impossível sozinha). Acredite em mim: mesmo se — hipoteticamente falando, entenda bem — mesmo se você “amasse” esse Deus, você não seria capaz de amá-lo acima, por exemplo, da sua mãe. Ela, pelo menos, não está planejando nenhuma vingança caso não tenha todo amor que sempre teve por você correspondido.

Você não entende nada de Deus e, se continuar insistindo que cumpre aquele mandamento, vou chegar à conclusão de que não entende nada de amor também.


Anúncios

166 Respostas

  1. Excelente post !!!
    Sempre achei o “livre arbítrio” uma grande piada, pois não consiste em liberdade real, e sim na possibilidade de agumas escolhas disponíveis (como no caso da charge da vaca)
    Magnífico !!!!
    Tomei a liberdade de usar o post “Deus está nú” no meu blog :
    http://leonardo-schunk.blogspot.com/
    Onde tb desfilei minha raiva sobre o maldito “graças a deus” que todo mundo fala para tudo….
    Essa série do livre arbítrio está excelente !!!!
    Permita-me me colocá-la em meu blog tb ?
    Valeu !!!!

  2. Só para complementar, acho que os que amam a deus, só o fazem unicamente por medo, não vejo outra razão para amar alguém que não se faz presente (se existisse claro..hehehe)

    Medo de que as coisas fiquem piores do que já estão….e aí se agarram nesse amor, na esperança de que isso faça com que o “criador” tenha pena dos mesmos e amenize as desgraças em suas vidas…..

  3. Leonardo,

    Acho que é mais complexo um pouco que isso.
    Medo sim, claramente é um fator. Medo da morte, medo da vida…

    Mas tambem tem a necessidade intrinseca do ser humano de encontrar ordem no caos, de ter um sentido na e para a vida. A gente deseja, intimamente, que haja uma razão maior para estarmos aqui, e entra ai o medo de ter uma vida medíocre.

    Mas um dia temos que perceber, shit happens e o universo está pouco se lixando com nossos desejos…

  4. A propósito, Barros, compartilho da opinião do Leonardo a respeito deste post.

    A série toda está muito bacana, parabéns!

  5. Não há como o amor ao próximo sobreviver em um mundo de recursos limitados e de disputa. Embora tenhamos piedade de humanos próximos a nós, dormimos todos os dias enquanto crianças morrem ou são expostas a situações degradantes.

    Nietzsche dizia que o religioso tem prazer em criar regras que nunca ou constantemente será cumprida pela sua necessidade de luta, mesmo que seja consigo mesmo. A inevitável sensação de culpa e o posterior arrependimento é o poder do sacerdote. O triunfo sobre o natural!

  6. “Você pode amar sua mãe, você pode amar sua filha, porque você é geneticamente programado para isso”? Fala isso Suzane Richthofen. Acho que ninguém é programado para amar ninguém, do mesmo jeito que a pessoa pode amar quem ela quiser. Será que Gandhi fez tudo que ele fez por medo de sofrer nas mãos de Deus? Ou que a Madre Teresa de Calcutá foi cuidar de todas aquelas pessoas na Índia porque ela tinha medo de Deus? Por mim, eu acredito que essas pessoas poderiam afirmar com convicção que elas amavam a Deus, o que quer que isso realmente significasse para eles.
    Logicamente que existem muitas pessoas alguns enchem o peito para falar que amam a Deus, que fazem tudo por ele, mas que na verdade temem algum sofrimento posterior, mas não dá para generalizar.

  7. Ou fizeram isso pois o deus deles empunha a força, pois caso não o fizessem teriam um lugar especial para elas no inferno.
    A Madre Teresa vem da mesma formação Católica que diz que camisinha é errado no maior pais infestado pela AIDS pois isso para o deus deles não é certo não mesmo ?

  8. “Você pode amar sua mãe, você pode amar sua filha, porque você é geneticamente programado para isso”? Fala isso pra Suzane Richthofen.

    Entendi seu argumento, mas tente entender o meu também. Quando falo de “programação” é a programação genética refletida em nossos instintos. Metade dos genes de um pai estará nos seus filhos. Quando um pai faz algo por seu filho, está, em tese, fazendo para si mesmo. Mas, como toda programação, é passível de falhas e a Suzane von Richthofen é um exemplo.

    E atente, também, para o tempo verbal que coloquei no meu texto “você pode amar…” não é o mesmo que “você vai amar”…

    E obrigado aí, Samurai, Leonardo, pelos elogios… rsrsrs E, Leonardo, pode republicar os textos sim, e agradeceria muito se colocasse lá o link para o texto original.

  9. Amar o invisível, com um poder invisível, que vai-nos torturar no inerno invinsível, que também dá seu pitaco na vida, invisivelmente, mas quem sofre é nossa “alma” invisível…..

    Éntão em nome do invisível, dá-se algo palpável, dinheiro, força de trabalho, bens e até umas maldades….em nome do deus invisível..

    O mágico invisível nunca aparecerá! Mas o poder invisível dele age na mente fraca, de inteligência invisível…

  10. Não estou dizendo que tudo que a religião católica prega é certo, e assim como você, eu e a Madre Teresa sabemos que ninguém é perfeito, mas acredite ninguém consegue renunciar à sua vida só porque está com medo de ir para o inferno.

    Geralmente as pessoas que tem medo falam muito e fazem pouco, o que não foi o caso dos exemplos.

    Fazer parte de uma igreja ou outra, uma religião ou outra não salva ninguém, o mais importante são os nossos atos e o bem que fazemos ao próximo, não concorda?

  11. “Ou que a Madre Teresa de Calcutá foi cuidar de todas aquelas pessoas na Índia porque ela tinha medo de Deus?”
    Não sei qual era a natureza intima do medo que moveu a Madre Tereza, por exemplo,o que era claro é que ela não queria “desagradar” o deus de sua crença, mas amor ao próximo é que não foi o motivo.

    Se ela amasse realmente a humanidade, não teria incentivado a superpopulação e a miséria.
    A midia não costuma mostras as “casas de caridade” da ordem dessareligiosa fanática, onde os pobres morriam sem assistencia, pois era a vontade de deus…

  12. E sobre Ghandi, o que aparentemente o movia não era religião, mas ideologia. A India lutava para assumir sua identidade e se libertar da opressão britânica.
    Ele foi um “guerrilheiro” que lutou contra o governo vigente com uma extratégia não convencional que se mostrou eficiente no fim das contas! Ponto para ele…

  13. Por isso existe o Humanismo Secular não é mesmo ?
    Onde a motivação é o homem cuidar do homem, pois se for depender de divindades estamos totalmente desamparados.

  14. “Não foi o amor ao próximo que motivou isso”. Não tem como você afirmar isso com certeza, a pessoa largar a vida e sair do conforto da sua casa, para cuidar de um monte de doente por medo? Aí é muito medo! Se fosse para viver na pobreza e no sofrimento é melhor querer logo ir p/ inferno, já que sua vida não é muito diferente disso!

    E porque você acha que ela incentivou a miséria? Por não ter apoiado a camisinha?
    Ela devia acreditar que não era a melhor maneira, e não estou dizendo que concordo com ela, mas há de convir que ela fez muito mais que eu você juntos.

    Então, se você diz que é por medo, tomara que tenha muitas pessoas com medo no mundo, que vai ter muita gente para cuidar das pessoas necessitadas que a gente faz questão de fingir que não vê

  15. O que movia Ghandi não era exatamente a religião tanto que criticou coisas do hinduismo como o sistema de castas, mas ele nunca deixou de acreditar na existência de Deus, e sempre apoiou da idéia de um estado que acreditasse em Deus.

    Vai ver que foi por medo de Deus que libertou a Índia sem levantar nenhuma arma.

  16. Mas o medo não é um motivo não é mesmo ?
    Você quer fazer o que é certo por vontade própria ou ser coagido para tal ?

  17. E por amor a deus Hitler quis limpar o mundo dos judeus.

  18. Mateus 19

    21 – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.

    ==========
    É caridade com interesse.

  19. Humanismo Secular – motivação do homem cuidar do homem, não é tão diferente de amar ao próximo como a si mesmo.
    Acho que a gente não está falando línguas tão diferentes no final das contas

  20. Hitler fez isso porque ele quis, ou você acha que ele matou judeus como medo de ir para o inferno?

  21. Mateus 19 – o que você entende que seja esse tesouro no céu? Você acha que isso quer dizer? Acha que quer dizer que a pessoa vai ter um fazendão no céu.

    Tesouro sempre está relacionado ao estado de espírito

    Eu conheci alguns franciscanos, que cuidam de pessoas doentes, dependem da caridade das pessoas para sobreviver, dormem com dois lencois e chama isso de cama, quando perguntei para eles se arrependiam da escolha eles afirmam com convicção que não! O tesouro que eles ganham é saber que essa é uma maneira de renunciar a eles mesmos e mudar o mundo!
    Alguns são coagidos, outros fazem por escolha. Os que são coagidos não são sinceros, e se fazem por medo, então não entenderam o que realmente estava querendo ser dito.

    Cuidado com esse fanatismo ateísta(o que é um tanto ironico), e não generalize as coisas.

    Mas depois eu continuo que agora tenho que trabalhar, mas confesso que é um prazer discutir com vocês.

  22. Ué mas Jesus não chamou os judeus de filhos do diabo ?

    João 8

    44 – Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

    ===========
    Mesmo pregando o “amor” Jesus sempre foi intolerante,

    João 3

    18 – Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

    ======
    Funciona sim na base do medo a fé.
    E sim eles esperam ter um lugar no céu.

  23. Não concordo com o argumento apresentado no texto pq Deus nos dá sim o livre arbítrio de poder escolher o nosso próprio destino e nosso próprio caminho. Deus não diz pra vc o que vc tem q fazer ou isso ou aquilo. É cada qual que faz o que lhe parece correto. Isso sim é o verdadeiro propósito de Deus, o verdadeiro livre arbítrio pq Deus não interfere nas escolhas humanas. Mas todos nós vamos prestar contas dos ossos atos. É disso que os ateus morrem de medo não é? Vc não pode fazer o mal e ficar impune. Pode até ficar impune nessa vida, mas terá uma outa pra prestar contas dos seus atos.

  24. Deus não quer que ninguém se perca, ele só quer ver quem é merecedor da vida eterna e quem não é. E para ganhar a vida éterna é muito fácil, basta seguir Jesus Cristo e aceitá-lo como seu Salvador. Não sei aonde vocês se perdem para não entender algo tão simples. Deus não é injusto ele deixou tudo explicado; só não segue quem não quer.

  25. Quem ñ sabe o que era essa mádi teresa? E quem não sabe o que foi feito com várias famílias criando essa agonia deseperada dentro das casas? Tráfico e Religião — Pederastia e venda de órgãos de infantes.
    Devem calar a boca os que falam de Suzanne pois qualquer um hoje sabe como as máfias de ‘proteção’ das famílias fazem para comover bairros inteiros, usando as mais espúrias armadilhas, os mais esquisitos assassinatos. E ghandi só serviu para manter um povo antes brilhante em um um povo adestrado como colônia na mão de safados, que mantém a India entupida de fantasias covardes, que esmaga em miséria toda uma nação grandiosa.

  26. prezado Barros

    continua apoiado neste argumentos que nem voce mesmo acredita, então:

    O CUMULO DA HIPOCRISIA !

    É querer enganar a si mesmo com mentiras e falsidades, apenas para ter argumentos para continuar acreditando em suas próprias mentiras.
    assim voce tenta construir uma “verdade” falando mentiras……é engraçado…..é ironico…..mas tambem é degradante.

    Mas a sua limitação justifica seus falsos entendimentos.
    abraço

  27. Um exemplo de livre-árbitro violado na bíblia foi quando Jeová diz ter endurecido o coração do faraó hehehe.

  28. II Tessalonicenses 2

    11 – E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira,

    ========
    Livre-Arbítrio ?
    Hahaha.
    Que deus mais bonzinho, condenando pessoas ao inferno tsc tsc tsc.

  29. Esse escróqui acima com v de verme é um dos pulhas que torcem tudo para que nós quando adultos sejamos obrigados a ‘consentir’ que a mentirada tenha que ser tomada por nós em pútridos goles, e sejamos forçados a deixar tudo que aprendemos com nossos pais e adultos dignos, para aceitarmos as farsas e fantasias das confrarias de covardões.

  30. como ser genéticamente programado para amar pai e mãe.
    Bom apesar de ser insensato pelo menos tem coragem em admitir que é um robô e só consegue amar sem pensar, sem sentimentos , sem personlidade propria, sem vontade propria e o mais triste sem o cerebro próprio.
    Barros diz: amo voce mamae..eeeeeeee…ionnn..crsh!

    ih! deu pane no robo do Barros ! he..he..he..

  31. Qunto argumento escondido atras de um humilhante anonimato excelente exemplo de ateu!

  32. ja que me provocaram la vai:
    Tenebrosa
    seu nome ja apresenta o que siguinifica ser ateu ” “Uma presença da peste”
    Apesar de não ter conhecido Madre Teresa imagino que foi um ser muito util para humanidade.
    Imagino tambem que pelas sua palavras voce não seria digna de se apresentar em publico como sendo o “Coco” da Madre Teresa pois seria um desrespeito a utilidade dos outros adubos.

  33. Vanderlei somos sim programados para amar e tudo está nos hormônios só para lembrar existe algo chamado depressão pós parto que faz uma “mãe” amorosa matar o filho por exemplo e isso está fora do alcance dela.
    Vamos lá a Madre Teresa achava justo pessoas sofrerem e servirem de exemplo http://www.fabulasecontos.com.br/index.php?pg=descricao&id=249

    * Madre Teresa dizia que a AIDS era o castigo de Deus por um comportamento sexual inadequado (o que não explica por que esposas fiéis também pegam AIDS de seus maridos e crianças pegam de suas mães).

  34. VANDERLEI

    Se você tivesse nascido no egito estaria repetindo a mesma ladainha defendendo Osiris e Seth, você só repete o que lhe foi ensinado ad infinitum sem ter um mínimo de pensamento crítico, ou seja, tem o cérebro de um papagaio.

  35. eu to começando achar que voce tem dupla personalidade Madre leonardo tenebrosa schunk !

    como não sou pré-conceituosos vi o link do seu blog e fui la da uma rapida conferida, mas que mudança de personalidade não na casa dos outros um educado e comedido ateu.
    Na sua própria casa solta palavras próprias de quem quer impor sua crença pela imposição.
    voce deveria alem de respeitar os seus amigos e visitantes do blog respeitar a si mesmo ! he…he..he
    respeitando e sendo grato pelo menos aos orgão reprodutores que ti geraram, que falta de gratidão heim ?
    De qualquer forma tento não ser leviano e sair julgando ,denigrindo, disvirtuando as crenças alheias sem tela estudados antes para aasim ter convicção de dar o depoimento da verdade se assim estiver ajudando a vitima de la mesma.
    por isso quando for possivel visitarei o seu blog novamente estudarei sua visao e deixarei sinceros comentarios ok?
    abraço

  36. prezado vikernes

    com estas suas palavras vazias, voce só demonstra ignorancia dos meus comentarios, ficaria muito grato se voce le-se entende-se e depois os comentassem com conhecimento de causa assim como fazem os ateus sensatos.

    grato vanderlei

  37. Agora me explique que surto psicótico foi esse Vanderlei ?
    Eu não tenho blog nenhum você está delirando hahaha.

  38. Hum agora vi é o “Outro” Leonardo.
    Tá vendo Vanderlei a sua falta de objetividade como atrapalha hahaha.

  39. realmente, é muito facil falar depois que se aprende. :)

  40. Vanderlei

    A única coisa que os ateus sensatos pedem é que você apresente provas das afirmações metafísicas que faz. Por exemplo, você acredita que jesus cristo, também conhecido como o chandala ensanguentado, realmente foi concebido de uma virgem?? Não seria esta afirmação uma afronta a tudo o que se sabe de biologia?? Ou talvez esta seja uma das inúmeras metáforas contidas na sua bíblia que sempre relatam uma coisa mas querem dizer outra, o que essa outra quer dizer, por sua vez, é sempre um mistério insondável.

  41. Obrigado pela postagem do link sobre a ‘santa’ miserável,mentirosa, e ladra.

  42. Se deus é onisciente, como pode haver livre-arbítrio? Se ele te fez do jeito que você é, sabendo exatamente quais escolhas você iria fazer, onde está a liberdade? E se ele pune aqueles que fazem o que ele não quer, sendo que ele mes os fez daquele jeito sabendo que eles fariam o que ele não quer, isso não faz dele um sádico, que cria pessoas apenas para poder torturá-las pela eternidade?
    Se deus existe, somos todos seus escravos.

  43. Hitchens têm um excelente livro sobre a Madre Teresa. Coisas como ao invés de usar o dinheiros das doações preferiu construir conventos e deixar os doentes sem a minímas condições básicas sobre saúde.

    Quanto a Gandhi, há um excelente vídeo (no mesmo episódio falam da Madre Teresa) do Bullshit em que um biógrafo revisionista trás documentos sobre o racismo de Gandhi além de sua prática de dormir com garotas nuas:

  44. Vanderlei,

    é melhor se informar em vez de imaginar coisas a respeito da Madre. Ela não era nenhuma florzinha. Você disse que não quer ser leviano, então proçeda de acordo seu discurso.

  45. “além de sua prática de dormir com garotas nuas”
    Bom, pelo menos algo ele fazia certo. hehehe

  46. Vamos lá
    Primeira coisa, pegar trechos colados da Bíblia e distocer o sentido é muito fácil, então vamos tentar entender

    Joao 8 – Neste capítulo ele começa falando da mulher adúltera, depois tem uma discussão entre eles e os judeus

    39 Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.

    Ou seja, no mesmo capitulo vemos que Jesus não condena o Deus dos judeus mas sim falam para que eles serão filhos de Abraão se fizessem as mesmas obras. Ou seja, a cada um segundo a suas obras, assim cada um deve fazer por merecer, e acho que vocês acreditam que isso é sensato.
    ====
    Quanto a Joao 3 vers 18 – Jesus usava essa linguagem para chocar as pessoas. Jesus pregava o amor ao proximo, e enquanto estamos agindo apenas por nossa conta apenas com os nossos interesses, dá para ver que estamos realmente condenados! Incluindo pessoas que usam a palavra de Deus para se aproveitar das pessoas, onde eu acredito que vocês tem muitos mais exemplos do que eu

  47. Hahaha Teologia=quando não souber invente hehehe.

  48. Pregar o amor dizendo que a maioria vai para o inferno é complicado, um deus onipotente perdendo assim é cruel hahaha.

  49. Daniel Sugui – O que as pessoas não conseguem entender é que Deus pune literalmente, mas sim isso foi uma maneira de mostrar para as pessoas da época uma coisa que eu sei que você acredita que é lei de causa e efeito, é, aquela da física.
    Ou seja, se você faz mal a alguem, provavelmente voce vai receber esse mal de volta, isso sem falar em Deus, vida real mesmo. Tudo que voce faz fica gravado na sua mente. Presta atençao num assassino e veja se ele tem paz, se eh uma pessoa tranquila e serena, dai ja comeca o inferno dela.

    Entao é assim que Deus pune.
    A recompensa ou a punicao esta no estado de espirito de cada um

  50. Ué ele só pune matando ou aleijando muitas vezes.

    [Gn 38:9-10] “Onã, porém, soube que essa semente não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando entrava à mulher de seu irmão, derramava-a na terra, para não dar semente a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.”

    =======
    João 5
    14 – Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.

    ========

    E sobre o Livre-arbítrio

    Atos dos Apóstolos 13

    48 – E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
    =======
    Deus escolhe aqueles que acreditarão [nas coisas certas], e só eles irão para o céu.
    =======
    Romanos 8

    29 – Porque os que antes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

    30 – E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

    ========
    Romanos 9
    11 – porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),

    12 – foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.

    13 – Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.

    14 – Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!

    15 – Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

    16 – Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

    17 – Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

    18 – Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer.

    19 – Dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade?

    20 – Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

    21 – Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

    22 – E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição,

    ========

    Efésios 1

    4 – como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
    ==========
    Nós somos predestinados por Deus para ir para céu ou para o inferno. Nenhum de nossos pensamentos, palavras ou ações podem afetar esse destino final.
    ==========
    5 – e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

    =======
    II Timóteo 1

    9 – que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos,
    =======
    Deus nos salva ou nos condena, e não há nada que podemos fazer sobre isto.
    ======

    Judas 1
    4 – Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
    ——–
    Deus faz mal às pessoas e então as condena ao inferno.

    ———

  51. Dhiogo – Então perai, vamos fazer assim, vamos falar sobre os ateus que fizeram desse mundo um lugar melhor.
    Lógico que essas pessoas fizeram coisas estranhas, Ghandi dormia com garotas nuas p provar seu celibato, ver ate onde ele resistia. Estranho? Eu também acho. Concordo com ele? De forma alguma.
    Mas acho estranho todo mundo sair correndo no google para encontrar o podre de cada pessoa que eu citar, mesmo lembrando que provavelmente você não é o exemplo de altruísmo, e que muitas vezes fez mal para as pessoas, assim como eu também o fiz.
    Não sou uma pessoa melhor do que você por acreditar em Deus. Mas acreditar em Deus fez de mim uma pessoa melhor. Porque eu luto contra a minhas falhas e meu egoísmo todos os dias, nem sempre venço, mas ja tive significativa melhora.
    E ser ateu, tornou você uma pessoa melhor? Você cooperou mais para o mundo por ser ateu? Você abriu instituições de caridade para ajudar as pessoas e não para roubar, ao contrario do que voces tanto reprimem? Apontar o dedo é comodo, mas pouco eficaz.

    Lembrando, fazer parte de instituições religiosas ou acreditar em Deus, não faz ninguem santo e não te exime dos seus pecados. Somente suas ações são capazes de redimir seus erros.

    Porque vocês vão ter de concordar, se todos seguissem só as duas leis:
    Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
    O mundo certamente não seria essa porcaria que a gente vive.

  52. Respeito ao próximo já deveria ser uma lei básica para nós desde que nos tornamos animais sociais é difícil mas podemos chegar.
    E temos que fazer isso pela nossa raça, não por mitos de quase 2 mil anos.
    Os “Budas” já ensinavam o respeito ao próximo séculos antes de Jesus por exemplo, ele se existiu não foi o 1° a pensar assim, isso é um pensamento do ser humano não precisou de influências sobrenaturais.

  53. O problema Carlos é fazer o mal e usar um mito como apoio para isso, assim como Lutero roubava os judeus usando a desculpa que era a vontade divina.
    Muitos padres pedófilos por exemplo já admitiram não se entregar a policia por exemplo pois achavam que se confessar para deus os curava desse problema e continuavam a praticar a pedofilia.
    A diferença do ateu e do teísta também é essa, o teísta pode até errar mas tira o corpo fora se “arrependendo” para um mito.
    Eu sou ateu e tenho respeito pelo próximo desde que ele mereça.

  54. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_N%C3%A3o-te%C3%ADstas_famosos uma lista de ateus para você Carlos tiras as suas conclusões.

  55. “Amar ao próximo como a ti mesmo”, em princípio, é até uma boa política, embora seja meio difícil de ser seguida, tanto por crentes quanto por ateus. Nós amaríamos o assassino de nosso filho como a nós mesmos? Acho difícil. Mas, amar ao próximo poderia resolver muitos problemas, desde que todos, ou a grande maioria, se dispusesse a seguir essa regra.

    Agora, a cláusula “amar a deus sobre todas as coisas” é que eu acho meio inútil. Qual é a fundamentação moral de amar uma entidade sobrenatural supostamente existente?

    Você não a sente, não a vê, não a cheira, não sabe como ela é, do que é feita, onde está, de onde veio, como opera. Não se sabe nada a respeito. E deve ser amada, apesar de tudo isso? Como isso me tornaria uma pessoa com uma moral mais elevada?

    Quando eu era pequeno, sempre me diziam que eu devia amar a deus, mas eu nunca entendi que espécie de amor eu deveria dedicar a alguém que eu nunca vi e a respeito de quem eu só lia num livro. Um livro que me revelou uma entidade vingativa, sedenta por sangue, cruel e narcisista, capaz de eliminar nações inteiras. Um personagem realmente odioso. Nenhuma mitologia antiga tem um deus tão detestável quanto esse, pelo que sei.

    Como eu já disse antes em outro comentário, aqui mesmo nesse blog, eu fiz vista grossa por um tempo. Mas hoje, eu digo que um cara assim nunca vai ser exemplo de moral pra mim.

    Até porque a moral não nasceu com a religião, como os crentes adoram afirmar. Ela foi um componente necessário à sobrevivência das primeiras comunidades humanas, quando se decidiu o que era útil ou não à vida em sociedade. Teve a ver com a questão da manutenção dessas sociedades. A moral e a ética evoluíram para suprir necessidades práticas, A religião veio depois, se apropriou da moral e há muito tempo se apresenta como sua detentora e legítima e incontestável representante. Mas a História conta outra história.

  56. Se cometi algum erro, alguém me corrija, por favor.

  57. Fábio,

    Correto..sempre bons comentários…

    Eu queria saber desse Carlos o porque de ele achar que ateus não podem fazer solidariedade..Os maiores contribuintes são ateus, mesmo não sem interesse em ser salvo, escapar do inferno..

    Os teístas é que são interesseiros neste ponto…Se somos a favor da humanidade, então gastaremos energia com o homem e não com deuses…

    Eu faço doações…e ajudo…mas não quero nada em troca…nem fico ensinando ateísmo..

  58. “mbrando, fazer parte de instituições religiosas ou acreditar em Deus, não faz ninguem santo e não te exime dos seus pecados. Somente suas ações são capazes de redimir seus erros.”

    Algumas colocações:

    O termo pecado aqui eu acho inadequado. Pecado é algo que desagrada a deus, um conceito meio conflitante, pois existem milhares de deuses e cada um com centenas de interpretações. O deus cristão, por exemplo, acha que homosexuais e adoradores de outros deuses devem ser apedrejados.

    Substitua pecado por crime, algo que por definição prejudica outra pessoa e exclui a participação de criaturas misticas.

    Substitua o termo “santo” por moral, integro.
    Pois os santos, ao longo da história, não foram escolhidos pelo caráter e retidão, mas por seguir a uma criatura mitológica com conceitos de moralidade primitivos.

    Colocando-se nesses termos percebe-se que a religião é desnecessária. A moralidade não está atrelada a adoração de um ou mais deuses…

  59. Prezado Barros
    Se fosse viveu realmente na época cristã, provavelmente foi um dos fariseus hipócritas armando uma arapuca ateia para Jesus, como as do tradicional debate do apedrejamento da adultera e a questão do imposto romano escravizando os judeus.
    Deus nunca vai te torturar, a ironia da sua limitação é que você mesmo se tortura agindo erradamente. 1º constrói o seu inferno, depois entra e sairá de la com suas próprias pernas quando aprender amar o próximo, mas quando o seu rabo esquenta você começa a espraguejar injustamente contra Deus.
    E diz:
    “Você não entende nada de Deus e nunca vai amá-lo”
    Barros deixe de ser narcisista querendo fazer da sua imagem um reflexo do outro, não tome como referencia o seu baixo nível do entendimento divino.
    O Deus cristão resume-se no verdadeiro amor:
    Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo.
    Sim equivocado Barros! “Ninguém conseguira amar a dois Deuses, pois abandonará a um servira exclusivamente ao outro”
    Todo aquele que passar a amar se entregando a paixões por algum deus humano como: Crença,Riqueza, vícios, pessoas e a si mesmo mais do que a Deus!
    Fatalmente perdera a razão do seu “eu” passando assim a loucura!
    Amar ao próximo é o único caminho que te levara a Deus isto é difícil sim! Mas impossível não, demorado talvez, mas afinal a vida é eterna, então isto significa que a evolução, é da lei divina. Por isso do átomo até o anjo todos conseguirão, mas últimos serão os primeiros e muitos que já são os primeiros serão também os últimos.
    Por favor pare de ser hipócrita com voce mesmo,criando um deusinho medíocre conforme a tua própria imagem e semelhança, ironicamente só para ter razão em não acreditar nas suas próprias mentiras!
    Isso é engraçado! É o cumulo da hipocrisia, inventar mentiras para si mesmo só para poder dizer: “Eu não acredito nessas mentiras, pois sou justo e sensato” ….he…he…he……he…é hilário! é trágico…é degradante!
    Mas ironicamente aquilo que voce tanto reprova nos outros”mentiras e ilusões” cria para voce mesmo! ha…ha…ha…ha!
    Se voce quer viver assim criando ilusões em um deusinho que é a sua cara….de pau! e depois hipocritamente dizer: Eu não vou com a cara desse deus portanto: “Não gostei do deus que criei e imaginei , agora só me resta dar uma de Moises e : ” Me arrepender da minha própria criação e tentar destrui-la para tentar esconder a vergonha que eu sou, penso e acredito”
    Quanta ironia não é verdade? aquilo que o ateus mais reprovam nos outros fazem igual ou pior:
    Criam seus deuses com suas próprias “caras” depois saem gritando: “Voces viram que deus mais sem vergonha muito feio e ridiculo, vou acabar com ele, voces me ajudam ?” Assim se tornam cegos guias de cegos! Mordendo e correndo atrás do seus próprio rabo.
    Se você ainda não conhece o Deus verdadeiro, ame mais!

    Tudo de bom !

    Quando digo tudo de bom! Entenda como fique com o verdadeiro Deus que é a mesma coisa.
    Quando queremos elogiar ágüem dizer que ele é bom dizemos: “Este homem tem Deus dentro do seu coração! “
    Mas quando queremos dizer que alguém é mal dizemos: ” Este homem não tem Deus dentro do seu coração “
    Assim para ateus, crente é sinônimo de ilusão!
    Assim para crentes, ateus são sinônimo da maldade”
    Nós sabemos que isto pode não ser verdade, mas por preconceito na pratica é assim.
    Então : Tudo de bom !

  60. Vanderlei, escreva um texto para o DeusILUSÃO com o seguinte título: Eis por que Deus é bom. Escolha uma imagem do seu gosto para acompanhar. Eu publicarei assim que receber. É sério. Vou me reservar o direito apenas de ajustá-lo à nova ortografia.

    Estou aguardando. Se você me convencer que Deus é bom, eu passo esse blog pra você. Você muda o nome pra DeusAMOZÃO e fica com a página pra ti…

  61. Parabens Carlos!
    gostei das sua visão!

    Cristiano voce não esta totalmente errado! he…he…he..he!

    leonardo
    “Hum agora vi é o “Outro” Leonardo.
    Tá vendo Vanderlei a sua falta de objetividade como atrapalha hahaha”

    ok se não é voce desculpe-me! Ufa, ainda bem o schunk é totalmemnte fanatico e tem um bocão enorme, bem que eu tava estranhando, mas a madi tenebrossa era voce, confesse! se for eu acho falta de personalidade não se indentificar no comentario!

  62. Irmão leo !

    favor não encher o blog com metade da bilblia assim voce sera capaz de transformar ate os ateus em crentes….he…he…he

  63. Carlos deixa -me meter o bedelho um pouquinho.
    Tenho muitos amigos chineses e em virtude de ser um país socialista quase 100% da população são de ateus; e eu nunca vi um povo tão educado esforçado e com muito mais moral que os crentes brasileiros que só pensam em poder politico (tentando eleger sempre um monte de politico) só pensam em comprar carrões do ano e por ai vai.
    Vc ja leu sócrates? parece até qeu Jesus lia socrates como são parecidos os ensinamentos num certo sentido.
    A diferença é qeu sócrates é bem mais claro e sem parabolas que deixa em aberto livre interpretação.
    Moral não esta relacionada a religião nenhuma ; eu creio e isto é opinião minha se Deus existir é uma lei natural colocada no homen por Ele.
    Então seria uma inocencia ou falta de visão questionar moral de quem quer que seja só porque não cre no deus judaico cristão.

  64. E eu creio sim por ter sido do meio evangélico muitos anos que sempre os de baixo querem mostrar serviço pra auta cupula das religões e madre teresa não é excessão.

  65. errei auta = alta

  66. Vanderlei tsc tsc tsc, nem presta atenção no que lê hahaha.
    Em 200 mil anos de homo sapiens o seu deus só existe há no máximo 6 mil hahaha.

  67. prezado ADAMANTDOG
    explique se melhor : eu creio e isto é opinião minha se Deus existir é uma lei natural colocada no homen por Ele

    você é um ateu agnóstico ? ou como se auto-define?

    Quanto a madre Teresa: é feio falar mal de pessoas ausentes, assim fica facil colocar palavras ou tira-las da boca de quem não esta aqui para se defender, eu chamo isso de denegrir ou levantar falsos testemunhos mais popularmente conhecidos como : fofócas e politicagem e especulações!

    tudo de bom e fica com Deus!

  68. Barros ok pode usar o seu Word então não tem erro!

  69. Vanderlei temos documentos sobre essas pessoas, assim como temos de Hitler com padres e indo a igreja hahaha.

  70. Vanderlei, quem corrige a ortografia não é o Word; sou eu mesmo… Nem sei se o Word já tem versão com as novas regras, mas enfim, graças a Deus que não preciso disso.

    Mas, então, estou aguardando ansiosamente seu texto. Não se esqueça de que o título tem que ser esse que eu propus: Eis por que Deus é bom.

    Fique com Deus.*

    *Sim, porque, pra mim, ele é tão necessário quanto um O.B.

  71. A madre, de vez em quando, falava umas besteiras, como dizer que a AIDS é castigo divino. E de vez em quando também fazia algumas coisas questionáveis, como apoiar ditadores sanguinários. Algumas coisas interessantes sobre a madre:

    http://www.fabulasecontos.com.br/index.php?pg=descricao&id=249

  72. boa noite
    gostaria de saber se estes documentos ou relatos são realmente confiaveis ou se foram escritos por ateus …ha….ha…ha

    voces ouviram isso da boca dela ou de outros ateus ?

    leo eu posso escrever um documento dizendo que voce é um revoltado, deprimido, auto preconceituoso, frustado espiritualmente e fanatico religioso, depois eu vou no cartório registro e pronto ja posso sair divulgando como sendo prova da verdade e o triste que voce nem ficará sabendo para poder se defender é meu amigo quem compra e planta semente de falsos testemunhos não colhera verdades ao seu respeito.

    prezado Barros

    olha não brinque com coisas serias porque Deus justamente costuma atender os pedidos dos tolos.
    voce não viu o exemplo do cazuza:
    “vou ver o ET” e acabou indo para o espaço
    “reencanar como cantor de blues” ainda bem que nisso ele foi mais sensato que voce dizendo isto:

    “Sim, porque, pra mim, ele é tão necessário quanto um O.B.”

    Tai próxima reencarnação definida por voce mesmo!
    Boa sorte na maternidade espero que voce não seja muito machista! Uii…! ha….ha…ha…ha!

    aviso: “cuidado crianças com seus desejos ou com aquilo que falam…..he…he..he….

    Não liga brother a dor judia do corpo mais enobrece o espirito.assim na sua nova vida…..mamãe Deus existe? Sim filhinho algo me diz que ele existe.

    Então Barros fique com Deus sempre !

  73. Se você tivesse lido sobre a Madre Teresa a fonte é:

    O inglês Christopher Hitchens preparou um documentário sobre suas atividades, com farto material filmado, transmitido pela BBC, e publicou um livro, em 1995, “The Missionary Position: Mother Teresa in Theory and Practice”, onde chega à conclusão de que ela apoiava os ricos e poderosos e tudo lhes perdoava, enquanto pregava obediência e resignação aos pobres. Seu trabalho provocou muitas reações de repúdio. Seus críticos citaram abundantemente os Evangelhos e o acusaram de crueldade com uma mulher idosa, santa e humilde – mas, em nenhum momento contestaram os fatos apresentados.

    ==============
    Ninguém pode contestar os FATOS hahaha.
    E sobre Hitler temos os depoimentos do livro dele Mein Kampf
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mein_Kampf

    Eu sou agora como antes um católico e sempre será assim.
    Adolf Hitler, para o general Gerhard Engel, 1941

    http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?p=108840

    Hahaha.

  74. Deus atende os pedidos dos “tolos” só pra sacanear?

  75. E você Vanderlei quais provas tem que 3 mil denominações cristãs estão erradas sobre o seu Jesus ?

  76. ADAMANTDOG – sobre os chineses. Realmente eles são ótimos, tanto que a igualdade social lá funciona muito bem, não é mesmo?

    Já vi algo sobre Sócrates, e imagine só por falar coisas tão parecidas com Jesus então alguma coisa Jesus fez de certo não é mesmo?
    O mesmo Jesus que citado por ateus falava a coisas muito parecidas com os “budas”.
    Então a mensagem a ser passada é muito parecida indenpendente da religião, mostrando assim a veracidade dela. Pois foi falada por pessoas que não se conheciam e em tempos diferentes em circunstancias diferentes

    Quanto ao comentário de que os ateus é que possuem a maioria das instituições de caridade. Muito questionável isso. Algumas instituições não se vinculam a alguma religião para não serem mal-interpretados ou até mesmo espantar possíveis doações. Mas acredito que boa parte delas pelo menos dizem acreditar em Deus.

    Fábio, quanto a amar a Deus sobre todas as coisas é mais ou menos, reconhecer tudo que lhe foi dado como oportunidade, reconhecer a grandeza do universo e se mostrar pequeno diante disso. Reconhecer que a nossa ciencia é boa, mas incapaz de explicar infinidades de coisas que nos cercam a todo momento.

    O problema é que os ateus se prendem muito ao Deus personificado. Como o cara de barba branca que está no alto de nuvem, brincando de marionetes com as pessoas.
    Quando dizemos que Deus vai nos punir por não o amarmos quer dizer que você vai sofrer por ser arrogante e achar que é capaz de explicar tudo com as respostas que você conseguiu comprovar, é se achar maior que as regras que regem o universo, e achar que é inatingivel pelas circunstancias. Nada está fora da lei de ação e reação, causa e efeito.
    Deus é todo conhecimento ele não fica com raiva de ninguém, você apenas planta o que colhe. E na verdade todo seu sofrimento sempre é aproveitado como aprendizado.

    Pois já dizia Nietzsche: “O que não me mata me fortalece”. Sim, Nietzsche, ateu!!

    Então se Deus te faz sofrer é apenas para te fazer mais forte. O que prova seu amor infinito por nós.

  77. O Espiritismo é uma colcha de retalhos que junta antigas religiões e se finge de ciência.
    Mas como eu já disse a “ciência” espírita é como comparar astrologia com astronomia.

  78. Nossa Carlos como o seu deus ama a África não é mesmo ?

  79. Mas se esqueceu que o deus que Jesus seguia era o mesmo dos judeus aquele mesmo que mandava matar ou evitar pessoas de crenças diferentes hehehe.
    Então como ele “age” por outras crenças ?
    Hahaha.

  80. Jesus mandava matar pessoas de outras crenças?? Me mostra a passagem por favor.

  81. Lucas 19

    27 – E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.

  82. [II Jo 9-11] “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.”

  83. E nós sabemos bem do passado desse mesmo deus não sabemos ?

    Elas não serão totalmente precisas, pois serão drasticamente sub-faturadas, já que não se pode contabilizar quantos morreram no dilúvio, ou em Sodoma e Gomorra, e em outros incontáveis massacres.

    Vamos considerar apenas os números explícitos na bíblia.

    A mulher de Ló, por olhar para trás (gen. 19,26) + 1 = 1

    Er, por ser mau aos olhos do Senhor (gen. 38,7) + 1 = 2

    Onan, por derramar sua semente (gen. 38,10) + 1 = 3

    Por adorarem o bezerro de ouro (ex. 32, 27-28) + 3.000 = 3003

    Por blasfemar (lev. 24, 10-23) + 1 = 3.004

    Por recolher lenha no sábado (num. 15, 32-36) + 1 = 3.005

    Corá, Datã e Abirão, e todas as suas famílias (num. 16, 27) +12 = 3.019

    Queimados vivos por oferecer incenso (num. 16,35) + 250 = 3.269

    Por reclamar (num. 16, 49) + 14.700 = 17.969

    Por se prostituir com as filhas de Moabe (num. 25,9) + 24.000 = 41.969

    Massacre midianita (num. 31, 1-35) +90.000 = 131.969

    Acã e sua família (josué 7, 24-26) +5 = 131.974

    Ataque a Ai (josué 8, 1-25) + 12.000 = 143.974

    Cananeus e farizeus (jz. 1,4) + 10.000 = 153.974

    Eúde mata em nome de deus (jz. 3, 15-22) 1-153.975

    Moabitas (jz.3, 28-29) + 10.000 = 163.975

    Midianitas forçados a matar uns aos outros (jz. 7, 2-22) + 120.000 = 283.975

    O espírito do Senhor vem até Sansão (jz. 14, 19) + 30 = 284.005

    Mais uma vez o Sansão se enche de espírito santo (jz. 15, 14-15) + 1.000 = 285.005

    Deus ajuda Sansão a matar (jz. 16, 27-30) + 3.000 = 288.005

    Mais benjamitas (jz. 20, 44-46) + 25.000 = 338.105

    Por olhar dentro da arca do Senhor (1sam. 6, 19) + 50.070 = 388.175

    Filisteus (1sam. 14, 12) + 20 = 388.195

    Samuel mata Agague (por ordem de Deus) (1sam 15, 32-337) + 1 = 388.196

    Deus feriu Nabal (1sam. 35, 28) + 1 = 388.197

    Uzá, por tentar impedir a arca de cair ( 2 Sam.6:6-7) + 1 = 388.198

    O filho de Davi, ainda neném ( 2 Sam.12:14-18) + 1 = 388.199

    Sete filhos de Saul enforcados diante do Senhor ( 2 Sam.21:6-9) + 7 = 388.206

    Punição pelo censo de Davi ( 2 Sam.24:13) + 70.000 = 458.206

    Um profeta por acreditar na mentira de outro profeta ( 1rs.13:1-24) + 1 = 458.207

    Deus entrega os sírios ( 1rs. 20:28-29) + 100.000 = 558.207

    Deus faz uma parede cair nos soldados sírios ( 1rs. 20:30) + 27.000 = 585.207

    Deus envia um leão matar um homem por não matar um profeta ( 1rs. 20:35-36) + 1 = 585.208

    Queimados vivos por Deus (2rs. 1:9-12) + 102 = 585.311

    Deus envia dois ursos para matar 42 crianças (2rs. 2:23-24) + 42 = 585.343

    Morreu por não crer em Elias (2rs. 7:17-20) + 1 = 585.344

    Jezebel (2rs. 9:33-37) + 1 = 585.355

    Deus mandou leões matar alguns estrangeiros (2rs. 17:25-26) +3 = 585.358

    Assírios (2rs. 19:35,) + 185.000 = 770.358

    Saul (1cr. 10, 14) +1 = 770.359

    Deus entrega Israel nas mãos de Judá (2cr. 13:15-17) + 500.000 = 1.270.359

    Jeroboão (2cr. 13:20) + 10 = 1.270.360

    O Senhor entregou os etíopes (2cr. 14:9-14) + 1.000.000 = 2.270.360

    Jeroão (2cr. 21:14-19) + 1 = 2.270.361

    A mulher de Ezequiel (ez. 24:15-18 ) + 1 = 2.270.362

    Ananias e sua esposa ( Atos 5:1-10) + 2 = 2.270.364

    Herodes ( Atos 12:23) + 1 = 2.270.365

  84. Boa noite Carlos
    novamente parabens pelas suas sensatas colocações!

    aviso: O leonardo é auto-preconceituoso pra ele a biblia é racista , o espiritismo é racista ele mesmo é racista veja :
    “Nossa Carlos como o seu deus ama a África não é mesmo ?
    voce vai perceber que ele tenta distorcer e disvirtuar as passagens biblicas hipocritamente cria suas mentiras e falsidades para assim continuar enganando a si mesmo dizendo que não acredita nas mentiras que ele mesmo cria…é hilario …he..he…he

    confira : ele diz: “mandava matar ou evitar pessoas de crenças diferentes”

    Mas Jesus : ” mestre vimos um homem que não te segue curando e expulsando “demonios” Deixai-o em paz porque quem não é contra nós é ao nosso favor”

    Carlos repare bem se tiver com tempo disponivel par ler das trocentas passagens que ele citou tentando disvirtuar Jesus na sua ansia em denegrir não reparou que só uma parabola realmente saiu da boca de Jesus:

    27 – E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim

    Parabola que eu ja expliquei com riquezas de detalhes que ele se referia aos fariseus que ja haviam matado varios profetas enviados por Deus e por ultimo matariam aquele que consideravam o filho do dono da vinha “Jesus” para se apropriarem indevidamente da vinha “a rendosa Fé dos ricos JUDEUS”
    Leo de novo com esses argumentos fraquinhos e tolos em breve o Carlos vai perceber que o seu conhecimento biblico é eletronico e superficial, sim falta de entendimento espiritual é que leva ao ateismo.
    sds

  85. boa noite Fabio

    depois eu que sou confuso ?
    “Deus atende os pedidos dos “tolos” só pra sacanear?”

    Se atende é um sacana, se não atende é porque não existe !

    ta dificil de te agradar , Heim ?
    Mas deixando as picuinhas de lado:

    Quando é que voce vai honestamente declarar sua posição real de Ateu ? ainda estou aguardando ?

    sds

  86. Fabio
    confira esta questão em “eu acredito nos dinossauros” …do leo” hee…he

  87. Hahaha Vanderlei e aqueles versículos de quem não é a meu favor é contra ?
    Hehehe quem diz que negros são inferiores é o Allan Kardec ou já esqueceu ?

  88. Oh e o grande argumento do Vanderlei “deus fala comigo” hehehe.

  89. Vanderlei me diga aonde está o racismo na minha frase ?

    Nossa Carlos como o seu deus ama a África não é mesmo ?

    Seja honesto hehehe.

  90. Vanderlei não esqueça você “difama” o Jesus do Islã e de 3000 denominações cristãs nossa que feio.

  91. Vanderlei diz:

    Eu acho qua voce possui mais fé do que eu !

    Impossível. Ninguém aqui possui mais fé do que você. Alias, acho que ninguém mais aqui possui fé.

    Vanderlei diz:

    Crente e ateus são iguais na fé pois:

    Crente tem fé e acredita com convicção na “existencia” de Deus sem ter provas!

    Ateu tem fé e acredita com convicção na “inexistencia” de Deus sem ter provas.

    Errado. Não é preciso ter fé para rejeitar crenças religiosas infundadas. Ateus não tem fé na inexistência. Ateus rejeitam a idéia de deus por não terem provas de sua existência. Como já lhe foi dito diversas vezes aqui. Aliás, supostamente nem você tem; caso contrário, não escreveria

    mas reconheço a minha incerteza material na existencia divina, tambem devido as faltas de provas materiais.

    Apesar de que, em um de seus primeiros comentários nesse blog, você falou em prova de existência de deus. Como eu disse antes, seu pensamento é contraditório.

    Vanderlei diz:

    Mas a nossa grande diferença é que eu não sou um Hipócrita prepotente, pois reconheço e dou testemunho da verdade das graças observadas na minha vida, elas são muito reais e importantes para mim, se a sua ciência não consegue explica-las a razão me manda atribui-las a forças desconhecidas.

    Reconhece e dá testemunho da verdade das graças observadas em sua vida? Quem as realizou? O deus em quem você acredita desconfiando?

    Vanderlei diz:

    Eu considero que voce ainda não consegue entender nem observar fatos não comprovados pela sua ciência, então os ignora com total ingratidão. apegando se assim a uma “crença sem nenhuma “prova” de uma “inexistencia” divina.

    A primeira frase é uma besteira sem sentido. Afinal, se não consigo observar, como poderia ter a chance de tentar entender? A segunda frase aplica-se perfeitamente a você, bastando para isso substituir a palavra “inexistência” por “existência”. Afinal, você mesmo disse não ter prova de existência, correto?

    Ei, mas espere um minuto! Esqueçi dos testemunhos de verdade. Eles seriam provas. Ih, que cabecinha confusa a sua Vanderlei. Uma hora tem prova, outra hora vem e diz que não te nenhuma.

    Eu, como você, sou a favor de um debate civilizado, mas é preciso primeiro você organizar suas idéias.

    Vanderlei diz:

    Eu Vanderlei assumo publicamente que tambem :
    Possuo uma Fé convictua na “existencia ” divina sem ter provas cientificas, apenas baseado no meu achismo!

    Opa! Também? Também, nada! Eu não me baseio em achismo nenhum. Com você, Sam harris:

    Quando os cientistas não sabem alguma coisa — como por que o universo veio a existir ou como a primeira molécula autorreplicante se formou —, eles admitem. Na ciência, fingir saber coisas que não se sabe é uma falha muito grave. Mas isso é o sangue vital da religião. Uma das ironias monumentais do discurso religioso pode ser encontrado com frequência em como as pessoas de fé se vangloriam sobre sua humildade, enquanto alegam saber de fatos sobre cosmologia, química e biologia que nenhum cientista conhece. Quando consideram questões sobre a natureza do cosmos, ateus tendem a buscar suas opiniões na ciência. Isso não é arrogância. É honestidade intelectual.

    Vanderlei diz:

    Eu não digo que o meu Deus é verdadeiro e os outros deuses são falsos .

    Eu digo que só existe um unico Deus e infinitas criaturas com niveis de entendimento variaveis em relação ao seu criador incluindo os ateus que acreditam na sua “inexistencia” sem possuirem provas disso.

    Vejamos se eu entendi: um único deus, percebido através dos tempos por diferentes civilizações de modos diferentes? Se for isso, porque ele não faz nada para desfazer a confusão? O Chacrinha foi que disse: “Eu vim para confundir e não para explicar.” Algum parentesco entre seu deus e o Velho Guerreiro?

    Você poderia explicar como chegou à conclusão de que existem infinitas criaturas no Universo? Ou infinito foi só maneira de falar?

    Meu posicionamento honesto já foi explicitado nesse comentário

    https://deusilusao.wordpress.com/2010/08/22/eu-acredito-em-dinossauros/#comment-13994

    o qual, pelo visto, você nao leu; ou se leu, ignorou o que eu disse ou não entendeu. Não creio que você esteja me cobrando exatamente honestidade comigo mesmo. Na verdade, você quer que eu diga o que você gostaria de ouvir.

    Att.

  92. Caro Vanderlei, meu posicionamento já foi explicitado nesse comentário

    https://deusilusao.wordpress.com/2010/08/22/eu-acredito-em-dinossauros/#comment-13994

    o qual, pelo visto, você nao leu; ou se leu, ignorou o que eu disse ou não entendeu. Não creio que você esteja me cobrando exatamente honestidade comigo mesmo. Na verdade, você quer que eu diga o que você gostaria de ouvir.

    Att.

  93. Vanderlei,

    Meu posicionamento honesto já foi explicitado nesse comentário

    https://deusilusao.wordpress.com/2010/08/22/eu-acredito-em-dinossauros/#comment-13994

    o qual, pelo visto, você nao leu; ou se leu, ignorou o que eu disse ou não entendeu. Você não está cobrando exatamente honestidade comigo mesmo. Você quer que eu diga o que você gostaria de ouvir.

    Att.

  94. Vanderlei, meu posicionamento:

    https://deusilusao.wordpress.com/2010/08/22/eu-acredito-em-dinossauros/#comment-13994

    o qual, pelo visto, você nao leu; ou se leu, ignorou o que eu disse ou não entendeu. Você não está me cobrando exatamente honestidade. Você quer que eu diga o que você gostaria de ouvir.

    Att.

  95. 27 – E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim

    Parabola que eu ja expliquei com riquezas de detalhes que ele se referia aos fariseus que ja haviam matado varios profetas enviados por Deus e por ultimo matariam aquele que consideravam o filho do dono da vinha “Jesus” (…)

    Quando eu falo em “desonestidade intelectual” eu não tô brincando não. Nessa parábola aí, Jesus está falando de “Um homem nobre partiu para um país distante a fim de ser coroado rei e depois voltar”, tendo deixado seus servos tomando de conta do seu dinheiro. Esse “homem nobre” é o próprio Jesus. E a fala do homem nobre dizendo para matar aqueles que não queriam ser por ele governado é justamente a conclusão da parábola “ensinada” por Jesus, que estava só ameaçando — de novo — seus queridos filhos com os tormentos eternos, caso depois que ele próprio “voltasse do país distante onde foi ser coroado”, seus servos deixados aqui não tivessem multiplicado seu “dinheiro”, seja lá o que isso signifique (seus “bons” ensinamentos?).

  96. Ih, caramba. Minhas desculpas ao administrador do blog. Estava tentando postar um comentário, mas parece que aconteceu algo no meu navegador. Achei que não tinha sido publicado nada. Mas saiu tudo repetido.

  97. O Vanderlei parece que não tem dicionário em casa.

    Significado de auto

    auto-
    (grego autós, -ê, -ó, eu mesmo, ele mesmo, mesmo)
    pref.
    Exprime a noção de próprio, de si próprio, por si próprio.

    Exemplo:

    auto-suficiente autossuficiente
    (auto- + suficiente)
    adj. 2 gén.
    adj. 2 gén.
    Que se basta a si próprio.

    Sendo assim, o que significaria auto-preconceituoso? Alguém q

  98. Auto-preconceituoso é alguém que tem preconceito de si próprio? Negócio confuso, Vanderlei.

  99. Incorrer no mesmo resvalo duas vezes; isso é complicado. Na primeira perdeu a Ná, na insistência perdeu garotas e guris que postavam, e agora periga-se fazer este site parecer um manicômio ou chiqueiro; dando asa a um demente, que pelos repetidos “he,he,hes!” que escracham completamente a estupidez do que os coloca (como se o deplorável infeliz tivesse condição de botar a mínima banca). Rapaz, Barros, se é sua proposição fazer valer o direito de expressão, só lhe digo que os sem-crenças têm pago preço caro, pelo pouco que mostram. Isso que tá acontecendo aí detonandoo o Google, etc, não é coisa de sem-crenças não; isso é devido à safadeza dos sem-caráter que estão nas empresas já premeditados para sabotá-las e ao nosso direito de livre expressão genuíno. Eles se fazem de perseguidinhos, mas as correntezinhas no Orkut, querendo pegar as vinte pessoas mais próximas de nós, e os e-mails espavoridos com instruções de ‘pulverizar na Net’ um alarme, nada mais querem do que capturar a lista de nossos amigos. Foi assim que empresas ‘do bem’ chegaram rápido pertinho do Google e da Microsoft passando ainda ares de ‘proteção’. Mas tem uma coisa pior agora, há indícos fortes, de que podemos ser detonados por esses elementos dentro dos próprios bancos (como tem acontecido nos Correios, etc). Por isso preciso que o Saracura, ou esse garoto aí, o Leonardo, tenha esse e-mail que coloquei agora aqui ao postar; e comunique(m)-se comigo, pois vou precisar de documentar um grave problema; e em vcs aí tenho certeza de contar com lealdade civil para solucionar um caso que pode estar envolvendo muito prejuízo financeiro para muitos de nós na Sociedade..

  100. Pois é Carlos.

    O Universo é enorme. A grandeza do Universo e nossa pequenez diante dele é mostrada pela ciência moderna. Não precisa de religião pra isso. Só pra não ir muito longe de casa, tente imaginar a idade da Via-Láctea (~ 13 000 000 000 de anos) e o tamanho dela (~ 100 000 anos-luz de ponta a ponta) e você vai ter uma idéia de como nós somos pequenos e breves.

    Desde que a ciência surgiu, tem conseguido dar uma descrição do Universo muito mais clara do que simplesmente dizer “Foi deus”. A cada dia se aprende mais e sobra menos necessidade de usar a hipótese de deus.

    Carlos disse:

    Então se Deus te faz sofrer é apenas para te fazer mais forte. O que prova seu amor infinito por nós.

    Dá uma olhadinha nisso:

    http://blufiles.storage.live.com/y1pKLo9IwM3IF1XhYkzsVaVZoG26h889ZwgaG6aw55EVD50NkQeGxOs95ZLF4l5v7TU

    e me diz se isso é prova de amor infinito.

    Deus muito certamente é uma ilusão que nós criamos por medo de lidar com a situação de que o acaso pode estar por trás de muita coisa. Isso faz com que as pessoas se sintam desamparadas. E um deus é também um ótimo instrumento de controle social.

    Você devia se informar mais antes de chamar ateus de arrogantes. Essa estória de

    …achar que é capaz de explicar tudo com as respostas que você conseguiu comprovar, é se achar maior que as regras que regem o universo, e achar que é inatingivel pelas circunstancias

    é pura balela. Da mesma forma que tentar ver na frase de Nietzsche a confirmação de uma regra divina. A Nietzsche o que é de Nietzsche.

  101. Primeiramente, eu tenho que parabenizar os amigos ateus pelo seu conhecimento vasto da biblia, conhecimento que é dar inveja a muitos cristãos.

    Fabio seu argumento sobre Nietzsche foi fraco e não me convenceu, me explique melhor o que quis dizer.
    Porque “pura balela” não é argumento suficiente.

    Bem, diante de todas as circunstâncias eu proponho a todos os participantes do site um desafio.
    Quero que vocês me provem que alguma pessoa ao seguir simplesmente essas duas leis divinas:

    1- Amar a Deus sobre todas as coisas
    2- Amar ao próximo como a si mesmo.

    Tenham feito do mundo um lugar pior.
    Porque vocês dão diversos exemplos, mas toda vez que a pessoa agiu das maneiras que vocês tratam não seguiram essas duas regras. Agiram de maneira egoísta e não pensaram no próximo. Ou foram arrogantes o bastante para se acharem superior ao conhecimento do universo

  102. prezado Vik

    Eu não me interesso por coisas que não me levaram ao nada que voce acredita existir. Por isso tenho o bom senso de não me preocupar com :
    Qual a cor de Jesus, se sua mãe tambem era virgem ? Se fez milagres ou não ? pois tudo isso é coisa de gente materialista. Voce não é materialista, ou é ?
    Eu só me esforço para conseguir entender os seus grandes ensinamentos que se bem entendido e praticado ai sim conseguira fazer o grande milagre de construirmos o tão desejado mundo melhor que voces ateus vevem exigindo a Desu com poucos méritos para isso.
    Tudo de bom ! fique com Deus!

  103. Fabio
    Auto-preconceituoso é alguém que tem preconceito de si próprio? Negócio confuso, Vanderlei.
    voce diz isso porque não chegou a ver os comentarios racistas do leo ele msmo se descrimina.
    Os negros que se daõ o direito de reservar vagas só pelo fato de serem negros, indica claramente que eles se auto-descriminam como incapacitados de concorrerem igualmente.
    sds

  104. Carlos, o que Nietzsche disse não tinha nada a ver com religão. Não é a afirmação de uma regra divina. Entendeu?

    Quanto à expressão “pura balela”, refere-se à idéia que você expôs: achar que a ciência pode explicar o mundo sem recorrer a um deus é se achar maior que o universo e inatingível.

    A ciência tem conseguido um sucesso considerável em explicar muitas ccoisas que antes só se “entendia” pensando que “foi deus”. Não foi estudando os ensinamentos divinos

  105. prezado Barros

    voce esta certo quando diz que eu me enganei de Parabolas minha memória falhou …he,….he…he… pois as correta são:

    PARÁBOLA DOS TALENTOS
    Mateus cap. 25
    30- E o servo inútil,lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

    Lucas cap. 19 :27 Parabola das 10 minas

    27 – E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim

    As duas contam a mesma historia contudo observe que o Jesus de mateus é mais generoso que o do Lucas que mata o servo inutel ,porem escreveu sem ter conhecido Jesus pessoalmente. contudo uma parabola não é real mas uma analogia da vida real para voce tirar sua moral da historia. portanto o dono das minas e dos talentos não é Jesus é Deus.

    Mas a moral real desta parabola é:

    Talentos ou minas dado por Deus: saude, dinheiro,inteligencia,familia.
    Deus distribui tudo isso igualmente para todos os seus filhos!
    Então se Deus é justo porque tanta desigualdade ?

    porque existem bons e maus servos.

    Bom servo sabe multiplicar os talentos recebidos e quando Deus pergunta sobre os talentos confiado a ele, diz: com alegria Multipliquei-os meu senhor!
    O servo inutil diz: a preguissa não me deixou trabalhar e deixei meus talentos mofando inutilmente, não quiz progredir então por isso me……F…..Ferrei! he..he.he

    Então Deus diz Tire tudo que ele acreditava ser dele e transfira para realmente quem sabe multiplicar os meus presentes divinos pois este é um servo trabalhador bom e fiel pois a quem tem responsabilidade (moral) lhe sera dado mais ainda e quem não tem até as coisas que ele acredita que sejam deles será tirado.
    e Ali havera choro e ranger de dentes.
    sds

  106. Perdão, enviei por descuido…

    Continuando:

    A ciência tem conseguido um sucesso considerável em explicar muitas coisas que antes só se “entendia” pensando que “foi deus”. Não foi estudando os ensinamentos divinos que se conseguiu conhecimento pra mandar o homem à Lua, nem pra descobrir vacinas ou pra fazer a revolução da eletrônica. Ninguém teve a idéia da verdadeira posição do homem no universo antes de descobrir de que tamanho ele era.

    E lembre-se: a ciência ainda não explica certas coisas, não serem “inexplicáveis”; elas só permanecem “inexplicadas”. Há uma diferença. Por que eu digo isso? Achismo? Não. Essa afirmação se baseia no fato de que a ciência tem tido sucesso.

    A explicação “é obra de deus” vem perdendo força nos últimos 200 ou 300 anos. Talvez o golpe mais duro tenha sido a Teoria de Evolução das Espécies. E as pessoas que crêem num deus se sentem magoadas com isso.

    Como eu disse antes, a primeira regra é desnecessária. A segunda é que é a boa.

  107. Carlos, você ainda não disse como conciliar a situação mostrada na foto com o argumento do deus de amor infinito.

  108. Carater e personalidade só tem quem se apresenta!
    Quanta moral heim? anonimo ?
    coragem não ti falta para ofender sem aparecer !
    Então cresça e apareça!

  109. Fábio,

    concordo com você que a ciência vem explicando muitas coisas e que sim algumas coisas continuam apenas inexplicadas.
    A teoria da evolução das espécies não quebra a idéia da existência de Deus, por que quebraria? Deus criou as espécies e elas foram evoluindo, isso não demonstra a inexistência de Deus.

    O que Nietzsche disse não tinha nada a ver com religião, é verdade, mas você concorda com ela não é mesmo?
    Acho que você postou a foto de uma criança morrendo de fome eu acho não foi?
    Então, qual a sua interpretação daquela foto para “O que não me mata me fortalece”?

  110. Carlos, quem disse que aquilo tem a ver com a frase do Nietzsche? Você não leu com atenção o que eu escrevi.

    Releia: https://deusilusao.wordpress.com/2010/09/24/o-livre-arbitrio-parte-2/#comment-14079

    e depois veja novamente: https://deusilusao.wordpress.com/2010/09/24/o-livre-arbitrio-parte-2/#comment-14091

    O deus cristão pode ser feito compatível com a evolução desde que você retire poder dele. Nesse caso, você vai ter que criar uma nova divindade. Ainda assim, isso não prova que ele existe. Prova que você fez um ajuste no conceito.

  111. Minha pergunta continua: como conciliar isso

    http://blufiles.storage.live.com/y1pKLo9IwM3IF1XhYkzsVaVZoG26h889ZwgaG6aw55EVD50NkQeGxOs95ZLF4l5v7TU

    com a idéia de um deus de amor infinito?

  112. è Fabio voce tambem ainda não me confirmou que
    Acredita na inexistencia de Deus sem provas e nem admitiu que sem provas seria sensato manter uma porta para possibilidade.
    Mas isso fere o orgulho ateu de uma opinião ja formada e enraizada baseada no achismo .Né?
    É menos humilhante manter uma fé convictua numa inexistencia divina sem provas ?
    sds

  113. Ok, vou tentar mais uma vez explicar.
    “O que não me mata me fortalece”.
    Por exemplo, uma pessoa tropeçou e ela pode até ter se machucado, mas isso pode fazê-la prestar mais atenção pelos caminhos que anda

    Outro exemplo.
    Uma pessoa fez parte de um acidente de carro, teve paralisia, perdeu as duas pernas, não consegue mais andar. Ela pode passar a ver vida de outra maneira, dos menos favorecidos, ela não se preocupava com as pessoas que estava nessa situação e agora presta mais atenção nisso e se torna uma pessoa menos egoísta.

    Exemplo, foto.
    As pessoas que passam fome valorizam cada centavo. Aquilo que a gente chama de lixo, ela chama de oportunidade.

    Se eu acho certo deixar pessoas viver nessa condição, de forma alguma. Mas o que eu sei é que de cada situação se pode tirar uma lição.
    Que pessoas que perderam tudo, financeiramente, por vezes conseguem encontrar um verdadeiro sentido para sua família, como cuidar dela e não se preocupar em fazer dinheiro.

    Preste atenção que não estou aqui condenando a riqueza, mas sim condenando o egoísmo. Mostrando que as vezes não demonstra valor às coisas que realmente interessa.
    Afinal, se você perder tudo. Teu dinheiro, tua família.
    O que lhe resta é apenas o teu conhecimento e tua capacidade de tirar proveito de situações onde aparentemente não há mais nada a ser feito.

    Portanto, o que eu quero dizer que “o que não te mata te fortalece”, porque independente da situação que você passe, você pode tirar uma oportunidade de ser melhor. O seu eu interior nunca vai ser pior do que era antes.

    Temos que ver as coisas no sentido macro. Essas fotos que nos chocam podem fazem do mundo um lugar melhor. Porque me abalou e te abalou, e com isso mostra o quanto somos mesquinhos, e não damos valor ao que temos, e não ajudamos o nosso próximo.
    Essa situação, essa foto pode tornar o mundo melhor, mostrar para mim, para você e para todos que devemos ajudar as pessoas e mais, isso vai nos fazer muuuuito bem, e não somente à pessoa ajudada. Afinal, você já ajudou alguém, não é mesmo? Tenho certeza que ficou contente com isso.
    Mas fazer o bem dá trabalho! É mais fácil só se chocar, ou até mesmo se importar só comigo.

    Essa situação eu diria ser um apelo de Deus para sermos solidários, e descobrirmos que fazer o bem ao próximo é o maior meio de sermos de fato felizes, de fato completos.

  114. Vanderlei, meu posicionamento:

    https://deusilusao.wordpress.com/2010/08/22/eu-acredito-em-dinossauros/#comment-13994

    Tá faltando o quê? Desenhar uma figurinhas pra você entender?

  115. Carlos, eu entendo o sentido dessa frase. E mais uma vez: ela não teve relação com a foto. Não misture as coisas.

    O propósito de foto era fazer um questionamento, o qual você ainda não respondeu. Você entendeu a pergunta que eu fiz?

    Quanto à solidariedade, ela prescinde de um deus.

  116. (Talentos ou minas dado por Deus: saude, dinheiro,inteligencia,familia.
    Deus distribui tudo isso igualmente para todos os seus filhos!
    Então se Deus é justo porque tanta desigualdade ?
    porque existem bons e maus servos.)

    ====================

    Deus distribui igualmente é? e quando nasce uma criança mal-formada, ou com duas cabeças, ou retardado mental, onde entra o mau servo na história?

  117. Qual o ensinamento que uma criança tem por morrer de fome ?
    E como eu já disse Vanderlei quem julga os negros inferiores é o espiritismo
    “Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados” (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Ed. cit. p. 187

    Para Allan Kardec eles não seriam capazes de serem boas pessoas, pena que ele não viu o Obama e tantos outros negros e asiáticos de hoje em dia aliás na época de Allan nem votar as mulheres podiam não é mesmo ? hahaha.

  118. Fábio o Vanderlei acha que vai ganhar na base de mudar de assunto
    1ª JUSTIFICATIVA: EXTRAPOLAÇÕES

    Apenas apontando isso que de uma forma geral os religiosos buscam justificar suas crenças, apesar de todas as provas em contrário está em extrapolar o que está escrito na Bíblia, buscando criar justificações que a própria Bíblia nunca alegou em momento algum. Como por exemplo:

    • Justificar Adão não ter morrido ao comer a maçã como “morte espiritual”. Nada no texto indica isso;
    • Justificar as contradições sobre relatos da morte de Judas como “primeiro ele se enforcou depois Deus o matou”. Nada na Bíblia indica essa ordem;
    • Deus criou o mundo em 7 dias explicado como “um dia de Deus equivale a mil anos do homem”. Nada no texto original justifica isso sobre a criação.

    2ª JUSTIFICATIVA: ARGUMENTOS DE CONVENIÊNCIA

    Essa entra em “quando um argumento justifica a proposição, usa-se; quando não justifica, estranhamente é esquecido”. Por exemplo:

    • Um dia para Deus é mil anos para o homem é utilizado para descrever a criação do mundo em 7 dias, a vinda do Apocalipse contudo esse “dia looongo dia de Deus” nunca é citado para justificar profecias divinas que foram cumpridas imediatamente como a destruição de Sodoma e Gomorra, o Dilúvio ou quaisquer outras profecias em que deus haveria afirmado aconteceria “em breve” e, segundo a Bíblia, aconteceram;

    • “Não julgueis para não ser julgado” é uma linha que aparece e desaparece da Bíblia de forma extremamente conveniente e muito estranha vinda da pessoa que “estaria vindo julgar toda a Terra no Apocalipse” ou de um Deus que constantemente rogava pragas, caos e destruição quando contrariado no antigo testamento;

    3ª JUSTIFICATIVA: TENTATIVA DE ALEGAR UM CONHECIMENTO SUPERIOR SOBRE A BÍBLIA SEM DEMONSTRAR NADA QUE JUSTIFIQUE ISSO

    Está basicamente na linha “vocês não compreendem a Bíblia”, quando o religioso se encontra derrotado em termos de argumento racional. É uma forma de evitar engolir o próprio orgulho, se admitir errado e tentar sair por cima. É parte do orgulho religioso de “se eu vou na igreja, devo ser superior não importa prova em contrário. Eu sei mais sobre o assunto que esses ateus/agnósticos e estou certo”. Contudo esse comportamento de negação em geral vem após:

    • O religioso não ter demonstrado um conhecimento realmente aprofundado sobre a Bíblia ou capacidade de refutar os argumentos sem utilizar as duas técnicas descritas acima;

    • Incapacidade de contraargumentar com bases puramente lógicas os erros e contradições apontados.

  119. Tudo indica que o Vanderlei não tem mais argumentos, Leonardo. Aí, adota essa tática da distração.

    E o engraçado é que ele acha que está dando um show.

  120. Discutir com religiosos sobre algo que não existe é tão infrutífero quanto tentarmos chegar a algum consenso a respeito do sistema nervoso dos orcs baseado na leitura do senhor dos anéis, ou seja, é pura besteira, estamos discutindo algo que simplesmente não se aplica a realidade física. Por essa razão, se estivéssemos discutindo aqui qualquer assunto de cunho científico, qualquer experimentação empírica seria suficiente para calar a boca de qualquer lunático que ousasse botar em cheque a validade das equações de maxwell, por exemplo. Assim, se esses religiosos tivessem alguma prova a apresentar, ja o teriam feito, e não haveria nada a ser feito por parte dos ateus, teriam de aceitar a existência do Grande Barbudo Imaterial e Incorpóreo guela a baixo.

  121. Carlos,
    O que as pessoas não conseguem entender é que Deus pune literalmente, mas sim isso foi uma maneira de mostrar para as pessoas da época uma coisa que eu sei que você acredita que é lei de causa e efeito, é, aquela da física.
    Ou seja, se você faz mal a alguem, provavelmente voce vai receber esse mal de volta, isso sem falar em Deus, vida real mesmo. Tudo que voce faz fica gravado na sua mente. Presta atençao num assassino e veja se ele tem paz, se eh uma pessoa tranquila e serena, dai ja comeca o inferno dela.
    Entao é assim que Deus pune.
    A recompensa ou a punicao esta no estado de espirito de cada um
    Desculpa esfarrapada.
    Primeiro: se deus é onisciente e onipotente, ao criar uma pessoa ele sabe exatamente quais escolhas ela fará, e portanto o seu destino final. Criar alguém mesmo sabendo que essa pessoa passará a eternidade sofrendo te faz um sádico, sendo você que aplique a punição ou não.
    Segundo: Lei da causa e efeito é um conceito puramente filosófico. Não existe nada na Física que leve esse nome.
    Terceiro: existem muitos assassinos, em particular os psicopatas, que não sentem qualquer remorso por suas ações. Existem alguns, inclusive, que sentem prazer em tirar a vida de outras pessoas. Se a recompensa e a punição estão no estado de espírito de cada um, então deus recompensa um sádico cada vez que ele tortura alguém.

  122. Carlos:

    Em nenhum momento me afirmei como paladino do altruísmo ou um Santo. O que quis dizer foi exatamente ao contrário. Nenhum humano tem a capacidade de ser altruísta o tempo todo: temos necessidades alimentares, de descanso, sexuais etc. Além disso, temos sentimentos negativos para com outro, é NATURAL. Esse é exatamente o ponto da religião, demonizar o instinto (a livre manifestação sexual) e os sentimentos (ira, inveja…) como falhas, pecados. Assim como você, Gandhi e o Bento XVI sou um humano, demasiado humano.

    Segundo depois de ter me tornado Ateu pouco na minha vida mudou. Claro que eu não peço ou agradeço a ele mais nada e estou muito mais tranquilo em saber que não tenho a possibilidade de ir pro inferno, isso tira um enorme peso das costas. Quanto ao altruísmo eu sempre ajudo quando posso.

    Quanto a regra de ouro isso não foi criado por Jesus. Como já foi citado há budismo, hinduísmo, além de Zoroastra (vocês das religiões abraamicas deveriam ler sobre) e Confucio.

    Veja como é bom um pensamento livre de ideologias. Eu por exemplo embora goste muito da filosofia de Nietzsche não preciso ficar apelando para hermenêutica duvidosa, nem para filologia desonesta. Não concordo com o egoísmo extremado de Nietzsche nem com sua intensa filosofia do Super-Homem. Embora goste da filosofia de Heidegger não preciso ficar mentindo que ele não era membro e simpatizante do nazismo.

  123. Parabéns, muito boa tua redação, mesmo assim acredito em Deus. Como não acreditar em cobra falante, caminhar sob as águas, que N S era virgem, que aqueles tres portuguesinhos viram a ‘Virgem” Maria, em dilúvios, etc, etc.
    Abração

  124. Muitos adultos ainda acreditam em Papai Noel, isso gera renda extra no fim do ano hehehe.

  125. boa noite Fabio

    dise: “Vanderlei, meu posicionamento:

    “Agora, o fato de eu não ter uma “prova” da inexistência seria motivo para acreditar que existe? Não. ”

    Ok Fabio obrigado por confessar assim como o dhiogo que voce tambem é um ateu agnóstico que por não possuirem provas de uma “inexistencia ” divina usam o bom senso e deixam uma porta para uma possibilidade da “existencia divina”
    Isto para mim é o mais sensato e justo e humilde pensamemto humano ainda imperfeito. Parabens!

    Eu pelo meu lado, dou testemunho pessoal e verdadeiro , que reconheço e agradeço por inumeras provas recebidas na minha vida de uma força inteligente e superior a raça humana o qual a nossa vã filosofia não pode provar muito menos a ciência materialista reconhecer.
    Sendo assim estas provas são validas apenas para quem as vivênciam na pratica da suas vidas.
    Assim sendo por voces ainda não terem conseguido entende-las em suas vidas é justo que não tenham no que acreditar, então sinceramente espero que um dia voces possam entende-las pois só assim aprederam tambem a reconhecelas e terão tambem suas próprias provas para acreditasrem em Deus!

    Então fique com Deus!

  126. Mas qual deus Vanderlei ?
    Só na Índia temos milhares, e novamente diz que tem CERTEZA que o seu deus existe e diz que o certo é duvidar ?
    Então por exemplo, eu não tenho certeza que Zeus existe então ele é possível de ser real ?
    Hahaha.

  127. Boa noite Noraney e a reencarnação!

    disse:”Deus distribui (os talentos)igualmente é? e quando nasce uma criança mal-formada, ou com duas cabeças, ou retardado mental, onde entra o mau servo na história?”

    R: logo voce Noraney uma médium que recebeu o espirito do Ghost ! não deveria duvidar da ciência espiritual…he..he…he
    R: voce nunca ouviu falar na “lei de ação e reação”
    “vai e não volte a pecar para que males piores não te aconteçam”
    “se ao entrar na vida , de novo(reencarnar) os seus olhos , ou pernas ou cerebros sadios te fizerem tropeçar de novo, antes de nascer arranque os de voce , pois é melhor nascer: deficiente fisico ou mental do que ser novamente um ser sadio e voltar a cometer os mesmos erros se tornando um escravo da carne e da materia , nasce e morre sofre muito mais não aprende nem percebe que a vitima dos seus males é ele mesmo , sendo um mal servo fazendo mal uso dos talento divinos recebidos: “saúde, inteligência, família , riquezas” então se torna um insensato ateu e passar a colocar a culpa em Deus pelas as suas próprias maldades.
    Bem claro que toda situação dificil como o Carlos já disse tem o objetivo de educar e fortalecer o espirito e nunca uma sórdida vingança mesquinha querendo punir sua própria criação.
    O homem insensato pune-se a si mesmo, constrói seu próprio inferno entra nele dando risadas e depois fica chorando e pondo a culpa em Deus .
    Colhe aquilo que planta ,mas não assumi o que faz! e escolhe Deus para responsabilizar.
    mas antes, se esta sofrendo deveria perguntar : ” Deus a onde foi que eu errei ? E quando foi que eu errei ? Pois se não foi nessa vida foi em outra pois
    Deus te da liberdade para plantar o que bem entender como certo, mas a obrigação de colher os frutos dos seus atos é da justa lei divina, rindo ou chorando!
    Por exemplo noraney:
    Um homem recebe de Deus em uma vida o valioso talento de um cerebro normal capaz de reconhecer a si mesmo com conciencia disso.
    Isso lhe da uma superioridade moral a milhões de outros seres ditos irracionais, mas ao invés de ser grato por isso, tornando-se um servo util multiplicando sua inteligencia em favor dos outros:
    Ele prefere amar a si mesmo sobre todas as coisas
    tornam-se um servo inutil passa a servir todas as sua paixões mesquinhas, despreza a inteligencia e consciencia do seu “eu” e tenta perde-la propositalmente através de “drogas” asssim este homem permanece neste estado por varias vidas escravizado pelo mesmos erros e vicios, até que um dia consegue realizar seu grande objetivo de perder a consciencia desse mundo” e fica louco” de vez, sim o processo da perda da conciencia pode demorar muitas vidas, pois a sabedoria divina deseja que a pessoa opte por desistir das suas tolas intenções e como o carlos falou manda ajuda atraves de familiares, psicólogos , religiosos mas quando a pessoa não deseja ser um servo util seu livre arbitrio é respeitado e o seu objetivo de perder a consciencia desse mundo é alcançado.
    Mas o ditado “aqui se faz aqui se paga ” neste caso esta certo neste mundo ele mesmo se fez um louco inconciente, aqui neste mundo mesmo ele tambem terá que voltar a desejar ser um homem consciente de novo, mas o processo inverso da loucura para a consciecia é proporcionalmente muito demorado assim o meu amigo deficiente mental poderá nascer varia vezes com o mesmo problema sem que nenhum médico da terra possa cura-lo até que chegue o seu grande dia e assim acontecerá:

    o que Jesus disse:” olha que ja esta curado, vai e não volte a pecar , para que mal pior que este não te aconteça novamente”
    nesta ou em outra vidas aqui ou em outros mundos porque a de Deus é universal imutavel e perfeitamente justas.

    Fique com Deus Noraney! e pare de cobrar para imcorporar espiritos sua mercenaria, que feio ! heim ? …..he…he…he!

  128. bom dia leo!
    Qual o ensinamento que uma criança tem por morrer de fome ?
    E como eu já disse Vanderlei quem julga os negros inferiores é o espiritismo
    “Esses Espíritos dos selvagens……

    Bom leo o racista aqui esta sendo voce mesmo procurando argumentos que denigram a sua raça atraves de outra crenças, pois na frase do allan kardec em nenhum momento e citou a palavra “negro” e sim voce mesmo.
    Sabe o que voce ta parecendo:
    “um corintiano fanatico que só tetando arrumar falsos argumentos para denegrir os são paulinos, veste uma camisa do são paulo, vai dar o rabo ! filma udo e coloca na internet , para todo mundo ver!
    Êta fanatismo? he…he…he.
    aviso a historinha pode ser real mais eu não tenho preconceitos nem contra coritianos nem contra gays, nem contra negros, alias eu tenho um colega que é as tres coisas ao mesmo tempo! ha….ha…ha..ha é engraçado mais é verdade.
    quanto o ensinamento da criança que morre de fome é simplisinho e o Carlo ja te explicou com riquesas de detalhes: Deus quer que voce pare de ser um ateu resmungão e vai alimentar essa criança, vamos lá tenha fé nisso!
    sds

  129. leo e Fabio

    eu ja admiti que a biblia tem muitos pensamentos humanos e pór isso mesmo contem varias contradições e por ter afirmado isto num igreja evangélica quase fui colocado para fora por um irmão mais exaltado!
    mas consigo ver na biblia tambem pensamento divinos muito superiores a mioria dos pensamentos mesquinhos e humanos., mas voce não consguem admitir isso não e´?
    mais voces naõ deveriam ser os primeros atirarem pedras nas contradições biblicas por que fazem a mesma coisa.
    Criam um deusinho ateu safado e ridiculo e mesquinho depois dizem que não acreeditam no seu próprio e equivocado deus ateu.

    sds

  130. Eu disse que não ia alimentar o troll, mas…

    Eu disse:

    Agora, o fato de eu não ter uma “prova” da inexistência seria motivo para acreditar que existe? Não.

    Isso não me classifica como ateu agnóstico. Está claro e cristalino na passagem acima que não tenho prova de inexistência, mas não é por isso que eu vou acreditar (será que eu falei grego?). E por que? porque não tenho prova de existência. Simples: sem evidência de existência, sem crença. Mas isso foi convenientemente ignorado no meu comentário original.

    Posso dizer o mesmo do lobisomen, do coelhinho da páscoa e do saci pererê.

    E é curioso não ter prova de existência, pois, se (e eu digo se) houvesse um deus, deveríamos ser capazes de detectá-lo.

    Portanto: eu não acredito.

  131. E o que são selvagens Vanderlei na visão dele os homens brancos europeus ou os “selvagens” da África e Oceania ?

    “O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso(sic!). Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados”
    (Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187,)

    6 –Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?” (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126).

    Já a pergunta denota um certo racismo, pois supõe que uma criança hotentote, ainda que educada nas melhores escolas, não teria possibilidade natural de alcançar o nível de um cientista branco.

    Allan Kardec explicita seu racismo brutal e grosseiro na resposta que dá a essa pergunta, por ele mesmo feita:

    “Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?” (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).

    Hahaha.

    =======
    Vanderlei a bíblia em si é um documento incompleto e manipulado existem os http://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_ap%C3%B3crifos que ficaram de propósito de fora da bíblia e o gnósticos.

    A Bíblia para mim é tão real quanto o livro dos 3 Porquinhos.

    Vamos lá um gráfico em tempo real de mortes e nascimentos http://www.worldometers.info/pt/
    Até agora mais de 8 milhões de crianças até 5 anos já morreram cadê os 15 milhões de espíritas no mundo cuidando delas ?
    E como vocês esperam ajuda-las usando a ciência ou a fé ?
    Lembrando as duas se auto-excluem.
    Pena também que má formação genética já explica porque certas pessoas nascem deficientes não tem nada haver com “espíritos” falta de oxigênio no parto explica retardo mental não tem nada se sobrenatural nisso.

    ==
    Agora me diga que ”deus ateu” seria esse Vanderlei ?

  132. Fábio sabe umas das piores coisas da Doutrina Espírita ?
    Todo o sofrimento já está justificado e é necessário.
    Mesmo o deus deles sendo “perfeito e amoroso” ele criou um sistema que “ensina” a base do sofrimento e o incentiva mais que o “amor”.

  133. […] Eu acredito em dinossauro…pithuck em Eu acredito em dinossauro…Leonardo em O livre-arbítrio (parte 2…Leonardo em O livre-arbítrio (parte 2…Fábio Paiva em O livre-arbítrio […]

  134. bom dia Fabio
    diz: Agora, o fato de eu não ter uma “prova” da inexistência seria motivo para acreditar que existe? Não.

    Isso não me classifica como ateu agnóstico. Está claro e cristalino na passagem acima que não tenho prova de inexistência,

    R; voce não esta falando em grego, mas devia honestamente falar em claro portugues assim:

    “eu não tenhos provas da inexistencia divina, portanto reconheço a minha ignorancia humana em possuir duvidas quanto a inexistencia de Deus e por não conseguir provar que Deus não existe,
    humildemente reconheço a possibilidade dele tambem poder existir.

    é isso que eu espero de voce!

    sds e fique com Deus! tenha um ótimo dia e uma ótima vida eterna!

  135. Vamos lá Vanderlei tem provas que Hórus não existe ?
    Usando esse pensamento você deve deixar uma brecha aberta de fadas a divindades nesse mar de dúvidas.
    Não existem provas contra ou a favor de fadas então por que não acredita nelas ?
    Porque olhando bem se não existem provas contra, também não existem a favor
    ========
    http://ateus.net/artigos/critica/ha-boas-razoes-para-acreditar-que-deus-existe/

    Alguns crentes, notando que os agnósticos afirmam que não podemos provar que Deus não existe, seguem outra via. Argumentam que se não podemos provar que Deus não existe, então eles estão autorizados a acreditar que ele existe. Mas os ateus podem virar este argumento do avesso. Podem fazer notar que os agnósticos também afirmam que nós não podemos provar que Deus existe. Logo, se não podemos provar que Deus existe, estamos igualmente autorizados a acreditar que ele não existe. Um método de raciocínio que nos permite “provar” ambos os lados de uma disputa, não prova nenhum. A ausência de prova do contrário não é uma boa razão para acreditar em alguma coisa.

    =======

  136. Mas o engraçado é que em outro post você tem certeza que deus criou o homem imperfeito.
    No 1° momento que você afirma ter fé você assume que tem certeza de algo sem ter provas sobre tal coisa.
    O “ateísmo” não é baseado em “fé” mas em estudos e observações por isso podemos dizer que raios não são a ira divina e com estudos já comprovamos que a idéia de divindades é mais nova que a humanidade em 200 mil anos de homo sapiens o deus judaico/cristão/islâmico só está presente a menos de 6 mil anos, enquanto outros deuses hindus podem estar a 10 mil anos, logo podemos chegar a conclusão que a humanidade criou os deuses e não o contrário.

    http://pessoas.hsw.uol.com.br/10-deuses-todo-poderosos.htm só para lembrar deuses no meio científico já estão classificados como mitos.

  137. Leonardo X racismo

    Hotentote = raça de selvagens nascido na região da africa, atualmente Nanibia, mais ou menos são como os do filme “os deuses devem estar loucos”

    Seja justo e admita que é um espirito que esta falando que os os selvagens são uma raça inferior e alan kardec esta contradizendo o que este espiirto esta afirmando.
    olha isto prova que o espirito não é perfeito e após a sua morte terrestre ele pode conservar algum dos seus preconceitos, mas neste texto fica bem claro que allan kardec o reprova .
    então seja honesto e descarte este falso argumento em querer dizer que a doutrina espirita é racista , não generalize, diga o espirito que respondia a allan kardec era um homem morto e racista.
    sugestão vá a um centro espirita e pergunte para um palestrante negro se ele se sente racialmente descriminado pela doutrina de allan kaderc, voce vai descobrir que os unicos negros que pensam assim são ignorantes da doutrina e ateus.
    no começo da frase voce estava indo bem, mas no final disvirtuou:
    “Mesmo o deus deles sendo “perfeito e amoroso” ele criou um sistema que “ensina” a base do sofrimento e o incentiva mais que o “amor”

    R: o sofrimento é um aviso que voce esta pegando um caminho errado que vai te levar a um sofrimento muito maior, dor de dente, dor de barriga, cirrose ,dst todas essa dores são um alarme que voce esta tentando se suicidar levianamente é um preguiçoso querendo se livrar do trabalho eterno através do suicidio consciente ou inconcientemente.
    corçãoes endurecidos não conseguem entender a liguagem do amor e ficam sensiveis com a linguagem da dor, então quem não quer aprender pelo amor , aprendera pela dor, isso porque:
    É da lei que todos evoluam e aprendam voce é que decide rindo ou chorando rapido ou demorado, se vai ser o primeiro ou ultimo mas todos aprenderão pois isto é da lei de Deus.

    fique com Deus!

  138. http://pessoas.hsw.uol.com.br/mitologia.htm aqui um artigo sobre mitologia o interessante é a ligação da cultura suméria ter influenciado a mitologia cristã.

    “Quase tão antiga quanta a egípcia era a civilização suméria, que ocupava a Mesopotâmia, região do Oriente Médio onde hoje está o Iraque. Povo agrícola que desenvolveu técnicas de irrigação para vastas áreas secas e desérticas da Mesopotâmia, eles desenvolveram um conjunto de lendas, mitos e crenças espirituais que influenciariam a mitologia cristã, principalmente no Antigo Testamento, a judaica, a islâmica e também a grega. O dilúvio é um dos temas presentes na mitologia suméria e a lenda de Gilgamesh um dos principais relatos que revelaram o conjunto de deuses e heróis daquela civilização.”

  139. Vanderlei a fé esconde o que você não quer ver, mesmo a cristianismo pregando contra os gays existem igrejas gays olha que ironia hahaha.
    Ah aquele sofrimento que recomenda ficar aleijado ou cego em outra vida.
    É um sofrimento induzido ele impõe que você sofrendo se torna melhor não é mesmo ?

  140. Mas Vanderlei a AIDS também não está evoluindo moralmente junto com você ?

  141. leonardo diz:
    Um método de raciocínio que nos permite “provar” ambos os lados de uma disputa, não prova nenhum”

    Sabio leonardo! brilhante conclusão em admitir que não sabe nada , que possue duvidas humanas por falta de provas.
    Então! Agora só falta voce ser humilde e admitir que tambem possui duvidas quanto a a “inexisrtencia ou existencia ” de Deus , é isso que eu espero de voce assim chegaremos a um sensato consenso.
    sds

  142. “O selvagem feroz pode, numa só existência, adquirir as qualidades que lhe faltam? Que educação dar-lhe-íeis, desde o berço, para fazerdes deles um São Vicente de Paulo, um sábio, um orador, um artista? Não; é materialmente impossível.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862).

    “O exame frenológico dos povos pouco inteligentes constata a predominância das faculdades instintivas, e a atrofia dos órgãos da inteligência [!!!]. O que é excepcional nos povos avançados, é a regra em certas raças. Por que isto? É uma injusta preferência? Não, é a sabedoria. A natureza é sempre previdente; nada faz de inútil; ora, seria uma coisa inútil dar um instrumento completo a quem não tem meios de se servir dele. Os Espíritos selvagens são Espíritos de crianças, podendo assim se exprimir; entre eles, muitas faculdades ainda estão latentes. Que faria, pois, o Espírito de um Hotentote no corpo de um Arago? Seria como aquele que não sabe a música diante de um excelente piano. Por um razão inversa, que faria o Espírito de Arago no corpo de um Hotentote? Seria como Liszt diante de um piano que não teria senão algumas más cordas falsas, às quais seu talento jamais chegaria a dar sons harmoniosos.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862).”

    “A Natureza, portanto, apropriou os corpos ao grau de adiantamento dos Espíritos que devem neles se encarnar; eis porque os corpos das raças primitivas possuem menos cordas vibrantes que os das raças avançadas.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862).

    “As raças são também perfectíveis pelo corpo, mas isso não é senão pelo cruzamento com as raças mais aperfeiçoadas, que lhes trazem novos elementos que enxertam [!!!], por assim dizer, os germes de novos órgãos.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862).

    “Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862).

    http://curiosidadesnabiblia.blogspot.com/2010/05/o-racismo-em-allan-kardec.html

  143. Isso só deixou claro Vanderlei que não existem motivos para crer em deuses pois não existem provas ou contra provas sobre eles assim como fadas hehehe.

  144. culturas diferentes em paises diferentes falando coisas muito parecidas a voz do povo é a voz de “deus”?
    ja te disse que sou um crente sem preconceitos pois tenho um amigo negro gay e corintiano, para com esses preconceitos raciais, que coisa feia, desencana!
    é voce mesmo que causa sua cegueira,
    não e´ o nosso Deus amoroso!

  145. Culturas que nem sabiam que a Terra era redonda não mesmo ?
    Hahaha você pode não ter preconceitos a Doutrina tem.
    E qual é a explicação para os gays no espiritismo mesmo ?
    Ah é uma punição por ter sido promíscuo, será que ele pensa assim que está sendo punido pela lei do “amor” ?

  146. leo
    concordo que o espirito que atinge o seu grau de evolução maxima que seu corpo permita, devera passar para outro com um cerebro mais evoluido para que tenha assim condições de continuar evoluindo tambem o seu seu espirito.
    Quanto a:

    Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862

    eu não tenho conhecimento disso em nenhum livro do kardec, então passe esta refencia com detalhes: livro pagina e autor se voce estiver falando a verdade ai eu serei obrigado a ter dar razão e reconhecerei que o allan kardec era realmente um racista.
    sds

  147. voce ja disvirtuou o deus biblico, agora ja ta querendo disvirtuar o deus espirita , mas orgulhosamente cria um equivocado deus ateu que é sua “cara” e diz: que deusinho feio e ridiculo eu não acredito nele.
    aqui chegamos num concenso eu tambem não acredito no seu deusinho ateu.
    sds

  148. leo uma revista não pode ser considerado como um testemhunho confiavel, qualquer um diz o que o qué assim como aqui tambem há interesses em disvirtuar.
    voce quase me convenceu tente de novo ou então seja sensato e desista de denigrir pessoas com falsos testemuhos deixem outros tolos continuarem fazendo isto.

  149. “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862″

  150. Vanderlei se a revista de Allan Kardec não vale, logo os livros dele não valem pois são de autoria da mesma pessoa não concorda ?
    Eu não tenho deus algum Vanderlei caso não tenha notado.
    E os Espíritas pegaram o deus cristão emprestado desvirtuando Jesus assim como o Islã o faz é muito mais fácil pegar um mito feito e modifica-lo.

  151. Só para lembrar

    Revista Espírita
    Jornal de Estudos Psicológicos
    PUBLICADA SOB A DIREÇÃO DE
    ALLAN KARDEC

    Agora me diga se essa revista que estava sob a direção dele não tem valor os livros não tem valor igualmente e não servem para nada além de gastar papel.

  152. ok confesso que não conhecia estas revistas vou estuda-las e depois de passo uma posição disto.

  153. prezado Fabio paiva

    disse: Um livro que me revelou uma entidade vingativa, sedenta por sangue, cruel e narcisista, capaz de eliminar nações inteiras. Um personagem realmente odioso. Nenhuma mitologia antiga tem um deus tão detestável quanto esse, pelo que sei

    R: sim meu amigo este antigo livro tinha ensinamento , humanos politicos e deploraveis voce neste ponto esta correto, por isso que Deus enviou Jesus para corrigir estas distorções humanas veja:

    “não foi moises que vos deu o verdadeiro pão de Deus no deserto, eu sou o verdadeiro pão de Deus quem apreder se alimentar da minha verdadeira doutrina divina, não morrera mais” Eu vim pra cumprir e ensinar a verdadeira lei de Deus.

    Mas o que te levou até o ateismo foi não foi os pensamentos imperfeito e limitados dos autores da biblia que voce tanto reprova.
    O que te levou ao ateismo foi a sua própria limitação e ma vontade de continuar procurando o Deus verdadeiro em um limitado livro feito por mãos humanas.
    Quando Deus te deu um infinito universo do macrósmo para poder reconhece lo ,voce com muita má vontade preferiu se limitar a um unico livro humano.
    Quando Deus te deu o infinito universo do microsmo para poder reconhece-lo em si mesmo voce continuou com a ma vontade e continuando limitado por um livro escrito pelas mãos humanas.
    Sim meu amigo voce procurou Deus num livro e não achou, olhou para um infinito universo e tambem não o encontrou, olhou dentro do infinito universo dentrode si mesmo e tambem não o reconheceu.

    Com muito amor tente encontra-lo no seu próximo, nos animais e voce conseguirá finlamnte ver o reflexo de Deus em voce mesmo , ai sim voce realmente sera a imagem e semelhança divina. Parabens!

    Então fique com Deus!

  154. Mas Jesus prometia um fim igual a Sodoma e Gomorra para quem não o segui-se hahaha. Olha a vingança hahaha.

    Mateus 10

    14 – E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
    ==
    Cidades que não receberem os discípulos nem ouvirem suas palavras serão destruídas por Deus. Terão um destino pior que Sodoma e Gomorra. E você sabe o que Deus supostamente fez a esses povos (veja [Gn 19:24]).
    ==
    15 – Em verdade vos digo que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

  155. RACISMO ESPIRITA

    se a alma do selvagem deve progredir
    ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos
    selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus.
    Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando,
    jamais alcançará o nível das raças caucásicas;

    Bom dia Leonardo

    Minha moral consiste em defender a razão e a verdade, sem preconceitos de crenças pessoais e partidarismo, inclusive o meu próprio ao perceber que me encontro em erro, procuro rever meus conceitos e modifica-los.
    Então estudei a: Frenologia espiritualista e espírita – Perfectibilidade da raça negra

    1 considerar que 1862 era época da escravatura e que o estudo da frenologia apontava que a raça e o formato do cérebro determinava o grau de inteligência.
    3 nesta época os selvagens negros e africanos, técnologicamente realmente eram mais atrasados que os europeus assim como os índios brasileiros ambos foram escravizados pelos europeus.
    2 Allan Kardec baseado na frenologia acreditava que os negros eram limitados pela formação física do seu cérebros, que eram espíritos recém criados ou infantis em corpos limitados pelo cérebro de uma raça, assim sendo era necessário que eles reencarnassem futuramente em corpos de uma raça que ele julgava ser mais evoluída como os europeus.
    “se a alma do selvagem deve progredir
    ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos
    selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus.”
    NO ENTANTO ALLAN KARDEC ADMITE TAMBÉM JÁ TER SIDO UM “SELVAGEM NEGRO”

    Minha opinião:
    Leonardo voce esta certo! Parabéns! Pois o que você fez não é denegrir é mostrar a verdade!
    Obrigado por me esclarecer esta verdade:

    Allan Kardec foi um assumido Racista preconceituoso e equivocado e as sua própria frases dão testemunho disso (considerando que sejam dele mesmo).
    Ele estava certo quando disse que negros e selvagem encontravam se socialmente e visivelmente inferiorizados em relação aos brancos.
    Mas errou feio quando disse que a raça negra era inferior frenologicamente e que nunca seria tão evoluída fisicamente e intelectualmente como um homem branco.
    O próprio tempo tratou de desmentir o seu equivocado pensamento, temos como exemplos atuais personalidades da Raça Negra de um grande intelecto e por isso ocupam cargos de grande poder e destaque mundial e social: Obama, Nelson Mandela,Machado de Assis, Pelé ,Gilberto Gil,Condolisa……etc
    LEONARDO VOCÊ TÁ COBERTO DE RAZÃO ESTE TIPO DE PRECONCEITO RACIAL É DEPLORAVEL DEVE SER BANIDO DE TODA SOCIEDADE .
    Mas lembrando para os mais exaltados que: “Quem não tiver pecados que atire a primeira pedra”
    E que devemos também valorizar os muitos ensinamento sábios e uteis a sociedade deixados por Allan Kardec desnecessário e injusto seria crucificar toda sua obra por alguns deslizes num equivocado raciocínio imperfeito e humano.

    Fique com Deus!

  156. leo
    isso não é vingança é a lei de açaõ e reação se eu te aviso para não roubar voce vai e apanha feio , colheu o q

  157. leo
    isto não é vigança é lei da ação e reação se eu aviso para voce não roubar voce vai e se da mal, colheu o que plantou, construiu seu inferno e andou ate la com suas pernas nele entra rindo e sai chorando…buá!

  158. Mas ele diz que a raça negra deve sumir por ser inferior estou errado ?

    “Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização,
    permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as
    raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as
    raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras.”

    Isso deixa claro que ele continua racista e somente brancos são superiores hahaha.
    Uma doutrina baseada nisso não merece o meu respeito.
    Pois até as boas ações são baseadas no medo do castigo, pois ser negro é considerado um fardo.

  159. Isso dos pecados também Vanderlei é puro controle sobre o medo, pois até um pensamento gera castigo.

  160. Isso Vanderlei é conhecimento(ciência), não é acreditar em algo sem ter provas(fé).

  161. prezado leo
    Mas ele diz que a raça negra deve sumir por ser inferior estou errado
    Todo dia era dia de indio, mas agora todo dia é dia de mestiço.
    Eu diria que a raça negra pura tende a extinção de fato, devido a micegenização de raças, acredito que na maioria da população brasileira o negro puro já se torna raro, e a maioria é de mestiços ou pardos se preferir e os indios caminham realmente para extinção.
    na copa observei que na africa a maioria dos negros ja se misturam com os brancos e já não são negros puros, o mesmo acontece na europa ,E.U.A então neste sentido o allan não mentiu. Não só a raça negra mais todas tende a desparecer unificando assim a raça humana,
    mas isso é motivo de alegria nem branco nem negro nem oriental todo mundo mais ou menos parecido!
    Isto é a globalização! plim..plim! agente se ve por aqui!

    “Isso deixa claro que ele continua racista e somente brancos são superiores hahaha.
    Uma doutrina baseada nisso não merece o meu respeito.”

    Bom quando ele estava vivo pensava assim, mas se ele reencarnar como um negro, provara que reconheceu o próprio erro isto é justo.
    as pessoas Leo mudam ,reconhecem seus defeitos.
    Mas como eu ja te disse o preconceito fecha portas por exemplo o allan plantou preconceito racial e agora esta colhendo o seu preconceito moral, mas considerando que voce é contra “vigança divina “deveria provar que esta moralmente acima da sua prórpia vingança, perdoando o allan e reconhecendo os seus bons ensinamentos sem nenhum tipo de preconceito, pois voce só foi conhecer a parte da doutrina que te incomodava, por pura vingança, agora seja justo e va conhecer a parte boa assim voce provará que é uma pessoa justa , que sabe perdoar as ofenças e ainda sabe reconhecer as virtudes dos seus ofensores, adquirira novos conhecimentos e tera argumentos validos contra ou a favor da sua causa.

    fique com a misericórdia divina : “pois misericórdia quero e não holocausto”, “Antes de pedir algo a Deus, perdoe e ore pelos seus ofensores” assim se fara perfeito como é o seu pai celeste pois ele é bom para os bons e para os maus e ingratos….he..he

  162. vamos nós!
    Isso Vanderlei é conhecimento(ciência), não é acreditar em algo sem ter provas(fé).

    Mas deacordo com voce mesmo:

    acreditar com convicção numa “inexistencia ” divina sem ter disso nenhuma prova!

    Ateismo é a pura Fé!

    Que ironia criticam nos outros algo que voce tambem praticam Fé sem provas…ha…ha…ha!

  163. Não Vanderlei já que não existem provas que deuses existem é pura lógica, para que acreditar em algo que não se prova real ?
    Acredita em mula sem cabeça mesmo sem ter provas dela ?
    Eu acho que não.
    Usando essa lógica você teria fé que Zeus não existe, pois não existem provas a favor dele. Sem provas logo sem existência, sem existência não há contra provas.
    Hahaha.
    Que feio a doutrina ainda afirma que negros são inferiores e que brancos são superiores tsc tsc tsc.
    Não tente mudar isso ser negro é motivo de vergonha já que seria usado como punição.

  164. Faz assim Vanderlei perdoe e procure entender Hitler ele só fez o que fez pois amava deus

    Eu acredito que hoje eu estou agindo no sentido de o Criador Todo-Poderoso. Ao repelir os judeus eu estou lutando pelo trabalho do Senhor.
    Adolf Hitler, Discurso no Reichstag, 1936

    E amava o seu povo

    O que temos para lutar … é a liberdade e independência da pátria, para que nosso povo possa ter a possibilidade de cumprir a missão que lhe é atribuído pelo Criador.
    Adolf Hitler, Mein Kampf, pg. 125

    E acreditava como Allan que brancos são superiores.

    =======
    Esse seu pedido me soa tão repugnante quanto a esse que eu te sugeri.

  165. Vanderlei repito homo sapiens 200 mil anos, o deus judaico/cristão/islâmico 6 mil, a Doutrina Espirita menos de 200 anos.
    Está claro homens criaram divindades não o contrário.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: