A Origem da Vida. Esqueçam Adão e Eva!

No livro: “Uma Breve História de quase Tudo” , Bill Bryson traça teorias científicas sobre possível origem da vida na Terra.

Em 1953, Stanley Miller, estudante de pós-graduação da Universidade de Chicago, pegou dois frascos – um com água representando o oceano primordial e outro contendo gases amoníaco, metano, ácido sulfídrico, para representar a atmosfera antiga da Terra – uniu-os com tubos de borracha e introduziu faíscas elétricas para reproduzir raios. Após alguns dias, a água dos frascos, agora verde e amarela tornou-se um caldo forte de aminoácidos, ácidos gordurosos, açúcares e outros compostos orgânicos. “Se deus não fez desta maneira, perdeu uma grande chance”, disse o supervisor de Miller, prêmio Nobel, Harold Urey.

Hoje, mesmo sabendo que a atmosfera antiga não era assim tão propícia à criação de vida, não deixou de ser um feito e tanto! Novas experiências, com outros materiais, produziu aminoácido razoavelmente primitivo. O problema seria criar proteínas, que são encadeamento de aminoácidos, sendo necessárias muitas delas para formar seres vivos. Talvez existam um milhão de tipos dela no corpo humano. A dificuldade é reunir os “tijolos” básicos, aminoácidos numa ordem específica para formar produzir a proteína. Se tentarmos fazê-las de uma só vez, daria uma probabilidade impossível de uma chance em 10^260 ( 1 segido de 260 zeros)! São conhecidos 22 desses tijolos que ocorrem na Terra, apenas 20 deles são necessários à construção de um ser humano e a qualquer ser vivo. Foi descoberto em 2002 o vigésimo segundo numa arqueobactéria.

Para a hemoglobina que há 146 aminoácidos que produzem 10^190 combinações possíveis. A possibilidade de  um evento aleatório produzir de uma vez só aquela proteína é  a mesma de um furacão passar por uma oficina e montar um jumbo perfeito, fato com que os crentes costumam contar para incluir um deus na questão. Então, além da complexidade a proteína precisa dobrar-se numa forma específica e para ter ultilidade ainda precisa conseguir se reproduzir, senão para nada serve. Então ela precisa de ajuda do DNA, que é o mago da replicação, que se presta a apenas isto. Surge algo paradoxal em que proteínas precisam de DNA e DNA não tem própósito sem proteínas. Quando estas partículas e átomos, moléculas se reúnem no refúgio protetor de uma célula é que fazem parte da dança surpreendente da vida, mas que nada são isoladamente. Como explicar essa complexidade assombrosa? De forma aleatória e ao mesmo tempo é impossível, segundo a estatística. Não dá para juntar, carbono, hidrogênio, oxigênio – componentes do ser humano – mais um pouco de água e uma boa mexida e fazer um ser completo. Desta forma o raciocínio se reduz ao tal do jato que é formado por um furacão, falácia dos criacionistas.Mas não é assim!

E se as proteínas não surgissem subitamente e sim tivessem evoluído? Argumenta Dawking em “O Relojoeiro Cego” que deve ter havido algum tipo de seleção cumulativa que permitiu os aminoácidos agruparem-se em blocos. Talves dois ou três agrupados por algum  propósito e depois ter encontrado agregado semelhante e “descoberto” algum aperfeiçoamento adicional. As reações químicas associadas à vida são bem comuns. Não podemos simulá-las em laboratório, como fizeram Miller, mas o universo não tem a mesma dificuldade. Pelo tempo e diversas condições especiais é bem superior à nossa capacidade técnica. Pilhas de moléculas na natureza formam naturalmente cadeias longas de polímeros. Açúcares se juntam para formar amidos. Cristais conseguem replicar-se, reagir a estímulos ambientais e assumir padrão complexo, mesmo não tendo vida. Então a complexidade é um evento natural, espontâneo e totalmente comum. Pode não haver abundância de vida no universo como um todo, mas não escassez de auto-organização, da simetria assombrosa dos flocos de neve aos anéis graciosos de Saturno.

Este impulso natural para a organização é tao comum que muitos cientistas acreditam hoje que a vida pode ser mais inevitável do que pensamos. “uma manifestação obrigatória da matéria, fadada a surgir sempre que as condições forem favoráveis”, diz o nobel de química Christian de Duve. Diferente do que dizem os crentes, não há nada de exótico nas substâncias químicas de um ser vivo. Se quisesse criar outro ser vivo, de um peixe a uma alface ou um ser humano, precisaria de quatro elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e mais uma pitada pequena de enxofre, fósforo.cálcio e ferro. Reunindo umas três dúzias de combinações para formar açúcares, ácidos e outros compostos e poderá formar qualquer ser vivo. A vida pose ser surpreendente, e controverso os modelos e detalhes de sua origem, as vezes, imponderáveis, mas não impossíveis ou ainda depedentes da vontade divina.

Alguns acham que a vida pode ter recebido contribuições vindas do espaço, por algum meteorito ou meteoro. Era uma idéia marginal nos idos de 1871 até que, em 1969, dezenas de milhares de australianos foram surpreendidos por estrondos e uma bola de fogo rasgando de leste a oeste do país. Além do estalo, deixou uma esteira de odor de álcool no ar. A bola explodiu em Murchison, no vale de Gooulburn, norte de Melbourne e seus pedaços, alguns com mais de cinco quilos, precipitaram-se como chuva. Era um meteorito de tipo raro, condrito carbonáceo e a população coletou 90kg do material. Descobriu-se que tinha 4,5 bilhões de anos e estava repleto de aminoácidos – 74 ao todo – oito dos quais existem na terra. Só em 2001 descobriram se tratar de cadeias complexas de açúcares , polióis, nunca antes encontrados fora da Terra!

Mas o que quer que tenha impelido a vida, aquilo pode ter acontecido de uma só vez. Fato extraordinário da biologia. Tudo pode ter origem na mesma convulsão primordial. Num passado distante uma pequena bolsa de substâncias químicas nervosamente adquiriu vida. Pode ter havido antes, ou talvez muitas vezes, mas este pacote adicional e extraordinário partiu-se e produziu descendentes. Um feixe minúsculo de material genético passou de uma entidade viva para outra e nunca mais parou. Foi o momento de criação de todos nós, o chamdo BIG BIRTH, em analogia ao Big-bang.

“Aonde quer que você vá no mundo, qualquer que seja o animal, inseto, planta ou pingo de matéria, se estiver vivo, usará o mesmo dicionário e conhecerá o mesmo código.Toda vida é única” diz Matt Ridley. Somos todos o resultado de um único truque genético transmitido de geração para geração há quase 4 bilhões de anos, a ponto de se extrair um fragmento de instrução genética humana, inseri-la numa célula de levedo defeituosa, e a célula de levedo a porá em funcionamento como se fosse dela própria. Num  sentido bem real, a instrução é dela própria.”

Isso prova bem que não viemos de Adão e Eva. Somos frutos do acaso e podem existir outras formações de substâncias e seres fora do sistema solar, como provou o meteorito com aminoácidos diferentes. Os relatos acima são de cientistas, onde nao se faz necessária qualquer alusão a deuses fabricantes de pessoas ou plantas e animais. A origem humana  parece ser a mesma da barata, do dinossauro, do pé de coco, da bactéria ou de fungos. Os constituintes sao os mesmos e a evolução mostra que é possível no tempo longo a diversificação dos processos e da complexidade na formação de seres diversos, mesmo porque ainda hoje dependemos do mundo microscópio para viver. Seres antiquíssimos que permanecessem cumprindo sua função de se replicarem.

Só sei que nada representamos de especial para o mundo, nem no tempo, nem na vida, nem no universo! Apenas o somos por crentes nos colocar no centro de tudo em importância. Somos apenas uma poerinha que pensa, no vasto mundo! 

saracura 

Anúncios

117 Respostas

  1. Bem pessoal, alguém crente me explica porque os deuses criaram criaturas pequeninas antes? Quando, em quase toda religião o homem aparece como um passe de mágica!

  2. Li um texto que falava de uma pesquisa sobre os evangélicos que estudam ciências biológicas. Alguns estudam na esperança de achar alguma brecha na teoria da evolução que os permita refutá-la, outros quando vão lecionar a disciplina dizem que a bíblia está de acordo em vários pontos com a teoria de Darwin (juro que não lembro ter visto isto em lugar nenhum na bíblia, mas se alguém viu, poste aqui) e que muitos somente estudam o que se dá em sala de aula, pois têm medo de se “aprofundar”. Ou seja, estes que têm medo de tirar a venda da fé sabem que se derem crédito ao conhecimento, a crença deles no Todo Poderoso vai por água abaixo. Por via das dúvidas, acham melhor se manterem quietos e vendados, a fim de garantir uma vaga no céu
    Sinceramente, acho que o inferno seria deveras mais divertido, pelo menos segundo a piadinha que foi postada nos comentários do texto anterior. Para o meu azar, se Deus existir, somente ao pensar assim, acho que acabo de garantir a minha passagem pro inferno!

  3. quero ver voce dando risadas e fazendo piadinhas quando entrar no seu inferno ainda aqui na terra mesmo, porque sem fome, sem dor é facil dar risada e tudo é motivo para diversão.
    fique tranquila voce não vai construir o seu inferno tendo pensamentos idiotas mas se começar a praticalos a sim isto será uma realidade.

  4. Lá vai o Vanderlei “Eu não tenho argumento vou pegar pelo medo e ameaça” hahaha.

  5. Mas Vanderlei, segundo a Biblía, nós pecamos por atos, palavras e pensamentos, ou seja, de todo jeito.
    Eu estou negando Deus, Jesus e este último disse que aquele que o nega também será negado e que só vamos ao Pai através dele, pois o mesmo é a verdade, o caminho e a salvação. Logo, se não o reconheço, ele não intercederá por mim junto ao Deus misericordioso e então serei enviada ao inferno. Por isso que disse que já tenho minha passagem garantida pro inferno.
    Não pense você que somente por não botar em prática as más ações que por ventura venha a pensar que a sua estadia eterna no céu esteja garantida.
    Cultive pensamentos puros, atitudes 100% boas e segure a língua. Senão, nos vemos no inferno! :-)
    Um abraço!

  6. “Cultive pensamentos puros, atitudes 100% boas e segure a língua. Senão, nos vemos no inferno! :-)
    Um abraço!”

    Ficou com medo ? então é sinal que ainda possui uma consciencia? Parabens isso prova que existe mesmo vida inteligencia entre os ateus continue sendo assim como voce diz: 100% boa que mal nenhum te acontecerá, então :
    tudo de bom para voce, fique com Deus!

  7. Vanderlei só pra lembrar a bíblia diz que ter dúvidas sobre Jesus é pecar e te condena hehehe.

  8. É sempre engrandecedor ver a doutrina cristã pregada a ferro e fogo (do inferno) na visão do vandeco…

    No dia que ele se convencer que o livro de mitos dele é apenas um livro de mitos, será o inicio de uma revolução…

  9. Não, Vanderlei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Você entendeu tudo errado!!!!!!!!!!!!
    Eu te dei um conselho, uma dica para você conseguir a salvação! Se quem tem pecados não entra no reino dos céus e se pecamos por atos, palavras e pensamentos, então eu o aconselhei a cultivar pensamentos puros, ter atitudes 100% boas e segurar a língua. Do contrário, estaremos no mesmo barco a caminho do inferno.
    Entendeu agora?

  10. quem virou um ateu acreditando nessas coisa ridiculas foi voce e não eu!

  11. Pois é, Leonardo, onde existe fé não existe dúvidas.
    Se o Vanderlei ou qualquer outro cristão abrir espaço para a dúvida, a fé que ele tem não é imaculada e forte o suficiente para sustentar Deus. Então, eles correm um sério risco de perder o bonde pro céu!

  12. hum?
    Eu virei ateia acreditando nessas coisas ridículas? Claro que não! É justamente o contrário! Foi você que virou cristão acreditando nessas coisas que você chama de ridículas. Sei não…. Se você está achando que tudo isso que a doutrina cristã ensina é ridículo, é bem capaz de não ser um bom cristão.

  13. Vanderlei todos nascemos ateus, não conheço ninguém que nasceu acreditando em divindades.

  14. Pois é, Leonardo, onde existe fé não existe dúvidas

    exatamente este foi o motivo que te levou a ser uma atéia!

    Sim uma fé convitua inabalavél numa “inexistencia divina” sem ter prova nenhuma disso, só o seu tolo achismo pessoal….he…he…he é ironico! ateu tem fé…kkkkkkkkkkkkkk

  15. Não é a dúvida que transforma alguém em ateu, mas a certeza de que esses seres sobrenaturais não existem. Não é questão de se ter uma fé inabalável na inexistência divina que transforma alguém em ateu, é simplesmente o fato de não haver nenhuma prova cabal de que a Divina Providência exista!
    Tente viver sem Deus, sem Jesus no coração, você vai viver igual a qualquer mortal de qualquer lugar do mundo. Mas no início vai ser muito difícil, pois você foi ensinado desde a mais tenra idade a usar essa moleta espiritual, psicológica que se chama religião. E não venha dizer que Deus protege, ajuda, faz e acontece, senão não haveria crente (independente da religião, mas aquele que crê em qualquer deus) passando por toda sorte de dificuldades mundo a fora.
    É difícil se deparar com essas verades que não é todo mundo quer enxergar. Pois bem, o pior cego é aquele que não quer ver!

  16. sue
    realmente eu ainda não cheguei a altura de um verdadeiro cristão, mas o que considero ridiculos mesmo são esses seus comentarios tentando disvirtuar os verdadeiros ensinamentos cristão, que feio heim, só por que eu não te conheci direito não me da o direito moral de sair denegrindo a sua pessoa.
    considero isso falta de caracter.

  17. A estupidez cristã sempre me surpreende. A de outras religiões também…

  18. sue
    diz: Não é a dúvida que transforma alguém em ateu, mas a certeza de que esses seres sobrenaturais não existem.
    R: com que provas ? se não tiver nehuma então só pode ser pela Fé ! …ha..ha..ha !
    mais uma atéia com muita Fé,! parabens irmã Sue!

  19. Sim a estupidez dos dos outros ainda te surprende , porque ja se acostumou com a sua e tambem as dos seus amigos ateus.

  20. Ateus mostrem me provas que deus não existe ou então :

    EU VOU VIRAR UM ATEU DE ATEUS E TEREI MOTIVO PARA DUVIDAR DE VOCES ?

  21. Longe de mim querer desvirtuar os verdadeiros ensinamentos cristãos. Eles já foram desvirtuados através dos tempos, feitos e retificados de acordo com os interesses vigentes em cada época.
    Não estou denegrindo imagem de ninguém, só estou fazendo observações, críticas nuas e cruas sobre esse deus que tantos louvam e não recebem nada em troca.
    Também não quis lhe ofender, mas se você sentiu ofendido por mim, também deveria se ofender com tantas outras pessoas que fizeram comentários aqui no blog, pois estão fazendo o mesmo que eu.
    Se você tomou alguma coisa que eu disse para o lado pessoal, não deveria tê-lo feito. Mas, mil perdões, não quis lhe magoar. Mas se você se doeu porque acha que denegri a imagem de deus, que ele venha se manifestar e se defender. Estou no meu direito de explanar as minhas opiniões, mesmo que sejam contra Ele, que me parece que este blog também foi feito para este fim.
    Quem não sabe brincar não desce pro play.
    Um abraço, meu querido!
    Tenha um ótimo domingo!

  22. SUE
    não precisa chorar tambem! né?
    Voce tem todo o direito de questionar, expor a sua opinião divergente o seu direito é asegurado por Deus através do seu livre arbitrio , caso contraio voce teria nascido cega , surda e muda, use-o com moderação e bom senso para poder usalo sempre.

    muito bla..bla..bla! e poucos argumentos convicentes:

    Mostre me a prova que Deus não existe!

    Se não eu viro ateu e paro de acreditar em voce !kkkkkk !

  23. Sue
    isso que da , quando voce começa a estudar filosofias, histórias, teologias pensa que virou uma sabia e começa a ter fé quje esta totalmente certa.
    Cuidado! exesso de soberba resultara em uma pseudasabia!
    Se eu estiver certo:
    uma ótima vida eterna para voce tambem!
    Se voce estiver certa, sinto muito mas o nosso fim estara bem próximo!…só lamento….Uiii!

  24. ô, comentarista Vanderlei. tu vive pedindo prova de q deus num exist mas tu tem prova de q ele existe? uma prova q naõ se pode negar? se tu tiver uma, tu tem um motivo pra acreditar. se num tiver, tu acredita pq quer mesmo. eu num tenho nehnuma. então, diz aí, porque eu ia acreditar???? por causa de um bando de gente q tb acredita?

    tu vive pedindo motivo pra desacreditar. agora, me dá um motivo pra acreditar. mas tem q ser um bem escroto mesmo, nao uma coisa q tu ache. se tu não tiver, tá só contandpo lorota.

  25. Vanderlei seja sincero eu sempre pergunto e você desvia tem fé que os outros deuses não existem ?
    Vanderlei me mostre provas que fadas não existem hahaha.
    Vanderlei deuses são só idéias só existem por vontade dos crentes terem fé neles hahaha.

  26. Vanderlei continua a latir por aqui? Esse troll loser não desiste mesmo, não é?

    A prova que deus não existe é que criaturas como você andam por aí. Um deus misericordioso nunca criaria um imbecil sem tamanho.

  27. Não se pode dizer que o sujeito não tenha determinação. Mas sem argumentos dignos desse nome, é como uma formiga tentrando dar um ippon num elefante.

  28. E talvez, logo, logo, sejamos brindados com alguma fábula a respeito de formigas e elefantes…

  29. prezado Sproingachonk

    obrigado por ter visitado o meu blog: http://www.religiaodeuslivre.wordpress.com e ter deixados os sabios comentarios de “paz e amor”.

    mas se voce não possui nenhuma prova plausivel para poder afirmar que Deus não existe então:
    Com que autoridade esta fazendo isso ?
    Foi alguem que te deu esta autoridade o foi voce mesmo que se apropiou dela ?
    O mais sensato não seria manter a humilde posição da duvida ? Declarando se um agnóstico ?

    Eu como um crente só posso afirmar que Deus existe tambem pela Fé de provas pessoais praticas e reais na minha vida que dificilmente seria aceitas por outras pessoas, com opiniões ja formadas por um sólido orgulho e preconceitos ja enraizados.
    Voce tambem só pode afirmar que Deus não existe atraves da sua Fé tambem convictua sem provas. Assim existe um ponto comum entre crente e ateus pois ambos acreditam em suas convicções apenas pelo uso da fé, embora os ateus não tenham coragem de assumir isso piblicamente pois para maioria dos ateus convictuos o fato de declararem Agnósticos já fere o orgulhos deles , pois acreditam convictuamente , com uma fé inabalvel que Deus não existe baseados nos seus orgulhos e numa teoria do achismo pessoal.

    Tudo de bom então fique com Deus.

  30. Vanderlei já dissemos a humanidade 200 mil anos, cristianismo menos de 2100 anos, é claro que é um mito assim como Thor.

  31. orgulhoso leonardo
    diz:Vanderlei me mostre provas que fadas não existem hahaha!
    Uma fada assim como Deus representa um ser muito superior a voce então o seu orgulho não pode conceber que isto seja possivel……..Mas por acaso , agora eu virei Psicólogo ? he…he…he!

  32. prezado amigo Daniel

    Disse : “A prova que deus não existe é que criaturas como você andam por aí. Um deus misericordioso nunca criaria um imbecil sem tamanho”

    obrigado por estas suas palavras genorosas que servem como um estimulo para que eu estude mais filosofia, histórias , teologias, teismo ,deismo e agnosticismo, faça muitas pesquisas no google. Então só assim conseguirei antingir o seu grau de sabedoria.
    Se voce for um agnóstico eu respeito as suas duvidas , suas questões e o seu ponto de vista.

    tudo de bom!

  33. Prezada Suellen
    Voce quer construir sua verdade baseada em mentiras ? então veja como as suas palavras te contradizem:
    primeiro afirma que tem certeza que não existem seres superiores a voce! (sendo assim seu orgulho precisa matar Deus):
    “Não é a dúvida que transforma alguém em ateu, mas a “certeza” de que esses seres sobrenaturais não existem”
    R: se voce me apresentar uma prova cientifica do que voce acredita e esta afirmando com toda certeza então serei obrigado a ter dar razão, caso contrario vou continuar tendo um bom motivo para ser um ateu de Ateus.

    Sem provas não podemos provar que Deus não existe!

    Sem provas não podemos provar que Deus existe!

    Na duvida devemos assumir que podemos estar errados nos dois casos.

    mas se voce já se apropriou da certerza absoluta! parabens! voce é mais uma dona da “Verdade absoluta”.

    tudo de bom!

  34. Hahaha é o Vanderlei e a Xuxa no mesmo barco hahaha., ele com deus e ela com fadas e duendes.

  35. Suelen
    Palavras sábias, mas o crente não entende, nem adianta. Já temos visto isso aqui inumeras vezes!Valeu

    Leo
    Veja nosso concorrente! A mesma coisa sempre. Foge da realidade! abraço

    Anjo_Z
    Talvez eles saiba que é um mito, mas não admitem, para não serem chamados de idiotas..então tentam idiotizar todos! Beleza amigo!

    FA´bioPaiva
    São determinados a encherem o saco! Mas não vemos algo de valor, que nos faça crer. abração!

  36. Daniel Suqui
    Olha latir, não sei. Mas os irmãos precisam saber que escrever muito idiotice não as torna verdade. Só enchem! VAleu

    Sproingachonk,
    Demos muitas opotunidades para ela provar, ou mostrar algo, mas fica nessa lenga-lenga de deus é amor,. é pai, poderoso! Assim Shiva e Thor podem tomar seu lugar! obrigado!

    Já demos o aviso de que queríamos algo novo que explicasse as loucuras dos deuses. O tempo todo ouvimos enrolação de um crente..,. SErá que ele não tem um crente melhor pra mostra algo?
    Tá difícil! Abração a todos!

  37. Atenção senhores crentes! Eu gostaria de saber porque o seu possível deus, deixou os seres microscópicos se virarem sozinhos para a construção da diversidade animal e vegetal…

    Desejo mesmo saber a explicação dos seus deuses e de onde se baseiam! Só isso!

    Não quero discutir sobre se eu seou ateu ou sobre o sexo dos anjos! Quero uma resposta coerente! Procurem a iluminação “divina”. O seu deus sempre aparece pros senhores??? Perguntem a ele!

  38. Saracura
    a resposta é muito simples e ja expliquei com riquezas de detalhes nos comentarios que voce não consegue entender:

    R: alguem tem trabalhar ! O criador ja fez a parte dele agora só falta as criaturas assim como voce, fazerem a sua parte! aprendendo a trabalhar numa dependencia mutua , evoluiram atraves do merito próprio em direção do grande propósito do Bem Comum e universal ! Isto faz algum sentido para voce ?
    o o Leo ja esta fazendo a parte dele, de primata já chegou a ser humano! he..he..he

    Mas que voce se indentificou, no texto com o seu próprio nascimento ateu, isso é fato!
    só falta reconhecer isso publicamente, se o seu orgulho permitisse é claro!

  39. Não posso reconhecer este deus, de quem fala! De onde tiraram que deus fez o homem de mágica? E as bactérias, e seres microscópicos que na verdade nos dão assistência? Porque os deuses deixaram bilhões de anos as partículas, depois os aminoácidos depois as proteínas trabalharem?

    Por quê os dertos deuses nunca criam nada? SEmpre esta história de usar alguém, fazer alguém trabalhar. O deus da preguça , o seu? Porque alguns deuses gregos eram mais ativos…eles mesmo, criavam as coisas…

    Então são mais poderosos? Até surgir Zeus, terceira geração foram muitas brigas e tragédias familiares. De qualquer forma eles não precisaram dos homens ou do acaso como o seu deus!

    E pra quê? Estamos aqui de passagem. A humanidade vai se estiguir de um modo ou de outro…nem que seja daqui a bilhões de anos..seu deus não tem muito poder é meio preguiçoso!

  40. Vanderlei ainda somos primatas hahaha.
    http://capinaremos.com/files/2010/05/jesusbarata.jpg cada um escolhe o que mais agrada na fé, o Jesus cristão te incomoda então você segue o Espírita há quem o prefira no islã e por aê vai.

  41. ô, vanderlei, tu continua fazendo confusão com essa estória de num ter prova. tu num tem prova, mas tem prova pessoal prática. tu num pode prova nada do que tu tah dizendo, mas continua pregando por aqui. e tu fala como se fosse dono duma certeza. ateh jah disse que quem num acreditaar no teu amigo imaginario eh arrogante e vai sofrer. e se tu diz que o certo eh ser agnostico, pq q tu num eh? agnostico num anda pregando como tu faz, não, camarada! se tu acha que a posicão honesta eh essa de agnostico, entao segue teu discurso, companheiro, e vira agnostico. tu tah sendo incoerente.

  42. agora, na moral vanderlei: esse teu negócio de dizer que acredita em fada, sei não, bicho… essafada num tah te ajudando em nada, companheiro, larga essa vadia. ela soh tah te fazendo parecer ridículo. o cara que acredita em fada, acredita tb em lobisomen, saci, cuca, papai noel, coelho da pascoa, peh grande, e a gente sabe q isso tudo num existe. ou tu jah viu algum desses bichos?

  43. ei, vanderlei, ia me esquecendo: cadê o motivo que eu te pedi pra acreditaar? tu ainda num disse nada! tô esperando.

  44. SARACURA
    DIZ:Porque os deuses deixaram bilhões de anos as partículas, depois os aminoácidos depois as proteínas trabalharem?
    Por quê os dertos deuses nunca criam nada? SEmpre esta história de usar alguém, fazer alguém trabalhar. O deus da preguça , o seu

    r: VOCE EDUCA E ENSINA SEUS FILHOS FAZENDO TODA AS OBRIGAÇÕES DELES ?
    ASSIM ELES CRESCERAM RESPONSAVEIS PELO QUE ?
    APRENDERAM MUITO ?

  45. fazendo o trabalho dos seus filhos voce quer provar o que ? Que voce é o todo poderoso, que sabe tudo ou é um egoista orgulhoso que não quer dar chances para seus filhos fazerem e aprenderem por si mesmo ?

  46. Vanderlei isso soa a preguiça divina, 14,5 bilhões de anos e nem se provou “pai” de ninguém ainda hahaha.

  47. Imaginem a cena:

    Um cara tem um filho, e vai embora assim que ele nasce. Manda uma carta quando o garoto tem uns dois anos de idade, com um sermão enorme dizendo tudo o que ele tem que fazer até o fim da vida. Quando o moleque cresce vira um marginal.

    Pergunta: esse pai educou seu filho?

  48. Deus te deu tres anjos para tomarem conta de voce e trabalho eterno para todos , voces que aprendam se amar , se educarem, essas provass deveriam ser o suficentes para voces crerem, ~mas apesar de não merecerem nada voces são muito exigentes , então continuem sentados a “espera de um milagre” he…he..he

    Sproingachonk
    na boa cara esse dialeto seu, é coisa de espiritismo?

    Eu respeito a humildade dos agnósticos, por asumirem que não tem certeza absoluta da inexestencia divina, isto é o mais sabio.

    Mas de forma alguma negarei a Deus, não sou um ingrato, reconheço e dou testemunho de tudo que Deus faz por mim, por exemplo:
    Sento e levanto a hora que quizer, respiro sem ajudas de aparelhos, tenho saude, familia, inteligencia amor pelo próximo, barriga cheia, um cpu para ficar debatendo com ateus, neste momento eu não estou sentido nemhuma dor nem fisica nem moral só isto é motivo para mim sair gritando : OBRIGADO SENHOR QUE MATEM MINHA VIDA FELIZ, EU TE AMO COM TODA A MINHA ENERGIA, COM TODA A MINHA ALMA, COM TODO O MEU ENTENDIMENTO”
    e mesmo que ande pelo vale da sombras ainda assim mesmo eu não temerei pois sei que o Sr. esta sempre comigo.

  49. [blockquote]Mas de forma alguma negarei a Deus, não sou um ingrato, reconheço e dou testemunho de tudo que Deus faz por mim, por exemplo:
    Sento e levanto a hora que quizer, respiro sem ajudas de aparelhos, tenho saude, familia, inteligencia amor pelo próximo, barriga cheia, um cpu para ficar debatendo com ateus, neste momento eu não estou sentido nemhuma dor nem fisica nem moral só isto é motivo para mim sair gritando : OBRIGADO SENHOR QUE MATEM MINHA VIDA FELIZ, EU TE AMO COM TODA A MINHA ENERGIA, COM TODA A MINHA ALMA, COM TODO O MEU ENTENDIMENTO”[/blockquote]

    Então você está dizendo que os deficientes, doentes, órfãos, famintos, pobres e infelizes não precisam amar a deus, porque é culpa dele que suas vidas são assim?

    E é irônico que você diga que todos os ateus já foram crentes, porque isso não é verdade, mas o contrário é; afinal, ninguém nasce acreditando em deuses, a lavagem cerebral é feita conforme vamos crescendo.

  50. COSNCIÊNCIA DIVINA ! QUEM TEM ?

    Eu acredito em Deus, porque tenho provas praticas que ele age na minha vida e consigo reconhecelo.
    Porem essas provas são muito pessoais e sob encomenda para cada pessoa. O que é muito importante para um, pode não dizer absolutamente nada para o outro.
    Isto acontece porque existem vários graus de consciência humana, assim o que pode significar muita coisa para mim , pode ser considerado para você um “nada”.

    por exemplo: se perguntarmos, o que é um sol?

    a) a um cachorro? Ele diz no maximo, au au!
    b) a uma criança de um ano ? gugudada!!
    c) a selvagem? É um deus bom!
    d) a um cientista? a resposta daria um livro!

    Assim é Deus:

    a) Para uns não existe!

    b) Para outros apesar de ser vital para suas existências, ainda neste estagio não há nenhum interesse em conhecê-lo.

    c) Para outros ele existe é bom, mas ainda não conseguem entende-lo muito bem!

    d) Para outros ele é muito conhecido vital e útil .

    Sinceramente eu acredito estar na letra “C”

    e voces ?

  51. Daniel se voce não acredita em Deus ou esta sofrendo ame mais ! pois ninguem é tão pobre que não tenha nada a oferecer ao seu proximo!
    Todo mundo nasce pelado e ignorante, ouvimos , vemos , observamos e começamos a decidir qual caminho a seguir!

  52. ô, vanderlei! o sol existe.

  53. uma prova que soh serve prah ti, soh serve pra tih. aih vc naum pode usar isso pra fazer ninguem acreditar na sua visao particular da realidade.

  54. define aih o teu credo, vanderlei: catolico, evangelico, espirita, ou o q?

  55. Vanderlei quando não consegue refutar um argumento recorre à pregação pura e simples. “Ame mais”? Você nem deve saber o que isso significa…

  56. Sproingachonk o Vanderlei é o típico espírita que escolhe trechos da bíblia a dedo.

    OBRIGADO SENHOR QUE MATEM MINHA VIDA FELIZ, EU TE AMO COM TODA A MINHA ENERGIA […]

    Quer dizer que você sacrificaria a vida mesmo com dúvida, Vanderlei?

  57. Nascemos pobres e ignorantes e pelados e ATEUS! Depois vem alguém e mata nossa capacidade de pensar, embora alguns ensejem liberdade depois de maduros!

    Crer num deus é só uma questão de doutrinamento e georgráfica….vive no mundo fantamasgórico dos espíritos a perturbar o homem…e como perturba!

  58. Vanderlei e para os índios existem os totens que te protegem hahaha.
    Vanderlei existem pessoas que se explodem por amor a deus cuidado hein hehehe.
    Ah esses sim entendem o divino né ?
    Né o sol existe e daqui alguns bilhões de anos ele entrará em colapso assim como as outras estrelas e irá devorar o nosso planeta.

    E é aquilo é só trocar a divindade
    .
    por exemplo: se perguntarmos, o que é um sol?
    a) a um cachorro? Ele diz no maximo, au au!
    b) a uma criança de um ano ? gugudada!!
    c) a selvagem? É um deus bom!
    d) a um cientista? a resposta daria um livro!

    Assim é O Unicórnio Rosa Invisível:

    a) Para uns não existe!
    b) Para outros apesar de ser vital para suas existências, ainda neste estagio não há nenhum interesse em conhecê-lo.
    c) Para outros ele existe é bom, mas ainda não conseguem entende-lo muito bem!
    d) Para outros ele é muito conhecido vital e útil .

    hahaha.

  59. Sproingachonk
    SE PRA VOCE O SOL EXISTE VOCE DEVE ESTAR NO GRAU “C ou D” parabens!
    credos e titulos não são importantes e sim oque fazemos.

  60. Daniel
    Vanderlei quando não consegue refutar um argumento recorre à pregação pura e simples. “Ame mais”? Você nem deve saber o que isso significa

    R: então me ensine amar voce como um irmão!

  61. Dhiogo
    OBRIGADO SENHOR QUE MATEM MINHA VIDA FELIZ, EU TE AMO COM TODA A MINHA ENERGIA […]

    leia “Mantem”
    Quer dizer que você sacrificaria a vida mesmo com dúvida, Vanderlei?

    as vezes eu penso que por voces estudarem muito, fiosofia, historia,arqueologia,teologia assim como os fariseus se tornam doutores das leis e esquecem de estudar o mais simples o que realmente constroi um mundo melhor e principalmente um voce melhor.
    Por estudarem muito, se transformam em pseudos sabios e não conseguem entender o quanto Deus é bom e o quanto ele faz por voces ai eu pergunto novamente qual é o seu grau de conciencia divina ?
    Entenda isto :
    “misericordia quero e não holocaustos”
    Deus não pede que desista prematuramente da sua vida inutilmente, ele quer que voce atraves do trabalho sacrifique ela até o ultimo suspiro por voce e pelo seu proximo, pra mim este é o Deus mais aceitavel.

  62. è Leo
    voce tem razão dependendo do estagio de evolução que a criatura esta, para ela só existe o nada .
    ” do nada viemos para o nada voltaremos”
    e nada sabemos!

  63. nascemos ignorantes, nem crente nem ateu.

  64. Oh! saracura! Que apelação! que feio ! Heim ?
    Parece que o Ateismo , quer ser conquistado pela força!
    Porque esta deletando este texto ele está te incomodando ?
    Se for mentiroso, basta ignorar!
    Mas se é verdadeiro pode estar incomodando!
    vejamos:

    ASSIM NASCEU UM ATEU !
    Em um pouco mais da psicologia ateísta.

    O inicio é irônico , pois todos eles já foram crentes em dias de sanidade!
    No começo até acreditavam-se íntimos de Deus , sem nenhum preconceitos conversavam com ele como bons amigos e eram gratos, mas ai como bons brasileiros começaram a querer explorar o bom amigo.
    Seus orgulhos e arrogância passaram a exigir dele muitas coisas imerecidas e insensatas, Deus não atendia nenhuma delas, mas sendo um bom Pai dava para suas crianças espirituais, tudo aquilo que realmente precisavam.
    Mas os seus orgulhos os tornavam cada vez mais cegos, então como crianças emburradas, decidiram fazer como Tom Hawks, sentaram e ficaram …” A ESPERA POR UM MILAGRE”!
    E assim permaneceram por muitos anos, pedindo por coisas insensatas, esperando um negão enorme 2×2, másculo aparecer e dar um beijo em suas bocas! Uiiii ! Negão não! Anjo Negro da Sorte ! Eu acho que o Dhiogo ta nessa , pois falou que é a favor da união do mesmo sexo, mas acho melhor vocês acreditarem que o Negão seja um anjo e sem sexo! Se não ! Uiiii! he…he…he…he!
    Mas o tempo foi passando e os seus pedidos não eram atendidos, então começaram a desconfiar que Deus não existisse e que poderiam estar falando sozinhas.
    Então resolveram provar que estavam certos e tentaram a Deus pra ver se ele apareceria, mas como esta escrito “Não tentarás o Sr. Teu Deus”, ele não dava ouvidos aos ateus, então eles continuaram sentados a “Espera de um milagre!” até os dias de hoje.
    Mas o tão sonhado Anjo Negro da sorte não aparece, ainda bem eu acho ! He…he..he
    Assim foi pintando a revolta ateia da rejeição divina e quando alguém lhes falavam que Graças a Deus conseguiram alguma coisa, que Deus era bom que ouvia suas preces, isto era um tapa na cara de pau deles e por sentirem muita inveja dessas pessoas , resolveram que se Deus não atendia seus pedidos não conversava com eles e nem aparecia quando chamavam por eles, então estava provado para eles , que Deus não passava de uma ilusão, induzida nas suas cabeças, então se fizeram “Soldados Defensores do Seus próprios Ideais de Verdade”dos quais Deus não poderia fazer mais parte, e teriam por missão matá-lo nas suas vidas e também na das outras pessoas que ainda se iludiam, acreditando nele.
    Assim foi que nasceram os ateus…

    obs.: Qualquer semelhança, não é obra do deus acaso e se por acaso alguém se identificar com algum dos personagens , não fique acanhado!

  65. Vanderlei, você não tem argumentos. Fica só falando merda. Eu nem perco mais meu tempo lendo o que você escreve, porque você é uma piada que já perdeu a graça. Mas parece que você insiste em ser desagradável, então eu vou continuar a tentar fazer você perceber o quão vergonhosa sua atitude é.
    Sério, se você não tem argumentos, vai pra um culto onde todo mundo concorda contigo e se poupe da humilhação de ter tudo o que fala exposto como cretinice.

  66. o q eh isso de grau C ou D? dah pra esclarecer?

  67. ah, agora entendi. mas, perai, se vc tah no grau C, quer dizer q tá dizendo q eh um selvagem?? explica aih.

  68. Hahaha Vanderlei é fato religião se aprende não é algo natural você precisa de fé e de uma doutrinação muito forte para acreditar em algo sem provas.

  69. como eh a estória??

    “”negão enorme 2×2, másculo aparecer e dar um beijo em suas bocas! Uiiii ! “”???

    o que serah q ele fumou ou cheirou pra dizer isso?? rapaz, o cara naum tem argumento mesmo!! o Daniel tah certo, vc tah passando vergonha. tah saindo feio na foto!!!

  70. Oh como eu sofro Afrodite nunca veio me mostrar as maravilhas que uma deusa da amor pode fazer hahaha.
    Vanderlei se for usar esse argumento de revolta não esqueça pelo menos das 33 milhões de divindades hindus na lista e de todas as outras religiões hahaha.

  71. Bom dia !
    Sabio Daniel
    Obrigado por suas generosas palavras que incentivam a continuar a dando meus testemunhos sinceros.
    Obrigado por ser sincero comigo e continue elogiando os que pensam iguazinhos a voce.

  72. Sproingachonk, Diz:
    o q eh isso de grau C ou D? dah pra esclarecer

    veja comt. 04/10 na integra
    Isto acontece porque existem vários graus de consciência humana
    por exemplo: se perguntarmos, o que é um sol?

    a) a um cachorro? Ele diz no maximo, au au!
    b) a uma criança de um ano ? gugudada!!
    c) a selvagem? É um deus bom!
    d) a um cientista? a resposta daria um livro!

  73. Não Vanderlei nascemos ateus, pois com a lavagem cerebral certa você acredita em qualquer coisa.
    Como os Criacionistas da Terra Plana http://pessoas.hsw.uol.com.br/criacionismo2.htm que como você usam a fé para negar a realidade.
    É mole em pleno século 21 os caras negam que a Terra é redonda hahaha.
    Quais provas eles tem disso ?
    Nenhuma, só fé assim como você Vanderlei.

  74. h, agora entendi. mas, perai, se vc tah no grau C, quer dizer q tá dizendo q eh um selvagem?? explica aih

    R: me considero um ignorante assim como o selvagem não sabe dizer ao certo o que é o sol , eu tambem não sei direito dizer o que é Deus, mas como o selvagem eu ja consegui aprender que ele é bom.

  75. Vanderlei esses selvagens da afirmação C seriam os negros, orientais e índios que Allan Kardec disse ?

  76. Mas Vanderlei o sol da câncer de pele hahaha.

  77. nos dois temos fé! eu que existe e voce que não existe
    bom eu não nasci crente e sim ignorante de tudo.
    Se voce ja nasceu um ateu, parabens ja vejo que a sua sabedoria veio do utero.

  78. ai Leo cairam de bando em cima da irmã Aurea, ja conseguiraM afugentala ?

  79. Eu não tenho fé, não tenho motivos para crer, assim como fadas eu não tenho fé que fadas não existem, não existem motvos para crer em ambos fadas e deuses hahaha.

  80. bom como eu me classifquei na letra c posso ser qualquer um desses porque voce tem algum tipo de preconceito , eu não e voce?

  81. Sproingachonk, em 06/10/2010 às 02:36 Diz:
    como eh a estória??

    “”negão enorme 2×2, másculo aparecer e dar um beijo em suas bocas! Uiiii ! “”???

    voce não assistiu o filme ? foi só uma brincadeirinha para descontrair, voce acha que só ateu sabe fazer piadinhas.

  82. Eu já disse Vanderlei não sou preconceituoso mas na Doutrina Espírita os selvagens são os negros, orientais e índios ou já esqueceu ?

  83. vanderlei insiste na mesma tecla, só sabe dizer “ateus tem fé, ateus tem fé” mesmo quando já mostramos os diversos motivos que fazem esse argumento inválido.
    E sarcasmo também não é argumento, então, se não tem nada mais para dizer, melhor seria se ficasse calado.
    Mas tem gente sem senso do ridículo que insiste em passar vergonha…

  84. Genesis dos ateus

    Ninguém nasceu um ateu ou crente, antes um ignorante de si mesmo e do mundo.
    No principio todos foram criados iguais, sem crenças nem descrenças simplesmente ignorantes sem nenhum preconceito formado, até começarmos a nos reconhecermos como seres humanos, ai sim começou o processo de absorvição de conhecimentos, valores, crenças e descrenças.
    Quando alguém diz já nasci um ateu, pressupõe-se que no útero da sua mãe, já sabia que Deus não existia e ao nascer já tinha certeza absoluta disso.
    Apresentam como prova da inexistência divina uma falta de prova da sua existência.
    Acreditam pela Fé sem provas que:
    Suas vidas terão um final.
    Que Deus não existe.
    Não existe um Juiz,Nem Leis, nem Justiça nem um Grande Propósito Divino a ser seguido.
    Que são independentes por isso não existe seres que possam ser superiores a eles.
    Que cogitar da possível possibilidade da existência de Deus, já é considerado para um ateu radical uma afronta à sua certeza absoluta.
    Acreditam que um acaso pode criar um inteligente universo que ultrapassa em muito, o limitado conhecimento humano.
    Possuem um equivocado entendimento divino, transferindo para o deus que não querem acreditar todas suas fraquezas humanas.
    Idealizam um deus , que para ser perfeito tem que ser sua imagem e semelhança humana, um deus escravo que trabalhe e que atenda todos seus desejos pessoais poupando-os do trabalho eterno, pois preferem a morte e o descanso eterno .
    Um deus que:

    Venha pessoalmente elogiá-los como são sábios, independentes e únicos.
    Venha pessoalmente escutá-los, para que possam dizer que ele fez tudo errado e que só eles são capazes de consertar os erros das suas obras, que já podem decidir qual vai ser o sexo, quem pode nascer e quem pode morrer.
    Não imponha limites humanos , que retire o sábio aviso da dor e acabe com todas as doenças e assim terão
    liberdade para brincarem com seus corpos como bem entenderem isentos de responsabilidade.

    Resumindo neste deus humano que vocês idealizam, eu sou como vocês: Um ateu!

    Vocês tem razão dependendo do estagio de evolução que a criatura se encontra , para ela só existe o nada .
    ” do nada viemos para o nada voltaremos”e assim nada sabemos.

    Ateus já aprenderam: “Dar aos homens o que é próprio dos homens, Mas ainda não aprenderam dar a Deus o que é próprio de Deus”

  85. o comentario foi meu

  86. calma Daniel não se estresse!
    voce ta levando muito a sério!
    tudo de bom para voce meu amigo!

  87. Não estou estressado. Mas fico frustrado quando alguém é incapaz de entender argumentos simples e insiste em repetir o mesmo erro de novo e de novo…

  88. voceé um ateu radical ou um agnostico?

  89. Eu já respondi essa pergunta antes. Sou ateu agnóstico (como a maioria dos ateus é, aliás).
    E o que isso importa na argumentação? O ônus da prova continua sendo de quem faz a afirmação.

  90. Bom assim voce não tem a mesma certeza absoluta que os ateus radicais ja possuem

  91. Certeza absoluta é redundante: toda certeza é absoluta.
    Ateus radicais, como você diz, são uma minoria. Não dou razão a eles, porque em geral não têm argumentos para defender sua posição.
    Crentes radicais, por outro lado, são a maioria. É difícil um crente que não tenha certeza de que seu deus existe e, ainda por cima, sua doutrina é a certa.
    Parafraseando Richard Dawkins: sou agnóstico em relação a deus tanto quanto o sou em relação a duendes. Também não posso provar que duendes não existem, mas isso não quer dizer que considero sua existência uma possibilidade real.

  92. se eu saisse afirmando por ai O Daniel Suggi não existe,eu não nunca o vi , nem falei pessoalmente com ele, quando eu chamo por ele ele não me responde, dizem que ele fez um monte coisas que eu reprovo todas , eu não acredito que foi ele, pois ninguem que seja sensato faria tais coisas, mas se ele realmente existir e fez mesmo essas coisas seria melhor que não existisse!

    Bom se voce ficasse sabendo que alguem andou difamando seu nome , viria correndo para limpar o seu nome e provar que voce existe.
    Isto acontece porque voce tem orgulho em defender voce mesmo, e da importancia ao que outros falam de voce.

    Mas Deus não da ouvidos a comentarios tolos e não precisa de elogios de crianças humanas pois ele possue outros filhos mais velhos que ja adiquiriram mais sabedoria em serem gratos a Deus .

    diz: O ônus da prova continua sendo de quem faz a afirmação

    r: voce afirma que Deus não existe então o onus da prova cabe a voce tambem!

  93. “Deus não existe” não é uma afirmação, é uma negação.

    E outra, eu nunca disse que deus não existe, eu disse apenas que não há evidências para acreditar que ele exista. Assim como não há evidências de que duendes existam.

    – Mas Deus não da ouvidos a comentarios tolos e não precisa de elogios de crianças humanas pois ele possue outros filhos mais velhos que ja adiquiriram mais sabedoria em serem gratos a Deus .

    Ou seja, ele PRECISA de elogios, só não precisa dos meus porque já tem quem o bajule. É isso?

  94. Daniel o Vanderlei só tem esse argumento ele ainda diz que ateus tem fé que deus não hahaha, mas é como eu já disse para ele e você também deuses para mim são como duendes.
    E você Vanderlei tem fé que Hórus não existe ? Até hoje espero uma resposta
    E Vanderlei o ônus da prova continua com você, pois você é que afirma que existe algo mesmo não havendo evidência para isso hahaha

  95. Vanderlei, deixa de desonestidade. Nenhum ateu daqui tem essa CERTEZA de que Deus não existe. Já te falei isso, mas você finge que não escuta. O Ateu apenas não viu UM só motivo para aceitar a existência de Deus. Se um teísta tiver esta prova OBJETIVA e irrefutável, acreditaremos em Deus.

    Tome como exemplo a existência de vida extraterrestre, a grande maioria tem um pé atrás e espera coisas mais conclusivas do que vídeos tremidos e montagens para aceitá-la. Ah é! Esqueci que você acredita em vida (mais inteligente que a nossa ainda) em Marte e Júpiter. Hahahaaha!

  96. Dhiogo
    até agora voce e o daniel foram os unicos a se declarem agnóstico com alguma dulvida ou aceitam uma póssibilidade da existencia divina ou de seres superiores ou ET.

    o leonardo ja se declarou um ateu radical e convictuo assim tambem como o Fabio paiva

    eu acredito que existe vidas pipocando pelo este infinito universo, que não somos os unicos nem os melhores.
    Sim acredito que algumas formas de vidas inteligentes são invisiveis para nossos olhos naturais ou eletronicos, mas isso não significa que o universo tenha que ser a nossa imagem e semelhança se não teremos que abrir uma nova igreja narcisista..e sairmos pregando que deus tem pernas para andar nas nuvens, bunda para sentar no trono, asas para voar como um passaro, é burro e se arrepende do que faz e pior pune sua própria criação pelos seus erros ….deste deus eu sou um ateu radical…..he..he

  97. daniel
    Ou seja, ele PRECISA de elogios, só não precisa dos meus porque já tem quem o bajule. É isso?

    vã filosofia humana, quanto mais falamos mais complicamos.
    R: errado, ele não precisa de bajulação de ninguem ´, mas existem crianças que ainda não o conheceram e irmãos mais velhos que ja o conhecem e sentem-se felizes e gratos em honra-lo com suas vidas, mas se voce é o irmão mais novo que saiu para torrar sua herança , não se preocupe ele te ama e te aguarda crescer e aprender falar papai me pega no colo que eu quero é ser feliz…bua…bua..bua.!..he..he..he

    dise:Deus não existe” não é uma afirmação, é uma negação.

    Se não é uma uma afirmação, então é o que um comprovação? uma certeza?

  98. Deixa eu te explicar como funciona o ônus da prova:

    Imagine que eu diga: “o vanderlei matou alguém”. Nesse caso, cabe a mim provar minha afirmação. Você não precisa provar que não matou ninguém; caso eu não apresente evidências para apoiar o que disse, acredita-se que você é inocente, e não que você pode ou não ter matado alguém.

    Agora imagine que um pesquisador diga: “cebola cura câncer”. Cabe a ele provar a afirmação. Ninguém vai achar que cebolas curam câncer, a menos que ele apresente evidências válidas, que podem ser analisadas e testadas por outros pesquisadores.

    Outro caso. Um astrofísico diz: “existem civilizações extraterrestres”. Novamente, cabe a ele provar o que diz. As pessoas podem até acreditar que realmente existam civilizações extraterrestres, mas enquanto ele não apresentar evidências concretas, os céticos continuarão duvidando da existência de extraterrestres.

    O mesmo se aplica a deus. Enquanto não houver evidências válidas de sua existência, não há motivos para acreditar nisso.

    Entendeu?

  99. E se deus não precisa da bajulação de ninguém, por que foi que ele criou os humanos?

  100. ok entendi
    acredito que por amor , voce não sente alegria de ver suas crias crecendo e aprendendo com voce de tal forma que um dia dirão tal pai tal filho, sim o ser humano é algo maravilhoso que só pode ter sido criado por uma inteligencia maravilhosa e não por um casual acaso.
    por detras de um brilhante computador não tem tambem uma brilhante inteligencia humana criadora.

    ou o computador saiu tambem da explosão do big bang e milhões de chips se agrupáram por um acaso e formaram a lógica de bule, mas pera ai! bule não foi um cientista humano? ele não usou todo o seu conhecimento e mais o dos outros para criar a lógica digital.

    então de onde veio a brilhante lógica humana ? do acaso ? do big bang?

  101. vanderlei, esse comentahrio aqui eh teu neh?

    https://deusilusao.wordpress.com/2010/10/02/a-origem-da-vida/#comment-14979

  102. vanderlei,

    Você não respondeu à pergunta, e está mudando de assunto. Por que deus criou os humanos? Antes de existir os humanos, deus não era perfeito? O que o levou a tomar a decisão de criar os humanos?

    E outra, seu argumento do computador é a “analogia do relojoeiro”, que já tem uns 200 anos e já foi descreditada há muito tempo. A seleção natural pode explicar muito bem como surgiu nossa inteligência. Recomendo o livro “O Relojoeiro Cego”, de Richard Dawkins.

  103. Esse livro é muito bom!!! Ótima leitura para todos!

  104. Ah por amor ele criou um sistema que ensina pela dor ?
    E não me respondeu tem fé que Hórus não existe ?

  105. Sproingachonk
    vanderlei, esse comentahrio aqui eh teu neh

    sim foi meu eu me identifiquei logo abaixo do comentario

  106. Daniela gostei do seu avatar parece a Bete dos flistones

  107. Daniel

    Você não respondeu à pergunta, e está mudando de assunto. Por que deus criou os humanos?
    olha eu não tenho a pretensão de responder por Deus:
    eu pósso responder por mim, eu não gostaria de ser um rei sem suditos, e morar num infinito vazio.

  108. Leonardo se liga é “a” ADAMANTOG
    e não “o” ADAMANTOG

  109. RAZÃO DA CRIAÇÃO

    DANIEL

    ja pensou na possibilidade de voce ser uma partizinha de Deus ?
    quanta ironia da vida não? Voce falando mal de si mesmo ?
    Se Deus é uma força criadora e inteligente que resolveu se dividir em infinitas partes, e como um imã infinito que se partiu e agora suas parte naturalmente vão se agrupando para formar a perfeição do todo, se dois pedacinhos se agrupam formando um maior e MAIS FORTE, isto seria o que ?
    A seleção natural espiritual?
    Ou a sabedoria de Jesus dizendo ame os pedacinhos próximos de voce , para que todos se agrupem formando uma só inteligência universal unidas em um unico propósito do bem comum ?
    o que voce acha desta explicação?

  110. Vanderlei,

    Os cancros, o terceiro alelo no cromossomo 21, as lavas do vulcão vesuvio, o Tsunami, o Furacão o terremoto. O vírus da AIDS, a Peste Negra, a fome, a dor. Essas são também “partizinhas” de Deus Vanderlei? É para nosso “aprendizado”.

  111. vanderlei
    – ja pensou na possibilidade de voce ser uma partizinha de Deus ?

    Não só já pensei, como já acreditei nisso. Mas se eu sou uma partezinha desse deus, Charles Manson também é.

    – formando um maior e MAIS FORTE, isto seria o que ?

    Especulação sua.

    – A seleção natural espiritual?

    Talvez se existem espíritos eles também estejam sujeitos à seleção natural. Mas como não há evidências de que existem…

    – o que voce acha desta explicação?

    Simplista e desnecessária.

    A existência de deus inteligente implica em algum motivo para a criação do universo e da humanidade. Mas, se deus já era perfeito antes da criação, não deveria haver motivos para tal.

    A inexistência de deus implica que as coisas simplesmente acontecem, nem sempre por alguma razão em específico. É uma explicação mais aceitável e coerente.

  112. Ta bom ! se a falta de razão é a sua razão então voce tem razão!

  113. Ah por amor ele criou um sistema que ensina pela dor ?
    E não me respondeu tem fé que Hórus não existe ?

    Se ele da o aviso que vvoce esta se prejudicando e não esta colaborando com o bem comum voce diz que ele é um sadico!
    Se ele da o livre arbitrio para voce ter autonomia própria voce diz que ele não existe ou te deixou abandonado.

    então leo idealize o seu próprio deus pare de falar mal do deus dos outros ! he..he.he
    Chame o seu deus de seleção natural, programção genética, dna sei la fique A VONTADE QUE O ENTENDIMENTO É TODO SEU, USE O SEU LIVRE ARBITRIO..

  114. Dhiogo
    tudo tem a sua razão ate voce tem uma razão, ou não ?
    e esta foi muito boa!

  115. eu não entendi nada
    pois isso não tem imagens

  116. yasmin,

    O quê não entendeu??

  117. Quase como um debate Ciência/Religião, o nosso blog pretende reafirmar factos científicos e crenças religiosas, apresentar controvérsias e conspirações, argumentar, refutar, reforçar ou mesmo contrariar afirmações já aceites pela sociedade actualmente, como forma de chegar mais perto da verdade que desde cedo “atormenta” a raça humana – O quê ou quem criou o Universo?

    Pode ainda encontrar-nos:

    No YouTube:

    http://www.youtube.com/OrigemDoUniverso

    No DiHitt:

    http://www.dihitt.com.br/Universe

    No Twitter:

    http://twitter.com/criacaouniverso

    No Facebook:

    http://www.facebook.com/#!/pages/Criacao-do-Universo-Intencao-ou-Acaso/163740210337460

    Se quiser fazer parceria é so contactar no blog e falaremos acerca disso, temos imenso gosto em publicitar outros blogs.

    Para alguma informação adicional contactar: aorigem@live.com

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: