Para que serve Oração?

Alguns cristãos acreditam que o seu deus já determinou tudo no universo, desde um bater de asas de uma libélula, à quantificação de grãos de areia do Saara. Então deus imaginou, avaliou, editou, revisou e finalmente “publicou” nos anais celestes o livro da vida de todos, o seus respectivos destinos.  Isso representa mais uma prerrogativa de um deus que se preze, ter uma tal de onipotência aliada à onisciência e onipresença. Já vimos que diante destas três características a oração não teria sentido, sem colocar em dúvida um desses poderes. Entretanto, o crente insiste que deus já sabia de tudo e que comanda o destino de qualquer evento no universo. Isso suscita muito mais dúvidas que respostas.

Pensando nesta questão e utilizando um modelo científico, uma fundação religiosa chamada TEMPLETON, embora tendenciosa a crenças divinas, resolveu patrocinar um grande experimento para comprovar o poder das preces.

Então, grupo de pacientes foram divididos aleatoriamente em grupo experimental (que recebeu preces) e o grupo de controle (que não recebeu preces). Nem os pacientes, nem os médicos ou enfermeiros, nem os autores do experimento podiam saber quais receberiam as orações. Aqueles que faziam as preces experimentais tinham de saber o nome dos indivíduos, por quem estavam rezando, mas foi dito apenas o primeiro nome do paciente e a primeira letra do sobrenome.Isso já resolveria o problema, afinal como se supõe, deus é bem esperto e saberia qual o destinatário da oração. O padrão do duplo-cego foi adequadamente realizado.

Não pareceu, a princípio, uma pesquisa muito séria, mesmo assim a fundação torrou 2,4 milhões de dólares, sob a liderança do Dr. Herbert Benson, cardiologista. Foram 1802 pacientes monitorados em seis hospitais, todos que haviam submetidos a cirurgias de ponte de safena e/ou mamária. O grupo “1” recebeu preces e não sabia, o outro  “2” não recebeu preces e não sabia ( controle) e o grupo “3” recebeu preces e sabia que estava recebendo. A comparação entre “1” e “2” testaria a eficácia das preces e o grupo “3” testaria os possíveis efeitos psicossomáticos de ter conhecimento das preces.

Feitas as orações por congregações e três igrejas e os resultados publicados no American Heart Journal de abril de 2006.

Não houve diferença entre os pacientes que foram alvo de preces e os que não foram. Quanta surpresa. Houve diferenças entre aqueles que sabiam que estavam recebendo preces e aqueles que não sabiam se estavam ou não estavam. Mas ela foi para a direção errada. Aqueles que sabiam ser beneficiários de preces sofreram um número significativamente maior de complicações do que aqueles que não sabiam.

Estaria deus contra-atacando para desaprovar a pesquisa? Parece mais provável que fosse a ansiedade de desempenho. “Será que estou assim tão doente que recrutaram equipe de oração?

A partir dos resultados, os teólogos preocupados com a colocação da questão ao ridículo, começaram a inventar objeções, as mesmas que vemos nas respostas teístas. Colocar a culpa nos homens e dizer que deus não gosta de ser provado ou ainda que deus só atende a preces feitas com bons motivos. Será que não seria um bom motivo mostrar pela ciência que ateus estão errados? Outros teólogos defenderam que aquilo era desperdício de dinheiro porque as influências sobrenaturais estão, por definição, fora do alcance da ciência, mas a fundação que financiou o estudo, já havia entendido que o suposto poder de intercessão estaria dentro do alcance da ciência. Claramente os religiosos tentaram encontrar um subterfúgio para descaracterizar ou desviar dos resultados, apenas para continuarem a propagar a mentira da oração. De fato, não abalou a crença dos fiéis.

Mas se o resultado atestasse, por acerto ou por algum erro de aferição, a veracidade do poder das orações? Será que alegariam que pesquisas científicas não valem em questões religiosas? Claro que não!

Estamos cansado de ver os exemplos. Queremos evidências. Mostramos as impossibilidades teístas, mas o que ouvimos é panfletagem, fuga do resposta, enrolação e, mesmo que soe absurdo, a pessoa diz:

“-Pode parecer louco isso, mas temo deus e o amo. Sei que não tem sentido, sei que é meio surreal, mas tenho fé, mesmo que deus não apareça!”

Por isso é complicado discutir com crente “xiita”, fundamentalista. Aquele que não aceita a clareza das explicações e dizendo apenas que “é assim e pronto!”. Fui convencido de que o crente de “manada”, o que crê levado pela multidão, este sim merece minhas palavras. Porque mesmo diante de evidências tácitas, o xiita não assimila, não aceita. Foi o que ocorreu com a divulgação dos resultados desta pesquisa. Simplesmente não aceitaram e continuaram a dizer que, para eles, a oração sempre funcionou e funcionará porque eles tem fé. Pronto!

Nem precisaríamos desta pesquisa para entender que preces não são atendidas. Os deuses morreram. As orações direcionadas a eles são o desejo de magia, o desespero, o derradeiro recurso de quem não tem mais saída, mesmo assim como último ou como desejo sobrenatural, não se traduz na eficácia desejada. É uma tentativa vã , impossível, mais ainda convencê-los de que não funcionará.

Saracura do brejo

 

Anúncios

39 Respostas

  1. VERDADE , VERDADE , MAS QUAL É A VERDADE ?

    Quanto abordamos um Assunto, a Nossa Verdade, é aquela que conta. Não há dúvidas sobre isso mas, temos de contemplar as pessoas que emitem Opiniões sobre o mesmo assunto porque a Nossa Verdade não Corresponde à Verdade deles.

    Quanto a isso nada a estranhar até porque sendo a Raça Humana composta por Seres Pensantes cada um de nós pode interpretar uma coisa que esteja a ver, de uma forma diferente de outra, mesmo vendo a mesma coisa.

    A verdeade Contestada, deve sempre ser acompanhada por uma Nota Justificativa a fim de podermos Aceitar ou Refutar essa Verdade porque o SIM PORQUE SIM E O NÃO PORQUE NÃO são coisas que não entram na minha maneira de ser. Para além disso todas as Verdades devem ser Aceites ou Contestadas mas sempre baseadas na Educação porque esta, é fundamental em toda a nossa Vida.

    Quando falamos nas nossas convicções mais profundas a alguém, chamam-nos loucos, insensatos. Acabamos por esconder a nossa verdade mais intimista.
    Afinal ela é só nossa. Mais ninguém a compreende.

    A cada experiência de vida que temos, as nossas verdades mudam, por vezes de forma drástica. Aquilo que acreditámos ser verdade durante anos (no meu caso durante 50 anos) passou a não ser.
    Não se tornou necessariamente em mentira.
    Simplesmente passou a ser uma não verdade.
    A toda a hora nos questionamos sobre o que está certo ou errado, para a sociedade em que vivemos ou até para nós próprios. Afinal todos fomos educados debaixo da tirania da verdade dos outros.

    Só quando nos é permitido pensar pela nossa própria cabeça ( e não só dos nosso pais e professores religiosos), naquela fase em que contestamos tudo e todos, é que começamos na busca real da nossa verdade.
    Uns mais tardiamente que outros, mas acabamos sempre lá.

    A propósito de VERDADES faço aqui as seguintes perguntas:

    -Será verdade como desde há séculos ensina a Santa Madre Igreja, que Deus criou o Universo e o Mundo que habitamos e depois o
    primeiro Homem-Adão e duma costela deste,a primeira mulher-Eva?

    -Devemos acreditar no Criacionismo em vez do Evolucionismo?

    -Será verdade que èsse Deus Criador falou com Moisés no Monte Sinai e lhe entregou as Tábuas da Lei com os Dez Mandamentos (falou o 11º =Pedofilia) ?
    -Será verdade que devido ao pecado original de Adão e Eva,pecado este que se estendeu a todos os seus descendentes, (um absurdo) esse Deus bíblico Criador de tudo o que existe, visível ou invisível, como Senhor Soberano e Ditador saguinário exigiu,como ensina a
    Igreja cristã,que seu «Filho» viesse ao Mundo com figura humana para sofrer e morrer no Calvário,expiando assim o pecado original apaziguando a sua ira divina e assim ficar remida a Humanidade?
    Será verdade que o lendário Jesus palestino,depois com o nome grego de Cristo«Filho»do Deus bíblico que é o Padre Eterno dos cristãos,depois de morto e enterrado,tivesse resuscitado e subido ao Céu?

    Se deuses existem! Quem criou os Deuses?

    Será verdade que a mãe dêsse Jesus lendário tivesse ficado grávida de um Anjo enviado por êsse tal Deus bíblico,e depois do parto tivesse continuado virgem?

    Será verdade que depois de morta tivesse sido levada pelos Anjos,para o Céu?

    Será verdade que ela tivesse aparecido em Lourdes e em Fátima?

    Será VERDADE QUE ESTAMOS DIANTE DA MAIOR MENTIRA DA HUMANIDADE : O CRISTIANSISMO ???

    Sei que a minha verdade é utópica, é um sonho desmesurado de paz, tranquilidade, simplicidade, felicidade, mas é a minha verdade. Chamam-me de infiel e… dizem que isso não existe.
    Mas aqui dentro acredito furiosamente na minha verdade. Não a imponho a ninguém. Só está comigo quem quiser e quem acreditar que a vida pode ser um pouco mais cor-de-rosa (ou será verde?).

    VERDADE –

    MAS QUAL ? DE QUEM ?

    ==============================================

    Leituras recomendadas, um teste saudável para a sua fé! Estes livros com certeza vão realizar uma mudança em Você, de alguma maneira.

    “Carta a uma nação Cristã”

    SAM HARRIS

    ==============

    “O problema com Deus”

    Barth D. Ehrman

    ==================

    “deus não é Grande”

    Christopher Hitchens

    ==================

    Que é a verdade? A verdade já foi posta de cabeça para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade.” …..Nietsche

  2. Rezar: a melhor maneira de não fazer nada e ainda achar que está ajudando em alguma coisa.

  3. “Um procedimento placebo que consiste em acreditar – imbuído de um otimismo intelectualmente indecente – que tudo dará certo no fim porque uma projeção pueril de uma providência beneficente paterna irá violar as leis naturais para ajudar um mamífero insignificante a conquistar seus objetivos.”
    Cancian

    Uma mão trabalhando ou estudando produz muito mais do que mil rezando, no entanto, como ja foi dito, trabalhar ou estudar é bem mais difícil do que rezar. Percebam que antes se rezava até para dor de cabeça, hoje um remédio fuleiro de farmácia ja resolve o problema, então que espaço sobra para a oração? Aqueles casos que a ciência já não pode fazer nada. É tipo assim, já que todos os métodos sérios falharam para resolver o problema, vou recitar aqui uns 20 mantras idiotas, vai que numa dessa acontece um milagre?

  4. Estamos falando que orações não resolvem nada, mas como essas pessoas acreditam que orar tira caroço, dor-de-cabeça, cura paralíticos?

    Por isso estou dividindo os crentes em xiitas e de manada como fez o Barros. Com os primeiros não vale a pena nem olhar, com os segundos ainda há esperança.

    Imagine se o resultado fosse um pouquinho positivo pro lado dos crentes!

  5. Oração é só mais uma demonstração da arrogância dos crentes, que acham que seu deus vai mudar seus planos ancestrais e perfeitos só porque eles estão pedindo. Se algo de bom acontece, “Oh, deus atendeu minhas preces”, mas se o pior se sucede “ah, era a vontade de deus”. Patético.

  6. Daniel
    Se oração funcionasse, não precisaríamos de hospitais. E tem mais, eu mesmo já estaria morto porque já fui amaldiçoados inúmeras vezes, mas nada aconteceu….

    Mas aí como sempre vem um crente que diz que a praga é pro final dos tempos…..ufa! Estou livre então!

  7. Se oração funcionasse, não precisaríamos de hospitais. E tem mais, eu mesmo já estaria morto porque já fui amaldiçoados inúmeras vezes, mas nada aconteceu….

    “Mente sã, corpo são” A oração pela fé gera pensamentos elevados ,altruistas e positivos torna o seu sistema nervoso autonomo equilibrado e harmonioso e o contrario tambem é verdaderio, se quer provar então entre numa briga , paase por uma forte emoção negativa e aguarde alguns dias, seu estado emocinal negativo fgera uma baixa imunidade de globeos brancos e fatalmente voce apresentara alguma infecção ou patologia.

    Normalmente a vida nos da um periodo para reflexão e revisão dos nossos conceitos e atitudes esse periodo varia conforme a necessidade de cada individuo.
    É nesse periodo que o individuo cai na mesmice de um comodismo improdutivo e usa o seu livre arbitrio erroneamente indo contra a sua missão terrena pre estabelecida e assim permace na ilusão que a sua vida sera sempre assim, mas no momento oportuno a razão da vida mostrará para todo individuo, que sim existe uma razão inteligente para sua vida e que ele esta indo no caminho errado, então acontecera algo que mudara as atitudes daquele individuo:
    Isto podera ser: um novo amor com uma nova mentalidade, uma nova amizade, uma mudança de emprego,um mudança de cidade. pais, uma condição finaceira adversa, uma perda de um ente querido, um acidente pessoal, uma visão, um sonho com videncia, enfim conforme a doença vira o remédio.
    Então entendam de vez que não existe maldição nenhuma e sim a lei da açaõ e reação, para os que tem dircernimento para entende-la.

  8. Vanderlei usa e recomenda placebo para tudo.
    E novamente essa lei inútil ?
    Isso é tão real quanto horóscopo ou leitura na borra de café hahaha.

  9. o leonardo usa e recomenda argumentos pre fabricados. Eita! Mas que economia de raciocinio! he..he.

  10. Não existe argumento capaz de sustentar a crença de que a oração tem algum efeito real. Sabe-se que quando pessoas que tem fé rezam, acontece uma mudança em seus cérebros e isso pode auxiliar o processo de cura de uma doença, desde que essa não seja algo tipo um mal de Alzheimer ou uma AIDS, o que indica que a eficácia desse procedimento não é muito boa. Eu poderia rezar pra ficar boma da gripe, mas eu sei que vou passar po um período em que ela vai me deixar “quebrado”. Se eu quiser ficar bom mais rápido, basta ficar em repouso e mealimentar bem. Sem reza nenhuma. Sei disso porque já testei. Mas, não acreditem em mim, testem vocês mesmos. O fato de acreditar que você vai ser curado ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas esse efeito é devido a processos químicos do próprio cérebro.

    A reza ou oração só parece funcionar em situações em que há pluralidade de explicações. A gripe é um desses casos. Se nos depararmos com uma situação sem ambiguidade de causas, veremos que a oração é inócua.

    Deve ser por isso que deus não cura amputados.

  11. Vanderlei como eu já disse antes eu tenho fontes e pesquisas que me apoiam, não dependo de esquizofrenia, não tenho culpa que você não acha nada que suporte os seus argumentos além disso hahaha.
    http://saude.hsw.uol.com.br/histeria-coletiva.htm lei da atração hahaha que piada isso me soa a histeria coletiva, placebo e nocebo.

  12. http://saude.hsw.uol.com.br/gravidez-masculina1.htm efeitos psicossomáticas não são leis fantasiosas.

  13. Fábio Paiva
    Embora o fator psicológico possa influenciar melhoras, não foi o que aconteceu no teste da oração. Justamente os que receberam orações e sabiam, foram os que tiveram mais problemas.

    Leo,
    Existem essas coisas estranhas mesmo. o que querem os crentes é controlar como se fosse mágica!

  14. Essa é a maior arma dos crentes Saracura a ignorância, se fosse por eles raios ainda seriam considerados ira divina.
    Hoje em dia ainda não temos todas as respostas e nem sei se a nossa raça vai durar o bastante para saber de tudo hahaha, mas divindades só vivem nesses lugares nos mistérios.

  15. Pois é, Saracura. Às vezes o tiro sai pela culatra. De qualquer forma, quando se vê um efeito, é sempre a mente que opera.

  16. Fábio,
    Um dia eu fui a um culto. Tinha a hora da oração. O pastor pedia a intercessão pelos doentes e depois ele consertou: “-Só corrigindo..Este para quem fiz oração, morreu ontem”.

    Se não fosse trágico seria engraçado. Então morreu o cara por quem todos faziam oração num culto? Então deus quis? é fogo

  17. Se oraçao funciona, porque os mineiros chilenos não ficaram rezando? Será que funcionaria?

  18. prezado Nocebo
    esta foi boa…ha..ha..ha!

    tenho certeza que alguns dos mineiros chilenos rezaram com certeza para que ajuda viesse e desse tudo certo, quando coloco a minha vida na mãos de outro homem, rezo para Deus guia-lo e iluminar os seus pensamentos para que ele aja o mais correto possivel, e sou grato aos Dois ao homem e a ajuda espiritual,isto porque ja aprendi a Dar a cezar oque é de cezar e a Deus oque é de Deus.
    Pois a vida é uma das coisas que o homem não possui o controle absoluto e quando ela resolve partir não tem homem e nem ciência que possa impedir e isto é uma das coisas que coloca a arrogancia humana no seu devido lugar.
    Certas coisas que fogem ao nosso controle só podemos fazer a nossa parte e rezar para que a espiritualidade faça a dela.
    por “a caso” podemos controlar o brilho do sol ? o movimento do planeta ? podemos dizer ao nosso coração agora voce bate agora não bate, ou dizer este mes eu não dormirei, ou a morte eu não vou, voce não manda em mim.
    Saibam que todos nós estamos na fila de espera e a chamada pode ser a qualquer instante, quando te chamarem voce não podera dizer: ” agora não posso ir ou deixe me resolver problemas pendentes, ou preciso me despedir antes se bem que muitas pessoas quando morrem tem permissão para se despedirem sem nenhuma dificuldade pela distancia, mas voce ateus não querem acreditar nisso, não é? Todas as pessoas que passaram por essas experiencias são esquizofrenicas, mentirosas ou iludidas não é verdade ?
    Então só os ateus possuem a verdade os outros milhões de pessoas não!
    Voces conseguem ver na falta da razão a sua razão então voces tem razão.
    na falta de evidencias uma clara evidencia, então eu acho que voces são videntes….he…he…he!

  19. dissertei sobre isso semana passada (revisando este artigo e mais outros 3) no radfundo: http://radiacaodefundo.haaan.com/2010/10/07/como-a-ciencia-lida-com-supersticoes/

    o experimento é descrito em maiores detalhes lá, pra quem quiser ler.

  20. Voces conseguem ver na falta da razão a sua razão então voces tem razão.

    Quem tem um Deus que pode tudo, manda em tudo, a tudo controla e tem tudo já planejado não somos nós, ateus. O crente que realmente acredita — o que é uma coisa muito, muito rara — é aquele que confia sua vida ao Senhor dos Exércitos, ao Deus onipotente; é aquele que, quando acometido de uma doença grave, simplesmente sofre e morre com ela. Afinal, como ele se atreveria a pedir que Deus mudasse algo que já havia planejado?

    Mas um crente procurar um hospital para se curar de uma doença nos diz a mesma coisa que um para-raios fixado na torre de uma igreja:

    “Nós também não acreditamos”

  21. Vanderlei se a maioria está certa, então você está errado pois os Espíritas nem aparecem nesse gráfico de religiões http://www.adherents.com/images/rel_pie.gif hahaha.
    E homens e máquinas tiraram os mineiros de lá, e a experiência deles foi os que os manteve vivos.

  22. Eu pedi ao Saracura para publicar em breve o texto que o Carlos Mello me enviou sobre o resgate dos mineiros.

    Deus permitiu que os caras fossem quase que sepultados vivos para, depois, receber as glórias por ter “ajudado” a salvá-los?

    Deusinho sacana esse, hein?

  23. Barros,
    Já está agendado para amanhã, o texto..E viva o deus torturador

  24. prezado e divertido Leo
    nocebo ! essa foi boa! manda outra que eu to humorado.

    obrigado por dar seu testemunho que os espiritas são a menoria inteligente.
    Mas antes de vir comentar vai primeiro consultar o que o Richard diz a respeito, assim voce tera algum argumento que considera valido.
    Voce leva muito a serio dados e pesquisas, ou que os outros disseram ou escreveram, para voce tudo isso passa a ser uma prova cientifica e comprovada, voce é o que uma criação do google, um filhote da internet ?
    esses argumentos pre fabricados são muito praticos não? Mas que tal um pouquinho de originalidade? tipo o nocebo! he…he…he…he

  25. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nocebo

    Na sua aplicação original, “nocebo” tem significado muito específico na áreas de saúde de medicina, farmacologia, nosologia e etiologia. É utilizado para designar reações (ou respostas) danosas, prejudiciais, desagradáveis ou indesejadas em um indivíduo como resultado da aplicação de uma droga inerte, onde estas reações não foram geradas por ação química ou física da mesma, mas pela crença e expectativa pessimistas do indivíduo de que a droga poderia causar efeitos indesejados. Nestes casos, não há nenhuma droga “real” envolvida, mas os efeitos adversos físicos, comportamentais e/ou emocionais são reais. Um exemplo “clássico” do efeito nocebo seria o da pessoa morrendo de medo após ser picada por uma cobra não venenosa.

    ========
    Ué o nocebo é real não inventei nada hahaha.

  26. eu pensei que uma mistura de “nocego com placebo”….desse o “nocebo”he…he..he

    aproveitando voce viu ontem o conexão reporte, uma mulher com cancer terminal com estimativa de vida maximo dois meses foi curada por um japones , levada as tomografias do antes e depois para um especialista em oncologia ele disse: a primeira apresentava um pancreas totalmente tomado aparentemente por uma infecção generalizada mas que para afirmar que era cancer precisava ter visto a biópsia.
    vendo a segunda tomografia depois de curada ele disse:
    Ou essa tomografia é de outra pessoa ou então aconteceu um milagre, mas nem assim com provas cientificas voces querem acreditar não é mesmo ?

  27. Ah o mesmo japonês que usa sempre os mesmos atores no show dele ?
    Eu vi sim, mas você viu que os médicos não tinham certeza que era câncer era preciso uma biopsia, e do homem que ele mandou parar de tomar a insulina e quase morreu dele você não fala hahaha.
    E do outro homem que perdeu até mais a visão pois teve o olho raspado com uma faca ?
    Vanderlei crêndice não me afeta hahaha.

  28. é mas e a mulher que deixou a bengala e saiu andando e a menina que tirou o colete servical e levou na sala dos milagres onde se encontravam varias muletas e cadeiras de rodas tudo isso são mentiras e ilusões ?

  29. Até que demonstrem laudos médicos de antes e depois pode ser apenas um show ou efeito placebo.

  30. Boa noite veja o comntario para o Carlos mello em fé e ajuda que serve para voce tambem!

  31. Como é que você se acha no direito de responder sobre a experiência de vida dos outros?

    Quem tá vivenciando a fé é o DICÍPULO e não VOCÊ que só vive na teoria.
    To começando a acreditar que só é ateu aquele que tem um raciocínio debilitado e esses com raciocínio debilitado só estão sobrevivendo devido já nascerem com algumas virtudes.

    EXEMPLO: O moço nasce exper. em matemática! Ou seja, automaticamente quando se vai crescendo Ele vai se direcionando a uma profissional que explora a matemática.

    Porém! Não Sabe pensar! Não tem visão, nem tão pouco uma orientação.
    Se eu to dizendo que minhas orações estão sendo correspondidas estou me baseando na minha experiência com Deus. NÃO SOU DOIDO! E se fosse estaria hoje muito fracassado devido arriscar em seguir apenas uma VISÃO e renunciando as outras, PORQUE PRA SER CRISTÃO DEVE HAVER RENUNCIA!
    ____________

    Quando Eu e alguns Ex. colegas de trabalho saímos de uma determinada empresa, todos foram prestar serviços para outras empresas fui à exceção! Quis ser Corretor de Imóveis.

    Ai Eles passara a me pressionar:

    _ Guininha isso não é futuro! Tantos corretores passando arrego por ai, aqui é bem melhor! Tem Alimentação-Plano de Saúde- Cesta básica –Auxílio X- Salário X – Seguro Desemprego….

    Nunca vi um corretor bem sucedido! Você é o único atravessado!
    _____________

    Der repente em apenas poucos meses fiz a minha casa, comprei o meu 1º veículo e já estava me preparando para sair como candidato a vereador.
    Sendo que acordo na hora que quero e Eles acordam pela madrugada para poder pegar o ônibus que leva para a fábrica.

    Para se ter idéia o meu salário do 1º mês foi superior aos tempos que tirei de empresa! Nem Eu acreditei.

    OU SEJA! EU TO EM UMA SITUAÇÃO MELHOR E OS CARAS TÁ ACHANDO QUE TO NA PENDENGA!

    Quem tá vivenciado a Fé SOU EU!SAIA DO ACHISMO!

    Com Deus você planta e colhe no deserto!

    O bom do Deusilusão é que Ele nos expira uma pregação!

  32. 4ª legião

    Depois deste testemunho extremamente bem fundamentado e exposto em termos altamente científicos não resta dúvida para nós ateus, deus existe e prova sua existência arranjando empregos para deficientes mentais.

  33. vikernes

    Vc falando desta forma, mostra que o ateísmo pode ser pior que qualquer religião.

    O Hagnus esta falando da vida dele sem desrespeitar ninguem, não merece este tipo de tratamento.

  34. prezado Oiced Mocam

    diz: cada um de nós pode interpretar uma coisa que esteja a ver, de uma forma diferente de outra, mesmo vendo a mesma coisa.

    R:Parabens! voce ja percebeu que a visão é um dos sentindos humanos imperfeitos, o miope que o diga e o cego então ? o daltonico?

    Vejo que é contra crenças dogmaticas e eu tambem!

    diz: A cada experiência de vida que temos, as nossas verdades mudam, por vezes de forma drástica. Aquilo que acreditámos ser verdade durante anos (no meu caso durante 50 anos) passou a não ser.
    Não se tornou necessariamente em mentira.
    Simplesmente passou a ser uma não verdade.

    R: por essa palavras sinto que aos 50 anos perdeu sua fé, talvez por uma decepção ou algum tipo de contariedade ou uma dolorosa perda que não me cabe especular, assim demosntra ter passado a ser um deista ou ateu.

    Quanto suas questões sobre a veracidas biblicas entenda uma coisa: “fala-se o que quizer ouve quem quer” mas a creditando ou não o sol continuara brilhando, o planeta rodando, os passaros cantando eu rimando! he…he…he…he!
    Entenda a biblia como sendo um código moral para um povo muito atrasado, dentro dele encontramos alguns pensamentos de uma moral superior e a maioria inspirado pela mesquinharia humana.
    Mas em pleno sec. xx porque vamos nos apegar com coisas futeis que não nos levaram a lugar nenhum ?
    porque ficar se preocupando com a virgindade de Maria quando a maioria das boas mães não são mais virgens ? Mas que preconceito! Heim?
    Se Jesus morreu e ressucitou ?
    se Adão e Eva existiram ?
    Se moisés conversou com Deus?

    Se os livros te ensinaram que Jesus é uma lenda ok, como voce mesmo disse cada um com sua verdade, se voce não acredita na pessoa então acredite nas suas palavras , pois são muito sábias , elas sim poderão melhorar muito não só a sua vida mas a de todos nós!
    Eu aposto que nos ensinamentos de moises encontraremos muitos erros e tambem grandes verdades, igualmente como em todos esses autores ateus que voce recomenda para os outros.
    A pscologia diz que quando a personalidade aleia nos torna repulsiva por motivos concientes e inconcientes, tudo nela sera motivo da nossa reprovação. E o contrario tambem é verdadeiro provavelmente alguma coisa conciente ou inconcientemente te agradou nos pensamentos dos autores ateus de tal forma que te fez cego aos grandes absurdos nas idéias que la se encontram, ai voce só consegue ver as coisas que te agradam.
    E na biblia voce consegue ver algo que te agrada ou tornou-se psicológicamente por motivo desconhecido totalmente repulsivo a ela.?
    Se de alguma forma eu te derrespeitei, me desculpe a intenção era debater as suas colocações sendo assim , tudo de bom para voce!
    Então fique com Deus!

  35. prezado Vikernes

    R: Em primeiro lugar o ser humano, depois as crenças pessoais e sem provas, sem evidencias apenas puro achismo pessoal.

    diz: “não resta dúvida para nós ateus, deus existe e prova sua existência arranjando empregos para deficientes mentais.”

    R: Tai voce pedindo a providencia divina o seu emprego na proxima encarnação.

    “Cuidado crianças com o que desejarem”…he…he…he… olha os espiritos semelhantes sempre se atraem o Barros ao dizer que Deus era tão importante para ele como um absorvent femenino, tambem ja encomendou sua proxima encarnação como mulher para aprender a importancia de Deus na sua vida atraves da maternidade, antes de voces nascrem de novo entre num acordo ateu e peça para ele te “empregar” como um filho dele, nada mais justo que o pedido de voces serem atendido…..só lamento ! Mas quem fala o que não deve ouve o que não quer!
    Então Jesus esta certo quando diz: “Pai perdoai-lhes pois não sabem o que dizem ! “

  36. Abaixo, publicado pelo brilhante jornalista DAVID COIMBRA

    Jornal ZERO HORA 15/10 Pág.2

    O futuro de uma ilusão

    …o festejado resgate dos mineiros soterrados no deserto de Atacama.

    Assim que um resgatado brotava da terra e saía da cápsula, ele e os outros que o esperavam na superfície, o que eles faziam? Eles não se ajoelhavam e rezavam, com talvez uma única excessão. Eles não erguiam as mãos para o Céu protetor. Não. A maioria deles gritava:

    – Chi-chi-chi! Lê-lê-lê !

    Chile. Gritavam o nome do país. Quer dizer: celebravam o Estado que teve interesse em salvá-los e, tendo interesse, investiu nisso, financiou o que há de mais sofisticado em ciência e tecnologia, e criou condições para o resgate bem-sucedido. Ciência e tecnologia. Recursos da Civilização.

    Ao mesmo tempo, aqui, no Brasil, transcorre o segundo turno das eleções presidencias, e a democracia também é um instrumento requintado da Civilização. Mas qual é o maior debate deste segundo turno? O que se cobra dos candidatos a presidente do Brasil e do que eles falam dia após dia?

    Do aborto.

    Da religião.

    Essa é a civilização brasileira. Esse é o futuro de uma ilusão.
    =============================
    Lembrete:
    Sou Corretor e Ateu com muito orgulho e Feliz…
    no meu grupo de 60, fui ( e continuo) 5º em produção no ano passado… a diferença é que não fico perdendo tempo e dinheiro esperando uma intervenção sobrenatural e divina nem peço auxilio aos ” assessores” de JC !!!
    Oiced Mocam
    Convite! Visite o meu Blog!

  37. Agnaldo quer dizer que sucesso financeiro e felicidade no trabalho é prova que deus existe ?
    Então os ateus que também tem sucesso financeiro e felicidade no trabalho provam que deus não existe hahaha.
    Lá vai o Vanderlei disparar sobre lei de atração e reação e reencarnação mesmo não tendo demonstrado uma prova que isso existe.

  38. Icarus,

    srs…

    Dê crédito para o vikernes, logo no início do post vi que também agir da mesma forma.

    Talvez isso tenha estimulado o mesmo a ser tão agressivo.

    Digamos que Ele fez uso da lei do VT: Olho por olho e dente por dente.

    Sucesso.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: