Brincando de “faz-de-conta”

A Igreja Universal no Chile em constante oração pelos 33 mineiros chilenos

O extrato a seguir, com meus comentários em azul, é da matéria que você poderá ler na íntegra no link acima, contribuição do leitor Dhiogo.

Em uma de suas mensagens, ele [o pastor Lúcio Monteiro, responsável pelo trabalho evangelístico no Chile] comentou que no passado, quando os apóstolos estavam presos, a igreja se unia em oração para o livramento deles. Foi nessa mesma fé que a IURD [Igreja Universal do Reino de Deus] se uniu para determinar o livramento daqueles trabalhadores. [A IURD “determinou” o livramento dos mineiros soterrados; aí, uma vez “determinado” o salvamento, eles todos esperaram pacientemente até que centenas de outras pessoas fizessem todo o trabalho.]


Debaixo de fortes chuvas, o pastor responsável pelo trabalho da IURD na região do Atacama foi à Mina San Jose, como enviado especial. Na oportunidade, foram feitas orações e também foi derramado azeite de Israel sobre a superfície da mina. [Por que o pastor derramou azeite de Israel sobre a mina? Não estou questionando o fato de ser “azeite de Israel” em vez de “azeite chileno”, por exemplo, mas por que alguém derramaria azeite sobre uma montanha.

Ora, acredite: para ajudar os mineiros soterrados.

Esse pastor é considerado uma pessoa mentalmente sã, e, por incrível que possa parecer, ninguém (ou quase ninguém) deveria estranhar o fato de ele estar derramando um tempero de salada em cima de rocha pura na intenção de salvar as pessoas enterradas vivas 700 metros abaixo.

Esse tipo de atribuição de poder a coisas inanimadas era comum nas religiões pagãs das quais o cristianismo copiou vários mitos, rituais, festas e tradições. Ainda hoje, igrejas tradicionais ou recém-criadas imputam poderes sobrenaturais a todo tipo de coisa, desde crucifixos, escapulários e hóstias, até os famigerados lencinhos, travesseirinhos, fitinhas, e copos d’água dos papa-cédulas das igrejas boca de culto que infestam nossos bairros.

O pastor conversou com os familiares e orou por eles, pedindo que Deus os fortalecesse. [Será que é mais fácil do que fortalecer paredes de túneis de minas para que não desabem e enterrem cristãos vivos?]

Após 17 dias e várias tentativas frustradas de busca de algum sinal de vida dos mineiros, aconteceu o milagre. Os 33 mineiros foram encontrados com vida e saudáveis. O mundo inteiro se maravilhou diante da notícia, porque as esperanças eram nulas. [É isso: se as esperanças eram nulas e os mineiros sobreviveram, foi por conta de um milagre. E todo mundo quer agradecer a Deus por tamanha misericórdia.

Mas, ao que parece, nem sempre Deus está muito a fim de salvar ninguém: quatro anos atrás, no México, um desabamento de mina também deixou 65 mineiros soterrados em condições muito parecidas.

Sendo o México um país católico, não é de se duvidar que tenham todos orado muito por uma salvação milagrosa dos seus mineiros. Não duvide também que algum pastor local tenha aparecido por lá para derramar azeite de Israel sobre uma montanha de rocha. Mas não há nenhuma foto dele na internet. Sabe por quê? Porque Deus não deu a menor bola para as orações de um país inteiro; porque os 65 mineiros mexicanos morreram lentamente de sede e de inanição, enquanto esperavam por um resgate que nunca veio.

Ninguém faz propaganda de um produto que não funciona.]


Anúncios

16 Respostas

  1. prezado Dhiogo
    crença nenhuma determina caracter, as pessoas são oque fazem não oque acreditam, voce não sera uma boa ou ma pessoa pela sua crença no ateismo, e sim pelo aquilo que realmente fizer pois se céu e inferno representa a justiça da recompensa pelo bem ou mal, la com certeza encontraremos pessoas de variados credos e de variadas atitudes efetivas.

  2. Mas não é isso que as crenças pregam não é mesmo ?
    O próprio cristianismo diz que todos os não cristãos são pessoas malditas e más.

  3. Eu não estranharia se os mineiros viessem agradecer ao pastor pela “graça recebida”. Ele até poderia pedir uma colaboração pecuniária pelas orações. Tem uma frase que diz tudo: Rezar é o melhor jeito de não fazer nada e achar que está ajudando.

  4. É… um grupo de trabalhadores, a Marinha Chilena e a NASA fizeram todo o serviço. O governo do Chile gastou uma grana pra ajudar. Mas o parasita da IURD acha que o crédito não é deles, e sim de sua igreja. E ele não era o único, pelo que se sabe. Tinha um parasita dos Adventistas e outro parasita católico.

    Dá nojo.

  5. No céu encontrarás o diabo, o único que faz aquilo para que foi criado.

  6. Pois é Barros, no mínimo, aquele azeite sagrado, supostamente de Israel, deve ter dado sua contribuição agindo como um “abre caminhos” para que Deus pudesse dar uma guiada de leve ao pessoal do resgate, já que Ele, muito ocupado com outros afazeres mais urgentes e importantes, não pode descer dos céus e fazer um milagre assim, rapidinho! Se Ele move céus e terras, retirar os mineiros num estalar de dedos, mas tirá-los assim facilmente não teria graça, pois o que ele deseja é que todo sofrimento humano seja uma lição de vida, como os crentes costumam dizer. Seguindo esse raciocínio no México, só Ele mesmo sabe que lição ele quis passar para os mineiros condenados (pra esses devia ser expiação de pecados, já que não iam escapar mesmo), as famílias pesarosas, se bem que ficou com cara de lição sobre segurança do trabalho. Né pau, matar um bocado para dar um suposto recadinho indireto ao invés de dar um recado direto e salvar milhares?

  7. Quanto à atribuição de milagres operados através de objetos inanimados, veja esse vídeo (http://www.cleycianne.com/2010/09/video-ungido-quem-e-de-cristo-nao.html) em que uma crente fala que foi curada através de um travesseirinho. O vídeo é cômico, o pastor ri tanto que nem consegue continuar a pregação. Aproveite e dê uma olhada no blog onde este vídeo foi postado, ele foi criado por um cara que satiriza, tira onda dos crentes e, comicamente, se torna mais xiita do eles. O criador já foi até entrevistado em Jô Soares. Eu já tinha mostrado ao Saracura anteriormente, não sei se ele chegou a lhe mostrar.
    Um abraço!

  8. O blog “Uma atéia de bom humor” publicou um texto bem interessante, que toca nesse assunto também. Vejam lá:

    “O Futuro de uma Ilusão” –> http://migre.me/1Bc8i

  9. Bom dia Leo
    diz:O próprio cristianismo diz que todos os não cristãos são pessoas malditas e más.

    voce pode falar que não conhece o sol portanto ele não existe? isso muda a condição dos sol? Fale-se o que quizer, acredita quem quer, seja Dawkins ou
    Kardec teorias divergentes com acertos e erros.

  10. Vanderlei desviou e não respondeu, não tem como fingir o cristianismo prega que todos os não cristãos são malditos.

  11. prezados ateus!

    é com grande satisfação que comunico que em breve estarei lançando no meu blog: http://www.religiaodeuslivre.wordpress.com
    mais uma homenagem aos Ateus com o seguinte titulo: “Era uma vez um ateu no meio do nada” que tem haver com o titulo desse texto: brincando de faz de contas, por enquanto deixo diponiveis estes:

    Ateu! o homem que matou o papai-noel.
    Ateus são crentes.
    O peixinho incrédulo.

    não precisam agradecer isto é só uma forma de reconhecimento por tantos textos aqui elogiando a fé dos crentes.

  12. Oh Vanderlei até hoje não entendeu o ateísmo hahaha é engraçado.

  13. Apenas que… busquem conhecimento.

  14. Hahaha é o Bilu o ET (vixe sou nerd).

  15. O Vanderlei está rodando no mesmo argumento há meses. Troca o disco cara!

  16. O Saraprocura erros nos crente, virou o redator oficial do site né?

    Criei um WORDPRESS, dizem que é o melhor blog que existe,

    por exemplo! gostei deste.
    __________________________

    TERRÍVEL!
    NAZISTA APANHA FEIO!
    CLIQUE NESSA FOTO DO ORKUT E VEJA!

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=16354437669073771308&pid=1287937830056&aid=1$pid=1287937830056

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: