Falácias da Lógica e Retórica (2)

Dando continuidade à dismistificação dos procedimentos falaciosos, dos quais se utilizam os crentes e políticos, exponho mais uma gama deles, sobre os quais discorre o físico Carl Sagan, o grande defensor da ciência:

-Non sequitur –Expressão latina que quer dizer “não se segue”. “nossa Nação prevalecerá, porque deus é grande”. Mas quase todas Nações querem que isto seja verdade. Na formulação alemã era “Gott mil uns”. Com frequencia, os que caem na falácia “non sequitur” deixaram simplesmente de reconhecer as possibilidades alternativas;

-Post hoc, ergo propter hoc – “aconteceu após um fato, logo foi por ele causado”. O arcebisbo de Manila diz: “-Conheço uma moça de 26 anos que aparenta sessenta porque ela toma pílula anticoncepcional”. “antes de as mulheres terem o direito a votar, não havia armas nucleares”;

-Pergunta sem sentido – “O que acontece quando uma força irresistível encontra um objeto imóvel?” Mas se existe uma força irresistível, não pode haver objetos imóveis;

-Exclusão do meio-termo, dicotomia falsa – considerando apenas os dois extremos num continuum de possibilidades intermediárias. “Claro, tome o partido dele. Meu marido é perfeito; eu estou sempre errada”. “Ame seu país ou odeie-o”. “Se você não é parte da solução, então é parte do problema”;

-Curto prazo versus longo prazo – subconjunto da exclusão do meio termo, mas muito importante. “Por quê explorar o espaço ou fazer pesquisas de ciência básica, quando temos tantas pessoas sem teto?”;

-Declive escorregadio, relacionado à exclusão do meio-termo – “Se permitirmos o aborto nas primeiras semanas de gravidez, será impossível evitar o assassinato de um bebê no final da gravidez, ou inversamente”. “Se o Estado proíbe o aborto até no nono mês, logo estará nos dizendo o que fazer com os nossos corpos no momento da concepção”;

-Confusão de correlação e causa – “Um levantamento mostra que é  maior o número de homossexuais entre os que tem curso superior do que entre os que não o possuem. Portanto, a educação torna as pessoas homossexuais”. “Os terremotos andinos estao relacionados com as maiores aproximações do planeta Urano. Então, o planeta Urano é a causa dos terremotos”;

-Espantalho – caricaturar uma posição para tornar mais fácil o ataque. “Os cientistas supõem que os seres vivos simplesmente se reuniram por acaso – proposição que ignora  idéia darwiniana onde a natureza se constrói guardando o que funciona e jogando fora o que não funciona”. “Os ambientalistas se importam mais com anhingas e corujas pintadas do que com gente”;

-Evidência suprimida ou meia verdade –  “Uma profecia espantosamnte exata e muito citada do atentado contra o presidente Reagan é apresentada na televisão – mas foi gravada antes ou depois do evento?”.O mais importante ficou de fora;

-Palavras equívocas – “A separação dos poderes nos EUA especifica que não se pode travar uma guerra sem um declaração do Congresso. Mas o presidente detem o controle da plítica externa e o comando das guerras. Então podem criar guerras com outros nomes, “ações policiais”, “incursões armadas”, “ataques de reações protetores”, “pacificação”, “salvaguarda dos interesses americanos”;

 

Anúncios

108 Respostas

  1. De volta…Fazendo um teste….
    abração.

  2. Esses dias estava assistindo o programa do Malacheia e ele disse que nos países em que o aborto é legal o índice de suicídios é alto. Também disse que o povo não tem capacidade para decidir o assunto. Embora não haja qualquer ligação aparente entre os fatos resolvi pesquisar o assunto.

    O que é mais engraçado é que a maior taxa de suicídio é de homens. Levando em conta só o percentual de mulheres os números em todo mundo são muito próximos.

    No Chile, país que não aceita qualquer tipo de aborto, a taxa de suicídio é maior do que em Portugal em que o aborto é legalizado.

    Temos apelo a autoridade, Non sequitur e seleção das observações.

    Saracura, o Vanderlei tem que dar uma olhada nesses posts. hahahaha!

  3. Dhiogo
    Muito oportuna sua observação. Estes exemplos nos abre a mente para a falácia. São tantas estatísticas mal empregadas, que não guardam relação nenhuma com a afirmação que dá nojo!Os crentes se utilizam desses processos apenas para enganar e vender o seu peixe…peixe estragado…

    Quando ao vanderlei. Não adianta, porque ele não lê quase nada que não seja de apologia à religião.

    Abração

  4. a frase é “gott MIT uns”

  5. Pedro Almeida,
    Obrigado pela correção

    Fábio,
    Vou publicar este texto…gostei, valeu mesmo

  6. Exelente texto, Saracura, assim como outros publicados neste site.

    Tenho uma sugestão. Podíamos fazer um “concurso” aqui tratando de identificar as falacias citadas por foristas daqui.
    Acredito que ninguem é imune a cair em alguma falácia vez ou outra. Claro que certos crentes aqui não se expressam sem falácias e não reconheceriam que as cometeram quando estas forem apontadas!

    A idéia é “exercitar” o reconhecimento das falácias para evitar cometê-las. E poderia ser criado um ranking dos que identificaram mais variedades e quantidades de falácias.

    Claro, é só uma idéia…

  7. Samurai,
    Sua diéia é sensacional…podemos no próprio comentário, explicitar os erros….rsrs

    Gostei..podemos ver como fica isso..
    obrigado pela idéia..

  8. vanderlei. eu tinha razão. você não tem capacidade de responder nenhuma pergunta. você não passa de uma graade BESTA QUADRADA. você inventou esse seu deusinho infantil que nem você te como sustentar. acorda, sua anta mitológica!!

    você ainda não percebeu a diferença entre a realidade e a fanrtasia. sabe qual é? vou te ensinar, seu IMBECIL!!! a readlidade não deixa de ser verdde se você deixar de acreditar nela, seu IDIOTA!!

  9. galera, não sei como vcs tem paciencia comm uma mula dessas.

  10. vanderlei, vc é muito BURRO!!!!

  11. não admira ser cristão…

  12. No_Faith
    É realmente revoltante. Ele não responde diretamente as perguntas e nem tem argumento pra isso…

    Não liga pra ele não…daqui a pouco ele vai dizer que somos intolerantes, essas coisas…é ´difícil lidar com xiitas, eles não aceitam a verdade…o vanderlei parece ser um destes

  13. Olha lá, não vale mentir nem fazer omissões.

    as falácias são muito utilizadas por ateus.

    Pra quem duvida, há um blog por ai q faz coleções delas.

  14. Yuri,
    Está certo, então diga onde se contam falácias? Quais erros cometemos?

  15. no-faith
    é ´difícil lidar com xiitas
    R: podia ser pior lidar com xitas…he..he..he
    sua besta quadrada naõ poderia ser redonda, mas é uma bveta, mula ou burro eu acho que voce tem razão eu não consigomesmo entender esses seus comentario tão inteligentes.

    vou te ensinar, seu IMBECIL!!! a readlidade não deixa de ser verdde se você deixar de acreditar nela, seu IDIOTA!!

    R: voce ta levando muito a serio a Escola de ATeus Amorim ja até virou professor…he…he…he

    A realidade não deixará de ser verdade pelo fato egoista de voce ter deixado de acreditar no sol ele não deixara de continuar mantendo a sua vida por isso, siga esse exemplo do amor divino pelos seus filhos maus e ingratos como voce.

    Quem mandou voce fechar os olhos , ficar em trevas e sair gritando que a luz divina não existe ?

    Primeiro a fé sem provas, depois com o trabalho as evidencias surgem, com amor a fé se transforma em realidades cientificas e comprovadas, mas sem boa vontade tudo isso se transforma em ateismo inutil.

  16. vandelei, o sol é real, eu vejo ele todos os dias, exceto quando chove, mas a claridade indica que ele está lá. seu deus não é real.

    agora, uma pergunta: que critérios você usaria para classificar uma pessoa como boa ou má?

  17. Saracura:
    É realmente rir o quão narcisistas são vocês ateus.
    Releia o que escrevi, disse que aqui tem? Apontei um endereço que não era aqui, é o meu blog.
    Esteja à vontade para conferir as pérolas de seus irmãos.
    É de dar vergonha sim. Atingiram o mesmo patamar dos religiosos e políticos.

  18. eu fui no blog do Yuri. não é grande coisa não. o cara tá lá desde junho e quase ninguém vai lá comentar. os textos dele são ruins e os argumentos são piores ainda, com lógica rasa (ele acha que ateísmo é religiaão e que o dawkins é um dos líderes). pelo discurso dele, ele se acha superior e acha que descobriu uma verdade espetacular que os ateus desconhecem. ele tem todo o direito de dar as opiniões dele, mas não acho que vale a pena o trabalho de clicar.

  19. Yuri,
    Vou ver o que escreveram. Fiquei com medo que fosse nós aqui….estou disposto a corrigir meus erros….abração…

  20. Sr. Yuri fui la no teu blog e me chamou atenção algumas citações que o Sr. colocou como dando a entender ser comportamento de ateu.
    Mas por eato vou citar uma só:

    Isso parece que é pelo fato dele não acreditar em ‘Deus’, em decorrência, desconhece uma resignação religiosa, além de (óbvio) fazerem de deus sua imagem e semelhança, ou seja, um ser para servi-los.

    Tem certeza que são os ateus que fazem isto?

    E esta partozada milagrera na televisão faz de Deus o que?

    Me desculpe mas se tem uam coisa que que a maioria dos religiosos tem em mente é que: Deus é pra servi-los

  21. Seja honesto Sr, Yuri não pegue apenas citações de ateus ,as nos passe tb o exto e o contesto e o porqeu foi dito tal coisa.

    No caso da loira mesmo . pode ter sido um protesto contra a pratica deste ato em algumas comunidades islamicas qeu por sinal tem sim.( ja vi até documentário na TV sobre isto)

    Bem que o Baros fala os teistas sempre usam de desonestidade.

  22. me descupem os erros ai non texto este teclado esta com as teclas ruins.

  23. texto contexto e mas sairam errados

  24. Tratamento de choque para o No_Faith

  25. tratamento de choque pra mim? por que?

  26. no-faith
    se voce ja atingiu o estagio em conseguir ver que o sol existe! parabens pois os vermes que habitam as trevas ainda não sabem que o sol existe , no entanto tambem são beneficiados por ele todos os dias.
    a coincidencia é que os dois não sabem que Deus existe e que tambem esta trabalhando para manter suas vidas todos os dias, ai existe uma afinidade ateia.

  27. quanto a julgamentos , cada um tem sua própria consciencia na qual confia e aceita seu próprio julgamento como sendo o mais justo e correto.
    por isso o meu julgamento sobre os outros não é relevante para eles. antes uma injustiça e agressão.

  28. esse é o velho vanderlei. sempre com uma comparação ruim e nunca respondendo as perguntas.

    do jeito que você fala daqui a pouco vou começar a acreditar que você adora é o deus sol.

    e aí? alguma chance de responder minha pergunta antes do natal?

  29. sempre vago, nunca específico, hein, vanderlei?

  30. Que analogia tosca serve até para fadas, mas não tem argumento nenhum nisso hahaha.

  31. boing !
    agora, uma pergunta: que critérios você usaria para classificar uma pessoa como boa ou má?

    AVISO! PERIGO! PERGUNTA POLEMICA PODE GERAR CONFLITOS, pegunte ao daniel o que ocorre quando ignora-se este aviso !

    mas vamos lá minha
    Definição do mal e do bem!

    Só Deus é perfeito e Bom, logo toda sua criação é imperfeita e caminha para a perfeição.

    Quando voce segue as leis divinas no objetivo do bem comum, voce esta sendo bom.
    quando voce segue contrariando essa lei do bem comum voce esta sendo mal.

    Isto me fez lembrar da musiquinha em homenagens aos trolls:

    troll-lá-lá que gente é essa……. troll-lá-lá…..que gente má…..ha…ha…ha…… eu racho o bico!

  32. Hum eu acho que você se refere a essa questão que nem teve a coragem de colocar no mesmo post.
    https://deusilusao.wordpress.com/2010/10/22/sou-ateia-e-sinto-me-discriminada-pronto-falei/#comment-16100
    Tsc Tsc Tsc.
    Uma pegadinha como resposta você mesmo aqui admitiu que existem ateus melhores que cristãos então…
    hahaha.
    Bondade é independe de crença hahaha.

  33. (2° tentativa de resposta não vi a outra e por isso vou resumir)
    Pegadinha na resposta, você mesmo aqui admitiu que existem ateus melhores que religiosos então bondade independe de crença hahaha.
    E como eu já disse Jesus pregou coisas que em outras crenças já eram difundidas à séculos, pois as pessoas criam essas regras baseadas nas sociedades que vivem ou esperam viver.

  34. “”Só Deus é perfeito e Bom?””

    Se Deus é omnipotente, omnisciente e benevolente, então o Mal não poderia continuar existindo.

    Para Deus e o Mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três caracteristicas.

    Se for omnipotente e omnisciente, então tem conhecimento de todo o Mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é Bom.

    Se for omnipotente e benevolente, então tem poder para extingir o Mal e quer fazê-lo, pois é Bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto Mal existe , e onde o Mal está. Então Ele não é omnisciente.

    Se for omnisciente e Bom, então sabe de todo o Mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser omnipotente, pois se o fosse erradicava o Mal. E se Ele não pode erradicar o Mal, então porquê chama-lo de Deus ?
    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_Epicuro

    quais são as leis divinas??

  35. você continua vago. nunca responde nada com exatidão.

    prove que deus existe, que só ele é bom e que é perfeito.

  36. Senhores, é inacreditavel com o Vanderlei é parecido com TODOS os crentes com que conheço QUase um estereótipo.
    Fecham os olhos as evidencias mesmo quando esfregamos elas na cara deles. Não respondem a nenhuma pergunta. Só enrolam e não conseguem dar NENHUMA resposta clara para nada. Não há argumento com que se possa debater com eles por que eles sequer entendem ( ou fingem não entender) qualquer argumento que lhes é dados.
    Já cheguei num ponto em que não tenho mais paciencia para repetir pela milesima vez as mesmas explicações sobre contradições em que eles mesmo se colocam, mas ainda batem o pé dizendo que os ateus estão cegos. Acho perca de tempo discutir com pessoas como o sr. vanderlei que nunca vai apresentar qualquer argumento sobre nada.é pura pregação. Sem nenhuma lógica.

  37. J lemos
    se eu não possuo lógica então argumente as suas?
    Que eu saiba parece que ateus sairam da mesma ninhada do seu deus acaso, voces sim são uns tipos parececidos em idéias e argumentos pre fabricados que de tanta repetição ja decorei a maioria, ate o vocabulario é pre fabricado, alguns pensamentos emprestados de alguns ateus escritores famosos como o richard, então em materia de originalidfade voces não são nenhum bom exemplo.
    então j lemos, agora vamos ver se nos entendemos.
    um abraço

  38. leo
    voce esta correto nos seus argumentos

  39. no
    eu acredito em voce, então prove voce que Deus existe praticando o seu amor Divino então eu verei em voce a imagem e semelhança divina e saberei que Deus existe mesmo.
    Voce quer ir taõ longe em busaca de provas, quando a prova da existencia divina esta dentro de voce mesmo.

  40. no
    sinceramente naõ desejo que suas questões polemicas cheguem ao nivel da irma Aurea correndo atras do próprio rabo.
    antes de começar eu deixo bem claro que ja saquei sua intençao conciente ou não de chegar em contradiçoes biblicas par provsar que eu estou errado e voce certo, mas isso não vai acontecer….he…he…he
    se tornar repetitivo perguntas e respostas esta é a dica par mudar de assunto ou de post.
    vamos ver; valendo:

    então o Mal não poderia continuar existindo.

    R: esta eu ja tinha respondido , presta atenção: Só Deus é perfeito e Bom, logo toda sua criação é imperfeita ecaminha para a perfeição do bem.
    Deus não criou o mal mas ele surge atraves das suas criaturas imperfeitas.
    isto não é icompetencia e sim sabedoria pois pra que nos serveria uma eternidade ,sem a busca eterna pela perfeição ? bibelos divinos ? coçadores de sacos, bajuladores eternos do divino ?eu não acredito em anjos de contemplação eu acredito em evolução atraves do trabalho honrado e merecedor do progresso !
    iiiiiiiii! caramba! meu desculpe-me só agora fui ler o restante das perguntas e pude perceber que só a minha primeira reposta já respondeu e justificou todas as outras…mas para que não fique duvidas vouy deixar bem claro:

    A maldade vem da imperfeição de toda criação divina, mas isto não é icompetencia e sim sabedoria de conseguir alimentar todas as suas criaturas com o trabalho digno da evolução, isto tambem é valido para a materia pois tudo no universo divino esta em constante trasnformação em busca da propria evolução.
    Deus criou um inteligente quebra-cabeças universal, as suas peças são inteligentes e possuem vontade próprias cada uma movimenta-se a procura do seu encaixe perfeito.
    Mas aviso importante!
    Quem não sabe brincar! então não brinca! Pois se não este maravilhoso quebra-cabeças divino , podera fundir sua cabecinha…he…he…he,,,este quebra-cabeça não é da marca Troll….he..he..he,

  41. o vanderlei continua sem um argumento que preste. a lógica dele é ruim. ele não entende o que é onus da prova e é porque já explicaram isso pra ele aqui umas dúzias de vezes. quando a gente pede pra ele provar ele diz é pra gente provar, por que ele mesmo não pode e não admite. quando a gente aperta ele, ele se esquiva e desconversa. e acha que tá fazendo uma boa participação. o cara confunde tudo, embaralha os conceitos, já se convenceu a si mesmo que quem não acredita num deus é porque achou outro, que ele chama estupidamente de deus do acaso. é isso que a fé em deus dá às pessoas: a falsa impressão de que elas não tão sujeitas ao acaso, que tem um ser divino e cheio de poderes que vai cuidar de tudo e que ele não tá sozinho e que depois da morte ele vai continuar em algum lugar, porque dá muito medo encarar a possibilidade de que quando a vida acabar, acabe a consciência e não exista nada e ele não vai reencontrar as pessoas que já fizeram parte da vida dele um dia.

    o cara nunca viu o deus dele e ele mesmo diz que não tem certeza, e aí ele pensa ‘não, peraí, ele tem que existir, eu preciso dele, senão meu mundo não faz sentido’, como se fosse um dependente químico. aí quando a gente é cateloso e pede uma prova e ele não dá nenhuma, ele chama a gente de arrogante porque a gente não tá a fim de compartilhar do mesmo sonho que ele.

    ele deve ser até um cara com boa índole, bons sentimentos pelos outros, mas pelo motivo errado. é bacana ajudar as pessoas não porque alguém te disse que tem umas leis divinas que se você não seguir vai ser mau, mas porque é bacana se sentir bem ajudando às pessoas. isso é muito mais humano. ter consciência da finitude da vida também é uma coisa que só os humanos têm. é isso que assombra. é um dos motivos que as pessoas usam pra acreditar em algum deus e aí elas tem um cardápio bem grande pra escolher e se não achar um deus que agrade elas inventam um que seja do jeito que elas imaginam que um ser superior tem que ser.

    enquanto o cara ficar com o deus dele só pra ele, tudo bem, o problema é quando ele quer vender o peixe dele pros outros que não precisam e não tão nem aí pro deus particular de ninguém.

    eu acho que ele é feliz na fantasia infantil dele. e eu acho que eu ia ficar preocupado se o vanderlei conseguisse descobrir que não existe deus nenhum, ia ser demais pra ele. o mundo que ele construiu ia desabar.

    quando eu comecei a dialogar com ele eu achei que o cara podia dar bons argumentos, mas depois de um tempo eu cheguei à conclusão de que o debate tinha morrido. tentei até continuar, mas tá mau. é perda de tempo. eu não vou nem dizer que o vanderlei tá disperdiçando a vida dele não, mas que eu tô disperdiçando um tempo precioso num diálogo que não vai levar a lugar nenhum, isso é verdade. cheguei à conclusão definitiva de que não vale a pena. quer saber o que vale a pena? educar crianças desde pequenas pra que não acreditem em fantasias e se tornem pessoas capazes de questionar e raciocinar e não aceitar respostas fáceis só porque elas dão conforto. é um tempo muito mais bem empregado. eles podem se tornar cientistas, médicos, educadores, pois acho que a humanidade precisa é de cérebros que produzam conhecimento útil, pessoas que cuidem da saúde dos outros e pessoas que cuidem da educação. mas sem fantasia, sem enfeite, sem crença fácil, mas com contato com o real.

    “Conforme as pessoas vão ficando mais inteligentes, elas se importam menos com pastores e mais com professores.” – Robert Ingersoll

    é isso aí.

  42. correção:

    aí quando a gente é CAUTELOSO e pede uma prova e ele não dá nenhuma, ele chama a gente de arrogante porque a gente não tá a fim de compartilhar do mesmo sonho que ele.

  43. Olha só, o vanderlei tentando um esboço de argumento contra o problema do mal. Pena que tem uns furos…

    – Só Deus é perfeito e Bom, logo toda sua criação é imperfeita ecaminha para a perfeição do bem

    Se só deus é perfeito e bom, ninguém nunca vai “evoluir” o bastante para ser perfeito e bom também. Qual o sentido então?

    – Deus não criou o mal mas ele surge atraves das suas criaturas imperfeitas.

    Se deus criou as criaturas imperfeitas que causam o mal, então ele é diretamente responsável pelo mal que é causado.

    – isto não é icompetencia e sim sabedoria pois pra que nos serveria uma eternidade ,sem a busca eterna pela perfeição ?

    Deus poderia criar seres perfeitos, mas não o fez para poder ficar assistindo bilhões de seres humanos correrem atrás da perfeição, que nunca poderá ser alcançada. Isso soa como sadismo pra mim.

    – acredito em evolução atraves do trabalho honrado e merecedor do progresso

    E você acha que deus acredita na mesma coisa que você. Típico.

    – Deus criou um inteligente quebra-cabeças universal

    Tá parecendo mais uma daquelas armadilhas do filme Jogos Mortais…

  44. – isto não é icompetencia e sim sabedoria pois pra que nos serveria uma eternidade ,sem a busca eterna pela perfeição ?

    se essa busca eh eterna, entaum naum vai se alcaçar mesmo. essa deve ser uma eternidade chata e frustrante pra cacete. todo mundo tentando ser perfeito q nem o safadaum divino.

  45. No_Faith,
    eu fui no blog do Yuri. não é grande coisa não.
    Claro que não é. É uma coleção de pérolas (ateias), como poderia ser grande coisa? ….

    o cara tá lá desde junho e quase ninguém vai lá comentar.
    Se tiver um meio decente de defender uma pérola, comente por lá. É um desafio.
    Defenda qualquer coisa da categoria “tragicômico”.

    os textos dele são ruins e os argumentos são piores ainda,
    Diga onde errei. Esse seu jogo infantil de difamação não serve.
    Além do mais, sua leitura está falha ao achar que quero argumentar. Pena não ter tido a capacidade de perceber que grande maioria não são textos argumentativos. Até parece que vou perder tempo argumentando contra pérolas. É um blog voltado para mostrar e não argumentar.
    Mas se quiser argumentar defendendo elas, esteja à vontade. Gostaria de saber quanto tempo leva para uma pessoa se estrepar nesse intento.

    com lógica rasa (ele acha que ateísmo é religiaão e que o dawkins é um dos líderes).
    O ateísmo de Dawkins é religioso, e Dawkins é um dos líderes.
    Uma idéia compartilhada por ateus. Quer referência? Nagel, Hume, Wielenberg…
    Os brancos que se entendam. Se entenda com eles.

    pelo discurso dele, ele se acha superior e
    pelo seu discurso, tenho CERTEZA que sou superior a você.
    No caso de nosso diálogo, isso é mais que suficiente.

    acha que descobriu uma verdade espetacular que os ateus desconhecem.
    Hahaha. Meu conselho sempre é: se não sabe argumentar, fique calado.
    Imagina só se eu dissesse que tenha que defender essa sua alegação… como faria sem apelar para uma telepatia, bola de cristal, leitura mental ou mesmo narcisismo?
    Que vergonha você passaria! Longe de eu querer isso a você.

    ele tem todo o direito de dar as opiniões dele, mas não acho que vale a pena o trabalho de clicar.
    Eu realmente agradeceria se uma pessoa do seu nível não clicasse lá novamente.
    Como eu disse, o blog é voltado para mostrar e não argumentar. Parto do princípio que o internauta tenha inteligência, conhecimento e pensamento crítico para perceber o quão pérola são as pérolas, e caso não tenha essa capacidade, que tenha a curiosidade de estudar sobre o tema.
    Definitivamente, não é o seu caso.
    Mas se quiser e for capaz de argumentar, esteja à vontade para comentar por lá.

  46. prezado yuri

    não sendo o dono da verdade gostaria de conhecer a sua verdade.
    Exponha sua razão no sentido da vida.

  47. Valeu Daniel Sugui, não vou te repetir na resposta ao Vanderlei hahaha.

  48. Yuri vamos lá tudo que você “mostra” no seu blog como “extremismo ateu” existe em comparação aos teístas, você tenta expor um extremismo que só é uma resposta a outro, nada mais.
    É como eu digo a humanidade moderna ( digo homo sapiens) é mais antiga que divindades.

  49. Yuri, eu sou ateu não por causa de nada que o dawikins tenha dito. sou ateu porque não há evidência de existência de nenhum deus. se tiver uma, mostre.

  50. se não tiver, fique com seu deus pra vc.

  51. as pérolas no site do Yuri parece que são as dele mesmo. há uma foto de uma senhora na cama pedindo ajuda a jesus e ele se recusa. o Yuri fala em resignação religiosa, quer dizer, tá sofrendo aguente porque é porque deus quer. não peça nada a jesus, porque, segundo o Yuri, os homens fazem “de deus sua imagem e semelhança, ou seja, um ser para servi-los.”

    mas em Marcos 11:24, jesus diz:

    “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.”

    e em Mateus 7:7-10 a gente pode ler

    Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

    Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

    E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?

    E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?”

    quer dizer, a biblia diz que se pedir, vai obter. as pessoas pedem e não obtém. quantas pessoas oram pedindo a deus pra salvar seus entes queridos na hora da enfermidade e não são atendidas? tem gente que não reza e fica boa. reza é inútil porque não há ninguém pra ouvir. e se tiver, é um sádico. até porque, um deus que é capaz de botar um câncer num crente vai se comover com uma oraçâo?

    mas não se pode ficar com raiva de deus, porque não se pode ter raiva de algo que não existe.

  52. prezado e vaidoso sem-fé !

    A verdade de cada um!

    Não seja hipócrita com voce mesmo, voce não procura por nenhum argumento que prove a existencia divina, o que voce deseja mesmo é encontrar mais argumentos e pessoas justificando e concordando que a certeza que voce acha que ja possui da inexistência divina é totalmente verdadeira.
    Sim o seu ego procura agora por concordancia até nas idéias divergentes, talvez ja tenha se entendiado das patéticas concordancias entre ateus….piu…piu…he…he…he!
    Sua decepção tornou-se real ao perceber que seu intento não teve exito, ao contrario do que voce diz é muito dificil convencer quem possui sua razão própria e já amadurecida, então voce decidiu apelar para um prosetilismo infantil, de preferencia pela imposição familiar.
    Depois voce ateus vem aqui criticar pastores que colocam suas crianças nas igrejas deles e dizem que não é ético induzir crenças em crianças em formação! São verdadeiros advogados do Diabo!
    Mas ja que pensa assim não esqueça de matricular seus filhotinhos de ateus na EScola de ATeus Amorim….he….he….he ou sera que vai ser uma Igreja ateista…..professores….pastores……até profetas …ateus neste blog já tem candidatos de montão….he…he…he
    Isto só vem aprovar que voces na sua maioria , são ex-religiosos desiludidos e rebelados contra as religiões e crecas alheias , desejam fundar a suas próprias crenças e escolas ateístas ou Igrejas ateístas o Amorim que o diga….he…he…he este tem muita fé em si mesmo, ainda bem No-Faith que você é um Sem-Fé! He…he…he.
    e hipócritamente não tenhem objetivo nenhum em defender a moralidade social, cutural! O que incomodam voces e muito, é ver a crença dos outros se multiplicando enquanto a de voces se limitando cada vez mais, puro Narcisismo.
    Não zanga não, reflita!
    Tudo de bom! Já que nisto estamos deacordo!

  53. Questinonamento Inteligente

    Se sua logica consiste na total falta de lógica do burro deus do acaso criando maravilhas inteligentes.
    Realmente eu prefito acreditar que existe uma inteligencia superior a mim e criadora de um objetivo bom e comumn a todos.
    Tenho a visão otimista que a vida continue que todos teram chances de evoluirem seus conhecimentos e seus estados de espirito felizes.
    Mas reconheço que posso estar equivocado, entaõ como ja disse não seria sabio, construir verdades baseadas em mentiras, se o seu pensamento pessimista estiver certo e a vida for limitada conforme o seu entendimento, então o medo da morte não vai resolver o problema o certo é aceitar a morte com dignidade e respeito ao proximo em primeiro lugar.
    Se voce tiver certo em muito pouco tempo, todos nós deixaremos de ter consciencia, então meu amigo eu gostaria de desejar a voce e todos os seus entes queridos que sejam muito felizes nestes breves dias que restam de vida e uma boa morte para nós todos.
    Mas se o meu pensamento autruista da vida eterna , do trabalho eterno, do descobrimento eterno , do amor eterno estiver corretos, então até sempre para todos nós, nos esbarramos em algum lugar desse infinito universo, pois ja que viemos parar nesta poerinha cósmica pelo mesmo tipo de transporte poderemos tambem ir para outras escolas dentro do infinito universo.

    É verdade eu ja confessei a minha incerteza, mas tambem ja dei varios testemunhos das evidencias ocorridas na minha VIDA , QUE ME FAZEM TER FÉ A CADA DIA QUE PASSA, sou grato a Deus por isso.

    diz; mas porque é bacana se sentir bem ajudando às pessoas. isso é muito mais humano. ter consciência da finitude da vida também é uma coisa que só os humanos têm

    R: sabias palavras e tambem generosas e abnegadas, amor sem espera de recompensa, voce tambem é cristão ? Parabens! irmão-no ! …he…he..he continue assim mesmo tendo visões diferentes estaremos trabalhando no mesmo objetivo do bem comum, isto é muito legal pensamento divergentes e somando ações iguais no mesmo objetivo comum, eu acho tudo isso muito divino….he…he…he.

    ele quer vender o peixe dele pros outros
    R: não seja hipócrita todo ser humano é egocentrico e fica feliz quando alguem Te da razão, a prova disto é esse blog ateu onde todos dizem que voce esta certo isto te deixa feliz e confiante , como um filhote no ninho. piu…piu….piu … deus não existe , eu tô certo Papai Barros ? Ele respondera que todos os ateus estão certos….he….he…he! Voce ja encontrou seu paraiso….de ateus é claro!

    o vanderlei conseguisse descobrir que não existe deus nenhum, ia ser demais pra ele. o mundo que ele construiu ia desabar

    R: ai entra meu lado ateu e da lógica humana, isso nunca vai acontecer, pois eu deixo sempre uma porta da humildade aberta para a incerteza, este sera meu atenuante quando descubro que estou errado! por isso sobreviverei reconhecendo a minha limitação humana.

    Mas e voces ateus? Que ja possuem uma certeza total e radical que Deus não existe, quando ficarem sabendo que estão errados como se comportaram diante do próprio orgulho?
    Isto sim é uma questão ?

    prezado e vaidoso sem-fé !

    Não seja hipócrita com voce mesmo, voce não procura por nenhum argumento que prove a existencia divina, o que voce deseja mesmo é encontrar mais argumentos e pessoas justificando e concordando que a certeza que voce acha que ja possui da inexistência divina é totalmente verdadeira.
    Sim o seu ego procura agora por concordancia até nas idéias divergentes, talvez ja tenha se entendiado das patéticas concordancias entre ateus….piu…piu…he…he…he!
    Sua decepção tornou-se real ao perceber que seu intento não teve exito, ao contrario do que voce diz é muito dificil convencer quem possui sua razão própria e já amadurecida, então voce decidiu apelar para um prosetilismo infantil, de preferencia pela imposição familiar.
    Depois voce ateus vem aqui criticar pastores que colocam suas crianças nas igrejas deles e dizem que não é ético induzir crenças em crianças em formação! São verdadeiros advogados do Diabo!
    Mas ja que pensa assim não esqueça de matricular seus filhotinhos de ateus na EScola de ATeus Amorim….he….he….he ou sera que vai ser uma Igreja ateista…..professores….pastores……até profetas …ateus neste blog já tem candidatos de montão….he…he…he
    Isto só vem aprovar que voces na sua maioria , são ex-religiosos desiludidos e rebelados contra as religiões e crecas alheias , desejam fundar a suas próprias crenças e escolas ateístas ou Igrejas ateístas o Amorim que o diga….he…he…he este tem muita fé em si mesmo, ainda bem No-Faith que você é um Sem-Fé! He…he…he.
    e hipócritamente não tenhem objetivo nenhum em defender a moralidade social, cutural! O que incomodam voces e muito, é ver a crença dos outros se multiplicando enquanto a de voces se limitando cada vez mais, puro Narcisismo.
    Não zanga não, reflita!
    Tudo de bom! Já que nisto estamos deacordo!

  54. MOTIVO ATEU
    boing…boing
    se essa busca eh eterna, entaum naum vai se alcaçar mesmo. essa deve ser uma eternidade chata e frustrante pra cacete. todo mundo tentando ser perfeito q nem o safadaum divino

    R: isso é exatamente a sua razão em ser ateu, falta de vontade de continuar vivendo eternamente, será que é por motivo de preguissa, voce não tem desejo de proguedir sempre ? Agora ta justificada a sua limitação de ateu!

  55. Vanderlei a maioria que é “ateu que já foi crente” é assim pois empurraram crenças neles desde pequenos, comigo foi assim eu tentei acreditar por familia e amigos e não em apenas um deus que fique claro, mas sempre tive que mentir para mim mesmo, nunca deixei de ser ateu mesmo quando dizia acreditar em X divindades.
    E sobre viver para sempre o seu deus não é o único que oferece isso hahaha.
    E não existem escolas de ateus, existem escolas de crentes já percebeu ?
    Tem vídeos aonde os crentes ensinam os filhos em casa para eles não conhecerem a verdade acredite eu já vi pessoas na minha sala de aula reclamar com o Prof° de Biologia dizendo que deus criou o homem do barro ao invés da Evolução.

  56. E Vanderlei se continuar com esse papo de ‘tenho dúvidas, mas certeza” o povo vai parar de conversar com você pois isso é desonestidade intelectual.

  57. rapaz, eu naum conheço ninguem q naum queira viver eternamente. eu queria viver eternamente, mas eu querer naum basta, neh naum? o q eu naum posso eh me iludir e achar q pq eu quero entaum vai acontecer.

    o, vanderlei, vc continua sem entender pq q as pessoas naum acreditam em deus. pra eu acreditar, soh com prova.

    eu acho q se deus existisse naum ia haver fe, ia haver certeza. entaum quem tem fe em deus naum tem certeza q ele existe. eu naum preciso ter fe no meu sapato pq eu sei q ele existe com certeza, tanto eh q eu to calçando ele agora.

    e na verdade eu acho que preguiça quem tem eh quem aceita a explicaçao baseada no divino e naum quer raciocinar. eh aquele cara q diz q a causa de tudo foi deus e deixa por isso mesmo. preguiça mental braba!!

  58. e o Leonardo tah certo, vc tah sendo meio desonesto por causa desse negocio de duvidar e ter certeza. ou entaum eh confusao mesmo.

  59. Vanderlei vamos lembrar a base da sua fé :

    http://ceticismo.net/2008/10/27/consideracoes-sobre-o-espiritismo/

    Ela é um sub-produto da fé cristã assim como os Mórmons, que se finge de ciência mas quando eu pergunto qual célula liga a alma ao cérebro não tem respostas hahaha.

  60. Vaderlei
    Não estou aqui para ficar expondo verdades.
    Vai ficar no desejo.

    Leonardo
    “você tenta expor um extremismo que só é uma resposta a outro, nada mais.”
    Não há problema em haver estupidez a mais no mundo, pelo visto.
    E eu não tento expor, eu exponho de fato.
    Se há quem não enxergue, isso é outra história.

    No_faith
    “Yuri, eu sou ateu não por causa de nada que o dawikins tenha dito.”
    E eu com isso.
    “sou ateu porque não há evidência de existência de nenhum deus. se tiver uma, mostre.”
    Desde quando sou um pregador?
    “se não tiver, fique com seu deus pra vc.”
    Os ateus de internet são magníficos, quando aparece alguém criticando é automaticamente um crente.
    ….

    Quanto ao outro comentário seu, depois respondo, num enlatado junto com a resposta ao ‘adamantdog’’.
    Talvez eu argumente, ou apenas coloque exemplos de outros ateus corroborando a pérola.
    Vejamos o quanto vocês entendem daquilo que querem falar.
    E já que cologou citações bíblicas, terá de defender a interpretação delas. Quero conhecer essa hermenêutica. É sério.

  61. Agora Vanderlei imagine um mundo aonde os pais não ensinam suas crenças aos seus filhos, nem os levam a cultos antes de certa idade, um mundo aonde eles não sofressem pressão para seguir a crença dos pais.
    Você acha que o número de crentes aumentaria ou iria diminuir ?

  62. Yuri expor burrice é fácil olhe só por exemplo o caso de pastores que combinam como tirar o dinheiro do povo é fácil achar vídeos no YouTube sobre o assunto.
    Ou os absurdos de outras crenças como a proibição da camisinha, a inferiorização da mulher como por exemplo casamentos marcados com menores comuns em muitas crenças ou a intolerância a homossexuais.
    E como eu disse é um extremismo de mão dupla, podemos mostrar absurdos tão grandes de ambos os lados, não tente dizer que vem de um lado só, ainda mais quando os absurdos “do seu lado” são camuflados por “vontade divina”.

  63. Perfeição é algo relativo

    O surdo que não possui este sentido tem conhecimento do som ? O som deixa de existir pela falta de reconhecimento deste sentido? Assim tabem acontece com Deus, asua falta de sentido em poder reconhece-lo não significa que ele não exista! Não dei exemplo de cego para não parecer provocativo….he…he…he.
    Logo nossa limitada comunicação naõ consegue expressar todo o universo divino.
    Como ja disse acredito que o objetivo da imperfeição seja o merito do trabalho digno e honrado na busca do progresso pessoal.
    Mas parece-me que o receio ateu seja esse mesmo, vida eterna = trabalho eterno!
    Esse é o incentivo que nos empurra para o progresso, na pratica é depremimente acordar e ficar se pergutando eu não tenho nada de bom pára fazer hoje, sou um ser inutil e improdutivo, qual é a minha participação no coletivo?

    Voltando, um bom exemplo de perfeição humana é Jesus, mas chamado de bom ele disse Só Deus é bom ( só ele é perfeito), mas se Jesus afirmou que era a imagem e semelhança de Deus então porque disse que Deus ainda era maior do que ele.(isto chama-se humildade).
    Acredito que aquilo que nós conhecemos como perfeição ainda fica abaixo de Deus assim como Jesus ensinou podemos alcançar a imagem e semelhança de Deus, assim como Jesus, fazer tudo o que Deus faz até mesmo um planeta terra como o nosso, mas a grande pergunta se o grande proposito da criação divina é nos tornarmos iguais na imagem e semelhança divina com a mesma perfeição, poder e sabedoria de até criarmos outros planetas, a grande pergunta que se faz é:

    Então porque Deus ainda é maior que todas suas criaturas ja perfeitas ?

    R: Faremos obras identicas as de Deus, mas só Deus tem o sopro da vida, como seus filhos teremos o poder de criar corpos e cerebros para outros seres, mas só Deus tem o poder de criar o espirito que habitará esses novos seres.
    Esta seria a maxima perfeição a ser atingida , mas então teriamos criados o politeismo contradizendo a unipotencia de Deus.

  64. E volto a repetir a humanidade é mais antiga que qualquer divindade, é só usar a cabeça por exemplo o judaísmo que afirma que a Terra e todos os seres vivos existem a menos de 6 mil anos, enquanto temos fatos que demonstram que a humanidade tem pelo menos 200 mil anos por amostras de DNA mitocondrial.
    A verdade está bem mais perto disso do que de fantasias com divindades que criaram o ser humano de X maneiras diferentes.

  65. Ah Vanderlei então o seu deus faz seres “imperfeitos” com medo de não ser mais o “único perfeito” ?
    O crise de inferioridade hein hahaha.

  66. Isso mesmo Vanderlei você não vê o Unicórnio Rosa Invisível, mas ele existe hahaha.
    E como dizem é fé e lógica:

    “Os Unicórnios Cor-de-rosa Invisíveis são seres de grande poder espiritual. Sabemos isto porque eles são capazes de ser invisíveis e cor-de-rosa ao mesmo tempo. Como em todas as religiões, a Crença do Unicórnio Cor-de-rosa Invisível baseia-se em lógica e fé. Acreditamos que eles são cor-de-rosa e logicamente sabemos que são invisíveis porque não os conseguimos ver.”

  67. leo
    Você acha que o número de crentes aumentaria ou iria diminuir ?

    que tipo de crentes : Teistas ou ateus ?…he…he…he
    Vai dizer que voce não aproveitara da sua autoridade e maior idade para induzir o seu filho pequeno na crença do ateismo?
    então pare de condenar aquilo que voce fas igual ou pior.
    o Yury esta certo ateismo é narcisismo voces fazem as mesmas coisas que o crentes pois tambem são radicais nas suas crenças.

    Sr. Yury aproveitando gostaria de saber qual o seu posicionamento filosófico em relação a Deus ?

  68. Ué o meu filho tem 6 anos e quando ele me pergunta algo eu explico e demonstro gosto de levar ele a museus.
    E como eu disse por pressão eu batizei ele quando eu tinha ainda 17 anos foi a gota d’água para mim fazer esse ato que não significava nada para mim e abandonei de vez esse mal hábito.
    E não me respondeu aumentaria ou iria diminuir ?
    E não tente colocar crença no ateísmo ou então você é um “descrente com fé” em todos os outros deuses hahaha.

  69. qual é a sua posição, Yuri, quer dizer, como você se define?

  70. Ateísmo Vanderlei é uma conseqüência de conhecimento, eu vou dar todo o conhecimento que eu puder ao meu filho mesmo vendo ele pouco, pois ele mora com a minha ex.
    Eu me lembro que você vive pedindo humildade e que nós temos que ter a mente aberta e etc… mas você soa como se não fizesse o mesmo, uma vez te mostrei uma lista pequena de divindades e você me perguntou se eu as tinha inventado, provando que você só se apega a crença que mais lhe convém não lê sobre outros mitos e histórias.
    Eu como ateu eu pesquiso e leio muito sobre diferentes culturas você por exemplo já leu sobre quantas dessas ? http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_divindades

    Lendo sobre elas irá perceber que a maioria serve como um explicação ignorante para algo na natureza exemplo:
    Aegir, Deus do elemento líquido ligado a natureza
    Iansã, Deusa dos ventos e das tempestades, Senhora dos mortos e dos raios;
    Brama(Deus que cria do Universo)
    Lakshmi (Deusa da fortuna e consorte de Vishnu)

    E é isso que crenças são para mim respostas ignorantes e preguiçosas, pois elas respondem um mistério com outro.
    Assim como alegam existir almas e não tem respostas de como elas interferem na matéria hehehe.

  71. Leonardo
    Sim, expor burrice é fácil.
    Mas há uma grande diferença quando os autores das burrices se dizem pessoas com “pensamento crítico”, “estudados”, “esclarecidos”, “porta vozes da razão”, etc, títulos assumidos e ditos a torto e a direito pelos ateus.
    Ora, grata surpresa, se você não acabou de dizer isso ao Vanderlei:
    “Ateísmo Vanderlei é uma conseqüência de conhecimento”

    Nunca neguei a mão dupla da estupidez, tampouco disse que vem de um lado só. (e nem tentei dizer, como você alega)
    E isso foi uma das primeiras coisas a ser dita por mim em meu blog.
    (Obviamente não é algo que você deveria ter lido, mas sem dúvida não há coisa que eu tenha escrito aqui para que você fizesse tal interpretação.)

    “ainda mais quando os absurdos “do seu lado” são camuflados por “vontade divina”.”
    Do meu lado não há nada camuflado.
    Podemos dizer que do meu lado não existe nada.

  72. Leonardo x Diabo

    Perfeição Divina e a Unicidade

    Diz: Ah Vanderlei então o seu deus faz seres “imperfeitos” com medo de não ser mais o “único perfeito” ?
    O crise de inferioridade hein hahaha

    Dizem que existiu um anjo Lúcifer que ao atingir a perfeição divina, assim como voce Leo, também não se conformou em chegar na perfeição divina, não quis ser somente a imagem semelhante divina, ele quis ser o próprio Deus Criador de espíritos mas:

    A beleza da vida esta nas diferenças, se todos fossem ateus a quem você sentiria o prazer de expor a certeza da sua razão ?
    Se todos fosem ricos quem tranbalharia par manter suas riquezas?
    Se todos fossem inteligentes quem faria o trabalho pesado?
    Se todos tivessem superpoderes ninguém seria super.
    Se todos fossem Criadores não existiriam mais criaturas.
    Se todos fossem deuses não existiria mais um único Deus.

    Gostei dessa manda mais!

  73. vanderlei disse que A beleza da vida esta nas diferenças. concordo. mas depois ele pergunta

    Se todos fosem ricos quem tranbalharia par manter suas riquezas?

    tah querendo dizer q tem q haver pobres?? naum acha melhor uma igualdade de riquezas, naum??

    naum goistei desse discurso seu naum

  74. Hum Yuri já viu um “Diploma vindo do Céu” ?
    Todo ser religioso afirma ser uma autoridade( ou parte de um rebanho ou coisa do gênero) de um ser superior na Terra estou errado ?
    De onde vem o guia de um religioso senão de um ser camuflado nas nuvens, intocável escondido pela fé.
    Os homens criaram as divindades e os meios para camuflar a vontade deles a partir delas muito bem com o passar do tempo .

  75. Hahaha agora acredita em Lúcifer ?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcifer
    Mais um mito…
    “Os judeus o chamam de heilel ben-shachar, onde heilel significa Vênus e ben-shachar significa “o luminoso, filho da manhã”. Alguns judeus interpretam Lúcifer como uma referência bíblica a um rei babilônico. Mais tarde a tradição judaica elaborou a queda dos anjos sob a liderança de Samhazai, vindo daí a mesma tradição dos padres da Igreja.”

  76. LEO
    assuma logo que é um ateu vaidosos e crente da certeza na sua razão e sente orgulho de ensinar e induzir a sua razaõ para todos e principalmente seu filho.
    Só falta apoiar a Escola Ateista do Amorim…he…he…he …ele não vai com as minhas idéias mais eu gosto muito das piadas dele ….ha…ha…ha
    17 anos o menino precose heim ?

  77. boing!
    voce pensa que ta no yorgute ateu da para escrever em portugues razoavel ?

    Temos aqui um justo comunista ateu aprecias max ?
    igualdade quer dizer falta de individualidade, pensamentos e ações diferentes causam sociedades com desigualdades sociais, reparta igualmente todas riquezas do mundo entre todos em pouco tempo devido as diferenças de personalidades humanas a desigualdade financeira aparecera naturalmente.
    concordas ?

  78. leo
    a historia do coelho e tartaruga tambem é mito mais serve como lição, por isso evite perder tempo .

  79. YURY A ICÓGNITA ?

    SE VOCE NÃO ASSUME UM POSICIONAMENTO NÃO TEMOS REFERENCIAS PARA CONHECE LO OU ENTENDE-LO.
    Não se faça de dificil pois isto demonstra arrogancia e soberba.
    Seja claro e objetivo e o dialogo ficara mais transparente e sincero é isso que eu espero de uma pessoa sensata.
    por enquanto concordo do ateismo ser uma crença e muito narcisista!

  80. Vanderlei eu discuto com adultos religião, as crianças para mim devem ser livres para escolherem o que quiserem, já que eu “prego” que não se deve ensinar religião para crianças eu faço o mesmo com o meu filho, se ele me pergunta algo eu tento responder com fatos.
    Se eu quisesse impor algo para todos não ficaria apenas em blogs ateus discutindo com crentes certo ?
    É assim que eu sou na vida real tenho vários amigos crentes, mas só discuto religião se eles começarem primeiro.
    Hahaha.

  81. ta certo, vou tentar corrigir meu pt-BR, falou?

    agora, nao eh certo a gente lutar por igualdade nao? na India eh que nao pode ter igualdade, por causa das castas. por lah, nasceu lascadao morre lascado.

    se a igualdade nao pode, vamos fazer o que? pagar mais pro homem e menos pra mulher? discrimiknar o cara porque ele eh bnegro?

    liberdade, igualdade e fraternidade, meu amigo. e pensamento racional e ciencia, o caminho eh esse.

  82. Leonardo,
    Não conheço diplomas celestes e quaisquer outras coisas religiosas que você deveria perguntar aos primeiro aos religiosos e não a mim.

    Começamos por dizer que ateus também são falaciosos e já está a tentar discutir veracidades metafísicas.
    Eu termino por aqui, em seu rodeio podem cair os ‘crentes’, eu não tenho tempo para isso.

    ps: estou a pensar se sua frase ao Vanderlei é uma falácia… “ateísmo é uma conseqüência de conhecimento”…
    Conseqüência = resultado = conclusão…
    Conhecimento/estudo leva ao ateísmo….
    Seria isso o que tentou expressar?????
    Enfim, o post é sobre falácias, não deixa de ser pertinente sua observação.

  83. agora, o mais engraçado mesmo foi essa:

    Se todos fossem inteligentes quem faria o trabalho pesado?

    explica isso aih pra mim. voce tah sugerindo que tem que haver gente burra?? uma classe sem conhecimento pra pegar no pesado? a politicalha quer eh isso ai, a massa burra pra ser manobrada. voce concorda com ele?

    meu amigo, eu to gostando cada vez menoss do teu discurso.

    e eu tenho uma resposta pra essa pergunta: inteligentes nao precisam fazer serviço pesado, eles constroemm maqiunas pra fazer isso.

  84. Como eu disse Yuri se já chegamos ao ponto de saber que o homem veio antes de X divindade, esse conhecimento entre outras coisas é o que nos permite separar fatos de folclores ou mitologias, se fosse assim sem o “conhecimento” ainda acharíamos que raios são manifestações divinas, deuses se escondem na falta de conhecimento ou na negação deles como em pleno século 21 existem pessoas que dizem que a Terra é plana.

  85. Vanderlei,
    O que está em discussão são ideias e não a pessoa ou crenças do Yuri.
    Ideias é o que eu quero discutir e é o que vou discutir.
    De qualquer forma, não sou religioso, e o fato de eu não me “revelar” mais não significa nem arrogância nem soberba, de acordo com suas previsões psicanalíticas.
    Sou claro e direto, o problema é que você(s?) está acostumado com intermináveis discussões cíclicas.
    Cheguei aqui apenas dizendo que ateus também cometem falácias, e veja só quanto pano vocês deram!
    Por favor!!

  86. Leonardo
    Não vou discutir, mas se quer falar, ok.
    “já chegamos ao ponto de saber que o homem veio antes de X divindade,”
    Diga lá as fontes.

    “em pleno século 21 existem pessoas que dizem que a Terra é plana.”
    As fontes dessa também.

    ps: isso é uma tentativa de escapar da falácia ou uma mera “aulinha”? ou ambas?

  87. http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana conhece alguma divindade, catalogada antes do começo da evolução do homem ou elas só surgiram depois do ser humano começar a buscar respostas para eventos da natureza ?
    Dei o exemplo do Judaísmo que é um “pai meio bastardo” da maioria das crenças em outro comentário.
    E sobre pessoas e a Terra Plana http://pessoas.hsw.uol.com.br/criacionismo2.htm conhece o estatuto da missão da Sociedade da Terra Plana ?

  88. Todo mundo comete uma falácia aqui ou acolá e às vezes nem se dá conta. O objetivo desse post, suponho, era mostrar algumas delas pra que se pudesse reconhecê-las e tentar não usá-las. Seria interessante que ateus e religiosos não incorressem em falácias ao longo de um debate, mas sabem como é, ambos são humanos e humanos cometem erros. Ateus estão sujeitos a incorrer numa falácia e crentes também, mas temos visto por aqui que mais crentes as cometem do que os ateus. Qualquer coisa, é só vasculhar as seções de comentários.

  89. Yuri,

    Finalmente alguém com que se pode conversar adequadamente.

    Mas, pelos seus argumentos, não sei se você entende corretamente o que é o ateísmo. A principal diferença entre ateísmo e as religiões é que não temos dogmas. Não temos líderes (ao contrário do que alguns crentes possam achar de Dawkins), não temos um livro com regras a serem seguidas, não temos rituais ou encontros semanais. Cada ateus tem seus motivos para não acreditar em divindades, e infelizmente (devo concordar com você) muitos o fazem pelos motivos errados, ou mesmo sem motivo algum.

    No seu blog você diz ser agnóstico, mas agnosticismo e ateísmo não são posições excludentes. Agnosticismo se refere ao saber (eu não SEI se existe um deus) e ateísmo ao acreditar (eu não ACREDITO que exista um deus).

    O que quero dizer é: não considere as atitudes e argumentos de um ateu como representativos de todos os ateus. Infelizmente há, sim, ateus que agem como religiosos, mas acredito que não sejam a maioria.

    Dito isto, gostaria de saber suas idéias (já que são elas que você está disposto a discutir). Por que você é contra o ateísmo?

  90. leo
    contradições não são exclusividade biblica.

    Se eu quisesse impor algo para todos não ficaria apenas em blogs ateus discutindo com crentes certo ?

    R: errado ! sem lógica! não podemos impor algo aqueles que ja aceitaram nossas idéias.

    Então continuara impondo aos crentes iludidos a sua razão que ja considera com sendo justa e correta e verdadeira.

    Narciso estava equivocado! he…he…he;…he

  91. INTELIGENCIA X TRABALHO PESADO
    boing!
    eu disse:
    Se todos fossem inteligentes quem faria o trabalho pesado?

    explica isso aih pra mim. voce tah sugerindo que tem que haver gente burra?

    R: Não estou sugerindo eu estou afirmando que alguns cerebros são limitados! E isto, ao contrario do que voce pensa é uma justa realidade, pois alguns espiritos que se tornaram orgulhosos da suas conquistas de inteligencia, passaram a serem arrogantes fazendo da sua inteligencia mal uso do poder , então alguns deles nascem novamente em cerebros limitados para terem oportunidade de aprenderem outras qualidadesmorais como humildade e respeito ao próximo pois para isso não necessitam de intligencia apenas amor.

    meu amigo, eu to gostando cada vez menoss do teu discurso.

    R: É porque não esta conseguindo entende-lo direito.

    E eu tenho uma resposta pra essa pergunta: inteligentes nao precisam fazer serviço pesado, eles constroemm maqiunas pra fazer isso.

    R: Tirar o alimento da terra com o suor do trabalho não é um castigo eterno mais é alimento para vida eterna.
    O trabalho pesado não atrofia o corpo nem o cerebro pelo contrario é o grande motivo da sua evolução, convem então usar a inteligencia não para se livrar do trabalho, mas para evoluir a sua bondade amor e sabedoria no respeito ao próximo.

  92. boing
    igualdade Social= igualdade humana=falta de individualida=ilógico

    Devemos lutar pela perfeita justiça divina nas possibilidades da limitação humana.

  93. PSICOLOGIA ATEISTA
    Well-come !
    Yuri diz:
    O que está em discussão são ideias e não a pessoa ou crenças do Yuri.
    Ideias é o que eu quero discutir e é o que vou discutir.

    R: nossas idéias são geradas a partir de crenças coletivas e pessoais assim como livros são uma coletania de idéias próprias e entendimento de outras alheias.
    O dircenimento humano resume-se no julgamento que ele faz das ações dos outros humanos.

    Sou claro e direto, o problema é que você(s?) está acostumado com intermináveis discussões cíclicas.

    Quer feio heim, chamando todos de animais irracionais correndo atras do próprio rabo! …..he…he.;..he
    Isto não me pareceu uma possibilidade de um futuro promissor , uma bela amizade, ou algo mais…..he…he…he
    Mas vamos dar um desconto pela sua sinceridade e pelo pouco tempo de convivencia.

    Quanto ao seu discurso de Discussões ciclicas, vamos ver até quando voce mantera essa pose de sabio intelectual e quando vai voltar fazer parte da maioria humana demonstrando suas , fraquezas , equivocos e frustações?
    AVISO IMPORTANTE: Como o profeta Elias por enquanto somente eu na qualidade de teista consegui sobreviver neste ninho de ateus, pois quando entra um novo teista por aqui , eles talvez ja entendiados pela patética concordancia e pieguise entre eles mesmos, então deslumbram uma oportunidade de expor toda a sabedoria das suas razões na suas certeza absolutas para outros divergentes numa orgulhosa tentativa de prosetilismo , tratam com gentilezas suas futuras presas apenas com a intençaõ de humilha-las e ridiculariza-las e ao perceberem que sua intenção prosélita não esta sendo muito bem recebida, frustados eles passam atacar em bando:
    Um puxa o seu pé o outro morde sua cabeça!
    Mas por foi pelo deus acaso que eu virei psicólogo de ateus?…he…he…he!
    Assim é gerado um desgaste de ambas as partes, mas por estar em diferenças numericas , normalmente os teistas barem em retirada e eles se sentem vitoriosos por terem conseguindo expulsarem os estranho divergentes dos seus ninhos.
    Por isso fico feliz em poder dizer com a devida licença dos proprietarios e colaboradores do blog:
    “seja muito bem vindo com suas crenças ou idéias, pois da divergencia surge novos conhecimentos.
    Agradeço a atitude democratica dos propreietarios deste blog que estão consguindo me aturar por algum tempo….he…he…he meeconhecendo, vou aproveitar enquanto a paciencia deles durar…ha…ha…ha
    Estou curiosos para ver até quando a sua vai durar, por aqui quando a fase de apresentação passar e os ataques começarem.

    voce disse:
    ps: estou a pensar se sua frase ao Vanderlei é uma falácia… “ateísmo é uma conseqüência de conhecimento”…
    Conseqüência = resultado = conclusão…
    Conhecimento/estudo leva ao ateísmo….

    Eu ja disse isso são narcisistas, julgam se detentores da mais alta saberdoria na razão da suas certezas absolutas.
    mas baseiam se na idéias dos outros como richard Darwkin e outros de idéias semelhantes , total falta de originalidade:
    Principais argumentos:
    Onus da prova
    falta de lógica na criação
    não possuem evidencias
    A razão deles não é a mesma da criação, pois somente eles tem a razão.
    Sua razão diz que não pode existir inteligencias superiores a eles mesmos.

    um abraço

  94. Vanderlei,
    “Quer feio heim, chamando todos de animais irracionais correndo atras do próprio rabo! …..he…he.;..he”

    Isso é conclusão sua que, por sinal, é muito narcisista e/ou com complexo de inferioridade.
    Se não sabe ler, converse sozinho ou com os outros.
    Comigo está terminado.

  95. eu entendi o seu discurso sim e a sua explicacao espirita das coisas eh bizarra e ilogica. e vc nao pode provar q o q voce diz eh verdade. portanto isso tudo nao passa de uma explicacao furada. o jeito que pos espiritas veem o mundo eh um absurdo sem tamanho, meu. eh uma visao feia e racista. se existisse mesmo um criador ele nao ia fazer as regras desumanas do espiritismo. e alem do mais, um ser que eh perfeito podia muito bem criar coisas perfeitas. pra que um ser perfeito ia fazer coisas imperfeitass?? eu acho que eh pq se elas jah fossem perfeitas ele nao ia ter como se divertir nesse jogo estúpido que o espiritismo criou. ia ser tudo muito monotono. entao inventaram essa bobagem de q um ser perfeito criou coisas inperfeitas pra evoluirem. senao ele ia passar a eternidade no marasmo, soh coçando o saco celestial dele. com criacao imperfeita, ele pode brincar e se divertir com as cobais dele. nojento e hediondo. nao tem nada de bonito nisso. os ateus sempre dizem que deus nao existe pq nao se tem prova da existencia dele, mas eu acho que eh mais do q isso. deus nao existe por dois motivos:

    1- nao tem prova da existencia dele
    2- o universo ia ser um lugar pior com o deus pilantra do espiritismo ou com qualquer outro.

    se eu descobrisse que existe um deus do jeito q voce fala, eu ia dar um jeito de me mudar pro universo paralelo mais distante desse. nao ia querer nem papo com esse deus.

    sou ateu e nao abro!

  96. E eu vou fazer que nem o Yuri aih em baixo:

    FIM DE PAPO!!

  97. Leonardo,
    conhece alguma divindade, catalogada antes do começo da evolução do homem ou elas só surgiram depois do ser humano começar a buscar respostas para eventos da natureza ?
    Conhece alguma coisa catalogada antes do começo da evolução do homem?

    E sobre pessoas e a Terra Plana http://pessoas.hsw.uol.com.br/criacionismo2.htm conhece o estatuto da missão da Sociedade da Terra Plana ?”
    Puxa, impressionante.
    E igualmente impressionante que seja a minoria dos seguidores do mesmo livro que pensam assim. Ou não?

  98. Daniel Sugui
    Mas, pelos seus argumentos, não sei se você entende corretamente o que é o ateísmo.
    Ateísmo há vários. Sei perfeitamente disso.

    A principal diferença entre ateísmo e as religiões é que não temos dogmas.
    Uma vez que temos vários ateísmos, considero isso muito discutível.

    Não temos líderes (ao contrário do que alguns crentes possam achar de Dawkins),
    Dawkins é um líder. Pode não ser aos moldes dos religiosos, que ditam oficialmente dogmas para serem seguidos abertamente pela fé. Vá lá me dizer que o ateísmo não ganhou força pós Dawkins, ou que quando ele entra no auditório a reação dos presente é muito diferente de quando entra um papa em sua sala de conferencias.

    não temos um livro com regras a serem seguidas,
    Uma bíblia não.
    não temos rituais ou encontros semanais.
    Concordo. (ao menos ainda não apareceu)

    Cada ateus tem seus motivos para não acreditar em divindades, e infelizmente (devo concordar com você) muitos o fazem pelos motivos errados, ou mesmo sem motivo algum.
    Antes fosse o motivo de acreditar ou não. O problema é como defendem a posição e atacam a posição que é divergente.

    No seu blog você diz ser agnóstico, mas agnosticismo e ateísmo não são posições excludentes.
    Eu sei.

    O que quero dizer é: não considere as atitudes e argumentos de um ateu como representativos de todos os ateus.
    Nunca considerei. Isso também está esclarecido em meu blog. (não que vc deveria ter lido)

    Infelizmente há, sim, ateus que agem como religiosos, mas acredito que não sejam a maioria.
    Não sei o que quer dizer de “ateus que agem como religiosos”.

    Dito isto, gostaria de saber suas idéias (já que são elas que você está disposto a discutir). Por que você é contra o ateísmo?
    Parece, de fato, que sou a favor da religião. O problema é que isso é um efeito no combate ao ateísmo irracional, muito em voga depois do surgimento do líder Dawkins e suas patéticas ações e discurso.
    Sou contra o ateísmo irracional, apenas isso. E o militante tem muito de irracional.

  99. Acho que vocês estão querendo se referir à evolução das espécies, e não só à da linhagem que levou ao homo sapiens.

    A visão da tera Plana é algo tão estranho hoje em dia que existem poucos seguidores.

  100. Eu não acho que o Dawkins seja um líder. Não no sentido de um líder de um movimento ou uma espécie de congregação. É uma das pessoas que ficaram conhecidas por defender que as pessoas sem fé não deviam se esconder. Não é nenhuma novidade que há muito preconceito com relação aos ateus. Se você diz que é ateu, a maioria das pessoas começam a te olhar atravessado, você pode se prejudicar no emprego, pode virar alvo de escárnio na escola. O Dawkins acha que isso tem que mudar e eu também. Mas não encaro ele como um líder.

  101. Yuri,

    – Ateísmo há vários

    Eu não diria que há vários ateísmos, considerando que ateísmo é meramente a não crença em divindades. Mas se você se referia a posicionamentos ateístas, então concordo.

    – Uma vez que temos vários ateísmos, considero isso muito discutível

    Novamente, ateísmo por si só não possui dogmas. Se alguns ateus preferem um posicionamento dogmático em relação à sua não-crença, é inteiramente uma escolha pessoal. Já o mesmo não se pode dizer das religiões, que são fundamentadas com base em dogmas (se bem que a maioria dos ditos “religiosos” não seguem totalmente os dogmas da religião que dizer praticar)

    – Dawkins é um líder.

    Talvez Dawkins seja realmente um líder, mas acho que seria mais correto dizer que ele seja um líder de um “movimento pelos direitos dos ateus”, mais ou menos como Harvey Milk e Martin L. King fizeram (claro que mantendo-se as proporções; nem de longe quero sugerir que Dawkins seja tão importante quanto King). De qualquer maneira, você entendeu meu argumento, tanto que disse:
    – ” Pode não ser aos moldes dos religiosos, que ditam oficialmente dogmas para serem seguidos abertamente pela fé”
    E foi exatamente o que eu quis dizer.

    – O problema é como defendem a posição e atacam a posição que é divergente.

    Isso não é exclusividade de ateus ou religiosos. Acontece também em política, futebol e até mesmo entre fãs de bandas de música ou filmes. Qualquer área que permita opiniões divergentes pode gerar um comportamento fanático e irracional.

    – Não sei o que quer dizer de “ateus que agem como religiosos”.

    Esclarecendo: são ateus que defendem sua posição por “dogmas”, sem realmente refletir sobre o que acreditam ou deixam de acreditar.

    – Parece, de fato, que sou a favor da religião.

    Mas eu não disse que você era a favor da religião. Bem porque os argumentos que você usa contra o “ateísmo militante”, como você o chama, também podem ser usados contra a “religiosidade militante”.

    – Sou contra o ateísmo irracional, apenas isso

    Concordo. Na verdade, sou contra qualquer tipo de irracionalidade. Só que, ao meu ver, o ateísmo irracional é inofensivo, enquanto que as religiões, com muito mais de irracional, são bastante prejudiciais à sociedade.

  102. Então Yuri não existem evidências de divindades anteriores aos homens, nenhuma escrita ou desenho não feito por mãos humanas, somente o homem inventou as divindades.
    Hoje em dia a minoria ainda acredita que a Terra é plana mas considere isso a 2 mil anos atrás, aonde eles eram a maioria e verá como o pensamento religioso está sim preso ao passado, mesmo após tantos descobrimentos e “conhecimentos” ainda existem os que o negam à favor de um ser imaterial.

  103. Vanderlei antes de alegar que nos baseamos em outras pessoas você tem que responder isso.
    Foi deus quem te contou sobre ele ou você leu e ouviu sobre ele com outros ?

  104. Yuri
    diz: comigo esta terminado!

    Que frieza! cara! assim sem mais nem menos? Eu não sou ateu e por isso acreditava muito que o nosso relacionamento viese a ser mais consistente e duradouro…ha….ha…ha…. eu racho o bico!

  105. bom dia leo
    Foi deus quem te contou sobre ele ou você leu e ouviu sobre ele com outros ?

    escreci um texto: “APRESENTANDO DEUS” e vou postar em breve

    mas como ja disse o conhecimento humano vem da observação pratica do cotidiano, de outra pessoas, de livros e da sua própria conclusão.

  106. parece que vamos ter briga de cachorros gandes, por enquanto tão na fase do namoro , to aguardando o momento que o orgulho arrogante falar mais alto pela divergencia radical, vai voar pelos para todo lado.
    he,,,he,,,he

  107. Ah o texto que serve para qualquer divindade, eu já respondi é só trocar o nome “Deus” pelo que você quiser, Saci, Mula-Sem-Cabeça, Zeus e etc.
    Se algo é real não precisa de fé.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: