Como Forjaram o Deus Cristão.

 

 

 

 

 

 

 

Na edição de novembro a revista Super-Interessante traz uma especulação sobre a trajetória de Javé, que resultaria mais à frente no Deus Judaico-cristão. O enfoque pela revista é bem interessante por trazer um viés histórico, sem a paixão e o fundamentalismo do crente. Apesar de não concordar com as conclusões colocadas como dúvida e procura por algo, de que estamos perdidos na tentativa de provar porque estamos aqui, a  reportagem desmistifica a criação do deus único desde quando ele era só mais um no panteão daqueles povos.

Pesquisadores revelam que Javé, o grande personagem da bíblia, nõ foi visto sempre como um deus único.Antes do livro sagrado, ele era só mais um entre muitas divindades.     

   Os deuses, antes divinos, variados e humanos, deram lugar a um deus único.Essa transformação, fruto de fatos históricos, estes anteriores à bíblia,  promove Javé, de um deus simples e hierarquicamente inferior, a um deus total. Mesmo no seu panteão ele não era o maioral. Pela compreensão histórica  seria como um deus grego de baixa potência (Cupido), fosse promovido a um “Zeus”.

Nos primórdios da civilização os deuses eram as forças naturais. Aqui se compara a infância dos deuses:

… Deus era uma criança. Uma não, muitas: um deus era chuva, outro o Sol, mais outro o trovão..os deuses eram as forças por trás de uma natureza inexplicável para os primeiros humanos da Terra. Facetas de divindades borbulhavam em cachoeiras, galopavam com os cavalos selvagens, voavam com o vento, escondiam em cada rochedo, bosque, duna do deserto. E do deserto veio a que daria origem a deus pra valer. 

 Segundo o autor, a espiritualidade é muito presente no instinto humano. A idéia de tentar prever fatos, de detectar as intenções pode se aplicar a fenômenos da natureza, como chuva, trovões, tormentas. Cada fenômeno de tão poderoso vem a ser, na idéia destes humanos primitivos, as ações e desejos das divindades escondidas. São o que consideram a “infância” dos deuses, comprovada por registros de mais de 30 mil anos. São representações daquilo que veem: seres como humanos e animais. híbridos com corpo de um e cabeça de outro. Esta representação só é abandonada quando os animais se tornam pouco importantes, ao se estabelecerem em locais, com o advento da agricultura há 10 mil anos, no Oriente Médio.

Apesar de manter o controle das forças naturais, com a sofisticação social da criação de cidades, a espiritualidade tomava outro rumo. Desta vez teríamos um culto mais focado na personalidade humana. Com a criação da escrita, a sofisticação aumentava. O estilo da mitologia grega, de habitantes do olimpo tomava corpo. Aí surge Javé. Como um deusinho que começou de baixo.

Era uma divindade dos desertos do Sul. Junto com seus pouco súditos chegaria à pulsante Canaã, domínio do deus El, o altíssimo. Ao lado do soberano, a mãe de divindades e homens, Asherah, senhora de tudo o que é fértil, e seu sucessor Baal, o deus que dava chuvas àquelas paisagens áridas…eles só não imaginavam que Javé tramava a destruição deles.

 Pesquisadores de todas as áreas então, procuram por pistas da vida pregressa de Javé. Até na bíblia sugere a origem do Javé, nas terras de Teiman e Pairan. Ainda, estudiosos veem por registros egípcios, “Javé dos Sashu”, que Javé era de fora, beduíno, um nômade. Teria vindo e se incorporado ao panteão cananeu. Registro arqueológicos da cidade de Ugarit, destruído em 1200 aC, dão a idéia de quais deuses existiam. Há o pai dos deuses e dos homens, o idoso, o bondoso, o barbudo El; sua esposa, Asherah, a filha Anat; o filho adotivo Baal, deus da guerra e da tempestade, que morre, ressuscita e derrota as divindades malignas Yamm (mar) e Mot  ( a morte).  veremos que o deus El guarda semelhanças nas promessas de farta descendências dos chefes tribais, com o mesmo desejo de Javé. Vemos então uma absorção, uma infiltração desse Javé beduíno no rol dos deuses destas tribos.

Devido a personalidade forte de Javé, construído na mitologia do personagem, começa a tomar o espaço das divindades dos antigos cananeus. Um dos textos poéticos mais antigos até que a própria biblia, salmo 82, comenta sobre uma reunião de um conselho divino, para questões de importância. Lá nesta Câmara dos deputados divinos, já faz referência a Javé como o deus total. Ele simplesmente se rebela contra os outros e manda praga pros deuses reinantes, como que os condenando à morte. Historicamente é complicado prever em que momento Javé passa efetivamente a impor sua vontade perante os outros deuses, considerando a mitologia religiosa. Acham que tem concordância com a consolidação de Israel como povo distindo dos demais Cananeus. Como fatalidade ao pensamento nacionalista dos judeus, que queriam unificação e identificação próprias, a escolha de um deus representaria a união, a unicidade.

Neste momento, há uma espécie de sincretismo de Javé com os deuses Baal e El. Baal e Javé são associados a vulcões, tempestades, como guerreiros invencíveis que moram em montes. Baal em Zafon e Javé no Sinai. Baal havia triunfado sobre o deus do mar, mas os textos da bíblia atribuem a Javé. De qualquer forma, Javé usa o mar contra o inimigo do povo Hebreu, o faraó. Então esse deus passa a se confundir com a própria história do povo de Israel. Definitivamente Javé toma o Trono que era do deus El. Também dizem que tomou a mulher dele!

A última resitência da antiga assembléia divina parte de Baal. Sem pestanejar, Javé o elimina. Asherah tem o mesmo destino trágico. Daqui por diante ele estará sozinho nos céus. E alcança a serenidade. Hora de fazer as pazes com a humanidade. E um sacrifício.

  Agora Javé goza de poder e glória. Então, numa reforma instituída por Josias (649 – 609 a C), rei de Judá, fica historicamente marcada a virada pra deus único. A Nação das tribos de Canaã tinha sido dividida em dois reinos: de Judá e de Israel. Como israel tinha sido conquistado pelos Assírios, Josias como rei de Judá, desejando a unificação sob a religião, adotou o deus único Javé e por decreto passou a destruir altares de outras divindades, como El, Baal, Asherah. Essa expulsão definitiva de Baal explica  o episódio do bezerro de ouro durante a passagem dos Israelitas pelo deserto. Foi a própria invenção do monoteísmo. Compara-se tal feito histórico da espiritualidade com a  adoção, pelo imperador Constantino, do cristianismo como religião oficial, anos mais tarde.

Agora o deus adotado por Roma não é mais dos israelitas, mas da humanidade inteira. Para os crentes, ele criou o mundo, o homem. Andou meio catastrófico no Antigo Testamento, mandando pragas, enviando castigos, até matar quase toda a humanidade. O guerreiro Javé vai se tranformando na entidade transcendental como vemos. Sua divinização é completada com a reencarnação em Jesus. Em vez de pragas, ira, dilúvios ele resolve livrar a  humanidade, sacrificando-se. Aí fica mais bonzinho, sua ira é amenizada, aplacada. Porém, continua no mundo ilusório da espiritualidade e mitologia. Lá sobrevive mesmo com as contradições e impossibilidades.

Chegamos a concluir que o deus judaico-cristão é uma criação de uma vontade de  um povo do deserto, por questões históricas e eventuais,  de unificar seu reino, projetando a vontade na mitologia salvadora. Nada existe de extraordinário e inédito nisso. Foi apenas mais um deus no mundo das divindades, assimilando toda uma gama de poderes de outros deuses, constantes do sincretismo e absorção da cultura vigente. Em algum momento, antes destes povos do deserto, Javé não existia. Também como nunca existiu em civilizações mais antigas e de outras regiões. Este deus é tão específico da região que nos ensinamentos claramente falam que o povo escolhido é o da Palestina. Por questões históricas, de conquistas, eventuais, este deus foi parar na cultura de muitos povos e hoje toma-se como único. Seus deus é para o povo do deserto, mesmo que se trate do âmbito da fantasia!

Saracura do brejo

 

Anúncios

91 Respostas

  1. Se alguém acha que o deus Jesus, judaico-cristão, é algo inédito, único e do mundo todo, basta verificar historicamente que se trata apenas de uma invenção de um povo do deserto. Não passa de um mito forjado por outros deuses.

    Acrescentando certos detalhes, historinhas aí se tem a bíblia…pronto…como achar que algo do povo palestino vai entender da sua região?
    abração

  2. Que coisa né, a humanidade adorando um Deus criado especificamente por um povo que vivia “lá onde o vento faz a curva”, como forma de viabilizar uma unificação política e fazê-los mais fortes diante das várias tribos, povos rivais. Os séculos vão se passando, chega uma figura chamada Jesus, que foi um dissidente da vertente do judaísmo dominante na região dele e que manipulou os fracos, oprimidos e descontentes com o poder vigente, que sempre existiram e existirão em qualquer lugar do mundo. Aí o lunático morre, o apóstolo Paulo vê que não pode contar somente com o povo da Palestina e sai pelo Império Romano atrás de apoio, vendendo a ideia do Javé para aqueles que não tinham nada a ver com a história, mas que foram seduzidos pela promessa da vida eterna e outras benesses e, principalmente, pela força política que vislumbraram ganhar com a propagação da nova crença.
    Se Javé fosse mesmo o único Deus “válido”, o onipresente no mundo inteiro, se foi ele mesmo quem criou a humanidade e detém todo o poder para fazer e acontecer, por que Ele permitiu o aparecimento da “concorrência” mundo a fora?

  3. BOM DIA SUELLEN!

    não contribue com a minha esquizofrenia nem me faça ser repetitivo, naõ me diexe falando sozinh e leia este comentario a voce:

    https://deusilusao.wordpress.com/2010/10/28/po-estas-que-sou-ateu-surpreendente-ignorancia-e-exploracao/#comment-16009

    abraço, sua mal educada!…he…he…he

  4. Bom dia Suellen

    naõ contribua com a minha esquizofrenia , não me deixe falando sozinho.

    então veja:
    https://deusilusao.wordpress.com/2010/10/28/po-estas-que-sou-ateu-surpreendente-ignorancia-e-exploracao/#comment-16009

    abraço

  5. Rapaz, nesse texto você se superou. Parabéns, Saracura.

    É interessante que ao longo do AT existam alguns indícios de que Javé não era único (Gênesis, Êxodo, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Crônicas, Jeremias) e não se veja os crentes falando nisso. É bem provável que esses trehos não façam parte das leituras habituais em cultos e missas. Pelo menos, na época em que eu assistia missas, não tinha contato com isso. A transição de politeísmo para monoteísmo aparece até dentro de um mesmo livro, o Deuteronômio.

  6. Cara, se eu já não fosse ateu, teria virado agora! É incrível como esse tipo de informação deixa claro como é impossível para um ser humano normal (=aquele que não está completamente drogado pela religião) aceitar qualquer tipo de deus.

    É por isso que eu fico boquiaberto quando vejo pessoas intelingentíssimas falando sobre sua fé:

    Esse vídeo é uma entrevista que Dawkins fez a Alister McGrath, autor de “O DEUS DE DAWKINS”.

  7. Fábio Paiva,
    Obrigado amigo. Apenas fiz uns comentários sobre a reportagem da Super.. O texto lá está mais completo. Tentei resumir….lendo terá mais detalhes…

    A verdade é que um deus vindo de outro lugar foi tomando o lugar de outros, até que se tornou único e se confundiu com Jesus….Algo inventado por um povo do deserto e para eles, mas que parte do mundo quis adotá-lo e cometer crimes e viver no mundo atrasado deste deus..

  8. Barros,
    O problema dos crentes é que eles não leem. Se leem, não entendem..Se entendem, não aceitam a verdade histórica.

    O seu deusinho nada mais é que um invento de um povo atrasado e nada mais….foi só mais um

  9. Ow, rapazinho, vc quer ser filósofo, teólogo, crítico de arte ou o que? Só te digo uma coisa que vc não tem a menor competência pra falar mal de Deus, porque vc não tem nenhum argumento pra botar na mesa e sustentar seus argumentos. Sõ pq vc quer bilhoes e bilhoes de pessoas no mundo tem que deixar de lado todas as evidencias que a Bíblia lhe mostram pq vc leu nao sei onde que tudo não passa de invenção!! Ah, meu caro, é muita falta de inteligência. O mundo não é desse jeito. As pessoas q crêem em Deus o fazem pq estão convencidas, e não é vc com suas especulações baseadas em sites de Internete q vai mudar o que elas sabem sobre Deus. Pelo q vc escreveu, parece q vc entende muto pouco de Bíblia. Sugiro q procure alguém, um estudioso e vá até ele de coração e mentes abertos pedir ajuda para entender o q vc despreza pq não entende. Eu tenho pena de gente assim, q por falta de humildade e conhecimento, despreza a Deus e perde a Salvação.

    Cristiano.

  10. Realmente 1 bilhão crêem em Allah então deus é Allah, mas espera um pouco mais 1 bilhão acreditam nas 33 milhões de divindades hindus então elas são reais, mas espere mais um pouco quase 2 bilhões acreditam no deus cristão mas estão divididas em mais de 3 mil denominações, existem até as que acreditam que Jesus não morreu na cruz e deixou filhos hehehe.
    Estude sobre as religiões, não só sobre o deus que mais te agrada na sua visão, antes de dizer algo ok ?

  11. “Ow, rapazinho, vc quer ser filósofo, teólogo, crítico de arte ou o que? Só te digo uma coisa que vc não tem a menor competência pra falar mal de Deus, porque vc não tem nenhum argumento pra botar na mesa e sustentar seus argumentos”

    Crentes costumam não ser muito bons em interpretação de texto, ou são muito distraídos…
    Leia o artigo, os argumentos estão aí.

    Agora, esses “argumentos” crentes..heheheh, tão fáceis de serem derrubados, pela falácia que são!

    Parece mesmo que crentes é que não tem nenhum argumento para sustentar os deuses deles…

  12. Se for fazer apelo ao número, falácia das mais infantis, vá lá.

    aproximadamente dois terços da humanidade não acredita ou mesmo desconhece afigura mitológica de jesus, portanto, de acordo com esse argumento tipicamente crente, jesus não existe, pois a maioria da humanidade não o reconhece.

    E mais de um bilhão de moscas comem merda… Elas não podem estar todas erradas…heheheh

  13. Todo teísta usa essa história de de “Coração Aberto”. Entendo “Coração Aberto” como “Ceticismo Fechado”.

  14. Sõ pq vc quer bilhoes e bilhoes de pessoas no mundo tem que deixar de lado todas as evidencias que a Bíblia lhe mostram pq vc leu nao sei onde que tudo não passa de invenção!!

    Cristiano, no passado milhões e milhões de pessoas acreditavam com certeza que a Terra era plana – exceto Eratóstenes (Google it!) e alguns poucos – e, pasme: a Terra não é!!!

    As pessoas que crêm em deus têm uma pseudo-certeza, e por um motivo bem simples: elas têm . Consulte um dicionário e verá que ter fé significa acreditar sem ter provas. Os que crêem olham para o mundo em busca de confirmações da existência divina, mas usam critérios no mínimo duvidosos para apontar algo como evidência. Por exemplo, qualquer paisagem bonita se afigura como uma “prova” da existência de deus. Paisagens bonitas são apenas paisagens bonitas e, ainda por cima, isso é relativo algumas vezes. Um habitante de uma região onde há um vulcão possivelmente achará grotesca a cena de um rio de lava, mas um vulcanólogo achará interessante e belo.

  15. Estes tipos de pessoas só acreditam vendo!!! Bando de ateus,,
    assim como o titanic nen DEUS afundaria!!!! ou assim como John lennon somos mais populares que JESUS!!!ou Tancredo Neves que nen DEUS o tiraria da presidencia !!!!! voces nunca sentiram a presença do Espirito de DEUS e se continuarem assim só sofrerão,,,nunca sofreram nesta vida a ponto de não ter a quem recorer. Mas se um dia chegar o seu sofrimento,,, não o sofrimento de que sua mãe não quer comprar o pirulito rosa que você tanto quer,,,,mas sim uma enfermidade não talvez em voces mas em alguem que voce ama muito ou outro sofrimento muito maior,,,ai a porca torce o rabo!!!mas mesmo assim creia em DEUS de um puro e sincero coração e veras quem é DEUS,,,,assim como aconteceu comigo mas voces não precissam ler algo do tipo são ateus….não é mesmo,,,,me sinto tão tolo querendo escrever algo a vocês, porque os sabios que vee isso ai em cima tem pena de vocês e se recusam a te dar uma resposta pois vale muito da interpretação e as suas são de mentes maliciosas que já estão programadas para a recusa nunca pensarão com o coração e espirito juntos que coisa maravilhosa que é sentir a presença do espirito santo …deixa pra lá….uma coisa sou certo….

    DEUS TE AMO
    JESUS TE AMO

  16. Como os religiosos adoram usar a palavra “sofrimento”.

  17. Samuel,
    Quanta gentileza cristã! Legal..Tenho que lembrar que aqui não tememos deuses, nem infernos, nem pragas enviadas por cristão, hindus, judeus, muçulmanos…

    É isso mesmo que leu. Você acredita num deus que não foi forjado para vc mesmo. Foi inventando numa terra agreste e seca para aquele povo do deserto.

    Acha que o seu deus é melhor que os milhões já criados, só porque o ensinaram assim? Ledo engano.

    Falta evidência de que o seu deus lutou com os outros deuses do mundo e venceu…

    Que as pragas que me manda chegue em dobro pra mim mesmo! he!he!

    Que o espírito Santo não engravide sua irmã, assim como supostamente engravidou uma moça , só com o pensamento.

    Que o seu jesus não o façod e Jó. Que os deuses do olimpo ouça suas heresias com eles…rsrs

    abração..gostei

  18. Ah cristãos e o seu deus “me ame ou sofra” hahaha.

  19. DOCUMENTÁRIO JUDAICO CRISTÃO VS ISLAMISMO e CATOLICISMO

    · PARTE 1/7

    · PARTE 2/7

    · PARTE 3/7

    · PARTE 4/7

    · PARTE 5/7

    · PARTE 6/7

    · PARTE 7/7

  20. Crentes também morrem de câncer, Anônimo imbecil. Tem que ser muito idiota pra escrever o que você escreveu, sua mula.

  21. pesquise titanic nao era inafundável / http://www.e-farsas.com/corrente-afirma-que-muitos-morreram-depois-de-zombar-de-deus.html

  22. se nao existisse, um criador tao maravilhoso, eu o inventaria, ja penssou viver sem ter uma visao da eternidade para que viver viva o eterno e unico,

  23. Tantos devaneios, de julgadores, com pretensão duvidosa, decepcionados, crianças na fé, iludidos, céticos, e o pior de tudo… Leigos no velho testamento, e mais pior ainda, descrentes do Novo…sobre quem é o Cristo Universal salvador da HUMANIDADE e TODO o universo e seus habitantes…. e não só de um “povinho” sem prepúcio… esse povo sem “prepúcio” em sua maioria, acreditam em um Anjo mais velho, que achava que podia dominar o bem e o mau, e se denominou – Deus, com a famosa frase do Sinai, em meio as Trevas, a escuridão, ao terror no meio do fogo: Eu serei oque eu serei, em hebraico YHWH, o som das letras, Yehowah, em hebreu Yahweh em portugues Jeová…quem lê, estuda, pesquisa, usando também outras fontes além da bíblia, possuem evidencias e registros antigos sobre essa religião de culto a ANJOS, o Judaísmo… As pessoas se especializaram no estudo do Velho Testamento, e pouco se importam com oque é revelado no NOVO testamento, a nova aliança… Tão pouco se importam com as revelações do Apostolo Paulo, e as epistolas de Pedro, Joao, Tiago, Tito, Timoteo e Judas…que revelam o VERADEIRO DEUS, oqual o Espirto de Cristo ressucitado(Deus) nos aconselha chama-lo de Abba (papaizinho) o se Yahweh (que antes não tinha adversario)… pois criou o mau, o Anjo Destruidor…Abadon em hebraico, Apolion em Grego (a antiga serpente), para fazer todo trabalho “ruim” por ele, pois quando o assunto era “JUSTIÇA” usava sem pestanejar, Mortes, Matança, Pragas e Doenças ELE mesmo o Fazia…
    A propósito, esse Yehowah, Jah, Jeová, Javé, YHWH, יהוה, Jahbulon ;e também encontrado, na Goétia, na bruxaria, no gnosticismo, ufologia, Magia, Maçonaria, Judaismo Mistico, Islanismo, Satanismo, Judaismo Messianico, Hermetismo, como sendo unico, criador do ceu e da terra, o Mundo Material, do homem carnal, o arquiteto do Universo, que domina e confabula tanto anjos quanto demonios… uma coisa bem geral mesmo, autor das pragas e maldições, ceifador das almas humanas oque alimenta a serpente, com pó… sendo homem pó, quando morre em seu pecado… vira comida de serpente… muito comodo. Os anjos NUNCA devem ser adorados, mas parece que o que se apresentou no monte sinai ignorou isso… ao contrario de alguns que aparecem em apocalipse… quando Joao se ajoelha para adoralo ele diz… “Nao! sou apenas seu servo, toda glora seja dada aquele que venceu, e que vivo está, doqual todo joelhos e dobrará, no ceu , na terra e no inferno… a nossa batalha é contra eles que habitam nas regiões selestiais, potestades e principados.

    NÃO, esse não é o DEUS AMOROSO, chamado Cristo Jesus, REI em todo o Universo, e dimensão, que não esta preso ao espaço e ao Tempo, em nem em uma casca Judaica….que se fez homem, viveu entre nós e nos comprou com seu SANGUE, deste Anjo de 2 Caras, (YHWH Elohim) dominador que foi feito perfeito até que se achou iniquidade em seu coração, achando que poderia dominar tanto as trevas quanto a luz, pois pior do que o mau é quem criou o mau, o deus dessa era. Lúcifer se preferir…criador do mau… criador da matéria, criador das arvores da vida e da ciência do bem um teste para o homem material… ja que ele mesmo nao é oniciente tem que testar…pois diabo, e satanas, nao é nem um nome, significa, acusador, adversario, caluniador

    O Deus verdadeiro, Jesus Cristo, é Luz e nele não há trevas alguma, nem sombra de variação, pois veio SALVAR as almas, e não condena-las. É NELE que os do Caminho devem se agarrar, se apegar e se achegar… pois mora dentro, de nós e estará conosco até a consumação dos séculos… Honras em Glorias sejam dadas a CRISTO JESUS, o VERDADEIRO DEUS.

  24. Salmo 91… ele me cobrira com suas penas, e debaixo de suas asas estarei seguro.

    Cristo Jesus, tem asas? Deus tem Asas? talvez o Espirto de Cristo? Claro que não!! Então fica evidente, que este salmo fez Davi, já nao para adorar a Deus… e sim um ser que tem ASAS.

  25. Jimi hendrix da Silva. Você nunca ouviu falar num recurso literário denominado de metáfora?

    Hahahaha! És um verdadeiro cristão, chuta o velhíssimo testamento dos judeus como se fosse cachorro morto.

    Aliás, há muitos deuses verdadeiros, e por acaso EU sou um deles.
    Quetzalcoatl ao seu dispor!

  26. Que absurdos esse JIMI escreveu, q blasfemia comparar o Deus do VT ao Capetão kkkk Como bem frisou o Quartzolit, ele não deve saber o q são recursos literários. Se ele acredita em Jesus deve acreditar no VT pq Jesus mesmo acreditava ao ponto dele se proclamar o profeto prometido no Antigo Testamento. JESUS E VELHO TESTAMENTO ESTÃO INTERLIGADOS UMBILICALMENTE, de modo parecido como estão interligados BRASIL E LINGUA PORTUGUESA…

  27. Sr JIMI SILVA: supondo q o Velho Testamento não fosse de DEUS, então Jesus estaria se baseando em algo não divino em suas pregações. O q Jesus fez de certa forma forma foi melhorar algumas coisas do VT. Supondo q Jesus se baseou em algo não divino, então não faz sentido viver segundo seus ensinamentos. Ou seja sr JIMI, vc estaria vivendo uma autoilusão kkkk Pense com um poko mais de lógica

  28. Outra coisa, se a gente for avaliar com honestidade, Jesus não é exatamente amoroso, ele é extremamente cruel e autoritário, pq que pessoa amorosa acharia normal deixar bilhões de pessoas serem atormentadas a eternidade inteirinha por causa de pecados proporcionalmente pequenos? perceba que as orientações de Jesus são quase todas na base da ameaça tipo ”se não fizer isso e isso vai pro lago de fogo”, se ele fosse amoroso suas falas seriam num tom de encorajamento tipo ”evitem fazer isso por causa disso” ou ”façam isso assim assim por causa disso disso”. O foco de Jesus é que nos comportamos como ele quer, independente dos sentimentos e necessidades envolvidos, q devem ser simplesmente ignorados senão a pessoa é simplesmente largada no abismo e fica por isso mesmo. Eu sou cristão e sou da opinião q devemos obedecer a JESUS, mas sendo francos sobre a doutrina cristã.

  29. Bom dia a todos, crentes e descrentes:

    Que deusilusão , que nada !
    por um bom tempo esqueci que este site existe!

    mas voltei com uma fofoca quentinha, o Barros virou crente e agora ta com vergonha de vir aqui se desculpar pelas groselhas que escreveu, bom pelo menos desistiu de continuar fabricando mais groselhas! kkkkkkkk!

  30. Quéacoolati disse:

    :Hahahaha! És um verdadeiro cristão, chuta o velhíssimo testamento dos judeus como se fosse cachorro morto.

    ué! né não ?

    A facil base das refutações ateias ?

    ja o NT nos ensinos de Jesus ha poucas brechas para questionamentos da sua moralidade superior, ou não ?

  31. Groselhas, xará? não seriam Grosserias???? Sua pegadinha spobre o Barros é facilmente refutada, pq se ele tivesse virado crente ele transformaria esse site num site gospel, seria um tremendo testemunho, q os crentes tanto gostam de dar . Refutei sua teoria, Criaturo kkkk já pensou q da hora o Barros virar pastor, tou nessa fé

  32. o Barros ja foi cristão! ou quase foi incentivado pela familia, porem acabou virando uma ovelha perdida da casa do pai dele!

  33. Disse-me um querubim que o problema do Barros é com uma bela perereca crente!!!!
    Não se pode contraria-la sem perde-la.

    Hahahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. Nossa, q palavreado kkkk um jeito mais romântico de dizer é Irmãzinha de Igreja kkkk é , tem um texto q o Barros menciona sua admiração por uma moça TJ. Qd eu lembrar falo qual texto

  35. Vou melhorar o palavreado. Que tal “perereca abençoada”?

  36. Eita nós, Quartzolit kkkkk concordo q O ÓRGÃO mencionado seja uma coisa ‘abençoada’ kkk desde q apreciada no CASAMENTO

  37. Então, sr deus maia…chupador de sangue. vcs são irmãos gemeos…
    Use todos os seus recursos literários e me explique isso:

    CENSO DE ISRAEL
    Em 2 Samuel diz que o Senhor incitou Davi a fazer o censo do povo.

    2Sm 24:1 E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

    Em 1 Crônicas diz que foi Satanás quem incitou Davi a isso.

    1Cr 21:1 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel

    Então… um versiculo diz, o senhor e o outro diz satanás… São os mesmos! ou trabalham juntos… ou tem a mesma ideia e modo de agir…

    SOFRIMENTO DE JÓ
    Qual a razão de Jó ter passado pelo que passou? Tudo aconteceu por que Deus queria provar sua fé? Deus aceitou conselho do Diabo? O Diabo veio falar mesmo de Jó? Se o Diabo tinha sido expulso do céu, o que ele estava fazendo no Céu? Todas essas questões serão respondidas fora da visão da teologia cristã. Vejamos o que Satã tem haver com esse Senhor que castigou Jó.

    Primeira coisa que as pessoas não fazem: Analisar e Examinar as escrituras, Paulo disse: Examinai tudo e retende o bem; I Tss 5:21. Jesus confirma: Examinais as escrituras… Jo 5:39. Vamos a narrativa terrível da história de Jó: E num dia em que os “filhos de deus” vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles; Jó 1:6-12.

    1) Esses filhos de “Deus” eram anjos;
    2) Os anjos vieram apresentar-se a esse Senhor;
    3) Satanás também veio se apresentar.

    Deus o Pai, não gerou nenhum filho no VT, não na carne, o homem só se torna filho de Deus pelo evangelho, estes que se apresentaram a este Senhor eram anjos, Jo 1:12 / I Jo 3:1-2. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a Terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na Terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Observe alguns detalhes:

    1) Esse Senhor não sabia de onde vinha Satanás;
    2) Quem apresenta Jó à Satanás é o Senhor;
    3) Satanás não veio falar de Jó e sim, se apresentar;
    4) O Senhor disse: Temente a Deus, porque não disse temente a mim?

    Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde (em vão)? Porventura tu não cercaste de bens, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na Terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

    1) Vemos um bate papo livre entre o Senhor e Satanás;
    2) Note que Satanás tenta, ínsita, dá conselhos ao Senhor;
    3) O Senhor acata o conselho do Diabo;
    4) Note também que Satanás tem livre acesso à presença desse Senhor.

    Em Jó 2:1-7 a historia se repete: E, vindo outro dia, em que os filhos de deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o Senhor. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: de rodear a Terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade… Havendo-me tu (satã) incitado contra ele, para o consumir sem causa.

    1) Satanás veio se apresentar novamente e não falar de Jó;
    2) Mais um vez esse Senhor não sabia de onde vinha o Diabo;
    3) O Senhor assumi descaradamente que foi tentado pelo demônio,
    4) Revelou a causa do sofrimento de Jó: Nenhuma, por nada.
    5) Provar a fé de Jó? Aonde?

    Os ministérios e a teologia pregam que o Senhor queria provar a fé de Jó, o texto acima mostra que esse Senhor que foi tentado pelo Diabo, declarou a razão pela qual entregou Jó nas mãos do Diabo: NENHUMA. Essa é a razão do sofrimento de Jó, “NADA”, nunca foi para provar sua fé, e muito menos pra ficar de exemplo. Isso é conversa fiada. Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Satanás destruiu a família de Jó sem que esta tivesse cometido pecado.

    Mas em DT 24:16 Jeová declara: Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. Jeová mente, fala uma coisa e faz outra. Destruiu toda a família de Jó só para saber se ele seria fiel? Isto não combina com um Deus onisciente. Veja só o que Jeová declarou em DT 28:63. Assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir. O leitor a de convir que uma coisa é o povo se rebelar, e o Senhor castigar, outra coisa é ter prazer em fazer o mau, Jeová tem PRAZER em ver o sofrimento, por isso entregou Jó nas mãos do Diabo sem razão, aliás tinha uma razão para toda a carnificina: Prazer! Deleite em fazer o mau.

    Jesus fala: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo (Diabo), e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas; Jo 10:11,12. Jesus é o bom pastor e Jeová é o mercenário! Que pai de família entregaria seu filho nas mãos de um marginal, que pai entregaria seu filho nas mãos de um demônio? Jeová entregou o seu filho Jó nas mãos do demônio. É estarrecedor! Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta; Tg 1:13. Mas Jeová foi tentado por Satanás e ainda assumiu que foi tentado. Note que Jó atribui a Jeová todos os seus sofrimentos, e não ao Diabo veja: Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Jeová me tocou; Jó 19:21. As tuas mãos Jeová me fizeram e me formaram completamente; contudo me consomes; Jó 10:8.

    Fogo de Jeová caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. Ué fogo de Jeová caiu do céu, quem destruiu tudo o que Jó tinha? Aqui diz que foi Jeová; Jó 1:16. Sabei agora que Jeová é o que me transtornou, e com a sua rede me cercou. A rede de Jeová é o Diabo? Jó 19:6. Porque as flechas do todo-poderoso, o El Shaday, estão em mim, cujo ardente veneno suga o meu espírito; os TERRORES DE JEOVÁ se armam contra mim; Jó 6:4. Jesus não é Deus de terror, e sim de amor e nos dá poder para apagar todas as flechas inflamadas do maligno; Ef 6:16. Pergunta: O único que Jesus disse lançar setas é o Diabo, Jó aqui declara que essas setas vinham do Senhor e não do Diabo. Que ligação tem Jeová com o Diabo? Todas, os dois trabalham juntos!

    Resumo:
    Vimos que Jeová foi incitado/tentado pelo Diabo; e Deus o Pai não pode ser tentado pelo mau. Jeová tomou conselho com o Diabo, e ainda o aceita na sua presença para lhe dizer o que fazer. Jó disse que as setas vinham de Jeová, mas flechas, setas é do Diabo. De Deus não pode vir nenhum tipo de seta, logo Jeová é maligno. Jó declarou que Jeová é um deus de transtornos, e Satanás destruiu a família de Jó, sem que esta tivesse cometido pecado. Jeová destruiu toda a família de Jó, só para saber se ele seria fiel? Jeová então não é onisciente e nem sabe o que esta no coração, pois precisa matar pra saber até onde vai à fidelidade do homem. Fica claro agora, porque os anjos e o Diabo vinham se apresentar a Jeová, eles vinham prestar contas das matanças. Jeová aceitou conselho do demônio, porque trabalham juntos. O Pai não tem nada haver com a carnificina que aconteceu com Jó. De Deus não vem setas!

    Ao passo que Tiago, apesar dos pesares diz:

    Tiago 1:13 “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

    Abaixo Falso deus!!

  38. A grande verdade é q infelizmente os poderosos (tanto os espirituais quanto os humanos) fazem o q bem entendem, muitas vezes ignorando princíios nobres como igualdade, justiça etc etc , mas dizer q Jeová é o Kpta é um raciocínio perigoso. Tome cuidado, mocinho apelidado de Ataque …

  39. Se a fé nunca dependeu da história, por que persiste a penumbra sobre os primeiros séculos do cristianismo? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão.
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

  40. Caro ataque. (!)

    U cê postou coisa demais mizifiu! Tudim tirado da bibra. Num dou conta não. Hahahahahahahahahahaha…! Num gosto muito de contos fantasiosos, infantis. Hihihihihihihihi!

    E, prove você que eu sou um falso deus, que eu não existo e coisa e tals!!!!

    Saravá!!!!!

  41. voce não é falso irmão(só napo esta usando o nome verdadeiro)…vc é verdadeiro até demais… é só porque esse jesus pertubado que nao sebe se abençoa ou mata, esse jesus que não sabe se é o deus ou filho deus… esse jesus que a igreja catolica e toda a historia “formaram” essa mistura entre o rei vindouro do pais israel, e o filho de Deus…DEUS
    …não te pertuba mais…

    voce como ateu tem minha admiração não porque nao acredita em Deus… e sim porque tbm não engole Jeová como deus… e tbm se nao engole esse jesus misturado… nao te julgo tbm,

    simplesmente porque ele não é….

    estou mostrando para voce… quem é Deus, atravez de uma otica apenas, A UNICA APENAS, o do Novo testamento… e tentando ao maximo nao dar minha opniao pessoal.

    Cristo Jesus é o PAI… ele veio até nós para levar-nos com ele… e não para reinar terrenamente aqui no pecado, como rei.. destruindo e dominando nações com cetro de ferro… isso esta destinado para o messias terreno judeu rei terreno, general, membro de família real (sangue de pai e de mãe) que iria fazer de acordo com as promessas do falso deus..no Antigo Testamento.

    “Desculpe”…
    “Ataque” sou eu… “Jimi”… publiquei errado quando digitei o ultimo post…

  42. Precisamos também saber ler o Novo testamento… para saber diferenciar quando É Cristo Jesus…, ou quando é o falso jesus, quando é adulteração…

    diferenciando o carater de cristo, com quem ele falou que era, e faz…

    Quando lemos,.. eu te salvo… (É Cristo)

    e quando lemos; se voce nao me aceitar te mato.. (É o falso jesus criado pelos donos do sistema , que haje de forma contraditória a nivel de comportamento)

    No Novo testamento, vimos que o espirito Santo “matou” Tabita por causa de dinheiro… CARACA…O Espirito Santo não mata ninguém… quem Mata é o diabo!! quem mata é Jeová, o anjo do “senhor”, satanás)

    …isso é adulteração feita por copistas judaizantes para misturar o Cristo (LINDO, BRILHANTE, LUZ, SALVAÇÃO, PAZ, JUSTIÇA) que nao exige NADA de NINGUÉM, só informa o AMOR e como pratica-lo, informa a caridade e como faze-la, informa o PAI e como aflora-lo…
    Jesus diz que o Pai está dentro, chame-o e ele aparece….

    com Jeová e o seu Messias
    (VINGADOR, IRACUNDO, MENTIROSO, RAIVOSO, ESCURIDÃO, FOGO CONSUMIDOR) que exige TUDO de TODOS, dizimo, ouro, prata, ensina o ódio e como pratica-lo contra os inimigos, ensina o egoismo e como usa-lo ao seu proprio favor, Jeova se dizia deus e SE fez conhecer atravez de Pragas, Jeova diz que temos que ir busca-lo em algum lugar, templo, monte, pedras, etc…

    Detalhe…
    Voce nao é obrigado a Ler…
    Contudo, digo que só teria a acrescentar.

    abs!

  43. Monte sinai é o monte da escravidão.. foi lá que Moises recebeu as tabuas dos mandamentos e viu o Anjo senhor dos exercitos de anjo

    GALATAS – 04
    Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
    Mas está debaixo de (TUTORES) e curadores….

    ( “ANJOS- ELOHIMS-GUARDIÕES ”
    “LEIA O TOPICO DO RODAPE DA BIBLIA”
    * * Espiritos do Mau que quiseram manter o Homem dominado debaixo de sua tutela”)

    … até ao tempo determinado pelo pai.
    Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
    Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
    Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
    E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
    Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

    (NÓS SOMOS HOJE, FILHOS… e não mais SERVOS ou ESCRAVOS
    Quando oramos, SOMOS SEUS SERVOS… estamos nos colocando debaixo da LEI novamente, debaixo do Tutor Jeová)

    Mas, quando não conhecíeis a Deus (CRISTO JESUS), servíeis aos que por natureza não são deuses. (NÃO SÃO DEUSES, são ANJOS)

    ( “ANJOS- ELOHIMS-GUARDIÕES ” “LEIA O TOPICO DO RODAPE DA BIBLIA” – * * Espiritos do Mau que quiseram manter o Homem dominado debaixo de sua tutela”
    JEOVÁ É UM ANJO )

    Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

    (*RUDIMENTOS.. Em algumas traduções diz; ESPIRITOS)

    Guardais dias, e meses, e tempos, e anos (JUDAISMO – RELIGIÃO DE ADORAÇÃO A ANJOS).

    Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
    Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.

    E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; (FRAQUEZA =doente)

    E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. (Tratando bem)

    Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.
    Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?

    (FIZ-ME ACASO VOSSO INIMIGO, DIZENDO A VERDADE?)

    Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
    É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
    Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
    Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
    Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?

    (PAULO DESEJOU VOLTAR AOS GALATAS PARA FALAR UM POUCO MAIS COM ENFASE, TENDO EM VISTA QUE OS JUDEUS, E CRISTÃOS JUDAIZANTES TENTAVAM DESFAZER O TRABALHO QUE ELE FEZ)

    Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. (LIVRE – SARAÍ)
    Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.

    O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
    Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
    Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
    Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
    Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
    Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
    Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
    De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
    Gálatas 4:1-31

    (AGAR = escravidão = Jeová = Monte sinai = mandamentos = lei = moises = morte = maldição = trevas = condenada a morte = vingança)

    (SARAÍ = liberadade = Cristo Jesus = Monte Sião = Graça = salvação = Jesus Cristo Homen = Vida = Benção = Luz = herdeira da Promessa = Perdão)

    POR ULTIMO:

    GALATAS 3:19,20
    Logo, para que é a lei? (10 mandamentos e 632 leis)
    Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos (JEOVÁ E O SEU EXERCITO MALDITO) na mão de um medianeiro.(MOISÉS)
    Ora, o medianeiro não o é de um só (VARIOS ANJOS FALAVAM COM MOISÉS),
    …mas Deus é um. (CRISTO Jesus, O PAI e o Espirto Santo , são UM e não 3).. (Nao existem 3 tronos ou um homem com 3 cabeças)

    1 Timotes 2:5
    Porque há um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus Homem”

    *MEUS COMENTARIOS ENTRE PARENTESES ( )

  44. (Criaturo 2)

    Jesus citou o que havia no antigo testamento… nao para repetir… mas para cancelar, abolir…

    Ele cita, para invalidar oque havia sido feito… desfazer a obra do Maligno… que desde o inicio foi mentiroso, e homicida. (João 8)

    Ele dizia: Ouviste o que vos foi dito, pedra por pedra, olho por olho, dente por dente…
    MAS EU VOS DIGO: AMEIS OS SEUS INIMIGOS

    Ouviste oque foi dito, MAS EU VOS DIGO..

    LUCAS 9:51-56
    E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
    E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,
    Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.
    E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
    Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
    Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.

    temo que seja voce quem iludido irmão..
    Cuide para que o dEUS DESSE SÉCULO, adorado inclusive por Satanistas, não te engane.., oro por voce tbm.

  45. Quer aprender um pouco sobre o falso Cristo, leia apocalipse..

    Cordeiro é manso…calmo..se deu em sacrifício.

    e não iracundo e mata todo mundo, amaldiçoa, com pragas e doenças…
    Cordeiro com 7 olhos, que derrama maldição… que aberração maldita é essa que Cristo Jesus (O UNICO ) revelou a João?

    Kd a pombinha do Espirito Santo Irmão??

    ABRA OS OLHOS!!!!!

  46. a do Espirito Santo deve ta la em vitória, a minha ta muito bem escondida , é minha e ninguém tasca , que eu peguei primeiro.

  47. Minha opinião é q um Deus megapoderoso fica irritadíssimo se um ser mísero como nós humano ousamos lhe desobedecer

  48. minha opinião é que Jimi é um gênio!

  49. E a minha opinião é que o Jimi inventou outra religião cristã (mais uma dentre milhares de interpretações!)!!!!
    Ele removeu tudo que é feinho e maldosinho e ficou apenas com a cereja do bolo mau feito!

    Hehehehehe!!!!!!

    Salve Jimi, o novo profeta-Pollyanna!!!!

    Amémdex!

  50. Deus me livre deste deus raivoso!
    abalioadasdassaramafaias!

  51. Nossa, agora o Quartzolit falou minha língua !!!!!!!!!!!!!!!!!! Os romances POLLYANNA e POLLYANNA MOÇA, de Eleanor H. Porter é meu livro favorito desde 2009, já reli mtas vezes

    Viva o JOGO DO CONTENTE, foi com ele q aprendi a parar de ficar de mariz virado pelos cantos e aprendi apreciar as coisas boas, mesmos as mais simples.

    Dica pra vc: desliga esse computador e corre pruma livraria comprar POLLYANNA :D

  52. Já vou avisando aos engraçadinhos que meu nome é: Quetzalcoatl!
    Quartzolit é outra coisa!!!!
    Tô brabo! Cuidado comigo! Sou um deus americano legítimo! Me respeitem!

    Aviso dado!!!!

  53. Ai que cut-cut! O number two gosta das estorinhas sobre a Pollyanna!!!!

    Que mimo! Que mimo! Hihihihihi…!

    s2!!!!

  54. Eu prefiro “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry!!!!

    “Você é responsável por aquele que cativas.”

    s2!!!!

  55. Two-Two & Qué alcool ati

    “cut-cut é responsável por aquele que cativas.”

    Xiiii depois que Ana vazou, parece que voltou a rolar um clima exótico por aqui!

  56. Seu Qué álcool, q bom q gosta de ler kkkk só achei meigo o esse simbolinho de coraçãozinho na sua msg kkkk

    Clima exótico kkk ah, fikei curioso, qual será o livro favorito do Criaturo One????
    Somos cultos, seu Criaturo One kkkk

  57. Quechocolati kkkkk a literatura brasileira tem mts livros fascinantes, vou sugerir um livro lokinho da silva de tanta mirabolancia: PRIMEIRAS ESTÓRIAS, de João Guimarâes Rosa, leiam o conto O ESPELHO, é de arrepiar

  58. Obrigadex pela dica de leitura, miguxo Cri two! Vou me esforçar para ler! O conto “O espelho” vai me deixar arrepiado? Hihihih…!

    Eu também queria saber qual o livro preferido do Criaturone!
    Seria por acaso os “Novos Testamentos”? Eu sei que ele tem birra “d’Os Velhos Testamentículos.”

    Ai! O mundo é lindo! A vida é linda! Tudo é lindo quando não é feio!!!!

    s2 s2 s2!!!!

  59. isso ta parecendo paixão virtual , ta rolando um clima “amor estranho amor”

  60. chocolati

    Eu prefiro “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry!!!!
    “Você é responsável por aquele que cativas.”

    a rosa representa a mulher do autor que morava em uma região vulcânica da Espanha, o pequeno príncipe era o autor que viajava muito com seu avião que de fato como na historia caiu no deserto, muito provavelmente a aparição do pequeno príncipe no deserto conversando com ele (piloto), era ele refletindo com a própria consciência.

    voilá

  61. Quechocolati, menina assanhada, sente-se e comporte-se kkkk Tou ansioso pra ler novos e textos do Barrinhos kkk

  62. Quechocolati, se vc gosta do Pequeno Príncipe é pq vc deve ser uma Pequena Princesa kkkk Tou ansioso pra ler novos e deliciosos textos do Bazinho kkk eu queria tanto q ele escrevesse sobre casamentos bíblicos do AT e do NT comparando as condiçoes e diferenças. E vcs, o q gostariam de ler?

  63. Dicas de leitura:«As primeira vítimas de Hitler» de Timothy W. Ryback. Sempre houve opositores ao regime nazi mas estes eram chacinados sem piedade nos campos de concentração para presos políticos dentro da própria Alemanha.

  64. Salve Maria cheia de graça!

  65. ele escrevesse sobre casamentos bíblicos do AT e do NT comparando as condiçoes e diferenças. E vcs, o q gostariam de ler?

    boa ideia two, inicialmente sugiro o casamento do rei Davi com Batseba que ja dará muito pano para manga.

  66. Eu sugiro o babado entre Davi e Jônatas!

    Muito caliente!!!!

    Paz e amor para todos!

  67. irmão Quechocollati

    também pensei neste relacionamento exótico ,mas como não houve casamento desisti, este Davi não era fraco bobiou ele tava catando!
    No fim acabou virando corno!

  68. Quetzal, penso que aquilo era somente uma boa amizade. Os judeus não podiam ter esse tipo de relacionamento homossexual que era muito condenado.
    À primeira vista, aquele linguajar parece adequado a expressar sentimentos de amor mas um amigo verdadeiro também se podia expressar assim naquele tempo. Hoje, nem um amigo fala assim para outro, por isso é que vemos coisas que não existem…
    No entanto, também tenho dúvidas, baseada no código moral tão exigente dos judeus. A fúria de Saúl é evidente. Será que ele teria como motivação o «caso» de David e Jónatas para armar ciladas a David? Porque é que David era tão respeitoso para com Saúl? Por ter culpas no cartório? Jónatas, por ser filho de rei, não teria sido apedrejado até à morte (como todos os privilegiados haveria forma de contornar a rígida Lei de Deus e dos homens) por amolecimento do coração de Saúl. Assim, a vingança de Saúl ia toda para David como se este fosse o único culpado do «desvio». Bom,isto sou eu a pensar…

  69. Olá, Criaturo 1. Bons olhos te leiam. Pode traduzir «bobiou ele tava catando»?

  70. Olá, criaturo 2, seu bobão. Acha que o Barros tem condições para escrever sobre casamentos bíblicos? Onde é que ele vai pesquisar? Não há nada sobre o assunto. Ainda por cima ver as diferenças entre os do A.T. e os do N.T. Sinceramente! Já pensou um pouco? A única diferença era que no A.T. sabe-se lá em que ano, havia casamentos poligâmicos. No tempo de Jesus, dá ideia que era um só homem, uma só mulher. Como Jesus era contemporâneo de Paulo, temos os escritos deste para corroborar esta ideia.

  71. Bem vinda Maria, saudades.

    Criaturo 2

    Nos tempos bíblicos não havia casamentos e sim “amigamentos” arranjados pelos pais da menina. Era uma troca: quem possuía mais camelos comprava a garota com virgindade e tudo e me parece que os casamentos eram sob o regime da poligamia (para o varão).

  72. Maria

    o caso é o seguinte: Davi falou a Jonas: “o amor que tenho por ti supera e muito ao das mulheres”
    Davi cobiçando Betseba mulher do seu valoroso soldado Urias o mandou para guerra no pelotão de frente para ser morto rapidamente, consumado o fato casou-se com a viuva, onde teria sido punido por Deus tendo o fruto deste amor egoístico não vingado como ja havia sido profetizado por um dos profetas do SR.
    alem disto seu filho mais amado Absalão tentou roubar seu trono começando por coabitar a luz do dia com todas as suas concubinas.

    tirando este pequeninos probleminhas de ordens sexual, sou fã da sabedoria do rei Davi principalmente das sua profecias no salmos 22 descrevendo com exatidão a crucificação de Jesus.
    Tambem aprecio muito sua oração no Salmo 23

    inté mais v

  73. Olá, Anita. Felicidades na vida e não se chateie com o André que é muito jovem. Vai ver, ele está arrependido de a ter insultado mas acha que assim é mais macho estar de conversa consigo.

  74. Criaturo 1, não traduziu para português corrente a expressão que pus entre aspas. De «brasileiro» para português como é que fica? Agradeço a sua explicação sobre o rei David embora me dê ideia que está a escrever muito à pressa.

  75. Maria

    alem de recorrer a memoria de fatos biblicos procuro resumir, afinal ela possui mais de 1000pg.
    Pode traduzir «bobiou ele tava catando»?
    Catando é quando sai pegando todas para formar um harem, no caso de Davi suas esposas seriam: Mical, Maaca, Abigail e Bate-Seba
    fora um montão de concubinas.
    se não me engano ele tambem mandou matar o marido de Abigail e depois casou-se com ela, tem gente que não aprende nunca e a historia da sua vida se repete.
    mas no quesito casamento o filho mais sábio dele Rei Salomão foi imbatível.

  76. Assim, já percebi, Mr. number one. Nem toda a gente entende os termos populares usados no Brasil. Eu não percebo é como eles (David, Salomão) se apaixonavam por alguém. Com tanta variedade de esposas e concubinas o coração ainda batia pela «especial»! Isso significa que o homem é naturalmente monogâmico. Ou então as bonitas eram raras. Num instante estavam desfeadas pela cárie devido às sucessivas gravidezes e mulheres desdentadas já não apeteciam. Devia ser isso. Aqueles homens eram uns bárbaros, não tinham emoções.

  77. Estas fora do Brasil ?
    Maria em se tratando de Reis e Ricos e Famosos prevalece o amor próprio , trocam de parceiros como se trocam de roupas.
    A maioria dos caso não trata-se de amor e sim da busca pelo utópico sexo perfeito, como alguém que passam a eternidade especulando se a grama do vizinho é mais verde que a dele.
    imagine voce que o rei salomão em materia de amores foi imbativel teve 700 mulheres e 300 concubinas, certamente poderia ser chamado de :” O rei do Galho!”
    Sendo um fenômeno sexual poderia transar com uma todo dia , assim mesmo 535 ainda ficariam dando sopa no mercado, não acredito que o egoismo do rei privasse o povo da sua comida desperdiçada, pois isso seria um verdadeiro pecado! ha…ha..ha..ha..ha.ha

  78. obs.
    “rei do galho” alusão ao” rei do gado” novela brasileira = corno = marido traído.

  79. Sim, estou na minha terra, em Portugal. Desde que cá nasci. Obrigada pela tradução com o final de marido traído.

  80. O Quechocolati está se mostrando sua versão moça kkk :

    Quetzalcoatl, on 26/08/2015 at 21:45 said:

    Eu sugiro o babado entre Davi e Jônatas!

    Muito caliente!!!!

    Paz e amor para todos!

  81. Maria, on 27/08/2015 at 11:21 said:

    Olá, criaturo 2, seu bobão. Acha que o Barros tem condições para escrever sobre casamentos bíblicos? Onde é que ele vai pesquisar? Não há nada sobre o assunto. Ainda por cima ver as diferenças entre os do A.T. e os do N.T. Sinceramente! Já pensou um pouco? A única diferença era que no A.T. sabe-se lá em que ano, havia casamentos poligâmicos. No tempo de Jesus, dá ideia que era um só homem, uma só mulher. Como Jesus era contemporâneo de Paulo, temos os escritos deste para corroborar esta ideia.

    ENTÃO, MARIA, A IDEIA DA REFLEXÃO É ESSA MESMO, NO AT O HOMEM PODIA TER UM HARÉM, JÁ NOS TEMPOS DE JESUS PRA CÁ MAL PODE PENSAR SENSUALMENTE NUMA MULHER.

    ALÉM DISSO, JESUS CONDENOU O RECASAMENTO, EM MATEUS 5 32. FICO PENSANDO, UM SEPARADO DE JÁ TRANSOU GOSTOS MUITAS VEZES, COMO LIDARÁ COM SEUS INSTINTOS E DESEJOS SE NÃO PODE RECASAR ????

  82. Seu 2, para Jesus o casamento era uma cerimónia sagrada e tinha um significado eterno. Duas pessoas teriam que manter a sua união até ao fim da vida em sinal de respeito e amor. Mas como a Lei permitia o repúdio da mulher por parte do homem, muitas vezes deixando-a em circunstâncias difíceis, tendo que recorrer à prostituição para sobreviver, Jesus não podia contestar abertamente a Lei. Porém, na sua perspetiva pessoal de que o casamento servia para proteção da mulher, e que era um modo de a honrar, seria tirar toda a dignidade a esta cerimónia se esta se repetisse mais do que uma vez. Se uma mulher pudesse casar múltiplas vezes, passaria pelas mãos de muitos homens e isso era considerado uma imoralidade.
    Se o seu 2 não concorda com a opinião de Jesus é porque ainda não o aceitou totalmente. Jesus tinha razão: a construção de uma família só pode passar por uma relação de um homem com uma única mulher e vice-versa. Claro que a bíblia não é um tratado da condição da mulher naquele tempo e nunca saberemos se a sensibilidade de Jesus não se teria chocado com os casos de violência doméstica. Suponho que ele teria o discernimento de defender a mulher contra o homem mas no sentido de aconselhar o mau marido a modificar a sua atitude.
    Instintos e desejos nunca devem entrar num casamento. O amor, somente o amor, porque os sentimentos são de ordem espiritual, deve ser o guia para o casamento. Como expressar esse amor? Então, aí entram as manifestações físicas de carinho e de consumação do casamento.
    Se o seu 2 está muito aflito com a dominação dos seus instintos pode pura e simplesmente recorrer à castração. Como alternativa, utilize o seu juízo e não o perca por causa de um rabo de saia.
    Ora, o seu 2 colocou a problemática num pobre homem separado que não pode satisfazer os seus desejos sexuais. A sagueza de Jesus era tanta que a sobrevalorização dos sentimentos está bem patente na sua opinião. Jesus não queria um segundo casamento para satisfação sexual de ninguém, queria um só casamento para homens e mulheres com base no AMOR.
    Quer que ponha tudo em letras maiúsculas ou assim está bom?

  83. ha…ha..ha..ha.ha

    o Two esta no sio, estas pensando com a cabeça de baixo! ou então os espermas ja substituíram os neurônios.

  84. Maria

    Suponho que ele teria o discernimento de defender a mulher contra o homem mas no sentido de aconselhar o mau marido a modificar a sua atitude.
    Instintos e desejos nunca devem entrar num casamento. O amor, somente o amor, porque os sentimentos são de ordem espiritual, deve ser o guia para o casamento. Como expressar esse amor? Então, aí entram as manifestações físicas de carinho e de consumação do casamento.

    “Deixará o homem pai e mãe e unirá a sua mulher e serão uma só carne e aquilo que Deus uniu não separe o homem
    Então por que na lei Moises mandou dar carta de divórcio?
    Respondeu Jesus “por causa da dureza dos vossos corações”,( ou seja antes que se matem é melhor separar!)

    minhas considerações: Jesus sempre falava no sentido espiritual, quando diz “aquilo que Deus juntou não separe o homem” quis dizer que o casamento as uniões humanas não são por acaso e sim fazem parte de um pré plano divino e ainda profetizou que aquilo que Deus ajuntou o homem não ira conseguir separar, ou seja pessoas são reunidas em uma familia para acertarem suas diferenças, para aprenderem perdoar dividas passadas, quando se revoltam se agridem e se separam fugindo ao pré compromisso espiritual na vida presente, terão que se reencontrar em uma vida futura.
    Não é a toa que Jesus disse ser necessário aprendermos a perdoar, caso contrario “os inimigos do homem serão os da sua própria casa”

  85. mais racionalmente falando penso que o amor incondicional seja uma utopia, o que existe de verdade é uma troca de interesses sociais.
    mas o que mais se aproxima do verdadeiro amor é o instinto animal da mãe para suas proles.

  86. Essa última frase, Criaturo 1, é da sua autoria?

  87. Sim espero não ter sido infeliz!

  88. Também acredito que o amor incondicional não passe de um ideal inatingível mas já ter passado pela cabeça do homem é muito bom. Há ideais que não podem ser concretizados completamente por impossibilidades inerentes à própria condição humana como o medo, por exemplo, ou o instinto de sobrevivência.
    De uma maneira geral, o amor de mãe é o mais forte embora haja fêmeas com esse instinto deturpado ou com falta dele. Há sempre exceções à regra em tudo, o que indica que nada é previsível e, por isso mesmo, perfeito.

  89. Sim só nos resta aproveitar o aprendizado!

  90. Está nítido que não encontramos o Deus Supremo. Está nítido para mim que a frase: “Deus é perfeito e blá, blá, blá…” é balela. Somos dominados por um semideus e sabe-se lá que outro semideus nos criou ou se foi o Deus Supremo.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: