O Crente renega a Fé quando tem Ciência

 

 

 

 

 

 

No tempo de ignorância, seja pela fé cega, seja pelo incipiente como também por  insipiente  estágio de conhecimento científico, pessoas acreditavam indubitavelmente que os céus eram a morada dos deuses. Lemos isso no texto “Mentes pré-históricas”, do Barros. Qualquer manifestação natural como relâmpagos, trovões, fotometeoros, cometas, estrelas cadentes, mudança de clima, eram frutos da vontade e animosidade divinas. Algumas religiões alimentavam a idéia e o medo de que o céu poderia cair sobre nossas cabeças. Pelo inalcançável céu, vislumbravam batalhas de deuses e manifestações esdrúxulas que, de forma “mitológica”, fomentava-se a lacuna das explicações do mundo natural, conforme os parcos conhecimentos de ciência e seus fatos reais. A impossibilidade de alcançar as alturas, a impotência perante os fenômenos naturais avassaladores e o sentimento de pequenez do homem num céu visível e grandioso, ratificaram as alusões a seres super-poderosos, representativos do preenchimento das  fraquezas humanas. O fim do mundo viria do céu, o “Armageddon”, sob a batuta de um deus sedento de morte! Embora catástrofes se originem da terra (terremotos, erupções,tempestades) e do mar (tsunamis, maremotos), nada mais sensacional que uma destruição vinda do desconhecido, da “morada” dos deuses, os céus.

É possível que nosso fim parta do céu. Apesar das explicações mitológicas, como preliminar de qualquer especulação de descobertas, o que vem do céu representa um perigo possível. Somos bombardeados diariamente por “pedacinhos dos céus”, ou poeira cósmica,  de neutrinos que traspassam nossa Terra, a meteoritos que sobram do impacto na atmosfera. Registros de asteróides que impactaram a Terra estão por toda a parte. Uns pequenos, outros gigantescos e alguns escondidos, transformados pela dinâmica força das intempéries e erosões ao longo dos tempos. Atribuem-se a estes impactos a extinção dos grandes répteis e mudanças climáticas importantes já em eras bem recentes. Temos impactos de 65 milhões de anos, de 50.000 anos e bem recentes e marcantes como o de 1908, além dos milhões de meteoritos que rasgam os céus diariamente. O Brasil mantém os pedaços de colisões recentes. Bendengó-BA, o mais famoso e muitos no interior de Minas Gerais .

A possibilidade de impacto vindo do céu é um fato. Com o conhecimento científico moderno já podemos afastar a hipóteses da vontade dos deuses. Junto com as descobertas astronômicas e não mais “astrológicas” das lendas e relatos catastróficos, vem o estudo das causas e possíveis soluções para um suposto impacto de dimensões “apocalípticas”.  O que diferencia a ciência da religião é justamente o foco de ação e a resposta tecnicamente exequível para solução do problema. Enquanto religiosos que tem fé, rezam e pedem aos seus respectivos deuses a proteção requerida, esperando uma resposta “aleatória”, senão inexistente, a ciência trabalha com o afinco para descobrir as causas e aplicar o remédio de qualidade e na dose certa.

Nas horas de desespero, nenhum deus atende e nenhum religioso realmente crê nos poderes do seu super-herói. Como já devida e exaustivamente debatida, a fé parece servir para convencer terceiros, embora não convença ao próprio crente. Na prática, o crente despreza os poderes dos seus deuses. Ele nunca vai correr o risco de ficar só com a fé. Por via das dúvidas, usa as técnicas materiais de que dispõe, e para não desmoralizar por completo – porque já jogou no ralo a sua fé – inventa que deus deseja a ciência, que deus gosta dela e que “usa” os homens. Como se deus estivesse com preguiça, ecomomizando suas mágicas, seus truques, aparentemente tão descomplicado de usar! O que é mais absurdo é a falta de previsão deste deus para uma catástrofe qualquer. Quado lemos seus livros sagrados, prometem bizarrices e maldades e morte de toda espécie, mas não preveem  com clareza a natureza e a data de ocorrência. Apenas dizem que “algo catastrófico” acontecerá com quem não crê, numa data qualquer, no fim dos tempos e não sabendo como! Como se alguém previsse que alguém vai morrer, numa época de não sei o quê! Pronto. É vidente!

As possibilidades de impactos são variadas, mas são reais. Dependendo do tamanho localização, velocidade, forma e composição do objeto, varia-se a forma de agir contra a colisão. Se um objeto “pequeno” de uns quinhentos metros de diâmetro viesse ao encontro da Terra, em alguns meses, nada poderíamos fazer, devido a sua pouca possibilidade de detecção e a rapidez do “encontro”. Se um asteróide, ou cometa  maior ( um ou dois quilômetros) fosse descoberto para colidir em um ou dois anos, aí seria realmente muito complicado nossa saída. Até mesmo um asteróide gigantesco, descoberto décadas antes da colisão, seria uma desafio enorme para a ciência afastá-lo da órbita terrestre. A ciência tem conhecimento sobre a origem destes bólidos, de cinturões de asteróides a cometas errantes, elementos desviados da trajetória pela gravidade dos planetas, que podem atingir nossa órbita, alguns sem prévio aviso. Destas colisões podem ter surgido os elementos iniciais da vida, “com seus vapores regeneradores reanimando o Universo e alimentando o mundo moribundo”, como disse Newton, sobre a “dança da renovação que permeia o cosmo”. Assim como podem ter trazido a semente da vida, ainda transformam o mundo e podem nos aniquilar! Seriam estes os próprios deuses? Pode ser, mas se o forem, não estão nem aí pra nossa vida, nem ouvem nossas preces.he!he!he!

Diante destas possibilidades “apocalípticas” e possíveis, seria interessante saber de um crente o que ele faria. Será que rezaria para mudar os “desígnios” divinos, já que crê que deus tenha feito isso? Caso se construísse um refúgio subterrâneo – para livrar-se dos efeitos do impacto – com estocagem de alimentos, ele recusaria a proposta em detrimento do poder de deus? Se fosse um dirigente, podendo usar os recursos científicos, abdicaria das propostas de desviar o asteróide, por crer na ação divina? Esperaria o tal do “arrebatamento”, que é subir aos céus sem morrer? Faria a corrente da Galáxia divina, comprando seu deus com bens terrenos? Xingaria seu deus por ter mandado mais uma eficiente máquina de morte?

Tendo um mínimo de coerência e se utilizando de ciência, o crente  se iguala a um ateu. Deuses não satisfazem suas necessidades.Esperar pela resposta impossível dos céus, não é lá muito eficaz. Quando tomam remédio, quando preferem uma cirurgia, ou quando recorrem aos préstimos das descobertas científicas, simplesmente remetem os deuses aos seus lugares de origem: das ilusões e mitos. Quando abandonam a reza e se utilizam das descobertas tecnológicas, os crentes estão jogando seus deuses no lixo, mesmo que não percebam ou se recusem a aceitar esse fato.

Criam um “armageddon” ilusório, mas para o “armageddon” real, que não é de natureza divina, a ciência sempre procurará a resposta ou solução factível, material, humana.

Saracura do brejo

 

 

Anúncios

76 Respostas

  1. Desculpem o atraso. Estive sem tempo e sem internet..

    Tentei ser o mais breve e resumi tudo..espero que agrade….não gostei muito…peço perdão..
    abração a todos

  2. Ah! Ia-me esquecendo. Queria que os crentes respondessem, sem rodeios, às perguntas propostas…Abandonam ciência ou deuses? SE não, qual a prioridade de escolha…
    abração

  3. Ih Saracura….
    Duvido que venha algum crente aqui dar o braço a torcer e dizer que na hora do “pega pra capar” se iguala a um ateu.
    Só sendo muito corajoso, como foi aquele doente de câncer que se entregou às orações da pastorinha curandeira Alani e se deu mal, não está mais aqui pra dar o seu testemunho de fé e coragem.
    Mas esperemos né… Como dizem, a esperança é a última que morre.

  4. saracura2,

    Os crentes “resolvem” esse impasse de forma simples:
    Se o crente precisar de médico e medicina moderna, foi deus que inspirou o médico e foi ele que tornou possível o desenvolvimento pelos cientistas dos tratamentos disponíveis.
    Mas se essa mesma ciencia for contra a crença dele, então, só nessa hora, a ciencia está errada (deus deve ter dado uma cochilada e não viu os cientistas “saindo da linha”)…

  5. prezado saracura

    voce não concorda com o comentario da dra. Mirella que a ciencia e religião não são excludentes.
    porque voce insiste em querer dar a cezar o que é de cezar mas nega a Deus o que é de Deus?
    quando a sua vida depender das mãos de outros homens para continuar vivendo, seja ele um medico ou um bandido, peça sempre para Deus iluminar os dois com bons pensamentos para suas ações não virem a te prejudicar.
    Eu aceito a ajuda dos homens e peço sempre pela ajuda de Deus.
    Se Deus não quizesse que voce estudasse a melhor forma de poder ajudar seus irmãos, não teria te dado um cerebro e um estomago.
    voce seria um vegetal a espera da chuva.

  6. Vanderlei,
    Sua proposta não tem fundamento. Imagine se um Bólido gigante, cometa, entre em rota de colisão com a Terra, será que tenho que pedir a deus?

    Dependeremos da ciência. SErá que deus vai dar inspiração pro “cometa”, que não pensa e não atende, mudar sua rota?

    As coisas são excludentes sim. Na verdade temos prioridades….advinha qual é a última: deuses e curandeiros….quando nada mais funcionar, recorrem a estes..mas não adianta nada.

    Primeiro a ciência, depois as manias..

  7. Viu o que eu disse?!
    O vanderlei veio com essa estorinha tortuosa que basicamente é a desculpa esfarrapada de crente que eu citei… O profeta ataca outra vez…heheheh

  8. Vanderlei, meu irmão, essa sua frase aki talvez seja a frase mais inteligente de tudo o que ja foi escrito nesse blog <>

    Agora eu acho uma tremenda perda de intelectualidade e energia gastar saliva com essas pessoas q acham q ciência elimina a fé. Se fosse assim não haveria cientistas cristãos. Viu só como é facil derrubar os argumntos tolos desses ateus? Até Einstain era judeu! E é o ícone da física e matemática.

    O q eu acho interessante é q eles se acham os donos da verdade e quando chega alguém aki tentando mostrar como eles estao errados eles esculacham logo. Vc cara nem devia mais dar atenção a eles pq são uns arrogantes, revoltados, desiludidos com a vida. Talvez esse Saracura nem mesmo tenha emprego e passe os dias em casa sendo sustentado pelos pais no computador escrevendo besteira. Um blog desse tipo precisa de dedicaçao pra ser escrito e tempo. Só um desempregado poderia fazer tal coisa. Alguem q tivesse familia pra cuidar e um emprego nao teria tempo pra escrever tanta bobagem.

  9. nao saiu a citaçao e eu repito aí

    Se Deus não quizesse que voce estudasse a melhor forma de poder ajudar seus irmãos, não teria te dado um cerebro e um estomago.
    voce seria um vegetal a espera da chuva.

  10. Cristiano

    O fato de ter cientista religioso, não significa que deus existe.

    Einstein nos mostrou na sua carta descoberta ano passado que ele não acreditava nesta idiotice.O fato de ser judeu de origem, nada diz que deus existe, é apenas uma maneira de estar num grupo e ser criado nisto.

    Não pensamos com a cabeça de Einstein, mas ainda não concebemos um deus na nossa vida, por falta de evidências. Ciência e religião são de fato inconciliáveis. Sou engenheiro, e nunca precisei de fé pra qualquer projeto..é ciência, matemática, física, concentração e prova científica de que vai ser a solução

    Imagine que eu espere isso de deus! Realmente ter fé não adianta em nada……veja textos passado sobre fé e oração, onde se mostra que não funciona estas coisas…

    Frequento o catolicismo, igreja evangelica, umbanda, espiritismo, budismo e islã e nem por isso posso me dizer religioso…aceito bem as diferenças….participo mas não creio em nada daquilo

    Acreditar que religião entre num terreno onde não tem nenhum valor, aí não dá. Os milhares de deuses são invencionices para satisfazer a impotência humana diante dos fatos reais…..não dá pra operar esperando deuses…..não dá pra crescer esperando dos céus..não dá pra evoluir, acreditando que uma cobra falante nos “lascou” todo….

  11. Cristiano,

    Se deus existisse e fosse o criador de tudo e não houvesse a real evolução natural, será que faria primeiro a barata, milhões de anos antes do homem? os dinos antes? somos frutos da evolução e não vindos de um casal, enganado pela cobra falante

    Será que ele faria o homem com o melhor faro, vivesse 300 anos como a tartaruga, tivesse melhor olho e não esperasse que a ciência inventasse soluções para seus erros de projetos…

    ponte-de-safena, stent, operação de catarata, tomografia, remedio contra câncer, operação de separação siameses, transplante de órgãos…

    Por quê um deus que existisse não faria os homens assim como a salamandra que regenera braços, ossos, pernas e toda os musculos e a pele???

    Esse deus de vocês é muito perverso em deixar nascer siameses….presos…ou nascer com defeitos em órgãos vitais…ou doentes mentais…e por aí vai…

    Não culpo deuses, porque nem sei qual dos milhões é o certo….porque não existem..apenas na mente dos crentes…..as vezes até estes não tem a fé..

  12. vanderlei

    Talvez você queira nos ensinar o comportamento dos fenômenos naturais e materiais sem ter que apelar para caprichos cegos da ciência como modelações matemáticas, transformadas de fourier e laplace, integrais, derivadas, limites, etc etc etc. Todos esses conceitos que mudaram radicalmente a compreensão do mundo em que vivemos não incluem deuses e nenhum apelo metafísico. Entendo que estudar esses conceitos não seja tão fácil quanto se tornar um beato e decorar 2 ou 3 mantras idiotas, então, usando seus jargões, vamos dar a ciência o que é da ciência, o mérito por ter tirado o homem do estado de beato ignorante e tê-lo posto para pensar, investigar, conceituar e entender a realidade em que está inserido, e daremos a deus o que é de deus, séculos de enclausuramento intelectual motivado por objetivos mesquinhos de dominação, controle e poder. Compare o que a ciência fez pela humanidade e o que os ditos deuses fizeram até agora.

  13. Dependeremos da ciência. SErá que deus vai dar inspiração pro “cometa”, que não pensa e não atende, mudar sua rota?

    Não ele ja deu um cerebro ao homem e autonomia para resolver seu próprios problemas , mas se faltar inpiração divina assista o filme amagedom que o bruce willis vai te inspirar…he…he..he

  14. prezado Vik
    talvez voce queira me explicar os fenomenos naturais da telepatia, das visões, das previsões futuristas, das inspirações dos sonhos de onde tiramos grandes idéias e transformamos em invenções,dos sentimentos, até dos seres ditos irracionais, da inteligencia do instinto animal.
    Se dizer eu ainda não possuo este conhecimento, sua ignorancia sera perdoada pela sua humildade, mas se dizer tudo isto é apenas fruto da esquizofrenia, então sua arrogancia sera justificada pela falta de conhecimento.
    Voce esta certo sem a ciencia humana, não teriamos muitas coisas boas e tambem ruins, mas sem Deus não teriamos nada, por isso antes de agradecer pela ciencia que te da os confortos materiais, não seja ingrato agradeça a Deus por te dar o ar que voce respira todos esses anos da sua vida pois , sem Deus, sem a sua vida nada disso seria possivel.
    Voce aprendeu amar a obra sobre todas as coisas assim passou a desprezar o autor, isso é insensato, pois de onde saiu todas essa obras conhecidas pela ciencia humana ainda saira muito mais.
    o partidarismo radical é extremamente limitante, pois nos torna incenciveis a verdade dos outros.
    Se voce estudar a biblia com o preconceito enraizado que ela não possui nada de bom, e o seu objetivo é apenas provar isso.
    Certamente esta sua imparcialidade vai te conduzir a arrogancia, eu apesar de ter raciocinio divergente aos ateus estou aqui ouvindo e aprendendo com suas idéias este é o meu premio por reconhecer a minha própria limitação.
    abraço

  15. Saracura x ciência x perfeição x Deus

    Por quê um deus que existisse não faria os homens assim como a salamandra que regenera braços, ossos, pernas e toda os musculos e a pele???

    R; voce continua pedindo a Deus para te transformar numa planta a espera da chuva !
    Deus dá a salamandra novos braços, a voce um cerebro para que possa usa lo para resolver os seus próprios problemas, começou bem se formando em engenharia agora é só construir braços e pernas para aqueles que voce esta se preocupando.

    Esse deus de vocês é muito perverso em deixar nascer siameses….presos…ou nascer com defeitos em órgãos vitais…ou doentes mentais…e por aí vai

    Este mesmo Deus que voce condena como sendo perverso tambem te fez sadio e inteligente (he…he..he…eu acho!) então não seria justo voce ser grato por isso ?
    Vaidade humana nas suas incoerências:
    Fecham os olhos e saem gritando a luz não existe , mas mesmo sem exergar ainda dizem conseguimos ver os erros de deus então somos superiores a deus e conseguimos concerta-los através da nossa ciência humana.
    Embora a nossa ciencia humana vem de Deus , só isso que pode nos salvar dela mesma, se fosse puramente de origem humana, a muito que a nossa ciencia humana ja teria nos auto- destruídos,
    Sim exatamente Deus assim o permite e o deseja que voce tambem seja um mini- deus, aprendendo a transformar a vida do seu semelhante para melhor.
    Isto faz parte da justiça divina:
    Dentre bilhões de pessoas perfeitas ele reservou para alguns dos seus queridos filhos a oportunidade de aprender amarem-se dando e recebendo sacrificios através do esforço próprio no querer bem ao próximo necessitado da nossa ajuda,

    Se tudo fosse perfeito! Voce não precisaria existir!
    Se tudo fosse imperfeito! Voce não existiria!

    Pare de reclamar pelo leite derramado e comece agradecer pela vaca existir.
    Pare de reclamar por algumas pessoas terem defeitos fisicos e comece agradecer pela maioria ser pessoas sadias e principalmente por voce ser sadio e ter recebido de Deus a liberdade para insultá-lo, ridicularizá-lo e difamá-lo isto só prova o quanto ele é bom e amoroso até com os filhos ingratos como voce.
    Comece agradecer pela criação divina ter sido feita justamente imperfeita , para voce ter o prazer o mérito e a dignidade de poder trabalhar para atingir a perfeição desejada isto é bem mais digno que desejar ser uma planta celestial a espera da chuva, para poder crescer e alcançar os céus.
    abraço

  16. Vanderlei

    Há dois tipos de conhecimento, aquele que pode ser verificado, aferido, mensurado experimentalmente e empiricamente, à exaustão, para que possa ser validado e legitimado. Chamamos este de científico. E existe aquele que se recusa a passar por estes testes mundanos, chamamos este de BULLSHIT. Todas nossas maravilhas tecnológicas foram possibilitadas pelo conhecimento científico enquanto todas as outras teorias que afirmam disparates que não podem ser provados não conduzem a absolutamente nada. A diferença, como já disse, é simples. Para elaborar um conhecimento científico você precisa de anos de estudo e dedicação enquanto para bolar qualquer teoria estúpida que não encontra correspondência no mundo físico só é preciso imaginação.
    Agora lanço-lhe um desafio, peço que prove estas teorias que defende, prove a existência de espíritos, prove a existência das previsões do futuro e telepatia, prove que você não é um animal como qualquer outro, jogado no mundo como matéria acordada na forma de um humano.
    Eu posso provar as teorias que respaldam minha visão científica / física / material da realidade. Nada foi encontrado além disso. Será que seu orgulho é tão grande que não consegue admitir sua insignificância neste universo material?? Precisa enxergar você mesmo como obra de deuses??

  17. “Agora lanço-lhe um desafio, peço que prove estas teorias que defende, prove a existência de espíritos, prove a existência das previsões do futuro e telepatia, prove que você não é um animal como qualquer outro, jogado no mundo como matéria acordada na forma de um humano”

    Esqueça…
    O vanderlei vai, no máximo, enrolar!
    Ele sabe que não pode provar, e é arrogante demais para admitir e covarde demais para aceitar o desafio…

  18. É uma expressão curiosa essa: “verdades dos outros”. Dá a impressão de que há muitas realidades diferentes. É lógico que se pode entender a realidade de alguém como aquilo que lhe apresenta seu ambiente, a sociedade em que vive, as leis (não me refiro a leis científicas, como a da gravidade, por exemplo) que a regem, isto tudo sendo produto da ação do homem e/ou da natureza.

    Mas a realidade física do mundo é uma só. Não se pode falar numa espécie de realidade em que, para um grupo de cidadãos, a lei da gravidade não existe, sendo seus efeitos resultantes da ação de algum ser superior.

    Conhecemos a gravidade, sabemos como atua, sabemos como medí-la, mas, quanto ao ser superior, nunca há evidências de que exista.

    E é difícil compreender como se pode achar que o fato de não haver provas de não-existência pode pesar mais que o fato de não haver provas de existência, na hora de se assumir ou rejeitar uma ser superior.

    Como se pode aceitar a afirmação de que há um deus que nos tenha dado cérebro e autonomia para resolver nossos próprios problemas se não há uma prova sequer de que ele exista?

    E se temos cérebro e autonomia, pra quê precisamos de um deus? Para estabelecer “leis divinas” que devem ser seguidas? Que tipo de leis? Não roubar? Não matar? Fazer o bem ao próximo? Não é necessário postular um deus que tivesse estabelecido essas leis. Nós mesmos temos a capacidade de entendê-las como sendo coisas boas a se fazer pelo bom retorno que podemos obter (não me refiro ao retorno material, mas à sensação de que se fez a coisa certa).

    Temos cérebro e autonomnia. Não precisamos postular nenhum deus. Pois se o fizermos, teremos que provar que ele existe. E ninguém consegue encontrar evidências dele (testemunhos não são boas provas, como já se sabe). Portanto, sem evidência, sem crença.

  19. Vikernes,

    ele vai te mandar procurar uma “escola espiritual”, que parece que nem ele mesmo sabe onde fica, já que quando fiz a ele essa pergunta, ele não respondeu. Daqui a pouco é capaz dele aparecer indicando algum livro e dizendo que a busca deve ser feita interiormente e bla-blá-blá.

  20. Vanderlei,
    Você continua achando que o “ar” é fabricado numa oficina no céu, e não pelas plantas, algas e natureza. O crente tem essa de confundir natureza provinda da evolução com deuses, só que esquece que a natureza é cruel. Não tem nada de bonito ver a luta diária dos zilhões de seres, pela vida, indiferente à sensibilidade humana. As doenças advinda disso e dos “enganos” não são atribuídas a deus, por quê? O “ar” é deus que fabrica, a “doença”, não

    Também achar que meu cérebro foi dado por deus é uma burrice. Somos frutos da evolução, já falamos.Mesmo porque ao longo das eras ele se modificou. Use-o mais!

    Você inventou que um deus fez isso, mas prova nenhuma há, que não seja o seu achismo. Ele nunca apareceu, admita.

  21. Vikernes, Fabio Paiva,

    Tenho é que agradecer suas respostas esclarecedoras, perfeitas.

    O vanderlei continua repetindo aquilo que é dito nos cultos.. DEus fez o ar, Deus fez o cérebro para se livrar da incapacidade e por a culpa no homem.

    Dessa forma tudo pode ser explicado grotescamente. Com uma fábula para alimentar outra fábula. Legal, não?

    Lemos as respostas longas que não dizem nada! Não explicam como deus fabrica um “cérebro”, como deus resolveu desaparecer, ou por que deus nada faz.

  22. Hahaha cientistas teístas nos EUA não passam de 10%, e usar esse argumento tem falhas pois se X cientista acredita em Shiva e você por exemplo é cristão vai aceitar ele dizendo que Shiva é real ?
    Hahaha.

  23. O Vanderlei acha que almas evoluem hahaha, então me responde quem você já foi Vanderlei ?
    Pois se isso é verdade você não é você entendeu ?

  24. O Saci me deu um pulmão, Zeus me deu um rim, Shiva um cérebro hahaha, esses argumentos soam assim hehehe.

  25. Cara, vc se acha muito esperto, cara, mas ver-se q teus argumentos sao fraquin fraquin. Entende uma coisa. Se eu ou alguém chegar aqui e disser EU TENHO CIENCIA, SOU FORMADO, SOU ENGENHEIRO, SOU FISICO, MAS TENHO FÉ. Só com isso teu argumento fraquin vai por agua a baixo. Entende? Fácil desmoralizar argumentos ateus…

  26. Cristiano,
    Se alguém aparece e diz que é físico, biólogo e acredita em deus, realmente perde credibilidade….não prova que deus existe.

    As pessoas podem seguir qualquer religião, mas com ciência não existe a contribuição divina…por exemplo, na hor de comprovar algo numa teoria, não existe a “equação de deus”, “química dos anjos”, “gravidade divina”….deuses existem nas mentes das pessoas mas não entram na composição científica..

    Ciência não se mistura com religião…Deuses não tem campos elétricos, magnéticos, equações….

    Simplesmente estão na mente dos crentes…..e não interferem na vida normal…
    abraço

  27. A Ciencia nao se mistura com a Religião? Eu ouço o tempo todo esse s argumentos de todo tipo de ateu? Pq será? Eu respondo. Pq é o argumento mais fácil de se falar sem provas. Olhe a sua volta meu amigo. Quem fez tudo isso q vc vê? O sol e a llua, as estrelas e os oceanos. Foi o Eistain? A ciência só estuda o q Deus fez. É a Religi]ao q explica como Ele fez e o q Ele quer. Va lê a Bíblia se quiser maiores detalhes.

  28. Cristiano,
    Se provar que tudo que está à minha volta foi deus, eu serei crente e faço até meu cão, meu cavalor serem crentes….

    Deuses são criações da mente de homens..homens criaram deuses e inclusive estas historinhas de que ele fez o vírus, a bactéria, o universo, a doença, a maldade, os dinossauros..

    Prove o que diz…Que deus tenha feito a barata milhões de anos antes do homem….ou que tena feito o homem do barro…prove isto…Pode crer, eu ficaria grato se mostrasse.

    Qual deus e por quê ele fez o mundo….não vamos esquecer de que tem muitos no mundo, conforme a cultura e a região……porque o seu deus fez isso?

    isso está na sua mente e de alguns que não querem enxergar…
    abração

  29. Entao vc já é crente em Deus pq tudo foi ele quem criou. Talvez vc só se recuse a acreditar mas dá pra notar q vc também quer aceitar isso. Só precisa q vc leia mais a Bíblia, q é a palavra do Deus vivo, e se convença do q está lá escrito para toda a humanidade saber quem é o único e verdadeiro Deus. Tudo fica mais fácil qndo vc entende q a Bíblia é a Palavra de Deus. E se lá está escrito q Deus criou tudo o q existe, é pq foi assim q Deus quis q vc entendesse o mundo e todo o universo. Eu não sou muito bom com explicações e com palavras mas posso pedir ajuda a alguém q entende tudo de Bílbia e passar as resposta pra vc ou qualquer outro leitor do seu site.

  30. Cristiano,
    Foi Zeus quem criou o mundo…E também o mundo veio do Ovo cósmico….e o homem veio do milho.

    Li sobre isso, então torna-se verdade?

    O fato de ler bíblia não a torna verdadeira. Na verdade é um livro perigoso, tem muitas idiotices, infantilidades, e absrudidades que serviram pra amendrontar o povo ignorante da época..mas hoje não causa medo…nem tem nada de extraordinário nem de ciência…

    Queria que me mostrasse como deus fez isso…e não o deus Alá….porque eles dizem a mesma coisa.

    Ainda não nos deu a prova de deus criando o universo….

    Peça pro seu deus descer e nos mostrar que eu acredito….ele falando com os anjos e arcanjos discutindo como fazer os dinos milhões de anos antes dos homens..mostre-me…

    Perguntas bobas, como por quê Jesus não se casou, ele era gay?

    Por quê os bichos da biblia falaram e não falam mais?

    Coisa boba, só pra gente saber…

  31. Encarnou no Saracura!! Tá fudido!! KKKkkkkkkkkkkkk

    Eu, hein? rsrsrs

  32. Leonardo
    O ateu masoquista que ri da sua própria ignorancia espiritual.
    O Vanderlei acha que almas evoluem hahaha, então me responde quem você já foi Vanderlei ?
    Esta não é uma pergunta inteligente, nem relevante pois o que realmente importa é o que eu sou no momento e acredito que vou continuar tendo uma consciencia eterna.
    Voce pensa que veio do nada e vai voltar para o nada, prega a propria destruição eterna numa tentativa insana em desejar perder a própria consciencia, ficando numa ociosidade inutil e eterna.
    E ainda ri da sua própria ignorancia ?
    obs. estou aguardando por perguntas mais inteligentes….abraço!

  33. saracura

    O crente tem essa de confundir natureza provinda da evolução com deuses,

    R: entenda o criador como bem quiser: Deus, Natureza, Acaso,big-bem,forças cósmicas!
    seleção natural, evolução das espécies.

    só que esquece que a natureza é cruel. Não tem nada de bonito ver a luta diária dos zilhões de seres, pela vida
    R:A culpa disso é sua mesma, se fizesse um bom uso dos seus olhos também conseguiria ver a grande maioria de criaturas tendo como viver satisfatoriamente assim provando que Deus existe e atende suas necessidades, e por isso são crentes e gratas.
    Pois até os animais ditos como irracionais trabalham e lutam pelas suas vidas até o ultimo suspiro demonstrando assim algum tipo de consciência no desejo de continuar vivendo sempre.
    Dando um sábio exemplo para os ateus que desejam acreditar no final da sua consciência numa inexistência eterna e inútil, na ociosidade de um descanso eterno.
    Eu disse: “Desejo ateu do Descanso Eterno” isto ta me parecendo coisa de religião…he…he…he!
    R: Um tolo também teve dó ao ver a luta da borboleta em se livrar do casulo par ganhar sua liberdade, então quis ser mais sábio que Deus e resolveu ajudá-la poupando a do trabalho a libertou, mas ficou surpreso ao ver que ela não conseguia voar e acabou morrendo com o seu corpo atrofiado justamente pela falta do esforço físico que o homem insensato havia lhe poupado..

    Se Deus fosse um tolo como você atenderia, o seus insensatos caprichos e te pouparia de todo sábio e digno trabalho, que da sentido a razão da sua existência, se Deus atendesse o seu tolo desejo você seria um atrofiado enfeite , um inútil universal.
    Ai finalmente você teria encontrado uma razão sensata para desejar deixar de existir.
    Sendo um inútil eterno atrofiado pela ociosa falta de trabalho e de boa vontade.
    Entenda que Deus sabiamente não fez o mundo terrestre totalmente perfeito apenas para justificar a razão da sua existência, para você aprender que pode participar da criação divina trabalhando não somente pela sua evolução mas também pela evolução do mundo criado por Deus, assim Deus te da oportunidade de provar através do trabalho e da vida eterna que : Filho de Peixe é também um peixinho! Pois esta escrito: Sois deuses!
    E não assassinos de deus e suicidas da suas próprias consciências.
    Não podendo ser Deus, resolveram elimina-lo numa ilusão de auto-poder .
    Tudo de bom!

  34. Hein Vanderlei quem você já foi tem provas disso ?
    Ah é só tem fé nisso assim como tem fé que existem almas mandando em cérebros hahaha.
    Lembre-se você não é você é apenas um marionete para a sua alma se isso é verdade, que triste saber disso não é mesmo ?
    Que seus filhos não são seus filhos, só mais outras marionetes um vida temporária e seus pais idem hehehe.

  35. Hein Cristiano por que então deus ensina que o homem foi feito do pó há 6 mil anos e a ciência afirma que evoluímos durante 3,5 bilhões de anos ?
    Hahaha.
    Viu como não combinam ?

  36. leo
    parece que vou continuar ficar esperando por perguntas mais inteligentes porque essas…he…he….he são apenas divertidas!

    Lembre-se você não é você é apenas um marionete para a sua alma se isso é verdade, que triste saber disso não é mesmo ?

    R: Isto para mim é motivo de grande alegria, pois quando o meu marionete for para o “saco” a minha consciencia estara com aminha alma , dando risadas.

    Que seus filhos não são seus filhos, só mais outras marionetes um vida temporária e seus pais idem hehehe

    ÊÊpa! aí não ! Que papo estranho é esse ? he….he…he ?
    o fofoqueiro do inferno, plantador de discórdia familiar !

  37. fabio @ vik
    ele vai te mandar procurar uma “escola espiritual”, que parece que nem ele mesmo sabe onde fica, já que quando fiz a ele essa pergunta, ele não respondeu

    respondi e repeti: AMORC- Antiga ordem rosa cruz tem varios cientistas de todas as ciencia humans conhecidas, vai la estudar e dizer a eles que são ignorantes e iludidos…he…he…he

    uma pena que a Dra, mirella cientista e biologa parece que desistiu de perde tempo discutindo com quem ja tem a razão absoluta.

  38. vikernes @ samuka @ fabio Paiva @ Leonardo e cia Ateus!

    lanço um defafio ? CIÊNCIA ESPIRITUAL NÃO EXISTE ?

    Nada foi encontrado além disso. Será que seu orgulho é tão grande que não consegue admitir sua insignificância neste universo material?? Precisa enxergar você mesmo como obra de deuses??

    Espera ai , voce ta mensurando apenas teóricamente a limitação dos outros baseada na sua.
    Voce que não conseguiu encontrar nada alem da sua ciencia, e ficou muito satisfeito limitado por ela!

    Eu não só me enxergo com insignificancia , como me coloco bem abaixo de um Ser superior ao qual eu devo a minha vida ?
    Quem é o orgulhoso, que não quer admitir ser o fruto da criação de um ser superior ?

    Compare o que a ciência fez pela humanidade e o que os ditos deuses fizeram até agora.

    R: Deus só fez o universo infinito a sua ciencia ta tentando descobrir um pouquinho da poerinha cósmica chamada de Terra!

    Não confunda as Obras de Deus com as obras humanas de religiões politicas, nada haver mesmo!

    Agora lanço-lhe um desafio, peço que prove estas teorias que defende, prove a existência de espíritos, prove a existência das previsões do futuro e telepatia, prove que você não é um animal como qualquer outro, jogado no mundo como matéria acordada na forma de um humano.

    R: ja contei varios casos pessoais ou de pessoas muito proximos onde relamente aconteceram todos esse fenomenos, ou voce não os leu, não acreditou, ou considerou casos de esquizofrenia coletiva pois conhecimentos lucidos só os ateus podem possuir, Eita mais quanto egoismo ateu?

    samuka:
    com seu avatar em posição de ataque diz: zap….zap…:
    O vanderlei vai, no máximo, enrolar!
    Ele sabe que não pode provar, e é arrogante demais para admitir e covarde demais para aceitar o desafio

    Vão estudar tenhão pasciencia pois conhecimento espiirtual é obtido erternamente se limites como a ciencia humana, estudem pelos menos uns 05 anos ai ja teremos condições de dialogarmos sobre o assunto ciencia espiritual e material.

    Amorc

    http://www.amorc.org.br/proposta_nova2009/solicitacao.html

    para maiores informações leiam o “domínio da vida” aqui destaquei um resumo:

    A Ordem Rosacruz é, antes
    de tudo, uma escola de Pensadores Livres. A construção do
    verdadeiro conhecimento deve dar-se em total liberdade
    seus olhos estão voltados para o futuro porque tem
    incorporado, para o

    benefício de seus membros, as mais recentes pesquisas das áreas das ciências
    em geral.

    A metodologia Rosacruz pretende suprir as necessidades de seu corpo, mente
    e alma. Neste sentido é um ensinamento útil que pode e deve ser praticado.

    Sua didática é especial porque contém além dos ensinamentos das
    monografias, a aplicação dos princípios por meio de experimentos e
    sobretudo, a vivência do processo iniciático.

    Acredito sinceramente que se você se sentiu atraído por uma filosofia
    como a nossa é porque você possui interiormente condições e está apto para
    ser merecedor da Luz Rosacruz!
    Que Deus seja seu guia e coroe de êxito suas buscas!

    NEWTON
    Rosacruz, filósofo e matemático inglês,que descobriu a lei da gravidade e é famoso como um dos maiores cientistas de todos os tempos.

    o newton era ateu ou espiritualista ? he…he…he aqui ha controvérsias !
    agora eu quero ver se voces são machos tambem !

    ^Tô desafiando voces tambem ?

  39. O Universo é extremamente vasto, Vanderlei, como você pode verificar nesse vídeo.

    Mas isso não prova que há um ser superior, como você afirma. Se a sua interpretação é a de que existe tal ser, mesmo sem ter prova nenhuma, só relatos, e ainda por cima chama de arrogante quem não concorda com sua visão, então o arrogante é você.

    Isaac Newton não pode ter sido da AMORC, já que morreu quase 200 anos antes da fundação da mesma. Se tiver recebido alguma influência foi de alguma ordem Rosacruz antiga, mas não evidência de filiação.

    Newton fez estudos em alquimia, o que era comum a outros cientistas da época, e também às antigas ordens Rosacruz (Esses estudos teriam resultado em envenenamento por mercúrio, que o deixou inválido intelectualmente por anos, mas se recuperou e chegou a presidir a Royal Society. Se quiser saber algo sobre Newton, recomendo a excelente biografia VIDA DE ISAAC NEWTON –
    RICHARD S. WESTFALL, Editora Nova Fronteira
    ).

    Todos os físicos estão cientes dos trabalhos de Newton em campos que considera-se como sendo exotéricos, mas os únicos trabalhos dele que merecem atenção são aqueles nas áreas da Mecânica, Óptica e Matemática. E por uma razão muito simples: porque o trabalho dele foi bom nessas áreas, ou melhor, bom não, revolucionário. Newton lançou as bases para a compreensão de quase todos os fenômernos da Física do dia a dia, da mecânica dos objetos grandes. A Mecânica que ele criou acabou por levar o homem à Lua. E ainda por cima inventou a matemática apropriada pra se fazer isso. E tudo isso em 18 meses, aproximadamente.

    Newton acreditava em deus, mas não é por isso que devemos acreditar também. A crença de Newton era a crença de Newton, não a minha.

    Quando você usa o nome de Newton, está apelando para um argumento de autoridade, ou seja, se Newton, que era um gênio, acreditava, porque você, que não é um gênio, vai desacreditar?. Newton era um gênio mesmo, mas se ele fosse ateu, você jamais o citaria, porque isso não seria conveniente a você.

  40. Fabio,
    Muito bem…comentários firmes..

    Vanderlei,
    Ciência Espiritual? De novo com lixo, bobagens que qualquer louco cria…que tal a ciência dos druidas? Ciência sobrenatural esquizofênica? Ciência para-bitolal cósmica…

    Qualquer um inventa bobagem…prove que não existe?

    Tá difícil.

  41. Saracura,
    obrigado, amigo. Agora é só esperar por mais respostas kilométricas onde ele vai continuar chamando de arrogantes os que discordam dele.

  42. Fábio Paiva,

    Sobre o vídeo muito interessante…..pelos meus cálculos da maior estrela, viajando a 900km/h daria uns 1115 anos para circundar a estrela…..

    Não temos idéia da grandeza e a nossa insignificância no Universo…..muito bom

  43. Vanderlei,

    Eu cliquei no atalho e me mandou pra esse troço chamado Rosa Cruz…eu já tinha idéia..

    PAgar para fazer parte….he!he!he!

    Sou ateu gratuitamente! Imaginem o que sai destas baboseiras antigas e idiotas…..rsrsrs…só bobagem..ainda mais pagar pra ler bobeira sem nexo……obrigado prefiro uísque 12 anos…

  44. Saracura, se você decidir ler o panfleto Rosacruz, sugiro que mantenha do lado uns saquinhos de vômito e um exemplar de COSMOS pra ajudar a passar a sensação de mau-estar.

    Do panfleto Rosacruz:

    Segundo a Tradição Rosacruz, as grandes pirâmides de Gizé, ao contrário do que afirmam historiadores, não foram construídas para serem tumbas de faraós, mas para servirem de local de estudo e iniciação.

    Tá certo, joguem pelo ralo décadas e décadas de estudos meticulosos, leitura de fontes históricas, hieroglifos e tudo o mais. Depois digam que

    tem incorporado, para o benefício de seus membros, as mais recentes pesquisas das áreas das ciências em geral.

    A essa altura, já era pra ter abandonado a leitura.

    A AMORC é uma filosofia e não impõe nenhum tipo de crença. (…) Aqueles que não pertencem a nenhuma religião em particular, com freqüência descobrem um senso de conexão com uma Inteligência Superior que estava faltando em sua vida.

    Se o cara não achar que está faltando a tal conexão, convençam-no do contrário.

    O Legado Rosacruz é uma vasta coletânea de conhecimentos que vieram até nós através de muitos séculos, que hoje reúne a sabedoria dos iniciados egípcios, indianos, árabes, gregos e europeus. É importante ressaltar que este conhecimento não é aquele que pode ser encontrado em livros de ampla circulação ou em cursos, palestras e seminários abertos ao grande público.

    É só para iniciados (ou pagantes).

    O Sistema Rosacruz integra em um conjunto válido Misticismo, Metafísica, Ciência e Filosofia. Trata-se de uma Sabedoria que se antecipou em muitos pontos à Ciência e à Filosofia oficiais, uma vez que os Rosacruzes nunca estiveram presos a dogmas e possuem uma metodologia própria de investigação. Trata-se de uma Metodologia de Investigação Mística, cujo processo não é possível ser explicado completamente neste livreto. Basta dizer que essa Metodologia apela para o despertar daquela capacidade total do homem a que já nos referimos.

    Quando eles dizem Ciência oficial, entendam ciência de verdade. Quando se tenta misturar misticismo com Ciência, o resultado é BULLSHIT, e da grossa!!

    Eles prometem benefícios, advindos da filiação, em diversos níveis. Por exemplo, no nível físico,

    Aprenda a conseguir excelente saúde e aumentar sua vitalidade. Goze de mais alegria na vida, adquirindo técnicas específicas para reduzir o estresse e intensificar os processos naturais de cura do seu corpo.

    E ainda tem o nível mental, psíquico, emocional e espiritual, é óbvio. É a mesma coisa da auto-ajuda.

    Mais adiante, lê-se:

    (…) o Conhecimento Rosacruz não objetiva exaltar o intelecto (…)

    Rapaz, na minha opinião, isso nem precisava ter sido escrito. Acho que já estava na cara.

    Se o sujeito decidir entrar nessa, deve escolher um cantinho da sua casa para fazer seus estudos (o Sanctum). Os estudos são divididos em graus, onde se estudam monografias envolvendo tópicos “fascinantes” como (só coloquei os “mais fascinantes”):

    * Aura Humana
    * Cura Metafísica
    * Sons Místicos (!!)
    * Telepatia
    * Telecinesia (!!)
    * Vibroturgia
    * Radiestesia (!!)
    * Projeção Psíquica (!!)
    * Despertando a Consciência Psíquica
    * Reencarnação e Carma
    * Intuição, Inspiração e Iluminação
    * Influência Física, Psíquica e Espiritual do Subconsciente
    * Encarnação da Alma
    * Transição da Alma
    * Cura Pessoal e Cura à Distância (!!)
    * O Corpo Psíquico e os Centros Psíquicos
    * Percepção Psíquica e Consciência Psíquica
    * Projeção Psíquica
    * Auras Físicas, Psíquicas e Espirituais
    * Poder Místico dos Sons Vocálicos e Mantras
    * Alma Universal e Alma Humana
    * Reencarnação da Alma
    * Alquimia Espiritual
    * Regeneração Mística
    * Harmonização com a Consciência Cósmica.

    É pseudociência pura, na veia. Quer um exemplo? Pesquise sobre Vibroturgia. Agora, será que tem mesmo algum cientista digno desse título que acredita nessa penca de crendiçes sem fundamento?

    Os rosacruzes que me desculpem. Sua defesa da paz e fraternidade pode ser louvável, mas os fundamentos em que se apóiam, listados acima, são pedra podre.

  45. Fábio,
    Amigo. É lixo puro…não consigo ler tudo….he!he! Coisa da idade Média pra trás mesmo…..idiotice bizarra…..E ainda tem gente que leva a sério, isso é que nos faz rir…….parece uma criancinha acreditando no “pateta”, “mickey”, donald…..

    Valeu…..fiquei boquiaberto..podes crer….abração

  46. Ah quer uma boa pergunta ?
    Qual célula obedece a alma ?

  47. saracura diz:
    Sou ateu gratuitamente

    R: ja tinha percebido isso!…..he..he,,he

    Prefiro uisque 12 anos

    R: combina bem com a sua personalidade…ha…ha..ha1

    pode não ter sido muito esperto , mas pelo menos foi engraçado !

  48. leo
    h quer uma boa pergunta ?
    Qual célula obedece a alma ?

    sua alma encarnou mesmo nesta célula heim ? he…he..he

  49. fabio
    Todos os físicos estão cientes dos trabalhos de Newton em campos que considera-se como sendo exotéricos, mas os únicos trabalhos dele que merecem atenção são aqueles nas áreas da Mecânica, Óptica e Matemática

    R: e o site rosa cruz é quem esta afirmando que ele foi um iniciado na ciencia espiritual que o inspirou a realizar todas esssa proezas cientificas que voce tanto exalta.
    mas isso eu sempre afirmei: A ciencia humana é inpirada pela ciencia espiritual.

  50. e o site rosa cruz é quem esta afirmando que ele foi um iniciado na ciencia espiritual que o inspirou a realizar todas esssa proezas cientificas que voce tanto exalta.
    mas isso eu sempre afirmei: A ciencia humana é inpirada pela ciencia espiritual.

    Como eu disse, leia uma boa biografia de Isaac Newton se quiser saber algo a respeito da vida dele.

    E você ainda não deu nenhuma explicação clara e concisa (concisa significa menos de 20 linhas de texto) dessa ciência espiritual nem quais suas aplicações. Mas como você citou os rosa-cruzes mais de uma vez e parece que os admira, imagino que seja semelhante à bobagem pseudo-científica que eles falam. Sem querer ofender, mas você precisa é de mais cultura, Vanderlei. Vai se informar mais sobre ciência (ciência de verdade).

  51. * Aura Humana
    * Cura Metafísica
    * Sons Místicos (!!)
    * Telepatia
    * Telecinesia (!!)
    * Vibroturgia
    * Radiestesia (!!)
    * Projeção Psíquica (!!)
    * Despertando a Consciência Psíquica
    * Reencarnação e Carma
    * Intuição, Inspiração e Iluminação
    * Influência Física, Psíquica e Espiritual do Subconsciente
    * Encarnação da Alma
    * Transição da Alma
    * Cura Pessoal e Cura à Distância (!!)
    * O Corpo Psíquico e os Centros Psíquicos
    * Percepção Psíquica e Consciência Psíquica
    * Projeção Psíquica
    * Auras Físicas, Psíquicas e Espirituais
    * Poder Místico dos Sons Vocálicos e Mantras
    * Alma Universal e Alma Humana
    * Reencarnação da Alma
    * Alquimia Espiritual
    * Regeneração Mística
    * Harmonização com a Consciência Cósmica.

    huaehueahueahueahuea
    papo furado embromation master elevado a máxima potência

  52. É sério Vanderlei qual célula recebe ordens da alma ?
    Se nenhuma recebe a explicação óbvia é que não existe alma por isso não me responde.

  53. E não venha com pseudociências já te ensinei o que são, são tão validas como dizer que pé de coelho da sorte.

  54. Esta página contém uma imagem da alma de gato:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alma-de-gato
    (Pelo que entendi, ela tem células…)

  55. vik
    o ignorante sempre ri da sua própria ignorancia, seu opinião é tão valida quanto a de um selvgem comentando sobre a utilidade de um computador.
    filie-se a AMORC, estude no minimo uns dez anos e depois tente responder a pergunta do leonardo.

  56. arrogante fabio paiva
    como você citou os rosa-cruzes mais de uma vez e parece que os admira, imagino que seja semelhante à bobagem pseudo-científica que eles falam

    R: tentar desmoralizar o corinthias dentro da torcidada organizada do palmeiras é facil.
    Quero ver voce tentar fazer isso la na torcida organizada do corinthias.

    O ignorante critica aquilo que não conhece nem entende o sentido, então diz sabiamente: “isto não me faz sentido algum” e da risadas da sua própria ignorancia.

  57. Eu li bem ?
    Tente responder ?
    Então alega que almas estão em corpos sem provas ?
    Hahaha vai tentando Vanderlei hehehe.

  58. “arrogante fabio paiva”

    Vanderlei, voce está confuso de novo.
    Quando alguem apresenta argumentos que destroem o seu, isso não é arrogancia, isso é conhecimento!

    Agora, quando alguem como voce diz que fantasminhas existem mas não tem capacidade de provar, e quer que se acredite só porque voce disse, isso é arrogancia.

  59. Vai estudar ciências Vanderlei.

  60. Vai estudar ciências Vanderlei.

    pra que? se já aprendi muito dela com voce!
    mas com certeza se quizer desenvolver minha espirtualidade, vou procurar uma escola competente, como a ORDEM -ROSACRUZ que me ensinará a ciencia espiritual e a material.
    abraço

  61. Ciência material não existe, Vanderlei. Existe ciência (ciência de verdade). O resto é pseudociência. Ou vai dizer que acredita em radiestesia, por exemplo?

    A propósito, se você ler o folheto de propaganda rosa-cruz, vai ver que eles só incorporarão os mais recentes avanços da ciência (ciência de verdade) se eles estiverem de acordo com os preceitos da ordem rosa-cruz, ou coisa parecida. Não sei como você classifica esse tipo de atitude, mas pra mim é desonestidade intelectual.

    Ainda acho que seria melhor você ler mais sobre ciência (ciência de verdade).

  62. como eu ja disse voce com a camisa do corinthias no meio da gaviões da fiel vira um leão, mas se for na mancha verde vira um gatinho..miau…miau.
    Se eu estiver errado filie-se e fale suas teorias cientificas para os cientistas da amorc, vamos la comprove na pratica toda essa sua bagagem cientifica!

  63. filie-se e fale suas teorias cientificas para os cientistas da amorc

    As teorias científicas não são minhas. Os “cientistas” da AMORC lidam com algo chamado pseudociência. Sabe o que é isso?

  64. Já que você se referiu aos “cientistas” da AMORC, saberia dizer quem são eles, em que área atuam e quais as contribuições que já deram? Procurei essa informação e não encontrei.

  65. Eita Vanderlei ainda apegado a pseudociências ?

  66. fabio
    o preconceito e a convicção extrema e radical fecham a porta de novos conhecimentos, primeiro va la estudar depois com certeza tera conhecimento de causa para julgar com mais justiça se é ciencia ou pseudo ou então continue achando.

  67. Vanderlei, você leu o folheto da AMORC? Reparou que eles estudam uma coisa chamada radiestesia? Dá uma pesquisada nisso e me diga o que descobriu.

    E a minha pergunta foi simplesmente se você sabe quem eles são.

  68. radiestesia…..he!he! Morri de rir com isto..

    Varinha ou Forquilha;

    Aurameter;

    Pêndulo Cromático;

    Para sensibilizar com radiações cósmicas sintonizadas no receptor….

    Show de bizarrices isto..mas ri muito destas coisas…Tá virando programa de humor!
    VAleu Fábio

  69. rindo muito! heim ? o tradicional masoquismo ateu! hehehe! Não estudo porque ja estou convicto na minha verdade, então continue se achando, que um dia voce se encontra.

    Fabio a Amorc é mundial e seus filiados e organizadores são de um amplo segmento social e cultural só sei te dizer que existem cientistas de todas as areas, eles não citam newton como ex- membro ?

  70. Vanderlei, Newton não pode ter sido membro da AMORC, pois morreu antes da fundação da instituição.

    Agora, é preciso lembrar de uma coisa: se fulano é um cientista famoso com teorias comprovadas, não importa se ele acredita que tripa de bode evita terremotos. O que importa é se há evidência de que tripas de bode realmente evitam terremotos. O fato de fulano acreditar não torna aquilo verdadeiro. Se não há evidências, não há razão para considerar como verdadeiro. Pelo menos até que surjam evidências.

    E é bastante estranha a informação de que há pessoas na AMORC que se dizem cientistas e lidam com algo comprovadamente falso como a radiestesia. Cientistas de verdade não se meteriam nessa roubada. Veja bem, não entenda como má vontade em acreditar. Mas não há um teste sequer comprovando que a radiestesia funcione. Há testes mostrando que a taxa de acertos da radiestesia não é melhor que o acerto pelo chute.

    Além disso, há uma informação no folheto da AMORC que não seria aceita por um cientista de verdade: eles dizem que incorporam os mais recentes avanços científicos, desde que estejam de acordo com os preceitos da ordem. Isso não é atitude científica. Isso é atitude de quem sustenta dogmas.

  71. Pois é, Saracura. A coisa não tem qualquer fundamento. Estudos mostram que a varinha não aumenta a chance de se encontrar água no sub-solo, mas tem gente que ainda acredita e vai na onda.

    Se os professores de ciências falassem sobre essas coisas nas escolas e ensinassem aos alunos como se preparar para analisar alegações como as da radiestesia, procurando por evidência que corroborem o que é proposto, talvez isso fizesse com que menos gente caísse nesse conto.

    Mas infelizmente, parece que os professores (não todos, é óbvio) acham que ensinar ciências significa ensinar os alunos a fazer contas.

  72. Parece que a única coisa boa da AMORC é que pregam a tolerância religiosa, a harmonia e a paz. Isso é nobre, mas é possível ter esses mesmos ideais sem ter que se envolver com pseudociência e se achar portador de segredos místicos revelados.

    Seja humanista que dá no mesmo, e ainda por cima com a vantagem de que você está apoiado na razão.

  73. Ih olha o Vanderlei:

    “Não estudo porque ja estou convicto na minha verdade, então continue se achando, que um dia voce se encontra.”

    Cadê aquele papo de ter dúvidas ?
    Que quem tem certeza é arrogante e blá blá blá…
    Hahaha.

  74. bom dia leo
    eu acho que voce anda com muito sono e não esta conseguindo se concentrar no debate, observe que estou me referindo ao ateus e não amim mesmo.

    Repito abandonem a ciencia do achismo , estudem depois venham emitir alguma opinião baseada em conhecimento e não em teorias do achismo próprio, depois o ignorante sou eu?

  75. Pombas também são supersticiosas:
    http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2099/a-caixa-de-skinner
    Ora pombas…

  76. “depois o ignorante sou eu?”´
    Sinto, mas é o que voce tem demonstrado, alem de ser arrogante e desonesto…

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: