A dolorosa perda da fé

 

Por Luiz Gustavo Neres

Os artigos dessa sessão de sábado são sempre copiados dos textos originais recebidos e publicados aqui sem qualquer edição.

Não sei se o que escrevo é interessante, provavelmente não é!

Só sei que o fato que irei narrar se repete com frequência em mentes, principalmente naquelas curiosas, criticas, e devo dizer, embora humildemente, nas inteligentes.

Sim, estou falando do ateísmo, essa ausência “absurda” (para os outros) de crença, dessa não necessidade de crer em deuses, independente do motivo. (geralmente o excesso de estudos na área)

Eu como muitos sou uma pessoa muito jovem, tenho 18 anos e como muitos descendo de uma família de cristãos, protestantes para ser mais exato, me recordo com felicidade sobre minhas primeiras duvidas sobre Deus, (tomei a liberdade de escrever com letras maiúsculas para respeitar a gramática, não encare como espécie de mérito ao mesmo) duvidas como:

Porque existem tantas religiões e deuses? Essa foi provavelmente a questão que desencadeou uma serie de outras, havia porém uma barreira que me impedia de procurar resposta para essas perguntas, barreira essa chamada de medo!

Sim, o medo, medo de pecar, de desrespeitar Deus, medo de estar me tornando um herege cujo destino não é outro senão e inferno. Essas duvidas assolaram minha jovem mente de 16 anos, hoje graças a ciência eu e muitas outras pessoas obtivemos respostas para nossas questões.

Felizmente obtivemos respostas que nos fizeram abandonar o caminho religioso, não por rebeldia, ou por maldade, mas sim por que as respostas verdadeiras para as questões vem com uma espada de lamina afiada, que transpassa a crença em algo sobrenatural, devido ao simples fato das respostas virem com explicações racionais, naturais e que podem ser provadas.

Não quero me demorar, mas lembro de fazer uma pergunta ao meu querido pai, uma vês que ele me disse que tudo foi criado por Deus a cerca de 6 mil anos (fato dito pela própria Bíblia) .

-Pai, se tudo foi criado a seis mil anos, porque existem fosseis humanos muito mais velhos que isso?

-Filho, a bíblia e a ciência se contradizem com freqüência, você sempre encontrará contradições!

Era uma criança quando perguntei isso, futuramente vi que havia dois lados nessa batalha entre religião e ciência, de bom grado me posicionei ao lado da ciência.

Depois dessa posição, comparei qual dos dois grupos era melhor, e logo percebi que sem sombra de dúvida estava no grupo certo, no grupo que vencerá.

Pois como disse o grande Stephen Hawking: “A ciência vencerá porque pode provar as coisas”.

Despeço-me de todos os companheiros “vencedores” e agradeço a todos.

Um grande abraço.

 

Anúncios

47 Respostas

  1. É ótimo saber que tem mentes, que ainda jovens, possuem discernimento e conseguem se libertar da lavagem cerebral sofrida.
    A ciência vai vencer porque está certa, não alimenta mitos.
    Parabéns.

  2. A ciência vai vencer sempre nos proporcionar benefícios, agora destronar Deus?….

    NUNCA!
    Conheço um aqui que me desafiou até 2012.

  3. Eu escrevo Deus com D maiúsculo. Escrevo Pinóquio com P maiúsculo. Se eu tivesse que dizer qual desses dois eu respeito mais, eu ficaria com o Pinóquio.

  4. Claro que a ciência não vai “destronar” Deus, Agnus. Pra formar um cientista você precisa de anos e anos de estudo, de dedicação, de pesquisa, de investimento, de trabalho árduo, de leituras intermináveis, de um trabalho mental exaustivo.

    Pra formar um crente em Deus você precisa apenas de uma cadeira de plástico.

  5. Muito interessante saber que nesta tenra idade já tem condições de discernir as incongruências dos dogmas em relação à ciência. Eu só cheguei mais tarde a questionar certas idéias religiosas.

    Nem tudo está perdido! Parabéns

  6. Ainda de acordo com o contexto complemento que os manipuladores da biblia começam a tirar a liberdade ainda quando somos crianças,o batismo é a forma literal de como tirar doces de uma crianças.

    Barros,vlw pelo seu texto,simples e direto.

  7. “A ciência vai vencer sempre nos proporcionar benefícios, agora destronar Deus?….

    NUNCA!”

    Está certo! A ciencia não se ocupa em destronar deus, assim como não se preocupa em destronar o saci-pererê, shiva, unicornios rosas invisíveis, etc… Ciencia trata do mundo físico, não do mundo imáginario

  8. A Ciência é muito util a humanidade e pouco importa se uma determinada descoberta,como a de Louis Pasteur vai beneficiar um branco ou negro,no final todos se beneficiam.

    Religiao é sinonimo de atraso,mas a ciência é o fator principal de modificaçao no mundo.Se os avanços tecnologicos dependessem das religioes,o que teriamos de mais avançado hoje, talvez fosse um livro de caça as bruxas.

  9. A ciência deve andar junto com a fé, primeiro acreditamos, depois imaginamos e depois executamos.
    Antes de descobrirmos um mundo maravilhoso precisamos aprender a respeita-lo, pois se não a ciencia constrói e o egoismo destrói.
    Barros, leva-se anos para formar um cientista, lembre se que muitos ja partiram para o outro mundo, ou se voce estiver certo para o grandioso nada, mas enquanto isso o sol continua trabalhando para o bem de toda humanidade, voce acreditando no sol ou não isso não faz a menor diferença para maioria, somente para voce mesmo.

  10. Barros

    As vezes as pessoas leem pouco e acham que sabe tudo.Lembro-me que em uma época remota quem se dedicasse as coisas da mente,logo seria queimado,e quem fazia isso eram os proprios cristaos,mas os neo-cristaos já trataram de modificar a propria biblia.

    Tem muita gente que confunde PNL com religiao.
    A Crença ou fé estabelica em PNL é bem diferente da que se é aplica na religiao.

    A Programação Neurolinguística (ou simplesmente PNL) é um conjunto de modelos, axiomas e crenças que seus praticantes utilizam visando principalmente ao desenvolvimento pessoal e profissional. É baseada na idéia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de “modelagem”, envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o “sucesso”.

    O foco original da PNL era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas notórios e bem-sucedidos em hipnoterapia, gestalt e terapia familiar. Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças.

  11. ISSO AQUI PRODUZ FÉ OU FAZ PERDER?

    ehehehe….

  12. Sem falar do Cientista Americano Francis Collins,

    foi evangelizado por simples atitudes de pessoas simples, analfabetas em um HOSPITAL.

    E escreveu o livro A Linguagem de Deus -27 abr. 2007 … O Código da Vida inspira o autor,

    DIRETOR DO MAIOR PROJETO CIENTÍFICO DO MILÊNIO.

    Isso é uma afronta para o Clube de perdedores de Richard Dawkins.

  13. Leonardo,

    Respondendo sobre o conflito de PMs, Exército contra os Traficantes.
    __________________________

    Ce tem um raciocínio doente, deve ser alienado pelas bestagens do ATEISMO.

    1º O Pastor Marcos Pereira nunca subiu ao morro em confronto PMs VS. traficantes.
    ___________________

    2º O Pastor, advogados e a imprensa sempre são convocado pelos detentos em período de rebeliões de presídios, para intermediar as negociações com a Polícia.

    (ISTO FOI MATÉRIA NO FANTÁSTICO PRÁ TODO MUNDO NO BRASIL QUE TEM OLHOS E NÃO É CEGO VEREM!)

    ISSO TÁ NO YOU TUBE E NÃO MORDE!

    Mas se por acaso no vídeo o Pastor Marcos pedir licença ao Repórter do Fantástico e dizer:

    _ Leo seu cabeludo tatuado da baixada!
    EU VOU TE PEGAR PRA JESUIS! Uhaaaa!!!
    __________________________

    Ce deixa a porta da casa aberta! E caia no mundo,

    vá para o Recife e passe uns dias na casa do Saracura e em Fortaleza na casa do Barros, até a poeira baixar.

    __________

    Mas compreendo! A Bíblia diz que o cão iria cauterizar as suas mentes!

    Ou seja! Posso pegar uma acerola e dizer QUE É UMA ACEROLA!

    Mas o cão vai SEMPRE fazer vc dizer que É UMA PITANGA.
    __________________

    3º O Pastor Macos também é convocado por familiares de traficantes, para intermediar nas negociações de libertação de queima de arquivo dos X9.

    (ISTO FOI MATÉRIA NO FANTÁSTICO PRÁ TODO MUNDO NO BRASIL QUE TEM OLHOS E NÃO É CEGO VEREM!)

    E TAMBÉM TÁ NO PERIGOSO YOU TUBE.

  14. Muito obrigados a todos por lerem, fico imensamente feliz de ter meu texto publicado aqui.
    Um grande abraço a todos :D

  15. Francis Collins afirma que deus não pode estar completamente contido na natureza e, portanto, a existência de deus está além das habilidades de detecção da ciência.

    Se deus não está completamente contido na natureza, então está parcialmente contido; nesse caso, ele está sujeito ao escrutínio científico. A primeira parte da afirmação dele entra em contradição com a segunda.

    Além disso, ele sustenta a estúpida idéia de que ateus, por não acreditarem em um ser sobrenatural, não tem um padrão de moral. Ele não sabe que a religião não é a detentora da moralidade, mas que se apropriou dela e se apresenta como sua detentora. Mas também, o que esperar de um cara que ostenta um tótulo de PhD e se deixa evangelizar por analfabetos?

    A crença de Francis Collins é a crença de Francis Collins. Só interessa a ele. A única coisa que realmente vai ficar é o que ele fez pelo projeto Genoma.

  16. Fabio parece que o seu amigo de discussão o Sr. Carlos pensa igual o Francis collins!

  17. É um direito dele, Vanderlei. Tive colegas na faculdade que tinham um pensamento semelhante. Eles tinham um pensamento parecido com o de Kepler, que considerava que ciência era uma maneira de “ler” a mente de deus e entender seus planos para o mundo. Mas alguns hoje não identificam o criador com uma divindade de uma das religiões atuais, nem com uma divindade de qualquer outra religião que já existiu.

    Einstein, quando falava em deus, aparentemente pensava dessa forma. Ele não considerava que existisse um deus que influenciasse nos acontecimetnos do mundo nem que se preocupasse com o que humanos fazem de suas vidas. Parece que o Stephen Hawking pensa (ou já pensou) assim.

  18. Eu diria que pra manter uma visão assim, eu precisaria de indícios de um criador. Ainda não vi nenhum.

  19. Manda lá o Pastor Marcos, Agnaldo ou ele teria medo ? Hahaha.

  20. E Vanderlei 1° se busca evidências não fantasias as bactérias por exemplo em grandes colônias são visíveis a olho nú hehehe.
    Ah e sobre cientistas com fé, existem os que acreditam em Shiva então ela deve ser real, mas espera existem os muçulmanos então Allah é real hahaha.

  21. Fábio Paiva,

    O Francis Collins não foi o 1º e ultimo PhD a ter
    FÉ em DEUS.

    * Galileu Acreditava!

    * Louis Pasteur ( Responsável pela Pasteurização) E OUTROS.

    Vai se acostumando… Breve até aquelas personalidades que você mais admira vai se converter
    O Diploma? Papel! Não vai servir para nada.

    O Francis Collins afirma no livro que Darwin concorda com alguns argumentos Teológicos.

    Ele ficou sem explicação e não afirmava que o homem e o macaco surgiram de um ancestral em comum.
    Ou seja! Alguns ateus andam espalhando boatos, afirmando coisas que o próprio Darwin nunca chegou a afirmar, apenas tinha como hipótese.
    _____________

    Leonardo viu que perdeu e prá não sair feio na prosa, fez piadas NE?

  22. Apelos à autoridade não são importantes, Hagnus. E o homem não veio do macaco. Ambos tinham um ancestral comum. Os dois seguiram linhas evolutivas diferentes.

  23. Vai se acostumando… Breve até aquelas personalidades que você mais admira vai se converter

    Vai sonhando, Hagnus. O número de cientistas sem crença em deus não vem diminuindo, como você deve estar pensando.

    Não se deixe contagiar pelo caso de Francis Collins. Ele não é a regra. Informe-se.

  24. Agora, imagine se Francis Collins não fosse cristão. Imagine se ele fosse hindu e escrevesse um livro dizendo que Brahma (não a cerveja, o deus hindu) criou o universo e agora está tirando uma soneca. Acho que você iria, no mínimo, rir dele.

    O caso de Francis Collins mostra que você pode ser um bom cientista e ainda assim, às vezes, dizer merda. Quer outro exemplo? James Watson, um dos descobridores do DNA, disse certa vez que afrodescendentes seriam menos inteligentes que os europeus. Quer um exemplo pior ainda? Pesquise sobre um cara chamado Kurt Wise, PhD em geologia por Harvard que um dia pirou e disse que se a bíblia dizia que a Terra só tinha uns 6 000 anos, então, mesmo que apresentassem a ele todas as evidências possívies de que isso estivesse errado, ele ainda acreditaria na bíblia. Isso é que é suicídio de carreira.

  25. leo
    tem pseudos sabios que tambem acreditam no deus cornifero…kkkkkkkkkkk

    não tou nem ai para quem acredita ou deixa de acreditar, o que falam ou deixam de falar, e o que lhes são atribuidos gratuitamente como de suas autorias eu me ligo mais no que as pessoas fazem
    na pratica, pois ja percebi que pessoas gostam de falar bonito fazer feio!
    e vice versa.
    fui………….

  26. Hahaha Agnaldo mas não é isso que você prega X cientista crê logo é verdade ?
    Se existem cientistas de outras crenças os outros deuses devem ser reais.
    E você Vanderlei já se curvou a deusa do velhinho ?
    E você realmente acha que eu considero essa crença da Wicca ?
    Como eu disse eu tentei assim como as crenças derivadas da bíblia o que inclui a sua se acha que tudo que tentei acreditar é ridículo está se chamando de ridículo hehehe.

  27. Uma pessoa que crê em Deus não pode temer que essa investigação destrone o divino; se Deus é de fato todo poderoso, não será ameaçado por nossos esforços miúdos. Em compreender os trabalhos do mundo natural que Ele criou.

    (Cientista Renomado Francis S. Collins)

  28. Ainda usando esse argumento Agnaldo olha só uma lista de cientistas muçulmanos http://www.islam.org.br/grandes_cientistas_muculmanos.htm logo deus só pode ser Allah hehehe.
    Crença pessoal Agnaldo é uma coisa provar a sua crença é outra.

  29. Uma pessoa que crê em Deus não pode temer que essa investigação destrone o divino;

    Muitos que crêem em um deus temem isso. Não há coisa mais corrosiva para a fé do que a razão.

    se Deus é de fato todo poderoso, não será ameaçado por nossos esforços miúdos.

    Se existe e é poderoso. Esse condicional no início da sentença foi a parte mais lúcida do comentário. Muitos crentes têm um medo danado desses “esforços miúdos”, tanto que tentam desmerecê-los. Exemplo: a estúpida idéia de ensinar criacionismo em aulas de ciência, como se houvesse dois lados nessa questão.

    Em compreender os trabalhos do mundo natural que Ele criou.

    Se existe e criou.

  30. Fabio POSTOU:
    E o homem não veio do macaco. Ambos tinham um ancestral comum. Os dois seguiram linhas evolutivas diferentes.
    RESPOSTA: srs.. Tá colocando palavras na boca de DARWIN?
    Darwin não afirmava isso, apenas foi uma TEORIA.
    ____________

    E lendo aqui uns livros, acabo de descobrir que o DARWIN não foi ateu, ou seja!

    Se eu ficar alienado em ficar apenas lendo comentários e textos do DEUSILUSÃO, com certeza vou ser conduzido ao erro e provavelmente pagar mico e risadas em minhas palestras.

  31. IMPORTANTE PARA CRISTÃOS E ATEUS:
    Leia no Google Book:

    O QUE JESUS DISSE E O QUE JESUS não DISSE.

    O autor neste livro afirma que a Bíblia foi adulterada, ou seja! Tem muita coisa lá no livro que foram embutidas pela ICAR.

    Pesquise sobre a CARTA DE SÃO GERÔNIMO

    ( São Gerônimo foi o tradutor da Bíblia em Hebraico, Grego e Aramaico para o Latim que foi a língua oficial de Roma).

  32. Hagnus, consulte um bom livro de biologia.

  33. agnus o teu sócia deu linha na pipa, não aguentou a pressão, vazou e nem deu tchau! ficou magoado!

    quanto ao darwin eu acho tudo isto uma “grande macacada” hehehe!

    A biblia possui varios erros de tradução e interpretações equivocadas e adulterados conforme a crença e o desejo humanos.
    mas eu vejo muita verdades nas palavras de Jesus as que eu consegui praticar me trouxeram e vaõ continuar trazendo muitos beneficios na minha vida, eu uso e recomendo porque isto não é placebo é realidade da pratica divina! (antes que o leo venha de novo com o papo de placebo…hehhe…he! desta vez me antecipei!)
    abraço

  34. A propósito Hagnus, você alguma vez abriu um exemplar de A Origem das Espécies e leu em algum ponto que Darwin afirmava que o homem veio do macaco? Darwin comentou sobre as semelhanças entre eles.

    Você não sabia que a caricatura de Darwin com corpo de macaco foi uma sátira feita por ignorantes no exemplar de 22 de Março de 1871, na resvista Hornet? Vai no Goole e pesquise.

    Por favor, tenha cuidado ao afirmar algo. Pode estar falando sem saber o que diz.

  35. Fabio,

    Inclusive por coincidência lendo o livro agora de Frascis, onde na página 104 fala de Darwin, Ele nos sugere ler o LIVRO A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES.

    Quando fui buscar uma imagem de Darwin no Google para por como capa de álbum

    REFUTANDO O EVOLUCIONISMO, eu vi essa imagem de Darwin com corpo de macaco.
    Geralmente algumas pessoas que são do contra costumam estereotipar, forçar um pouco a barra.

    ______________

    Vanderlei,

    Eu ainda sigo acreditando que o Agnus genérico
    continua por aqui, só que de forma camuflada.
    Ele se apossou do corpo de outro personagem! Quem sabe não estar no corpo do Leo?

    Pelo jeito de tc parecia um pouco com o Leo.
    Srs..
    Como diz Jesus:
    LOBO DISFARÇADO DE OVELHA.

    Eu acho tudo isto uma “grande macacada” .

  36. O BRASIL PARA CRISTO!

    BREV HAVERÁ + IGREJA DO QUE BAR!

    IBGE: 50% DO BRASIL CRENTES ATÉ 2020.

    Já alcançamos 50 milhões de almas até o fim de 2009!

  37. Sugiro que tanto ateus como cristãos estudem de tudo, faça uma apanhado de todas as coisas e não apenas fiquem alienados em apenas um pensamento.
    Eu particulamente recebi o apelido de BOB no mundo das IMAGINAÇÕES, lembra do desenho?

    O Bart D. Ehrman, sugere que tenhamos senso crítico ao ler a Bíblia, assistir a pregação do Pastor.
    A Bíblia também sugere:
    •Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21

    Quem foir honesto vai se aprofundar e talvez até mudar de visão.

    • E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 1 Coríntios 11:19

    _____________________

    Prefiro ser Essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

    Eu quero dizer agora, o oposto do que eu disse antes Eu prefiro ser Essa metamorfose ambulante.

    sobre o que é o amor Sobre o que eu nem sei quem sou

    Se hoje eu sou estrela Amanhã já se apagou Se hoje eu te odeio Amanhã lhe tenho amor

  38. Legal Hagnus isto que voce disse só assim mesmo vamos melhorar como pessoas ; o qeu os teístas devem ter é humildade e coragem de reconhecer o erro sem se importar com pastor padre seja la o que for.
    Questionar mesmo é o caminho ; eu estou aqui leio e analiso tudo que é falado pelos ateus.
    Ainda sou teísta mas não sou mais idolatrado pela biblia !! ainda mais que eu fui pesquisar e descobri qeu muitas coisas no evangelho foram ajeitadas para não haver contradições entre elas.
    Hagnus tenho certeza de uma coisa ; não é bem aquilo que ta la não

  39. Ai Hagnus se liga

    O Rev. T. G. Tucker, escreve: [O reverendo Tucker]
    “Assim, produziram-se Evangelhos que claramente refletiam a concepção à luz das necessidades práticas da comunidade para qual eram dirigidos. Neles, o material tradicional [tradicional era aquele que eles mesmos escreveram antes] era utilizado sim, mas não existia escrúpulo em adulterá-lo ou de lhe fazer acréscimos, ou em omitir aquilo que não servisse aos propósitos de quem escrevia.” [Prestem bem atenção: Quem escreveu isso que você acabou de ler, foi o Reverendo (pastor evangélico) T. G. Tucker no seu livro “The History of the Christians in the Light of Modern Knowledge”, p: 320 – (A História dos cristãos à luz do Conhecimento Moderno, pág. 320)]

  40. 50% da população pois não terá tantos evangélicos práticantes(estão virando católicos hehehe) e porque aceitam gays agora isso você esconde né ?
    Está me acusando Agnaldo ?
    Todo dia aparece com um nome diferente e e-mail por aqui estou mentindo ? Hahaha.
    E desse papo de “cada um deve ler a bíblia do seu jeito” é o que deixou a fé cristã dividida em mais de 3 mil denominações até nas que acreditam que Jesus não morreu na cruz hahaha.

  41. ADAMANTDOG,
    Existe um verso na Bíblia que uso como lema sempre, ainda que Este verso tenha sido inventado por São Jerônimo na hora de copiar a Bíblia para o Latim.

    •Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21

    Leia o livro “O que Jesus disse e o que Jesus não disse”

    O Cara se aprofundou e buscou conhecer a Bíblia original!

    Estudou:

    Grego, Aramaico, Hebraico e Latim, e foi para Jerusalém, só para obter a verdade e descobriu muitas coisas.

    Continuo com a Bíblia, porém não posso agora crer nela por completo,

    Continuo com as manifestações sobrenaturais como, por exemplo:

    SÓ DEUS É CAPAZ DE SABER O QUE ESTOU PENSANDO AGORA, O PSICÓLOGO DIABO APENAS DEDUZ, OU SEJA! ELE ME ESTUDA E PODE APENAS SUPOR, MAS NÃO PODE LER OS MEUS PENSAMENTOS.
    __________________________

    Digamos que o meu pensamento estar se aproximando do seu e do autor do livro, o Bart D. Ehrman.

  42. Ah então sabe que a bíblia é um livro adulterado e incompleto já é um começo hahaha.

  43. Que legal Hagnus eu creio em Deus mas freguentando sites dos ateus abriu muito a minha mente e mudei bem minha concepção de Deus.

  44. Adamantdog,

    Sugiro que não leve muito a sério site de ateus, por não serem links neutros, imparciais e também pelo fato dos autores não serem bem instruídos no assunto sobre Religião.

    Sem falar que alguns autores são bem desonestos, tendenciosos e aí não dar pra ter apetite pelo artigo Deles.

    Faça como estou fazendo!

    Comprei livros e tomei emprestado com alguns Judeus e Professores.,

    Leia livros no Google Book
    ___

    Mesmo que no final você não va concordar com alguns, mas pelo menos estará obtendo um conteúdo rico em conhecimento.

    Quando vc conquista o ótimo, o bom se torna ruim.

  45. Legal! Comecei a perder seriamente a fé aos 25, o que talvez tenha tornado o processo mais doloroso porque vivi mais tempo com certas ideias na cabeça. As únicas objeções que faço são quanto ao autor ter trocado “vez” por “vês” e achar que Deus não merece uma inicial maiúscula, o que subentende raiva e leva a uma ou talvez duas questões:
    1) Por que ter raiva de quem não existe?
    2) Por que ter raiva de um ser criado por humanos (tradição judaico-cristã, por exemplo) quando se deveria ter raiva dos humanos que o criaram à sua imagem e semelhança?

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: