MPF em SP questiona TV por preconceito contra ateus


03/12/2010 – Estadão.com.br

SOLANGE SPIGLIATTI – Agência Estado (Texto original.)

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo entrou com uma ação para que programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, se retrate de uma atitude preconceituosa contra ateus, veiculada no último dia 27 de julho. A TV Bandeirantes possui concessão pública e não pode ser usada para disseminar preconceito, segundo o MPF.

De acordo com o MPF, o apresentador José Luiz Datena e o repórter Márcio Campos ficaram por 50 minutos proferindo ofensas e declarações preconceituosas contra cidadãos ateus durante reportagem sobre um crime bárbaro. Em todo o tempo em que a matéria ficou no ar, o apresentador associava aos ateus a ideia de que só quem não acreditava em Deus poderia ser capaz de cometer tais crimes.

A ação civil pública, com pedido de liminar, solicita que a Rede Bandeirantes de Televisão seja obrigada a exibir, durante o programa “Brasil Urgente”, um quadro com retratação das declarações ofensivas às pessoas ateias, bem como esclarecimentos à população acerca da diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração de no mínimo o dobro do tempo usado para exibição das mensagens ofensivas.

 

Leia mais no Bule Voador

 


Anúncios

14 Respostas

  1. É pouco, não dá para ser tolerante com estes crentes malditos.
    Tem que se dar sempre uma resposta no mínimo proporcional, em dobro já é aceitável. Mas NUNCA deixar sem resposta, Pois estes imorais representantes do mediavalismo estão há pelo menos dois mil anos ofendendo às pessoas normais (ateus) sem qualquer contrapartida. Eles ainda não notaram que as pessoas (poucas ainda) começaram a pensar por conta própria e os crentes não podem mais queimar ninguém.

  2. Olá!

    O e-mail deusilusao@email.com está retornando com erro.

    Tem outro e-mail para que possa corresponder?

    Aguardo seu contato!
    Muito Obrigado

    Atenciosamente,
    Cristiano

  3. No Brasil tem liberdade de imprensa e de expressão. As pessoas podem até descordar do Datena mas não podem condena-lo pelas suas declarações que expressam o seu pensamento! É um direito inalienável dele garantido por lei. E eu concordo com ele por que uma pessoa sem Deus no coração não tem limites e acha que pode fazer o que quiser que não será punida.

  4. Cristiano,
    Existe realmente a liberdade de expressão. Isso não quer dizer que ele não tenha que arcar com as consequencias do que disse.

    Substitua “ateus” e “pessoas sem deus no coração” por “negros” e “pessoas de pele escura” do discurso do Datena e vai entender quão preconceituoso ele é.

  5. Cristiano então como em lugares com mais ateus existe menos crime e maior qualidade de vida ?
    http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=6451
    faltam presos por lá hahaha http://www.dudutomaselli.com/prisoes-serao-fechadas-por-falta-de-presos-na-holanda/

    E o Daniel já respondeu o resto por mim.

  6. Bom então segundo o Cristiano podemos dizer na televisão que crente é tudo louco e burro e responsavel pela morte de milhares em nome de Deus e que os crentes são responsaveis por toda miséria do mundo.

    Como disse o cristiano “liberdade de expressão”

    O direito que tem um , tem outro.

  7. não é de agora que o Datena discrimina os Ateus, ele sempre fez isso, é que dessa vez, ele não segurou o ódio e passou dos limites, a frase “Isso só pode ter sido feito por alguém que não acredita em Deus” ou “Isso é falta de Deus no Coração” ou “A causa de tudo isso é falta de Deus” sempre foram faladas até mesmo na Record

  8. BOM DIA
    na pratica a humanidade elegeu o sinonimo de bondade como sendo Deus, logo: Quem não respeita Deus não é bom!
    Concordo com Jesus que disse: Nem todo aquele que diz: Sr….Sr….. entrará no reino dos céus então isto significa que ainda ha uma esperança para os ateus, a menos que se lhe for dado esta oportunidade a recusem dizendo preferimos, continuar com a nossa razão deixando de existir eternamente.
    Existem muitas pessoas dizendo na teoria que são crentes, mas na sua pratica não são.
    Existem algumas pessoas que se dizem ateus, mas que praticam tudo aquilo que um crente deveriam estar fazendo.
    Dessa forma teremos muitos crentes sofredores e ateus felizes, pois todos colherão as sementes que plantaram, independente de suas crenças pessoais.

    Feliz natal para todos!

  9. Existe céu para você Vanderlei ?
    Na Doutrina Espírita não existe isso.
    Isso que dá usar um personagem de outra crença como referência.
    E é engraçado ver como realmente tem que engolir que mesmo ateus negando totalmente as religiões e divindades são felizes hehehe.

  10. A intolerância não pode ser pregada nos meios de comunicação. Mesmo representando uma escolha, se esta incorre em crime não pode ser difundida desta forma.

    Mesmo que crentes tenham criados deuses para se satisfazerem psicologicamente e o nomearam o dono da bondade e verdade, não se pode afirma que aqueles que não entraram nesta furada, são ruins e maldosos. É uma inustição, ilação preconceituosa e não pode ser alardeada para os jovens.

    Não iam querer o contrário, então que seja feita a justição para nunca mais aparecer bizarrices criminosas desse tipo

  11. Vixe!

    Quer dizer que vocês estão provando do próprio veneno é?
    Kkkk

    Pimenta nu zói dus outro é refresco!
    Na hora de disparara contras os Cristãos, não
    doeu não foi?

  12. Agnaldo,

    Ache algum texto em que um Ateu afirme que TODO crime é cometido por quem é cristão.

  13. Ué a bíblia tem um manual preconceituoso contra ateus.

    [II Jo 9-11] “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.”

    ==========
    Já disse se for levar à sério boa sorte em ignorar 2/3 da população mundial

  14. E é engraçado ver como realmente tem que engolir que mesmo ateus negando totalmente as religiões e divindades são felizes hehehe

    : Graças a Deus !

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: