Empresas barram campanha ateísta

Empresas barram campanha publicitária que questiona existência de Deus

Link para o texto original para a matéria da Folha.com em 10/12/2010.

HÉLIO SCHWARTSMAN
ARTICULISTA DA FOLHA

 

Empresas de mídia barraram uma campanha publicitária com dizeres contra a religião patrocinada pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). As firmas se recusaram a veicular os anúncios mesmo depois de o contrato já ter sido assinado. A Atea estuda as medidas judiciais cabíveis.

As peças de propaganda, com frases como “Religião não define caráter” e “A fé não dá respostas; ela só impede perguntas”, deveriam circular em ônibus de Salvador, São Paulo e Porto Alegre pelo período de um mês. A recusa ocorreu primeiro em São Paulo e depois em Salvador, sob a alegação de que as mensagens poderiam violar dispositivos das respectivas leis de publicidade em espaços públicos. Há informações ainda não confirmadas de que a empresa de Porto Alegre também vai romper o contrato.

“As seguidas recusas de prestação de serviço são uma confirmação contundente da força do preconceito contra os ateus, e da necessidade de acabar com ele. Nossas peças nada têm de ofensivas, e o teor de suas críticas empalidece frente às copiosas afirmações dos livros sagrados de que ateus são odiosos, cruéis, maus e devem ser eliminados. Existe um duplo padrão em ação aqui”, diz Daniel Sottomaior, presidente da Atea.

As chamadas campanhas do ônibus, com mensagens ateias, tiveram início no Reino Unido em 2009 e desde então se espalharam por outros países, com resultados distintos.

Nos EUA e na Espanha, a iniciativa deu certo, provocando a esperada polêmica. Na Itália, a veiculação foi proibida. Na Austrália, a companhia responsável por anúncios em ônibus também se recusou a exibi-los.

Metade dos cerca de R$ 10 mil que seriam utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria Atea. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo.

Divulgação

OUTRO LADO

A empresa de publicidade Fast Mídia, de Salvador, informou que a desistência no negócio ocorreu exclusivamente por que as peças publicitárias vão de encontro á lei municipal que regulamenta o setor.

O representante da empresa, que preferiu se identificar apenas como Amaral, disse que enviou uma minuta de contrato para a Atea apenas para análise dos termos e que recebeu, para o mesmo objetivo, as peças publicitárias.

“Acreditamos que as peças contrariavam a Lei, principalmente em trechos como os que citavam como mitos os deuses hindu, cristão e palestino” diz Amaral.

O artigo 15º da lei municipal 12.640/2000, ao qual a Fast Mídia se refere, diz que é proibida a exibição de anúncio que favoreça ou estimule qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, sexual, social ou religiosa.

A empresa de Porto Alegre, responsável pelo contato com a associação, não foi localizada para comentar o assunto até às 20h40.

 

Anúncios

114 Respostas

  1. O Saracura teve um contratempo e não pôde publicar o texto dele hoje.

    Então resolvi postar aqui essa matéria da Folha.

    O Fé & Autoengano (parte 2) sai amanhã.

  2. Se realmente essa lei existe, e se realmente existam algumas frases ou trechos da campnha publicitária que ofende as creças em questão, devemos ser coerentes e aceitar as leis que antes já eram de vigor.

    O fato é que não devemos ser iguais aos teítas, acreditando que estamos certos em qualquer hipótese, mesmo que isso possa nos prejudicar.

    Porém a idéia de divulgar a ideologia ateísta e agnóstica para uma população pode criar um um ambiente de discussão sobre o assunto, algo que acredito ser benéfico a sociedade.

  3. Essa campanha é idiota. Pra que causar polêmica? Brasileiro sequer sabe votar, achar que essas propagandas (que são, sim, ofensivas) vai mudar alguma coisa é muita inocência.

  4. Talvez a imagem que essas mesagens pode criar sobre o ateísmo é justamente o contrário do que se espera. Nós devemos mostrar o nosso modo de pensar de uma maneira, não acusando (mesmo que essas acusações sejam verdadeiras), mas sim transmitindo algo que realmente cause algum tipo de questionamento sobe as religiões mais seguidas em nosso país, para depois disso, podermos questionar de maneira mais ofensiva e consisa sobre a fé e a religiosidade.

    (vale lembrar que isso é uma simples idéia)

  5. Achei a campanha insensata. E pior ainda é a reação da ATEA à recusa das empresas: agora o Sottomaior promete gastar o dinheiro das doações em ações judiciais…

    Podiam fazer uma campanha positiva, contra o preconceito e discriminação, mas preferiram polêmica gratuita.

    É preciso considerar que as empresas (de transporte e publicidade) têm interesses e riscos. Podem ser processadas pelo conteúdo da publicidade (independentemente de poderem ganhar os processos, evitar o risco é mais inteligente), e os veículos podem ser alvo de vandalismos. São riscos cuja responsabilidade a ATEA parece querer jogar totalmente para as empresas, que poderiam ser aliadas se a campanha fosse mais sensata.

    Mas enfatizo a questão da provocação: apenas dizer que “ateus podem ser pessoas boas” já causaria reações por parte de fanáticos religiosos (e não há poucos…). E pessoas religiosas moderadas não se sentiriam agredidas pela campanha, podendo ajudar a combater o preconceito contra ateus. Agora, Hitler e 11/09/2001 não ajudam.

    Vejam essa sugestão do André Carvalho:

    http://ceticismo.net/2010/12/10/ateismo-fail/#comment-28314

  6. srs…

  7. Senhores o quê, Agnvs???

  8. Esse Agnaldo é um poeta.

  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  10. Nunca vamos perder para o ateísmo.

    A católica chegou há 2010 anos e obrigou a todos serem católicos (batismo de recém nascidos escravos e índios), a Igreja Evangélica chegou praticamente a 100 anos atrás e até 2020 alcançaremos 50% da nação.
    Detalhe:
    A- Nós não obrigamos a ninguém ser Evangélico
    B- Ser considerado católico é fácil! Basta dizer que é! TÁ NA PROMOÇÃO, já pra ser considerado discípulo é necessário seguir a doutrina de Cristo, e a nossas igrejas acabam barrando muitos oferecidos que estão desconcertados.

    TEM QUE NASCER DE NOVO! Mesmo assim estamos avançando, imagine se seguíssemos uma LEI MORAL de ATEUS , CATÓLICOS, ESPÍRITAS?

    Como são mais liberais, seria mais fácil acelerar no crescimento da Igreja.

  11. Mimimi os evangélicos vão ser maioria, mimimi somos melhores que os católicos, mimimi.

  12. Acho que a campanha poderia inicar mais levemente. Colocando mensagens positivas sobre os ateus, algo como: “Somos ateus e felizes!”, “Não somos demônios”. “Somos ateus doadores” e por aí vai.

    Ser ateu não é tirar o direito dos outros de crer nos seus dogmas…o problema é usar isso para tornar o único lado bom e ainda ter prioridade sobre todas as coisas…isso não dá..

    Sou a favor da campanha contra a discriminação…podem seguir seus cultos, só não nso obriguem a acreditar em bobagem, ou torne isso insitucional como está…

  13. (…) nossas igrejas acabam barrando muitos oferecidos que estão desconcertados.

    Isso inclui os que estão na cadeia ou que são suspeitos de de algum crime?

    Na verdade, muitos dos que vão tem um passado tão negro quanto a coca-cola que eu estou tomando agora. Vários são aproveitadores, como o cara do jatinho de 20 milhões que vende a idéia da prosperidade a quem só consegue, no fim das contas e com muito suor, comprar a mobília a prestação.

  14. …”Como são mais liberais”…

    Sei. A moça que faz faxina em casa nem se depilar pode. Quando levanta os braços é um show de horror hahahahaha.

  15. Palavras do grande biólogo Stephen Jay Gould:

    “Para dizer isso a todos os meus colegas pela zilhonésima milionésima vez: a ciência simplesmente não pode, por seus métodos legítimos, julgar o tema sobre a possível superintendência de Deus na natureza. Não podemos afirmar nem negar isso; apenas não podemos comentar como cientistas. Se algum de nós fez afirmações inconvenientes de que o Darwinismo desmente Deus, irei atrás da senhora Mclnerney [a professora de Gould na universidade] e botá-la-ei abaixo com minhas críticas. […] A ciência só pode trabalhar com explicações naturalistas. Não pode afirmar nem negar outras espécies de atores (como Deus) em outras esferas (o setor moral, por exemplo). Esqueça a filosofia um instante; o simples empirismo de cem anos atrás deve bastar. O próprio Darwin era agnóstico (por ter perdido suas crenças religiosas com a morte trágica de sua filha predileta). No entanto, a grande botânica dos Estados Unidos, Asa Gray, que era favorável à seleção natural e escreveu um livro intitulado Darwiniana, era uma cristã devota. Mais cinqüenta anos adiante: Charles D. Walcott, descobridor dos Burgess Shale Fossils, era darwinista convicto e um cristão igualmente fervoroso, que acreditava que Deus tinha organizado a seleção natural para construir a história da vida de acordo com Seus planos e finalidades. Avançando mais cinqüenta anos, chegamos aos dois grandes evolucionistas de nossa geração: G. G. Simpson era um agnóstico humanista, Theodosius Dobzhansky, seguidor da Igreja Ortodoxa Russa. Ou metade dos meus colegas são muito idiotas, ou então a ciência do darwinismo é inteiramente compatível com as crenças religiosas convencionais — e igualmente compatível com o ateísmo.

  16. Icarus, on 14/12/2010 at 18:03 Mohamed said:

    A moça que faz faxina em sua casa segue a doutrina da Igreja se quiser.
    ____________
    Fábio Paiva, on 14/12/2010 at 16:02 Mohamed said:
    (…) nossas igrejas acabam barrando muitos oferecidos que estão desconcertados.
    Isso inclui os que estão na cadeia ou que são suspeitos de algum crime?
    R: A Igreja não exclui do rol de membros apenas por serem suspeitos.
    _____________

    Fábio Paiva, on 14/12/2010 at 16:02 Mohamed Said

    DISSE:
    Na verdade, muitos dos que vão tem um passado tão negro quanto a coca-cola que eu estou tomando agora. Vários são aproveitadores, como o cara do jatinho de 20 milhões que vende a idéia da prosperidade a quem só consegue, no fim das contas e com muito suor, comprar à mobília a prestação.

    R: Não cabe a eu julga-lo, cabe aos membros Dele.
    ____________

    Saracura, on 14/12/2010 at 14:02 Mohamed said:

    DISSE:
    Acho que a campanha poderia inicar mais levemente. Colocando mensagens positivas sobre os ateus, algo como: “Somos ateus e felizes!”, “Não somos demônios”. “Somos ateus doadores” e por aí vai.

    R: Falar em doação!
    Vi no texto acima que alguns céticos patrocinaram a campanha publicitária, kkk
    U teiado di oces são di vidru.
    Para quem questionava tanto os Dízimos e as ofertas!
    _ Nãooooo existe isso no ateimo.
    KKKK
    ____________

    Dhiogo, on 14/12/2010 at 13:22 Mohamed said:

    R: Não somos melhores que os católicos, apenas nos dedicamos mais.
    Damos mais a alma, não tratamos o evangelho de forma fria e sem interesse.
    Temos amor a causa.

  17. Agnus acho que é bem por ai mas fala isto ai de evolução dirigida por Deus para os crentes pra voce ver o que acontece.

  18. “A moça que faz faxina em sua casa segue a doutrina da Igreja se quiser.”
    Sim, caso não faça esta convidada a se retirar da igreja por livre e espontanea pressão.

    Belo exemplo de “liberalidade” hehehe

  19. Tenho que discordar de você Agnaldo. Essa história Luterna de Sola Scriptura, afirma que qualquer idiota analfabeto funcional pode entender a bíblia graças ao espírito santo.

    O protestantismo jogou fora toda a tradição teológica cristã, ignorando os escolásticos e as bulas e doutrinas da igreja. O que se vê é uma batalha interpretativa que pulverizou o protestantismo em miríades de denominações.

    O resultado é o pastor “vai e adultera”:

    http://www.sedentario.org/videos/pastor-adultera-a-adultera-na-biblia-2-16320

  20. Não Icarus,

    Ela não será impedida de entrar no templo para participar dos cultos, REPITO! Apenas será afastada do rol de membros.

    Qualquer instituição tem suas doutrinas e quem desobedecer será punido por Elas.
    EXEMPLOS:

    •Se o funcionário desobedecer as regras da empresa, será punido com advertência ou demissão, as vezes até demissão por justa causa.

    •Se você desobedecer as regras da Constituição Federal, será punido por Ela, podendo ir até para a cadeia.

    •Se um filho desobedecer as regras do pai, será punido também por Ele.

    •Ou seja! Ce acha que a igreja deva ser uma instituição de libertinagem, ANARQUISTA?
    Que a igreja vire uma zorra total?
    _______

    Vai sonhando….

  21. ADAMANTDOG,

    Calma! É questão de tempo!
    A cabeça de o povo estar se abrindo. O protestantismo no Brasil estar EVOLUINDO culturalmente.

    Eles estão buscando comer mais os livros!

    E a ciência se multiplicará. (Profecia contida no livro de Daniel)

  22. Essa imagem acima foi criada por um publicitário com argumentos muito fraquín sô!
    Hitler disse que acreditava em Deus?
    Uai!

    • Veja o que Eles também diziam:
    “Uma mentira dita cem vezes torna-se verdade”. Josef Goebbels, Ministro de Propaganda Alemã, como alvo principal pessoas ingênuas e muitas vezes despreparadas. …

    •O nosso prefeito também se beneficiou com Demagogias,

    EU VOU TRAZER O SHOPPING, VEJAM A MAQUETE AQUI!

  23. Agnus,

    Vc é casado certo? A sua esposa se depila?

    Se sim, vc considera ela libertina?

  24. Icarus,

    Cada Ministério tem sua doutrina,

    o ministério que faço parte não proíbe a mulher se depilar.

    Ou seja!

    A minha namorada não estar sendo rebelde com o Ministério Dela , caso queira se depilar.

    EXEMPLO:

    É Como uma Lei civil em 3 cidades paulista,

    existe o toque de recolher para menores,
    Se desobedecer, a policia é acionado.
    ____

    Cada cidade tem suas doutrinas elaboradas pela promotoria e câmara de vereadores,

    da mesma forma as igrejas tem tb suas proprias normas.

  25. Icarus,

    Mas os pastores desta igreja, que são “cheios do espírito”, dizem que as mulheres que se depilam são servas de Satanás e não vivem na graça de Cristo.

    A sua esposa então não pode ser cristã, a luz desta igreja.

  26. ops Icarus não, Agnus hehehe

  27. Agnvs AB+ disse:
    Não cabe a eu julga-lo, cabe aos membros Dele.

    Mas você não tem nenhuma opinião a respeito disso?

  28. Ih Agnaldo igreja é igual clubinho se não te agrada é só mudar hehehe, até hoje existem cristãos que acham que a pena por adultério pode ser apedrejamento.
    E aquele papo de :

    João 10

    16 – Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

    ===========
    Eu acho isso meio difícil isso já que o cristianismo está dividido em mais de 3 mil denominações…

  29. Leonardo, on 16/12/2010 at 18:20 Mohamed said
    João 10:16 – Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

    •RESPOSTA: Concordo com essa palavra! Paulo também diz que alguns de fora serão salvos pela fé.
    Mas talvez essa passagem foi dirigida aos Judeus, se referindo a nós gentios.

    ===========

    Fábio Paiva, on 16/12/2010 at 00:35 Mohamed said:
    Mas você não tem nenhuma opinião a respeito disso?

    •RESPOSTA: mas não sou testemunha ocular, não posso levantar falso, não convivo com esse líder para conhecer o testemunho de vida dele.

    ===========

    Icarus, on 15/12/2010 at 16:10 Mohamed said:

    Mas os pastores desta igreja, que são “cheios do espírito”, dizem que as mulheres que se depilam são servas de Satanás e não vivem na graça de Cristo.
    A sua esposa então não pode ser cristã, a luz desta igreja.

    RESPOSTA: Ainda bem que Ela não é de lá, Eles são os donos da verdade absoluta?
    Então Eles estão sabendo mais que o Raul Seixas, que nasceu a 10 mil anos atrás e viu Crissto ser cruscificado.

  30. “Ainda bem que Ela não é de lá, Eles são os donos da verdade absoluta?
    Então Eles estão sabendo mais que o Raul Seixas, que nasceu a 10 mil anos atrás e viu Crissto ser cruscificado.”

    Viu Agnus? Não existe nós. O Nós a quem vc se refere é mais fragmentado que ossos em um acidente a 700km/h hehehehe.

  31. É isto ai Icarus !! boicote as religiões só assim pra acabar com estas palhaçadas em nome de Deus.

  32. Mas Agnaldo quem não é favor de Cristo é contra:

    Mateus 12

    30 – Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

    =====

    Resumindo ou é só do rebanho único ou é inferno hahaha.

  33. Icarus,

    A palavra diz que Cristo voltará para buscar a sua noiva, a igreja.
    A palavra diz para que Eu não seja faccionista.
    A apalvra diz quem crer e se arrepender será salvo.

  34. E diz que breve ele voltaria…

  35. Jesus ja veio, ensinou e só praticou o bem.
    Foi homenageado com desprezo e humilhação.
    Sua recompensa foi ser torturado até a morte, por pessoas que se consideravam representantes divinos na terra, então por inveja resolveram assasina-lo.
    Agora estes mesmos religiosos pedem hipócritamente pela sua volta, para que ?
    Sera que não conseguiram entender a sua principal e tão simples mensagem que o caminho para paz é o amor.
    provavelmente se aparecer outro cristo a historia se repetira, só resta saber quem iria mata-lo primeiro:
    os politicos
    Os crentes fanaticos
    Os Ateus fanaticos

    Jesus te escuta e observa o que voce faz e isto basta.

    Feliz natal para todos!

  36. Agnvs AB+

    A palavra diz que Cristo voltará para buscar a sua noiva, a igreja.
    A palavra diz para que Eu não seja faccionista.
    A apalvra diz quem crer e se arrepender será salvo.
    E o que isso tem haver com o que vc estava falando?
    É só te mostrar que vc esta falando merda, que vc muda de assunto, não é?

  37. Tsc Tsc Tsc Vanderlei ainda defendendo um personagem de outra religião
    ?
    Não esqueça que ele previu a própria morte e Jeová ainda gostou hahaha.

  38. leo eu conheci pessoas que preveram a própria morte, mas para voce isto é impossivel não é ?
    Então o impossivel não precisa da sua crença para existir nem Deus.

  39. qunado a ciência e a lógica não resolvem o seu problema a fé entra e resolve a parada transformando o impossivel no Deus possivel.
    voce pode afirmar que que Deus não existe ?
    que o sol não existe, que a vida surge sem razão, mas isto mudara o sentido real da da vida.
    Crenças não são importantes e sim o que voce faz baseado nelas.

  40. Tem haver quando se compreende a lingua portuguesa.

  41. Agnaldo,

    Tem haver quando se compreende a lingua portuguesa.”

    Como demonstrado, você não compreende a língua portuguesa.

    _________________________________

    qunado a ciência e a lógica não resolvem o seu problema a fé entra e resolve a parada transformando o impossivel no Deus possivel.

    É mesmo, Vanderlei? Que tal ajudar os pesquisadores do LHC a encontrar o bóson de Higgs? Que tal usar sua fé para isso?

  42. Boa observação Dhiogo,

    Esta até eu errei ;-)

    Acho que o uso prolongado de corretores ortográficos causam prejuízos hehehehe.

  43. perfeitamente, quando a ciencia termina para recomeça-la é necessario ter fé que isso é possivel, quando o impossivel estiver evidente use a intuição para ver onde esta o possivel.

  44. Hahahaha! Acontece, Icarus. Eu errava bastante com o verbo “haver” no sentido de existir.

    Vanderlei,

    Vou fingir que entendi o que você quis dizer.

  45. Eu me lembro da época em que o Vanderlei rotulava os ateus de fariseus. Até que se explicou a ele que essa associação era incorreta. Ele entendeu e parou de fazer a confusão.

    Talvez quendo ele conseguir entender um pouco mais sobre o que é a ciência e como ela é feita, ele pare com essa idéia equivocada de que há algum componente de fé na ciência.

    Só o tempo vai dizer…

  46. Nossa Vanderlei prever a própria morte deve ser tão útil quanto o poder de voar dentro de aviões…
    E quem você já foi Vanderlei já que prega que almas existem e reencarnam ?

  47. leo se puder veja quem voce é hoje que estara vendo uma parte do que foi no passado.

    FARISEU X ATEUS
    vejamos então:

    fariseus
    não acreditaram em Jesus, ridicularizavam, denegriam e disvirtuavam.
    Se elegeram sabios e deuses uns dos outros representantes da verdade absoluta não quizeram aceitar a verdade cristã por isso resolveram mata-la.
    pediam por milagres para acreditarem.
    “desça da cruz para que possamos acreditar”
    “medico cura-te a ti mesmo” “não salvou aos outros”
    hipócritas tentavam Jesus com armadilhas:
    “mestre nossa lei diz que devemos apedrejar e vós vai descordar da nossa lei?”
    “é licito pagar imposto a cezar ?”

    Ateus reencarnados como Fariseus

    Tambem pedem por milagres para que possam acreditar:
    Deus não faz crescer braços em amputados, não separa gemeos siameses, não consegue criar um “mundo perfeito ateu”.
    Elegeram a ciencia como seu deus e cientistas como seus guias, tambem se fazem deuses uns dos outros por isso tambem resolveram matar qualquer ser acima da sua crença na ciencia.
    Bem disse Jesus: “ninguem podera amar a dois deuses” voce ja escolheram o de voces a ciencia, o dia que ela não puder aliviar as suas dores morais ou fisicas voces pensaram na possibilidade da existencia de algo superior a voces mesmos.
    denigrem e disvirtuam Jesus
    ele mandou amparar pais na velhice ateus dizem que ele mandou matar criancinhas.
    como os fariseus hipocritas gostariam de que Jesus tivesse dito que era errado apedrejar contrariando a lei dos judeus , assim ele seria apedrejado junto com a mulher adutera,(isso o Barros que o diga).
    Ele ensinou que os maus servos que desperdiçarem sua saude , intligencia riquezas com futilidades egoisticas, tudo isso sera tirado deles e dado a quem faz por merecer mais, então voce disvirtuam dizendo que ele prega a escravidão.

    Feliz natal!

  48. Como sempre não me respondeu quem você já foi ?

  49. Engraçado Vanderlei como você ignora todos os absurdos bíblicos para manter a sua fé, não esqueça que Jesus ainda está no ‘mundinho” do mesmo deus que pedia sacrifícios(inclusive a bíblia relata que Jesus foi um), mandava matar por pegar lenha aos sábados, mandou matar mulheres grávidas e etc…
    Não se esqueça que para cristãos(digo os que seguem a Trindade) e muçulmanos é você quem desvirtua Jesus hahaha.

  50. É impressionante! Agora os fariseus reencarnaram como ateus. Já se explicou que fariseus acreditavam no mesmo deus que jesus, mas parece que isso passou batido. Por isso vem essa nova justificativa. E de novo a estória de “ser seu prório deus”: uma hora é pra ser seu próprio deus, depois não é mais. Será que ele não consegue entender que os fariseus não acreditavam em jesus apenas? E será que os crentes não se dão conta de que outras pessoas vieram antes e disseram as mesmas coisas? Os conselhos de jesus a respeito de moral nem são originais.

    Será que ele pensa mesmo que só os ateus desejariam ver braços amputados regenerados? Conheço muitos cristão que gostariam de ver a mesma coisa! Não tem nada a ver com essa idéia absurda de um mundo perfeito ateu. Isso é um argumento de quem não tem nenhum argumento digno desse nome.

    A capacidade de raciocínio do Vanderlei é muito limitada. Ele não consegue compreender realmente nada que não inclua uma crença num deus. O mundo não faz sentido sem a idéia de um deus (ele mesmo já afirmou isso, o que significa que não parece ser uma pessoa disposta a rever pontos de vista), porque provavelmente ele não seria capaz de lidar com isso. Acho que é medo de não conseguir ver propósito numa visão de mundo que não esteja apoiada num ser sobrenatural. Suspresa: não é preciso apelar pra nenhum ser sobrenatural pra dar sentido à sua vida (pessoas em certos países, aqueles mais secularizados, como a Dinamarca, por exemplo, quando são perguntadas sobre qual o sentido da vida, dão a resposta certa: é você quem dá sentido a ela). Há também o medo de deixar de existir após a morte e entãpo a pessoa se agarra nessa ilusão de um criador que preparou pra todos (quer dizer, pra quem cai nessa conversa) um lugar bacana no pós-túmulo. Surepresa: acreditar nisso não o torna verdade. Só prova que queremos que seja assim.

    Jesus pode ter dito para amparar seus pais na velhice, mas não disse, em momento algum, que era errado escravizar seu próximo, o que está escancaradamente patente na bíblia. Ah, mas eu esqueçi. A bíblia foi escrita por seres humanos falíveis e as partes ruins vieram deles. A verdade é que quando alguém rejeita qualquer parte embaraçosa na bíblia, está apenas usando sua própria moral, sua própria ética. Quer dizer, está agindo um pouco como os ateus, que são responsáveis por definir sua própria ética, mas, no caso destes, sem apelos a seres sobrenaturais sobre os quais nem os próprios crentes sabem muito.

    Bom final de ano, Vanderlei.

  51. E uma coisa curiosa a respeito da idéia do Vanderlei de que os fariseus reencarnaram como ateus é que, de acordo com a crença sustentada por ele, em cada reencarnação a pessoa deve evoluir. Ora, na visão dele os fariseus deveriam ter evoluído na encarnação seguinte, mas teriam virado ateus e continuariam fazendo errado. Isso quebra o processo de evolução espiritual que ele postula.

    Mas tudo bem, afinal isso é só um pequeno “loophole” na teoria dele e logo, logo, ele vai surgir com uma justificativa engraçada e esquisita pra isso.

  52. ATEU SÃO FARISEUS?
    Será que ele não consegue entender que os fariseus não acreditavam em jesus apenas?

    R: E vocês acreditam?
    E será que os crentes não se dão conta de que outras pessoas vieram antes e disseram as mesmas coisas? Os conselhos de Jesus a respeito de moral nem são originais

    R: muitos disseram a mesma coisa , mas só ele deu o exemplo pratico, nota-se que você não acredita em Jesus, pois ainda não teve o prazer de conhecê-lo.
    A moral de vocês é a farisaica denegrir, desvirtuar e desacreditar, por isso Deus fez a vida eterna pois já conhecia a dificuldade humana.
    Será que ele pensa mesmo que só os ateus desejariam ver braços amputados regenerados? Conheço muitos cristão que gostariam de ver a mesma coisa!

    R: Sim oramos a Deus para que de alguma forma doentes sejam curados, ou por restabelecimento natural do sistema nervoso autônomo,. Da regeneração de células , da ação dos globeos brancos , por remédios artificiais, de uma cirurgia bem feita, de uma invenção humana, enfim sabemos dar a cezar o que é de cezar e a Deus o que é de Deus, mas vocês só conhecem amam e glorificam a cezar .

    Não tem nada a ver com essa idéia absurda de um mundo perfeito ateu. Isso é um argumento de quem não tem nenhum argumento digno desse nome.

    R: concordo plenamente
    vocês :
    Usam o argumento se o mundo de Deus é imperfeito ele também é, sendo assim não pode existir. Logo exigem de Deus um ” mundo perfeito ateu” para poderem crer nele, assim como os antigos fariseus exigiam de Jesus milagres para poderem crer, Jesus se recusou dizendo a parábola “estratégia de satanás” e afirmou tudo isso acontecerá com essa geração má e perversa leia e comprove que ele estava se referindo a reencarnação.

    ele mesmo já afirmou isso, o que significa que não parece ser uma pessoa disposta a rever pontos de vista

    R: Nisto há UMA COINCIDENCIA !

    A capacidade de raciocínio do FABIO é muito limitada. Ele não consegue compreender realmente nada que inclua uma crença num deus….HE…HE…HE…. SERVIU PARA VOCE TAMBEM.

    Há também o medo de deixar de existir após a morte

    R: O meu cérebro tem medo natural da morte pois segue o seu instinto assim como todos os animais, mas o meu espirito sabe que é eterno, que esta aqui apenas para um breve aprendizado, por isso não se deixa iludir por coisas passageiras, mas tenta aprender o máximo possível pois para isso foi que ele veio.
    Sim você tem razão cada um entende a bíblia muito deacordo com a sua própria moral é por isso que eu não sou um crente fanático nem totalmente cético e você é um ateu extremista e radical.
    Enquanto a vida haverá um Deus eu não desejo um bom final de ano a você, mas sim uma ótima vida eterna, se você estiver certo na sua crença, ambos nunca saberemos, se eu estiver certo a memória imortal da minha alma se alegrará muito por ter registrado essas palavras, pois fé é acreditar sem ter como provar, é acertar sem saber o como ? Sim fé e intuição conseguem ir muito além da ciência racional.
    Então eu te pergunto quem é o limitado? Em termos de espaço somos ambos, mas em termos de pensamentos o meu parece ser ilimitado, quanto ao seu só vai até onde a sua ciência te limita.
    Jesus alertou para o pseudos sábios fariseus que eles eram escravos da sua ignorância e que os filhos de Deus vão e ficam para sempre na casa do Pai, mas os escravos da ignorância nem sempre ficam la e muitas vezes são obrigados a retornarem para a escola da Terra, mas será que não vão aprender isso nunca ? Eu tenho fé que sim, por isso acredito na vida eterna!
    Feliz natal, e Feliz vida eterna! Com muito aprendizado através do trabalho dignificante!

  53. FABIO

    não leve tudo ao pé da letra quando alguem disser que voce é um anjo, isso que dizer que voce fez coisas boas.
    Se Jesus dizia que o pai dos fariseus era o diabo isso apenas significa que eles tinham um mal comportamento, se eu digo que voces são reencarnação dos fariseus é porque estão imitando a obras deles.
    não condeno ninguem vai saber se eu ja fui um farizeu ou ateu, se fui espero não ter uma recaida…he..he..he

  54. E aí, fugindo de Deus? Toma cuidado, a morte é o limiar da chance de acreditar em Deus. Ela não te espera pra sempre. O que será de ti diante disso? Não adianta fugir e se rebelar, o julgamento é certo. O que o mundo te oferece de tão bom, a ponto de rejeitar o Senhor. Te dá a vida eterna, acaso? Te dá um destino seguro? Te responde as suas dúvidas, todas? Reflita, não adianta fugir e/ou ignorar.

  55. E aê Vanderlei não me respondeu quem você já foi ?
    E outra velha questão qual célula capta e transmite as informações da alma ?
    Não adianta ficar com esse papo de alma se nem isso você provou que existe.
    Fernando SPAM.

  56. Vanderlei, você parece que esqueceu do que eu disse há tempos atrás: eu já fui cristão. Já passei pelo catolicismo (religião em que fui inserido por minha família e na qual estive por mais de 25 anos), já tentei até ver qual era a dos evangélicos, mas não gostei das restrições, e durante algum tempo me voltei para o espiritismo. Esse último até que parecia mais promissor, com aquele papo de também considerar a ciência como importante, mas que também tinha umas idéias muito estranhas e pras quais não há comprovação.

    Só que no fim das contas, isso tudo só faz algum sentido pra quem acredita em um deus. E eu deixei de acreditar, mas, obviamente, antes eu achava natural olhar para o mundo e entendê-lo com base num deus. Quando eu passei a questionar mais as coisas e não engolir tudo o que me diziam, a coisa mudou e eu abri os olhos.

    Agora, que tal se você mostrasse evidências de que seu deus existe e que o mundo funciona axatamente de acordo com as supostas leis espirituais perfeitas que você afirma que ele estabeleceu? Até lá, como sempre, as coisas ficarão assim: sem evidência, sem crença.

    Um última pergunta: como é que você tem certeza de que os outros que vieram antes de jesus e que diziam a mesma coisa não deram nenhum exemplo prático?

    A saideira: não condenar a escravidão também faz parte desse exemplo prático? (Veja bem, é que, pra mim, um cara que não condena uma prática tão hedionda não tem muito caçife pra falar sobre moralidade.)

  57. Vanderlei, eu queria poder dizer que você vai ter uma decepção após a morte, porque não vai encontrar nada. Só que não posso falar isso, visto que, como não há nenhuma evidência (nenhumazinha mesmo) de que essa conversa de vida após a morte e espíritos evoluindo seja verdadeira (na verdade, tudo aponta para o contrário), então eu e você não veremos nada, pois já terá cessado nossa consciência.

    Quando você fala que “seu espírito sabe que é eterno” você está apenas expressando o seu desejo de que o fim não chegue com a morte e que você possa rever as pessoas que fizeram parte de sua vida um dia, num outro tipo de existência onde todo mundo está numa boa (quer dizer, todo mundo exceto os fariseus ateus). É uma preocupação humana (portanto, eu também já a tive), mas pelo que tudo indica, nós findaremos por completo.

    Agora, se você acha que eu não tenho razões para dizer isso e tem provas incontestáveis de uma existência post-mortem, então mostre. Só o seu desejo (e sua crença) de que vai ser assim não é suficiente.

    Pelo menos há uma coisa para nos consolar: a matéria que constitui nossos corpos é eterna, embora daqui a alguns anos ela possa estar num estado que não permitirá consciência. Infelizmente, meu caro, é pra esse quadro que tudo aponta.

    Então, permita-me seguir seu exemplo e retribuir seus votos: desejo-lhe uma feliz vida eterna (em forma dissociada espalhada, claro).

  58. Prezado Fabio
    Agora, que tal se você mostrasse evidências de que seu deus existe e que o mundo funciona Exatamente de acordo com as supostas leis espirituais perfeitas que você afirma que ele estabeleceu?

    R: Que tal você em nome de um orgulho racional parar de exigir evidencias a Deus, você já parou para pensar que é um escravo do seu próprio corpo, na guerra pela consciência sua alma esta perdendo feio paro seu cérebro , sim muita ciência e pouca consciência limitando um espaço insignificante dentro de um infinito universo.
    A consciência humana não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, quando vivos por ela há uma disputa entre a alma e o cérebro, a única maneira de da alma assumir a lucidez do controle da consciência é matando o cérebro ou seja desconectando-o do mundo material.
    O sono é um tipo leve de morte cerebral, ou seja ele perde parcialmente o domínio da consciência, neste estagio ele fica parcialmente desconectado do mundo material ao passo que pode morrer uma pessoa ao lado de quem dorme que a isso não terá consciência.
    Ao passo que a consciência dele parece estar vivendo em outro mundo, onde vivencia experiências muito vivas! ( tai uma boa evidencia, quanto mais lucidez e coerência nos seus sonhos maior é o domínio da alma pela consciência).
    Vamos supor ser possível eliminar os sentidos que permitem a consciência da alma no mundo material então após eliminarmos olfato, tato , audição, visão paladar e movimentos o cérebro perderá totalmente a consciência desse mundo, mas ela ainda existe e sabe que esta em algum lugar sem poder se manifestar de alguma forma.
    Neste estagio de quase morte do corpo dependendo do grau de consciência da alma ela assume um estado com força total nos sentidos e pensamentos lúcidos, se o cérebro resolver reassumir ela volta a ser prisioneira do corpo, em caso de morte cerebral ela finalmente se liberta. (tudo isso você só entenderá e aceitará o dia que vivenciar pessoalmente).

    1.Um última pergunta: como é que você tem certeza de que os outros que vieram antes de jesus e que diziam a mesma coisa não deram nenhum exemplo prático?

    R: olha verdade na certeza absoluta só Deus possui este conhecimento, em questão de originalidade o próprio Jesus cansou de repetir frases atribuídas a outros profetas, disseram seus discípulos: “Mestre vimos um homem que não te segue, pregando e curando em seu nome? Deixai o homem em paz. Pois quem não é contra é a favor.”
    Entenda que Jesus não é o único filho de Deus, pois ele é um Deus de muitos filhos de você também, assim sua verdade espalha-se sem distinção como a luz do sol .

    A saideira: não condenar a escravidão também faz parte desse exemplo prático?

    R: A bíblia possui muitas contradições e acredito que algumas invenções e distorções, então eu considero muita falta de recurso ateu querer desvirtuar os bons exemplos, por favor me mande algumas palavras atribuídas a Jesus provando isso, então veremos se é fato ou apelação? Ai saberemos de fato quem tem moralidade?

    1.Pelo menos há uma coisa para nos consolar: a matéria que constitui nossos corpos é eterna, embora daqui a alguns anos ela possa estar num estado que não permitirá consciência. Infelizmente, meu caro, é pra esse quadro que tudo aponta.

    R: Bom que você conseguiu encontrar algo que seja eterno, mas sua fé na eternidade da matéria vem do instinto de sobrevivência do teu cérebro, que escraviza a tua alma subjugando-a ao ponto de faze la crer que não existe, fazendo-o acreditar ser ele é o sr. Absoluto do teu “eu” e que morrendo levara sua consciência com ele.
    A vida eterna da matéria para ti é uma coisa natural ao passo que a eternidade da sua consciência é algo maravilhosos de mais para o teu “eu”, por isso prefere dizer a você mesmo que isto é impossível, pois isso é tudo que você deseja, continuar vivendo eternamente, pois a vida que Deus te deu é maravilhosa e ate os mais sofredores brigam por ela até o ultimo suspiro, até os animais irracionais a defendem.
    Você é como um torcedor tímido de um pequeno time então diz: “Para esse meu pequeno time não existe a menor possibilidade de ser um vitorioso, mas la fundo da sua alma torce para estar errado que tudo o que mais deseja é estar errado , que toda a logica humana esteja equivocada, que o impossível aconteça, que o milagre contrarie sua logica e que o seu time venha ser o campeão, principalmente porque você faz parte desse time.
    Baseado nesta linha de raciocínio vou te fazer algumas perguntas:
    Você deseja que Deus exista? Você deseja ter uma vida eterna ? Você deseja trabalhar e produzir eternamente ?
    Por fim evidencias existem, mas se eu resolver ser do contra até acreditarei na evidencia que existe algo além de matéria , mas não que seja um Deus!
    abraço

  59. Vanderlei é fato experiências de quase morte são alucinações por falta de oxigênio, por isso um cristão imagina anjos e um hindu divindades hindus.
    Já disse durante o sono a atividade cerebral aumenta não diminui http://ciencia.hsw.uol.com.br/sonhos1.htm
    Vanderlei você é uma alma em um cérebro ?
    Já que tocou no assunto como acontece essa conexão ?
    Qual célula cerebral entra em conflito com a alma ?
    E que papo é esse que o cérebro fica em conflito com a alma ?
    É como afirmar que os meus rins ficam em conflito com os meus chakras não faz sentido algum.

  60. E você Vanderlei como foi a sua morte cerebral já que afirma com tanta certeza que já passou por uma ?
    Hahaha.

  61. http://bulevoador.haaan.com/2010/12/24/mente-e-corpo-o-dualismo-a-luz-do-espiritismo/ aprenda Vanderlei esse papo de alma é ignorância pura.

  62. Que tal você em nome de um orgulho racional parar de exigir evidencias a Deus(…)

    Vanderlei, quando se pede a alguém pra afreditar em alguma coisa, deve-se dar indícios de que o objeto da crença tem existência. Não faz sentido acreditar em algo ilusório. É perda de tempo.

    O sono é um tipo leve de morte cerebral, ou seja ele perde parcialmente o domínio da consciência, neste estagio ele fica parcialmente desconectado do mundo material ao passo que pode morrer uma pessoa ao lado de quem dorme que a isso não terá consciência.
    Ao passo que a consciência dele parece estar vivendo em outro mundo, onde vivencia experiências muito vivas! ( tai uma boa evidencia, quanto mais lucidez e coerência nos seus sonhos maior é o domínio da alma pela consciência).

    O cérebro continua ativo durante o sono, especialmente na fase REM, onde há intensa atividade cerebral, sendo que a fase REM ocupa até 25% do sono. No sono REM, as ondas cerebrais ocorrem cerca de 60 a 70 por segundo e o cérebro gera cerca de cinco vezes mais eletricidade do que no estado acordado. As ondas cerebrais não representam estados de consciência, mas atividade elétrica no cérebro. Isso pode ser observados num PET scan do cérebro de uma pessoa dormindo. As experiências vivas que você descreve são geradas nas fases NREM do sono, os sonhos, são simplesmente atividade inconsciente do cérebro. Não há atividade consciente nos sonhos. Domínio da alma (que ninguém conseguiu provar quer existe) era a resposta que se dava na época em que não se sabia quase nada sobre os sonhos. Dizer que é evidência pressupõe que já se provvou que a alma existe.

    Agora, uma coisa curiosa é que, se sonhos são uma porta para um outro mundo, sobrenatural, então pessoas cegas (que de acordo com sua crença também devem ter uma alma) não deveriam ser afetaqdas por sua limitação física de não enxergar e deveriam ter sonhos como eu e você, que enxergamos. Mas pessoas cegas não tem sonhos visuais.

    Quando se fala da conivência, ou não condenaçao da escravidão por parte da figura de jesus, o que se está querendo mostrar é que ele tinha idéias que não condizem com a de um ser com moral perfeita. Ele disse coisas que se consideram corretas, como fazer bem aos outros, mas a questão da não condenação da escravidão depõe contra ele. E isso parece ser um espinho no pé de quem crê. A saída é dizer que só se quer desvirtuar os bons ensinamentos. Não se disvirtua os bons ensinamentos, mas deve-se criticar as posições morais duvidosas.

    Eu não tenho fé na eternidade da matéria. Minha aceitação do caráter eterno dela vem da ciência e não de um sentimento religioso. Não há neda que nos faça pensar que ela não teria existência perpétua, portanto até que apareça evidência em contrário, esta é a idéia em voga.

    Se evidências existem, então indique onde procurá-las, mas se elas se resumirem a experiênciass e relatos pessoais, são de pouco valor, pois como já foi explicado várias vezes, testemunhos não “evidências” confiáveis. A pessoa pode estar mentindo pra sustentar um ponto de vista ou apenas interpretando erroneamente uma situação. Digamos que você fosse acusado de algum crime (por exemplo, roubar um banco). Apenas os testemunhos de pessoas contra você não seriam suficiente para te condenar. Seria necessário alguma evidência material (como uma filmagem de uma câmera de segurança, ou uma foto).

    Por isso que evidências são importantes, e sem evidência, sem crença.

  63. Esta eu não sabia heim fabio !! vou até confirmar isto qeu voce disse que cegos de nascença não tem sonho com imagens; para min isto é muito importante ; porque muita coisa das religiões são baseadas em sonhos.
    Isto ai faz cair muitas teorias religiosas.

  64. Ta vendo aquele dia o Eduardo entrou aqui falando que tinhamos qeu discutir isto ou aquilo ; ele tinha até uam proposta boa.
    Mas é falando coisas simples que nos leva a pensar e dizer : Esta pessoa tem razão.

    Ai o Fabio falou dos cegos ; ja mudou meu conceito um pouco com relação a estas religiões qeu usam de sonhos etc.

    E outra coisa os textos do Barros são ótimos ; para se fazer pensar sobre o assunto abordado e para os teístas qeu no geral são do povão não tem muita cultura.

  65. BOM DIA LEO TA DE FÉRIAS, não dorme mais !

    o instinto natural do medo pela desconhecida morte é fator da inteligencia divina em prol da vida.
    Se fosse do conhecimento de todos que a vida continua, muitos procurariam voluntariamente, pela desistencia prematura da sua missão terrena usando para isso os mais variados infundamentos, tipo a proxima vai ser melhor!
    Quanto ao seu interesse pelo conhecimento de qual celula a alma esta conectada ao corpo eu diria que todas, promiscuamente ha uma inteiratividade entre alma e corpo, o corpo é o instrumento capaz de interagir a alma com o mundo material, o que um faz o outro sente seus efeitos, quando o corpo sofre ou sente prazer a alma acompanha e vice versa quando a sua alma esta doente, depressiva não ha medico no mundo que te cure o corpo a não ser médicos de almas (psicólogos).
    Drogas podem afetar o cerebro e por consequencia pertubar a alma pois estão intimamente ligados, mas cessado o efeito ambos voltaram para o estado normal.
    Mas nada do que se faz deliberadamente atentando contra a natureza da conciencia humana deixara de produzir efeitos pertubadores da harmonia do todo, assim o individuo que abusa do uso de drogas com o unico objetivo de perder a sua consciencia do mundo material, atenta contra sua própria vida desprezando a consciencia dela, assim ele inicia um longo processo em busca da perda “quase que definitiva” da razão, o processo contrario é igualmente longo e necessario é ter a mesma vontade em sentido contrario.
    Tudo isso digo pois acredito entender o seu real interesse por esse assunto, contudo nada disso é uma regra a loucura é causada por varias tipos de paixóes humanas, pois esta escrito:
    “amaras somente ao Sr. teu Deus sobre todas as coisas.” isto evitará a perda da sua razão.
    tch.

  66. Fabio
    . Não há atividade consciente nos sonhos. Domínio da alma (que ninguém conseguiu provar quer existe)

    R: o dia em que sua alma conseguir assumir autonomia da consciecia, seja pelo efeito anestesico do sono no cerebro, voce sera capaz de raciocinar dentro do sonho , tera vontade própria lucidez de visão e pensamentos.
    Muitos genios cientificos trouxeram deste estado da emacipação da alma muito da ciencia humana.
    Isto igualmente acontece com musicos, escritores e todo tipo de artistas.
    E oque dizer de pessoas que em estado de inconciencia anestesica em cirurgias ao voltarem descrever com riqueza de detalhes todo o processo cirurgico e quais foram os medicos ?
    É possivel exergar com os olhos fechados, ter consciencia em estado inconsciente até mesmo a dor ? Este é um fato comprovado cientificamente que evidencia a existencia de outro tipo de conciencia diferente da cerebral, ou seja emacipação da alma.
    Contraditório é a teoria do Leonardo justificando isso pelo efeito pertubador das drogas no cerebro, devido a coerencia dos relatos a presentados após cessado o efeito pertubador das drogas, pelo contrario isso deveria ser motivo de incoerencia e delirios sem nexos.

    Quanto a questão de cegos de nascenças não terem sonhos com imagens é uma questão interessante, vou pesquisar com pessoas nesta condições. Mas sera que sonham com vozes num dialogo?

    Continuo aguardando pela suas justificativas em acusar Jesus como um simpatizante da escravidão, como se diz: Acusação sem provas é fofócas e falsos testemunhos.

    A INCOERÊNCIA DO QUE DESEJAMOS E NO QUE ACREDITAMOS.

    Vamos la Fabio seja verdadeiro.pois não podemos criar crenças engando a nós mesmos tenha personalidade própria e responda sinceramente:

    Você deseja que Deus exista? Você deseja ter uma vida eterna ? Você deseja trabalhar e produzir eternamente ?

    Esta é a grande questão assumir o que realmente somos e desejamos isto é a nossa verdadeira crença, se ela é verdadeira só o tempo ira dar a resposta.
    MAS ANTES DE CONHECERMOS A DEUS É NECESSARIO CONHERMOS A NÓS MESMOS !
    tch.

  67. Continua aguardando pela minhas justificativas em acusar Jesus como um simpatizante da escravidão? Leia a bíblia, meu caro. Depois aponte o versículo do capítulo do evangelho em que jesus afirma que é errado escravizar o próximo. Eu procurei e não achei. Agora, tem uma hora em que ele diz é que deve-se amar ao próximo e tem outra em que ele diz que não se deve bater com força no seu escravo. Vai ver que “bater de levinho” é uma forma de “amor ao próximo” aplicada ao caso do escravo.

    Agora, todo o seu discurso se baseia na existência do que se chama de alma, que você não tem como provar que existe (e ninguém até agora foi capaz).

    Respondendo a suas perguntas (que você propôs pra desviar do assunto, como costuma fazer):

    -Você deseja que Deus exista?
    R: desejo saber a verdade. E até o momento, crença nenhuma fez nada para provar a verdade daquilo em que se baseia, ou seja, a existência de um deus. Fé não prova existência de deuses, só prova que a pessoa está disposta a acreditar, muitas vezes até se houver de evidência em contrário.

    -Você deseja ter uma vida eterna?
    R: lógico, meu amigo, e quem não deseja? só que o fato de eu querer não faz com que isso se torne verdade. E além disso, se o Universo for pra morte térmica, não haverá vida eterna.

    -Você deseja trabalhar e produzir eternamente?
    R: sem tirar férias de vez em quando, não.

  68. Fabio
    Leia a bíblia, meu caro. Depois aponte o versículo do capítulo do evangelho em que jesus afirma que é correto escravizar o próximo?Eu procurei na biblia e não achei! he….he…he….he! oh! argumento furado!
    De onde que voce tirou esta ideia equivocada?

    Você deseja que Deus exista?
    R: desejo saber a verdade.

    Voce quer que Deus seja uma verdade ?

    Mas se desconhece a verdade não pode afirmar com toda certeza que ele não existe logo assuma que voce é um agnóstico.

    -Você deseja trabalhar e produzir eternamente?
    R: sem tirar férias de vez em quando, não.

    Jesus: “o meu Pai trabalha até agora eu eu tambem” assim justificou ao judeus que Deus nunca parou de trabalhar descansando no sabado. por contrariar a lei de moises ensinando as verdadeiras leis de Deus foi por isso crucificado.
    NInguem consegue ficar na ociosidade absoluta eu costumo dizer que quando tiro ferias em casa trabalho mais que na ativa.
    Por isso enquanto houver vida necessario é o trabalho para alimentar essa vida.
    Isto o coração que o diga!
    Quando voce resolver descançar, para continuar tendo vida outros terão que trabalhar por eles mesmos e por voce tambem, pois trabalho e vida fazem parte da lei divina.

    tch.

  69. Vanderlei, se o meu argumento for furado, então deve haver uma passagem onde o nazareno diz que é errado escravizar o próximo. Aponte essa passagem. Ou você também não encontrou?

    Mas se desconhece a verdade não pode afirmar com toda certeza que ele não existe logo assuma que voce é um agnóstico.

    Você conhece a verdade? Se afirma que ele existe e vive chamando os outros de arrogantes porque não concordam com você, está dando sinais de que tem certeza absoluta. Não nenhuma evidência de um deus. Há a vontade das pessoas de encontrar um deus, e então enxergam ele em tudo. Querer encontrar algo não significa que esse algo exista.

    Agnóstico em relação ao quê? Se for em relação ao seu deus, não posso assumir essa posição, pois você o inventou. Sou ateu em relação a ele. Eu não estaria sendo honesto se pensasse de outra forma.

    Se você se refere a uma inteligência superior externa ao Universo e que poderia tê-lo criado, então nesse caso, e só nesse caso, você poderia me chamar de agnóstico. Mas ainda há um problema: não há nenhuma evidência de um ser assim. Curioso, não é?

    Eu li outro dia uma definição para o termo agnóstico e bem interessante.

    Agnosticismo: A posição de que, se há imensas evidências para A e absolutamente nenhuma para B, isso torna ambos igualmente prováveis.

    Por isso que a posição de agnóstico não é adequada pra mim. Logo, não faz sentido exigir de mim uma posição que não é a minha.

    Agora, por obséquio, indique, se houver, a passagem que eu te pedi lá no início do comentário.

  70. Ôpa, já ia me esquecendo dos créditos. A definição de agnosticismo eu encontrei no site Ateísmo-Pt.

    Há até um FAQ do ateísmo, leitura muito interessante. Até para os que não são ateus. Fica a dica pra quem ainda não conhece o site.

  71. Fabio
    Vanderlei, se o meu argumento for furado, então deve haver uma passagem onde o nazareno diz que é errado escravizar o próximo. Aponte essa passagem. Ou você também não encontrou?

    R: seguindo a mesma linha de raciocinio e argumentos ateus pela convivencia eu diria que:

    Tambem não encontrei Jesus falando que era contra as drogas, contra o aborto, contra ateismo de acordo com seu raciocinio isto signigfica que ele era a favor de todas essa coisas ?
    Quem ama o seu proximo escraviza-o ?
    Jesus ensinou a amar quanto ao escravizar fica por conta da sua consciencia.

    Tanto a sua mentalidade quanto a do Barros inconcientemente procuram pela morte de Jesus:
    Judeus com a lei de moisés no coração e pedras mãos com a premeditada intenção de apedrejar mais a Jesus que a adutera, para isso só esperavam hipocritamente a inocente posição que voce exige dele, não por estar buscando a justiça e sim ao contrario violencia contra inocentes, assim me parece que tantos ateus como fariseus desejam, no seu intimo que jesus gritasse inocentemente: “É errado apedrejar aduteras, É ERRADO ESCRAVIZAR O PRÓXIMO”
    então fariseus teriam a prova que Jesus desaprovava algumas leis de moises atribuindo-as como sendo de origem humanas, apedrejando ele até a morte.

    Quanto acerteza absoluta que Deus existe, eu tenho uma forte intuição e fatos oservados na minha vida que me levam a crer na sua existencia real e ativa, mas não sou arrogante o suficiente para afirmar que tenho certeza pois reconheço que ainda sou imperfeito.
    Ao contrario de voce que me parece ter uma grande dificuldade de assumir suas duvidas quanto a inexistencia divina.

    tch

  72. Vanderlei pergunta:
    Tambem não encontrei Jesus falando que era contra as drogas, contra o aborto, contra ateismo de acordo com seu raciocinio isto signigfica que ele era a favor de todas essa coisas ?

    *Sobre as drogas: não sei o que ele disse a respeito delas, nunca vi nenhuma passagem sobre isso.

    *Sobre o aborto: não sei o que ele disse a respeito do aborto, nunca vi nenhuma passagem sobre isso. Mas, sendo judeu, imagino que ele não fosse a favor.

    Entretanto, se levarmos em consideração o que se lê em

    Mateus 5:17 – Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir, (palavras de jesus)

    então, supõe-se que deve continuar valendo o que se lê em

    Levítico 27:6 – Se for de um mês até cinco anos, a tua avaliação do homem será de cinco siclos de prata, e da mulher três siclos de prata.

    (Lembrando que o Levítico contém a Lei dos sacerdotes da Tribo de Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo Fonte: Wikipédia) Tudo bem que aqui podemos fazer uma outra interpretação, porque quando a passagem diz “um mês”, não especifica se é 1 mês após a concepção (o que seria um aborto) ou 1 mês de vida. De qualquer forma, a mensagem dessa parte do Levítico é que seres humanos jovens tem menos valor (monetário) que os mais velhos. Duvida? Leia do começo, onde está escrito “Disse mais o Senhor a Moisés”.

    * Sobre o ateísmo: o novo testamento fala sobre não-cristãos. Sou ateu, portanto me classifico nessa categoria, apesar de entender que quando a bíblia se refere a não-cristãos deve incluir seguidores de outras crenças. Não sendo cristão, imagino que talvez se aplique a mim o que se lê em 2 Coríntios:14-17, onde se aconselha o cristão a se afastar dos que não crêem no cristo. Indo um pouco mais além, o fato de eu não ser cristão me faz encarar o espírito santo como algo inventado, parte da mitologia, o que me enquadraria também na categoria de blasfemador. Sendo eu um blasfemador, aplica-se a mim o que se lê em

    Mateus 12:
    -31 Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
    -32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.
    (palavras de jesus)

    Eu acho que isso já seria mais do que suficiente pra se concluir que jesus não gostava de ateus.

    Vanderlei diz:
    Jesus ensinou a amar quanto ao escravizar fica por conta da sua consciencia.

    Quer dizer que esse é o ensinamento do espírito mais elevado de todos? O exemplo de retidão e moral? Pra condenar a escravidão, basta dizer duas palavras: não escravize! É difícil dizer isso? Por que alguém que você considera o mais correto espírito falaria sobre tantas outras coisas, mas deixaria essa brecha embaraçosa?

    Pelo modo como você começou o seu comentário, presumo que você não achou uma passagem sequer onde o nazareno condena a escravidão. No entanto, você disse anteriormente que meu argumento era furado. Não é, e cito abaixo vários motivos (utilizando mais de uma versão da bíblia):

    Palavras de jesus, segundo o evangelho de Marcos.
    .
    .
    Almeida Corrigida e Revisada Fiel

    Lucas 12:
    -47 E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
    -48 Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

    Almeida Revisada Imprensa Bíblica

    Lucas 12:
    -47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
    -48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.

    Versão Católica

    Lucas 12:
    -47 O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes.
    -48 Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir.

    Aqui, jesus usa a escravidão como exemplo, mas em nenhum momento diz que é errado escravizar o próximo. Na verdade, ele até fala a respeito da intensidade da punição.
    .
    .
    .
    Mais algumas palavras de jesus sobre o tema, segundo o evangelho de Mateus.
    .
    .
    Almeida Corrigida e Revisada Fiel

    Mateus 10:
    -24 Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.

    Almeida Revisada Imprensa Bíblica

    Mateus 10:
    -24 Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.

    Versão Católica

    Mateus 10:
    -24 O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.

    .
    .
    .
    Há mais exemplos no novo testamento, mas antes de mostrá-los, vejamos:

    O Antigo Testamento resume [a aliança entre deus e o seu povo] nesta expressão: «Vós sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus.» (Lv 26,12; Jr 7,23; Ez 37,27).

    Mas esta Aliança era provisória, apontava para a Nova Aliança (Jr 31,31-34) que foi selada com o sangue de Jesus Cristo (Mt 26,27; Mc 14,24; Lc 22,20). A este respeito, diz o Concílio Vaticano II: “A Palavra de Deus, que é poder de Deus para a salvação de todos os crentes, apresenta-se e manifesta a sua virtude de um modo eminente nos escritos do Novo Testamento”. Fonte: Capuchinhos

    Esta citação foi colocada com o intuito de lembrar que os livros do novo testamento, ordenados após os evangelhos, não devem contradizer os ensinamentos constantes nos evangelhos. Logo, se o nazareno não condenou a escravidão nos evangelhos e até a usou como exemplo, inclusive detalhando, como se viu, a intensidade dos castigos, os livros seguintes não deveriam se afastar da palavra do mestre. E não se afastam, como se pode ler nas seguintes passagens:
    .
    .
    .
    Almeida Corrigida e Revisada Fiel

    1 Timóteo 6:
    -1 Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
    -2 E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.

    Almeida Revisada Imprensa Bíblica

    1 Timóteo 6:
    -1 Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
    -2 E os que têm senhores crentes não os desprezem, porque são irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que se utilizam do seu bom serviço, são crentes e amados. Ensina estas coisas.

    Versão Católica

    1 Timóteo 6:
    -1 Todos os que vivem sob o jugo da servidão considerem seus senhores dignos de toda honra, para que não sejam caluniados o nome de Deus e sua doutrina.
    -2 E os que têm patrões que abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis amados de Deus e participantes de seus benefícios. Tal deve ser o tema de teus ensinamentos e de tuas exortações.

    Aqui, Paulo manda os escravos serem bonzinhos com seus senhores para não desonrar o nome de deus. E se o senhor for cristão, o escravo deve serví-lo com mais afinco ainda. Mas o pior ainda está por vir, como se lê no livro de Pedro (o apóstolo!):

    Almeida Corrigida e Revisada Fiel

    1 Pedro 2:
    -18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
    -19 Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
    -20 Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.

    Almeida Revisada Imprensa Bíblica

    1 Pedro 2:
    -18 Servos, sede sujeitos com todo o temor a vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos perversos.
    -19 Pois isto é agradável, se alguém, por ser cônscio de Deus, suporta tristezas, padecendo injustamente.
    -20 Pois que glória é, se sofreis com paciência, quando cometeis pecado, e sois por isso esbofeteados? mas se sofreis com paciência, quando fazeis o bem e por isso padeceis, isto é agradável a Deus.

    Precisa comentar? Escravo, sirva bem ao senhor bom e da mesma forma ao senhor mau. E olhem que Pedro foi apóstolo, ou seja, bebeu direto na fonte!
    .
    .

    Será que meu argumento é mesmo furado?

    Se hoje em dia há cristãos que não são a favor da escravidão, isso se deve mais a influência de outras correntes filosóficas, como o Iluminismo, por exemplo.

    Pra finalizar, eu não tenho dúvidas quanto à inexistência do deus que você postula. Eu achei que isso já tinha ficado bem claro.

  73. Hahaha então Vanderlei como a alma(imaterial) interage com o cérebro ?
    Até agora não respondeu…
    Deve haver uma conexão, mas como nem pode provar que almas existem tenho certeza que não terei essa resposta.

  74. Bom dia Fabio
    Eu não sou um crente extremista e radical a ponto de defender incoerências bíblicas, pois bem reconheço as mesquinharias humanas que se encontram la, mas também grandes ensinamentos de origens superiores, portanto digo que numa grande quantidade de contradições e absurdos bíblicos é muita falta de recurso da sua parte, querer imputar inverdades a Jesus.
    Apesar de gostar de comentar sobre escritos bíblicos , principalmente quando os antigos exemplos ainda hoje se fazem validos, não acho muito produtivo e sim desgastantes os debates bíblicos por fatalmente se tornarem prolongados e evasivos. Contudo respeitando a sua boa vontade em tentar justificar seu argumento condenando Jesus a ser simpatizante escravagista, vou colocar o meu ponto de vista bem divergente do seu, pois a capacidade de entendimento das pessoas é que as tornam ateus ou crentes.
    Você quer imputar ações dos discípulos a Jesus, o fato de andarem com ele não quer dizer que possuíam nível de entendimento 100% elevado para aceitar e praticar seus ensinamentos na integra,( A exemplo do bispo Edir Macedo que para mim ta mais para um ateu disfarçado de crente financeiro) ái pode ter havido erros de interpretação pessoal, sem falar das traduções e manipulações políticas.
    Você tem razão quando diz que Moises fez varias leis relacionadas ao escravagismo, mas seja também honesto e comente as que procuravam amenizar o sofrimento escravo, pois mesmo Moises não sendo perfeito, mas já era um espírito de mente elevada para sua época. A sua lei : “De ninguém poder trabalhar no sábado foi uma forma inteligente e democrática sem expor a sua cabeça a premio conseguindo oficializar um justo descanso aos animais de carga e aos escravos.”

    1.Mateus 5:17 – Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir, (palavras de jesus)
    então, supõe-se que deve continuar valendo o que se lê em

    R: Aqui você supõe EQUIVOCADAMENTE! Vejamos:
    Se Jesus estivesse totalmente de acordo com as leis e os ensinamentos de Moisés não teria mais nada a dizer nem a ensinar. Então você não entendeu o verdadeiro sentido dessas palavras de Jesus:

    1.Mateus 5:17 – Não penseis que vim destruir (A verdadeira lei de Deus) ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir, (palavras de jesus) Sim ele veio para ensinar que a verdadeiras lei de Deus não estavam sendo cumpridas como deviam ser.

    Não foi Moisés que vos deu o verdadeiro pão do céu deserto (Verdadeiras leis de Deus), Eu Sou o verdadeiro pão que veio do céu (Verdades Divinas) quem aprender de mim se alimentar terá vida em abundancia.
    E você Fabio tem vida em abundancia no amplo sentido do seu ser ?
    Ao ponto de poder afirmar isso com muita convicção:
    Mesmo que eu ande pelo vale da sombra do desespero , nada temerei pois Deus é minha força nele eu encontrei descanso ?

    Resumindo : Se você tivesse entendido de fato os ensinamentos cristãos saberia que Jesus foi crucificado exatamente por ensinar que algumas leis de Moises eram apenas de Moises e não de Deus, assim como os ensinamentos políticos de alguns discípulos de Jesus vinham deles mesmos e não eram de fatos cristãos.
    1.Lucas 12:
    -47 E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
    -48 Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

    R: Acredito que a maioria dos ateus como também os crentes fanáticos são partidários extremistas de suas crenças e não se dão ao trabalho de examinar e raciocinar, desde que o argumento lhe sejam favoráveis a concretização de suas crenças, então vejamos:
    47 Servo que soube a vontade do seu Sr. = É aquele que recebeu inteligência, cultura , saúde e discernimento sobre o certo e o errado, mas mesmo assim não quis fazer a vontade do seu Sr. Deus.
    48 Servo ignorante, sofrerá apenas frutos da sua própria ignorância e má vontade.
    A todo aquele que o Sr. Deus tiver dado no nascimento muitas coisas boas como Saúde, inteligência, Família, discernimento, cultura, ciência, consciência e riquezas a este no final da sua jornada muito mais será exigido dele.
    E será tirado dos maus e inúteis servos os “talentos” dado por Deus e dado aos bons servos que trabalharam por merecer mais ainda, então para os maus servos haverá choro e ranger de dentes.

    Espero sinceramente que você tenha entendido que : Servo cristão é quem está a serviço da natureza divina e não é um escravo de homens. O Sr. é Deus e não é um escravagista.
    Assim espero ter esclarecido a sua duvida abaixo:

    Será que meu argumento é mesmo furado?

    R: Eu acho que sim o seu argumento e principalmente o seu entendimento bíblico cristão são bem equivocados, se eu compartilhasse igualmente deles, fatalmente seria também um ateu, pois com o seu tipo de visão, não conseguiria enxergar Deus nenhum, apenas um aspecto desvirtuado, assim consideraria que eles não existissem.

    Para mim ateus, são frutos de religiões também equivocadas que, plantaram políticas, falsos ensinamentos, mesquinharias humanas e agora estão colhendo: ATEUS ! OH! IRÔNIA ?

    Quanto ao fato de Jesus não gostar de ateus , você não o viu pedindo perdão aos seus carrascos que o torturavam humilhavam e o assassinavam na cruz ? Só quis ver passagens que imputassem a Jesus alguma falta moral como o absurda escravidão ? Sim este tipo de atitude que te levaram a ser um ateu, ta na hora de rever os seus conceitos, pois atrás de provas , lógica, razões e falsas moralidades pode estar escondido: “um desejo oculto de uma satisfação pessoal”. Então veja ! E descubra-se:

    1.Quer dizer que esse é o ensinamento do espírito mais elevado de todos? O exemplo de retidão e moral? Pra condenar a escravidão, basta dizer duas palavras: não escravize! É difícil dizer isso? Por que alguém que você considera o mais correto espírito falaria sobre tantas outras coisas, mas deixaria essa brecha embaraçosa?

    R: Sua falsa moralidade assim como a dos fariseus não esta nenhum pouco preocupada com escravidão milenar humana, visto que não esta mais na moda, mas o seu desejo “oculto de vingança” inconscientemente gostaria de poder voltar no tempo e como um antigo fariseu arquitetar uma arapuca cristã, então gritaria no meio da multidão: “Mestre é licito pagar imposto aos romanos ? Devemos apedrejar adúlteras até a morte ? Todos devem libertar seu escravos ? Sim mestre mostre que não é um enviado divino seja burro e diga ingenuamente diante de todos que Moises pisou nos tomates, pois tudo o que os fariseus e ateus querem é crucificá-lo , Já ! ….he…he…he…..he…he ! Ateus não podendo mais crucificar o corpo de Cristo se contentam em denegrir, desvirtuar e assassinar a sua imagem.
    A isto eu chamo de apelação egocentrista ! Crentes fanáticos constroem a imagem de Judas esquecem o amor cristão e detonam literalmente a imagem de Judas, vocês pegam a suposta imagem de Jesus , de Maria e as denigrem sem dó nem piedade, não se importam de estarem correndo o risco de levantarem falsos testemunhos contra inocentes, isto se deve a arrogância de terem a crença na certeza convicta que estas pessoas não existiram pelo fato de não terem as conhecido pessoalmente nem querer aceitar suas palavras, ou então inconscientemente agem como os que se aproveitam da generosidade do bom Pai, nada de mal nos acontecerá ! He…he…he…he, mas quem planta falsos testemunhos colhem descrenças, vocês conseguirão ser algozes e carrascos, vitimas e juízes tudo ao mesmo nisto consiste a verdadeira justiça divina .

    Eu acho que isso já seria mais do que suficiente pra se concluir que jesus não gostava de ateus.

    R: Não se preocupe, Jesus não faz acepção de pessoas, Mateus Levi era odiado por Judeus pois alem de não seguir os religiosos fariseu ainda trabalhava recolhendo impostos para os romanos, e Jesus o escolheu como um apostolo e futuro autor da sua estória,
    Portanto você colhera o que praticar e não aquilo que acreditar, como já disse não acredito que inferno e condenação eterna sejam palavras de Jesus e sim que o homem deve perdoar sempre e Deus eternamente!

    Obs. Finais:
    Não leve para o lado pessoal, reflita e o que julgar conveniente ignore.

    Este longo texto foi dedicado in memorium aos crentes Sr Carlos e Dna. Áurea (saudades…he…he…he)!
    Feliz 2011 !

  75. LEO
    Hahaha então Vanderlei como a alma(imaterial) interage com o cérebro ?
    Até agora não respondeu…
    Deve haver uma conexão, mas como nem pode provar que almas existem tenho certeza que não terei essa resposta.

    R; Fico contente em ver voce desejando acreditar na existencia de alma, pois acredito que ela seja eterna e superior a fragilidade da carne, quanto ao obter respostas:

    ” O que lhe disserem em segredo suba nos telhados e gritem para que todos conheçam essa verdade, pois tudo que estiver em segredos sera revelado”
    “Apredendam a bater na porta para que ela se abra”
    ” aquele que se instruir na verdade, sera igual ao seu mestre Jesus” E se tiver fé nisto fara obras maiores que as de Jesus”
    “muito ainda tenho para revelar-vos, mas vós no momento ainda não estais preparados, no momento oportuno enviarei um “espirito da verdade” que vos revelará todas as coisas”
    “Mestre por dizem os escribas que Elias vírá?”
    De fato Elias ja veio e não o reconheceram(cortaram a cabeça de João Batista) Ele vira novamente e esclarecera todas as coisas.

    Se esta profecia se cumpriu eu não posso afirmar, mas que muitas coisas ja foram reveladas é fato, mas se ainda não querem reconhecer eu sinto muito.

    Eu não possuo este conhecimento mas,aprenda defender os seus intesses se instruindo na verdade, aprenda a bater na porta CERTA, pois a da deusa wicca te conduziu até o ateismo,
    Facil é pois atribuir tudo como sendo obra do acaso sem lógica sem compromisso nenhum co a vida, pois isso justifica nossa insensates e ignorancia, mas acreditar num numa razão lógica superior condenaria nossos atos insensatos e um dever constante de progresso moral é um arduo trabalho.
    O dia em que grande maioria :
    Das arvores produzirem pedras ao inves de frutos que nos alimentam e dão vida…
    Que os pés nascerem na cabeça e obrigarem os seres humanos a andarem de ponta cabeça……a gravidade do sol atrair para o espaço objetos dentro da gravidade terrestre……que alimentos entrarem dentro do corpo e não tiverem por onde sair……que não houverem mais sorrisos…..sentimentos……pensamentos……nascimento…..velhice…….morte….renovação eternas e principalmento o amor pela vida …então eu direi que deus deixou de existir.
    tch.

  76. Vanderlei diz:
    (…)bem reconheço as mesquinharias humanas que se encontram la, mas também grandes ensinamentos de origens superiores(…)

    Não se nega que há nos ensinamentos. Também não se nega que não são de modo algum originais. E quanto às partes ruins?

    Vanderlei diz:
    Você tem razão quando diz que Moises fez varias leis relacionadas ao escravagismo, mas seja também honesto e comente as que procuravam amenizar o sofrimento escravo(…)

    Por favor sinta-se à vontade para expô-las.

    Vanderlei diz:
    A sua lei : “De ninguém poder trabalhar no sábado foi uma forma inteligente e democrática sem expor a sua cabeça a premio conseguindo oficializar um justo descanso aos animais de carga e aos escravos.”

    Ele tinha medo de pôr a cabeça a prêmio? Justo descanso aos escravos? Não seria mais justo a liberdade dos escravos?

    Vanderlei diz:
    Sim ele [jesus] veio para ensinar que a verdadeiras lei de Deus não estavam sendo cumpridas como deviam ser.

    Quais as verdadeiras leis de deus? Será que deus não saberia que os portadores da lei iriam cumprí-las de modo equivocado? Que deus é esse que não sabe direito a quem entrega suas leis e tem que voltar depois pra consertar a situação? É ele incompetente? Parece.

    Vanderlei diz:
    Não foi Moisés que vos deu o verdadeiro pão do céu deserto (Verdadeiras leis de Deus), Eu Sou o verdadeiro pão que veio do céu (Verdades Divinas) quem aprender de mim se alimentar terá vida em abundancia.

    De onde você tirou essa citação? A maneira como você emprega o pronome “Eu” dá a entender que isso saiu da boca do próprio jesus. Em que parte dos evangelhos ou em que livro do NT ela está? Ou ela é sua?

    Vanderlei diz:
    E você Fabio tem vida em abundancia no amplo sentido do seu ser ?
    Ao ponto de poder afirmar isso com muita convicção:
    Mesmo que eu ande pelo vale da sombra do desespero , nada temerei pois Deus é minha força nele eu encontrei descanso ?

    A última frase pode fazer sentido pra você que acredita em um deus, mas pra mim não. E lembre-se: a discussão é a respeito da não condenação da escravidão, por parte de jesus. Minha posição você já conhece, então atenha-se ao tema.

    Vanderlei diz:
    Se você tivesse entendido de fato os ensinamentos cristãos saberia que Jesus foi crucificado exatamente por ensinar que algumas leis de Moises eram apenas de Moises e não de Deus,(…)

    Por favor, detalhe o trecho em que você se baseou para fazer essa afirmação.

    assim como os ensinamentos políticos de alguns discípulos de Jesus vinham deles mesmos e não eram de fatos cristãos.

    Quais ensinamentos? Pode dar exemplos, por obséquio?

    Vanderlei diz:
    Acredito que a maioria dos ateus como também os crentes fanáticos são partidários extremistas de suas crenças e não se dão ao trabalho de examinar e raciocinar, desde que o argumento lhe sejam favoráveis a concretização de suas crenças, então vejamos:

    Depois de tudo o que eu expus, você ainda acha que eu não examinei?

    Vanderlei diz:
    47 Servo que soube a vontade do seu Sr. = É aquele que recebeu inteligência, cultura , saúde e discernimento sobre o certo e o errado, mas mesmo assim não quis fazer a vontade do seu Sr. Deus.

    Esta é uma livre interpretação sua. Em nenhum trecho do capítulo em questão se aforma que o “senhor” refere-se a um deus. Você está querendo dar outro sentido, provavelmente porque o sentido que se depreende do texto “não é favorável a concretização de suas crenças”, ou melhor: enfraqueçe a sua contra-argumentação de que jesus era contra a escravidão. Ele não se levantou contra ela e não falou que era errado escravizar o próximo. Mas isso você já sabe, como demonstrou quando não foi capaz de apontar a passagem em que o nazareno teria exposto essa idéia.

    Vanderlei diz:
    48 Servo ignorante, sofrerá apenas frutos da sua própria ignorância e má vontade.
    A todo aquele que o Sr. Deus tiver dado no nascimento muitas coisas boas como Saúde, inteligência, Família, discernimento, cultura, ciência, consciência e riquezas a este no final da sua jornada muito mais será exigido dele.
    E será tirado dos maus e inúteis servos os “talentos” dado por Deus e dado aos bons servos que trabalharam por merecer mais ainda, então para os maus servos haverá choro e ranger de dentes.

    Isso é mais da sua interpretação livre. E você continua por mais algumas linhas tentando vender a idéia de que a palavra servo tem outro sentido. É compreensível que você proceda assim, caso contrário seu discurso ficaria prejudicado. Mas no fim das contas, jesus não disse mesmo, em nenhum momento, que era errado escravizar o próximo.

    Vanderlei diz:
    Para mim ateus, são frutos de religiões também equivocadas(…)

    A questão é mais profunda. Tem a ver com a crença, não apenas com a instituição. Quem nega a instituição não é necessariamente ateu. Se você estudou História, sabe que o descontentamento com a instituição da igreja católica motivou o movimento da reforma protestante. Mas ele não eram ateus. Espero que tenha entendido a diferença.

    Vanderlei diz:
    Quanto ao fato de Jesus não gostar de ateus , você não o viu pedindo perdão aos seus carrascos que o torturavam humilhavam e o assassinavam na cruz ?

    Por acaso você esqueceu do que ele disse a respeito de negar o espírito santo? Ou não entendeu?

    Vanderlei diz:
    Só quis ver passagens que imputassem a Jesus alguma falta moral como o absurda escravidão ?

    E você acha que a discussão era sobre o quê, meu camarada? Esse era o tema! Está querendo se desviar de novo por não ter conseguido provar que ele não condenou essa prática hedionda?

    Bem, em seguida você ataca a mim (minha falsa moralidade, como a dos fariuseus), enquanto o tema é o que jesus (não) disse sobre a escravidão. Você caiu escandalosmente na falácia do Argumento ad hominem abusivo (Mais aqui ou aqui). Mas eu entendo seu modo de agir; afinal, eu falei mal do seu herói.

    Vanderlei diz:
    Eu acho que isso já seria mais do que suficiente pra se concluir que jesus não gostava de ateus.

    R: Não se preocupe, Jesus não faz acepção de pessoas(…)

    Fique tranquilo, eu não estou nem um pouco preocupado com jesus (ou com seu deus).

    Vanderlei diz:
    (…)como já disse não acredito que inferno e condenação eterna sejam palavras de Jesus(…)

    Tudo indica que são, sim. Mostrei as passagens.

    Vanderlei finaliza:
    Obs. Finais:
    Não leve para o lado pessoal, reflita e o que julgar conveniente ignore.

    Fique tranquilo. Isso é um debate, não é pra ser levado pro lado pessoal. Agora, quanto a ignorar o que for conveniente ignorar, só se eu fosse cristão e estivesse querendo fazer vista grossa quanto à pisada na bola que o “mestre” deu quando não condenou a escravidão (Lembre-se, o tema do debate era esse!).

  77. Correção:

    Onde se lê Não se nega que há nos ensinamentos

    leia-se: Não se nega que há trechos bons nos ensinamentos

  78. Gente, não me canso de ver os fracos argumentos do vanderlei serem detonados!

    Alem de que isso ajuda muito a expor as falhas e podres da religião…

  79. o soldado ateu Samuka ressucitou então eu acredito em milagres.com.br, mas seus comentarios continuam os mesmo.he.he.he!

  80. Fabio
    Eu confio na minha memória por isso não fico decorando capitulo e numero de versiculos biblicos somente a essencia principal da mensagem, mas para não passar por equivocado, irei pesquisar estes detalhes…aguarde!

  81. Prezado Fabio

    1.leia-se: Não se nega que há trechos bons nos ensinamentos

    R: parabéns pelo bom senso!

    1.Você tem razão quando diz que Moises fez varias leis relacionadas ao escravagismo, mas seja também honesto e comente as que procuravam amenizar o sofrimento escravo(…)

    Por favor sinta-se à vontade para expô-las

    R: Então lá vai:

    Refencia : sociedade bíblica linguagem atualizada
    1.Justo descanso aos escravos? Não seria mais justo a liberdade dos escravos?

    R: Sim seria, foi isso mesmo que ele tentou fazer comprove isso abaixo, lendo as leis de Moisés pude constatar mais uma vez graças as suas equivocadas acusações que ele apesar da sua imperfeição humana era um homem muito acima da média moral da sua época, pois não somente tentou acabar com a escravidão como também fez muitas outras leis defendendo viúvas, órfãos e estrangeiros desabrigados, vai querer que eu cite todas estas passagens também ?

    Levitico 25 O ANO DA LIBERTAÇÃO
    É o ano sagrado da libertação, anunciarão liberdade a todos os moradores do pais, neste ano todos que tiverem sido vendidos como escravos voltarão livres para os suas casas.
    39 ou se ele mesmo ganhar bastante dinheiro poderá ele mesmo comprar sua liberdade ( aqui deixa bem claro que o escravo era como um empregado assalariado, como um jogador de futebol preso ao seu empresário tem que pagar o passe para poder se ver livre).
    42 Os israelitas são escravos de Deus,
    Isto prova também que em Lucas 12 : 41 Jesus se refere aos servos como sendo empregados do Sr. Deus e não escravos de outros homens como vocês maldosamente tentam desvirtuar.
    53 o dono os tratará como empregados que é contratado para trabalhar por ano. Não deixem que o dono trate com crueldade.
    54 Se o homem não tem liberdade por nenhum desses meios, então no seguinte ano da libertação ele e os seus filhos ficaram livres.
    Espero que que não somente você mas outros ateus parem de comprar argumentos prontos alheios e equivocados sem terem o trabalho de averiguarem se sua veracidade, para que assim não corram o risco de estarem sendo injustos e irresponsáveis denegrindo inocentes.

    1.Mateus 5:17 – Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir, (palavras de jesus)
    então, supõe-se que deve continuar valendo o que se lê em:

    Jesus disse o que sempre valerá : saber a verdadeira lei de Deus que todos os profetas deveriam ensinar eu complemento “ Ame ao seu próximo Fabio Paiva não levante falsos testemunhos contra quem você nem ao menos conhece:
    20 Porque vos digo se a sua justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus ( quem seguiam e desvirtuavam as leis de Moises), jamais entrarei no reino dos céus.
    Aqui ele vai ensinar que a doutrina dada por Moises no deserto ( maná ou Pão que veio do céu para alimentar os hebreus) não era totalmente verdadeira e divina, mas ele sim era o verdadeiro pão que veio do céu para alimentar almas com a sua doutrina eterna é por isso que muitas das leis humanas de Moisés já prescreveram mas as que jesus ensinou são eternamente sabias e vigentes pois são de origem divina .

    1.Não foi Moisés que vos deu o verdadeiro pão do céu deserto (Verdadeiras leis de Deus), Eu Sou o verdadeiro pão que veio do céu (Verdades Divinas) quem aprender de mim se alimentar terá vida em abundancia.

    De onde você tirou essa citação? A maneira como você emprega o pronome “Eu” dá a entender que isso saiu da boca do próprio jesus. Em que parte dos evangelhos ou em que livro do NT ela está? Ou ela é sua?

    R: Veja abaixo que não são minhas e sim de Jesus eu apenas recorro a minha memória e coloco entre parênteses minhas palavras:

    Mateus 5:17 – Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir,
    (As que são de origem divina, como eu sempre disse eu também ajo como Jesus ensinou separando o joio do trigo isto dentro da bíblia)

    17 ….Não vim destruir a lei (de Deus) mas dar o verdadeiro sentido delas.
    João 25
    32 De fato não foi o pão do céu (doutrina e leis divinas) que Moisés deu a vocês, pois o verdadeiro pão do céu é o meu pai que vos dá ( ensinamentos).
    35 Eu Sou o Pão da vida (ensinamento divino) , quem vier a mim nunca mais terá fome ou quem crer em mim nunca mais terá sede.
    48) Eu sou o pão da vida (ensinamento)
    49 os antepassados de vocês comeram o maná (pão do céu doutrina e leis de moises) e morreram.
    50 O meu corpo e sangue é a comida verdadeira (pois são Doutrina, ensinamentos e leis de Deus)

    Por isso Fabio Paiva

    Mateus 15: 13 Toda planta celestial (doutrina, ensinamentos e lei de homens) que o meu pai do Céu naõ plantou será arrancado (do corações humanos).

    Que deus é esse que não sabe direito a quem entrega suas leis e tem que voltar depois pra consertar a situação? É ele incompetente? Parece

    R: Incompetente e sádico são os que não conhecem essas leis não praticam e por consequência sofrem e fazem seus próximos sofrerem.

    1.Se você tivesse entendido de fato os ensinamentos cristãos saberia que Jesus foi crucificado exatamente por ensinar que algumas leis de Moises eram apenas de Moises e não de Deus,(…)

    Por favor, detalhe o trecho em que você se baseou para fazer essa afirmação.

    R: Jesus curou um paralitico no sábado dizendo que o seu pai Deus trabalhava até agora ele também, Fazendo isto foi considerado por fariseus um herege descumpridor da lei de Moisés de não trabalhar no sábado pois Deus havia descansado neste dia a partir daí planejaram mata-lo . ( os fariseus assim como alguns ateus não conseguiram compreender que a lei de descansar no sábado era para preservar a saúde de escravos e animais.
    Jesus sabiamente assim como Moisés também soube preservar a sua cabeça e a da mulher adultera , quando os fariseus hipocritamente o testavam para ver se ele teria a inocência de reprovar a lei de Moisés em publico , pois queriam na verdade é apedrejar Jesus até a morte, então ele sabiamente deixou claro que antes de queremos impor a nossa falsa moralidade aos outros devemos lembrar e julgarmos com a mesma medida as nossas fraquezas, parece-me que os fariseus hipócritas entenderam esta mensagem cristã, mas vocês ateus, não ! Pois ainda hoje procuram de forma irresponsável e maldosa por pedras para apedrejarem Jesus, é por isso que eu os comparo com os antigos fariseus hipócritas, mas se você não acredita em reencarnação , esqueça e considere apenas como uma simples coincidência entre ateus e fariseus, mas a verdade sempre aparece junto com a razão!

    1.assim como os ensinamentos políticos de alguns discípulos de Jesus vinham deles mesmos e não eram de fatos cristãos.

    Quais ensinamentos? Pode dar exemplos, por obséquio?

    R: você mesmo já citou aqui alguns que vieram de discípulos após a morte de Jesus em atos dos apóstolos, assim como muitas da leis absurdas de Moisés não tinham nada ver com as verdadeiras leis de Deus, muitos ensinamento absurdo dos apóstolos cristãos em “atos” eram coisas de homens que machistas rebaixavam mulheres e não tinham nada a ver com Jesus que possuía muitas seguidoras discípulas.

    1.Depois de tudo o que eu expus você ainda acha que eu não examinei?

    R: Depois de tudo o que eu expus espero que você tenha a hombridade de reconhecer o equivoco do seu argumento em discussão, pois esta provado e pelas passagens bíblicas apresentadas que : Se Jesus disse que não veio para destruir a lei de Moisés e sim dar verdadeiro sentido a elas , então assim como Moisés ele também era contra a escravidão, assim como também foi morto por dizer que Deus não havia descansado no sábado que todos poderiam trabalhar fazendo o bem no sábado, e ao contrario da lei de Moisés ensinou que a verdadeira lei de Deus diz que não devemos apedrejar ninguém e perdoarmos eternamente aos nossos inimigos( pois só perdoando os inimigos deixaram de ser os nossos próprios parentes, se não entendeu ele esta falando de reencarnação eu acho).

    Então antes devemos julgar e corrigir a nós mesmos.
    Tch.

  82. Vanderlei diz:
    lendo as leis de Moisés pude constatar mais uma vez graças as suas equivocadas acusações que ele apesar da sua imperfeição humana era um homem muito acima da média moral da sua época

    Primeiro você disse que Moisés tinha feito várias leis relacionadas ao escravagismo e, em seguida, afirma que eu deveria também dar um desconto e considerar aquelas que buscavam amenizar o sofrimentio escravo. O interessante no seu discurso é que a primeira parte de sua frase dá a entender que Moisés pisou na bola com as leis escravagistas, enquanto que a segunda parte quer dar a entender que ele também fez leis a favor dos escravos. Ou seja, a mensagem, segundo seu discurso, parece ser “tenha escravos, mas seja bonzinho com eles”.

    Agora, repare que b>não era dirigida a Moisés, e sim a jesus. Supondo agora que Moisés tentou amenizar o sofrimento dos escravos, então fez mais que jesus, que não se levantou contra a escravidão, além de tê-la usado como exemplo e até aconselhou a respeito da intensidade da punição.

    Vanderlei cita:
    39 ou se ele mesmo ganhar bastante dinheiro poderá ele mesmo comprar sua liberdade ( aqui deixa bem claro que o escravo era como um empregado assalariado, como um jogador de futebol preso ao seu empresário tem que pagar o passe para poder se ver livre).

    “Se” ganhar dinheiro. Caso não ganhe, continuará escravo. Agora, Levítico 25:39 não fala sobre isso. A referência está correta?

    Vanderlei cita:
    42 Os israelitas são escravos de Deus,
    Isto prova também que em Lucas 12 : 41 Jesus se refere aos servos como sendo empregados do Sr. Deus e não escravos de outros homens como vocês maldosamente tentam desvirtuar.

    Bom, primeiro que Lucas 12:41 não contém a informação que você expôs. Em segundo lugar, parece que você está dando a justificativa para jesus não ter se posicionado contra a escravidão: isrealitas são escravos de deus. Não existe liberdade com uma divindade como o deus bíblico, só há uma alternativa: escravidão.

    Vanderlei cita:
    53 o dono os tratará como empregados que é contratado para trabalhar por ano. Não deixem que o dono trate com crueldade.-

    Que lindo exemplo de amor cristão! Fica mais “belo” ainda se for lido a partir do versículo 38, onde deus diz que livrou os isrealitas do cativeiro no Egito (o qual nunca existiu, como comprovam os estudos históricos).

    No 39, se seu irmão empobrecer e quiser se vender a você, compre-o, mas trate-o bem, não como a um escravo.

    Nos versículos 40 e 41, eles são classificados como operários, com direitos.

    No 42, vem o que você diz.

    Nos versículos 44, 45 e 46, a coisa fica mais linda ainda; é quando deus diz que se os israelitas quiserem escravos, que os consigam fora do seu povo. Mas que conselho bacana, não é? E os escravos passarão como herança, para serem possuídos como escravos perpétuos. Talvez seja por isso que jesus não se levantou contra a escravidão, afinal o próprio pai não era contra. Consulte a sua bíblia e acostume-se a ver os detalhes também, pois eles são importantes!

    Vanderlei aconselha:
    Ame ao seu próximo Fabio Paiva não levante falsos testemunhos contra quem você nem ao menos conhece

    Não foi você que falou a respeito de minha moralidade, que classificou como falsa, sem me conhecer? Além disso, o tema do debate era, repito, a não condenação da escravidão, por parte de jesus. Por que você insiste em se desviar e atacar a mim? Atenha-se ao tema da discussão, por obséquio.

    Vanderlei, eu estou tentando confirmar as suas citações, mas muitos dos versículos que você coloca não parecem estar corretamente especificados.

    Até agora, meu caro, você não conseguiu defender o ponto de vista de que jesus não se levantou contra a escravidão, não conseguiu provar que meu argumento estava errado e que jesus teria realmente passado a mensagem de que é errado escravizar o próximo. Você cita Moisés e ataca a mim, além de me exortar a amar o próximo e para de falar mal de jesus. Isso não salva a posição dele: ele não disse que era errado escravizar o próximo. E você não tem como fazer nada a respeito.

  83. Correção.

    Onde se lê: Agora, repare que b>não era dirigida a Moisés, e sim a jesus.

    leia-se: Agora, repare que que a crítica não era dirigida a Moisés, e sim a jesus.

  84. Vanderlei esqueceu que antes de tentar a Wicca eu já havia tentado a crença cristão por pressão da família e amigos ?
    Não leu tomou hahaha.
    Eu não estou interessado, só quero que você prove o que diz, mas já vi que não pode hahaha.

  85. E Vanderlei Jesus não foi morto, ele veio morrer:

    João 10

    17 – Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

    João 2

    19 – Jesus respondeu e disse-lhes: Derrubai este templo, e em três dias o levantarei.

    20 – Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos, foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?

    21 – Mas ele falava do templo do seu corpo.

    Efésios 5

    1 – Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

    2 – e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

    =====

    Sinto muito mas esse argumento “coitado do Jesus foi morto” não cola.

  86. Fábio o Vanderlei é engraçado ele não acredita na bíblia mas tenta defende-la de todo jeito, e o pior é que ainda cita trechos errados como você percebeu hahaha.
    E ele diz que nós desvirtuamos hahaha, só que ele esquece que para um cristão(coisa que os espíritas nem chegam perto de ser) ou um mórmon ou muçulmano quem desvirtua é ele hahaha.

  87. Vanderlei:
    O dia em que grande maioria :
    Das arvores produzirem pedras ao inves de frutos que nos alimentam e dão vida…
    ======
    Já ouviu falar em frutas venenosas ?

    http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114007.shtml
    ==========
    Que os pés nascerem na cabeça e obrigarem os seres humanos a andarem de ponta cabeça……
    =========
    Até hoje carregamos os genes de caudas e mutações genéticas hehehe.
    ========
    a gravidade do sol atrair para o espaço objetos dentro da gravidade terrestre……
    =======
    Ué não sabe que o sol tem “prazo de validade” ?
    http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=729&sid=9
    E vale a pena lembrar que só existe vida no nosso sistema solar aqui.
    Não existe esse papo de “tudo pensado para nós” vai dar uma voltinha por Mércurio ou Júpiter hahaha.
    ===========

    que alimentos entrarem dentro do corpo e não tiverem por onde sair ….
    =======
    Olha a má formação aê novamente http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001147.htm
    ======
    que não houverem mais sorrisos…..
    ======
    Olha o avião hahaha…
    É apenas uma expressão corporal animais sorriem por exemplo http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286031.shtml .
    ========
    sentimentos……
    Já ouviu falar de psicopatas ?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicopata#Frieza_e_aus.C3.AAncia_de_sentimentos

    ========

    pensamentos……
    Anencéfalos.
    =======
    nascimento…..
    Abortos espontâneos
    =======
    velhice…….morte….
    Lembra do animal que não morre por causas naturais ?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Imortalidade_biol%C3%B3gica
    ============

    renovação eternas e principalmento o amor pela vida …
    Papo de Seicho-No-Ie.
    Ah o mesmo amor que criou a depressão pós parto que faz uma mãe abandonar o próprio filho à morte ?
    =======
    então eu direi que deus deixou de existir.
    =======
    Espero a resposta hahaha
    tch.

  88. Leonardo, ele só acredita que algumas partes da bíblia são corretas. Nas outras, ele age como qualquer cristão e diz que os outros é que entenderam errado ou então são trechos não inspirados. Eu também já pensei de forma parecida quando eu acreditava.

  89. Fabio Paiva X “escravidão cristã”

    Vanderlei, eu estou tentando confirmar as suas citações, mas muitos dos versículos que você coloca não parecem estar corretamente especificados.

    R: para evitar mal entendidos considerando que existem variações bíblicas, principalmente as on-line citarei fielmente passagens e referencia bíblica .
    Ref: Sociedade bíblica- Bíblia Sagrada primeira edição 1988 linguagem de hoje ISBN 85-311.001-1

    Levitico 25
    Leis a respeito de Escravos

    39 Se um israelita ficar tão pobre ao ponto de ter que se vender a você, para ser seu escravo, não o faça trabalhar como escravo.
    (aqui fica bem claro que o termo escravo ou servo era usado também para trabalhadores assalariados em condições voluntarias)
    40 Trate como um Empregado…..ele trabalhara para você até o ano da libertação.
    41 Neste ano eles e os seus filhos irão embora, voltarão para suas famílias.
    42 Os israelitas são escravos do Deus eterno eles não deverão ser vendidos como escravos.
    43 Portanto não os trate com crueldade, mas respeite a ordem de Deus.

    (aproveitando , Fabio respeite você também a ordem de Deus e pare de ficar levantando falsos testemunho de Jesus o qual você ainda não conhece, mas se julgar sábio continue sendo um ateu desrespeitando e ignorando as leis de Deus.)

    Bom, primeiro que Lucas 12:41 não contém a informação que você expôs. Em segundo lugar, parece que você está dando a justificativa para jesus não ter se posicionado contra a escravidão: isrealitas são escravos de deus. Não existe liberdade com uma divindade como o deus bíblico, só há uma alternativa: escravidão.

    R: São as suas próprias palavra que atestam o amor e a liberdade dada por Deus aos seus filhinhos imaturos exigindo hipocritamente por ensinos cristãos de coisas obvias que eles já entenderam , mas insistem alegar ignorância.

    R: o mais importante dessas parábolas em Lucas 12 : 41 a 47 e Mateus 24: 45 a 51 não é o que vocês ateus tentam desvirtuar Jesus como sendo um escravagista, o mais importante delas é aquilo que vocês não querem entender, se não aprenderem instruir-se na verdades divinas, seus espíritos se tornaram tão pobres que ficarão cativos da suas próprias ignorância que escraviza e oprime aos homens, conheça esta verdade e ela te libertará.

    VIU! NESTAS PASSAGENS JESUS INDICOU O CAMINHO PARA VERDADEIRA LIBERTAÇÃO QUE VOCE REALMENTE PRECISA MAIS AINDA NÃO CONHECE!

    Jesus veio ensinar principalmente o caminho que te levara a conhecer e ser um mundo melhor, por isso sua preocupação em um argumento supérfluo acusando Jesus de não ter se manifestado contra a escravidão do corpo, só vem justificar que você é um homem materialista limitado apenas a satisfazer as suas necessidade materias do seu corpo atendendo ao seu instinto natural em que o cérebro subjuga e escraviza a consciência da tua alma, isto justifica e descobre a essência real do seu “eu” interior que te levaram ao ateísmo.

    Teimosamente entrou num barco furado, agora percebendo que errou prefere morrer afogado a reconhecer que errou.

    He…he….he…he…O orgulho ateu mata o corpo, a alma e até o bom senso! Gera o partidarismo crente e cego!
    Feliz ano novo e uma otima vida eterrna sinto muito voce não poder me desejar o mesmo devido a sua crença.

  90. «Leis a respeito de Escravos
    39 Se um israelita ficar tão pobre ao ponto de ter que se vender a você, para ser seu escravo, não o faça trabalhar como escravo.»

    Mas se não for um coleguinha da tribo israelita, pode escravizar, né?

  91. Trecho que o Vanderlei esqueceu de citar (do mesmo Levítico 25):

    «««
    44 – E, quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das gentes que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.

    45 – Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas gerações que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.

    46 – E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir, mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, cada um sobre o seu irmão, não vos assenhoreareis dele com rigor.
    »»»

  92. Leo
    criatura de Deus, voce ta se transformando em um zubi ateu! vai dormir! cara !….he…he…he!
    Feliz ano novo para voce tambem !
    Leia o comentario abaixo e verifique que citei as passagens corretamente.
    Nossa diferença é que eu não sou um partidario fanatico , por isso procuro defender verdades e não partidos se neles vejo incoerencia e absurdos, não me sinto compromissado a defende-los só porque serviram como fortalecimento da minha crença, voces ateus são muito partidaristas se agarram com unhas e dentes nos mais falsos e incoerentes argumentos desde que eles sirvam para fortalecer suas crenças atéias.
    Apesar da biblia apoiar a minha crença eu não me sinto compromissado a defender a minha crença apelando para mentiras e absurdos que la se encontram inputadas a Deus para satisfazer e dar autoridade a homens inescrepulosos.
    Se voce me apresentar passagens biblicas humanizadas e equivocadas eu prontamente concordarei com voce independentemente de ser um ateu, jogar em outro time ou não.
    Jesus tambem agia assim por isso disse : Eu não vim para destruir a lei de Deus dada a moises, eu vim para cumpri la e ensinar o verdadeiro sentido delas, mas se voce entender os seus ensinamentos vera que ele foi assasinado exatamente por combater as leis do homem moises e as de Deus disvirtuadas pelos fariseus atribuidas indevidamente a Deus, assim como eu, Jesus tambem defendia algumas passagens e ensinamentos do velho testamento , mas deixou bem claro que algumas eram de moises e não de Deus:
    Não foi moises que deu a voceis o verdadeiro pão do céu no deserto (Doutrina divina)
    Eu sou o verdaeiro pão do Céu ( verdadeira doutrina que alimentará suas almas eternamente).

  93. prezado hudson

    De forma nenhuma estou colocando que moises era um santo e que suas leis eram perfeitas, apenas justificando que ele era um grande homem e sua moralidade estava muito acima da média, pois em um mundo que era natural e lucrativo a escravidão ele inspirado por DEus fez leis que libertavam e tentava amenizar a idionda escravidão e nisto podemos ter o bom senso de um concenso.
    Se em alguns casos foi inspirado pelas sua própria imperfeição humana isto tambem é notório e até comprenssivel dado a própria necessidade do homem praticar e desenvolver o seu livre arbitrio.
    pois é errando que se aprende, amando que se é amado, dando que se recebe, perdoando que se é perdoado, grande espirito Francisco de Assis.

    Feliz ano novo!

  94. Vanderlei: «Se em alguns casos foi inspirado pelas sua própria imperfeição humana isto tambem é notório e até comprenssivel»

    O mais provável é que EM TODOS OS CASOS a inspiração da Bíblia foi apenas a “própria imperfeição humana”.

  95. Ah, sim:
    FELIZ ANO NOVO! :-D

  96. Ih Vanderlei o seu argumento da escravidão já foi por água abaixo hahaha.
    E como ele vai mudar a Lei deixando bem claro que ela não será mudada ?

    Mateus 5

    17 – Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.

    18 – Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.

    ======
    Agora só você para entender que ele veio muda-las, mesmo ele dizendo ” nem um jota ou um til se omitirá da lei” .
    Os Mórmons também usam a bíblia, as Testemunhas de Jeová e não tem como negar Jesus no Islamismo.
    Realmente acha que a bíblia sustenta só a sua fé ?
    Cada crente tem a “versão” que mais lhe agrada só isso, muitos caminhos percorridos pelo mesmo mito só isso.
    Até a Umbanda tem vestígios do cristianismo.

    E Feliz Novo Movimento de Translação da Terra ao redor da estrela Sol hahaha.

  97. Vanderlei diz:
    aproveitando , Fabio respeite você também a ordem de Deus e pare de ficar levantando falsos testemunho de Jesus o qual você ainda não conhece, mas se julgar sábio continue sendo um ateu desrespeitando e ignorando as leis de Deus.

    É, Vanderlei, não apareceu nada de novo. Você continua sem conseguir contestar o que eu disse: jesus não se levantou contra a escravidão, não disse que era errado escravizar o próximo. Não há um só lugar nos escritos em que ele diga isso. Ele devia ter dito. E como já não há mais de onde tirar argumentos, você recorre ao tipo de discurso acima, atacando a quem fez a afirmação, ou então se desvia do assunto. Vai ter que melhorar na próxima vez, mas não fique muito preocupado, porque outros com capacidade argumetativa bem superior à sua já tentaram e também não conseguiram.

    E continua errando em dizer que ateus tem crença.

    Vamos ver se no ano que vem você volta mais preparado.

    Bom ano novo.

  98. “E continua errando em dizer que ateus tem crença.”
    Ele não está errando sem querer, está sendo desonesto, como sempre…

    Afinal se ele encarar a realidade sobre isso um dos poucos “argumentos” que ele tem teria de ser descartado.

    Coitado, chega a ser patético! Tenho pena dele,
    mas reconheço que é melhor deixá-lo continuar a pagar mico, pois as “argumentações” ridículas dele escancaram o quão idiota é sua crença.

  99. Aproveitando esse final de ciclo, alguém já deu uma olhada no calendário da era Darwin? É bem interessante.

    Depois de amanhã, será +152 ED.

  100. “Afinal se ele encarar a realidade sobre isso um dos poucos “argumentos” que ele tem teria de ser descartado.”

    E ele não pode se dar ao luxo de descartar “argumentos”. Pra conseguir outro, vai dar trabalho.

  101. Fabio
    por falar em argumentos , diante deste mar de contradições biblicas eu espero que o seu próximo argumento anticristo seja mais sensato( se é que isso seja possivel…quero dizer encontrar algo que demosralize jesus é muito dificil.) Tente então com algum do antigo testamento, eu conheço um monte que acho desprezivelmente frutos de mesquinharias humanas, mas com que objetivo eu alimentaria trolls ateus desnecessariamente ? Quem da milho a bodes corre o risco de perder os dedos.

    R: Eta! mais que argumento fraquinho é esse, assim como voce me disse que ja apareceu crentes mais capacitados do que eu e mesmo assim não conseguiram justificar com argumentos convincentes, eu tambem espero que voce ou outro ateu mais capacitado na próxima discussão me venha com um argumento mais coerente, porque esse seu:

    jesus não se levantou contra a escravidão, não disse que era errado escravizar o próximo.

    R: me da vontade de rir, mas se fosse depressivo acho que choraria….eh…he…he!

    Jesus tambem não disse que era contra bebidas alcoolicas, prostituição,pedofilia,pornografia, fofócas……
    Então seguindo a sua linha de raciocinio jesus era a favor de todas essas coisas ?
    Convite:
    Aproveitando o tempo de renovação, faça uma busca pelo seu interior a procura do seu verdadeiro “eu”, reflita com toda sinceridade o porque de te virado um ateu, não se deixe levar pelo lado emocional e parcial, seja sincero e honesto e justo com voce mesmo.
    1o considere que voce é contra o ateismo e se considere na posiçaõ de equivocado na sua crença e pondere todos os porques de estar errado.
    2o da mesma forma considere que voce esta certo na sua crença e argumente com voce mesmo to dos os porque.
    anote num papel todos os SEUS argumentos a favor e os contras a sua atual crença.
    Resuma os que achar mais importantes e reflita muito sobre eles.
    Feliz ano novo!

  102. Vanderlei, meu caro, não tem como consertar mais não. Não adianta tentar desviar do assunto (coisa que você adora fazer), você não foi capaz de apontar a passagem que contradiria meu argumento (que, a propósito, foi baseado numa passagem bem explícita, que contém uma mensagem do prório nazareno).

    Mas eu quero aproveitar e retificar uma coisa: você não conseguiu contradizer o argumento porque não há modo de fazer isso. Não existe a tal passagem a que eu me referi.

    Resumindo: jesus não condenou a escravidão. Nem o pai dele, pois se quisesse fazê-lo, teria incluído um 11º mandamento: não escravizarás o teu próximo. Em vez disso, orientou os israelitas a buscarem escravos fora de seu povo. Que papelão.

    Cairia muito bem também um 12º mandamento, como sugeriu George Carlin: guardarás tua religião para ti próprio.

    Vanderlei, desejo-lhe um Feliz 152 ED.

  103. Correção. Eu engoli um pedaço do parágrafo. O correto é:

    Mas eu quero aproveitar e retificar uma coisa: você não conseguiu contradizer o argumento porque não há modo de fazer isso. Não existe a tal passagem a que eu me referi e lhe pedi pra encontrar.

  104. E mais uma vez, você erra (começo a achar mesmo que faz de propósito): ateísmo não é crença. O q

  105. E mais uma vez, você erra (começo a achar mesmo que faz de propósito): ateísmo não é crença. O que você tem é.

  106. Fabio X Deus

    Você esta errando muito, então siga o meu conselho e seja humilde e reveja com justiça e honestidade o seu verdadeiro “eu” interior, reveja os seus conceitos.
    Pode começar refletindo pelo seu tipo de comentários que revelam bem o seu verdadeiro intimo ao dizer isto:

    Resumindo: jesus não condenou a escravidão. Nem o pai dele, pois se quisesse fazê-lo, teria incluído um 11º mandamento: não escravizarás o teu próximo

    R: Você é age como se fosse um oprimido por Deus, por isso denigre sua imagem e desvirtua suas sabias leis, mas a grande verdade é que voce deseja estar no lugar dele, sim este é o verdadeiro motivo que justifica voce ter se tornado um ante cristo, um discípulo de Lúcifer, um ateu….voce deseja ser Deus e até ja começou a fazer suas próprias leis “divinas”.

    Cairia muito bem também um 12º mandamento, como sugeriu George Carlin: guardarás tua religião para ti próprio.

    R: quando falta razão começa a apelação, assim voce começa a viver a filosofia de outros mais equivocado que voce mesmo ou voce acha que só voce possui a pretensão de ser um deus?
    Sim estudou a filosofias de outros candidatos a mini deuses, pseudos sabios, agora acredita por isso tem crença que se tornou tambem um sabio pregando a inexistência divina e a sua própria inexistencia assim como de todos os que voce ama.
    pense nisto, mas seja humilde.

  107. O pai não era contra. Leia Levítico 25:44-46 e veja como está explícito.

    Discípulo de Lúcifer? Faz-me rir, Vanderlei. Lúcifer é tão fantasioso quanto seu deus.

    Vanderlei aconselha:
    pense nisto, mas seja humilde.

    Pense mais.

  108. (…)quando falta razão começa a apelação, assim voce começa a viver a filosofia de outros mais equivocado que voce mesmo(…)

    A filosofia de alguns cristãos:

    “Não há nada na Bíblia proibindo a escravidão, apenas a organizando. Podemos concluir que ela não é imoral.”
    Reverendo Alexander Campbell, líder religioso americano do século XIX.

    “É melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que viver livre na África e perdê-la.”
    Sermão do Padre Antônio Vieira aos escravos. Antônio Vieira era padre da ordem dos jesuítas, conhecida por seu trabalho missionário e “educacional”.

    “Pessoas que rejeitam a escravidão obviamente rejeitam Deus e sua palavra, porque rejeitam o que Deus diz e preferem escutar o que dizem simples humanos sobre a escravidão. Este pensamento humanístico era típico dos abolicionistas.”
    Senador Charles Davidson, do estado do Alabama, mostrando que a Bíblia defende a escravidão — 1996.

    “O direito a ter escravos está claramente estabelecido nas Escrituras Sagradas, tanto por preceito como pelo exemplo.”
    Reverendo R. Furman, D.D., batista, da Carolina do Sul/EUA

    “A causa primordial da escravidão é o pecado… Esta servidão, expiação do pecado, encontra seu lugar pela lei que manda preservar a ordem natural e proíbe perturbá-la…
    Por isso, o Apóstolo recomenda que os escravos se submetam a seus senhores.”

    Santo Agostinho, “Cidade de Deus” XIX, 15. Muitos protestantes, especialmente calvinistas, o consideram como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina.

    João Crisóstomo, bispo de Alexandria (398–403) citou Tito 2:9–10 para justificar a escravidão: “O escravo deve se sujeitar a sua sorte; obedecendo a seu dono, ele obedece a Deus.”

    Não são palavras minhas, mas de cristãos. Como você pode ver, tem mais gente que também acha que a bíblia é a favor da escravidão. E ela é.

    Eu acho que isso encerra a discussão. Até porque não há mais o que discutir. Você falhou em derrubar a tese. Ponto final.

  109. Fabio

    Não são palavras minhas, mas de cristãos. Como você pode ver, tem mais gente que também acha que a bíblia é a favor da escravidão. E ela é.

    R: Vejo que voce aceitou o meu conselho de refletir e rever os meus conceitos, mas não precisava ter virado um crente da noite para o dia, já esta ate concordando com cristãos ! que mudança radical….he….he….he …ateu cristão…ha….ha…ha.
    A biblia tambem é a favor de não levantar falsos testemunhos e voce ?

    Lúcifer é tão fantasioso quanto seu deus.

    R: bom eu só tenho certeza que voce é real e esta fazendo obras semelhantes a de lucifer, então eu te pergunto quem são os verdadeiros demônios ? eles não existem ?

  110. Vejo que voce aceitou o meu conselho de refletir e rever os meus conceitos, mas não precisava ter virado um crente da noite para o dia, já esta ate concordando com cristãos ! que mudança radical….he….he….he …ateu cristão…ha….ha…ha.
    A biblia tambem é a favor de não levantar falsos testemunhos e voce ?

    Ateu cristão? Você é divertido, Vanderlei. Às vezes entende às coisas errado, faz confusão, se contradiz, atribui aos outros coisas que eles não disseram, distorçe as coisas quando não tem argumento, mas você é divertido.

    Bom final de ano, meu amigo! Depois a gente brinca mais.

  111. Vanderlei já disse espíritas não são cristãos pare de tentar se apoiar em outra crença OK ?

  112. E então Vanderlei por que você está certo e todas as 3 mil denominações cristãs existentes erradas ?
    Qual a prova que você tem que Jesus não é um enviado de Allah como diz o Alcorão ?
    Ah é lembrei você já disse que isso só faz sentido para você e não tem como provar nada hahaha.

  113. […] Empresas barram campanha ateísta – Deusilusão […]

  114. Olha que inter, o caráter dos ateus.

    achei em um dos sites gospel da net.

    Anderson Paz

    Depois que empresas de transporte rejeitaram a proposta de publicidade da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), feita no final do ano passado, a associação começou a espalhar na capital gaúcha alguns outdoors. Um dos outdoors espalhados pela Atea em Porto Alegre exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que acreditava em Deus, com os dizeres “religião não define caráter”. [1]

    Quanto à mensagem do outdoor citado, posso afirmar que ela possui certa concordância com que Paulo já havia dito, em sua carta aos Romanos, há quase 2.000 anos . Ele adverte os religiosos judeus ao dizer: “Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus… Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?” (Rm. 2:17-23). Já quanto aos não-judeus, Paulo diz o seguinte: “quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os” (Rm. 2:14,15).

    O que Paulo está dizendo é que a adesão intelectual à alguma concepção religiosa não traz mudança alguma. Meras regras de comportamento não mudam o coração. Paulo chega a dizer que regras como “não toque”, “não use” ou “não manuseie”, não tem poder algum sobre os impulsos humanos (Cl. 2:21-23). Já quanto à mera crença em Deus, Tiago nos diz: “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!” (Tg. 2:19).

    Até o momento, como vemos, não há diferença entre o ensino de Paulo e de Tiago e o cartaz da campanha ateísta aqui citado.

    Mas, o que o Evangelho apresenta de diferente? O que a mensagem de Cristo tem para se apresentar capaz de mudar o caráter de indivíduos? O Evangelho traz consigo uma experiência que o mundo não consegue compreender: o novo nascimento. Paulo nos diz que “em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura” (Gl. 6:15). E João nos ensina: “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus” (I Jo. 3:9).

    É a partir da experiência do novo nascimento que tudo muda na vida de quem recebe o Evangelho de Jesus. Se queremos ver pessoas com caráter transformado, semelhante ao de Cristo, nossa mensagem deve ser permeada, não com meros conceitos ou regras humanas, mas com a Palavra capaz de produzir o milagre do novo nascimento. Afinal, como disse o próprio Senhor: “É necessário que vocês nasçam de novo” (Jo. 3:7).

    Anderson Paz publica em Pensando a Vida.
    Divulgação Genizah

    Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz1Tb5DgpKw
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: