tipos de ateus – parte I

Por: Rayssa Gon, do blog Presença da Peste


Rayssa Gon


eu sou atéia. meu irmão mais velho e minha irmã mais nova também são. passo o dia lendo sobre o ateísmo (e temas relacionados) seja na faculdade ou nos sites e blogs que acompanho. o bule voador, coletivo que faço parte, é composto por uma equipe de ateus. meu msn, bem, é um festival de gente que não tem deus no coração. twitter, então, nem se fala. tudo isso para dizer que eu sou ateia, sim, tenho orgulho disso. gosto muito. porém, por outro lado, eu também adoro bagunça. uma das minhas grandes referências quando se trata de comportamento é o pica-pau. guardada as devidas proporções já que eu ainda não sou tão cruel, arrogante e sarcástica.

e estar na internet é estar na bagunça. a cada 3 ou 4 dias, mais ou menos, eu sou xingada , desqualificada ou ofendida na rede. no ateus.net, por exemplo, ja fui chamada de fedelha aidética. não cheguei a me incomodar com nada realmente. como disse, gosto disso. minha meta é receber mensagens do mesmo nível que do blog do sakamoto.

aqui no blog, eu já cai em cima de católicos e evangelicos. agora, não pensem que só porque ando por aí com ateus, ou porque eu mesma sou ateia, que os descrentes estão imunes ao meu diluído veneno.  e a hora, amigos, é agora!

antes, alguns esclarecimentos: as categorias aqui foram baseadas, a maioria, num ateu bem típico e ordinário: eu!

se você se sentir incomodado pelas comparações com os “crentes” lembre-se que, de forma alguma, eu quero incorrer numa falsa simetria.

chega de enrolação. se você não é ateu, por favor, acomode-se. se você  é sinta-se a vontade, nosso estoque de carapuças é bem razoável. escolha quantas quiser.

ateu hannibal lecter

o filme ‘dragão vermelho’ o médico psiquiatra hannibal, o canibal confessa colecionar recortes de jornais noticiando tragédias e desastres envolvendo religiosos. “teto de igreja despenca matando e dezenas de fiéis”. “ônibus levando freiras cai de barranco. nenhum sobrevivente”.

esse tipo de descrente dá risada, acha engraçado quando pessoas morrem de formas horríveis. até que algum sobrevivente diz que escapou devido a um milagre, se auto-denominando “o escolhido de deus”. nesse ponto, amigos, o nosso colega ateu já esta espumando incompreensão e xingamentos. senão segurar, vai lá ele mesmo terminar o serviço que o senhor dos exércitos fez nas coxas.

variação: ateus-cade-seu-deus-agora-?

é um tipo que usa essa ja famosa frase em momentos muito específicos e não só para brincar ou fazer piada. quando acontece alguma coisa desagradável com um crente, como descobrir que contraiu uma dst dentro do casamento abençoado, esse ateu é o primeiro a fazer a tal pergunta. atitude que costuma ajudar bastante uma pessoa perturbada passando por uma situação complicada.

* ateu das humanas

esse é legal. o fulano sai dizendo que ateus sempre existiram, desde lá da Grécia. ruim é provar, né? também gosta muito de falar que karl marx era um ateu. ou não sei quem mais era. como se significasse isso alguma coisa.

variação: ateu da filosofia

esse ateu se amarra muito num filósofo chamado nietzsche. para ele o ateísmo só  começou de fato com os livros do Bigoda que são, obvio, leitura obrigatória se você quiser se dizer “descrente”. recorda-se daquela ja consagrada musica do UDR: “quando nietzsche matou deus, jesus cristo ficou louco…” só acrescento que eu também fiquei louca porque não aguento mais ver ateu puxando o saco do bigoda. tantos outros pensadores também não acreditavam em deus, gente. inclusive alguns que nasceram antes do bigode, folks. variação, por favor.

*ateu das biológicas: é aquele tipo que baseia sua descrença na teoria da evolução das espécies e seleção natural. darwin é o nieztsch deles. a única, ou pelo menos principal, razão para não se acreditar em deus é a explicação para o “enigma da vida” dada pelo barba inglês. e pensar que tem  tantas outras, não é mesmo?

* ateu das exata: economizando tempo –  repete o item anterior trocando “evolução” para “surgimento do universo/big ban” e “darwin” para “hawking”.

*ateu pós-dawkins

esse é aquele ateu que depois de ler Deus, Um Delírio saiu do armário. e foi na base do pé na porta. até atualizou o status religião do orkut para “ateu”. agora ele não perde nenhuma oportunidade de dizer a qualquer um que a religião é o O mal do mundo, causa de todas as desgraças e guerras. “a igreja católica é assassina! as evangélicas são uma quadrilha ridícula! facínoras! “. parece muito com aquele seu tio que fica bêbado nas festas de família e se acha no direito de dizer a verdade para todo mundo. meio chatão.

*ateu troll

um dos meus preferidos, se me permitem dizer. troll ja é uma piada. troll ateu então  é quase um pleonasmo. frequentador assíduo das salas da congregação cristã do chat-uol e de comunidades religiosas do orkut. costuma utilizar perfis fakes ( na maioria das vezes com os seguintes nomes: devil, o cão, diabo, demônio, satanás. mas também, apesar de mais raro: o pensador, racional, etc) para fazer perguntas inconvenientes para os crentes, reproduzir frases do doutor house ou só para xingar mesmo. extravasar. sei que você já fez isso.

por hoje, fellas, é  só. ainda tenho as outras categorias para postar, muitas na verdade se pensarmos nas “variações, mas estou com preguiça agora. e também quero saber a reação da galera. gostaram? tem alguma sugestão? se identificaram, foi? com mais de um tipo, é? e vcs, believers? vão reproduzir até a exaustão esse post? por favor, só não esqueçam da minha primeira parte, tá? integridade. jesus tá vendo. e também cita a fonte porque o movimento por aqui anda fraco. amo todos. beijos.


Anúncios

59 Respostas

  1. Grande post. Parabéns.

  2. vai rolar alguma categoria “normalzinha”? (curiosa…)

  3. Ta bonita na foto heimmm

  4. Eu adoro os textos dessa moça!

    marinildacEu também estou ansioso pra saber em que categoria de ateu eu vou me encaixar. Já fui “Troll”, mas foi só uma fase… rsrsrsr

  5. Bem legal o texto..linda foto, Rayssa Gon.

    Eu me enquadro em vários aí listados:
    “Cadê-sem-deus-agora”, “filosofia”,
    “biologia”, “exatas”….

    As respostas vem de muitas áreas! rsrsrsrs
    abração

  6. Sra Marinildac ; ninguem é normal.

  7. Muito bom o texto, acredito que sou meio Ateu pós-Dawkins, ateu das biológicas…

    Mas no fim, todos os tipos de ateus obtem êxito no que fazem, dizer que o que não existe, não existe.

    A autora do texto citou livros de um tal de Bigoda, pesquisei sobre o mesmo e não encontrei nada a respeito. Alguém pode me esclarecer melhor do que se trata?

  8. categoria normalzinha?? bem, rs, depende.

    ainda vem mais por aí. :D

  9. Sr. Vitor Hugo ; ela esta falando do Nietzsche.

  10. Boa lista, mas realmente faltam muitos itens.
    Eu acho que sou uma variação do pós-dawkins, o pós-dillahunty :D

  11. Vlw ADAMANTDOG, não sabia que o cara tinha apelido hehe.

  12. No começo da minha descrença fui o ateu Troll. Lembro que eu entrava nos chats evangélicos para colar trechos bíblicos controversos. Depois passei para o ateu filosófico por que foi Niezstche que me tirou de vez do cristianismo e me ensinou o que é ceticismo e filosofia.

    Só fui ler Dawkins muito tempo depois da minha descrença e não passei por essa fase, mas carrego comigo o Hannibal Lecter e o “Onde está seu Deus agora”.

  13. Faltou o Ateu Histórico, aquele que depois de estudar sobre a idade média quer dar aula do passado do cristianismo.

  14. Eu espero que a Rayssa consiga me enquadrar na categoria Ateu Intelectualoide, que é aquele ateu bem pouco instruído que usa dos argumentos mais simples para defender sua posição. E isso porque, como Deus não existe mesmo, ninguém precisa ser um Ph.D. em nada para reduzi-lo ao que ele realmente é: um personagem de ficção.

    A parte 3 do meu texto Fé & Autoengano sai amanhã, 18h. A parte 4 só sai na semana que vem. Tô indo dar um passeio. No Paraíso.

  15. Parabéns pelo post! Você é muito linda! Acho que linda é pouco; você é espetacular…

    E atéia ainda, hummm…

    Sou teu fã; um dia queria te conhecer pessoalmente.

    Um Grande abraço

  16. […] Tipos de ateus deusilusao.wordpress.com/2010/12/14/tipos-de-ateus-parte-1/  faz 8 segundos […]

  17. […] Tipos de ateus deusilusao.wordpress.com/2010/12/14/tipos-de-ateus-parte-1/  por gelo hai 3 segundos […]

  18. dorgas manolo \/

  19. Existe também, o ateu que gosta de rotular, esse é identificado facilmente porque adora colocar rótulos, chega a criar até post na internet falando sobre o assunto. ;)

    Em 3 minutos de conversa, uma simples frase pode te colocar em uma enrascada, ele vem com aquela maquinas de preço e já cola um rotulo em sua testa. :)

    E antes que fale de mim, desde 10 anos não acredito. Sabe como é eu mastiguei antes de engolir aquele papo tosco de papai do céu invisível. :)

  20. Faltou o tipo mais comum o ateu: Ex-religioso
    um tipo frustado que se sente prejudicado de alguma forma pelas religiões, estudou filosofia e agora pensa que virou um sabio pregando o final da sua própria existencia.
    Provavelmente passara o resto da sua vida pregando a crença da não existencia divina, se estiver certo não tera recompensa nenhuma por isso, nem ao menos tera a grata sastifação de pode comprovar que realmanete estava certo.
    Se tiver errado tera a alegria de descobrir que estava errado, que a vida é eterna.
    Se o seu orgulho for maior que a sua alegria , continuara sendo um ateu frustado , reconhecera que a vida continua, mas continuará afirmando mesmo depois de morto que Deus não existe!
    pois se voces não conseguem enxergar Deus aqui, certamente não conseguiram enxerga lo nem depois de morto, nem em lugar nenhum pois a si mesmose fizeram cegos guiados por outros cegos ambos cairam nas trevas da ignorância pseudo sabia.
    Enquanto a vida a experança! Então !

    Feliz Natal Para Todos!

  21. Vanderlei

    “pois se voces não conseguem enxergar Deus aqui, certamente não conseguiram enxerga lo nem depois de morto, nem em lugar nenhum ”

    Concordo plenamente, não enxergamos deus aqui e muito menos o faremos depois de mortos.

    Cito o ateu militante guerrilheiro, que considera as religiões uma grande desgraça e estorvo, um entrave para o progresso da humanidade, cansado de esperar a bancarrota religiosa, ele decide tomar às ações por ele mesmo e atacar seu inimigo mortal, pixando e queimando igrejas e vandalizando qualquer templo erguido para louvar a ignorância, como é o caso do cidadão cujo sobrenome eu uso de nickname.

  22. Esse Vanderlei é um bot. Só há essa explicação.

  23. Eu sou o Ateu “desejo o perigo! e o desejo de um novo jeito.”

  24. Bem,dado o fato de que sou uma atéia
    recém-convertida,creio estar no grupo
    do ateu pós-dawkins.

    UAHUAAUAAHAUAA

    :p

    *sim,eu sei,tem aquele papo da tolerância,mas já viu o louco do Irã ou o Malafaia?

    É foda!

  25. VIK
    ele decide tomar às ações por ele mesmo e atacar seu inimigo mortal, pixando e queimando igrejas e vandalizando qualquer templo erguido para louvar a ignorância, como é o caso do cidadão cujo sobrenome eu uso de nickname.

    R: UM BELO EXEMPLO DE ATEU !
    AQUELE QUE SE NOMEOU ” SOLDADO DEFENSOR DO SEU IDEAL”
    O EXTREMISMO DA CRENÇA RADICAL LEVA A LOUCURA DA VIOLÊNCIA INSTALANDO A TIRANIA.

    Eu prefiro continuar desejando um:
    Feliz natal e tudo de bom para todos!

  26. E então Vanderlei ainda pregando aquele deus que você tem “dúvidas mas certeza” que existe ?
    E para que desejar um Feliz Ritual pagão para nós ?

  27. PREZADO LEO

    não confunda deus cornifero com natal, que representa o amor divino na terra.
    Quando falamos fique com Deus, Jesus te ajude isso é o mesmo que estarmos te desejando tudo de bom que vem de Deus.

    Então fique com Deus e feliz natal para voce e todos os que voce deseja o bem.

  28. Mas Vanderlei o Natal começou como data pagã e virou data comercial não tem nada haver com o deus judaico/cristão.
    Caso eu te mande um Feliz Dia de Thor vai entender da mesma maneira ?

  29. COMPARAR JESUS COM thor, isso prova que voce realmente tem motivos em ser um ateu, sua visão espiritual é miope.
    Natal representa um grande acontecimento para humanidade um exemplo a ser seguido e thor significa que voce disperdiçou sua infancia assistindo o bozo he…he…he…alô garotada o bozo chegou….

  30. Jesus teria vindo ao mundo para redimir os pecados da humanidade, mas tem um monte de pecadores ainda por aí.

    Thor teria vindo para nos salvar dos gigantes de gelo. Alguém tem visto algum deles ultimamente?

  31. Jesus foi pregado numa cruz.
    Thor tem um martelo.

  32. Além disso, Thor era um deus. Jesus era só o filho de um.

    Thor tem até um dia da semana em homenagem a ele, enquanto que o dia em que se comemora o (suposto) nascimento de Jesus nem é o verdadeiro. A data foi um “armengue” que fizeram pra tornar mais fácil infiltrar o cristianismo na cabeça dos pagãos.

  33. Hehehe vale a pena lembrar que em várias línguas quinta-feira é uma homenagem ao Thor http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta-feira .

    E que acontecimento ?
    A data não tem nenhuma ligação com Jesus, a Igreja só escolheu essa data por ela já representar outros deuses, e se for assim você terá que engolir os dogmas Católicos hahaha.

  34. E a mitologia nórdica é muito mais interessante do que a hebraica (que é um plágio piorado das suméricas).

  35. Concordo com Rodrigo. Existem ateus que só sabem rotular. Esse é do pior tipo. Ao invés de se juntar com os que têm as mesmas convicções, afasta-se falando mal e tirando sarro. Isso é desagradável, mocinha. Sim, têm ateus que se “descobriram” após ler Deus, um Delírio. Que bom, não? O magnífico trabalho de Dawkins está dando certo, fez pessoas na sua infinita ignorância acordar para o que realmente importa! *Ateu-cade-seu-deus-agora-?: entendo-os perfeitamente, os crentes enchem tanto nosso saco dizendo o quanto seu deus é bom que, quando temos uma ótima oportunidade, não podemos perdê-la. *Ateus das Biológicas: ótimo que esses ateus buscam se aprofundar e tentar levar por aí o fato Evolução das Espécies. Sabe que ainda tem gente que acredita em Adão e Eva e que os homens viveram junto com os dinossauros há menos de 10 mil anos? Absurdo não? Então, por favor, pare de perder seu tempo criticando pessoas que têm opiniões certas ou que pelo menos estão no caminho certo, e ocupe mais seu tempo tentando fazer alguma coisa a favor da sociedade ateísta.

  36. Rayssa Gon, um tópico no fórum ateus.net foi aberto sobre seu admirável texto! Faça uma visita.
    http://ateus.net/forum/topic/5038-ateu-contra-ateu/

    Uma Encyclopedia Athea é o passo lógico seguinte. PS. Sou ateu.

  37. Se esta guria é ateia eu sou deus!!!!!!!!!!!!

    Sério, sociopata, troll ou crente revoltada. Ateia dificilmente.

  38. Amadinha, vc esqueceu do ateu militante, que está no mesmo patamar do pastor que quer convencer as ovelhas de que ele é o certo e os outros não prestam ou são ignorantes. Abraços diretamente do paraiso agnóstico. Rs.

  39. Falta a categoria dos ateus sem senso de humor, que se sentiram ofendidos com esses textos irônicos da Rayssa.

    Esses ateus sem senso de humor são equivalentes a certos teístas que de vez em quando surtam nos comentários do Um Sábado Qualquer.

  40. Talvez seria engraçado se essas classificações realmente existissem. Mas não existe “Ateu Biológico” “Ateu cade seu deus agora” “ateu hannibal lecter” etc. Todos os ateus se encaixam em todas as categorias ou em categoria nenhuma. E mesmo assim não vi isso como um texto de humor e sim de deboche.

  41. Faltou a categoria dos ateus que não entenderam nada, também…

    Por falar em categoria, outra legal seria a dos ateus taxonômicos, que em debates especificam o tipo de falácia/erro do outro debatedor a cada parágrafo de réplica. (Ateu kit-de-detecção-de-mentiras-de-Sagan)

  42. Não esqueça da categoria dos “Ateus que se acham engraçados” ok? ;)

  43. Faltou um dos tipos mais caricatos: o ateu pós-zeitgeist…

  44. Tem um tipo de ateu que eu não sei classificar que é o seguinte:
    Eles chegam nos sites dos outros e querem que as coisas sejam do jeito deles (donos da verdade)

    É o caso do Kakau e do Eduardo

    Ta todo mundo se discontraindo com texto um texto “relax” pra descontrair ai chega o trolli ateu

    RAIOS E TROVOADAS MALDITOS NÃO É ASSIM E ASSADO.

  45. Adam,

    É a categoria ateu-pnc

  46. Tem também a categoria de ateia tiririca: aquela que não entende nada e só fuxica.

  47. Hahaha, muito bom o texto, engraçado porém realista.
    Me identifiquei com algumas das categorias. Continue com o tema!

  48. longe de querer modificar o site de alguém, mas na minha opnião, tópicos desse tipo, só abrem brechas para discussões e enfraquecimento da causa, além de abrir brechas para os teístas usar nossos defeitos em contra argumentos

  49. Ah Rafael todos precisam de um pouco de humor, e se for pesar os “defeitos” os crentes ganham hahaha.
    Só para citar o maior é aquela arrogância de dizer que até as estrelas mais distantes que já até se extinguiram foram feitas para iluminar a noite deles hahaha.

  50. Pela foto eu pegava

  51. Pela foto eu pegava facil. Se tiver afim de fazer coisas moralmente incorretas baseada na visão cristã me procure =D

  52. E o ateu X-tudo? Eu sou um deles, pega tudo isso e junta num só e olha que nem li ainda nietzsche e dawkins, mas vou ler né, senão é igual x-tudo sem queijo.

  53. Só corrigindo um erro importante, você disse:

    “eu sou xingada , desqualificada ou ofendida na rede. no ateus.net, por exemplo, ja fui chamada de fedelha aidética.”

    O link aonde mostra que lhe faltaram com o respeito é do Diário Ateísta e não do portal Ateus.net do qual eu sou moderador e não permitimos esse tipo de conduta com ninguém independente de sua postura ideológica.

  54. Acho que o mal-entendido foi causado durante uma reformulação do servidor, por um certo período quando você fazia a pesquisa na internet por Ateus.net você era mandado para Ateísmo.net (Diário Ateísta) que é o lugar aonde você sofreu as ofensas.

    Pediria a gentileza de que o erro fosse corrigido no texto original.

  55. Lamentável ….

  56. Rayssa Gon
    Que lindo rostinho,bonito mesmo!
    Me faz lembrar de um certo anjo que se transfigura!

    Certa vez ouvi uma frase:”conhece a ti mesmo”
    Não lembro o autor.

  57. Bonitinho seu ponto de vista. O fato é que todos tem algo em comum. A maioria das pessoas acredita que exista algo superior, não necessariamente que este ser seja ‘Deus’. Pois bem, leia a história do nietzsche, que você descobre por que ele virou ateu. Foi um motivo bem emocional, cheio de ódio e de rancor.

    O fato é, não acredita em deus, e pronto.

  58. E sim, sou vítima de um vício horrível chamado leitura. (risos). Então, já li cada um desses pensadores… E até hoje, pra mim, o que melhor se encaixa nas expectativas de todos é “Tratado sobre a tolerância” de Voltaire. 1762. Indico.

  59. Se os argumentos de Nietzsche, Hawking, DARWIN, não são a base do seu ateísmo, você se baseia no que? -“nunca vi um fantasma” ?!
    mais consideração pelos gênios da ciência, e sem demagogia.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: