Fé & Autoengano (parte 4)

De posse, então, das definições de “fé” e “autoengano”, alguém bem que podia aparecer com a resposta a essa pergunta que eu me fiz recentemente:

A fé religiosa é a causa de um autoengano ou é consequência dele?

Tá. O seguinte é esse.

Era uma noite de quarta-feira. Eu saí do trabalho às 21h e só chegaria em casa 30 minutos depois. O problema é que eu tava morrendo de fome e sabia que tinha quase meio quilo de costela de porco assada e com bastante gordura me esperando. [— “Barros!! Não é muito pesado pro jantar? — Eu acho meio quilo um peso bem levinho…]

Então… Lá  vinha eu, faminto, já no meu bairro, onde eu sempre pego uma avenida reta de exatamente um quilômetro de comprimento, asfaltada, preferencial, em descida, e com apenas dois semáforos. O limite de velocidade é de 60 km/h e eu sou um condutor muito raro no Brasil: eu respeito a sinalização.

Especificamente nesse dia, entretanto, o meu estômago mandou um e-mail para o meu cérebro dizendo alguma coisa que eu nunca vou saber o que foi, mas que, imediatamente depois de ter lido, meu cérebro desferiu uma ordem expressa para a musculatura do meu pé direito. Quando eu percebi, o acelerador já tinha descido um tantinho de nada e o velocímetro encostou na marca dos 80. E eu pensei: “Mas essa via não é de 60, minino?”.

Foi só quando eu olhei para o sinal à frente, mudando de verde para amarelo, que eu suspeitei do que devia se tratar aquele e-mail: de desacelareção, de V = 0 durante um tempo t = 30 s, de retomada de velocidade, e de um consequente atraso de uns 50 s no meu horário previsto de chegada em casa. Eu sei que cinquenta segundos é um tempo bem insignificante para se perder, mas, um cara já provou uma vez, matematicamente, que o tempo é relativo.

Faltou dizer ainda que no meu bairro tem mais igreja do que farmácia. A farmácia é um lugar aonde as pessoas vão comprar droga para se curarem de alguma doença; já na igreja elas vão comprar droga pra se manterem doentes… Vai entender…

Só nessa avenida de 1 km, eu passo na frente de três igrejas evangélicas e perto de uma outra, católica.

Continuando… Eu a 80 por ora numa via de 60, o sinal amarelo, eu de olho no cruzamento e um culto terminando…

Eis que senão quando… uma mulher com uma saia encostando no pé, com o cabelo encostando na bunda e com um livro preto pesadíssimo debaixo do sovaco se atravessa na minha frente!

A desinfeliz cruzou a avenida sem se dar ao incômodo de olhar para os lados! E pra que ela faria isso? Tinha acabado de tomar sua dose semanal da sua droga alucinógena que a mantém presa num universo de faz de conta em que um ser onipresente, onipotente e onisciente a ama tanto que a protege de todos os perigos desse mundo cão!

Eu levei exatos 28 centésimos de segundo para tirar o pé do acelerador e empurrar o pedal do freio até encostar no piso. E enquanto ouvia o grito dos pneus no asfalto e esperava pelo som da batida daquele corpo langanhento contra o para-brisa do carro do meu pai, eu imaginava que cálculo o perito iria fazer, medindo as marcas no asfalto, pra chegar à conclusão de que eu estava a bem mais de 60!

Mas o carro parou antes da serva do Senhor! Que não se assustou nem um pouco. Que não apressou o passo nem um pouco… Que sequer teve a decência de olhar para trás para receber todos os 4 palavrões que eu já tinha selecionado pra gritar pra ela.

Eu não vi, mas posso jurar que ela deve ter aberto um largo sorriso… E quem não sorriria? Afinal, desconsiderando os meus reflexos de motorista experiente, desconsiderando a revisão completa que fiz no carro do meu pai, e desconsiderando os quatro pneus Pirelli novinhos, Deus acabara de exibir um de seus incríveis superpoderes: preservar a vida de seus filhos mais imbecis; do tipo que atravessa avenidas sem olhar pros lados.

Não fosse Deus sabotando a seleção natural, a raça humana já estaria bem mais evoluída.


Anúncios

12 Respostas

  1. Não fosse Deus sabotando a seleção natural, a raça humana já estaria bem mais evoluída.

    Muito boa. Se tivesse acontecido algum “desígnio” de Deus diferente com ela, a idiota pelo menos iria direto para o céu.

  2. Mas como vc quer deixar de ser ateu se nao reconhece milagres quando ver um?

  3. Sr. Anônimo tem um monte de gente que adora a pedra sacrada e atribui a ela estes tipos de livramento tb.
    O Sr. lembra do Walter Mercado? qtos milagres e livramentos se atribuiam a ele?
    Tinha até a propaganda de um menino que dizia o seguinte: Eu estava nadando e comecei a me afogar ai eu gritei socorro Walter mercado me ajuda!! ai algo me puxou fora d’agua.
    Pense nisto Sr. anônimo

  4. Haverá quem diga que não foi o freio nem o atrito dos pneus, nem a resposta imediata ordenada pelo cérebreo do condutor Barros, e sim um tal de deus que não aparece, mas gosta de fazer mágica para traumatizar seres humanos…

    Não teria sido melhor avisar à crente que ela é relapsa, irresponsável por atravessar fora da faixa?Vá entender essas supostas atitudes divinas!

  5. O que o Anônimo disse comprova que o ceticismo, infelizmente, não é para todos.

  6. Anônimo se uma pessoa com uma fé diferente da sua atribui um milagre a outro deus você trocaria de religião ?

  7. O inimigo que vem do norte!

    A Rússia não permitirá que os países árabes continuem subjugados por Israel
    O Grande Exército vermelho marchará rumo a Jerusalém.

    A China (Já como maior economia do mundo) dará também suas cartas!
    Realizará uma política expansionista baseada na invasão e conquista de territórios, voltada para a obtenção de terras agriculturáveis e escoamento do excedente populacional.

    O império Chinês dirá!
    JAPÃO! É CHEGADO O MOMENTO DE VINÇANÇA! AGORA É A NOSSA VEZ!
    ______________________________

    500.000 mil soldados russos e chineses desembarcaram no porto de Ilhéus na Bahia, seguindo rumo a Brasília!

    Por onde os invasores passaram, deixaram as cidades arrasadas!

    Em Vitória da Conquista – BA, as forças brasileiras até que ofereceram certa resistência, mas não foram páreos!

    Goiânia foi sitiada em poucos dias! A população local movida pelo desejo patriotismo de libertação começa a realizar emboscadas contra os russos e chineses.
    O Submarino nuclear e o porta aviões São Paulo já estão no fundo do mar, as margens do Rio de Janeiro.

    A sucateada bateria antiaérea brasileira tenta inutilmente parar o bombardeio pesado sobre a base aérea militar de Anápolis-Go.

    Enquanto isso em Brasília, o Presidente Michel Temer, TEMENDO LITERALMENTE! Começa a pedir socorro a LONDRES e a WASHINGTON, mas os americanos a princípio só querem vender armamento para os aliados e se manterem neutros, os Ingleses estão já estão muito ocupados, tentando combater a FORÇA VERMELHA que veio para conquistar o Palácio de Buckingham.

    E agora! Quem poderá nos ajudar?

    • A Seleção brasileira de Futebol?

    • O PCC, O CV e o BOPE aliado?

    • As Escolas de Samba do Rio de Janeiro e os Trios Elétricos da Bahia?

    • Os políticos corruptos devolvendo logo a grana desviada durante anos, para que possamos logo investir na defesa e no preparo das tropas?

    O CHAPOLÍN AMARELADO! Porque o Brasil amarelou diante dos Colorados!
    _______________________

    Em minha opinião a maioria dos brasileiros só quer farra!

  8. Hahaha Agnaldo manda o Pastor Marcos Pereira da Silva hahaha.
    E outra coisa por que as guerras de hoje em dia não tem mais aquela “força divina” ?
    Antigamente uma queixada de jumenta matava milhares, ou lanças que também matavam milhares, sem contar as florestas hahaha.

  9. Melhor ainda faça isso:

    I Reis 20

    30 – E os restantes fugiram para Afeca, à cidade; e caiu o muro sobre vinte e sete mil homens que restaram. Ben-Hadade, porém, fugiu e veio à cidade, andando de câmara em câmara.

    ========

    Hahaha.

    II Crônicas 14

    8 – Tinha, pois, Asa um exército de trezentos mil de Judá, que traziam pavês e lança, e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam de arco; todos estes eram varões valentes.

    9 – E Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão de homens e trezentos carros, e chegou até Maressa.

    10 – Então, Asa saiu contra ele, e ordenaram a batalha no vale de Zefatá, junto a Maressa.

    11 – E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.

    12 – E o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e fugiram os etíopes.

    13 – E Asa e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles vigor algum; porque foram quebrantados diante do SENHOR e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo.

    14 – E feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque o terror do SENHOR estava sobre eles; e saquearam todas as cidades, porque havia nelas muita presa.

    ========

    Matar um milhão é fácil, achar um tal de Osama Bin Laden que se esconde em cavernas isso sim é difícil.
    Quem sabe Allah está ajudando ele…

  10. […] tipos de ateus – parte…Leonardo on Empresas barram campanha …Leonardo on Fé & Autoengano (parte…Agnvs AB+ on Empresas barram campanha …Leonardo on Fé & Autoengano […]

  11. E aí, fugindo de Deus? Toma cuidado, a morte é o limiar da chance de acreditar em Deus. Ela não te espera pra sempre. O que será de ti diante disso? Não adianta fugir e se rebelar, o julgamento é certo. O que o mundo te oferece de tão bom, a ponto de rejeitar o Senhor. Te dá a vida eterna, acaso? Te dá um destino seguro? Te responde as suas dúvidas, todas? Reflita, não adianta fugir e/ou ignorar.

  12. Fernando SPAM.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: