tipos de ateus – parte II

Por Rayssa Gon, do Presença da Peste.


continuando nossa série de bagunça com os ateus. espero que a primeira parte tenha agradado. os comentários foram tão civilizados, gente. teístas e ateus todos sentadinhos, aplaudindo, parecendo um bando de dandys ingleses tomando chá. e eu pensando que conseguiria criar uma versão blogger do programa da gimenez. daqui a pouco vocês vão começar a dizer que eu faço um “humor inteligente. político e inteligente”. pelo amor, né? não é esse tipo de ofensa que eu procuro. sem piadas agora. é claro que gostei das participações. muitas bem ilustrativas. gostei mesmo. o andré tadeu disse para eu tipificar também os crentes-evangélicos. bem, quem sabe numa próxima vez, hã? vamos ao segundo ato do espetáculo, senhoras e senhores! preparem-se

* ex-ateu revolts

na verdade, eu não sei bem se estamos falando de um ateu de fato. explicando: algumas pessoas que acreditam em deus mas que passaram por uma “fase ruim”, acabam se dizendo ateus só para irritar deus. sim, existe. e você deve conhecer algum. eles passam a “blasfemar”, gritar impropérios e alardear sua falta de fé aos sete ventos. mas, no fundo, só estão desafiando o próprio deus a provar que não apenas existe como também o ama. ama mutcho. aí algo acontece e é interpretada com essa “prova”, então ele volta a frequentar sua comunidade religiosa. diz, entre outras coisas, que deus também o perdoou por sua fraqueza na fé. uma semana depois: “venha ver o testemunho do ex-ateu na proxima quarta feira.”. amem?

*ateu iconoclasta

é aquele  que dá bronca em outros ateus por usarem expressões como “minha nossa senhora!”, “meu deus”, “vai com deus”, etc. parece muito com os crentes que tem o mesmo comportamento só muda o motivo. o mandamento x que diz ser pecado pronunciar o nome de deus em vão. como sou atéia, não ligo muito para pecados ou vicios verbais. aleluia.

*ateu terror

se o ateu hannibal lecter gosta de ver um pouco de sangue teista correndo, o ateu terror não se satisfaz só meros acidentes. na verdade, o que ele queria mesmo era explodir igrejas, mesquitas, centros, qualquer prédio de comunhão religiosa. “livrar o mundo do câncer das religiões pela força. pela espada!”.depois de uma ou outra dose de rivotril esse tipo se acalma um pouco e ser converte (!) no ateu sérgio von  helder mais conhecido como (des)crente chuta-santa.

*ateu a toa

também conhecido como ateu graças a deus ou ateu preguiçoso. ele é ateu e …só.  não se preocupa com esse negócio de estado laico. o aborto é  proibido basicamente por motivos religiosos? fazer o que? a escola publica conta com ensino religiosa formal e “informal”? que coisa, né? o casamento gay também é impedido por ser “contra a natureza humana definida por deus”? esse mundo, viu. é o ateu que não diz ser ateu para “não criar confusão, sabe como é, né? para que?”. muito diferente do “ateu no armário” que esconde sua descrença por medo de ser colocado para fora de casa ou sofrer alguma violência psicológica ou física. #tenso.

* ateu natalino

muito comum nessa época do ano, é aquela pessoa que fica repetindo, incansavelmente, a “verdadeira origem pagã do natal”. prepare-se para uma salada de termos envolvendo mitologia egípcia, grega, mesopotâmica, tudo enformado dentro do catolicismo romano do primeiros séculos já bem misturado ele mesmo. sem contar que no melhor estilo “movimento zeigeist” o amigue vai chegar perto da árvore de natal e começar a explicar o “real significado” de cada um dos enfeites. hô hô hô. em menor escala e com um pouco menos de ânimo, ele vai repetir a mesma atitude na páscoa.

* ateu patrício

é o que menos gosto, não posso deixar de dizer. esse aí gosta de se dizer ateu principalmente para se diferenciar dessa “cambada de pobre e nordestino que enche o banco das igrejas e o bolso dos pastores”. costumam ter verdadeiro nojo por igrejas pentencostais e cultos afro-brasileiros. apesar de ateu, ele é daquela já conhecida opinião de que a religião serve para “controlar melhor o povo”, logo, ela é necessária. não vê com bons olhos o aborto ou casamento gay por uma questão de “moralidade”. nada de religião. aham.

e aí? o que acharam? precisa de alguma outra categorias? essas bastam? se joguem nos comentários, twittem (please!), mandem praquele seu amigo ateu que se encaixa perfeitamente em algum dos perfis, ou você, ateu, compartilhe com geral o post que é pra mostrar quanto você é uma pessoa esclarecida, auto-consciente e engraçadinha. como fez o barros do deusilusão. ;)

pra  constar: eu abri/entrei/criei/ um formspring. o que significa, basicamente, que você pode me fazer qualquer pergunta que queria sem precisar se identificar. num futuro próximo eu colocarei o formulariozinho direito aqui no blog. mas, para variar, eu ainda não sei como fazer isso. pode não parecer, mas eu sou semi-alfabetizada quando se trata de internet, blogs, e dessas tecnologias. tenho que fazer as paradas na base do tentativa e erro. enfim. se joguem lá. http://www.formspring.me/rayssapeste . acho que não preciso dizer que escrotidão tem limite, né? beijo

 

Rayssa Gon

Anúncios

13 Respostas

  1. Eu já fui enquadrado! Mas tá engraçado isto…os ateus não vão se queixar..acho que os crentes é que vão tentar esculhambar…..rsrsrs..

    Qualquer forma de ateu é melhor que o mais “indefeso” dos crentes….porque essa corja tem que se lascar memso….rsrsrsrsrsrs…..

  2. Ótima crônica. Só não concordo com o termo “Falso Ateu” Ateu por conveniência? Não, tem que ser por convicção.
    Se for assim, eu já passei por “ex-crente revolts”. No natal de 1964, eu tinha 14 anos, com a família reunida, minha mãe, considerando que eu tinha acabado de sair de um colégio religioso, pediu que eu fizesse uma oração para todos antes do jantar. Então fiz uma linda oração, tipo: “Senhor, graças a tua imensa benevolência chegamos, ao fim de mais um ano, então queremos agradecer e pedir vossa misericordiosa benção para …blá blá blá”. Todos gostaram e fui bastante elogiado pela minha erudição religiosa.
    Logo depois falei que aquela oração era uma coisa decorada das homilias repetidas à exaustão nos sermões, desde há uns dois mil anos, que eram frases sem sentido, porque Deus é um mito medieval … Dá para imaginar a cena que seguiu.
    O que quero dizer é que fui um falso crente não um “ex-crente revolts”.
    Estou fazendo uma crítica construtiva. Parabéns pelo texto.

  3. Achei que faltou o ateu comunista, aquele que só é ateu por que leu o manifesto comunista e Karl Marx disse que deus não existe…

  4. Ateu EdirMacedo

    Sabe que o mito religioso é uma piada de péssimo gosto, mas pode render grandíssimas somas de dinheiro!! $$$$

  5. Carlos Mello,

    Seu relato é interessante!Ocorreu comigo também. Fiz o discurso sem sentido e recebi elogios. Elogiado no início e “excomungando” no final…rsrsrs…legal essa intolerância dos crentes….e fácil de ser atingida…rsrsrs..basta renegar o seu deus, que viram bichos, cães raivosos!

  6. REPATRIANDO PARA JERUSALÉM O POVO DE ISRAEL QUE PERMANECIA EXILADO NA BABILÔNIA, CULTUANDO DEUSES FAJUTOS E PADECENDO SOB O JUGO DE PECADOS INCONSCIENTES: Até o dia 30.09.1985, poucos entendiam o significado disto: (AP.17.5) – BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA: (IS.16.14) – AGORA, PORÉM, O SENHOR FALA E DIZ: (LE.1.12) – EU, O PREGADOR, VENHO SENDO REI DE ISRAEL EM JERUSALÉM; (JÓ.34.30) – PARA QUE O IMPIO NÃO REINE E NÃO HAJA QUEM ILUDA O POVO: (JR.29.20) – OUVI, POIS. A MINHA PALAVRA, TODOS VÓS, OS QUE ENVIEI DE JERUSALÉM PARA O EXILIO DA BABILÔNIA; (1PE.4.17) – PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUÍZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: (LV.17.12) PORTANTO, TENHO DITO AOS FILHOS DE ISRAEL: Agora todo mundo entenderá que os donos da mídia, os gentios, e todos os desalmados que escondem da nossa gente a herança que a Ação do Amor tem legado aos futuros Cristãos, através da Bibliogênese de Israel; JÁ PASSARAM A SER PECADORES CONSCIENTES, pois sabem que perpetuam a ignorância dos descrentes que continuarão na Babilônia praticando o mal da mentira, da idolatria, da imoralidade, da prostituição, dos casamentos ilícitos, do aborto, da corrupção, da injustiça, da violência, das guerras, e de muitos outros pecados abomináveis; que têm infernizado a vida terrena: Todavia, graças à Esta Providência Divina, é assim também que já iniciamos o repatriamento dos Seres Vivos para Jerusalém – a terra prometida -, segundo a soberana vontade De Deus: (MT.810) – OUVINDO ISTO ADMIROU-SE JESUS E DISSE AOS QUE O SEGUIAM: (LC.8.45) – ALGUÉM ME TOCOU, PORQUE SENTI QUE DE MIM SAIU PODER: (JB.15.22) – SE EU NÃO VIERA, NEM LHES HOUVERA FALADO, PECADO NÃO TERIAM, MAS AGORA NÃO TEM DESCULPA DO SEU PECADO; (1TS.4.3) – POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS: (JB.15.25) – ISTO, PORÉM, É PARA EU QUE CUMPRA A PALAVRA ESCRITA NA SUA LEI: (AP.18.10)– AI! AI! TU, GRANDE CIDADE, BABILÔNIA, TU PODEROSA CIDADE!, POIS, EM UMA HORA, CHEGOU O TEU JUIZO; (2CO.10.7) – OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE, no âmago dessa parábola:
    (JR.50.46) – AO ESTRONDO DA TOMADA DE BABILÔNIA, ESTREMECEU A TERRA; E O GRITO SE OUVIU ENTRE AS NAÇÕES:
    (São 72 letras e 4 sinais que gritam entre os Seres que já estão despertos):
    DEUS TESTOU A GENTE NA VIDA ETERNA DE SÁBIO, E EU TESTO O CORAÇÃO SEM AMOR: ARNALDO RIBEIRO

  7. Vai fazer Spam lá na PQP, Arnaldo.

  8. Sr. Arnaldo Babilônia a mãe das prostitutas são as igrejas evangélicas
    Dinheiro na mão calcinha no chão

  9. MUITOS PREGADORES E POUCOS TRABALHADORES!
    CALMA DHIOGO, QUE DE A TOLERANCIA ATEIA.
    E ANTES QUE EU ME ESQUEÇA…………..
    FELIZ NATAL PARA VOCE …..HE,,,HE,,HE!

  10. http://ceticismo.net/religiao/a-verdadeira-historia-do-natal/

    Feliz Ritual Pagão para você também Vanderlei hahaha.

  11. Tolerância tem limite, Vanderlei. O sujeito só veio encher o saco e fazer Spam deste site picareta. Eu resisto ao mau.

    E feliz Newtal para você e sua família. Apesar de não concordar com nada do que você diz, nutro uma simpatia por você. Espero que a gente possa discutir outra coisa.

  12. Preciso de uma classificação para mim. Tropecei no Ateus.net em fevereiro de 2009 (me tornei ateu recentemente), mas não dei muita bola. O ateísmo só veio me chamar a atenção depois que comecei a ler o livro do Georges Politzer, enquanto procurava algo introdutório sobre filosofia. Eu tenho um link dele:

    http://www.scribd.com/doc/44561915/Os-Fundamentos-Da-Filosofia

  13. Texto bem explicativo. Raíssa q gatinha :D

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: