Por que o Velho Testamento não é distribuído?

Por Débora Brasiliano dos Santos

É dito que temos liberdade para ter qualquer crença ou simplesmente não ter crença. Podemos crer na religião que mais nos convir (ou na que nos convencer mais) e podemos não acreditar em deuses. Mas será que temos liberdade para ter qualquer questionamento? Será que podemos questionar e por conseguinte analisar as religiões? Se temos, admitamos que a maioria tampouco sabe disso (ou teme fazer isso), mas a minoria que sabe o faz, e este texto é fruto deste direito de questionar.

 



Por que o Velho Testamento não é distribuído se é nele que supostamente tudo começou?

Talvez você já tenha se perguntado isso. Mas você obteve alguma resposta que lhe satisfez?

Não vou tentar aqui lhe convencer de coisa alguma, apenas mostrarei motivos, na verdade possíveis motivos pelos quais eu acredito que ele não seja distribuído.

Mas talvez seja necessário entender o por quê o Novo Testamento é  distribuido.

Alguns cristãos, religiosos ou admiradores da Bíblia Sagrada afirmam que o Novo Testamento é o cumprimento do Velho Testamento e tem uma leitura mais fácil, toda e qualquer pessoa que souber ler poderá entender a mensagem principal do livro que é JESUS morrendo por um plano divino para SALVAR A HUMANIDADE. O que importa de verdade é que todos cheguem ao conhecimento da salvação que é dada única e exclusivamente por Jesus. E não para por aí, a intenção do livro não é apenas dar conhecimento de como chegar a salvação e sim mostrar o que acontecerá com quem não aceitar o plano divino da Salvação.

Segundo João 03:16 Deus enviou Jesus para morrer pela humanidade porque ama a humanidade

Este texto provavelmente é  o texto mais conhecido e o mais lido para aqueles que recebem o Novo Testamento.

Porém segundo João 03.18 quem não crer no plano divino está condenado.

Isso confirma o que eu disse sobre a intenção do Novo Testamento, mostrar o caminho da salvação e revelar o que acontecerá com quem não aceita o plano divino.

Relatado segundo  a minha visão o motivo pelo qual o Novo Testamento é distribuído tentarei mostrar os motivos pelos quais possivelmente o Velho Testamento não é distribuído, e acredite, não tem nada haver com ter uma leitura de dificil entendimento. Pois supostamente o mesmo Deus que inspirou o Novo Testamento, inspirou o Velho Testamento.

Talvez o motivo pelo qual o Velho Testamento não seja distribuído é  porque aqueles que ficam por aí distribuindo os livros reconheçam que um livro que claramente é recheado de atrocidades não será  bem visto pela sociedade e por tanto possui grandes chances de não ser aceito. E não são apenas atrocidades que recheam o Velho Testamento. Contradições, falta de moralidade, falta de tolerância, abusos sexuais, tudo isso está relatado no Velho Testamento.

Outro possível motivo é um ser humano que não foi criado dentro de alguma religião tendo a Bíblia como livro Sagrado aceitar sem questionamentos que tudo começou como está escrito.

O que lemos no Velho Testamento logo nas primeiras páginas é que um Deus (segundo o livro) surgi do nada, sem nenhum histórico do seu ‘passado’ cria o mundo com palavras ou mágicas do tipo: Que apareça o mar, que apareça a luz, que apareça a escuridão e tudo isso acontece em segundos.

Como falei sobre atrocidades, contradições, falta de tolerância dentre outros, não posso deixar de mostrar os relatos, já que talvez você não tenha lido o Velho Testamento por não o ter recebido na porta da sua escola ou Universidade.

Falta de Tolerância

[Deuteronômio 13:6-10] “Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu amor, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais, dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade, não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás, mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo. E com pedras o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.”

Atrocidade

[Gênesis 22:2,10] “E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. E estendeu Abraão a sua mão e tomou o cutelo para imolar o seu filho.”

Contradição

O homem foi criado depois dos outros animais.

E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

Deus deu o domínio aos humanos sobre todas coisas vivas na terra.

[Gênesis 1.25-27]

O homem aparece antes dos outros animais.

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

[Gênesis 02.18-19]

E agora você já tem uma leve noção do porquê de o Velho Testamento não ser distribuído?


Anúncios

19 Respostas

  1. Oi, não entendi… Como assim, o velho testamento não é distribuído? Eu sempre achei que a Biblia vinha completa… Preciso me informar mais… Mas é bom saber que só mostrm o que é conveniente…
    Ótimo post! Obrigado!

  2. Eu acho que a autora se refere àquele livrinho do Novo Testamento que é distribuído gratuitamente.

  3. Olá Débora, bom texto.
    Eu sempre procuro confirmar as informações. Acho que deve ter havido algum erro na referencia Deuteronômio 13:6-10, pois não achei este trecho nas várias versões na internet. Sei que eles alteram os textos seguidamente, mas sempre se acha alguma coisa. Dá uma conferida.
    O Velho testamento é um exagero em bobagens. Se fosse abordar só os erros e contradições daria outra bílbia em volume.
    Engraçado que os crentes ficam cegos para as espertas alterações. Eles não tem a mínima capacidade de questionar. Como pode um livro tão sagrado, feito por mãos guiadas pelo todo poderoso ter que ser alterado? Duvido que ninguém do rebanho de ovelhas que eles são, não aparecer alguns que questionem o porquê de existir tantas versões sempre com alterações:
    Almeida corrigida e Revisada Fiel
    Almeida Revisada Imprensa Bíblica
    Almeida Revista e Atualizada
    Almeida Revista e Corrigida (1969)
    Almeida Revista e Corrigida (1965)
    Nova Tradução na Linguagem de Hoje
    Nova Versão Internacional
    Sociedade Bíblica Britânica
    Versão Católica
    Edição Pastoral

  4. As referências estão corretas, mas com uma ligeira modificação das frases, se bem que isso não altera o sentido. No site bíblia online, pode-se encontrar na versão da Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

    Uma vez eu resolvi arrancar as páginas de um exemplar da revista Veja que continham apenas propaganda pra ver o que sobrava. Resultado: pouco mais da metade do volume da revista foi pro lixo. Se nós descartássemos todas as passagens ruins do AT, quanto será que sobraria?

  5. O texto de Dt está correto.

    Sim, eu falo dos pequenos livretos do novo testamento que são distribuidos, e nao vemos isso acontecendo com o velho.

  6. se foi aduterado , se foi real ou não ! só o que voce aprende na pratica podera ter algum efeito positivo na sua vida, o resto são fofocas que te levaram ao nada ou ao ateismo, parece-me que sim !

  7. Eita Vanderlei ainda preferindo viver de mentiras e montando o mundo ao seu gosto ?

  8. O Novo Testamento, à primeira vista, apresenta um progresso moral indubitável em relação ao antigo livro.
    Mas é repelido pela doutrina sadomasoquista de São Paulo, onde Jesus teve que ser torturado e morto para que pudéssemos nos redimir e fica a questão para os crédulos:
    “se Deus queria perdoar nossos pecados, porque não apenas perdoá-los?

    A quem Deus está tentando impressionar?”

    …quando a ciência moderna mostra que a alegação dos perpetradores Adão e Eva nunca nem existiram, acabando com a doutrina de São Paulo.

    Tudo me leva a crer que estamos diante da maior mentira da humanidade o Cristianismo!

  9. Meu Deus!! Oiced nem me fale isto eu prefiro crer que não é bem aquilo que esta lá mas que é tudo mentira !?

    Imagine se voce estiver certo a revolta do povo heim?!

    Eu converso muito na internet e tenho varias amigas que dizem: a minha mãe ou a minha avó não ta quase mais indo na igreja estão preferindo ficar em casa vendo novela fui falar com ela ela disse este negócio de Jesus voltar e que esta as portas ja fazem quase 80 anos e nada.
    Quer dizer Oiced : Até as velhinhas ja estão achando que tem invenção ai.

  10. não são fofocas, vanderlei, são contradições

  11. A difereça entre o Velho e o Novo Testamento já é maior contradição da Bíblia. Um Deus de amor, descrito no Novo Testamento, passa milênios promovendo a desgraça para de repente ficar bonzinho. E isso não ocorre de maneira cabal. No Novo Testamento vemos apologia à escravidão e a submissão feminina. A Bíblia se assume, pois, como o código civil que Deus supostamente usa para colocar fogo na lona do circo e observar de longe o espetáculo. Meu blog: http://historiaereligionis.wordpress.com/

  12. Perdão pelo erro de digitação. Seria “diferença” e não “difereça”.

  13. Ao detentor do texto(porque o velho tetamento não é distribuido?)
    Camarada tu é um nâno-asno!

  14. Ao detentor do texto(porque o velho testamento não é distribuido?)
    Camarada tu é um nâno-asno!

  15. ADAMANTDOG, ACONSELHO A LER 2PEDRO 3:9
    Mesmo que não acredite,leia.
    Mesmo que seja base para futuras discussões e deboches,leia!

  16. Mas quem escreveu ?

    Quem eram e o que pensavam essas pessoas?
    Como criaram o enredo, e quem ditou a voz e o estilo de deus ?
    O que está na Bíblia deve ser levado ao pé da letra, o que até hoje provoca conflitos armados?
    A resposta tradicional você já conhece: segundo a tradição judaico-cristã, o autor da Bíblia é o próprio Todo-Poderoso. E ponto final.

    Mas a verdade é um pouco mais complexa que isso.Mas quem escreveu, afinal, o livro ?
    A Bíblia segundo Marcião
    As história da história
    Como o livro “sagrado” evoluiu ao longo dos tempos
    Top 5 pragas
    Top 5 milagres
    Os possíveis autores
    Top 5 satanagens

    http://super.abril.com.br/religiao/quem-escreveu-biblia-447888.shtml

  17. Eu li segunda Pedro Sr. TTNL@, ele cita como exemplo o diluvio e diz : onde pereceu o mundo de então…
    Agora resta saber que interpretação vc vai dar ai!! se foi o mundo inteiro mesmo vamos cair denovo naquela discussão cansativa sobre as raças etc, os bichos tb !! o canguru, o ornitorinco vieram voando la da Australia?

  18. outra contradição que está na cara de todo crente,não enxergam por estarem cegos por seus dogmas, no antigo testamento,depois da morte de abel,caim ruma para o norte e forma família,mas com quem afinal casou caim,se adão e eva eram as únicas formas de vida humana criadas por deus,casou por acaso com algum animal e se reproduziu,e foram felizes para sempre

  19. Sempre achei que NÃO COMPENSA TER FILHOS, porque NOSSO DEUS É CRUEL DEMAIS, mas enfim PRECISAMOS CONSEGUIR GOSTAR DELE ASSIM MESMO e procurar TER FÉ e OBEDECER. Infelizmente a REALIDADE É DO JEITO QUE É….

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: